Naftalina: o que é, para que serve, alternativas de repelente e mais!

Naftalina: o que é, para que serve, alternativas de repelente e mais!

Sabia que a naftalina pode por sua saúde em risco? Confira aqui para que serve, como manuseá-la e como evitar seu uso.


Para que serve a naftalina?

Bolinhas de naftalina

A naftalina é uma substância, popularmente encontrada em forma de bolinhas brancas com um cheiro característico, que atua no combate de seres desagradáveis que podem se esconder em ambientes úmidos, escuros e pouco organizados, como armários.

No entanto, mesmo com algumas vantagens, a naftalina pode ser responsável por sérios riscos à saúde do ser-humano quando mal manuseada, inalada ou ingerida. Caso a substância seja inalada por um longo período, pode resultar no enfraquecimento dos glóbulos do sangue, situação que pode causar anemia hemolítica.

Assim sendo, procure evitar ao máximo o uso da naftalina ou, caso deseje usar, busque manuseá-la com segurança. Para saber mais sobre a naftalina, seu uso e alternativas para evitá-la, não deixe de prosseguir com a leitura, falaremos mais sobre isso tudo a seguir.

Sobre a naftalina

Representação química da naftalina

Conhecer as utilidades, composição e outras informações sobre a naftalina pode ser importante para entender mais sobre a substância. Além disso, conferir como manuseá-la com segurança também é algo fundamental, caso faça uso. Tendo isso em vista, aprenda mais sobre a naftalina nos tópicos abaixo.

Naftalina para que serve

Ela é utilizada a fim de prevenir o aparecimento de insetos indesejáveis – como as traças, que procuram nas roupas os sinais de escamação e oleosidade da pele, bem como fios de cabelo – que costumam aparecer em ambientes úmidos, escuros e despercebidos da casa. Por conta disso, a naftalina é colocada em armários, gavetas e em guarda-roupas.

Vale-se ressaltar que a naftalina também é bastante utilizada nas entregas de produto e em embalagens seladas, evitando o cheiro forte de alguma mercadoria até que o pacote seja aberto pelo comprador. Há uns anos, a naftalina era bastante comum de ser encontrada em casas.

O que é naftalina?

A naftalina é um repelente natural muito famoso em casas e em encomendas, popular em forma de bolinha branca com um cheiro característico. Um fato curioso é que a substância possui a capacidade de sair diretamente do estado sólido para o gasoso, o que ocasiona a liberação dum gás que consegue espantar insetos indesejáveis, como baratas, formigas e traças.

A naftalina também costuma ter um preço acessível, sendo utilizado em muitas casas e escritórios para afastar insetos de locais úmidos e escuros, os quais costumam ser esconderijos.

Composição química

Com relação à sua composição química, a naftalina é obtida a partir de dois anéis benzênicos, os quais são responsáveis por fazer com que a classificação da naftalina se enquadre em um composto aromático.

Os efeitos dessa substância podem ser explicados através da sublimação, que é a passagem do estado líquido para o gasoso, pois quando a naftalina é sublimada se transforma em um vapor tóxico para alguns micro-organismos. Nesse ponto, vale-se ressaltar que os vapores liberados não são tóxicos apenas aos insetos, provocando risco de exposição aos seres-humanos.

Como usar a naftalina de modo seguro?

Caso você deseje fazer uso da naftalina, recomenda-se que siga algumas dicas, com a finalidade de não colocar sua saúde em risco. Assim, procure não remover as bolinhas de naftalina de sua embalagem, pois desse modo apenas alguns insetos sofrerão as consequências dos vapores da substância. Além disso, não esqueça de usar luvas caso haja necessidade de manipulação.

Ademais, procure não colocar a naftalina em armários de cozinha ou em meio a louças e talheres, visto que o gás liberado por ela pode se acumular nos utensílios utilizados durante as refeições. Por fim, prefira sempre comprar pequenos pacotinhos ao invés de optar por sacos de 1kg.

Problemas que a naftalina causa

Criança doente no colo da mãe

Saber que a naftalina não é uma substância que apesenta apenas qualidades é essencial para que você não coloque em risco sua saúde. Portanto, analisar os riscos e sintomas que podem ser provocados por conta do uso da naftalina pode fazer com que você reflita se realmente deseja utilizar esse produto. Dessa forma, confira informações valiosas sobre isso a seguir.

Cuidados com as crianças

Salienta-se que, com as crianças, os cuidados relacionados à naftalina devem ser redobrados. Por isso, coloque a substância em locais não acessados pelos pequenos, pois o formato arredondado pode ser facilmente confundido com uma bala e ingerido, resultando em danos à saúde e causando vômitos, convulsões e diarreia.

Com isso, busque não utilizar a naftalina em roupas infantis e em lugares muito utilizados por crianças, como em meio aos seus pertences e nos quartos, já que, além do risco de ingestão, elas também são mais propensas à intoxicação por conta dos vapores que são liberados.

Sintomas que a naftalina causa

A naftalina quando mal manuseada pode representar sérios riscos à saúde, os quais podem ser causados pela intoxicação da substância. Nesse sentido, a intoxicação pode acabar resultando em fortes dores nas regiões próximas à cabeça; lesões nos rins e ao fígado; irritação na pele e nos olhos e, caso o vapor tenha sido inalado por bastante tempo, pode afetar os glóbulos do sangue, situação que facilita o desenvolvimento da anemia hemolítica.

Além disso, um longo período de exposição à naftalina também pode aumentar o risco de cataratas, que é uma doença que faz com que a visão comece a se tornar opaca.

O que fazer em caso de intoxicação?

Como apresentado anteriormente, os principais sintomas da intoxicação por naftalina são vômitos, diarreia e dores de cabeça. Com relação à lactantes, a substância também pode afetar a qualidade do leite e acabar intoxicando o bebê.

Caso perceba o aparecimento desses ou outros sintomas, a pessoa deve ser levada para realizar uma consulta médica, uma vez que só o profissional poderá recomendar algo ao paciente após exames. É válido destacar que não há remédios caseiros que possuam comprovação para combater à intoxicação por naftalina.

Não esqueça de eliminar todas as bolinhas de naftalina caso alguém tenha se intoxicado em sua casa, evitando o contato com as mãos, e mantenha os locais arejados com as janelas e portas abertas.

Como evitar o uso da naftalina

Caso você queira afastar insetos de sua casa, mas acha que apenas a naftalina pode proporcionar isso, saiba que existem outros meios mais seguros de manter sua casa longe de baratas, traças e até mesmo roedores. Para saber mais, veja nossas sugestões abaixo.

Evita mofo pode substituir a naftalina

O evita mofo é um produto que busca remover a umidade contida em um ambiente, afastando fungos, manchas de bolor e outros micro-organismos que podem ser encontrados em armários, gavetas, guarda-roupas e em outros locais. Recomenda-se colocar o produto em regiões com pouca circulação de ar e umidade alta, pois agirá para melhorar essa situação, além de deixar uma fragrância agradável no lugar.

Diante de todos os benefícios citados, das facilidades de usar o evita mofo e de seus baixos riscos à saúde, pode-se dizer que substituir a naftalina por ele poderá trazer resultados semelhantes e ser mais seguro.

Aromatizadores de ambientes combatem os insetos

Aromatizador de ambientes de varetas

Aromatizadores de ambiente, em especial aqueles com a fragrância de lavanda, podem ser aliados para aqueles que buscam opções para substituir o uso da naftalina. Isso se dá porque o produto da lavanda tem a capacidade de afastar traças, baratas e outros insetos desagradáveis do ambiente.

Outra vantagem é que o aromatizador de ambiente trará um cheiro mais agradável a todos os cômodos, garantindo uma sensação de casa perfumada às visitas e à sua família. Portanto, não deixe de pensar na possibilidade de adotar o produto em suas gavetas ao invés de utilizar bolinhas de naftalina.

Limpeza e organização

Pessoa arrumando guarda-roupa

Como a principal finalidade da naftalina é afastar insetos indesejáveis, como baratas e traças, manter a casa limpa e organizada pode ser uma opção para substituir o uso da substância, uma vez que a limpeza é um fator que pode colaborar para que alguns insetos não apareçam em sua residência com tanta frequência.

Sendo assim, busque limpar locais que costumam passar despercebidos, como armários escuros e úmidos, e outros possíveis esconderijos para micro-organismos desagradáveis. Não deixe de organizar e higienizar esses locais periodicamente. Para facilitar sua organização, estabeleça um dia e horário para as tarefas de casa.

Repelentes em aerossol

Repelente aerossol

Repelentes em aerossol atuam na proteção contra insetos, sendo uma alternativa química ao uso da naftalina. Pondera-se que também possuem alguns riscos à saúde, como quando o produto é inalado, o que pode fazer com que a pessoa espirre, tenha dor de cabeça e alergia, contudo, acontecem com menos intensidade em relação ao uso indevido da naftalina.

Desse modo, os repelentes em aerossol oferecem menos riscos e são mais seguros do que a naftalina, então não deixe de considerar a possibilidade de substituí-la pelo produto apresentado.

Repelentes de tomada

Repelente de tomada e refis

Os repelentes de tomada também auxiliam no afastamento de insetos indesejáveis. O produto funciona por conta da liberação de uma substância chamada piretróide, extraída da flor crisântemo, que é liberada em forma de vapor e, em quantidades altas, acaba paralisando o sistema nervoso do inseto, resultando em sua morte.

Em alguns raros casos, o repelente de tomada pode provocar alergias, ocasionando espirros e coceiras. Todavia, é uma forma mais segura de se prevenir dos insetos em comparação à naftalina, sendo uma ótima opção caso queira evitar o uso da naftalina.

Repelentes eletrônicos

Os repelentes eletrônicos são responsáveis por evitar a permanência de baratas e outros insetos e roedores, funcionando a partir da liberação de raios UV ou de diversas frequências de som que são inaudíveis aos humanos, mas insuportáveis a alguns insetos, fazendo com que eles procurem abandonar o local.

O produto é recomendado para todos os ambientes, inclusive quartos de bebê, não causando riscos à saúde humana, sendo recomendado apenas evitar em residências com animais de estimação, pois os sons podem deixá-los irritados. Portanto, repelentes eletrônicos podem ser uma solução para deixar de usar a naftalina.

Tente ao máximo evitar o uso da naftalina!

Bolinhas de naftalina dentro de pote

Como apresentado no decorrer do artigo, a naftalina pode apresentar sérios riscos à saúde humana, caso seja mal manuseada, inalada ou mesmo ingerida. A seriedade é tanta que a OMS (Organização Mundial da Saúde) já realizou alertas sobre o uso da naftalina e aconselha que a população evite seu uso.

Desse modo, não deixe de considerar outras opções mais seguras e que, muitas vezes, garantem melhores resultados no afastamento de insetos indesejáveis, podendo até deixar um cheiro perfumado, como o caso dos aromatizadores de ambiente.

Se preferir, faça uso de repelentes, sejam eles em aerossol, de tomada ou eletrônicos, além de dar mais ênfase à limpeza e organização de sua casa são atitudes que ajudam no combate de seres desagradáveis, como baratas e traças, sem o uso das bolinhas de naftalina. Usando nossas dicas você pode nunca mais precisar da naftalina!

Autor deste artigo

Olá! Sou paulista apaixonada por São Paulo e amante da natureza. Escrever, para mim, é paz, é espalhar conhecimento e estar em constante aprendizado, por isso, amo o que faço! Fazer parte da equipe Portal Vida Livre está sendo incrível! Obrigada a todos, redatora Daniela Marques

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos