Tipos de compensado de madeira: naval, o que é, qualidade e mais!

Tipos de compensado de madeira: naval, o que é, qualidade e mais!

Sabia que o compensado de madeira pode conferir mais qualidade e durabilidade ao seu projeto? Confira aqui mais informações sobre ele e seus principais tipos.


O que é um compensado de madeira?

Close em compensado de madeira

Primeiramente, saiba que o compensado de madeira é fabricado a partir de placas de madeira feitas sob medida, uma vez que sua matéria prima é a madeira que foi cortada em folhas e passou por um tratamento de secagem até chegar no produto final acabado como o conhecemos hoje. No compensado de madeira cru é possível visualizar os veios da própria madeira.

Compensar a madeira é uma das primeiras técnicas utilizadas e é o que diferencia o produto final dos outros compostos de madeira como o MDF e o MDP. O tipo de prensa do compensado de madeira utiliza uma técnica que intercala as camadas de madeira, criando um compensado robusto de folhas transversas coladas e prensadas o que fornece uma alta resistência a peça do compensado de madeira.

Atualmente existe uma infinidade de móveis feitos a partir do compensado de madeira cru, com um simples tratamento, esses modelos de móveis remetem a uma tendência minimalista. Para saber mais sobre isso, confira os tópicos abaixo.

Tipos de compensados

Agora que você já entendeu como o compensado de madeira é fabricado, vamos detalhar com riqueza de detalhes os tipos de compensados disponíveis hoje no mercado, dessa forma você conseguirá entender qual o melhor material para o seu projeto.

Vale lembrar que o tipo de compensado irá ser determinante no sucesso do seu projeto, uma vez que a produto final do compensado de madeira determina as condições para seu uso e investimento, assim, confira dados importantes abaixo.

Compensado naval

O compensado naval é fabricado com uma cola que possui alta resistência a locais úmidos, sendo ideal para projetos que envolvam cozinha, lavanderia e banheiro, pois ele irá suportar a umidade que esses ambientes apresentam. Sua desvantagem está ligada ao fato de a maior parte da linha de compensados navais não serem fornecidos acabados, precisando posteriormente de verniz, pintura e revestimentos.

Com o tempo, o compensado comum pode sofrer delaminação em seu material devido ao contato com a água, porém o compensado naval é tão resistente a umidade que é utilizado em projetos de barcos e iates, que ficam expostos durante toda sua vida útil a constante umidade. O composto naval também garante uma maior tolerância a peso e sistemas de fixação, entre os quais estão os parafusos e pregos.

Compensado folheado

Compensado folheado

O compensado folheado é laminado e prensado a partir de madeiras tropicais, o que lhe fornece uma sofisticação e apresentação nos padrões mogno, cerejeira, marfim, frejó, imbuia, cedro, entre outros.

Esse tipo de compensado folheado é indicado para a confecção de móveis, haja vista que possui uma boa qualidade e confere durabilidade aos itens produzidos.

Compensado resinado

O compensado resinado é composto por chapas finas de madeira compensada, as quais são unidas por cola branca. A técnica utilizada faz com que essas chapas de madeira sejam coladas com as fibras cruzadas, o que lhe fornece resistência. Contudo, saiba que esse tipo de compensado permite poucas reutilizações.

O compensado resinado é muito funcional e por conta disso é utilizado com muita frequência na construção civil com a finalidade de fazer barracas, alojamentos temporários e canteiros de obra. A vantagem do compensado resinado está associada ao custo e benefício, sendo uma preferência para a construção de canteiros de obras e barracas.

Compensado plastificado

O compensado plastificado é formado por um número ímpar de camadas de chapas de madeira sobrepostas e unidas com cola preta. Assim como o compensado resinado, a composição é realizada de modo que as fibras se cruzem. A chapa de madeira conta com uma película, a qual é chamada de filme. De tal modo, o acabamento fica aparente e resistente à umidade.

Devido a aplicação do polímero chamado de filme, a peça se torna impermeável. Esse tipo de compensado possui várias aplicações na construção civil e pode ser usado para construir andaimes e tapumes, caixarias de concretagem e piso de carroceria de caminhão.

Pode ser aplicado no assoalho de aeronaves e na fabricação de bancos de barcos e lanchas, pois esse material tem alta resistência para ficar exposto ao sol e a umidade. Pode ser reutilizado até 30 vezes.

Compensado cola branca

O compensado cola branca é indicado para ser utilizado em locais secos, uma vez que sua matéria prima não é resistente à água e à umidade. Se você pretende criar um tapume por apenas alguns dias e semanas, você pode utilizar o compensado cola branca, porém, caso o seu projeto se estender por vários meses, saiba que esse tipo de compensado não se encaixa em seu projeto.

Possui tonalidade clara e sua utilização é bastante indicada para obras que não necessitarão da reutilização dos materiais, possuindo um custo mais baixo quando comparado com itens similares.

Compensado multilaminado

Compensado multilaminado

O compensado multilaminado é fabricado a partir de várias camadas de lâminas com espessuras que variam de 2,0 a 3,7 mm. Esse tipo de compensado pode ser utilizado em diversos segmentos e pode ser feito a partir de várias madeiras, como a virola e o pínus. Dependendo do tipo de colagem utilizada na fabricação de tal compensado, ele pode não ser resistente às mudanças climáticas.

Nesse sentido, a fabricação do compensado multilaminado se dá por conta das diversas camadas de lâmina torneadas que são entrelaçadas e coladas uma sobre a outra.

Compensado para embalagem

O compensado para embalagem são painéis de madeira compensada que não recebem acabamento em suas fases. Devido a essa característica, o compensado para embalagem é mais rústico e seu uso é recomendado para armazenar insumos na indústria, uma vez que é um produto funcional.

O material utilizado como base para esse compensado é leve e resistente, logo, é bastante utilizado para proteger o conteúdo que está ao interior de uma embalagem. Seu uso pode ser interior ou exterior.

Compensado externo

Compensado externo

O compensado externo é um composto de lâminas selecionadas que costuma receber um acabamento fino em sua finalização, em que ambos os lados do produto são lixados e alinhados, permitindo precisão no seu resultado final.

É comum que os compensados externos sejam utilizados em móveis residenciais, comerciais e industriais, ou ainda na construção de casas, como aquela visíveis nos Estados Unidos, por exemplo. Desse modo, é comum que os compensados direcionados à área externa contem com uma resina para proteger o material do contato com a umidade.

Compensado núcleo

Compensado núcleo

O compensado núcleo é conhecido como painel sanduiche, tendo em vista que ele intercala painéis compostos constituídos por folhas de contraplacado e um núcleo de espuma de poliuretano. Diante disso, o compensado se resume em placas de madeira compensada sob os dois lados com espuma ao meio.

O compensado de núcleo bruto é resistente à umidade e costuma ser bastante utilizado para o preenchimento de janelas e portas.

Compensado marinho

Compensado marinho

O compensado marinho, que também costuma ser conhecido como compensado marítimo, possui grande estabilidade, haja vista que a maneira pela qual é fabricado consiste no entrelaçamento de lâminas com grande quantidade de camadas, o que permite seu uso em áreas úmidas, garantindo alta durabilidade e qualidade do material.

O compensado marinho é resistente à água, mesmo que o contato seja direto a áreas úmidas, sendo bastante utilizado na fabricação de barcos e navios, além de poder estar presente em ambientes externos, pisos de forração e até na fabricação de móveis.

Compensado sobreposto

Compensado sobreposto

O compensado sobreposto é um tipo de compensado colado camada por camada sem a utilização de alguma técnica especial. Esse tipo de compensado é muito utilizado na construção civil, além de ser um tipo de compensado considerado mais simples e de baixo investimento.

Diante disso, o material costuma ser mais barato e se resume em ser formado por lâminas de madeira sobrepostas, as quais são coladas.

Compensado de revestimento

Compensado de revestimento

O compensado de revestimento, é indicado para a montagem apoio, ou seja, o material pode ser utilizado para o reparo de uma superfície rapidamente, sem a necessidade de trocar o espaço danificado.

Outro ponto é que esse tipo de compensado geralmente tem sua aplicação em muros e lajes, tendo uma boa resistência mecânica e durabilidade razoável.

Tipos de madeiras que podem ser compensadas

Madeira compensada em foco

Tendo em mente que você já deve ter entendido o que é um compensado de madeira e quais são os tipos em que ele pode se apresentar, cabe uma orientação acerca de quais tipos de madeira podem ser compensados. De tal forma, não deixe de conferir atentamente os tópicos dispostos a seguir.

Madeira compensada macia

A madeira compensada macia mais conhecida é a virola, que se trata de uma espécie que permite o aproveitamento quase que integral da árvore. É uma madeira bem leve e é caracteriza por possui uma cor suave e clara. Sua superfície é lisa, sem brilho e não tem muito cheiro.

É obtida por meio de um tipo de árvore que se forma em regiões alagadiças, porém a virola não tem alta resistência à água em seu produto final. Alguns exemplos do seu uso podem ser encontrados na confecção de lápis e dos palitos de picolé e de fósforos.

Madeira compensada dura

Um dos principais exemplos da presença de madeira compensada dura é a maçaranduba, a qual será usada como referência. Esse tipo de madeira está entre as mais utilizadas, tanto em projetos pequenos como na construção civil.

A madeira compensada dura da maçaranduba é bem firme e é extremamente resistente às ações do tempo, sendo muito indicado para ser usada em telhados. O produto é bastante durável, tendo em vista que apresenta resistência quanto ao ataque de fungos e outros problemas que poderiam ocasionar sua danificação.

Madeira compensada de aeronave

A madeira compensada de aeronave é amplamente utilizada na indústria voltada para a fabricação de aeronaves, navios e automóveis. É um tipo de material exclusivo e que raramente irá precisar ser substituído, porquanto que seu uso e durabilidade são referência.

O tipo de cola utilizada na madeira compensada de aeronave confere mais resistência quanto a umidade e o calor que o material pode vir a ser exposto. Comumente, é produzido por meio de folheados de mogno africano, bétula ou abeto, os quais são colados sobre núcleos de madeira dura.

Sobre as madeiras compensadas

Homem comprando madeira compensada

Nesse momento, você poderá acompanhar um panorama geral sobre o processo de fabricação da madeira compensada, bem como algumas dicas para conferir se a madeira é de boa qualidade e acerca de outros dados importantes. Sabendo disso, acompanhe atentamente as informações listadas a seguir.

Onde são utilizadas as madeiras compensadas?

A madeira compensada é utilizada em diversos segmentos, destacando-se na fabricação de móveis, nas indústrias e na construção civil. Nesse sentido, é provável que muitos dos móveis comercializados em lojas populares se utilizem das madeiras compensadas em sua composição.

De tal modo, o material pode ser usado com fins decorativos, por haver peças com um acabamento elegante, ou com fins estruturais. Outro ponto é o fato de muitas embalagens serem compostas por determinados tipos de compensados, uma vez que garantem segurança aos objetos transportados. Pisos e portas também podem receber a aplicação do material.

Processo de fabricação do compensado

O processo de fabricação do compensado pode variar de acordo com o objetivo final da peça. No entanto, em geral a árvore é podada e levada ao galpão da madeireira, que irá prepará-la para o processo. Inicialmente essa tora de madeira é levada ao cozimento, concluída essa etapa, as toras são levadas para o descascamento e posteriormente ao processo de laminação.

O processo de laminação gera uma quantidade enorme de resíduos e algumas madeireiras reaproveitam esses resíduos para gerar energia, por exemplo. Os comandos de laminação são executados com muita precisão, havendo o aproveitamento quase que integral da tora de madeira.

Após isso, as lâminas são selecionadas pelo maquinário de acordo com a sua superfície e classificadas para a próxima etapa de corte nas medidas exigidas e empilhadas no depósito para que a secagem das lâminas seja realizada. Depois de algumas etapas de prensagem, lâminas são resfriadas para garantir a qualidade da peça.

Posteriormente é realizada uma classificação visual das madeiras compensadas, lixamento e calibragem. A partir de agora o compensado de madeira já está pronto para seguir para as próximas etapas de revestimento ou para ir até o consumidor final.

Como verificar se a madeira compensada é boa

Você deve se certificar de que está adquirindo um produto que de fato é um compensado de madeira para se assegurar de que o material é bom, uma vez que atualmente existe outras técnicas em comercialização como o MDF, que são fibras de madeira prensadas a altas temperaturas e o aglomerado, os quais podem adquirir características semelhantes às da madeira compensada.

Além disso, busque conhecer dados sobre o tipo de madeira compensada que pretende adquirir, a fim de ter uma visão mais ampla acerca de sua durabilidade e resistência.

Grossura da madeira compensada

Esteja ciente de que um compensado de madeira possui entre dois metros e vinte centímetros por um metro e sessenta centímetros (2,20x1,60) e a espessura média é de 18mm. Sabendo disso, ao ver alguma madeira compensada com medidas semelhantes, você poderá ter mais certeza de que ela possui uma boa qualidade, visto que a espessura contribui para mais resistência

Saber disso também é essencial para analisar se o produto se adequa ao seu projeto e àquilo que você imaginou.

Saiba o melhor tipo de compensado para o seu projeto!

Camadas de madeira compensada

Diante das informações apresentadas sobre a madeira compensada, é importante ressaltar que não existe apenas uma referência de compensado que seja a correta para todos os projetos, o que vai determinar qual é o melhor para determinado projeto são as necessidades do mesmo.

Lembre-se de que o compensado de madeira é feito a partir de um tronco, que é tratado, cortado e orienta as fibras da madeira de forma intercalada com cola, fazendo a prensa e os acabamentos finais. Dessa forma, obtêm-se uma chapa firme, versátil e com alta resistência mecânica. Ou seja, essa chapa pode passar por diversas técnicas de manuseio que irá aguentar toda a pressão do seu projeto.

E por fim, você pode escolher o compensado de madeira que mais se encaixa com o seu projeto e revesti-lo com outros materiais para garantir um aspecto visual mais agradável e de sua preferência. Preze pela utilização de madeira em seus projetos futuros, a fim de garantir mais qualidade e durabilidade.

Autor deste artigo

Olá! Sou paulista apaixonada por São Paulo e amante da natureza. Escrever, para mim, é paz, é espalhar conhecimento e estar em constante aprendizado, por isso, amo o que faço! Fazer parte da equipe Portal Vida Livre está sendo incrível! Obrigada a todos, redatora Daniela Marques

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos