Comidas típicas do estado de São Paulo: quais são e muito mais!

Comidas típicas do estado de São Paulo: quais são e muito mais!

Neste artigo, apresentamos as comidas típicas de São Paulo, suas características e curiosidades. Veja também as principais regiões gastronômicas do estado!


Você sabe quais são as comidas típicas do estado de São Paulo?

Lanche de mortadela de São Paulo

São Paulo tem a fama de ser uma cidade agitada que não para nunca, por isso mesmo, as iguarias Paulistana são, em sua maioria, muito práticas e fáceis, mas nem por isso, deixam de ser saborosíssimas.

Seja uma comida de rua como um cachorro quente à moda paulista, um lanchinho de mortadela da padaria, ou um aquele picadinho caprichado. Todos eles são adaptados ao gosto dos paulistas e não encontramos em lugar algum fora do estado.

Abaixo destacamos 12 iguarias típicas e acessíveis de São Paulo.

Comidas típicas do estado de São Paulo

Sejamos sinceros, São Paulo abriga muitas culturas e sabores, desde pratos típicos de outros estados brasileiros até culinária internacional. Há bairros inteiros cuja culinária foi influenciada por seus imigrantes, como o bairro do Bixiga e o bairro da Liberdade.

Mas digamos que você visite uma lanchonete de esquina, por exemplo, o que será que vai encontrar? Isso vai depender do dia da semana, se for uma segunda, o prato do dia será um delicioso virado à paulista, porém se for quarta será uma saborosa feijoada, nos demais dias da semana você poderá encontrar o clássico picadinho de carne, um filé à milanesa, uma panquequinha ao molho ou o básico bife com arroz, feijão e batata frita.

Além disso, você encontrará em São Paulo muitos lanches, salgados tradicionais e pratos caseiros muito saborosos, como destacarei a seguir.

Cuscuz à paulista

Cuscuz Paulista no prato

Nem sempre você vai encontrar o cuscuz à paulista nos restaurantes e lanchonetes, mas naquele almocinho coletivo em família sempre tem aquela tia ou prima que faz essa iguaria. É comida simples e caseira. O mais clássico é de sardinha, mas agora tem outras variações com camarão, calabresa ou frango.

O segredo é deixar tudo bem temperadinho com sal, alho, cebola, tomate e não esquecer de acrescentar azeitonas, milho, ervilha, molho de tomate, ovos cozidos e sardinha. Os próprios ingredientes se encarregam de enfeitar o prato. Tudo isso se une por meio da farinha de milho amarela bem cozidinha. Por tradição, tudo dever ser colocado numa forma redonda com furo.

Virado à Paulista

Virado Paulista

E já que eu contei para você que segunda-feira em São Paulo é dia de Virado à paulista, agora vou te contar como é a montagem desse prato.

Primeiro um arroz branco bem fresquinho, depois uma porção de couve refogada, tutu de feijão, de preferência com pedacinhos de linguiça calabresa, uma bisteca de porco, um pedacinho de toicinho bem crocante, uma linguiça toscana frita, um ovo frito e por último e não menos importante, meia banana à milanesa.

O regime vai ter que começar na terça porque de fit, nem a banana. E aí, será que você consegue encarar esse prato tipicamente paulistano?

Bauru

E o que dizer do Bauru? Esse é bem simples, pode ser feito em casa mesmo ou encontrado em qualquer lanchonete.

Um pão francês, sim, paulistano chama pão de sal ou baguetinha, de pão francês, com queijo do tipo muçarela, presunto e tomate.

O tomate é fundamental, viu? Sem tomate a gente chama de misto. Quente ou frio depende do gosto do freguês, mas eu sugiro quente com o queijo derretido e esticando.

E hoje o Bauru tem também a versão fit com queijo branco e peito de peru. Tem versão em pastel, beirute, pizza, pão... Juntou queijo, presunto e tomate é Bauru.

Cachorro-quente com purê de batata

cachorro quente

Pode até causar estranheza, mas em São Paulo cachorro-quente tem que ter purê de batata.

O mais simples leva poucos ingredientes. O pão, próprio para hot-dog, é aberto ao meio, um dos lados recebe uma porção generosa de molho de tomate, o outro lado é o do purê, mas você pode colocar um pouco mais de purê em cima da salsicha que é para batata palha não ficar caindo, depois basta acrescentar katchup e mostarda à vontade.

Nos últimos anos foram criadas versões mais recheadas desse lanche, com milho, ervilha, catupiry, vinagrete, queijo ralado e até bacon e calabresa, mas se for sua primeira vez, sugiro o simples e clássico.

Apesar de ser vendido em lanchonetes, é uma típica comida de rua ou festas infantis.

Churrasco grego

Churrasco grego no forno

Esse é mais difícil de fazer em casa, isso porque precisa de um espeto giratório para o cozimento lento da carne.

A carne escolhida deve ser do tipo gordurosa para dar mais sabor. Os temperos podem variar, mas em geral coloca-se pimentão, cenoura, sal, cebola e temperos secos. A carne já marinada por pelo menos 24h deve ser cortada em bifes bem finos e colocada no espeto giratório alternadamente com os temperos.

Depois de tudo bem cozido basta servir no pão francês com vinagrete e para ficar ainda mais clássico, um copo de suco para acompanhar. É um lanche de rua muito comum na região central de São Paulo, costuma ser de valor bem acessível.

Sanduíche de mortadela

sanduiche de mortadela

Pode ser encontrado muito facilmente, ou feito em casa com pouco trabalho, consiste em pão francês recheado com mortadela fatiada. Se for para turistar em São Paulo eu sugiro experimentar o famoso lanche de mortadela do Mercado Municipal, e acredite, o lanche é tão bem recheado que fica difícil comer o lanche inteiro sozinho.

Pão na chapa

pão na chapa

Pão na chapa tem um cheirinho maravilhoso. E como você pode ter reparado, paulistano adora comer pão francês com tudo, então é claro que o melhor pão na chapa é feito com pão francês e manteiga, tostado na chapa ou frigideira. Acompanhado de café “pingado” fica melhor ainda. Um café da manhã perfeitamente paulistano.

Bolovo

Uma mistura de bolinho de carne recheado com um ovo cozido inteiro, em alguns lugares acrescente-se uma massa fina externa tipo de coxinha, ou à milanesa. Lembra uma grande almondega.

Pode ser feito assado, ou em forma de cup cake, mas tenho que te contar que o bolovo “raíz” é frito submerso no óleo mesmo. O ovo que é usado como recheio costuma ter a gema bem durinha, mas vale a pena perguntar pois alguns lugares podem optar pela versão menos cozida e mais cremosa.

É um salgado muito proteico e delicioso.

Sonho

sonho de padaria

Esse é um doce de padaria. Um pãozinho frito, muito bem recheado com creme belga ou doce de leite e para finalizar, salpicado com açúcar de confeiteiro. As versões mais gourmet podem ter recheio de chocolate, sensação e até churros.

Algumas confeitarias também variam nos tamanhos e podem ser vendidos por peso ou unidade, dependendo do estabelecimento. O creme belga é bem simples de se fazer, com bem poucos ingredientes, basta leite, leite condensado, gema de ovo, amido e essência de baunilha. Você também pode usar esse creme para rechear bolos.

Já o pão frito lembra um pouco bolinho de chuva, porém o formato fica mais redondo porque a massa é sovada e moldada em bolinhas.

Picadinho

picadinho com batata e cenoura

Picadinho é um prato que você pode encontrar em qualquer dia da semana em restaurantes ou mesmo nas casas dos paulistanos.

Como o próprio nome sugere é um cozido com carne picada e legumes, que em geral são batatas e cenouras também picadas. Tudo deve estar bem temperadinho com cebola, alho, tomate, folhas de louro e outros temperos secos. Algumas versões levam molho de tomate.

O segredo é escolher uma carne bem macia e cozinhar deixando um pouco de caldo. Esse caldo saboroso vai servir para deixar o arroz e feijão mais molhado e acrescentar sabor a todo o prato.

Sanduiche de pernil paulistano

Esse é clássico da torcida paulistana: um belíssimo sanduíche feito de pão francês.

A preparação é um pouco demorada já que a carne de pernil deve ser cozida em peça para ser fatiada ou desfiada somente após o cozimento. É um lanche mais versátil, visto que o tempero e a apresentação da carne podem variar de acordo com o gosto de quem prepara.

Se a intenção for fazer um turismo gastronômico, eu sugiro experimentar o sanduíche de pernil do Bar e lanches do Estadão, que vende algumas variações com queijo, aliche e até uma exótica opção com abacaxi.

Coxinha

Coxinha de frango com catchup e mostarda

E finalmente ela, o que nunca falta nas festas de aniversário e lanchonetes de São Paulo, e dispensa apresentações.

A mais clássica é recheada de frango ou frango com catupiry, mas hoje existem casas especializadas em coxinhas, que contam com variedades incríveis, desde versões fits até coxinhas doces recheadas com doce de leite, brigadeiro, goiabada com queijo e mais.

Os tamanhos também podem variar, pequenas para festas e grandes encontradas em lanchonetes e padarias, mas na Zona norte de São Paulo há uma padaria que vende uma versão gigante de 1 Kg, a Panetteria ZN que fica localizada no Mandaqui. A coxinha é tão queridinha que virou até bolo em alguns restaurantes de São Paulo. Deve ser delicioso.

Regiões gastronômicas de São Paulo

São Paulo conta com muitos bairros gastronômicos, lugares com culinária diversa e abundante que vão desde pratos internacionais como também comida de rua, de bar e até opções mais requintadas. A Seguir vou destacar alguns desses lugares que valem a pena visitar.

Liberdade

Rua Galvão Bueno na Liberdade

Há uma estação de metrô bem na praça central do bairro, a estação Liberdade-Japão, que homenageia o local onde ainda se encontra a maior colônia japonesa do Brasil. Mas hoje, apesar da predominância nipônica podemos encontrar imigrantes asiáticos de outros países também, como tailandeses, chineses e coreanos, o que enriqueceu ainda mais a experiência gastronômica e cultural do local.

Os restaurantes da liberdade são muito variados, desde casas especializadas em pratos quentes como Lámen, Udon e Yakissoba como também pratos frios como Sushi, Sashimi e Temaki. Também tem opções mais baratinhas encontradas nos mercadinhos locais: os famosos “obentôs” que são marmitas de sushi ou yakissoba.

Nesses mercados você também vai encontrar bebidas incomuns como refrigerante de sakura ou melão e doces orientais de arroz e feijão. Se você quiser aproveitar ao máximo o que esse lugar tem para lhe oferecer, sugiro visitar a Liberdade aos finais de semana, que é quando acontece a conhecida “feirinha da liberdade” que vende comida asiática de rua.

Bixiga

O bairro do Bixiga é mais um bairro fortemente influenciado pela cultura e culinária imigrante, nesse caso, italiana.

É o lugar perfeito para quem gosta de massas, mas não só isso, há opções de risotos, assados de cordeiro e também opções doces, como o famoso cannoli, que é uma massinha cilíndrica, frita e bem recheada de creme ou doce de leite.

Nos últimos anos o bairro do bixiga se tornou mais popular e hoje além das famosas cantinas conta também com movimentados bares. Lá você também pode encontrar uma luderia que reúne na mesma experiência comida, bebida e diversão por meio de jogos de tabuleiro.

25 de Março

ladeira porto geral na 25 de março

Quando pensamos na 25 de março lembramos logo dos mais variados comércios desde lojas de fantasias até lojas de acessórios, roupas, materiais escolares, artigos de festas, utensílios de cozinha...é um lugar onde se pode encontrar de TUDO.

Localizada na região central de São Paulo é um lugar bastante movimentado, mas o que muita gente não sabe é que entre a multidão das mais variadas lojas, galerias e barraquinhas há uma rica gastronomia predominantemente árabe, sim, podemos encontrar os mais variados doces, esfirras, pães, pratos tradicionais como charuto de uva ou repolho, cuscuz marroquino, entre outros.

E para quem gosta de comida chinesa e coreana, no shopping Oriental há uma pequena praça de alimentação com restaurantes asiáticos.

Cerqueira Cesar

visão aérea do bairro Cerqueira Cesar

Esse é um lugar ricamente gastronômico e eclético, não é à toa que está na lista de lugares indispensáveis para se turistar em SP.

Você já ouviu falar no elegante bistrô Paris 6? Então, é lá. E que tal o requintado D.O.M? Também. Uma curiosidade sobre o Paris 6 é que todos os pratos levam o nome de alguma figura pública, músicos, atores, esportistas... Já imaginou comer dadinhos de tapioca à "BÁRBARA EVANS" ou assiete de fromage à “KAKÁ”?

Agora imagine você que o mesmo lugar que abriga restaurantes sofisticados também abriga divertidos Pubs que servem hamburgueres, wraps, nachos com chili e até pratos diferenciados como cozido de cordeiro com batatas ou escondidinho irlandês.

Quem visita o bairro Cerqueira Cesar encontra cenários opostos, de um lado lojas juvenis, despojadas e reinventadas e do outro, lojas mais refinadas e seletas. Esses dois mundos juntos, criam um ambiente incrivelmente interessante.

Itaim Bibi

No Itaim Bibi há uma imensa diversidade de restaurantes e lanchonetes, há inclusive um centro comercial no qual funciona uma espécie de praça de alimentação de shopping, só que sem shopping, o Brascan.

Lá você poderá encontrar restaurantes locais, fast-foods e restaurantes muito requintados com pratos exclusivos onde você poderá experimentar, por exemplo, lagosta, mexilhões, massas com polvo, carne de cordeiro, arroz com nozes, confit de pato entre outras iguarias servidas numa apresentação impecável, além disso a arquitetura dos restaurantes mais sofisticados do Itaim Bibi são incríveis.

Há restaurantes especializados em comidas saudáveis, restaurantes veganos, restaurantes árabes, mexicanos, japoneses, americanos entre outros e opções para todos os bolsos, desde restaurantes no estilo self-service, pratos comerciais, e a la carte.

Não deixe de experimentar as comidas típicas do estado de São Paulo!

Sonho

Paulistano é bom de garfo, não é mesmo? Gosta de comida temperadinha e variada. Pode ser que você conheça algumas dessas comidas ou talvez todas, mas São Paulo é uma cidade que inventa e reinventa e mesmo para os pratos mais típicos, há variações atípicas e inéditas.

Em São Paulo o clássico funciona, o novo também. Além da experiência culinária, vale a pena conferir a variação cultural nacional ou internacional, ou quem sabe fazer as duas coisas ao mesmo tempo.

Paulistano não tem apenas um prato, tem todos.

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos