Lista de material de limpeza: veja produtos para limpar a casa e dicas!

Lista de material de limpeza: veja produtos para limpar a casa e dicas!

Tem dúvidas sobre quais produtos usar na hora da faxina? Confira a seguir os produtos essenciais para otimizar a limpeza e dicas para fazer uma boa faxina!


Você sabe quais materiais são necessários para uma limpeza completa?

Recipientes de produtos de limpeza

Um ambiente limpo pode prevenir ou ajudar a combater alguns tipos de alergias. Evita a proliferação de moscas, traças, baratas e ratos. E previne doenças infecciosas. Isso sem contar os benefícios relacionados ao bem-estar emocional. Afinal um ambiente bagunçado e sujo nos deixa com aquela sensação de desgaste, não é verdade?

Tão importante quanto a forma como a limpeza é feita é a escolha adequada dos produtos, não apenas para maior eficiência na limpeza, como também para não danificar as superfícies e pisos. Mas com tantos produtos variados no mercado, como escolher?

Com este artigo gostaríamos de te ajudar a fazer uma lista de materiais e produtos que atendam suas necessidades. Veja:

Lista de materiais de limpeza imprescindíveis:

Quais produtos e instrumentos vão ser utilizados durante a limpeza varia muito de ambiente para ambiente, entretanto existem alguns materiais que são imprescindíveis para sua faxina, não importa o que ou onde está limpando. Confira alguns:

Luva de borracha

Luvas de borracha

Você pode encontrá-las nos mais diversos materiais: látex, borracha, vinil e até silicone. O mais adequado é que você escolha luvas grossas pois elas não servirão apenas para higiene, mas para proteger as mãos de produtos mais agressivos à pele e também de escoriações ocasionadas por atritos.

Para evitar contaminações tenha luvas diferentes para cada ambiente da casa. E não se esqueça de higienizar suas luvas e guardá-las secas para a próxima vez que for utilizá-las.

Esponjas, panos e flanelas

Esponjas e panos coloridos

Existem muitos tipos de esponjas disponíveis no mercado, desde mais abrasivas para limpezas pesadas até mais macias para superfícies delicadas. Existem também as mais específicas, como por exemplo a espoja de melanina, que é usada para limpeza de paredes, ou a espoja de aço, que é usada em panelas.

Ao escolher uma esponja leve em consideração a fragilidade do lugar ou objeto que será limpo e também o quão sujo está. Para limpeza básica, a esponja multiuso comum, aquela que é amarela numa face e verde na outra, costuma dar conta do recado.

Os panos de microfibra são bem suaves, panos atoalhados possuem maior poder de absorção, flanelados são bons para polimento e os alvejados são financeiramente mais acessíveis. Independente do tecido que escolher, tenha panos de diferentes tamanhos, os maiores para os pisos e os menores para as superfícies.

Baldes

Balde com utensílios de limpeza

Caso você opte por usar algum tipo de mop ou esfregão para facilitar a faxina, vai precisar de um balde com formato específico, mas independente disso, é sempre bom ter pelo menos um balde básico.

O balde servirá não apenas para transportar água, como também diluir produtos de limpeza, transportar os produtos já separados para cada ambiente, carregar roupas sujas, e auxiliará na limpeza do chão de todos os ambientes.

Lista de materiais de limpeza para a casa:

Já destacamos os utensílios básicos, mas e quanto aos produtos? Venha conferir os produtos que não podem falta em sua lista!

Álcool

Pessoa limpando superfície com álcool

Com a pandemia muitos que não tinham o costume de usar álcool na limpeza acabaram descobrindo esse produto essencial para limpeza, muito usado inclusive em hospitais para desinfecção.

Para uma simples limpeza doméstica podem ser usadas versões mais diluídas de 46% ou 54% que são encontradas mais facilmente. No entanto para combate à covid 19 o indicado é 70% INPM, usado não apenas para móveis, objetos e pisos como também para higienização das mãos.

Basta umedecer um pano com álcool e passá-lo sobre os locais que quer higienizar, por ser de rápida evaporação, secará o local rapidamente. Tenha cuidado ao utilizar o produto para limpeza de cozinhas, pois álcool e fogo pode causar acidentes graves.

Limpa vidros

Homem limpando vidros

Uma casa arejada e iluminada é tudo de bom, não é mesmo? No entanto limpar janelas não é lá um serviço tão fácil. Com produtos errados, mesmo que os vidros estejam higienizados podem ficar embaçados ou com aspecto de engordurados, por isso, a utilização de um bom limpa vidros permitirá que as janelas e mesas fiquem translúcidas como devem ser.

Uma boa dica é, após aplicar o limpa vidros, passar papel toalha ou um paninho, que não solte fiapos, bem seco para dar aquele acabamento.

Lustra móveis

Mulher limpando móveis

Existem versões cremosas, oleosas ou spray. São produtos específicos para limpeza de superfícies de madeira e plástico, sim, passar lustra móveis em eletrodomésticos de plásticos os deixa com aspecto de novinhos em folha.

Esses limpadores são menos agressivos que multiusos comuns e evitam danos aos móveis. Além disso, como o próprio nome sugere, dão polimento, basta passar um paninho seco após aplicar o lustra móveis e o brilho aparecerá.

Você também pode abusar das fragrâncias que são encontradas nas mais diversas variações: florais, cítricas, e até na fragrância talco ou sem perfume, se preferir.

Detergente

Colocando detergente na esponja

Apesar de haver muitas cores e aromas diferentes, os detergentes podem ser classificados em 3 grupos de acordo com o ph. Quanto maior o ph, mais fortes quimicamente serão.

Os neutros são mais suaves e não possuem perfume. Os alcalinos possuem ação desengordurante. E os ácidos são indicados para limpeza pesada até mesmo de origem mineral.

Apesar de serem indicados para lavagem de louças, diluídos em água morna, podem ser usados para limpeza de bancadas, lavagem de chão, limpeza de móveis e objetos engordurados. Algumas versões possuem inclusive ação anti odor, que eliminam cheiros fortes como o da cebola, peixe e ovos.

Sabão neutro ou de coco

Sabão de coco em barra

Usar sabão de coco ou neutro parece um pouco dica de vó, mas acreditem, as vovós têm razão. Sabão neutro ou de coco são opções muito semelhantes, menos agressivos a pele, podendo ser usados inclusive em roupas de bebês. O sabão neutro, no entanto, não possui aroma, já o de coco, possui um leve aroma.

Você pode inclusive optar pelas suas versões em barra, que são biodegradáveis e agridem menos o ambiente. Enquanto o sabão neutro costuma ter ação mais desengordurante, o sabão de coco é mais indicado para desencardir roupas, estofados e panos de prato. Ambos são ótimos para uma limpeza suave.

Limpador multiuso

Limpando superfície com limpador multiuso

Como o próprio nome propõe, um limpador multiuso pode ser usado para vários materiais: plástico, azulejos, cerâmica e outras superfícies laváveis. Pode ser usado na cozinha e na lavagem do banheiro, pois possuem ação desengordurante e desinfetante.

Antigamente existiam somente aqueles que vinham em embalagens verdes e azuis e tinham um cheiro muito característicos, mas hoje existem versões de coco, laranja, limão, florais e até variações ecológica feitas de vinagre e bicarbonato.

Não são indicados para madeira nem superfícies com selagem.

Limpa pisos de madeira

Limpando piso de madeira

Já que não podemos usar limpador multiuso em madeira, o que usar então?

Os pisos de madeira são verdadeiramente elegantes, no entanto, se mal cuidados tem efeito exatamente oposto, deixam o ambiente com aspecto desleixado e envelhecido. Esse tipo de piso precisa de um cuidado todo especial. O limpa pisos de madeira, semelhantemente ao limpa vidros, vai otimizar a limpeza dos pisos de madeira sem prejudica-los, deixando-os brilhantes de cheirosos.

Lista de materiais de limpeza essenciais para seu banheiro:

Um banheiro mal cheiroso é bastante desagradável, não é mesmo? Além disso, algumas doenças podem ser transmitidas por meio de um banheiro não higienizado, como a micose, por exemplo.
Sabendo disso, reservamos dicas específicas para a limpeza dos banheiros, venha conferir!

Desinfetante para vaso sanitário

Mulher limpando vaso sanitário

Existem desinfetantes próprios para o vaso sanitário, alguns deles inclusive possuem embalagens diferenciadas para facilitar a aplicação. Para o dia de faxina os mais indicados são os líquidos.

Leia as instruções de uso do produto que escolher, mas em geral esses produtos precisam de um tempo para que entrem em ação, depois é só esfregar com uma escova própria para vaso sanitário e pronto, o vaso ficará desinfetado e cheiroso.

Para manutenção diária você pode optar por desinfetantes em pedra, bloco, pastilha ou gel, que são pendurados ou aplicados no vaso e são ativados a cada descarga e para as extremidades e pia existem diversas versões de lenços higienizantes.

Tira-limo

Limpando pia do banheiro com tira-limo

Por causa da intensa umidade é muito comum o surgimento de limo no banheiro, mas apesar de comum, limpar o limo, principalmente dos rejuntes, a é limpeza pesadíssima. Alguns produtos clareiam os rejuntes e azulejos sem matar os microrganismos. Para completa eficácia na limpeza, prefira tira-limos que possuem água sanitária ou cloro na composição.

Esses produtos agilizam a limpeza já que boa parte deles prometem eliminar o limo sem a necessidade de esfregar. Em geral são produtos bem fortes, portanto, tome muito cuidado no manuseio e mantenha as janelas e portas do banheiro bem abertas durante a aplicação e até um pouco depois, assim evitando inalar o produto.

Água sanitária

garrafa de cândida

Assim como o detergente, esse é outro produto coringa. Apesar de hoje existirem versões perfumadas, a mais comum e acessível é a água sanitária sem perfume. Bom, pode até não ter perfume, mas possui um odor forte e característico.

Devido a sua ação bactericida é bastante utilizado na limpeza não só de banheiros, mas também cozinhas e quintais. A água sanitária também possui ação branqueadora, muito útil para desencardir panos de prato, por exemplo, mas se respingada em tecidos coloridos pode provocar manchas brancas indesejadas.

A água sanitária é tão versátil que algumas versões podem ser usadas inclusive para a desinfecção de frutas e legumes. Use-a com cuidado. Ela não deve ser inalada. Para preservação da sua saúde deve-se seguir à risca as instruções do fornecedor.

Cloro

Garrafas de cloro

Mas afinal, cloro ou água sanitária? Primeiro vamos entender a diferença entre esses dois produtos: o cloro é cloreto de sódio decomposto por eletrólise. A água sanitária é uma composição de água com um pequeno percentual de cloro.

O cloro pode ser utilizado na limpeza, já que possui ação bactericida, existem inclusive muitos produtos com ação de cloro ativo. No entanto o cloro é ainda mais forte quimicamente que a água sanitária e, portanto, mais perigoso para ser manuseado em ambiente doméstico.

Na verdade, o cloro é mais comumente usado para tratamento de água, limpeza de piscinas, fabricação de pvc e branqueamento de celulose.

Dicas para limpeza da casa

Pessoa se preparando para limpar a casa

Agora que você já sabe quais os produtos que mais facilitam a limpeza, e já pode montar uma lista eficaz, confira a seguir algumas dicas gerais muito úteis na hora da faxina.

Não utilize sabão em pó para limpar o chão

Eu sei, eu sei, sempre foi muito comum a utilização de sabão em pó, nos pisos e azulejos, principalmente do banheiro.

À primeira vista realmente o resultado parece bom, remove as sujidades, desengordura e desencarde, porém o uso prolongado pode danificar permanentemente o piso, retirando o brilho e deixando-o com aspecto de “surrado”. Aliado a palha de aço então, se torna uma dupla ainda mais abrasiva.

Deixe o produto agir por um tempo

Alguns produtos precisam de um tempo para começarem a agir, como é o caso da água sanitária, por exemplo. Aguardar o tempo de ação do produto evita desperdícios e garante o bom resultado esperado.

Além disso, deixar as coisas de “molho” amolece a sujeira encrustada. Funciona com pisos e azulejos e até com aquela louça que ficou para o dia seguinte. Com água morna funciona ainda melhor, pois derrete a gordura exigindo bem menos esforço na hora de esfregar.

Leia o modo de uso do produto de limpeza

Essa dica é fundamental não apenas para o melhor desempenho do produto, mas principalmente para a segurança do usuário. O fornecedor deve deixar instruções claras de uso, especificando a quantidade a ser utilizada, onde pode ser aplicado, se o produto precisa ou não ser diluído, e os cuidados de manuseio.

Quando deixamos de seguir tais instruções podemos desperdiçar o produto e em consequência o dinheiro gasto para adquiri-lo e na pior das hipóteses podemos colocar a nossa saúde e de nossa família em risco. Além é claro de não obter o resultado prometido no rótulo.

Cuidado com os animais

Quem tem pets em casa deve ter ainda mais cuidado ao escolher os produtos para limpeza da casa. Dê preferência para produtos especializados na limpeza de ambientes com pets, pois além de preservar a saúde do seu animalzinho, esses produtos terão poder de higienização e retirada de odores.

O ambiente no qual o pet faz suas necessidades deve ser bem desinfetado, mas não utilize cloro, se não for possível comprar produtos pet-friendly, que não façam mal ao seu bichinho, prefira lavar tudo com detergente neutro ou utilizar álcool 70%, tomando o cuidado de deixar o pet em outro ambiente até que o produto evapore.

Tire a sujeira primeiro antes de passar produtos

Varra ou passe aspirador no chão, espane ou passe um paninho seco nas superfícies antes de aplicar os produtos. Jogar produtos ou água em lugares em que a sujeira “grossa” não foi previamente retirada só vai deixar tudo ainda mais sujo e pegajoso.

Além disso, após varrer e passar pano seco nas superfícies você terá a noção real da situação, o que o ajudará a montar seu plano de ação e escolher os produtos de acordo com a profundidade da sujeira.

Vinagre e bicarbonato de sódio

Ambos podem ter uso culinário, mas também são excelentes na faxina. Podem ser usados na limpeza de superfícies, inclusive na parte interna das geladeiras. Também podem ser usados para tirar mancha de panelas, desengordurar, remover odores, e até higienizar frutas e legumes.

Não é à toa que hoje existem muitos limpadores no mercado que unem o poder desses dois produtos promovendo uma limpeza eficaz e mais ecológica. Essa duplinha também pode ser usada na lavagem de roupas. Enquanto o vinagre tem ação amaciante, o bicarbonato desencarde e elimina odores.

Tenha sucesso na faxina com a lista de material de limpeza completa!

Materiais de limpeza em cima da bancada

Pronto, agora você já pode criar sua própria lista com os produtos que mais se encaixam ao seu perfil e aprimorar sua faxina, deixando seu lar desinfetado, cheiroso e brilhante. Não se esqueça de seguir as recomendações de uso do fabricante, usar proteção individual para o manuseio responsável e escolher produtos específicos para as superfícies que você possui em sua casa.

Divirta-se na escolha das fragrâncias e cores, nas variedades dos produtos e nas estampas dos utensílios.

E agora, coloque uma música animada para tocar, vista suas luvas e boa faxina!

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos