Tinta para pintar piso: de cerâmica, azulejo, cimento e mais!

Tinta para pintar piso: de cerâmica, azulejo, cimento e mais!

Quer reformar sua casa? Veja aqui dicas econômicas e práticas para pintar cada tipo de piso. Confira também, os materiais utilizados no procedimento.


Qual a melhor tinta para pintar piso?

piso laminado com tinta azul

Uma reforma pode ser muito cara nos dias de atuais. Pensando em soluções econômicas e criativas, a dica é colocar a mãos à obra e causar menos sujeira na hora de restaurar os pisos, tanto interno como na área externa.

As tintas geralmente são utilizadas para pintar paredes, janelas e até telhados, mas o que pouca gente sabe é que podemos renovar o piso utilizando uma tinta para tingí-lo e assim restaurar aquele piso maltratado pelo tempo.

Tudo isso conforme a necessidade do seu lar, existem vários tipos de tintas e acabamentos, podendo ser uma decoração única para cada pessoa que utilizar essa técnica. Confira a seguir, tipos de tintas para cada tipo de piso.

Dicas gerais para cada tipos de pisos

A seguir daremos sugestões de pisos que são tendências quando o assunto é modernidade e criatividade, essas dicas vão servir como inspiração na hora de restaurar seu assoalho. Leve em consideração seus gostos pessoais! Use cores e abuse nas texturas e acessórios para manter seu lar alegre e feliz. Confira as dicas abaixo:

Piso de cimento rústico

O piso de cimento rústico, é mais indicado para a parte externa da casa, com sua grande capacidade de durabilidade serve para ficar em garagens e locais que servem para armazenagem de objetos pesados.

Na hora da limpeza podem ser utilizadas ferramentas de lavagem de área externa (alta pressão de água), além de não escorregar, o que é uma ótima notícia para os dias de chuva e ainda esbanja charme e elegância quando combinados com uma boa decoração, flores por exemplo.

Piso de cimento queimado

Esse revestimento está sendo cada vez mais utilizados em novos apartamentos e casas! Conhecido pelo seu ar industrial, estiloso e versátil, o cimento queimado pode ser colocado tanto na parede quanto em pisos, uma curiosidade é que existe até papel de parede imitando o a cor acinzentada do cimento queimado.

Além de estiloso, pode ser tingido de várias cores e pode ser instalado por cima do piso velho, sem nenhum problema, mas a dica de ouro é prestar muita atenção na hora de instalar, pois quando mal estalado pode causar rachaduras.

Piso mofado

piso de madeira mofado

Antes de qualquer mudança é importante verificar se o piso não contém mofo, já que pode prejudicar tanto a reforma quanto a sua saúde de toda sua família. Uma dica caseira é colocar bicabornato de sódio no local infectado e em seguida passar o aspirador de pó, isso tirará a umidade da região e em seguida passar vinagre de álcool para desinfetar o local comprometido.

Não esqueça, se persistir chame uma empresa especializada para combater o mofo, pode ser prejudicial.

Piso com falhas

pintando piso falhado com tinta azul bebe

Com o tempo o piso pode ficar desgastado ou até quebrar por ter caído algo muito pesado em sua superfície, as vezes esse é o motivo para estar lendo esse artigo, mas não se preocupe!

Esse problema é mais fácil de resolver do que imaginamos, mas cada piso tem uma resposta diferente para a dificuldade, como existe muitos tipos diferentes de revestimentos cada um tem um rejunte da sua cor, por exemplo os pisos brancos podem ser concertados com massa corrida ou até mesmo um adesivo de tapar falhas.

Azulejo ou cerâmica

piso de cerâmica

Mesmo sendo lindas, azulejo e a cerâmica não são os favoritos para ser usadas como piso, isso porque sua resistência e durabilidade não são feitas para suportar o peso de um carro, por exemplo, a longo prazo eles não seriam viáveis e teriam que ser trocados devido as avarias.

Os azulejos e cerâmicas, são mais utilizados em paredes ou locais onde o impacto é menor, mas se ainda sim você deseja tê-lo, converse antes com o fornecedor para assegurar a qualidade.

Como aplicar a tinta de piso

passando resina com rodo em piso de madeira

Para ajudar você nessa mudança, daremos algumas dicas que podem e devem ser aplicadas na hora da transformação do seu piso, as sugestões podem deixar o seu trabalho muito mais fácil, podendo ter o apoio da família para realizar passo a passo da tarefa.

Antes de iniciar o serviço, se prepare adequadamente para começar, coloque roupas velhas e confortáveis, pois a tinta pode ser um pouco difícil de sair, além da sujeira, se proteja também usando máscaras e luvas e lembre se de deixar o local sempre ventilado.

Preparação do piso onde será aplicada a tinta

Para limpar o piso de concreto por exemplo, tem que prestar atenção se existe algum dano ou macha de alguma substância, pois isso causará um resultado desforme ao acabamento do piso, portanto limpe completamente o piso antes de pintá-lo. Não esqueça de deixar secar bem e de tirar todo o pó dom local.

Em seguida precisamos que o piso fique áspero para que a tinta será aderida completamente, para isso utilizamos alguns produtos ácidos, siga as instruções da embalagem com muito vigor, como se trata de uma substância química pode ser que precise lavar até mais de uma vez.

Outra forma de fazer isso é lixar manualmente o concreto, com um apoio de uma lixa de parede, ela tornará o concreto mais áspero e ajudara na aderência da tinta. leva um pouco mais de tempo, mas o resultado será similar.

Equipamentos para aplicação da tinta para piso

Para concluir a limpeza será preciso: vassoura, baldes de água, sacos de lixo, aspirador de pó (se necessário), rodo e tudo que achar pertinente para que o local fique completamente limpo e seco.

Partimos para a pintura, a parte mais divertida da atividade, com a tinta escolhida a mão, leia a embalagem, pois a maioria precisa ser diluída em alguma solução (na sua grande maioria usa-se água) siga os passos com atenção, e em seguida precisaremos dos seguintes equipamentos: Rolo de pintura, balde, pincel, água para diluir e algo para mexer a tinta.

Como pintar o piso

Com a roupa adequada para a tarefa, prepare se para a primeira demão de tinta que deve ser em pinceladas constantes e finas, funcionara como um tipo de “fundo” que irá melhorar o acabamento, se planeje para não andar em cima dos locais já pintados, pode deixar pegadas, dificultando as outras camadas de tinta.

Preste atenção para não deixar nenhum lugar sem pintura e assim que terminar o trabalho espere até que seque completamente, para assim ter um fundo sem falias e assim se preparando para a segunda demão de tinta.

Manutenção da tinta de piso

Para a segunda demão a espessura da tinta pode ser mais extensa e pode usar tanto o pincel quanto o rolo de pintura, já que a primeira demão já cobriu a maioria da superfície e agora você só precisa que a cor fique mais forte e uniforme.

Fique atento a qualquer lugar que possa ter passado despercebido na primeira vez, assim que a segunda demão for finalizada, espere secar e observe se existe a necessidade de mais algumas camadas de tinta, respeitando sempre o tempo de secagem, pois pode acabar estragando as camadas já feitas.

Utilize as instruções de cada embalagem

Siga cuidadosamente instruções recomendadas na embalagem ao usar ácido muriático ou semelhantes. O que também é importante, use roupas resistentes a produtos químicos, óculos de proteção e luvas. Certifique-se de que o espaço seja bem ventilado. Nunca deixe comida ou bebida por perto ao usar produtos químicos, pode ocorrer algum problema caso entre em contato e você ingira.

Dica: Se houver algum contato com o ácido, deixe correr água fria sobre a área afetada por pelo menos dez minutos, se não melhorar os sintomas vá ao médico imediatamente.

Tempo de espera da secagem

Para ter certeza de que está seco, deixe secar o chão por pelo menos um dia antes de andar sobre a nova pintura e se for colocar o carro espere pelo menos uma semana. A manutenção é muito simples, limpe o espaço normalmente só tomando cuidado para que não caia substâncias que podem manchar o local.

Motivos para utilizar tinta para pintar o piso

galões de tinta para piso

Que tal colocar a mão na massa? Já colocamos algumas referências de pisos, se inspire e restaure aquele cantinho com nossas dicas práticas e econômicas, escolha cores e acabamentos para o seu lar.

A tinta é uma maneira inteligente de renovar espaços já que o piso é algo difícil de trocar, pois faz muita sujeira e precisa comprar muitas ferramentas e materiais, além de consumir um tempo considerável, muitas vezes precisando contratar profissionais para que a troca seja feita da maneira correta.

Prático e econômico

Já pintando o piso, podemos fazer nós mesmos em até um único final de semana, utilizando dicas e lendo as embalagens com atenção, assim economizando com mão de obra, mas não é só aí que economizamos, também economizaremos com os materiais e ferramentas.

A praticidade também chama atenção já que o nível de sujeira é muito menor do que destruir o piso e fazer outro, e as combinações são infinitas com certeza achará algum com sua cara e necessidade.

Serve para muitos tipos de piso

Essa técnica é quase que universal quando falamos de pisos, podemos usá-la em quase todo tipo de piso, texturas e locais, apenas a preparação será diferente e a manutenção diária será diferente, isso tudo depende do tipo de tinta que irá escolher, tudo de acordo com a sua necessidade.

Antes de pintar, precisamos limpar manchar, consertar rachaduras, transformar a textura do piso, mas em seguida as instruções são as mesmas e for fim terá um resultado impecável, de acordo com sua imaginação.

Possui muitas cores e acabamentos

As opções de cores e texturas são enormes e quando combinadas com o acabamento, pode-se criar uma verdadeira decoração artística. Se o resultado que você é algo mais arejado aposte em combinações claras como, branco, cinza claro ou até bege.

Agora se quiser ser mais ousada pode usar uma cor viva como o laranja que significa transformação, ou deixe a imaginação te levar, pois para a criatividade o céu é o limite.

Tipos de tinta de piso mais utilizadas

Existem muitos tipos de tinta que podem atender especificamente cada necessidade, aqui está três exemplos das tintas mais utilizadas para piso: a acrílica, uma tinta mais versátil que pode ser usada tanto internamente quanto externa.

As com base em resina e PU que são tintas mais resistente que além de práticas tem um efeito isolante e as tintas epóxi que são mais utilizadas externamente pois existe uma variante dela que é a base de químicos. Todas elas com opções de cores e acabamentos para sempre se adequarem ao seu lar.

Tinta acrílica

tinta acrilica amarela para piso

Existem uma infinidade de cores e acabamentos no leque de tintas acrílicas, elas podem ser foscas, brilhosas e até antiderrapante, mas o que impressiona é que pode ser usado dentro e fora de casa e sua cobertura pode esconder machas de óleo, marcas de graxa e até ferrugem e sua limpeza é prática, os produtos da limpeza são básicos: água e sabão.

Tinta a base de resina e PU

tinta a resina e óleo

As tintas a base de resina e poliuretano, é usado em locais que exigem uma impermeabilidade grande, pois o PU funciona como isolante, portanto ela pode proteger o local além de cobrir alguma imperfeição feita com tempo de uso do piso, ela pode ser a base de água ou de óleo depende muito da sua necessidade.

Tinta epóxi

passando epóxi em piso laminado

A tinta epóxi tem duas variáveis a com base em solvente e a com base em água, a que são usadas na grande maioria para pintar o revestimento é a esmaltada que é com base em solvente, porém os produtos usados para a limpeza são diferentes de outros produtos, então a com base em água pode ser mais simples para você que busca praticidade.

Conheça produtos e equipamentos voltados para pintura

Neste artigo apresentamos informações sobre tintas para pintar piso, assim como outras informações importantes. Agora que o assunto é pintura, que tal dar uma olhada em alguns de nossos artigos sobre produtos neste tema? Se tiver um tempo sobrando, de uma conferida abaixo!

As 10 melhores pistolas de pintura elétrica de 2022: da Vonder, Intech Machine e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1070

Economize tempo e dinheiro na pintura de sua casa com uma pistola elétrica! Confira neste artigo as melhores pistolas do mercado e como escolher o modelo ideal!

As 10 Melhores Tintas Coral em 2022: Branco, Cinza, Azul, Verde e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2913

Quer mudar o visual da casa e não sabe como escolher a tinta? Confira dicas de como escolher a ideal e ainda um ranking com as 10 melhores tintas da Coral!

As 10 Melhores Tintas Antimofo De 2022: Coral, Suvinil E Muito Mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2459

Está em dúvida sobre qual tinta antimofo comprar? Leia aqui tudo que você precisa saber para fazer uma ótima compra, e as 10 melhores tintas antimofos de 2022!

Tinta para pintar o piso da casa: é prático e econômico!

tinta com pincel para pintar piso de madeira

Depois desse artigo, tenho certeza de que já começou a planejar as mudanças do seu lar, tendo em vista que é muito prático e econômico, assim fica fácil deixar sua casa com a sua cara!

Com todas essas dicas, você já está pronto para arregaçar as mangas e ir direto ao trabalho, transforme a próxima reforma em algo prazeroso, use as tarefas para passar um tempo em família. Permita que cada cantinho conte sua história!

Autor deste artigo

Jornalista, design e fotógrafa, sempre que possível fujo para a natureza para recarregar a criatividade e a energia.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos