Árvore Pata-de-vaca: saiba seu nome científico, cuidados e mais!

Árvore Pata-de-vaca: saiba seu nome científico, cuidados e mais!

Conhece a árvore Pata-de-vaca? Veja neste artigo informações sobre esta bela planta, como cuidar, seus benefícios para saúde e vários outros usos!


Tudo sobre a Pata-de-vaca

Pata-de-vaca branca em foco

A Pata-de-vaca (Bauhinia), também conhecida por outros nomes populares como: unha-de-boi, unha-de-vaca, pezuña de vaca, mororó e caauba, é uma árvore de origem variada e, atualmente, pode ser encontrada em todas as regiões do país, predominantemente no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro.

Seus ramos são frágeis e suas folhas ovais com uma ponta aguda e abertura em forma de “v”, lembrando realmente a pata de um bovino, por isso o nome peculiar. A árvore tem um tronco espinhoso, pouco canelado, e que pode atingir de 4 a 10 metros de altura na idade adulta, dependendo da espécie. É bastante ramificada e contém uma copa aberta, arredondada e com flores brancas perfumadas.

Além disso, a pata-de-vaca também produz vagens com sementes achatadas de cor marrom e suas folhas incluem substâncias que podem ser usadas para tratar diversas condições. Para saber mais sobre seus benefícios, como cuidar e muito mais, preparamos um artigo completo sobre o assunto, confira!

Informações básicas da Pata-de-vaca

Árvore de Pata-de-vaca


Nome científico
Bauhinia variegata
Outros nomes

Pata-de-vaca, Árvore-de-orquídeas, Árvore-orquídea, Casco-de-vaca, Casco-de-vaca-lilás, Pata-de-vaca-lilás, Mororó, Bauínia, Pé-de-boi, Pata-de-vaca-rosa

Origem
ÁsiaChinaÍndiaVietnã
Porte

4 à 10 m

Ciclo de vidaPerene
FloraçãoInverno e início da primavera 
Clima

Equatorial, Subtropical, Tropical


A Pata-de-vaca, é uma árvore muito florífera e de vários nomes populares. Suas espécies somam mais de 250 em todo o mundo e suas flores mudam de acordo com cada uma delas. Atualmente, é uma planta muito conhecida em todo o mundo, frente a sua beleza, fácil cultivo e grande propriedade medicinal.

Ela se dá em quase todos os tipos de solo, sua madeira usada na fabricação de papel, lenha e, acima de tudo, trata-se de uma planta medicinal, muito conhecido por suas propriedades benéficas a saúde. As folhas, as flores e até as cascas do caule desta planta, têm sido usadas na medicina popular ajudando no tratamento de diferentes tipos de patologias, especialmente diabetes, dores e processos inflamatórios.

Em suas diversas espécies espalhadas por todo o mundo, sua beleza aliada aos benefícios, fazem com que a busca por ela seja cada vez maior em qualquer região. Sobre tudo, quem tem oportunidade a melhor dica é ter uma no próprio jardim, para ajudar com isso, separamos alguns cuidados para tê-la de maneira saudável.

Cuidados com a Pata-de-vaca

Close em Pata-de-vaca

Para aproveitar todos os benefícios da Pata-de-vaca, é fundamental que saiba como cuidar dela em todos os aspectos, incluindo onde plantar, como germinar, melhor iluminação e até o começo da germinação, pois tudo isso interfere na saúde da planta e sua durabilidade. Para isso, confira algumas dicas necessárias para ajudar a ter uma Pata-de-vaca mais bonita e saudável.

Local ideal para Pata-de-vaca

O local é fundamental para que a planta cresça e se mantenha, pois a troca de ambiente faz mal à saúde da árvore. O ideal recomendado é, preferencialmente, em um lugar com bastante sol (podendo ser sol direto) como jardins, ou pastos. E fundamentalmente em solo fértil, bem preparado e com boa adubação, principalmente nas primeiras semanas de plantio.

A Pata-de-vaca é uma planta resistente a temperaturas baixas mas não muito, pois ela pode vir a perder muitas folhas e flores em ventos e frio muito forte. Além disso, não é uma planta que gosta de mudanças bruscas de temperatura, por isso é importante pensar bem no lugar onde será plantada.

Tipo de solo para Pata-de-vaca

A Pata-de-vaca pode ser reproduzida em quase todos os tipos de solo, mas geralmente, prefere solos profundos e permeáveis, ou seja, cave um buraco bem maior que suas raízes, e mantenha sempre bem regado principalmente quando não há chuvas. Ela é também considerada uma planta padrão de solos com boa fertilidade química. Portanto, é importante evitar solos rasos e com muitas pedras.

Irrigação da Pata-de-vaca

A árvore não é muito exigente, tolera a falta de rega, mas, preferencialmente, gosta de solo úmido (não encharcado), principalmente quando estiver em fase de germinação. Recomenda-se então regar de 3 a 4 vezes por semana no inverno, quando as chuvas são escassas.

No verão a periodicidade pode mudar para apenas uma vez na semana, para ter certeza do momento da rega, basta colocar o dedo e verificar se a terra está úmida, caso a resposta seja negativa, é momento de regar.

Adubação da Pata-de-vaca

Geralmente as mudas de Pata-de-vaca são adubadas com adubo mineral, produto vendido em aviários, floriculturas e, às vezes, até em supermercados. Esse adubo ajudará no crescimento da raiz e da altura, o que consequentemente, irá fortalecer todo o restante da sua estrutura, incluindo uma melhor saúde geral da planta. Além disso, há formas de fazer adubos orgânicos com restos de cascas de frutas e ovos, por exemplo.

Propagação da Pata-de-vaca

Para propagar da maneira mais correta, é recomendado recolher as sementes e plantar duas delas em um saco plástico de, aproximadamente, 11 cm de altura e 4,5 cm de diâmetro. Também é possível propagar a planta por estacas de brotações de raízes e cepas.

A plantação deve ocorrer em terra fértil e, preferencialmente, fora do inverno, já que é uma planta sem muita resistência ao frio excessivo. Além disso, durante as primeiras semanas precisa ser mantida em local arejado e a em sol direto, até que apareçam as primeiras folhinhas, e esteja pronta para ser replantada.

Poda da Pata-de-vaca

Por não apresentar raízes agressivas, ela é usada principalmente no paisagismo em calçadas, canteiros centrais e quintais pequenos, comuns às grandes cidades. Também é muito utilizada em parques e praças, além de áreas condominiais. A poda da Pata-de-vaca não precisa ser regular.

Raramente, pode ser realizada apenas para condução dos galhos e ramos fracos. É importante atentar para o material que será usado para o trabalho, evite materiais enferrujados. Além disso, vale atentar para onde cortar, para não machucar a planta.

Como é o transplante da Pata-de-vaca

O transplante pode ser realizado entre 2 a 4 semanas após o início da germinação, que geralmente tem início de 5 a 35 dias após a semeadura. O poder germinativo é alto, sendo que até 91% das plantas atingem porte adequado para plantio após cerca de 5 meses.

Outras espécies similares

O gênero Bauhinia contém mais de 250 espécies similares disseminadas em regiões de temperaturas quentes pela América, África e Oceania. Todas as espécies possuem como característica similar, substâncias que ajudam no tratamento de diversas doenças e condições, além disso, todas dão flores de diversas cores e tamanho, cada uma com suas peculiaridades. Para saber mais, confira informações sobre algumas delas:

Bauhinia forficata

Bauhinia forficata

Encontrada geralmente no Brasil, nativa da Mata Atlântica, sua madeira é usada na produção de papel, como lenha, e as folhas e flores muito usadas como alimentação animal e para a medicina natural em humanos, ajudando no tratamento de doenças e condições variadas. Uma fácil maneira de diferenciá-la das outras espécies é com sua flor exclusivamente branca.

Bauhinia purpurea

Bauhinia purpurea

Conhecida como pata de vaca roxa, por suas flores arroxeadas, é uma árvore muito florífera originada na China e na Índia. Muito usada para a arborização urbana, principalmente no sul e sudeste do Brasil, a planta tem ramos espalhados formando uma grande copa, muito colorida principalmente na primavera e no verão. As suas folhas são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, antipiréticas e antidiabéticas.

Bauhinia blakeana

Já a Bauhinia blakeana ou bauínia-de-hong-kong, como também é chamada, é resultante de uma ligação entre a Bauhinia variegata e a purpurea. A diferença principal das outras espécies é sua madeira que é mais mole e consequentemente, a torna mais suscetível a pragas e a quebras, principalmente frente à temporais.

Originada em Hong Kong, contém a flor que simboliza a bandeira da cidade, muito parecida com uma orquídea, são rosadas com 5 pétalas, sendo que uma delas tem cor de tom mais forte. Esta árvore pode chegar a 12 metros de altura.

Bauhinia monandra

Bauhinia monandra

Enquanto isso, a Bauhinia monandra, conhecida como Árvore-orquídea, é uma árvore pequena, chegando no máximo a seis metros de altura. Suas flores são grandes, brancas ou vermelhas e também lembram bastante as orquídeas, por isso o seu nome popular.

Bauhinia trepadeira

Da mesma família, trata-se de uma planta que, diferente das outras espécies, não tem forma arbórea, mas sim ramos arqueados, finos, flexíveis e que sobem apoiados em suportes. Contém flores pequenas e que inicialmente são avermelhadas e depois partem para um tom rosado.

As folhas também são menores e arredondadas, lembrando borboletas. O cheiro é bem característico e lembra chocolate.

Usos da Pata-de-vaca

Pequena Pata-de-vaca crescendo em árvore

Segundo um estudo da Universidade Estadual de Goiás, várias partes da árvore Pata-de-vaca possuem propriedades que ajudam no tratamento de diversas doenças e condições, incluindo o caule, as raízes, as flores e claro, as suas folhas. Separamos mais detalhes sobre como usar essa planta medicinal, vamos lá?

Uso medicinal

A árvore Pata-de-vaca contém uma série de propriedades importantes para a saúde. As folhas são geralmente usadas em casa para auxiliar no tratamento de diabetes, cistite, além de conter funções diuréticas, anti-inflamatórias, hipocolesterolemiante e hipolipemiante.

Além de chá, as folhas podem também ser usadas como expectorante, adstringente, lavar feridas, úlceras e chagas ou aftas bucais com gargarejos. Pode ser usada também no couro cabeludo como anticaspa.

Não só as folhas, mas também toda a árvore contém substâncias como taninos, flavonóides e glicosídeos, que ajudam a tratar diversas condições.

A casca e o caule possuem propriedades expectorantes, as raízes são venenosas mas quando usadas em decoto (cozidas) são vermífugas, as flores são purgativas e as folhas diuréticas (ambas feitas por infusão), recomendadas como antidiabéticas.

Ou seja, a planta possui função antioxidante, citotóxica, hipoglicemiante, diurética, antibacteriana e fungicida. O chá deve ser feito por infusão, com 1 colher (sopa) de folhas picadas para 150 ml de água. Tomar 2 ou 3 xícaras por dia. Em caso de reações adversas interrompa o uso e consulte um médico.

Uso ornamental

A Pata-de-vaca tem flores belíssimas, e por isso, é tida como espécie ornamental, usada em parques, jardins e até para arborização de ruas. Sua grande copa gera bastante sombra, e suas flores tornam os lugares mais coloridos e vivos. Na arborização, portanto, ela é mais utilizada na área urbana.

A espécie pode ser utilizada tanto pelo aspecto ornamental quanto ao medicinal, pois acaba preservando espécie nativa do território brasileiro. Outra aplicação seria o cultivo dessas árvores em áreas externas às hortas de plantas medicinais, dando a elas a função de quebra-vento, além de sua exploração para comercialização.

Uso culinário

Não há muitas informações sobre o uso de Pata-de-vaca no uso culinário, alguns estudos mostram o uso das flores e folhas em saladas, e do óleo que pode ser extraído das sementes leguminosas, as vagens, grãos secos. A planta é excelente para consumo pois contém alta taxa nutritiva.

Uso da Pata-de-vaca na gravidez

Mesmo sem estudos específicos, é recomendado que pessoas com hipotireoidismo, gestantes ou lactantes, não façam o uso do produto pois pode haver efeitos colaterais.

O consumo da pata-de-vaca não é recomendado para mulheres grávidas também em fase de amamentação. Também não é recomendado o uso em crianças com menos de 12 anos. Pessoas que possuem hipoglicemia também não devem consumir, pois é capaz de diminuir ainda mais a quantidade de glicose no sangue.

O consumo constante da planta pode favorecer o desenvolvimento também de hipotireoidismo e formação do bócio endêmico. Além disso, o uso excessivo pode resultar em diarreias crônicas e alteração no funcionamento dos rins devido a sua ação purgante, laxativa e diurética.

Cuidados e precauções com a Pata-de-vaca

Mesmo que não haja estudos comprovando toxicidade, especialistas não recomendam o uso por tempo prolongado ou em doses muito altas. A dosagem recomendada é a seguinte:

- Infusão ou decocção: 2-3 xícaras de chá ao dia, preferencialmente depois das
refeições.

- Extrato seco : 250 mg uma vez ao dia.

- Pó: 400 mg duas vezes ao dia.

- Tintura: 30 a 40 gotas três vezes ao dia.

- TM: 40 a 60 gotas três vezes ao dia.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da árvore pata-de-vaca

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da árvore pata-de-vaca, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive sua própria Pata-de-vaca em seu jardim!

Árvore florida de Pata-de-vaca

A Pata-de-vaca é uma das melhores plantas para ter em casa, além de ter vários benefícios medicinais, os animais podem comer sem medo, e até pode render financeiramente pois sua madeira pode ser usada no mercado de papel. Vale a pena conferir as dicas que citamos no artigo para tê-la no seu jardim e cuidar da maneira correta!

Autor deste artigo

Sou Deydjan Dias (@deyddeys), matogrossense e jornalista. Trabalhei em produção de programas televisivos, redação publicitária, reportagem e textos jornalísticos. Atualmente, produzo matérias para alguns sites nos quais me identifico pessoal e profissionalmente, incluindo o Vida Livre. Adoro temas que despertam melhorias para a vida dos seres em geral, e espero que gostem do meu conteúdo.

Últimos posts


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23 Ultra: Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se vale a pena comprar o Samsung Galaxy S23 Ultra? Neste artigo, conheça a ficha técnica do aparelho, vantagens, desvantagens para ver se é o ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos