Malva rosa: como plantar esta planta medicinal e muito mais!

Malva rosa: como plantar esta planta medicinal e muito mais!

Você sabia que a Malva rosa possui benefícios à saúde e é ótima para enfeitar muros de jardim? Confira esse artigo e saiba como cultivá-la.


A flor Malva rosa e seu significado

malva rosa pétalas rosas

A Malva rosa é uma planta bastante conhecida por suas flores, as quais costumam ocupar o topo da planta, ostentando suas cores vibrantes, e por seus usos medicinais, servindo como ingrediente principal no preparo de chás e medicamentos caseiros. A planta também costuma ser chamada de Alcea Rosea, sendo seu nome científico, mas também muito utilizado por quem a cultiva.

Malva rosa é nativa do Japão e da China, no entanto, consegue se desenvolver de maneira saudável em outros locais, os quais possuam um clima semelhante ao subtropical, temperado e mediterrâneo. Vale-se destacar que essa planta possui muitas variações, podendo ser encontrada em diversas características.

Diante disso, prossiga com a leitura para entender mais sobre a Malva rosa, seu cultivo e variações.

Informações básicas da Malva rosa

malva rosa com orvalho


Nome Científico
Alcea Rosea
Outros Nomes
Alcea, Malva-da-índia, Malva-real
Origem
Ásia
Porte
1,2 a 2,5 metros
Ciclo de vida
Bienal
Floração
inverno e primavera
Clima
subtropical, temperado e mediterrâneo 


A Malva rosa é uma planta pertencente à família Malvaceae e começou a se popularizar durante o período medieval, sendo batizada de Hollyhock no século 15, nome escolhido por um herbalista - pessoa que estuda sobre as propriedades medicinais de cada planta - o que mostra que a Malva rosa sempre despertou interesse por conta de seus usos medicinais.

É comum que seja encontrada em variações bienais, que são aquelas que crescem em um ano e florescem no outro, levando 24 meses para completar seu ciclo biológico e, algumas vezes, perenes, sendo aquelas que vivem mais de dois anos. A Malva rosa também se destaca por ter um crescimento fácil.

Características da Malva rosa

muda de malva rosa

As flores altas e de coloração vibrante são as principais coisas pensadas ao falar sobre a Malva rosa. No entanto, essa planta ainda possui outras características importantes, das quais se destaca seu uso medicinal. Com isso, confira abaixo informações sobre a Malva rosa.

Aparência da Malva rosa

A aparência da Malva rosa é marcada por sua altura, visto que costuma ser alta, com folhas verde-claras e lobadas que se tornam menores ao passo que chegam ao topo. Suas flores são o ponto mais admirado da planta, sofrendo algumas modificações a depender do cultivo.

Contudo, as flores geralmente são grandes, com margem recortada ou lisa e se apresentam em diferentes cores, como vermelho, rosa, branco, lilás, de duas cores e, em alguns casos, pretas, coloração rara em outras espécies de flores. É fácil encontrar esse tipo de flor em muros e paredes de jardim, uma vez que combina com esses cenários.

Malva rosa e seus benefícios para a saúde

Além da beleza, a Malva rosa também carrega propriedades medicinais, tendo diversos benefícios à saúde. Suas raízes podem ser utilizadas quando alguém está com falta de apetite, pois estimulam o funcionamento do sistema digestivo e aumentam o metabolismo. A febre também pode ser reduzida ao utilizar essa planta, haja vista que estimula a sudorese, resultando em diminuição da temperatura corporal.

Assim, seu efeito calmante ajuda na prevenção de doenças associadas ao sistema gastrointestinal e respiratório, possuindo também propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, auxiliando no combate de doenças respiratórias e ajudando a ter um processo de respiração mais suave e saudável. Por conta disso, quando feita a infusão dessa erva, é possível diminuir dores na garganta.

Malva rosa como chá medicinal

O chá de Malva rosa é geralmente obtido a partir da imersão das flores e botões da planta em água fervente, possuindo diversos benefícios à saúde de quem o consome. Recomenda-se fazer uso dessa bebida ao estar resfriado e com alguns problemas respiratórios, pois aliviará os sintomas por ter propriedades benéficas ao sistema respiratório.

O chá também ajuda a melhorar o processo de digestão, trata o inchaço e auxilia na diminuição dos espasmos sentidos durante o período menstrual, além de aumentar o apetite.

Como plantar Malva rosa

kit de jardinagem para plantar malva rosa

Após conferir o quanto uma Malva rosa pode contribuir para sua saúde e para beleza de seu jardim, é provável que queira cultiva-la. Nesse sentido, estão listados abaixo algumas dicas para obter sucesso com o plantio dessa planta, logo, não deixe de continuar com a leitura.

Quando plantar a Malva rosa?

Caso você queira plantar as sementes de Malva rosa diretamente sobre o solo, aconselha-se fazer isso durante o início da primavera. Todavia, se desejar espalhar as sementes ao ar livre, o verão pode ser a melhor opção. O processo de germinação dessas sementes leva de 10 a 14 dias, estando prontas para repicagem depois de 3 ou 4 semanas.

Nesse ponto, salienta-se que as sementes devem estar espaçadas uma da outra em aproximadamente 5 centímetros. Não regue assim que plantar, a fim de evitar que as sementes se agrupem.

Como plantar Malva rosa em vaso

Se você comprou uma muda de Malva rosa e deseja cultiva-la em um vaso, o primeiro passo é transferir a muda para um recipiente grande e confortável, que permita com que as raízes da planta cresçam de forma saudável, tendo em vista que a Malva rosa possui longas raízes axiais que também se espalham para as regiões laterais.

Não esqueça de colocar uma estaca para dar suporte a planta e procure regar regularmente, aumentando a frequência de rega caso a temperatura esteja seca. Saiba que no primeiro ano a Malva rosa estará desenvolvendo suas raízes e folhas para florescer no ano seguinte.

Melhor local para se ter uma Malva rosa

O melhor local para o desenvolvimento da Malva rosa é próximo ao sol, porquanto que essa planta cresce de maneira mais saudável quando está em contato com a iluminação. Preze ainda por um ambiente protegido de vento e chuvas fortes para preserva-la e garantir que não será derrubada.

A planta se adapta ao clima mais ameno, porém proteja a Malva rosa do inverno rigoroso, quando muito jovem.

Condições de solo e substrato

Quanto à condição da terra para Malva rosa, não há muitas restrições, podendo se desenvolver em diversos tipos de solo, desde que não seja pesado ou excessivamente argiloso. Saiba ainda que a planta se desenvolve melhor em solos úmidos, então busque manter a terra sempre molhada, mas não inundada.

Com isso, caso o substrato em que a Malva rosa será plantada seja rico em nutrientes e levemente úmido, ela se desenvolverá melhor e produzirá flores e folhagens mais atraentes.

Rega da Malva rosa

A Malva rosa é um tipo de planta que não consegue se desenvolver em ambientes secos. Sabendo disso, mantenha uma frequência, como regando-a dia sim e outro não, lembrando-se de que nos períodos mais quentes e durante o verão a rega deve ser feita todos os dias. Também estabeleça mais regas às mudas, para que consigam produzir flores mais saudáveis na época certa.

Quando for colocar água, tome cuidado para não inundar a Malva rosa e, a fim de não prejudicar as folhas e garantir aproveitamento da rega, molhe a planta pelo fundo, deixando a terra úmida.

Fertilizando a Malva rosa

É necessário fazer a fertilização da Malva rosa até que as flores floresçam e estejam bem desenvolvidas. A primeira fertilização pode ser realizada com algum fertilizante líquido, o qual pode ser adicionado à água utilizada para fazer a rega, ou mesmo esterco. A quantidade e periodicidade da aplicação dos fertilizantes varia de acordo com as necessidades de cada planta.

Desse modo, a fertilização é de suma importância, uma vez que ela garante um aumento na capacidade de absorver nutrientes e garante mais resistência à planta, auxiliando um melhor desenvolvimento da Malva rosa e proporcionando flores mais bonitas.

Podando sua Malva rosa

Fazer a poda em sua Malva rosa pode fazer com que ela tenha sua vida útil prolongada em decorrência de que florescerá novamente. Assim, você pode cortar cerca de 10 centímetros do caule ou, se desejar multiplicar a planta, só é possível realizar o corte após as sementes já estarem maduras.

Dê preferência para instrumentos afiados, como faca ou tesoura de jardim. Caso o corte seja feito com ferramentas sujas, o resultado é danos ao crescimento da Malva rosa. Além da poda, busque sempre remover folhas visivelmente doentes e danificadas para que as outras folhagens não sejam prejudicadas.

Propagação da Malva rosa com sementes

A Malva rosa é uma planta fácil de se espalhar a partir das sementes, podendo até ser semeada sem o auxílio de um tutor. É possível que as próximas plantas não sejam idênticas aquelas utilizadas para fazer a propagação das sementes, sofrendo leves alterações em sua coloração.

Busque semear as sementes em sua casa ou numa estufa nos meses de primavera e aguardar a sua germinação, que é mais rápida em temperaturas entre 16 e 21 °C. Destaca-se que utilizar uma mini estufa para germinação também torna o processo mais rápido do que colocar as sementes em locais como o parapeito duma janela.

Você também pode optar por colocar as sementes diretamente no solo.

Propagação da Malva rosa com estacas

A propagação da Malva rosa com estacas se resume no processo de plantar pequenas estacas de caule da planta, as quais começarão a criar raízes depois de 20 dias, dependendo muito das condições de plantio e do clima do local. Com as raízes, é possível fazer o transporte para um vaso espaçoso, se preferir.

O método de propagação por estaca é bastante popular por ser mais rápido, comparado com as sementes, fator positivo que pode fazer com que você opte por utilizar esse processo caso queira cultivar uma Malva rosa. O aconselhável é fazer isso durante o outono ou primavera, visto que poderá haver umidade suficiente para o desenvolvimento das raízes.

Pestes na Malva rosa

botão de malva rosa

Um dos maiores problemas ao fazer o cultivo de plantas, como a Malva rosa, é por conta do aparecimento de pestes, como os piolhos e o besouro-pulga, haja vista que eles podem prejudicar o crescimento das plantas. Assim, confira abaixo possíveis pragas e como combate-las para manter sua Malva rosa protegida.

Piolhos de planta

Os piolhos podem ser um problema frequente para a Malva rosa. Desse modo, caso perceba a presença de piolhos, remova as folhas infectadas e, em caso de infestação por essa praga, utilize inseticidas.

Contudo, há uma forma de evitar o surgimento e fazer com que os piolhos saiam de sua planta, a qual caracteriza-se pelo uso de folhas de urtiga. Essa solução consiste em amassar a urtiga junto à água e colocar a mistura em um local com luz solar por algumas horas ou um dia. Após isso, borrife a substância nas pulgas repetidamente, até que elas sejam eliminadas por completo.

Besouro pulga

Os besouros-pulgas se alimentam das maiores folhas da Malva rosa e outras espécies, deixando buracos nas folhagens, podendo destruí-las rapidamente. Quando essa espécie de besouro percebe que foi descoberta ou está sendo atacada, costuma pular, por isso o nome de besouro-pulga.

A fim de evitar a permanência dessa praga, caso identifique sua existência, opte por pesticidas. Além disso, se seu jardim tiver uma boa quantidade de predadores, como pássaros, é possível que comam as larvas e evitem o aparecimento do besouro-pulga, garantindo mais segurança para o desenvolvimento de muitas das suas plantas, com ênfase à Malva rosa.

Variedades da Malva rosa

A Malva rosa é uma planta que apresenta diversas variações, podendo ser vista em aspectos diferentes do convencional. No entanto, todas as variedades dessa planta apresentam belas flores e cores vibrantes. Para conhecer mais sobre elas, continue com a leitura.

Alcea rugosa

A variedade Alcea rugosa é marcada por suas flores amarelas e em tons mais claros. É conhecida por ser a variação russa da Malva rosa e é bastante popular na Ucrânia, Rússia e Crimeia, além de também ter sido introduzida nos Estados Unidos.

A planta possui folhas rugosas e em formato semelhante às folhas de figueira e costumam chegar a 150 centímetros.

Alcea nigra

Alcea nigra é a variedade mais especial de Malva rosa, pois sua coloração é preta, uma das mais difíceis de se encontrar nas flores convencionais. A coloração negra acontece por conta da flor ter cor roxo escuro, muito semelhante ao preto.

Como a maioria dos jardins costuma ser colorido, acrescentar algumas mudas de Alcea nigra pode causar um contraste bonito.

Alcea ficifolia

alcea ficifolia

Uma das variedades menos populares é a Alcea ficifolia, que se caracteriza por produzir diversos caules na base da planta, os quais irão produzir flores.

As flores da Alcea ficifolia podem ser de diversas cores, sendo as principais rosa, vermelho, amarela e ocasionalmente roxo claro. Suas folhas são lobadas e semelhantes às de figueira.

Creme de Cassis

As flores produzidas pela planta Creme de Cassis encantam por seu tom de branco misturado ao roxo, dando uma sensação suave e enfeitando o ambiente em que estiverem.

Essa variedade se desenvolve melhor em ambientes ensolarados e deve ser protegida durante o inverno e pode ser plantada em um vaso. Costumam florescer durante a primavera.

Double Apricot

Double Apricot

Double Apricot apresenta flores delicadas na cor pêssego claro, próxima da coloração damasco, situação que impactou no nome da planta. Um ponto interessante é o fato de que as flores são comestíveis e, por seu formato, muito utilizadas na decoração de bolos.

Peaches n Dreams

peaches n dreams hollyhock

Uma variação que floresce em tom pêssego claro é a Peaches n Dreams, que é ótima para contrastar com a coloração de muros e paredes do jardim, além de dar uma aparência mais romântica e delicada ao local. No primeiro ano, essa planta apresentará apenas folhagens, dando flores altas no segundo ano.

Quando as mudas são cultivadas distantes do inverno, há mais chances de crescerem saudáveis e florescerem mais belas na primavera do ano seguinte.

Halo Blush

malva rosa Halo Blush

Halo Blush produz uma flor delicada, em que a mistura do branco com o rosa claro é nítida, tendo que a cor de suas pétalas começa com o branco e termina em rosa, com um pequeno círculo amarelo no meio. Costuma florescer entre o meio e o final do verão, dando flores já em seu primeiro ano.

Essa planta pode crescer até 180 centímetros. Durante o inverno, essa variação de Malva rosa não aprecia solos úmidos e é aconselhado protege-la em dias de sol intenso.

Scarlet Eye

Scarlet Eye

Scarlet Eye é uma planta baixa e volumosa, com folhas verde-escuras e com belas flores avermelhadas. Desenvolve-se melhor quando exposta à luz solar e prefere estar sempre com a terra úmida.

Essa planta costuma mostrar suas flores o ano inteiro, quando bem cultivada, entretanto, geralmente é preciso substituí-la no ano seguinte. Como ela gosta de derramar suas folhagens nas bordas do vaso, recomenda-se utilizar para enfeitar o parapeito de janelas e usa-la em cestos suspensos.

Cultive e colecione as variedades de Malva rosa em seu jardim!

malva rosa vermelha

Chegou-se ao fim desse artigo, onde você conheceu as vantagens que o consumo e o chá da Malva rosa podem agregar à saúde, destacando-se por suas propriedades anti-inflamatórias e percebeu a beleza dessa planta, visto que é alta e possui flores delicadas e vibrantes. Além disso, aprendeu como cultivá-la e sobre os cuidados que deve ter para mantê-la saudável e atraente.

Com essas informações, não deixe de pensar na possibilidade de começar a cultivar a Malva rosa, bem como suas variedades, para enfeitar seu jardim e conseguir benefícios à saúde. Não deixe de tomar cuidado quanto às pragas e de prezar por locais próximos ao sol, nunca se esquecendo de realizar a rega regularmente.

Ademais, busque colocar essa planta próxima de muros e paredes, pois combinam e chamam mais atenção nesses locais devido sua altura e posição alta das flores.

Autor deste artigo

Olá! Sou paulista apaixonada por São Paulo e amante da natureza. Escrever, para mim, é paz, é espalhar conhecimento e estar em constante aprendizado, por isso, amo o que faço! Fazer parte da equipe Portal Vida Livre está sendo incrível! Obrigada a todos, redatora Daniela Marques

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto