Ludisia discolor: como cuidar da orquídea, características e mais!

Ludisia discolor: como cuidar da orquídea, características e mais!

Você sabia que existe uma orquídea que parece uma pipoca? Veja neste artigo como cuidar da Ludisia discolor, suas características e curiosidades.


Ludisia discolor: a orquídea que parece pipoca!

orquídea ludisia discolor

Conheça essa orquídea charmosa, com as flores mais delicadas e a folhagem mais bonita de todas! A orquídea Ludisia discolor ficou conhecida no Brasil como Orquídea Pipoca pelo formato semelhante das suas florezinhas brancas com o alimento. Ela é diferente das demais orquídeas, com folhas extremamente atraentes, exibindo uma beleza contemporânea e rara.

Além disso, é super fácil de ser encontrada e cultivada. Diferentemente das suas parentes, ela se propaga e cresce com rapidez. Com apenas alguns cuidados básicos, ela pode continuar se desenvolvendo saudavelmente por anos, florindo em todos eles. A melhor parte é que, para aqueles que a procuram por um valor mais popular, os vendedores costumam dar grandes descontos quando estão fora da época de floreio.

A seguir, você encontrará todas as informações sobre essa planta, como cuidar, problemas comuns, curiosidades, os benefícios de tê-la em seu lar e mais!

Como cuidar da Ludisia discolor

kit de jardinagem

Pensando em você e no zelo com as plantas, vamos compartilhar os cuidados necessários para que a Orquídea Pipoca fique sempre deslumbrante. Você verá que realmente é muito simples e fácil de suprir suas necessidades e manter sua orquídea saudável e constantemente se desenvolvendo.

Descobrirá também que, com o cuidado certo, ela te presenteará com uma beleza deslumbrante que somente a Ludisia é capaz de mostrar! Continue lendo esse artigo para descobrir a melhor forma de cuidar delas. Você verá detalhadamente como deve ser sua iluminação, rega, adubação e mais!

Iluminação para Ludisia discolor

A iluminação dessa orquídea é um ponto para tomar bastante cuidado, pois ela não é muito resistente ao sol. O melhor a se fazer é evitar qualquer contato direto com a luz solar. Na natureza, ela costuma ser encontrada em locais baixos e com muita sombra, então é recomendável reproduzir isso em sua casa, protegendo suas folhas de qualquer luz solar forte.

Apesar de se adaptar melhor na sombra, isso não significa que seja uma planta que gosta da escuridão. Se a planta permanecer na escuridão profunda, ela não será capaz de se desenvolver, portanto, essa é uma condição que deve ser evitada tanto quanto a exposição à luz solar. Procure um local claro e arejado, onde a luz do sol ilumine o ambiente sem precisar tocar as sensíveis folhas da orquídea.

Temperatura ideal para Ludisia discolor

Procure mantê-la em local fresco, afinal essas plantas se dão melhor em ambientes de temperatura média (não muito quente, nem muito frio). O frio é ainda pior do que o calor: temperaturas abaixo de 10°C, nesse caso, seriam fatais. São preferidos ambientes aconchegantes, com a temperatura entre 16°C e 22°C, para melhor acomodá-las.

Você também perceberá que a Ludisia se desenvolve bem melhor durante a primavera e o verão, justamente pela temperatura favorável e a claridade. O que significa que você deve tomar cuidado com o inverno. A temperatura muito abaixo do recomendado, provavelmente vai cortar seu crescimento drasticamente.

Rega da Ludisia discolor

A Orquídea Pipoca é mais bem cultivada em solo úmido, mas jamais em um ambiente encharcado de água. É importante se atentar a isso, pois se suas raízes ficarem em contato com a água, ela morrerá. O ideal é que você a regue e espere até que a terra seque para regá-la novamente.

Se por acaso você tiver problemas em manter a irrigação adequada, a deixando quase sem água por medo de afogá-la, ajude sua planta aumentando a umidade do ambiente ao redor. Isso poderá suprir um pouco da sua necessidade, mas é importante ser bem cauteloso e regá-la direito, se atentando ao estado de umidade do solo, sempre!

Solo ideal para Ludisia discolor

Como já vimos anteriormente nesse artigo, o solo ideal para essa orquídea é úmido, mas não muito molhado. A parte mais fácil ao preparar o solo é que você pode usar composto normal para vasos, desde que se atente aos requisitos da rega para não saturar o solo. Pois como o solo de envasamento normal é projetado para reter a água, a saturação dele pode levar a planta a apodrecer.

Por esse mesmo motivo, não recomendamos o uso de "compostagem para orquídeas" que possua muito volume de casca. Esses retém muita água e são planejados para o outro tipo de orquídea. Todavia, outra boa opção é utilizar uma mistura de solo mais porosa, com 60% de solo para vasos e 40% de areia, no caso de não se sentir confiante em usar o composto normal.

Adubos e substratos para Ludisia discolor

Outra marca da praticidade dessa planta é que você não precisa alimentá-la com adubos ou substratos com frequência. A verdade é que essa orquídea é tão pouco exigente com sua alimentação que você pode fazer esse processo de 2 a 3 vezes no ano e será suficiente.

Além do mais, você pode utilizar tanto substratos próprios para orquídeas, quanto
algum do mais genérico, isso não será um problema! Recomendamos, apenas, que utilize fertilizantes na versão diluída e apenas metade da quantidade indicada na embalagem, pois o uso excessivo pode causar queimaduras nas raízes, é melhor não exagerar!

Floração e aroma da Ludisia discolor

Quando chega a hora de florescer, cada um de seus ramos produz uma haste de flor que cresce rapidamente e, depois de prontos, os botões se abrem, revelando pequenas e numerosas flores brancas com manchas amarelas no centro. Essas delicadas flores podem durar até um mês, contanto que a temperatura do ambiente não esteja muito alta.

Além de belas, suas flores exalam uma fragrância muito leve e doce que lembra baunilha. Por ser um aroma muito sutil e relativamente fraco, a maioria das pessoas não chega a identificá-lo. Mas se você tiver um olfato bem aguçado, terá sua chance. O lado bom é que o cheiro não será incomodo, especialmente para quem sofre com alergias.

Manutenção da Ludisia discolor

Se o seu interesse nessa planta é apenas na folhagem, não se importando com as flores, nosso conselho é que corte os botões quando começarem a sair. Essa é uma prática comum entre os que a mantém mais pelas belíssimas folhas do que as delicadas flores pipocas, porque isso a desestimula a produzir mais delas, assim como a se manter compacta e espessa, melhorando a aparência da folhagem.

Quando a orquídea chega a florescer, a tendência é que fique pernalta, tirando um pouco do charme das folhas. Ela continua linda, é claro. No entanto, a atenção passa a ser mais das flores que, apesar de lindas, duram pouco. Contudo, se você admirar muito mais as folhas, pode ser o método mais recomendada para você também.

Vasos para Ludisia discolor

Você pode cultivá-la em diversos tipos de vasos, sejam eles de cerâmica, barro ou plástico, tanto faz! Ela não é exigente com isso também, mas para complementar com uma decoração linda na sua casa, aconselhamos você a escolher um com a “boca” larga. A tendência das suas raízes é se espalhar em vez de crescer, dessa forma, um vaso fundo se faz completamente desnecessário, ao passo que um com uma abertura larga favorecerá seus ramos e proporcionaria um caimento charmoso.

Pragas e doenças da Ludisia discolor

A Ludisia discolor é muito resistente às doenças, mas por viver em substrato úmido, é comum que caracóis e lesmas ataquem suas folhas. Se isso acontecer, pode ficar tranquilo, pois é muito fácil se livrar desses animais. Você nem precisa de agrotóxicos, pode facilmente retirá-las manualmente ou montar iscas.

Como fazer mudas da Ludisia discolor

Se você desejar tirar mudas da sua orquídea, saiba que essa é uma tarefa extremamente fácil! A planta pode se propagar com facilidade a partir um pedaço do caule com as folhas superiores. Uma vez que o tenha, você só precisará colocá-lo em uma mistura de envasamento semelhante à do original e, então, novas raízes devem se desenvolver dentro do período de um ou dois meses.

Nesse período você só precisará ser cuidadoso e observar se a nova planta se fundará ao método de cultivo que estiver aplicando.

Sobre a Ludisia discolor

flores da orquídea ludisia discolor

Continue lendo esse artigo e descubra muito mais sobre essa planta fascinante! A seguir, você terá mais detalhes sobre suas características e fatores interessantes que você vai gostar de saber.

Características da Ludisia discolor

Essas plantas costumam crescer muito, mas a tendência é que seja mais larga do que comprida. A tendência de crescimento é que ela vá se espalhando pelo vaso e apenas quando está perto de florir, o caule da flor pode chegar a triplicar esse tamanho. Mas independentemente da espécie da Ludisia que você escolher, sua diferença se atribuirá apenas ao design das folhas. Tanto seu hábito de crescimento quanto suas pequenas flores continuarão os mesmos. A seguir, você encontrará mais curiosidades. Continue lendo!

Curiosidades da orquídea pipoca

Outro fator que diferencia a Ludisia discolor das outras orquídeas, é como ela é duradoura. A maioria das orquídeas são complicadas de cuidar, além de ter um tempo de vida muito curto. Em contrapartida, a orquídea pipoca precisa apenas alguns cuidados básicos e ela pode chegar a 10 anos de idade com facilidade!

Essa orquídea não é famosa apenas no Brasil, na verdade, ela tem origem asiática, sendo nativa de regiões da Índia, Indonésia, China, Camboja, Vietnã, Filipinas e Birmânia. Faz parte de um conjunto de orquídeas chamado “Jewel Orchids”, que significa "Orquídeas Joia”.

Espécies da Ludisia discolor

Você sabia que existem duas orquídeas Ludisia? É discutível qual das duas é mais bonita, mas é fato que ambas são excelentes aquisições para sua casa. Cada uma dela tem suas próprias estampas e cores nas folhas. A diferença entre as duas consiste apenas na forma e detalhes das folhas.

Em relação aos cuidados, tendência de crescimento e outras características não mudam nadinha. Inclusiva, as flores continuam sendo as mesmas, do mesmo jeitinho delicado, brancas com centros amarelos e lindas! A seguir, você lerá sobre cada uma delas e suas peculiaridades.

Ludisia discolor Nigrescens

A Ludisia discolor Nigrescens, ou Jóia Negra, é uma variação com folhas verdes muito escuras, quase pretas. São de uma cor profunda, com marcações de listras brancas. Mas, om determinada luz, o reflexo da coloração marrom sob as folhas pode brilhar e transformar as listras brancas em um tom de vermelho. Dos dois tipos, é questionável qual é mais comum. Suas folhas são extremamente luxuosas, com textura aveludada, dispostas ao redor de caules suculentos.

Ludisia discolor Alba

Por outo lado, a segunda vertente, Ludisia discolor Alba, possui um tom de verde mais claro que a nigrescens e é mais rara. Ela também tem a aparência mais moderna, com "nervuras" prateadas que percorrem boa parte da folha. Muitos fãs de plantas têm procurado por essa belíssima planta, decerto tem alguns adoradores fiéis. Pode se considerar com muita sorte quem conseguir, enfim, encontrar a tão estimada Ludisia Alba, seria um sucesso. Se você já tiver a sua, parabéns por essa vitória, preserve-a!

Problemas com Ludisia discolor

folhasd da ludisia discolor

Apesar de essa orquídea ser muito fácil de cuidar, separamos alguns tópicos aos quais você deve se atentar. Mesmo cuidando da sua orquídea com todo carinho, pode surgir algum problema. Nesse tópico vamos apresentar os problemas mais comuns com essa espécie e como você pode resolvê-los facilmente, por precaução. Dessa forma, caso sua planta apresente alguma das seguintes características, você já saberá o que fazer. Leia as seguintes recomendações e mantenha sua planta sempre linda e bem cuidada.

Caules podres

A baixa temperatura e excesso de água por muito tempo pode levar ao apodrecimento dos caules e raízes. Isso é extremamente destrutivo para a planta, uma vez que a podridão se instala, é muito difícil de reverter. Se os pedaços podres forem pequenos, você pode corá-los, mas se a maior parte da sua planta estiver danificada, salve o que puder através da propagação.

Faça quantas mudas puder, aproveitando que ela se propaga com facilidade, e recomece o processo de cultivo. Evite o apodrecimento tomando muito cuidado com a umidade do solo, a irrigação e temperatura. Se achar necessário, volte a parte desse artigo na qual lhe damos os macetes para preserva sua Ludisia.

Sem flores

Como já vimos anteriormente, a Ludisia floresce uma vez por ano, porém, para isso ela precisará estar madura, saudável e mantida sob um nível razoável de luz antes de florescer. Plantas jovens, doentes ou que são cultivadas em condições de pouca luz poderão não florescer, portanto, é necessário prover todas suas necessidades, sejam elas tempo, luz ou umidade.

Não tenha pressa, nem se preocupe! No tempo certo, em algum inverno próximo, ela irá surpreendê-lo com botões e, em breve, belas flores. Paciência e zelo são as virtudes que ela precisará de você. Você verá que todo esforço será recompensado quando ela enfim chegar a florir.

Surgimento de mofo

Algo muito comum de acontecer às plantinhas de casa, é aparição de mofo branco. Isso ocorre devido ao solo úmido ou muito úmido e, geralmente, a má ventilação do ambiente. Infelizmente, a característica da Orquídea Ludisia de envolver o solo com suas folhas favorece ainda mais esses fungos. Se isso acontecer com as suas plantinhas, não se preocupe, pois não oferece nenhum risco ou prejuízo (esses fungos são inofensivos).

Além disso, tudo que você precisará fazer como tratamento é limpar o solo com a ponta de um lápis ou caneta e depois manter sua plantinha num local mais arejado. Quando fizer o processo de limpar o solo, você estará soltando os fungos no ar, o que pode causar alergias ou agravar a asma, portanto use uma máscara e se cuide!

Cultive a Ludisia discolor e tenha uma orquídea exótica e ornamental!

ludisia discolor na varanda

Toda a estética orquídeas pipoca demonstra uma beleza exótica e luxuosa. Apesar de muito admiradas por suas folhas, suas flores não ficam para trás! E agora que você já sabe tudo que precisa sobre ela, poque não ter uma em casa? Além da sua beleza exuberante que, com toda certeza, deslumbrará seus convidados, ela será uma excelente companheira.

A Orquídea Pipoca não só oferece uma decoração diferenciada, contemporânea e charmosa ao seu lar, mas também agregará na sua saúde física e mental. O cuidado com as plantas mudará sua rotina para melhor, pois servirá de terapia, proporcionando-lhe calma e momentos de relaxamento, aliviando o estresse do dia a dia.

Autor deste artigo

Bacharelanda em Letras que ama escrever! Estou sempre ocupada vivendo a vida pela qual sou obcecada. Acredito que a vida é muito curta para desperdiçar um segundo, então é necessário viver o melhor dela sempre. Amo viajar e só volto para poder ir de novo!

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos