Mussaenda: conheça os tipos como a rosa e os cuidados desta planta!

Mussaenda: conheça os tipos como a rosa e os cuidados desta planta!

Neste artigo, apresentamos os tipos mais comuns de Mussaenda, suas características e seus principais cuidados. Confira a seguir!


Já ouviu falar em Mussaenda?

ramo de mussaenda rosa

Por nome, pode ser um pouco mais difícil, mas normalmente as pessoas conhecem a Mussaenda na cor rosa, sua variedade mais comum, de onde se originam grandes sépalas com uma textura semelhante à camurça.

O gênero Mussaenda faz parte da família das rubiáceas e possui em torno de 190 espécies que, comumente, são usadas como planta ornamental e decora espaços abertos de forma esplendorosa por serem vistosas e impressionantes, com diversas variedades.

Se você deseja entender melhor essa planta ou cultivá-la em seu jardim, ter um pedacinho da beleza de uma de suas variedades, confira esse artigo e aprenda como cuidar, cultivar e dar vida a Mussaenda.

Cuidados com a Mussaenda

materiais de jardinagem para mussaenda

Assim como qualquer outra planta, o gênero Mussaenda precisa de certos cuidados para que se desenvolva saudavelmente. Local, tipo de solo, fertilizantes e algumas outras variáveis serão fundamentais para que tudo dê certo.

Confira abaixo cada detalhe dessas variáveis que precisam ser observadas.

Qual local e solo ideais para Mussaenda

Planta indicada para regiões tropicais, a Mussaenda não se dá bem com o frio. Não é muito criteriosa quanto ao local de cultivo, podendo ser cultivada em vasos, isolada ou também dentro de jardins.

Apreciadora de solos ricos em matéria orgânica, é essencial que esteja bem adubado e que forneça os nutrientes suficientes para o desenvolvimento desse arbusto. Você pode aproveitar cascas de frutas como uma boa fonte de matéria orgânica.

Apenas tenha cuidado com o tempo em que a matéria orgânica fica próxima da planta, para não atribuir predadores ou doenças para a Mussaenda.

Como fertilizar a Mussaenda

Para fertilizar a Mussaenda sem exageros, você deve usar o tradicional NPK, essa sigla refere-se a adubação dos três principais fertilizantes das plantas: Nitrogênio (N), Fósforo (P) e Potássio (K).

Para a Mussaenda a proporção de NPK recomendada é de 4-14-8, respectivamente. Para complementar, adicione esterco de gado ou composto orgânico enriquecido com farinha de osso. A melhor época para adubação das variedades desta planta é na primavera e no verão.

Como regar a Mussaenda

Por ser um arbusto que prefere ser cultivado em regiões com climas tropicais e equatoriais, a Mussaenda precisará de bastante água para sobreviver ao Sol constante. Entretanto, o solo não deve ficar encharcado, apenas úmido.

As regas devem ser regulares, em torno de 3 vezes por semana se estiver no canteiro ou regas diárias, porém com menos água, caso esteja em um vaso. Você pode fazer o teste do solo, pressionando o dedo perto da raiz.

Se perceber que o solo está seco, coloque um pouco mais de água, se perceber que está encharcado, tenha cuidado com a quantidade de água da rega ou verifique, no caso dos vasos, se a drenagem está funcionando bem.

A podagem da Mussaenda

É necessário observar sempre o período da poda. A Mussaenda cresce bem e pode chegar a 3 m de altura, por isso, pode causar problemas. É aconselhável o controle de altura do arbusto, deixando-o com 1,5 m a 2,0 m de altura, no máximo. Assim, o mantém saudável e vistoso.

Também é recomendada uma poda logo após o período final da floração, para incentivar o crescimento e desenvolvimento da floração seguinte.

Como cuidar de pestes na Mussaenda

Fica atento à floração, ao caule e às folhas. O gênero Mussaenda é um arbusto semi-lenhoso bastante resistente, mas poderá ter problemas com fungos por causa da quantidade de regas necessárias.

Se não for feita da maneira correta, a rega pode encharcar a raiz e criar um ambiente prolífero para fungos. Outro ponto importante é analisar as folhas, para ter certeza de que a adubação está suficiente para o seu desenvolvimento.

Uma outra praga muito comum são pequenos animais, como lagartas e formigas, por exemplo. Eles podem ocasionar estragos nas folhas e flores, então observe e se aparecer procure, na casa de agrotóxicos, informações sobre inseticidas para esse problema.

Como fazer muda de Mussaenda

Um arbusto tão bonito e versátil, é impossível não pensar em como criar mudas para propagação do gênero. A Mussaenda multiplica-se por alporquia ou estaquia, preferencialmente feitas no período de novembro a março, pois estará no Verão e a muda se desenvolverá melhor.

Um detalhe muito importante é que deve-se colocá-la em estufas, para evitar a perda da muda por diversos fatores, como vento forte ou Sol intenso, já que ela acabou de ser transplantada. Na estufa também é um lugar de maior controle contra pragas.

Tipos de Mussaenda

O gênero Mussaenda possui por volta de 190 espécies, como mencionado anteriormente. Entretanto, 4 cores são as mais conhecidas, principalmente a Mussaenda rosa, encontrada em diversas casas e ruas.

Confira as características de cada variedade do gênero arbustivo.

Mussaenda rosa

Mussaenda alicia

De nome científico Mussaenda alicia, a Mussaenda rosa pode também ser chamada de Mussaenda-arbustiva ou Mussaenda-rosa-arbustiva. Suas flores são discretas e amareladas e suas sépalas grandes nos tons rosa e salmão.

Originária da África e da Ásia, preferem climas tropicais e equatoriais e podem crescer de 2,4 m a 3,0 m.

Mussaenda vermelha

Mussaenda erythrophylla

A Mussaenda vermelha tem como nome científico Mussaenda erythrophylla e também pode ser chamada de Mussaenda-vermelha-trepadeira. Suas flores possuem uma coloração amarelo-creme e suas sépalas seguem com um tom vermelho e o mesmo formato das flores, arredondado.

A Mussaenda vermelha tem origem na África e, além de serem arbustivas, são trepadeiras que podem usar estruturas como pérgolas para o seu crescimento. Como trepadeira, pode medir de 1,8 m a 2,4 m. Como arbusto pode medir de 2,4 m a 3,0 m.

Mussaenda branca

Mussaenda philippica

O nome científico da Mussaenda branca é Mussaenda philippica e é a variedade mais rara no Brasil, pois prefere climas temperados. Suas flores também são pequenas e amarelas, seguindo o formato de estrela e sua sépala é grande e branca.

Originada na Nova Guiné, Filipinas e Oceania, a Mussaenda branca possui ciclo de vida perene, assim como as variedades anteriores, e pode medir de 1,8 m a 2,4 m.

Mussaenda dourada

Mussaenda dourada

Introduzida no mercado há alguns anos, a Mussaenda-dourada dobrada é uma combinação de Mussaenda x hybrid. Sua floração é um pouco diferente das outras, porque as sépalas são uma mescla dos tons salmão, laranja e amarelo.

Essa mescla dá ao arbusto a coloração dourada. Seu tamanho segue parecido as anteriores, de 2,0m a 3,0 m, com o período floral de longa durabilidade e a beleza ornamental característica do gênero.

Características da Mussaenda

Mussaenda rosa

Com tantas espécies dentro do gênero Mussaenda, existem algumas características que não mudam entre elas. O ciclo de vida e período da floração, seus usos e sua morfologia são algumas delas.

Confira um pouco mais dessas características.

Floração da Mussaenda

O gênero Mussaenda possui floração com ciclo de vida perene na maioria das espécies, ou seja, florescem por um período longo e suas flores não caem. Por isso, você deve podá-las depois de um certo tempo, para que a planta possa renovar seu ciclo.

Possuem flores muito pequenas e num tom amarelado. As sépalas, confundidas como flores, possuem cores e tamanhos variados a depender da espécie.

A inflorescência desabrocha discretamente e cresce à medida que a planta se apresenta saudável. Esse é o período que ela precisa de atenção com o adubo e a rega.

Usos da Mussaenda

Por sua beleza e porte espetaculares, além de desenvolver-se bem em climas tropicais, seu uso no Brasil são, principalmente, em jardins internos, ornamentação de ruas e áreas internas de casa, esse último na forma de vasos.

Entretanto, uma das suas variedades, por exemplo, a Mussaenda frondosa, também é usada para fins medicinais, no tratamento de inflamações, doenças oculares, problemas no sistema nervoso e ainda como planta afrodisíaca.

Lembre-se que, apesar de ser usada para fins medicinais, é sempre aconselhável a busca pela ajuda médica profissional.

Morfologia da Mussaenda

A Mussaenda se divide em flores pequenas, folhas normalmente de coloração verde e de variados formatos e sépalas grandes com cores variadas que aparecem de setembro a verão. Um arbusto semi-lenhoso e ramificado, com ciclo de vida perene.

Por ser perene, sua inflorescência não cai, precisando de poda. Sua altura, em sua grande maioria, chega aos 3,0 m e deve ser podada sempre assim como a floração, para um melhor desenvolvimento das plantas.

Suas folhas são elíptico-ovaladas, aveludadas e sulcadas pelas nervuras. Seguem padrões discolores, de 8 a 13 cm de comprimento caem durante o período de inverno.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da mussaenda

Neste artigo apresentamos informações gerais, tipos, e dicas de como cuidar da mussaenda, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Deixe sua casa mais florida com a Mussaenda e suas variações!

arbusto de mussaenda rosa em casa

O gênero Mussaenda é bastante comum no Brasil, principalmente nas regiões de clima quente. Sua beleza e porte chamam a atenção e, por isso, suas variedades são muito utilizadas como plantas ornamentais.

Como foi visto nesse artigo, o cultivo desta planta arbustiva não apresenta dificuldades, podendo estar em vasos, isoladas ou em grupos, nos mais variados locais, mas principalmente em jardins.

Com as informações que você encontrou aqui, aproveite as dicas e cultive uma Mussaenda você também. Deixe seu jardim florido, colorido e com um cheiro maravilhoso. Ela é uma planta que vale a pena ter em casa.

Autor deste artigo

Sou técnica agrícola e também redatora freelancer, Ghostwriter, gerente de projetos, arquiteta e redatora em uma agência de publicidade há mais de 1 ano, o que me deixa sempre perto de criações, além de ter experiência em criação de artigos e legendas para social media.
Amo a natureza e a variedade de assuntos, sempre gosto de aprender coisa nova!

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos