Como cuidar de manjericão: em vaso e os diferentes tipos, como o roxo!

Como cuidar de manjericão: em vaso e os diferentes tipos, como o roxo!

Você sabia que tem vários tipos de manjericão? Confira aqui seus principais cuidados, utilidades e curiosidades da planta.


O que é o manjericão?

O que é o manjericão?

O manjericão é uma erva aromática nativa do continente asiático e das ilhas do pacífico, além de ser uma planta muito comumente utilizada na culinária italiana e mediterrânea.

O manjericão tem sabor e aroma poderosos, e cresce bem rápido: dentro de um mês desde plantado, o manjericão já estará pronto para a colheita e, a cada semana, uma planta bem cuidada poderá fornecer em torno de ½ xícara de folhas.

Por conta de ser uma planta que cresce rápido e que é de fácil cultivo, é muito indicada para iniciantes na jardinagem. Adotando alguns cuidados básicos para o cultivo da planta, é bem simples ter em casa o manjericão mais fresco que há: aquele que sai direto da horta para a panela.

A seguir, conheça as dicas para cuidar do manjericão, suas variedades e propriedades culinárias e medicinais!

Informações básicas do manjericão

Informações do manjericão


Nome científicoOcimum basilicum
Nomes popularesManjericão, basílico, basilicão, alfavaca
OrigemÁsia
Porte0,3m a 1,5m 
Ciclo de vidaPerene
ClimaTropical, subtropical, equatorial

O manjericão, de nome científico Ocimum basilicum, é uma planta originária do continente asiático. Também é conhecido no Brasil como basílico, basilicão ou alfavaca, e é uma erva de aroma marcante e muito utilizada na culinária. 


Seu tamanho varia de acordo com o local em que está plantada: em uma horta, pode chegar a mais de 1m de altura, tendo a partir de 30cm quando cultivada em vasos. Por possuir um ciclo de vida perene, o manjericão é de fácil manutenção, especialmente quando cultivado em locais de clima tropical, subtropical ou equatorial. 

Como plantar o manjericão:

Como plantar o manjericão

Para o plantio do manjericão, algumas escolhas devem ser feitas, como o uso de sementes ou mudas, o plantio em horta ou vaso e o tipo de solo ideal. Confira informações sobre o plantio do manjericão a seguir.

Semente

Uma das maneiras de se plantar manjericão é utilizando as suas sementes. As sementes do manjericão podem ser plantadas diretamente no solo da horta ou no vaso, e elas se desenvolvem bem rápido: depois de cerca de um mês desde plantadas, as sementes já terão se desenvolvido e estarão prontas para a colheita.

Para o plantio das sementes, basta colocá-las no substrato – você é quem decide se será na horta ou no vaso – e cobri-las com aproximadamente 1 cm de terra. Depois disso, é importante aguar a terra e sempre mantê-la úmida.

A temperatura ambiente deve ser de a partir de 18ºC e, dentro de sete a dez dias, as mudas de manjericão estarão prontas. Esse é o momento ideal para transferi-lo de recipiente, caso tenha sido feita a opção de cultivar as mudas em um potinho melhor antes de alocar a planta no local definitivo.

Mudas

Uma outra maneira de dar início ao cultivo do manjericão é a partir de mudas da planta.

Se você optar por plantar mudas de manjericão, é importante lembrar que, quando for o momento de transferi-las para o seu local definitivo, a temperatura deve estar acima de 18ºC. Além disso, no momento da transferência, a planta deve ter por volta de 6 folhas e em torno de 10cm à 15cm de altura.

Fazer a transferência é muito simples: você precisa escolher as mudas de manjericão mais fortes dentre as disponíveis e transferi-las para o local definitivo. Não se esqueça que esse local deve apresentar as condições necessárias para o crescimento da planta, como luminosidade suficiente e bom escoamento da água.

Em vaso ou em horta?

Se você deseja dar início ao cultivo do manjericão, pouco importa se você possui um quintal amplo com um cantinho dedicado a uma horta ou se você mora em um apartamento pequeno no centro da cidade. O que realmente importa são as condições adequadas para o bom desenvolvimento da planta.

Quando o manjericão é plantado na horta e recebe os cuidados adequados, a planta pode passar de 1m de comprimento.

Por outro lado, se o manjericão for plantado em vaso, ele tende a crescer menos, o que não compromete seu sabor e suas propriedades. Nesse caso, é interessante dar preferência a cultivares de menor porte, mas não é regra: cultivares de maior porte também podem ser plantados em vasos.

Independentemente de ser plantado em vaso ou em horta, os cuidados com o manjericão são os mesmos, e envolvem adubação, rega, luminosidade e temperatura adequadas. Ao seguir esses cuidados, a planta irá se desenvolver, seja ela plantada em uma horta, cercado de outras plantinhas, ou em um vaso pequeno, próximo a uma janela do seu apartamento.

Saiba qual é o melhor solo para o manjericão

O solo ideal para o plantio do manjericão é aquele que é fértil e adubado até duas vezes por estação. Além disso, o solo para esta planta também deve ser irrigado com frequência e de fácil drenagem.

O objetivo é que o solo sempre esteja úmido. Portanto, sempre faça o teste do toque: se a terra do manjericão estiver seca ao toque, é porque passou da hora de regar a planta. Mas cuidado com exageros, uma vez que um solo encharcado demais também é prejudicial ao manjericão.

O manjericão pode ter plantas companheiras?

O manjericão pode ser plantado próximo a outras plantas, desde que essas tenham necessidades parecidas com as do manjericão em relação à irrigação, ao solo e à luminosidade.

Alguns exemplos de plantas que podem ser cultivadas próximas ao manjericão são o tomate, a salsa, o orégano, a camomila, o alface ou pimentas. Muitos acreditam, inclusive, que plantar o manjericão próximo ao tomate faz com que ambos tenham seu sabor enriquecido.

Como cuidar do manjericão:

Como cuidar do manjericão

Com as escolhas a respeito do plantio do manjericão explicadas e definidas, confira informações a respeito dos principais cuidados que se deve ter com a planta.

Adubação do manjericão

A adubação do manjericão deve ser feita sem exageros, uma vez que um solo adubado demais faz com que o sabor do manjericão fique mais fraco. Por isso, a recomendação é de que o solo do plantio do manjericão, quando plantado em horta, seja adubado até duas vezes a cada estação.

Já quando o manjericão é plantado em vaso, o indicado é realizar a adubação, em média, de mês em mês. Assim, os nutrientes que foram levados embora pela rega serão repostos pelo adubo.

Sol e temperatura para o manjericão

O manjericão é bastante sensível ao frio e, por isso, o ideal é que a temperatura ambiente para o seu cultivo seja de a partir de 18ºC. Isso significa que, em regiões de clima frio, o manjericão deve ser plantado em estufas ou durante os meses que fazem mais calor. Já em regiões de clima mais quente, o manjericão pode ser cultivado ao longo do ano todo.

O manjericão deve ser exposto ao sol durante em torno de 6 a 8 horas diárias. As plantas que são menos expostas ao sol não crescem tão bem quanto as que são expostas por esse período de tempo. Por sua vez, a luz da manhã é a mais indicada para a manutenção do manjericão ao sol, então é interessante que ele se tome sol próximo a janelas voltadas para o leste.

A rega do manjericão

O manjericão deve ser regado com certa frequência, uma vez que o seu solo deve estar sempre úmido. Por isso, é importante sempre verificar por meio do toque se o substrato está seco ou se está adequado. No entanto, não exagere na água: o solo deve estar úmido, e não encharcado. Isso porque o excesso de água também prejudica o crescimento da planta.

Uma dica para a rega: se possível, deve ser feita próxima à base do manjericão, e não sobre as suas folhas.

Podagem no manjericão

Para que o manjericão seja constantemente estimulado a crescer, é importante podá-lo com certa frequência. É interessante que, a cada mês, seja retirado em torno de ⅓ das folhas da planta. Essa estratégia fará com que o manjericão seja estimulado a crescer mais.

Também é importante retirar as pequenas flores do manjericão quando elas surgirem; desse modo, a planta vai conseguir direcionar sua energia ao crescimento de novas folhas em detrimento das flores.

Há duas dicas para quando você tem mais manjericão do que precisa usar: uma delas é deixar com que as folhas sequem. Para isso, é preciso cortar o maço e deixá-lo pendurado de cabeça para baixo até que as folhas fiquem secas. É importante observar que, durante esse processo, é natural que as folhas vão ficando amarronzadas.

Uma outra dica para o armazenamento do excesso de manjericão é cortar suas folhas em pequenos pedaços, armazená-los em uma forma de cubos de gelo e preencher o restante dos espaços da forma com azeite de oliva. Em seguida, deve-se congelar esses cubos de azeite com manjericão.

Dessa maneira, quando precisar utilizar o manjericão, é só desenformar quantos cubos forem necessários e usá-los na receita da vez.

Como fazer a colheita de manjericão

O manjericão é uma planta que, dependendo do clima, cresce durante o ano todo e, por isso, a sua colheita pode ser feita em qualquer estação, e não necessariamente em um período específico. Para realizar a colheita, basta usar os dedos em forma de pinça e cortar justamente acima do ponto em que duas folhas grandes se encontram.

Um cuidado a ser tomado é o de retirar até 2 ⁄ 3 das folhas do manjericão, e não muito mais do que isso. Dessa forma, ele continuará produzindo novas folhas mesmo após a colheita.

Os tipos de manjericão

Agora que já sabemos um pouco sobre como cultivar o manjericão, veja a seguir algumas variedades de dessa plantinha com as quais temos contato e as suas principais características.

Manjericão roxo

Manjericão roxo

O manjericão roxo não tem um sabor ou um aroma muito forte. Ou seja, dos tipos aqui apresentados, ele é o mais suave. Essa característica é importante, pois devido a isso, não o indicamos para temperar ou compor pratos quentes. Seu sabor se encaixa melhor em pratos frios, como saladas. No entanto, o seu charme é justamente a sua cor, que ajuda a dar uma tonalidade vinho aos pratos - e, claro, ao jardim.

Basílico

Basílico

O basílico, também conhecido como manjericão-de-folha-larga, alfavaca ou, simplesmente, manjericão, é uma variedade da planta que possui folhas médias e ovaladas e uma cor verde. É uma variedade muito comum, sendo facilmente encontrada nos mercados.

Manjericão francês

Manjericão francês

O manjericão francês também é conhecido como manjericão cravo por conta de seu aroma característico. Suas folhas são pequenas e pontudas, e possuem um sabor suave. Por isso, traz uma leveza aos pratos, e é mais utilizado em chás, de modo a aproveitar seu potencial medicinal. Mas também é muito utilizado na culinária, podendo compor saladas, molhos e pastas.

Além disso, é uma espécie de pequeno porte, portanto interessante de criar em apartamentos ou locais com pouco espaço.

Manjericão doce

Manjericão doce

Também conhecido como alfavaca doce, o manjericão doce é bastante comum no Brasil. Ele possui um sabor bem marcante e folhas verdes, médias, serrilhadas e rugosas. Essa última característica dá a esse manjericão um aspecto similar ao da hortelã.

Curiosidades e características do manjericão

Curiosidades do manjericão

Depois de aprender sobre as variedades de manjericão e sobre os cuidados que devem ser tomados com a planta, vejamos a seguir algumas curiosidades e usos da erva.

Manjericão e seu uso medicinal

O manjericão é uma erva aromática que também apresenta propriedades medicinais. Dentre as suas propriedades, podemos destacar a antibacteriana, a fungicida, a inseticida, a cicatrizante, a anti-inflamatória e a ansiolítica.

Dessa maneira, algumas de suas principais finalidades são muitas: ajuda com tosse, catarro, dor de estômago, gases, dor de garganta, rouquidão, náusea, cólica, ansiedade e enxaqueca. Assim, o manjericão tem um grande potencial para ser utilizado em remédios caseiros, como chás.

Simbolismo do manjericão em outras culturas

Alguns povos hindus consideram o manjericão uma planta sagrada por conta de seu potencial medicinal. O manjericão também é conhecido como a planta do amor e da coragem, e em Portugal e na Grécia é comumente utilizado como presente em festas populares.

Uso culinário do manjericão

O manjericão é muito popular na culinária italiana e mediterrânea. Suas folhas e caules podem ser utilizados em omeletes, carnes, saladas, sopas, molhos e até em doces. O manjericão combina muito com massas, tomate, azeite e queijos.

Alguns exemplos de pratos que utilizam o manjericão são os seguintes:

Molho pesto: se trata de um molho composto por azeite de oliva, manjericão, alho, queijo parmesão ralado, nozes, sal e pimenta. Basta misturar os ingredientes e servi-lo com massas ou queijos, por exemplo.

Salada caprese: é uma salada feita com queijo mussarela, tomate e manjericão, e temperada com azeite de oliva e sal. Suas cores representam a bandeira italiana.

Pizza margheritta: é um sabor de pizza que contém, como a salada caprese, mussarela, tomate e manjericão. Assim como a salada que citamos, suas cores são vermelho, verde e branco, como a bandeira italiana.

Sorvete de manjericão: é um doce preparado com basicamente três ingredientes: leite condensado, creme de leite e manjericão. Também é comumente servido com caldas de frutas vermelhas variadas.

A aplicação aromática do manjericão

O manjericão é uma erva aromática de sabor e aroma marcantes e, sendo assim, para além dos usos medicinais e culinários da planta, a partir da extração do óleo essencial do manjericão é possível potencializar as ações benéficas de seu aroma, que podem ser percebidas tanto no corpo quanto na mente.

Alguns dos principais benefícios obtidos a partir da administração do óleo essencial de manjericão são as ações antioxidante, digestiva, ansiolítica e de relaxamento muscular.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar do manjericão

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar do manjericão, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive o manjericão e aproveite sua versatilidade!

Cultive o manjericão!

Vimos sobre as características do manjericão, como podemos plantá-los e mantê-los, além de curiosidades sobre a planta. Agora que você já sabe sobre os cuidados e sobre os benefícios do manjericão, aproveite para dar início ao seu próprio cultivo!

Não se esqueça de compartilhar as dicas com os amantes da cozinha e da saúde que você conhece!

Autor deste artigo

Sou estudante de Letras e amo caminhar ao ar livre e cultivar plantinhas.

Últimos posts


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto