Culinária do México: pratos típicos como o taco, burrito e muito mais!

Culinária do México: pratos típicos como o taco, burrito e muito mais!

Você sabia que há receitas que utilizam formigas na culinária do México? Confira neste artigo os principais doces, salgados e bebidas do país.


Conheça os sabores maravilhosos da Culinária do México!

Burrito mexicano

O México é um país que possui costumes e crenças muito distantes da cultura brasileira, o que pode colaborar experiências únicas a partir da culinária do México. Entender o contexto em que cada comida foi criada e em quais ocasiões são consumidas também ajuda a compreender a história do país.

Sendo assim, descobrir quais são os principais salgados do México, bem como os doces e bebidas, sejam elas alcoólicas ou não, faz com que você se sinta mais à vontade para escolher quais deseja provar futuramente, pois uma descrição da comida pode ser essencial para que sejam encontrados sabores atraentes a cada paladar.

Contudo, esteja aberto a experimentar pratos totalmente diferentes do que está habituado e tome suas próprias conclusões sobre o que gosta ou não da culinária do México. Com isso, confira as listas de salgados, doces e bebidas do México, e fique por dentro das principais comidas do país.

Pratos salgados típicos da culinária do México

A cozinha mexicana é famosa por suas tortilhas, que são massas achatadas, sendo a base para a maioria dos pratos salgados da culinária do México. Assim, é muito comum ver salgados que possuem tortilhas como ingrediente principal. Para conhecer mais sobre os principais salgados do México, não deixe de conferir as informações abaixo.

Tacos

Tacos de carne mexicanos

Os tacos possuem diversas versões e foram adaptados por diversos países, sendo, em geral, uma massa de tortilha recheada. Com isso, pode haver uma certa confusão quanto à verdadeira receita de taco mexicano.

De todo modo, os tacos conhecidos por serem originários do México são feitos com tortilha de milho, e não de farinha, como pode ser facilmente encontrados em outras versões, e as massas que envolvem o recheio costumam ser macias.

Outro ponto é quanto aos sabores, que possuem diversas variações, como o “Al Pastor”, que se trata da carne cozida numa churrasqueira vertical, e “Tacos al Carbon”, que é feito com carne cozida no carvão, dando um sabor defumado.

Burritos

burritos com carne

O burrito é um dos principais símbolos da culinária mexicana e pode ser descrito como uma massa de tortilha de farinha, na qual adiciona-se feijão frito e algum tipo de recheio, como carne ou uma opção vegetariana, e então, enrola-se a massa ao recheio e serve-se bem quente. Comumente, também há as versões doces de burrito, como os de doce de leite e chocolate.

O nome “Burrito” deriva da expressão burro de carga, fazendo referência a quantidade de recheio e ao fato de poder ser adicionado qualquer coisa nele, além do formato do burrito se assemelhar as barracas de dormir carregadas pelos animais.

Tortilhas

Tortilhas mexicanas na chapa

A tortilha é um pão achatado, originalmente feito a partir do milho, muito popular no México, tendo em vista que é consumido cerca de 75 quilos do alimento a cada ano por um mexicano. É a base para pratos como o burrito e o taco, podendo, também, ser servida nas entradas das refeições.

Também conhecidas como pão mexicano, as tortilhas costumam ser um pouco grossas, com textura macia e suave e terem entre 15 e 20 centímetros, com formato semelhante ao de uma panqueca.

Geralmente, é preparada frita ou em cima de um comal, disco de ferro ou barro, a depender da preferência.

Pozole

Pozole na mesa

Pozole é uma sopa facilmente encontrada no México e muito saboreada na véspera de Natal. Ao redor do mundo, às quintas-feiras e sábados é servido esse prato.

O Pozole costuma ser feito com milho de canjica, tempero, pimenta e pernil de porco. Em uma mesa mexicana, facilmente seria oferecida no prato apenas a sopa com pernil, tendo os acompanhamentos dispostos sob a mesa, para que cada um possa pegar o que deseja.

A sopa em si é bastante rala, pois será complementada com repolho, rabanete, abacate picado, carne, limão e outros.

Cochinita pibil

Cochinita pibil

Tradicionalmente no México, para fazer cochinita pibil é preciso que um leitão inteiro seja marinado e embrulhado às folhas de bananeira para ser cozido lentamente.

Com isso, um ponto importante é sobre a marinada de achiote, que é o mesmo que urucum. Mistura-se as sementes de achiote com suco de laranja azedo para marinar a carne por algumas horas e embrulham-nas em folhas de bananeira para serem cozidas lentamente em pedras quentes que ficam enterradas no solo.

Nos tempos atuais, pode-se cozinhar as sementes e carnes em uma panela elétrica ou num forno holandês.

Nachos

nachos mexicano com molhos

Nachos é um alimento muito popular nos Estados Unidos e no México, tendo formato semelhante ao de salgadinhos vendidos em mercados. É feito de tortilhas de milho e comumente apresentado com queijo e molhos.

Possui coberturas de vários sabores, como feijão frito, carne moída, e misturas com pimentas fortes.

Guacamole

guacamole

Guacamole é um dos principais pratos lembrados ao falar da culinária do México. Consiste em um puré feito a partir de abacate batido com temperos, suco de limão e pimenta, sendo muito apreciado como acompanhamento de petiscos ou funcionando como recheio em uma tortilha.

Guacamole se tornou algo popular mundialmente por meio dos restaurantes que aderem às receitas mexicanas.

A receita geralmente pede por abacates mais maduros, para que o ponto de cremosidade seja atingido, os quais precisam ser amassados de forma a tornar uma pasta grossa e com alguns pedaços maiores de abacate.

Chili com carne

carne com chili

Chili com carne é um típico prato da culinária do México que significa pimenta com carne. É um guisado que contém pimenta, carne, feijão e, às vezes, tomates cortados.

Muitas vezes a receita apresenta alguns acompanhamentos, como tortilhas, bolachas água e sal e batatas fritas, além de conter coberturas, como queijo ralado, arcos de cebola e creme de leite. Tudo indica que o prato teve origem no norte do México.

Tamales

tamales na folha de milho

Tamale é um dos principais pratos da culinária do México, sendo uma massa, geralmente feita à base de milho e servida em folhas de milho, com recheios de carne, legumes ou mesmo, frutas.

Estima-se que, no país, há cerca de 5000 mil tipos de Tamales. No México antigo, a comida era aparecida pelos nobres e, em festividades, pelas classes mais baixas.

Hoje em dia, o tamale faz parte da dieta da maioria dos cidadãos mexicanos, comumente visto em festas e em refeições cotidianas.

Peixe Zarandeado

O prato consiste em um peixe defumado, apresentado junto a cebolas e saladas e, na maioria das vezes, acompanhado por tortilhas, molhos e nachos.

O peixe é marinado com um molho obtido a partir da mistura de pimenta, alho e sal e depois é grelhado ou cozinhado sobre a lenha. É bastante comum ver o prato sendo servido em restaurantes e celebrações populares.

Doces típicos da culinária do México

A culinária do México possui diversas receitas de doces, os quais costumam ser feitos com grãos, frutas e açúcar. Além disso, também há doces muito ligados com a cultura do país, como as calaveritas, uma vez que são usados em celebrações culturais. Para conhecer mais acerca dos doces mexicanos, continue com a leitura.

Polvorón

polvorón em prato de madeira

Frequentemente encontrados em festas de casamento, Polvorón é um típico biscoito amanteigado da culinária do México, o qual costuma ser produzido com nozes.

O Polvorón teve sua origem na Europa, mas foi trazido pelas freiras ao México, onde se popularizou e recebeu alterações em sua receita, e por isso, o alimento ficou conhecido no país como doces de convento.

O doce também é muito popular em meio à celebração de Natal, tanto no México, como na Espanha. Além disso, o nome “Polvorón” vem de “Polvo”, que significa pó, fazendo referência ao açúcar que é jogado para enfeitar o quitute.

Churros

churros mexicanos

O churros é um dos doces mais populares da culinária do México, tendo apenas uma leva alteração, em relação ao encontrado no Brasil, no acompanhamento.

Enquanto no Brasil o churros tem o recheio em seu interior, como chocolate, doce de leite ou creme, a versão mexicana possui uma cobertura, geralmente de cajeta, junto a um pouco de açúcar para enfeitar o doce.

Com isso, é comum receber churros com algum tipo de recheio em uma tigela.

A massa do doce costuma ser produzida a partir de farinha, água, manteiga, açúcar, essência de baunilha, sal e, em algumas receitas, também se acrescenta ovos.

Palanqueta

Palanqueta é um doce muito popular na culinária do México e do Brasil, haja vista que a palanqueta é um doce semelhante ao pé de moleque, tanto em seu aspecto, quanto em sua receita.

Assim, para fazer o doce é necessário amendoins torrados e sem sal, rapadura ou açúcar, água e, em alguns casos, xarope de milho. A palanqueta é muito conhecida por sua crocância e bastante consumida no país.

Alegría

doce mexicano alegrías

Outro doce pertencente da culinária do México é a alegría, sendo produzido com amaranto, que é um alimento rico em propriedades nutritivas, mel ou açúcar. Amaranto é um cereal rico em proteínas e que não apresenta glúten, além de ser uma ótima fonte de vitaminas.

Esse é um dos doces mais antigos e tradicionais do país, possuindo, também, versões que utilizam nozes, ou mesmo, o chocolate. Sua aparência se assemelha a uma barra de cereais por ser adornado com nozes e outros grãos e é muito comercializado em mercados e na rua.

Dulces cubiertos

Dulces cubiertos são frutas inteiras cristalizadas, facilmente encontradas em comemorações e servidos como sobremesa na culinária do México.

Essas frutas costumam durar cerca de 30 dias, caso sejam mantidas em boas condições. O processo para cristalizar consiste em remover toda água da fruta e a substituir por açúcar. Após isso, a fruta é coberta por xarope de açúcar quente, para atingir um aspecto mais atrativo.

Muitas são as frutas utilizadas, como uvas e, até mesmo, limão.

Garapiñados

Garapiñados são amendoins caramelizados, encontrados facilmente em meio à culinária do México. Esse doce é vendido em parques, estádios e nas portas de escolas mexicanas, sendo bastante popular no país.

Em sua receita estão apenas alguns poucos ingredientes, os quais são amendoim, açúcar, água e, caso deseje, corante vermelho.

É provável que o doce tenha surgido no antigo Egito, em que a única alteração, com relação à receita atual, deve-se ao fato de hoje ser mais comum utilizar açúcar do que mel, como era naquele período. Depois disso, o doce se espalhou para diversos locais, dentre eles, o México.

Calaveritas

Calaveritas são doces que representam bem os costumes da culinária do México. Esse tipo de doce é moldado com açúcar de cana para se parecer com um crânio humano e costuma ser muito utilizado em celebrações populares, como o Dia dos Mortos e o Dia dos Fiéis Defuntos.

Destaca-se que a caveira costuma ser decorada com tintura vegetal, o que a deixa colorida e mais caracterizada e possui o nome da pessoa representada na calaverita, seja ela viva ou não, escrito na testa. Há pessoas que comem o doce e outras que as guardam para jogar fora posteriormente.

Bebidas típicas do México

As bebidas alcoólicas mexicanas são reconhecidas mundialmente por seus sabores únicos, sendo produzidas, na maioria das vezes, a partir das espécies de planta agave. Também há muitas bebidas quentes, como o atole, e sucos na culinária do México. Continue lendo e conheça mais sobre as bebidas típicas do México.

Tequila

Tequila mexicana

Tequila é uma bebida originária da cidade de Tequila, localizada no México. Um fato curioso é que a produção da tequila se restringe, segundo as leis mexicanas, a apenas o estado de Jalisco, que é onde fica a cidade de origem da bebida, e em algumas regiões de Guanajuato, Nayarit, Tamaulipas e Michoacán.

A bebida possui, em geral, teor alcoólico entre 38% e 40%, mas pode chegar até a 55%. Utiliza-se, também, uma planta chamada “Agave-azul”, a qual necessita estar entre 8 e 12 anos para ser destinada à produção de tequila. Para um litro da bebida, são necessários 7 quilos de agave.

Paloma

Paloma

Paloma está entre as principais bebidas da culinária do México. Trata-se de um coquetel à base de tequila, misturado, geralmente, com suco de limão e algum refrigerante ou suco de sabor toranja. A apresentação é feita com cubos de gelo, rodelas de limão e um pouco de sal na borda do copo.

Uma variação desse coquetel é o Cantarino, em que a única diferença está no fato de acrescentar suco de laranja. A paloma também possui uma versão mais simples, sendo ela aquela em que a mistura é feita apenas entre a tequila e um refrigerante com sabor toranja.

Sangrita

sangrita com pimenta

A sangrita é muito usada como acompanhamento a um copo de tequila. Isso se dá porque ela, como sendo uma bebida não alcoólica, ressalta a acidez da tequila e limpa o paladar para receber os próximos goles. A sangrita possui uma coloração avermelhada característica e é famosa por sua picância.

Dizem que essa bebida surgiu dos sucos que sobravam dos alimentos que compunham uma salada de fruta regional coberta com pimenta em pó, conhecida como Pico de Gallo. A partir desse caldo vermelho com pimenta, adicionava-se suco de laranja ou limão com açúcar. Após um tempo, foram feitas algumas alterações na receita, mantendo um sabor próximo.

Mezcal

Como a tequila, o mezcal também é produzido a partir do agave, contudo, a diferença está no fato do mezcal ser uma bebida considerada mais rústica e é destilada apenas uma vez, ao contrário da tequila, que pode sofrer até três destilações. Um dos estados mexicanos que mais se destaca na produção é Oaxaca.

Um ponto interessante é que algumas marcas de Mezcal introduzem gusano, larvas de mariposas muito usadas na culinária do México, dentro das garrafas com a bebida. Assim, a larva se mantem intacta quando submetida a determinado teor alcoólico, podendo se desintegrar caso a medida de álcool esteja abaixo desse teor.

Pulque

pulque em um copo

Pulque é uma bebida típica da culinária do México, produzida a partir do suco fermentado do maguey, uma planta pertencente à espécie Agave salmiana e atrovirens. Maguey já foi conhecido como um cacto e era bastante utilizada em rituais religiosos, por ter sido considerada uma das plantas mais sagradas do México.

Foram encontradas jarras produzidas entre 1200 e 1520 destinadas ao pulque, as quais possuíam o formato de um macaco, indicando os efeitos de embriaguez que a bebida pode trazer. O pulque foi muito consumido pelos astecas, sobretudo, em cerimônias religiosas, e é retratado desde o ano 200, contudo, sua origem é desconhecida, explicada apenas por lendas.

Atole

atole de morango

Atole é uma bebida quente, preparada, originalmente, com milho cozido e moído e um pouco de mel ou rapadura moída para adoçar. No entanto, com os anos, a receita sofreu algumas alterações, uma vez que atualmente a bebida leva amido de milho, ingrediente que garante a cremosidade, além do possuir versões em diferentes sabores, como o morango, que hoje é um dos mais consumidos.

O atole é um acompanhamento para tamales, segundo a culinária do México, e é muito comum nas celebrações pelo Dia dos Mortos, também sendo fácil encontrar a bebida no café da manhã dos mexicanos e em vendas na rua.

Curiosidades sobre a culinária do México

A culinária do México é alvo de muitas curiosidades, principalmente por se tratar de um país que possui uma cultura totalmente diferente da brasileira. Assim, conhecer alguns aspectos da cozinha do país pode ajudar a conhecer sobre os costumes desse povo. Portanto, confira abaixo alguns fatos sobre a cozinha mexicana.

O que é chicatana na culinária do México?

A chicatana é uma formiga bastante utilizada na culinária do México e que costuma ser consumida nas primaveras do sul do país, pois, nesse período, ocorre o voo nupcial desses insetos, onde o céu e os troncos de árvore ficam repletos com as formigas, fazendo com que os moradores saiam, antes mesmo do nascer do sol, para capturá-las.

Uma das formas de preparas as chicatanas é tostá-las em uma comal, um tipo de chapa popular no México, e usar como recheio para tortilhas. Os pratos preparados com o inseto são servidos nos melhores restaurantes e, atualmente, é possível comprar o quilo de chicatanas vivas por cerca de 110 reais (425 pesos).

Café da manhã do México

Tacos com café mexicano

O café da manhã no México costuma ser apimentado e, por vezes, contêm burritos, nachos ou tortilhas. Contudo, também é comum outros alimentos, como os ovos, que frequentemente seguem a receita de Huevos Rancheros, que são ovos fritos com molhos picantes, enfeitados com queijo esfarelado e acompanhados por feijão frito e abacate.

Outro prato para o café da manhã é o “Pan Dulce”, pão doce produzido na culinária do México desde o século 16, quando os espanhóis introduziram o trigo à cultura do país. Hoje, existe diversas receitas para produzir o famoso pão. Para beber de manhã, os mexicanos optam pelo atole.

A fruta do cacto

nopal mexicano

Muitos são os molhos e sobremesas feitos com nopal, a fruta de um cacto que possui diversos benefícios à saúde. Desse modo, o gosto do nopal é doce e a fruta não possui espinhos, sendo ótima para preparar frita, refogada, em sucos ou para rechear tacos e tortilhas.

Vale dizer que o nopal possui inúmeros benefícios, dentre os quais, destaca-se a capacidade de prevenir o desenvolvimento do câncer, tendo em vista que possui compostos antioxidantes como a vitamina C e E, flavonoides e fenóis e ainda facilita a perda de peso, pois proporciona a sensação de saciedade e é um alimento baixo em calorias.

Pimenta em todos os pratos da culinária do México

molhos chilis e apimentados da culinária do méxico

O México é famoso por sua picância nos pratos, visto que molhos picantes são sempre servidos como acompanhamento e pimentões e pimentas estão, quase sempre, incluídas nas receitas populares e em recheios para tortilhas ou burritos.

No entanto, isso se dá por conta das heranças culturais indígenas, pois o povo maia plantava mais de 30 tipos de pimenta e o asteca possuía uma grande gama de molhos e comidas feitas à base de alimentos picantes. Desse modo, devido a um passado vivido por civilizações que faziam o uso de coisas apimentadas, hoje, os mexicanos desenvolveram um paladar apimentado.

Não deixe de conhecer a culinária do México

nachos com guacamole mexicano

Nesse artigo, você conheceu diferentes tipos de salgados, doces e bebidas alcoólicas ou quentes, como o atole - que pode ser muito agradável ao paladar brasileiro – advindos do México. Busque anotar os que mais trouxeram atenção para experimentar posteriormente.

A culinária do México pode, de primeiro momento, causar estranhamento aos indivíduos que não possuem fortes ligações com a cultura do local. Entretanto, experimentar os pratos típicos do país pode ser uma boa opção para quem quer conhecer novos sabores, haja vista que as receitas são completamente diferentes das que são servidas em outros locais.

Com isso, tente se manter aberto para descobrir novas experiencias se abrindo a novos sabores por meio de uma viagem futura ao México. Caso viajar ao país não esteja em seus planos, há opções de nachos e burritos congelados que podem ser servidos após colocar no micro-ondas ou então, aventure-se no preparo de receitas mexicanas, como tortilhas e recheios.

Autor deste artigo

Olá! Sou paulista apaixonada por São Paulo e amante da natureza. Escrever, para mim, é paz, é espalhar conhecimento e estar em constante aprendizado, por isso, amo o que faço! Fazer parte da equipe Portal Vida Livre está sendo incrível! Obrigada a todos, redatora Daniela Marques

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos