Massa para pescar: como fazer para pacu, tilápia e outros peixes de rio!

Massa para pescar: como fazer para pacu, tilápia e outros peixes de rio!

Veja neste artigo as principais receitas de massas para pescar, como prepará-las e mais dicas infalíveis de pesca.


O que é massa de pesca e por que muita gente usa?

Mãos colocando massa de pesca marrom em anzol

Quando você vai pescar, existem várias opções para fazer uma boa pescaria, no caso das iscas, há as iscas tradicionais vivas e as iscas artificiais. Porém, existe ainda uma possibilidade de atrair muitos peixes de uma vez: preparar uma boa massa de isca para peixe.

A massa de pesca é um tipo de isca para atrair peixes utilizada por pescadores em diversas ocasiões. Normalmente, os pescadores criam receitas com alguns ingredientes caseiros para ajudá-los a pescar melhor, para atrair o maior número de peixes, pois estes são mais atraídos pela massa do que por uma isca comum.

Não existe apenas uma receita de massa de pesca, mas várias. Há massas muito simples, que não levam muitos ingredientes, e são usadas frequentemente pela facilidade de fazer, já que muitas vezes o pescador não preparou a massa no dia anterior. Massas de pesca são boas iscas para todos os peixes.

Aprenda como fazer receitas de massa para todos os peixes de rios

Nesta seção você vai conferir super receitas de massa para pescar muitos peixes. Você encontrará tudo sobre como fazer massa simples, massa para a pesca em geral, massa tiro e queda, massa doce, entre outras.

Massa de fundo para todos os peixes

Banana e batata doce laranja cortadas

A massa de fundo possui ingredientes fáceis de encontrar na sua casa ou em um mercado ou mercearia perto de você. Os ingredientes são: quatro bananas, uma batata doce cozida, seis paçocas, duas colheres de mel, quatro colheres de chocolate em pó, cinquenta gramas de queijo ralado, um ovo cru, quatro colheres de óleo e farinha de trigo.

Não é uma massa difícil de fazer, basta misturar esses ingredientes até atingir o ponto adequado para que a massa esteja pronta na hora da pesca, firme o suficiente para prender no anzol.

Massa simples

Dois pães franceses

O preparo da massa simples não exige ingredientes sofisticados: você precisa de dois miolos de pão francês e um queijo polenguinho. Você deve amassar o pão francês com o queijo no mesmo dia da pescaria. A massa simples feita desse modo é adequada para os peixes lambaris, pacu-prata e piau.

Há ainda uma outra receita para a massa simples. Nessa você utilizará suco em pó, água e trigo; misture todos os ingredientes até virar uma massa parecida com massa de pão e assim já está pronta para o momento da pesca.

Massa para a pesca em geral

Cinco recipientes com diferentes tipos de farinha

A próxima receita é simples e uma das melhores iscas para peixe, rápida e fácil de fazer em casa, com poucos ingredientes. Se você preparar essa massa com certeza sua pescaria será um sucesso. Os ingredientes são uma xícara de farinha de trigo, uma xícara de fubá, uma xícara e meia de água, uma colher de chá de alho em pó, uma colher de chá de açúcar e uma xícara de melaço.

Para preparar, misture a farinha, o fubá, o alho em pó e o açúcar em uma tigela grande. Adicione ¾ de xícara de água mexendo bem a mistura até obter uma consistência pastosa. Transforme a massa em bolas de massa do tamanho de uma ervilha e coloque em um prato ou bandeja.

Em uma panela, adicione os outros ¾ de xícara de água e a xícara de melaço. Leve a mistura de água e melaço para ferver. Coloque bolas de massa na mistura de água e melaço e ferva por 3 minutos. Retire as bolas de massa e deixe esfriar em um prato ou bandeja.

Massa Tiro e Queda

Pequena cumbuca e colher com leite condensado

A massa tiro e queda já diz no nome a que veio: ela com certeza vai te proporcionar uma boa pescaria. Alguns ingredientes para preparar uma massa tiro e queda são um quilo e meio de batata doce, 800 gramas de ração de peixe, dez paçoquinhas, uma lata de leite condensado, um quilo de açúcar cristal, essência de baunilha e suco de maracujá.

Para o preparado você deve cozinhar a batata doce, bater no liquidificador a ração até que fiquem pó, e em seguida misturar tudo para que fique uma massa consistente. Adicione o açúcar cristal, o suco de maracujá e a essência de baunilha. Uma observação importante: o açúcar cristal deve ser posto somente no dia da pescaria.

Massa para todos os peixes de água doce

Tábua com fubá espalhada sobre ela, tortilhas, milhos e colher ao redor

Se você deseja fazer massa especificamente para peixes de água doce e ter uma boa pescaria, você verá que não é difícil. Primeiro, faça uma mistura de duas partes iguais de farinha de trigo e de fubá. Acrescente água e também uma colher de manteiga para que os pedaços das massas não se misturem. Depois você deve fazer bolinhas, passe essas bolinhas no fubá e não se esqueça de cozinhar em água fervente.

Massa pega tudo

Banana com parte descascada e pote de mel

Se você deseja fazer uma massa para pescar qualquer peixe, essa massa é a ideal. Aqui te daremos os ingredientes para que você possa preparar na sua casa. Os ingredientes são duas bananas maçãs, duas colheres de sopa de erva doce, duas colheres de sopa de mel, duas colheres de sopa de suco em pó de morango, duas batatas doce médias, fubá e farinha de rosca.

Na hora do preparo, você deve pôr em uma vasilha as batatas doce já cozidas e depois adicionar as bananas amassadas junto com os demais ingredientes, exceto a farinha de rosca e o fubá. Você precisa mexer até que se forme um creme, em seguida acrescente aos poucos farinha de rosca e complete com fubá até que a massa se solte da mão. Quando você fizer isso, é só guardar em um saco plástico e levar para pescar.

Massa doce

Duas paçoquinhas meio quebradas

Se você deseja preparar uma boa massa para pescar uma grande quantidade de peixes, você precisa saber como fazer a massa doce, que é a massa perfeita para isso. Os ingredientes para fazê-la são super fáceis de serem encontrados, e com isso você terá uma pesca inesquecível. Abaixo te apresentaremos os ingredientes e o modo de preparo.

Você vai precisar de dez paçocas, um pacote de suco de maracujá em pó, 300 gramas de farinha de rosca e suco de maracujá (líquido). Quando você tiver todos os ingredientes à disposição, ponha todos em uma bacia e devagar vá acrescentando o suco de maracujá. Se você perceber que não está pegando uma boa consistência, acrescente água filtrada, e depois disso você terá a massa doce pronta para a pesca!

Massa japonesa

Cumbuca com farinha de mandioca e mandiocas inteiras atrás

A massa japonesa é uma isca que atrai diversos tipos de peixe durante a sua pescaria. Os ingredientes não são difíceis de encontrar e são acessíveis para qualquer pessoa. São eles: uma xícara de chá de farinha de trigo, uma xícara de chá de farinha de mandioca, uma colher de sopa de shoyu e água.

O primeiro passo para fazer a receita é misturar as farinhas com o shoyu, depois adicione água até dar o ponto. Quando você perceber que a massa está firme, faça bolinhas e cozinhe até as bolinhas subirem, deste modo estará feita a massa japonesa.

Aprenda como fazer receitas de massa para peixes específicos de rio

Pessoa segurando vara vermelha com molinete em rio

Aqui você vai conferir como preparar massas para pescar diferentes peixes de água doce. Falaremos sobre massa para carpas e o que é necessário para prepará-la, e também sobre a massa para pacu e massa para tilápias.

Massa para carpas

Se você gosta de pescar peixes de água doce, a carpa é uma das espécies mais conhecidas. Mostraremos a você como fazer uma boa massa de isca com o objetivo de pescar carpas. Os ingredientes são dois quilos de ração P 40 mais um quilo de ração P 22 (moída), 500 gramas de massa de mel, dois copos americanos de leite em pó e metade de um dente de alho (moído).

O preparo dessa massa não é difícil, você deve misturar a ração P 40, que serve para dar liga na massa; a P22, que serve para esfarelar na água para chamar atenção do peixe; a massa de mel, que serve para diminuir o cheiro do alho; o leite em pó, que serve para deixar a massa bem doce; e por fim a água do tanque no qual você vai pescar. Quando a massa estiver feita acrescente o alho moído.

Massa para pescar pacus

Se você deseja pescar o peixe pacu, esta é a massa certa, pois você não precisa de ingredientes difíceis, eles podem ser encontrados na dispensa da sua casa, e preparando essa massa você terá sucesso na sua pescaria. Os ingredientes são farinha de trigo, água e suco artificial em pó (morango).

Para o preparo, misture a farinha de trigo, a água e o suco até esses ingredientes formarem uma massa consistente. Faça o formato de bola de gude e depois ferva em água quente; em seguida, tire e escorra da água. Quando você estiver escorrido a água das bolinhas, passe as bolinhas na farinha de mandioca cru e não se esqueça de guardá-las em saco plástico.

Massa infalível para tilápias

A massa infalível para tilápias é tiro e queda, se você usar essa massa para uma pescaria, você com certeza terá sucesso nela. Os ingredientes não são facilmente encontrados na dispensa da sua casa, porém o preparo não é difícil.

Aqui vão os ingredientes: trezentas gramas de massa carnívora, trezentas gramas de guabi (tradicional) e cento e cinquenta gramas da massa Peterson vermelha. O preparo não exige grandes conhecimentos, a única tarefa que você vai precisar fazer é misturar todos os ingredientes com água até dar liga. Deste modo, você terá uma excelente massa para pescar tilápias.

Dicas para pescar utilizando massas de pesca

Pessoa fazendo bolinhas de massa de pesca que está em um pote pequeno

Nessa seção, você vai conferir como utilizar a água do local de pesca para fazer a massa, qual ambiente é o mais adequado para fazer uma boa pescaria e também verá os efeitos de jogar a massa de pesca na água.

Utilize a água do local de pesca para fazer a massa

Durante uma pescaria, algumas vezes você precisa usar água do local para fazer uma massa de pesca. Quando você estiver nessa situação, utilize a água para amolecer a massa mas nunca deixe-a muito encharcada nem esfarelando para que ela fique bem rígida ao ficar presa no anzol. Geralmente, há três espécies de peixes que são mais fisgadas quando você usa água do local para fazer a massa, sendo elas tambaquis, matrinxãs e tilápias.

Ambiente quente e calmo

A atividade de pescar exige um ambiente tranquilo para que o pescador tenha uma pesca agradável. Não é recomendável ao pescador pescar entre meio-dia e quatro da tarde, pois o sol estará muito quente. Quando o ambiente está quente, os peixes procuram abrigos em águas mais fundas, dificultando a pesca. Os melhores horários para uma pesca tranquila e com o ambiente não muito quente são o amanhecer e o final da tarde.

Jogue um pouco de massa na água

Se você deseja atrair mais peixes quando você for pescar, jogue a massa para pesca na água antes da atividade, para que ela possa trazer mais peixes próximo a você. As massas são mais atrativas do que as iscas comuns, e desta forma você terá mais sucesso na pescaria. O açúcar é um ingrediente muito usado, pois ele chama os peixes e também auxilia na manutenção da massa no anzol.

Conheça produtos voltados para pescaria

Neste artigo apresentamos diversas informações sobre massas para pescar. Agora que estamos dentro do assunto de pescaria, que tal conhecer alguns de nossos artigos sobre produtos voltados para o tema? Confira abaixo!

As 10 Melhores Iscas Artificiais de 2022: Zoom Bait, River2Sea e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2578

Leia este artigo e veja nossa lista com as 10 melhores iscas artificiais de 2022. Saiba tudo o que precisa para escolher o melhor equipamento para a sua pesca!

Os 10 melhores molinetes para pesca de praia de 2022: da Daiwa, Okuma e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1810

Deseja encontrar um bom molinete para sua pesca em águas salgadas? Veja este artigo sobre os melhores molinetes do ano e como fazer a escolha certa!

As 10 linhas de pesca de monofilamento mais resistentes de 2022: da Shimano, Vexter e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1285

Está com dúvidas sobre qual linha de pesca de monofilamento comprar? Confira a seguir dicas e informações sobre esse item, além da lista com as 10 melhores!

Escolha sua massa de pesca e pegue todos os peixes!

Várias bolinhas de massa para pescar marrons com pontinhos amarelos sobre grama

Nesse artigo, apresentamos diversas massas de peixes para você escolher a melhor na hora da sua pescaria. Existem receitas para determinados peixes, por exemplo, se você deseja pescar um peixe pacu ou tilápia, você deve preparar uma massa que mais atraia esses peixes, mas várias servem para todos os peixes. Muitos pescadores preferem as massas do que as iscas, pois as massas são mais atrativas aos peixes.

No entanto, não há uma regra rígida a seguir para preparar uma massa de pescas. Muitos pescadores preparam suas próprias receitas, e diversas vezes conseguem resultados satisfatórios durante as suas pescarias, por isso sinta-se à vontade para testar o que você desejar na hora da sua pesca. Encontre sua massa ideal e boa pescaria!

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos