Os 10 Melhores Aparelhos de Ar-Condicionado Inverter de 2024: 9000, 12000, 18000 BTUS e mais!

Os 10 Melhores Aparelhos de Ar-Condicionado Inverter de 2024: 9000, 12000, 18000 BTUS e mais!

Procurando um ar-condicionado que não gaste muita energia? Veja neste artigo os 10 melhores aparelhos inverter e como escolher a opção mais econômica para você!


Qual é o melhor ar-condicionado inverter de 2024?

ligando ar-condicionado em 19ºC

Se você está procurando comprar um novo ar-condicionado para a sua casa, certamente se deparou com a versão "Inverter" dele. Essa categoria surgiu com o intuito de resolver o maior problema dos ar-condicionados do Brasil: a altíssima conta de luz no final do mês.

O motor Inverter, além de manter o compressor em stand by e a temperatura estável, evitando picos de energia bastante comum nos ar-condicionados tradicionais, é muito mais silencioso e perfeito para quem gosta de dormir com o dispositivo ligado a noite toda.

Mas afinal, como escolher o melhor ar-condicionado inverter? Continue lendo este artigo para entender um pouco mais sobre essa categoria de eletrodoméstico e como escolher a opção ideal do nosso ranking dos top 10 desse ano para refrigerar os cômodos da sua casa com máxima eficiência!

Veja os Aparelhos de Ar-Condicionado Inverter em Destaque do Ranking:

Como escolher o melhor ar-condicionado inverter

Antes de definir o ar-condicionado inverter ideal para a sua casa ou trabalho, existem alguns aspectos que devem ser considerados ao comparar as opções disponíveis no mercado. Entre as características que diferenciam esses ares-condicionados estão, por exemplo, a sua potência em BTUs, seu nível de ruído, funções e recursos extras. Confira, abaixo, esses e outros critérios.

Escolha um ar-condicionado inverter pela quantidade de BTUs

homem ligando um ar-condicionado do sofá

Um dos aspectos fundamentais a serem analisados antes de escolher o melhor ar-condicionado inverter é a sua quantidade de BTUs. Essa sigla significa Unidade Térmica Britânica e quanto maior for a sua medida, mais potência de refrigeração o aparelho apresentará. De modo geral, a escolha de BTU deve se dar pela metragem do(s) cômodo(s) em que você quer refrigerar:

  • Até 7.000 BTUs: são uma excelente escolha para ambientes menores, com até 12m², sem incidência de sol direta e com poucos aparelhos que emitem calor. Geralmente é a opção mais escolhida para um quarto pequeno;
  • Até 9.000 BTUs: ideal para quem quer um ar-condicionado em um lugar de até 15m² e com poucos aparelhos eletrônicos que emitem calor. Também é uma das opções para um quarto ou sala pequena;
  • Até 12.000 BTUs: caso você queira instalar em um ambiente de até 20m² que circula, no máximo, duas pessoas, este será o ideal; 
  • Até 18.000 BTUs: oferece boa cobertura para locais com até 30m², sendo ideal em um ambiente em que circulem até 4 pessoas;
  • Até 21.000 BTUs: ideal para ambientes maiores com, no máximo, 35m² e com um fluxo de mais de 5 pessoas;
  • Acima de 24.000 BTUs: possui potência suficiente para refrigerar um apartamento com alguns cômodos sozinho, com um fluxo de mais de 5 pessoas.

Lembrando que esse número pode variar caso a circulação de pessoas seja maior ou se há incidência de luz solar no cômodo. Então se atente a isso ao comprar o melhor ar-condicionado inverter. 

Verifique a tecnologia inverter do ar-condicionado

ar-condicionado inverter ligado

Atualmente, existem dois tipos de tecnologia inverter de ar-condicionado no mercado: o Dual Inverter e o Inverter Tradicional. Veja como funciona cada uma delas:

  • Tecnologia Inverter: conforme explicado, ela tem um compressor que adapta a velocidade conforme às condições de resfriamento do ambiente, permitindo que o aparelho funcione em níveis de potência mais baixos quando a demanda é menor. Isso resulta em economia de energia, operação mais estável e conforto térmico melhorado.
  • Tecnologia Dual Inverter: é uma melhoria sobre o conceito Inverter tradicional. Ela utiliza dois compressores rotativos em vez de um, o que permite uma regulação de velocidade ainda mais precisa e uma faixa de operação mais ampla.

Dessa forma, a Dual Inverter é a versão melhorada da tradicional, então oferece uma eficiência energética ainda maior. Certamente, é a mais indicada para quem preza por um aparelho de melhor desempenho, no entanto, por ser uma tecnologia nova, é mais rara de encontrar no mercado brasileiro, além de ser mais cara. Portanto, a melhor opção é a que atende melhor à sua preferência pessoal e orçamento.

Procure por um ar-condicionado inverter com menos ruído

ligando ar-condicionado inverter com controle remoto

Os melhores aparelhos de ar-condicionado inverter já têm a vantagem de serem muito mais silenciosos que os modelos convencionais. Mesmo assim, é possível escolher entre os aparelhos que emitem o menor ruído possível, para isso, é só verificar a sua quantidade de decibéis (dB) em sua embalagem ou descrição em sites de compras.

Especialistas indicam que a quantidade ideal para esse tipo de equipamento é de 45 decibéis (dB), para que você possa mantê-lo funcionando em casa, durante à noite, sem que atrapalhe seu sono. Caso o ar-condicionado inverter seja usado em um ambiente comercial, com espaço maior, até 60dB ainda serão confortáveis a quem circula pelo local.

Confira quais são as funções do ar-condicionado inverter

ar-condicionado inverter high wall branco

Para definir o melhor ar-condicionado inverter para a sua casa ou trabalho, uma boa dica é descobrir quais são as funções que ele pode desempenhar. Elas equipam o aparelho para tornar a sua experiência de uso mais personalizável e o seu dia a dia mais prático, e podem tornar o ar dos locais mais saudável, evitando, inclusive, problemas de saúde. Confira, abaixo, algumas funcionalidades que podem ser encontradas.

  • Ciclo reverso: essa tecnologia existe em aparelhos mais modernos, que cotam com ar frio e quente, permitindo que eles refrigerem e aqueçam o local de instalação, mantendo o ambiente climatizado em qualquer estação do ano.
  • Função auto evaporação: essa funcionalidade faz que o ar-condicionado evapore a água que se acumula em sua estrutura de forma automática, evitando manutenções constantes, diminuindo os riscos de ferrugem pela ação da umidade e mantendo-o sempre pronto para ser usado.
  • Modo silencioso: alguns aparelhos contam com um modo específico para que o nível de ruído emitido seja ainda menor, perfeito para ativar à noite, sem atrapalhar seu sono.
  • Auto desligamento: para não esquecer o aparelho ligado ou programar o seu desligamento, você pode utilizar essa função, que fará com que o ar-condicionado inverter pare de funcionar após o tempo determinado pelo usuário.
  • Direcionamento do vento: caso queira que o vento do aparelho seja emitido para uma área específica, refrigerando-a ainda melhor, é só utilizar o seu controle remoto para direcionar a sua saída de ar.
  • Regulagem de temperatura: é a função que te possibilita regular a temperatura com a quantidade de graus exata que você deseja para o ambiente, e pode ser encontrada na maioria dos modelos.
  • Modo ventilação: se você tem alergia ao ar-condicionado ou prefere apenas refrescar o ambiente com vento, é só ativar o modo ventilação, ideal, também, para dissipar poeira, fumaça e odores no ambiente.
  • Modo desumidificador: feito para usuários que moram ou trabalham em locais muito úmidos e sofrem com essas mudanças no clima. Com essa função, o aparelho é capaz de regular a umidade do ar, deixando-o mais respirável e saudável.
  • Tecnologia para purificar o ar: em caso de acúmulo de poeira ou fumaça no local, a tecnologia de purificação de ar o torna mais limpo, pois conta com um filtro para reter todas as impurezas dissipadas pelo ambiente.
  • Painel invisível: caso você se incomode com a luminosidade no painel de seu ar-condicionado, com essa função será possível desligá-la, controlando o aparelho sem nenhuma luz.
  • Modo turbo: muito usado nos dias de maior calor, o modo turbo aumenta a potência e a velocidade de refrigeração do ar-condicionado inverter.
  • Modo sleep: esse modo é bastante eficiente para a economia de energia elétrica, pois mantém o ambiente em uma temperatura agradável durante o sono, diminuindo e aumentando a quantidade de graus automaticamente, muitas vezes de maneira personalizada, de acordo com a idade e necessidades do usuário.
  • Reinicialização automática: para evitar danos e o incômodo de ter que retomar todas as configurações após um pico de luz, com a reinicialização automática o ar-condicionado volta a funcionar da maneira que estava anteriormente, sem maiores prejuízos.

Como você pôde ver acima, são muitas as funcionalidades que podem equipar o seu ar-condicionado inverter. Para escolher o modelo ideal, basta definir as suas prioridades, selecionando o aparelho cujas funções deixarão a sua rotina ainda mais prática.

Confira quais recursos o ar-condicionado possui

ar-condicionado com fundo branco

À medida que as marcas que fabricam ar-condicionado inverter foram se desenvolvimento, mais tecnológicos e customizáveis ficaram os recursos desse equipamento. Sendo assim, você pode se beneficiar de muitas funcionalidades presentes nos modelos mais modernos, muitas delas utilizando a internet. Veja como são alguns desses recursos nos tópicos a seguir.

  • Filtro: quando possui um filtro embutido, o ar-condicionado inverter consegue filtrar as sujeiras do ambiente de forma eficiente e automática, deixando-o sempre saudável e evitando o aparecimento de alergias e demais problemas respiratórios pelo acúmulo de impurezas como a poeira.
  • Controle: esse acessório acompanha alguns aparelho para facilitar a ativação de alguns recursos, como o direcionamento do vento e a temperatura, tudo à distância.
  • Compatibilidade com aplicativos ou assistentes virtuais: os ares-condicionados inverter mais modernos contam com assistentes virtuais, que funcionam por comandos de voz, ou até são compatíveis com aplicativos próprios, para que você controle todas as sua funções facilmente, usando o seu dispositivo móvel.
  • Autolimpeza: trata-se do recurso de limpeza automática, no qual o próprio aparelho higieniza o seu interior, evitando ferrugem na serpentina e a proliferação de micro-organismos causadores de alergia e problemas respiratórios.
  • Siga-me: esse é um recurso inteligente que faz com que o aparelho regule a sua temperatura no local em que estiver o seu controle remoto, independente do cômodo. Nesse caso, o controle funciona como um termostato, que analisa o ambiente e regula o equipamento de acordo com o que ele precisa.
  • Painel LED: são lâmpadas mais econômicas que deixam todas as informações do painel do ar-condicionado inverter iluminadas, facilitando a visualização, principalmente à noite. Caso a luminosidade te incomode, é só desligá-la.

São muitos os recursos extras que um ar-condicionado inverter pode ter. É preciso analisar quais são as funcionalidade prioritárias para o ambiente no qual ele será instalado, evitando um investimento maior do que o necessário. Com certeza você irá encontrar o modelo ideal, com tecnologias na medida certa para o que precisa.

Verifique o material da serpentina do ar-condicionado

ligar ar-condicionado inverter com controle

A serpentina é a parte do ar-condicionado inverter responsável por fazer a troca de calor, levando o fluxo de ar quente para dentro ou fora do ambiente. Portanto, é imprescindível saber o material do qual essa peça é feita, pois ele influencia na capacidade de refrigeração do cômodo no qual o aparelho é instalado. Existem dois principais materiais dos quais é confeccionada a serpentina:

  • Alumíniotem como vantagem a estrutura capaz de esquentar ou esfriar rapidamente. Caso a sua prioridade seja a velocidade de resfriamento, este é ideal;
  • Cobre: já as serpentinas feitas de cobre, geralmente, apresentam um desempenho superior, além de terem uma resistência maior aos desgastes do tempo e um consumo energético menor. Para quem prefere menos manutenções e mais eficiência, é só escolher este material.

Verifique qual é a nota do selo Procel do ar-condicionado

ar-condicionado na parede

Para evitar surpresas na conta de luz no final do mês, é preciso atenção à classificação energética do melhor ar-condicionado inverter. Essa medida é dada pelo INMETRO, através de seu selo Procel, que indica o consumo de energia de aparelhos eletrônicos, em geral. Assim, temos:

  • A e Bclassificados como os melhores, isso porque indica que o ar-condicionado possui uma excelente eficiência energética;
  • C e Dindica que o ar-condicionado consome mais energia durante o funcionamento.

Ao escolher o melhor ar-condicionado inverter ideal, prefira o selo A, pois é o mais econômicos e isso pode fazer toda a diferença na quantidade energética consumida em forma de quilowatts por hora (Kw/h).

Veja qual é o local de instalação do ar-condicionado

homem instalando o ar-condicionado inverter

O melhor ar-condicionado inverter pode vir em formatos diversos e para cada um deles existe um local e um tipo de instalação diferente. No mercado, é possível encontrar equipamentos instalados no teto, ou em alturas diferentes na parede. A depender do modelo escolhido, será preciso uma obra para abrir o espaço necessário para o seu encaixe.

Portanto, se você mora em prédio, certifique-se de que a estrutura aceita essas alterações. Uma categoria nova de ares-condicionados inverter é a High Wall ou Hi Wall, que são modelos split, divididos em duas partes: condensadora e evaporadora.

Ambos são instalados em um ponto mais alto da parede, quase alcançado o teto. Portanto, atenção às características do aparelho selecionado e instale-o sempre respeitando a distância de segurança de 1,25m da parede lateral e cerca de 30cm do teto.

Confira a voltagem e potência do ar-condicionado

mão ligando o ar-cndicionado

Além da potência em BTUs, que indica a sua capacidade de refrigeração, também é possível calcular a potência elétrica do melhor ar-condicionado inverter, medida em watts. Ao saber a sua quantidade exata, é você tem uma noção do quanto de energia será gasta para que o ambiente seja resfriado ou esquentado.

Basta multiplicar a quantidade de BTUs do aparelho pela constante de 0,293. Por exemplo, um ar de 9000 BTUS gastará 2,64W por hora. É preciso analisar, também, a voltagem do ar-condicionado inverter escolhido, pois conectá-lo à uma tomada inadequada poderá causar danos ao seu funcionamento e até a sua perda.

Como é muito difícil encontrar modelos bivolt para esse equipamento, confira se ele é 110 (127) ou 220 volt, para confirmar se a potência é equivalente com a do local de instalação.

Quais são as melhores marcas de ar-condicionado inverter

É grande a variedade de marcas que fabricam esse tipo de equipamento. Sendo assim, é preciso analisar com atenção os pontos fortes de cada empresa e escolher a que melhor se encaixa em suas prioridades. Veja, abaixo, as características de quatro marcas relevantes nesse segmento!

Samsung

A Samsung é uma multinacional Coreana fundada em 1969 com produtos muito populares no mundo inteiro. Em relação aos seus ares-condicionados, o ponto de destaque está em sua variedade de modelos, com opções mais básicas e baratas até outras de maior nível tecnológico, com funcionalidades personalizadas de acordo com cada usuário.

Essa empresa foi uma das primeiras a equipar os seus equipamentos de refrigeração com internet wi-fi, para a compatibilidade com aplicativos e assistente virtuais, e foi pioneira no uso da tecnologia Wind Free, que permite ao ar-condicionado resfriar o ambiente sem emitir vento. Você escolhe entre os formato Split, Inverter e com ciclos de ar frio e quente.

Electrolux

A Electrolux foi fundada em 1919, na Suécia, e se destaca no mercado como uma das maiores e mais tradicionais fabricantes de eletrodomésticos do mundo. Seus aparelhos de ar-condicionado contam com tecnologia exclusivas e ela é uma das poucas empresas com modelos Inverter Split High Wall, mais modernos e instalados em uma posição diferente da parede.

Suas principais linhas são a Eco Turbo e a Smart Control e entre as suas funcionalidades inovadoras estão a possibilidade de conexão à internet por wi-fi, para a utilização do aplicativo exclusivo Electrolux Home+, e a função ECO, que economiza no consumo energético, regulando o seu funcionamento de acordo com a temperatura corporal dos usuários.

Spring Midea

A Midea é uma marca chinesa, criada em 1968, se especializando na fabricação de equipamentos de refrigeração desde a sua origem. O que destaca os seus ares-condicionados é a sua potência, climatizando até os ambientes mais amplos com rapidez. Além disso, seus produtos costumam apresentar excelente custo-benefício, todos com selo Procel Classe A, o mais econômico.

As inovações da empresa estão principalmente em seu sistema de filtragem de ar, que conta com o recurso Puro HD, capaz de eliminar quase 100% das bactérias e vírus que se acumulam nos cômodos e podem ser prejudiciais à saúde. Em seus aparelhos você também conta com conexão wi-fi, controlando as suas funções de forma inteligente.

LG

Criada na Coreia do Sul, em 1947, a marca LG está entre uma das mais recomendadas para a compra de ares-condicionados. O design de seus aparelhos é um de seus pontos de destaque, com a combinação entre estética e tecnologia. Seus equipamentos contam com um acabamento refinado, complementado por painéis de LED, que iluminam todas as funções de seu controle remoto super inteligente.

Sua variedade em ares-condicionados inverter é grande, todos econômicos e super eficientes. Se você gosta de ter uma casa inteligente, pode aproveitar os modelos com assistentes virtuais, funcionando por comandos de voz. Mais uma novidade é a tecnologia Jet Dry, capaz de regular a umidade dos ambientes, tornando o ambiente sempre fresco e respirável.

Os 10 melhores ares-condicionados inverter de 2024

Você teve acesso a algumas das especificações técnicas mais relevantes na hora de escolher o melhor ar-condicionado inverter. Chegou o momento de conhecer as principais sugestões de compras desse produto nas lojas. Veja, a seguir, um ranking com 10 ares-condicionados inverter, suas características, valores e onde adquiri-los, com apenas um clique.

Ar-condicionado Inverter Split Wind Free Connect Q - Samsung

Ciclo reverso com ar quente e frio para climatizar em qualquer estação do ano

Caso esteja em busca de um ar-condicionado inverter que funciona com o que há de mais moderno em tecnologia, aposte na compra do modelo Split Wind Free Connect Q, da marca Samsung. Sua potência é de 9000 BTUs, ideal para locais pequenos e médios. Por ser do tipo High Wall, sua instalação é feita em um ponto mais alto da parede, ocupando menos espaço e se encaixando de forma discreta em qualquer cômodo.

O seu motor inverter é capaz de reduzir em até 77% o consumo energético e esse ar-condicionado inverter mantém o ambiente perfeitamente climatizado em qualquer estação do ano, pois conta tanto com ar frio quanto ar quente. A ativação de suas funcionalidades fica ainda mais rápida e prática com a possibilidade de conectar esse ar-condicionado à internet por wi-fi e controlá-lo por comandos de voz via SmartThings, inteligência artificial Samsung.

A tecnologia Wind Free permite que o equipamento refrigere ou esquente a área de instalação sem emitir vento, que pode incomodar alguns usuários. Seu design conta com aberturas maiores, capazes de resfriar a até 15 metros de distância com 43% mais velocidade. Conte com seu sistema de filtros poderosos para a eliminação de quase 100% dos vírus e bactérias causadores de alergias.

Prós:

 Aplicativo exclusivo par controle por dispositivo móvel

 Função Freeze Wash, que congela até 90% das bactérias e esteriliza o aparelho

 Compressor com silenciador para menor nível de ruídos

Contras:

 Potência insuficiente para refrigerar locais mais amplos

 Não é bivolt (220V)

BTUs 9.000
Funções Fast Cooling, Inverter Ultra, WindFree, Modo Good Sleep e mais
Potência 815W
Tamanho ‎24.2 x 66 x 475 cm
Decibéis 50dB
Selo Procel A+
Serpentina Cobre
Recursos Painel LED, auto limpeza, inteligência artificial e mais

Ar-condicionado Inverter Split Eco Power - Elgin

Funcionalidades variadas para tornar o ar mais saudável e a sua rotina mais simples

O ar-condicionado inverter Split Eco Power, da marca Elgin, foi feito para quem está à procura de um aparelho econômico e seguro, tanto ao meio ambiente quanto para a saúde de seus usuários. São 9000 BTUs de potência, suficientes para refrigerar um ambiente de cerca de 15m². Esse aparelho utiliza o gás R410a, não inflamável e inofensivo à camada de ozônio. Por ser atóxico, não oferece riscos em caso de vazamentos.

Esse equipamento conta com a classificação A do selo Procel do INMETRO, ou seja, você sabe que se trata de um ar-condicionado inverter econômico em comparação com seus concorrentes. Por vir equipado com o filtro Ion Air, quase a totalidade dos vírus, bactérias e ácaros que circulam no ar são eliminados, mantendo o ambiente sempre respirável e evitando alergias e demais problemas respiratórios.

Com a função Temporizador, é possível programar o ligamento e o desligamento do aparelho e com o modo Turbo, a refrigeração é acelerada, climatizando o ambiente muito mais rápido. Para controlar o excesso de umidade e o acúmulo de bolor e demais micro-organismos prejudiciais à saúde, é só ativar o modo Antimofo. Confira a voltagem de sua casa ou trabalho, pois esse á um ar-condicionado monofásico, de 220V.

Prós:

 Controle remoto com função Conforto, servindo como sensor de temperatura

 Tubos de cobre e aletas de alumínio, unindo durabilidade e eficiência energética

 Filtro do tipo Ion Air, tecnologia que elimina 99% das impurezas do ar

Contras:

 Quantidade de decibéis acima dos do recomendado

 Potência em watts não especificada

BTUs 9000
Funções Turbo, Modo Conforto, Temporizador e mais
Potência Não especificado
Tamanho ‎34 x 79 x 26 cm
Decibéis 51dB
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Painel LED

Ar-condicionado Inverter Split Eco Garden - Gree

Potência ideal para refrigerar até os ambientes mais amplos

Se você precisa de um ar-condicionado inverter para refrigerar áreas mais amplas, não deixe de adicionar o modelo Split Eco Garden, da marca Gree, em sua lista de favoritos. Sua potência é de incríveis 32.000 BTUs, suficientes para climatizar locais com até 55 metros quadrados, como cômodos amplos em sua casa, escritórios maiores em empresas ou salas em seu comércio.

Esse ar-condicionado inverter conta com classificação A pelo Selo Procel, ou seja, é bastante econômico, portanto, você não precisa se preocupar com surpresas na conta de luz. O gás utilizado nesse equipamento é o R410a, não prejudicial à camada de ozônio, além de ser atóxico e não inflamável, o que diminui os riscos de qualquer dano em caso de vazamento. Escolha entre os seus 3 modos de funcionamento: refrigeração, desumidificação e ventilação.

Uma das inovações do ar-condicionado inverter Split Eco Garden está na Proteção Blue Fin, utilizada em seus tubos de cobre. Com essa tecnologia, as peças são protegidas por um revestimento anticorrosivo, que aumenta a sua vida útil e resiste à ação do tempo. Mais um recurso é o seu sistema Auto Clean, que higieniza automaticamente o aparelho após o seu desligamento, diminuindo a necessidade de manutenções.

Prós:

 Função Swing, que direciona a saída de ar das aletas

 Temporizador, para programar a hora de ligar e desligar

 Serpentina de cobre, material mais resistente e durável

Contras:

 Não emite ar quente

 Não é bivolt (220 V)

BTUs 32.000
Funções Timer, modo Sono Bom, Turbo Resfriamento, Swing e mais
Potência 2680W
Tamanho Evaporadora 32,5 x 107,8 x 24,6cm, Condensadora 79 x 98 x 42,7cm
Decibéis 47dB
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Painel LED, auto limpeza e mais

Ar-condicionado Inverter Split Neo Top - Agratto

Funções e painel personalizáveis para manter o local confortável e relaxante

Para quem está em busca de um ar-condicionado inverter econômico e com capacidade para refrigerar rapidamente, a melhor opção de compra é o modelo Split Neo Top, da marca Agratto. Sua potência de 9000 BTUs consegue climatizar áreas de até 15m² em um tempo 30% menor e o funcionamento de seu compressor, em ciclo contínuo, consegue diminuir o consumo de energia elétrica em até 60%, evitando surpresas no final do mês.

Por ser um modelo High Wall, esse ar-condicionado inverter deve ser instalado em um nível mais alto da parede, o que deixa a decoração mais clean e discreta, combinando com qualquer cômodo. A tecnologia de seu motor torna o aparelho muito mais silencioso que os tradicionais, ideal para quem gosta de dormir com ele ligado sem que sua noite de sono ou momentos de concentração sejam atrapalhados.

Sua saúde fica protegida com o seu sistema de filtros antibactericida, capaz de eliminar até 90% das impurezas que se acumulam no ar. O Split Neo Top recebe classificação A, a mais econômica, do selo Procel, para uma conta de luz mais baixa no final do mês. O gás em seu interior é o R410a, não prejudicial à camada de ozônio, não inflamável e atóxico. Para deixar o ambiente totalmente relaxante, o seu painel de backlight pode ser desligado.

Prós:

 Quantidade de decibéis dentro do máximo recomendado

 Fluido refrigerante ecológico e não prejudicial à saúde

 Iluminação Backlight, que não atrapalha o design, é mais econômica e pode ser desligada

Contras:

 É monofásico (220V)

 Não emite ar quente

BTUs 9.000
Funções Timer, Sleep, Swing, Strong, Feeling e mais
Potência 68,8W
Tamanho ‎34 x 82 x 27cm
Decibéis 43dB
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Painel Backlight, auto limpeza e mais

Ar-condicionado Inverter Split Xtreme Save Connect - Springer Midea

Aplicativo exclusivo para ativar suas funções facilmente, em seu dispositivo móvel

O ar condicionado inverter Xtreme Save Connect, da marca Springer Midea, é a sugestão de compra ideal para quem deseja um aparelho cujo sistema se adapta para manter o clima confortável e o consumo energético mais econômico durante todo o dia. Com o recurso Inverter Quattro, a mais alta eficiência é garantida e o nível de ruído também é muito menor. No modo normal a economia é de 60% e chega a 70% na função Eco Noite.

Mais um ponto de destaque para esse ar-condicionado inverter é o sistema Air Guardian que o equipa, oferecendo tripla filtragem do ar e eliminando quase 100% dos vírus e bactérias que se acumulam. Ele também emite íons negativos, capazes de remover, inclusive, o pólen do ambiente, elemento causador de alergias em certas épocas do ano. São emitidos, ainda, o Aviso Limpa e o Troca Filtro, que avisam sobre a hora de sua manutenção e higienização automaticamente.

Com a possibilidade de se conectar à internet via wi-fi nesse equipamento, você consegue controlar as suas funcionalidades através do aplicativo exclusivo M Smart Life, com apenas alguns cliques em seu dispositivo móvel ou emitindo comandos de voz para o Google Assistente e Alexa. Para aumentar ainda mais a praticidade em seu manuseio, a função Siga-me regula a temperatura onde quer que o seu controle remoto esteja.

Prós:

 Fluido refrigerante ecológico e não prejudicial à saúde

 Controle remoto com backlight, que facilita a visualização no escuro

 Funções Oscilar e Direção, para você posicionar as aletas

Contras:

 Quantidade de decibéis não especificada

 Potência insuficiente para refrigerar ambientes mais amplos

BTUs 12.000
Funções Turbo, Timer, Oscilar e maiss
Potência 807W
Tamanho ‎27 x 79 x 38 cm
Decibéis Não especificado
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Comando de voz, assistente virtual, painel LED e mais

Ar-condicionado Inverter Split Smart Control (QI09F/QE09F) - Electrolux

Estrutura compacta e resistente para fácil transporte e instalação

Caso você tenha um ambiente menor e deseja que ele esteja sempre perfeitamente refrigerado com muita praticidade, inclua o ar-condicionado inverter Slipt Smart Control, da marca Electrolux, em sua lista de compras. São 9000 BTUs de potência, ideal para cômodos com cerca de 15m², e com as suas funcionalidades e opções de conectividade, fica muito mais fácil aproveitar todos os seus recursos, além disso, tem um ótimo preço no mercado.

As vantagens também estão em seu compressor, que trabalha a partir da temperatura ambiente, economizando em até 60% o consumo energético. Já a sua unidade interna é mais compacta com chassi inoxidável e um peso 25% mais leve que os modelos concorrentes, o que facilita a sua instalação e transporte. O fato de sua saída de ar ser vertical também é benéfico, pois protege o aparelho contra a ação de chuvas e ventos.

Aproveite a conexão à internet por wi-fi para baixar o aplicativo exclusivo Electrolux Home+ e monitorar as funções de seu smartphone. Esse app te auxilia na resolução de possíveis problemas com o ar-condicionado inverter, disponibiliza tutorias para manutenções básicas e com ele você ainda pode programar a ativação de diversas funções por data e hora, pré-definindo e personalizando a sua experiência de uso.

Prós:

 Saída de ar vertical, para evitar ferrugem e aumentar a durabilidade

 Classificação A em eficiência energética pelo selo Procel

 Aplicativo exclusivo para controle das funções por dispositivo móvel

Contras:

 Nível de ruído não especificado

BTUs 9.000
Funções Favoritos, ECO, Turbo, Timer e mais
Potência 60Hz
Tamanho 139x97x72cm
Decibéis Não especificado
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Wi-fi, painel LED, aplicativo Electrolux Home + e mais

Ar-condicionado Inverter Split Air Volution - Springer Midea

Baixo consumo de energia e máximo conforto térmico

O ar-Condicionado inverter Split AirVolution, da marca Spring Midea, foi pensado para quem deseja unir praticidade e tecnologia para o máximo de conforto térmico. Seu baixo consumo de energia já é percebido pela presença da classificação A em seu selo Procel, verificado pelo INMETRO. Com uma potência de 12000 BTUs, a climatização de ambientes com cerca de 20m² é alcançada rapidamente.

Mais uma vantagem deste ar-condicionado inverter é que o fluido refrigerante utilizado nesse aparelho é ecológico. O chamado R-410A é não inflamável, atóxico e não agride a camada de ozônio, ou seja, é inofensivo tanto para ao meio ambiente quanto para seus usuários, em caso de vazamento. São muitas as funções presentes nesse equipamento que personalizam a sua experiência de uso, como a Siga-me, que regula a temperatura onde o controle remoto estiver.

Já o modo Não Perturbe faz com que o ar-condicionado desligue automaticamente os LEDs de seu painel e quaisquer sinais sonoros, promovendo uma noite de sono ou um momento de concentração tranquilos. Sua filtragem também é poderosa, com o uso de íons de prata que reduzem o acúmulo de bactérias e demais impurezas prejudiciais à sua saúde respiratória. Quando for a hora de higienizar, os avisos Limpa e Troca Filtro são emitidos.

Prós:

 Controle remoto com backlight, que facilita a visualização à noite

 Modo conforto, que mantém a temperatura ambiente de forma econômica

 Filtro com íons de prata para a eliminação de bactérias

 Funções Oscilar e Direção, para posicionar e controlar o ângulo das aletas

Contras:

 Potência em watts não especificada

BTUs 12.000
Funções Modo Super, Oscilar, Função Direção, Conforto e mais
Potência Não especificado
Tamanho ‎28 x 87 x 36cm
Decibéis Não especificado
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Painel LED, Siga-me, Backlight e mais

Ar-condicionado Inverter Split VI09F - Electrolux

 Bom custo-benefício: máxima eficiência e economia

Se você tem preferência por um ar-condicionado inverter que além de refrigerar torna o ar mais saudável e respirável, aposte na aquisição do modelo Split VI09F, da marca Electrolux. Com um ótimo custo-benefício, esse aparelho conta com a função Ultra Filter para eliminar quase 100% das bactérias que se acumulam no ambiente. Ele ainda possui filtro de carvão ativado, que reduz odores, e filtro de nylon, que retém partículas de poeira.

Caso você ou os demais usuários do ar-condicionado inverter Electrolux sofram com alergias e outros problemas respiratórios, a diferença será sentia no dia a dia. Para maior durabilidade e resistência do equipamento, sua serpentina é confeccionada em cobre e a conta de luz fica mais baixa graças à sua função Eco, que economiza no consumo de energia e ainda reduz os níveis de ruído emitidos, para seu máximo conforto, principalmente à noite.

Sua potência de 9.000 BTUs é suficiente para refrigerar cômodos com cerca de 12m² e por ter classificação A no selo Procel, do INMETRO, você tem a certeza de que está adquirindo um eletrodoméstico econômico. O seu painel possui iluminação por LED, que te mostra a temperatura e todas as demais funções, podendo ser desligada quando você quiser com o controle remoto.

Prós:

 Com sistema de filtragem ultra filter

 Serpentina de cobre, material resistente e durável

 Com função auto-limpeza

 Sistema de tripla filtragem que elimina quase 100% das impurezas do ar

Contras:

 Nível de ruído não especificado

BTUs 9000
Funções Tripla filtragem, Função ECO, Turbo, Oscilar e mais
Potência Não especificado
Tamanho ‎50 x 50 x 100 cm
Decibéis Não especificado
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Painel LED

Ar-condicionado Inverter Split High Wall Windfree - Samsung

Com equilíbrio entre custo e qualidade: Qualidade máxima em troca de calor e eficiência energética garantidos por sua serpentina de cobre

Se você está pensando em comprar um ar-condicionado inverter capaz de refrigerar sem emitir incômodas correntes de vento geladas, aposte na aquisição do modelo Split High Wall Windfree, da marca Samsung. A tecnologia Wind Free, ou “livre de vento” foi criada pela empresa e faz com que o aparelho mantenha a temperatura agradável e disperse o ar através de 23.000 microfuros, em um design exclusivo. Além disso, com uma ótima qualidade, traz também um preço justo.

Por possuir um compressor Digital Inverter, a eficiência energética é garantida, com um consumo até 77% menor do que dos aparelhos concorrentes aliado com um nível de ruídos reduzido, mantendo o equipamento funcionando o dia todo sem atrapalhar as suas noites de sono ou momentos de concentração. Por esse ar-condicionado inverter ser do tipo High Wall, ele fica mais alto na parede, se encaixando mais discretamente ao ambiente.

O seu filtro é lavável e conta com uma densa malha antibacteriana com capacidade para eliminar até 99% das bactérias e do pó que se acumula no ar ao longo do tempo. Já a sua serpentina de cobre garante maior durabilidade e resistência à ação do tempo, pois possui uma proteção anticorrosiva responsável por uma troca de calor de alto nível. A marca oferece, ainda, 10 anos de garantia para o compressor.

Prós:

 Possui serpentina de cobre, material mais resistente e durável

 Ar climatizado com alcance de até 15 metros

 Design com aberturas maiores, capazes de refrigerar até 43% mais rápido

 Sistema de tripla filtragem com filtro de nylon para a eliminação de quase 100% das impurezas

Contras:

 Não é bivolt (220V)

BTUs 12.000
Funções Good Sleep, Desumidificação e mais
Potência Não especificado
Tamanho ‎154 x 85 x 49cm
Decibéis Não especificado
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Auto Clean, painel LED e mais

Ar Condicionado Split - LG

Melhor opção do mercado: para ambientes espaçosos e compatível com o app LG ThinQ 

Para quem prioriza eletrodomésticos potentes e de boa qualidade, que usam tecnologia de ponta, uma excelente sugestão de compra é o ar-condicionado inverter S4-Q18KL31B, da renomada marca LG. Suas inovações começam pela presença do ciclo reverso, que faz com que o aparelho emita tanto ar frio quanto ar quente, mantendo a temperatura agradável o ano inteiro. Sua potência de 18000 BTUs consegue climatizar ambientes com mais de 20m², sendo, sem dúvidas, um dos melhores do mercado.

Este modelo de ar-condicionado inverter é do tipo Split, isto é, dividido em duas partes: evaporadora e condensadora. Assim, uma parte fica no ambiente externo e a outra na área interna, o que deixa a decoração muito mais clean e o aparelho com um encaixe mais discreto. Graças ao seu potente compressor LG Dual Inverter, a refrigeração ou aquecimento do local ocorre até 40% mais rápido e com a economia energética de 70%, o que diminui, e muito, a conta de luz no fim do mês.

Para ativar as suas funcionalidades de onde estiver com bastante praticidade, conte com o recurso SmartThinQ, que utiliza assistentes virtuais, como o Google, para acionar comandos de voz. Para usar, é só baixar o aplicativo exclusivo da empresa em seu dispositivo móvel. Para que suas noite de sono fiquem ainda mais tranquilas, esse é um dos aparelhos com menor nível de ruído do mercado, emitindo cerca de 19dB.

Prós:

 Do tipo Split 

 Nível de ruído bastante silencioso

 Ideal para locais espaçosos 

 Fácil instalação

 Possibilidade de controle das funções através da voz

Contras:

 Preço elevado

BTUs 18.000
Funções Ciclo reverso, Comfort Sleep, Timer e mais
Potência Não especificado
Tamanho 92,5 x 59,3 x 39,3 cm
Decibéis Aproximadamente 19dB
Selo Procel A
Serpentina Cobre
Recursos Assistente virtual, comando de voz, auto limpeza e mais

Outras informações sobre o ar-condicionado inverter

Se você analisou a tabela comparativa com as 10 melhores opções de ar-condicionado inverter acima, pôde descobrir as sugestões mais relevantes do mercado e provavelmente já comprou o seu. Enquanto a sua encomenda não chega, fique com algumas dicas sobre as vantagem, a instalação e o uso desse equipamento incrível de climatização.

Quanto de conta de luz gasta um ar-condicionado inverter?

De acordo com a Inmetro, um ar-condicionado inverter de 9000 BTUs gasta por volta de 17,1 kWh por mês, ao ser usado por 1h todos os dias. Levando em conta a tarifa residencial de São Paulo, que é de R$0,89 por kWh, se uma pessoa utilizar o ar-condicionado por 8h por dia, serão R$121,75 no fim do mês (17,1kWh x 8h = 136,8 kW, isso multiplicado por R$0,89 da bandeira tarifária).

Saiba que há pequenas variações nesta conta para cada ar-condicionado inverter, pois quanto maior o BTU, maior será o gasto de energia por conta da potência.

Qual é a diferença entre um ar-condicionado inverter para os outros tipos?

O ar-condicionado inverter é a opção mais moderna disponível no mercado, isso porque o seu sistema de refrigeração se diferencia dos modelos tradicionais, com uma placa eletrônica embutida em seu compressor capaz de manter a temperatura do ambiente estável, se picos de frio ou calor, como ocorria nos ares-condicionados mais antigos.

Como resultado, você tem os modelos inverter como os mais econômicos, capazes de reduzir o consumo energético em até 40%, ou 70% para formatos Split, evitando surpresas e diminuindo o valor da conta de luz no final do mês. Mais uma vantagem está no gás utilizado em muitos exemplares desse ar-condicionado, o R-410A, muito menos prejudicial ao meio ambiente. O motor que o equipa também é emite um nível muito menor de ruídos.

Ar-condicionado inverter é mais econômico que ventilador?

ar-condicionado no teto

Não, apesar de toda tecnologia do ar-condicionado, um ventilador é mais econômico. Isto porque é um eletrodoméstico de maior porte, com muito mais componentes eletrônicos que necessitam de maior consumo de energia para funcionar.

No entanto, um ar-condicionado inverter possui maior eficiência na refrigeração e alcance em espaços maiores, portanto, também é uma forma de custo-benefício para quem precisa de um bom aparelho de refrigeração de ambiente.

Ar-condicionado inverter tem mais chance de dar problema?

limpando o filtro do ar-condicionado inverter

Infelizmente, o ar-condicionado inverter pode dar mais problemas que um aparelho comum, pois ele possui muito mais peças e placas que trabalham em conjunto em comparação a um ar-condicionado normal. No entanto, as manutenções não costumam ser muito caras quando é feita com profissionais de confiança, variando de R$150 a R$440 a depender da região e peça com problema.

Pensando no custo-benefício a longo prazo, com maior economia na conta de luz, certamente o ar-condicionado inverter valerá mais a pena apesar do risco de futuros defeitos. Além disso, uma limpeza frequente no aparelho evita 90% dos problemas.

Como limpar um ar-condicionado inverter?

limpando o ar-condicionado inverter

O aparelho dele ser limpado pelo menos uma vez ao mês como qualquer outro ar-condicionado quando se usa todo dia. Isto, porque o eletrodoméstico pode acumular uma série de detritos, insetos e ácaros que chegam a ele com a poluição e sujeira, e isso pode desencadear problemas respiratórios, inflamações e alergias.

Para fazer a limpeza, primeiro utilize aspirador de pó para remover a poeira do filtro, e caso a sujeira estiver impregnada, use uma esponja e detergente neutro para esfregar suavemente e deixe secar completamente antes de recolocá-lo.

Como instalar o ar-condicionado inverter?

ar-condicionado inverter na parede

O ar-condicionado inverter vem geralmente em formato Split, ou seja, ele é dividido em duas principais unidades, um delas é a evaporadora, que fica na parte interna do cômodo, e a condensadora, localizada na parte externa da casa ou prédio. Para encaixar ambas as peças, é preciso criar uma abertura na parede com as dimensões exatas para o seu encaixe. Se for preciso, entre em contato com um técnico profissional.

O que liga as duas partes é uma tubulação de cobre, que precisa ser criada caso a estrutura ainda não a tenha. A separação entre as peças deve estar entre 1 e 15 metros, com um desnível de, no máximo, 5 metros. A mangueira de drenagem deve ser instalada sempre abaixo da unidade interna, que deve estar localizada em um ambiente bem ventilado. Caso more em um apartamento, verifique se essa mudança na fachada é possível.

Veja também outros aparelhos de ar-condicionado!

Agora que você viu tudo sobre como escolher um ar-condicionado inverter, que tal comparar com as outras versões do mercado? Separamos aqui, três artigos que podem ser interessantes para você:

Os 10 Melhores Ares-Condicionados de 2024: Elgin, Samsung, LG e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1366

Você precisa de um ar-condicionado, mas não sabe qual modelo comprar? Confira neste artigo os melhores aparelhos do mercado e como escolher a opção ideal!

Os 8 Melhores Ar-Condicionado de 18000 BTUs de 2024: LG, Samsung e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2959

Em busca do melhor ar-condicionado de 18000 BTUs? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o aparelho ideal e as 8 melhores opções de 2024!

Os 10 Melhores Ares-Condicionados 9000 BTUs de 2024: LG, Elgin e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2861

Procurando um bom ar-condicionado 9000BTUs? Neste artigo confira muitas informações importantes para escolher o ideal para você e um ranking com os 10 melhores!

Escolha o melhor ar-condicionado inverter para um ambiente mais refrescante!

ligar o ar-condicionado inverter

Após a leitura deste artigo, é possível concluir que escolher o melhor ar-condicionado inverter da atualidade não é uma tarefa simples. A variedade de modelos disponíveis é grande, assim como as especificações técnicas que os tornam mais ou menos adequados para as suas necessidade. Ao longo dos tópicos deste guia, alguns critérios abordados foram a potência, as funcionalidades, entre outras características.

Para facilitar a sua decisão, elaboramos, também, um ranking com 10 os melhores equipamentos disponíveis nas lojas, juntamente com suas principais características, seus valores e uma breve descrição. Agora, é só comparar as alternativas e garantir o seu ar-condicionado inverter ideal clicando em um dos sites recomendados. Adquira já o seu e aproveite o conforto de um ambiente sempre climatizado!

Autor deste artigo

No exercício de ser, aficionada pela escrita e outras artes. Escrevendo sobre tecnologia e outras atualidades.

Palavras-chave relacionadas


Ar e ventilação

Artigos relacionados


Os 10 Melhores Ventiladores de Teto de 2024: com controle remoto, interruptor e mais!

Os 10 Melhores Ventiladores de Teto de 2024: com controle remoto, interruptor e mais!

Procurando um ventilador de teto com os melhores recursos? Aqui estão dicas sobre como escolher a opção ideal para você e a comparação dos 10 melhores modelos.


Os 12 Melhores Depuradores de Ar de 2024: Fisher, Electrolux e muito mais!

Os 12 Melhores Depuradores de Ar de 2024: Fisher, Electrolux e muito mais!

Quer adquirir um depurador de ar para sua cozinha, então confira dicas de como escolher o ideal no nosso artigo e veja os 12 melhores modelos em nosso ranking!


Os 10 Melhores Climatizadores de Ar de 2024: Britânia, Mondial e muito mais!

Os 10 Melhores Climatizadores de Ar de 2024: Britânia, Mondial e muito mais!

Procurando comprar o melhor climatizador para a sua casa? Veja neste artigo os 10 melhores produtos, dicas essenciais de como escolher e melhores recursos!


Os 10 Melhores Ares-Condicionados Split de 2024: Samsung, Philco, Midea e muito mais!

Os 10 Melhores Ares-Condicionados Split de 2024: Samsung, Philco, Midea e muito mais!

Em busca do ar-condicionado split ideal para sua rotina? Neste artigo, mostramos os 10 melhores ares-condicionados split de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Coifas de 2024: Tramontina, Electrolux, Midea e mais!

As 10 Melhores Coifas de 2024: Tramontina, Electrolux, Midea e mais!

Pensando em comprar uma coifa para cozinha? Veja neste artigo os melhores modelos de 2024 e saiba como escolher a opção ideal para você e sua cozinha!


Últimos posts


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G23 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G23? Neste artigo, descubra especificações, prós e contras do celular da Motorola, vantagens, ficha técnica e indicações de usuário!


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Ar e ventilação Cuidados automotivos Moda Artigos Esportivos Suplementos