Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Galaxy S21 FE VS S23: Qual o melhor?

celular

Se você está em busca de aparelhos que tenham o equilíbrio perfeito entre um valor acessível e especificações técnicas premium, os smartphones da linha S, da marca Samsung, serão a opção ideal de compra. Neste artigo, apresentamos uma comparação entre as características dos modelos S21 FE e S23.

Ambos os dispositivos se destacam pelo seu variado conjunto de câmeras, pela longa autonomia de sua bateria e pelo tamanho confortável de suas telas. No entanto, existem algumas diferenças entre eles que fazem com que cada modelo seja mais adequado para um tipo de demanda.

Confira, nos tópicos a seguir, em quais aspectos cada produto se destaca, além para quem são indicados, seus respectivos preços e faça a sua escolha. Boa leitura!

Comparação entre Galaxy S21 FE VS S23



Galaxy S21 FE
Galaxy S23
Bateria
4500mAh
4500mAh
Processador
Samsung Exynos 2100
Snapdragon 8 Gen 2
Sistema Op.
Android 12
Android 13
Armazenamento
128GB, 256GB
128GB, 256GB
Conexões
5G, Wi-Fi, USB, NFC, Bluetooth
5G, Wi-Fi, USB, NFC, Bluetooth
Tela e resolução
6.4", 1080x2340 pixels
6.1", 1080x2340 pixels
Memória RAM
6GB, 8GB
8GB, 12GB
Dimensões
155.7x74.5x7.9 mm
146.3x70.9x7.6 mm
Preço
R$2.599,00
R$3.199,00

Ao escolher entre o Galaxy S21 FE e o Galaxy S23, é importante analisar com atenção as especificações técnicas de cada um deles, observando suas semelhanças e diferenças. Nos tópicos abaixo, você confere mais detalhes sobre as características mais relevantes desses modelos.

Tela e resolução

celular

Existem algumas diferenças entre os visores do Galaxy S21 FE e do Galaxy S23. Em termos de tamanho, o S21 FE conta com 6.4 polegadas, oferecendo uma visualização confortável, enquanto o S23 vem com 6.1 polegadas, sendo uma opção mais portátil.

E caso você queira conhecer outros aparelhos com display grande, não deixe de conferir os 10 melhores celulares de tela grande de 2024. Já a taxa de atualização de ambos chega aos 120Hz, porém, o S21 FE tem uma resposta de toque de até 240Hz com o Game Mode ativado.

As imagens são reproduzidas nos dois aparelhos com a mesma resolução, a Full HD+ e para otimizar as imagens ao assistir filmes e séries no streaming, ambos contam com o recurso HDR10+. O S23 sai na frente, no entanto, em termos de nível de brilho, garantindo uma visualização mais nítidas em ambientes externos.

Armazenamento

celular

Em relação à quantidade de espaço disponível para o armazenamento de mídias e arquivos, os modelos Galaxy S21 FE e S23 se diferenciam. O primeiro conta com uma quantidade máxima de 128GB em sua memória interna enquanto o segundo chega aos 256GB.

Por outro lado, os dois aparelhos se assemelham no que diz respeito à impossibilidade de expansão, visto que nenhum deles vem equipado com slot para cartão microSD, impedindo o aumento desse espaço.

Câmera frontal e câmera traseira

celular

Quando se trata da quantidade de megapixels na câmera frontal, o Galaxy S21 FE sai na frente, contando com 32MP contra 12MP do Galaxy S23 para a garantia de selfies nítidas e de qualidade. Na traseira, apesar de ambos virem equipados com um conjunto fotográfico triplo, os sensores das lentes se diferenciam bastante.

No Galaxy S21 FE, tem-se uma combinação entre uma câmera principal ultra-wide de 12MP mais duas, com 12MP e 8MP de zoom. Já no Galaxy S23 são encontradas uma lente principal de 50MP, uma ultra-wide de 12MP e uma teleobjetiva de 10MP com zoom ótico de 3x. 

E caso tirar fotos de qualidade é a sua prioridade, não deixe de conferir os 12 melhores celulares com câmera boa de 2024.

Desempenho

celular

O processador que vem equipando o Galaxy S21 FE é o Samsung Exynos 2100, enquanto o Galaxy S23 conta com o Snapdragon 8 Gen 2, ambos com oito núcleos, garantindo velocidade de processamento tanto para multitarefas quanto para rodar aplicativos mais pesados, como de jogos ou de edição.

A quantidade de gigabytes, que também contribui para uma navegação fluida, muda quando os aparelhos são comparados. O Galaxy S21 FE vem com 6GB de RAM e, por sua vez, o S23 possui 8GB, oferecendo um desempenho superior.

Proteção e segurança

celular

Tanto o Galaxy S21 FE quanto o Galaxy S23 contam com certificação IP68, que garante resistência à sua estrutura contra o contato com água, a uma profundidade de até 1,5m pelo tempo máximo de 30 minutos, e poeira.

E se um celular com essas características é a sua prioridade, não deixe de conferir os 10 melhores celulares à prova d'água de 2024Já o visor do S23 sai na frente em termos de proteção, pois vem revestido com o vidro Gorilla Glass Victus 2.

Já em relação à segurança interna dos aparelhos, é possível habilitar, em ambos, o desbloqueio pelo leitor biométrico, tudo a partir do reconhecimento de impressões digitais. Enquanto o S21 FE possui leitor do tipo óptico, mais antigo, o S23 já conta com leitor ultrassônico, mais rápido e preciso.

Sistema de som

celular

A potência durante a reprodução de sons é a mesma quando comparamos o Galaxy S21 FE e o Galaxy S23, pois ambos os aparelhos utilizam o alto-falante de chamadas como um canal de saída secundária para o áudio, que é estéreo.

Os dois aparelhos entregam, também, um excelente equilíbrio entre graves, médios e agudos, com uma boa diferenciação entre os sons, sem distorções, mesmo em volume máximo.

Design e cores

Em termos de opções de cores, tanto o Galaxy S21 FE quanto o Galaxy S23 contam com uma boa variedade, agradando desde o consumidor mais tradicional, com tons como branco, preto e creme, até os usuários mais modernos, com tons de violeta e verde. Além dessas alternativas, o Galaxy S23 ainda conta com opções exclusivas para quem compra na loja da Samsung, como lime e grafite.

Mais uma grande diferença entre os aparelhos está em sua construção, pois, enquanto o S21 FE vem com corpo confeccionado em plástico, a estrutura do S23 é feita em alumínio. O S23 ainda conta com acabamento brilhante nas bordas e revestimento em vidro, ao contrário do S21 FE.

Conectividade e entradas

celular

O Galaxy S21 FE se assemelha ao Galaxy S2 pelo fato de não possuir entrada P2 para fones de ouvido, portanto, na parte inferior, ambos possuem entrada USB-C. A ausência de slot para cartão microSD também aproxima os dois aparelhos.

Em termos de conectividade sem fio, ambos contam com Bluetooth em versão atualizada para o compartilhamento de informações com outros dispositivos, suporte para a rede 5G, a mais moderna em termos de transferência de dados, Wi-Fi de sexta geração e tecnologia NFC para pagamentos à distância. O S23, no entanto, é compatível com carregamento sem fio a uma potência de até 15W.

Bateria

celular

O Galaxy S21 FE se destaca quanto à potência de sua bateria, pois vem equipado com 4.5mm miliamperes contra apenas 3.900 miliamperes do Galaxy S23. No entanto, mesmo sendo compatíve com um carregador de 33W, mais potente do que o de 25W com o qual S23 é compatível, o tempo de espera até uma carga completa é de pouco mais de uma hora em ambos os aparelhos.

No entanto, mesmo com uma quantidade maio de miliamperes, o Galaxy S21 FE não fica mais do que um dia inteiro longe das tomadas. Já o S23 passou por uma evolução em comparação com seu antecessor, vindo com uma bateria que garante até 7 horas a mais de autonomia. E se um aparelho com bateria potente é a sua prioridade, veja então os 10 melhores celulares com bateria boa de 2024

Versão do sistema

celular

O Galaxy S23 passa na frente do Galaxy S21 FE no que diz respeito à versão do sistema operacional Android que o equipa. Enquanto o S2 FE vem com Android 12, o S23 conta com o Android 13. Ambos os sistemas oferecem uma interface intuitiva e uma navegação fluida e, mesmo sendo uma versão anterior, o sistema do S21 FE garante atualizações por um bom tempo.

O modelo passará por quatro atualizações e receberá cinco anos de patches de segurança, evitando que o usuário precise trocar de aparelho até que o Android chegue à versão 17.

Recursos adicionais

celular

Entre os recursos adicionais encontrados no Galaxy S23 em comparação com o Galaxy S 21 FE estão a presença do vidro Gorilla Glass Victus 2 em seu visor e a compatibilidade com carregamento sem fio a uma potência de até 15W.

Já o S21 FE conta com o recurso Game Mode, que garante uma resposta de toque de até 240Hz para maior fluidez durante os jogos. Em relação às câmeras, ambos filmam com resolução 4K com suas lentes frontais, no entanto, o S23 passa na frente ao oferece filmagens em 8K em sua câmera principal.

Preço

Mesmo sendo um aparelho completo e moderno, por ter um acabamento em plástico e recursos menos avançados em comparação ao Galaxy S23, o Galaxy S21 FE pode ser encontrado nas lojas por valores que variam entre 2 mil e 4 mil reais.

Já o Galaxy S23, que possui um conjunto de câmeras mais profissional e um acabamento metalizado, com revestimento em vidro, é vendido por um valor que varia entre 3 mil e 7 mil reais. Basta analisar as suas demandas e o seu orçamento e escolher a opção ideal.

Comprar Samsung Galaxy S21 FE
Comprar Samsung Galaxy S23

Quais as vantagens de cada modelo?

Após comparar as semelhanças e diferenças entre os modelos Galaxy S21 FE e Galaxy S23, foi possível ver que os dois smartphones são excelentes opções de compra. No entanto, caso ainda tenha restado alguma dúvida sobre qual aparelho escolher, é só conferir, abaixo, as vantagens de cada produto.

S21 FE:

 Equipado com rede 5G 

 Suporte para recurso HDR10+

 Bateria de longa autonomia

 Revestimento com vidro Gorilla Glass Victus

 Excelente desempenho para multitarefas

S23:

 Bateria mais potente

 Filmagens em 8K

 Compatível com carregamento sem fio

 Conectividade 5G

 Estrutura em alumínio

Galaxy S23

O Galaxy S23 se destaca por ter alguns recursos premium, como a sua estrutura, que é feita em alumínio, material mais durável e resistente, com revestimento em vidro no visor. Além disso, seu conjunto fotográfico vem com lentes com um número maior de pixels e oferece a possibilidade de fazer gravações em 8K.

Sua bateria passou por um upgrade, com um número maio de miliamperes em comparação com a versão anterior do aparelho e ele é compatível com carregamento sem fio a uma potência de até 15W, aumentando as possibilidades de uso do consumidor.

Galaxy S21 FE

O maior ponto de destaque do Galaxy S21 FE está em seu custo-benefício, pois oferece o equilíbrio perfeito entre recursos técnicos modernos e um valor de compra acessível. Além disso, sua tela tem tamanho grande, de 6.4 polegadas, sendo mais confortável para a visualização de séries e filmes.

O usuário pode ativar, ainda, o recurso HDR10+ para a otimização das imagens. Mais uma vantagem está na tecnologia Game Mode, que otimiza o funcionamento do aparelho para aumentar a sua produtividade nos jogos, por exemplo, oferecendo uma resposta de toque de 240Hz para máxima fluidez e precisão de movimentos.

Comprar Samsung Galaxy S21 FE
Comprar Samsung Galaxy S23

Quais as desvantagens de cada modelo?

Assim como qualquer outro dispositivo eletrônico, tanto o Galaxy S21 FE quanto o Galaxy S3 contam com especificações que podem não chamar a atenção de todo tipo de consumidor. Veja, abaixo, algumas das desvantagens de cada aparelho e escolha aquele que mais se encaixa às suas demandas.

S21 FE:

 Sem entrada para fone de ouvido

 Filmagens limitadas ao 4K

 Leitor biométrico ótico

S23:

 Tela menor

 Carregamento limitado a 25W

 Memória interna sem expansão

Galaxy S23

O Galaxy S23 trata-se de um aparelho com recursos considerados top de linha, que fazem dele um aparelho mais caro, portanto, esse modelo pode não estar dentro do orçamento de todo e qualquer consumidor. Sua tela tem um tamanho menor, sendo, por um lado, mais portátil, mas, por outro, oferecendo menor riqueza de detalhes durante a visualização de conteúdos.

A compatibilidade máxima em termos de carregamento é de 25W, o que pode fazer com que o Galaxy S23 demore mais até ter uma carga completa, além disso, em sua estrutura não há slot para cartão microSD, impossibilitando a expansão da memória interna.

Galaxy S21 FE

Em relação às suas portas e entradas, o Galaxy S21 FE tem como duas desvantagens a ausência de slot para cartão microSD, que impede a expansão do espaço disponível para armazenamento, e a ausência de entrada P2 para fones de ouvido, fazendo com que o usuário precise gastar com a compra de um acessório mais moderno, USB-C, caso ainda não o tenha.

Apesar de fazer filmagens em 4K com suas câmeras frontal e traseira, sua lente principal se limita à resolução 4K, diferente de outros aparelhos, que já chegam ao 8K. Já em termos de segurança, além de não vir equipado com nenhum revestimento em seu visor, o seu leitor biométrico ainda é do tipo óptico, não tão ágil e preciso na leitura das digitais.

Comprar Samsung Galaxy S21 FE
Comprar Samsung Galaxy S23

Perguntas frequentes sobre Samsung Galaxy S23 e o S21 FE

Com a leitura dos tópicos acima sobre as principais características do Galaxy S21 FE e do Galaxy S23, ficou mais fácil escolher o seu favorito e você provavelmente já fez a sua compra. Para que não restem dúvidas sobre a linha ou os modelos, veja, a seguir, um pouco mais sobre as categorias da marca e como elas se caracterizam.

Qual a diferença entre a linha S e A?

celular

A linha Galaxy S se destaca por oferecer aparelhos com recursos técnicos top de linha enquanto a linha Galaxy A é direcionada ao usuário que deseja adquirir um modelo de entrada, apenas para realizar atividades mais básicas, que não exigem tanto desempenho.

Entre as características mais relevantes dos smartphones da linha Galaxy S estão as suas câmeras de alta qualidade, sua maior capacidade de processamento e atualizações mais longas de software.

Além disso, eles funcionam muito bem para multitarefas e rodam aplicativos mais pesados, sem lentidão ou travamentos, aspectos que os colocam a frente dos modelos Galaxy A. Por outro lado, o valor dos aparelhos Galaxy A são muito mais acessíveis.

O que quer dizer FE no celular Samsung?

celular

A sigla FE encontrada em alguns modelos da linha Galaxy, da Samsung, se refere à expressão “Fan Edition”, ou seja, são dispositivos pensados para agradar aos usuários por trazerem recursos técnicos premium por um valor mais acessível, adequando-se a todas as demandas e orçamentos.

Entre as características que colocam os produtos S FE em destaque estão os seus recursos avançados de segurança e suas especificações audiovisuais, como a tecnologia de sua tela e seus sistema de som, porém, por serem construídos em materiais mais simples, como o plástico, foi possível baratear seus custos.

Comprar Samsung Galaxy S21 FE
Comprar Samsung Galaxy S23

Veja outros artigos de celular!

Neste artigo, você conheceu um pouco mais sobre os modelos Galaxy S21 FE e o S23 com suas vantagens e especificações, pois assim você pode ver qual deles é o aparelho ideal. Mas que tal conhecer outros artigos sobre celulares? Confira abaixo os artigos com informações para que você saiba se vale a pena comprar o produto.

Os 15 Melhores Celulares de 2024: Android, iOS e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2450

Em dúvida sobre qual é o aparelho ideal para se conectar? Veja aqui os 15 melhores celulares para comprar em 2024 e como escolher a melhor opção para você!

Os 15 Melhores Celulares Custo Benefício de 2024: Xiaomi, Samsung, Motorola e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1046

Pensando em comprar um celular que ofereça um bom custo-benefício? Confira neste artigo uma lista com os 10 melhores modelos do mercado e como escolher o seu!

Os 15 Melhores Celulares para Jogos de 2024: Motorola, Samsung e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1162

Em busca do aparelho ideal para rodar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 15 melhores celulares para jogos de 2024, como ecolher e onde comprar!

Encontre o celular certo para você entre o Galaxy S21 FE e o S23!

celular

Após a leitura deste artigo, você pôde perceber que a escolha do Galaxy S ideal não é uma tarefa simples. É necessário analisar as características de cada aparelho e selecionar aquele que melhor se adéqua tanto à sua demanda quanto ao seu orçamento. Entre as características mais importantes a serem comparadas estão a capacidade de processamento, o tamanho e a resolução da tela, a autonomia da bateria e muito mais.

A partir da análise das semelhanças e diferenças entre o Galaxy S21 FE e do Galaxy S23, ficou mais fácil escolher o seu favorito. Agora, é só adquirir o modelo que mais gostou ainda hoje e usufruir de todos os benefícios de se ter um smartphone com especificações técnicas premium por um valor que cabe no bolso!

Autor deste artigo

Bacharela e licenciada em Letras Português/Inglês pela UFMG, diariamente aprendendo coisas novas sobre língua e linguagem. Apaixonada pela escrita e todas as formas de expressão.

Palavras-chave relacionadas


Celulares

Artigos relacionados


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


Os 15 Melhores Celulares para Idoso de 2024: Motorola, Samsung e mais!

Os 15 Melhores Celulares para Idoso de 2024: Motorola, Samsung e mais!

Quer comprar um de celular para idosos, mas não sabe qual escolher? Confira neste artigo os melhores opções de celulares no mercado e saiba como escolher o seu!


Os 14 Melhores Celulares com Tela Grande de 2024: Samsung, Asus, Xiaomi e mais!

Os 14 Melhores Celulares com Tela Grande de 2024: Samsung, Asus, Xiaomi e mais!

Procurando o melhor celular com tela grande? Aprenda neste artigo a escolher o modelo ideal para você e veja nosso ranking com as melhores opções do mercado.


Últimos posts


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

As 8 Melhores Máquinas de Lavar de 16kg em 2024: Consul, Panasonic, Brastemp e Mais!

Em busca da máquina de lavar de 16kg ideal? Neste artigo, apresentamos as 8 melhores máquinas de lavar de 16kg da atualidade, como escolher e onde comprar!


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas