Pedra para jardim: branca, gruta, fonte, decoração, tipos e mais!

Pedra para jardim: branca, gruta, fonte, decoração, tipos e mais!

Pensando em utilizar pedras no seu jardim, para deixá-lo ainda mais bonito? Veja neste artigo dicas de como fazer, vantagens, tipos de pedras e de decoração.


Qual é a função das pedras de jardim?

Lindo jardim repleto de flores com paisagismo de pedra.

Como jardim é um local agradável onde se cultivam árvores, flores e plantas das mais variadas espécies, os profissionais de arquitetura e urbanismo, bem como o cidadão comum que tem aptidão e um gosto pessoal para trabalhar com plantas normalmente inclui em seu projeto pedras, uma vez que elas possuem uma infinidade de funções dentro de um jardim.

Com isso, neste artigo você irá apreciar e entender as diversas funções que as pedras podem exercer em um jardim. Além da questão da beleza visual natural, existem outras funções que você pode aplicar até em um mini jardim, a fim de garantir todos os benefícios desse ambiente para você e sua casa.

Portanto, se você já possui um jardim ou deseja criar esse ambiente dentro da sua residência, acompanhe agora todas as dicas que esse artigo traz para que você inclua em seu projeto as pedras adequadas para o seu objetivo.

Decorações com pedras para jardim

Tendo em mente que um jardim pode trazer diversos benefícios, como o embelezamento de sua residência, tenha em mente que a inclusão de pedras nesse ambiente é uma ótima opção, haja vista que acrescentará mais elegância. Sendo assim, confira abaixo as funções que as pedras podem exercer em seu jardim.

Gruta de pedra

close-up de uma gruta de pedra feita manualmente.

A gruta é uma formação da natureza constituída por pedras em um processo que leva milhões de anos para se formar. Normalmente, as grutas são visivelmente deslumbrantes para quem as visita em uma escala maior na natureza, ou até mesmo em suas réplicas utilizadas como ornamentos, apresentando-se em diversos formatos, profundidades e com jogos de iluminação natural.

Com isso, foram criadas réplicas de grutas de pedra para que sua utilização possa ser mais frequente em jardins. Assim, é possível utilizar a gruta para separar alguns tipos de plantas e flores ou para direcionar água para molhar algum local indicado. Comumente, muitos fiéis utilizam as grutas para funcionar como um oratório a santos.

Fonte de pedra

Cachoeira do jardim decorativo e lagoa feita de pedra.

As fontes de pedra levam anos para se formar e possuem um sistema impar para transporte da água que passa por ela. A fim de trazer todos os benefícios de uma fonte de pedra natural para o seu jardim, é preciso usar uma certa engenharia ao copiar esse processo que acontece espontaneamente nas fontes naturais.

Desse modo, é importante que você saiba que você pode construir uma fonte de pedras em um jardim, no entanto, deve incluir em seu projeto um sistema de drenagem da água e um motor que simule e alimente esse processo de caída de água, sendo um processo elaborado. Todavia, saiba que é possível comprar uma fonte de pedras que já possui esse sistema projetado e em funcionamento.

Muro de pedra

Muro de travertino e jardim decorativo com flores coloridas.

O muro de pedra é uma opção bem mais simples e de baixo investimento para que você tenha um visual bem mais natural em seu jardim, afinal, formações de pedras em muros naturais são muito comuns e esse é um ótimo recurso para que você traga ao seu ambiente uma referência de um local natural.

Ao imaginar um muro de pedras, certamente o pensamento irá a um cenário com pedras distintas em seus tamanhos e aparências. Logo, ao aproveitar, em sua decoração, da falta de padrão na natureza, uma beleza que valoriza o seu ambiente será acrescentada. Além disso, o muro também é uma forma elegante de limitar o espaço que abrange o jardim.

Chão e trilha de pedra

close-up de uma trilha de pedras com flores ao redor.

A técnica de criar um chão e trilha de pedras é sensacional e replicar essa paisagem é uma das melhores opções para enriquecer um cenário de jardim. Com a finalidade de criar esse ambiente, é preciso ter atenção a alguns detalhes, uma vez que o chão de pedra será um caminho onde provavelmente as pessoas irão circular, ou seja, andar sobre esse caminho.

Devido a isso, inclua em seu projeto detalhes como qual estrutura montar por baixo do chão da trilha de pedras e qual pedra usar para aguentar a circulação de pessoas sobre o local. Se você possui um mini jardim onde não tenha efetivamente a circulação de pessoas ou animais, é possível uma construção mais simples e caseira.

Pedras com formato

Jardim de pedras em formatos de esferas com tamanhos variados.

Uma outra técnica muito utilizada para criar cenários curiosos e magníficos em jardins de tamanhos e escalas das mais variadas, são as pedras com formato. É isso mesmo, você pode projetar por exemplo, que um determinado grupo de pedras formem um coração, caso esteja fazendo um jardim no quintal de casa, sendo uma ótima forma de surpreender a pessoa que ama.

É possível também criar pedras de cimento dando formatos diferentes a ela, simulando uma pedra em formato de pirâmide ou formas ovais e circulares. Ao usar ao máximo sua imaginação você poderá criar formas bastante satisfatórias, criando um ambiente que agrade a você e em consequência causará um cenário agradável aos convidados que visitarem o seu jardim.

Tipos de pedra para jardim

Após a apresentação de várias ideias que podem ser usadas para a decoração do seu jardim, como grutas e muros, serão abordados aspectos acerca das pedras que podem ser usadas em seu jardim, citando nomes de muitas delas para que você consiga se inspirar na elaboração de seu jardim. Descubra essas informações logo abaixo!

Brita branca

 Borda de iúca verde jovem, decorada com brita branca.

A brita branca é muito utilizada para criar um ponto de destaque em seu jardim, se você quiser evidenciar uma flor do seu jardim que tenha um significado especial para você, experimente cercar o espaço dessa flor com a brita branca para dar mais destaque a ela.

Essa pedra possui um formato variado e é muito utilizada em meio à decoração de jardim e de vasos de plantas. Seu valor é acessível e a sua utilização agrega maior elegância ao ambiente.

Pedra dolomita

Pedras do tipo dolomita embelezando o jardim.

A pedra dolomita é muito utilizado para decoração de jardim, tendo em vista que se trata de uma pedra de coloração branca e formato cilíndrico, sendo um mineral muito abundante na natureza e que se apresenta em diversos tamanhos.

A dolomita costuma ser utilizada em diferentes formas de decoração em um jardim, podendo estar presente em trilhas e ao lado de algumas plantas em vasos, como as suculentas e alguns arbustos. Tem uma boa harmonização quando próxima a chãos de madeira e próxima à grama, uma vez que causará um contraste elegante.

Seixo natural

Close-up de um jardim com pedras de seixo natural.

A pedra seixo natural é encontrada normalmente na margem de rios, possuindo formatos arredondados e tons de marrom e bege. São ótimas para decoração de jardim, porquanto que apresentam uma conotação mais natural ao jardim, e, além da questão visual, são muito baratas e o valor do investimento é super atrativo, chamando a atenção dos amantes por jardim.

Por conta da coloração que as pedras seixo natural possuem, costumam dar um ar mais sutil ao ambiente, transmitindo mais conforto e a sensação de estar em um local que te aproxima mais da natureza.

Pedras de rios

Várias pedras de rio com formatos e cores varadas.

As pedras de rios, assim como o nome sugere, costuma ser encontrada às margens de rios. Bastante semelhante com a pedra seixo natural, a pedra de rio também possui coloração em tons de marrom e bege e também é muito abundante na natureza, o que a torna atrativa para compra e a faz ser uma pedra muito utilizada na decoração de jardins.

Caso em seu jardim houver uma pequena fonte ou lago, inserir as pedras de rios em seu entorno pode criar um ambiente mais natural e agradável. Tais pedras também causam uma boa harmonização ao estarem ao lado de flores.

Mármores

Banco de jardim de pedra em mármore no parque.

A pedra de mármore é uma ótima escolha para decorar seu jardim, uma vez que torna o ambiente sofisticado e, por conta disso, deixou de ser utilizado apenas para decorar pisos e ganhou lugar em meio à decoração de paredes e jardins.

O mármore possui diversas cores e formas atrativas para a decoração de jardins, sendo que a mais utilizada são as apresentações na cor branco. Todavia, você pode encontrar o mármore que mais se encaixa ao seu projeto de acordo com a sensação que deseja ser transmitida em seu jardim, tendo que as pedras de mármores são versáteis e variadas.

Granito

Caminho de calçada de granito no jardim.

A pedra granito em sua forma bruta é a mais utilizada para compor a decoração de um jardim. À vista disso, a pedra granito bruta é uma referência por ser bastante utilizada para compor pequenas trilhas em jardins, agregando elegância e um ar mais elaborado e sofisticado ao local.

Mas além da apresentação mais robusta, é possível encontrar o granito em outras apresentações menores para que você consiga compor a sua paisagem.

Argila expandida

Mãos de um indivíduo segurando várias pedras de argila expandida.

A argila expandida é um coringa na paisagem de um jardim. Certamente você já viu a argila expandida em alguma decoração, tendo que ela é bastante utilizada para compor decorações elegantes, estando presente, na maioria das vezes, em vasos.

A principal função da argila expandida, além de sua beleza, é a drenagem da água para evitar que plantas e flores apodreçam com o excesso de umidade. Características como leveza, durabilidade, isolamento térmico e acústico permitem que a argila expandida seja amplamente usada, em especial na decoração de jardins.

Pedra de São Tomé ou Mineira

Muro de jardim feito de pedras de São Tomé.

A pedra de São Tomé é conhecida por vários nomes, podendo ser chamada de pedra mineira ou canjiquinha. É muito utilizada para revestimentos de ambientes externos, inclusive jardins. A pedra de São Tomé tem uma boa absorção de líquidos, como a água da chuva, além de ser conhecida por sua função antiderrapante.

Uma das principais curiosidades acerca dessa pedra é que ela leva o nome da cidade onde é extraída, São Tomé, em Minas Gerais. É comum que tal pedra seja utilizada em muros de jardim, causando um contraste agradável com os outros elementos do local.

Pedriscos e cascalhos

Trilha de pedriscos e cascalhos na área do jardim.

As pedras pedriscos e cascalhos são naturais, sofisticadas e amplamente utilizadas na decoração de jardins. Os cascalhos e pedriscos são visualmente agradáveis e podem ser utilizados em vasos de plantas ou até mesmo no chão do jardim para compor a paisagem. Além disso, possuem vários tamanhos que podem ser selecionados de acordo com o seu projeto.

Ardósia

Trilha de pedras do tipo ardósia no jardim e com flores de cor amarela, laranja e azul.

A pedra de ardósia tem um formato argiloso e rústico, possui variação na coloração e é muito utilizada em decorações em geral, inclusive em jardins. A ardósia possui uma infinidade de apresentações, podendo ser encontrada em seus modelo polido, escovado e muitos outros.

Seu investimento costuma ser bastante acessível, colaborando para mais uma vantagem para utilizar esse tipo de pedra. A ardósia também possibilita a criação de muitas composições, uma vez que está disponível em vários formatos e sua tonalidade se adequa a diversos tipos de jardins.

Pedra Ágata

Vista de perto várias pedras do tipo ágata multicoloridos.

A pedra ágata faz parte do grupo dos quartzos e é muito encontrada no Sul do país, onde é possível encontrá-la às margens e superfícies dos rios. Tal pedra possui uma beleza única e se apresenta em uma infinidade de cores e formatos.

Além de ser bastante utilizada na decoração de ambientes e utensílios dos mais variados, ela possui o poder de reenergizar o ambiente, dando equilíbrio energético ao local. Sendo assim, preze por incluir a pedra ágata em seu projeto de jardim.

Pedra portuguesa

Chão decorado com pedras portuguesas de cor branca.

A pedra portuguesa é muito utilizada em calçadas, sendo bastante resistente e muito utilizada para dar formas e revestir ambientes externos, inclusive a área de jardins. Ela se apresenta em diversas colorações, as quais tem características bem definidas, podendo ser usada com o intuito de fazer desenhos geométricos no chão do seu jardim.

O custo da pedra portuguesa é relativamente baixo e permite que você possa desfrutar de suas diferentes versões por um preço acessível.

Sobre o uso de pedras de jardim

Mulher colocando pedra do tipo dolomita ao redor da muda de rosas.

Tendo em mente que diante da diversidade de pedras apresentadas é comum haver indecisão quanto à possibilidade de incluir pedras em seu projeto de jardim, será apresentado a seguir as vantagens e desvantagens do uso desse recurso de decoração. Confira a seguir!

Vantagens

Procurar utilizar pedras naturais, as quais costumam remeter mais à natureza, colaborará para mais beleza natural em seu jardim. Outra vantagem que cabe destacar é que as pedras não necessitam de tanta atenção, como a irrigação diária, visto que ainda reduzem a sujeira. E consequentemente reduzem a quantidade de algumas pragas no local.

Ademais, as pedras ajudam a controlar os níveis de umidade e deixam o ambiente menos seco, tendo em vista que absorvem a água, deixando o ar mais leve. Como também evita a formação da lama, ajuda a criar um cenário mais limpo.

Desvantagens

As desvantagem podem vir à tona no momento da escolha da pedra para a sua decoração de jardim, tendo que é importante que você leve em consideração alguns fatores antes de decidir a pedra ideal, como se o seu jardim é interno, se o jardim tem iluminação natural ou circulação de pessoas, uma vez que a pedra que você vai escolher precisa acompanhar o seu uso.

Não deixe de questionar um vendedor especialista, mostrando a ele todos os detalhes de seu projeto e características de seu jardim, a fim de optar por pedras que mais se adequem às suas expectativas.

Como fazer um jardim de pedras

Homem cuidando do jardim de pedras e com um belíssima fonte.

Tendo em mente que a possibilidade de incluir pedras em seu projeto de jardim pode agregar mais beleza e qualidade ao ambiente, algumas dicas podem ser de suma importância, como o fato de que pode criar um jardim com pedras e não se preocupar tanto com a questão de regar as plantas diariamente. Veja mais informações nos próximos tópicos.

Faça as medidas

Primeiramente, defina qual local de seu jardim decidirá fixar as pedras, bem como qual projeto deseja seguir com elas, como uma trilha ou canteiro. Com base nisso, colete as medidas necessárias, a fim de estar ciente de informações como a quantidade de pedras que deverão ser utilizadas e o tamanho delas, quando se tratar de trilhas ou outras ideias.

Materiais

Conhecer os materiais que serão necessários para a execução da inclusão de pedras em seu jardim pode ser essencial para te ajudar a ter um resultado satisfatório. Com isso, escolha algumas opções de pedras, pois uma variedade formada por dois ou mais tipos de pedras irá te ajudar a criar um modelo mais único e diferenciado.

Além disso, é interessante completar o espaço entre as pedras com terra, dando preferência a uma terra que esteja livre de ervas daninhas. Logo, você pode fazer uso de uma terra que contenha cerca de 30% de areia, com a finalidade de que haja uma boa drenagem no solo.

Quais plantas?

Você pode optar por manter um jardim formado exclusivamente por pedras ou um jardim convencional com o uso das pedras. Se optar por um jardim de pedras, entenda que como as pedras servem de pano de fundo para um jardim de flores, você pode utilizar as plantas e flores nesse contexto para servir de pano de fundo para o seu jardim de pedras.

Se for incluir plantas e flores não se esqueça de que elas devem combinar com as pedras, podendo ser utilizados pequenos arbustos, trechos com grama, flores pequenas e suculentas.

Quais pedras?

Você pode combinar três ou quatro pedras em seu projeto, de acordo com as expectativas que mantém e da imagem que deseja que seja transmitida pelo ambiente. Desta forma, você pode selecionar diferentes tipos de pedras segundo suas tonalidades e formatos, bem como os tamanhos.

Você pode utilizar a pedra seixo natural, com os pedriscos e argila por exemplo. Busque optar pelas pedras que mais se adequam ao seu gosto pessoal e que causem uma boa harmonização com outros elementos presentes em seu jardim.

Onde comprar pedras?

Em sua cidade, é possível que encontre pedras em casas de material de construção e em lojas especializadas em itens de jardinagem, bem como em floriculturas. No entanto, caso não haja estabelecimentos em sua cidade voltados a pedras, pode-se recorrer a lojas digitais.

Visto que é possível encontrar uma infinidade de sites que vendem pedras para jardim, nos mais diferentes formatos, tamanhos e apresentações. A dica é procurar sites conhecidos, que apresentam segurança na compra para que você receba o seu produto com agilidade e segurança.

Utilize pedras de jardim como um complemento de decoração!

Menina decorando o jardim com pedras ao ar livre.

A jardinagem e o paisagismo vêm ganhando cada vez mais importância e valorização na atualidade, fazendo com que jardins estejam mais atuais e chamem mais a atenção, ganhando novos complementos, como as pedras. Como você chegou ao final deste artigo, pode acompanhar as dicas e orientações que foram transmitidas nesse sentido.

Dessa maneira, acrescentar pedras de diferentes tonalidades e modelos com o objetivo de criar trilhas, contornar canteiros e pequenas fontes pode fazer com que seu jardim receba mais destaque e adquira uma aparência mais moderna e sofisticada.

Agora é partir para a prática, você já possui todas as ferramentas para começar ou incrementar o seu projeto de jardim, aproveite e ganhe muita satisfação pessoal na jornada com o seu jardim.

Autor deste artigo

Olá! Sou paulista apaixonada por São Paulo e amante da natureza. Escrever, para mim, é paz, é espalhar conhecimento e estar em constante aprendizado, por isso, amo o que faço! Fazer parte da equipe Portal Vida Livre está sendo incrível! Obrigada a todos, redatora Daniela Marques

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos