Como decorar um quarto de criança?
O quarto de uma criança não é apenas um lugar para descanso, mas também o local onde ela vai brincar, aprender, criar e, principalmente, imaginar. Justamente por isso, quando pensamos na montagem e decoração do quarto de uma criança devemos considerar algo ao mesmo tempo confortável e muito inspirador, a extensão segura da imaginação dos pequeninos.
Claro que tudo vai depender das preferências tanto das crianças quanto dos pais, da idade da criança e também do orçamento e espaço disponíveis, mas seja do mais neutro e elegante ao mais colorido e alegre, queremos ajudá-lo a montar um quanto agradável e principalmente funcional.
Pensando nisso, separamos para você uma série de dicas e sugestões de como montar e decorar o quarto de seus pequenos, levando em conta praticidade e beleza, sem perder de vista o lado lúdico. Confira tudo logo abaixo!
Ideias de decoração para quarto de criança
Tudo que se tem no quanto de uma criança pode servir também de decoração, desde móveis, cortinas, paredes e tapetes a baús de brinquedos e até mesmo os próprios brinquedos - tudo pode agregar na decoração do quarto. No entanto, lembre-se de definir uma tendência para seguir antes de comprar os itens decorativos. Saiba mais sobre isso a seguir:
■Papel de parede e as cores
O quarto infantil costumava ser o ambiente mais colorido das casas, mas hoje podermos optar também por tons mais neutros como cinza, amarelo e branco ou tons pastel, mais leves, delicados e muito elegantes.
Além da pintura das paredes também é possível optar por papéis de parede que facilitam a decoração, principalmente para quem gosta de estampas e personagens. Já as tintas são mais práticas e funcionais, havendo opções laváveis e até antimofo e antibactéria.
■Tema ou hobby que complemente o quarto
Quartos infantis temáticos nunca saem de moda, podem ser inspirados no desenho animado ou filme favorito, numa atividade que a criança goste de realizar, como ballet, skate ou futebol, ou talvez num cenário, quem sabe fazer do quarto um pedacinho do céu, uma floresta ou um parque de diversões? Ao invés de escolher um tema há quem opte por uma estampa infantil com pequenos corações, foguetes, animaizinhos ou flores, por exemplo.
■Cortinas e tapetes diferentes
Os tapetes e cortinas, além de deixar o ambiente muito mais aquecido e acolhedor, também podem ser usados como item de decoração. No caso das cortinas é possível brincar com as cores, estampas, tecidos, rendas, bordados, assim como opções blecaute ou tecidos mais leves.
Para os tapetes há formatos divertidos e diferentes materiais, existem tapetes térmicos, emborrachados, macios, peludinhos e até com estampas de cenários que simulam uma pista de corrida ou uma casinha de boneca, por exemplo.
■Tenda ou barraca para brincar
Tendas ou barraquinhas são sucesso entre as crianças. Não há razão para se preocupar em atrapalhar a decoração, há tantos modelos disponíveis que certamente é possível encontrar algum que combine perfeitamente com o tema do quarto, desde modelos clássicos até tendinhas tradicionais, castelos, casinhas, picadeiros e opções com túneis.
Há de se considerar, entretanto, que a maioria das barraquinhas infantis ocupam bastante espaço, mas para ambientes pequenos há algumas opções acopladas nas camas. Além disso, quando as barraquinhas não estiverem em uso na brincadeira, podem armazenar brinquedos.
■Luzes na parede ou abajur criativos
Muitas crianças sentem medo do escuro, entretanto deixar as luzes acesas de noite pode ser prejudicial ao sono, então uma opção é utilizar pequenas luminárias que iluminam na medida certa. Enquanto antigamente só encontrávamos o abajur clássico, hoje há infinitas variedades, abajures que projetam desenhos nas paredes e no teto, com formatos de animais ou personagens e até multifunções, que tocam música e umidificam o quarto.
Os leds ou piscas também são lindas opções que podem ser penduradas nas paredes ou coladas no teto, podendo ter diferentes cores e formatos, uma opção muito moderna e graciosa. Tome cuidado ao utilizar abajures e leds em quartos de crianças pequenas pois, além da eletricidade, podem conter peças pequenas fáceis de serem engolidas.
■Uma parede para desenhar
E que tal deixar a decoração mais divertida? Crianças amam rabiscar em lugares proibidos como paredes e móveis, por exemplo, por isso, criar uma parede própria para que a criança possa desenhar é uma ideia genial.
É uma opção bem simples na verdade, você pode utilizar uma tinta lavável ou papel de parede próprio para desenho, pode ser na cor preta ou verde a fim de imitar a clássica lousa de escola, ou de outras cores, o importante é que a criança tenha a oportunidade de soltar a imaginação nas paredes sempre que desejar e que tudo possa ser lavado sem deixar manchas ao final da brincadeira.
Você também pode fugir do formato retangular básico e criar nichos nos quais a criança poderá desenhar, grandes corações, sombras de bichinhos ou quem sabe nuvens editáveis, combine com o tema escolhido e acrescente ainda mais charme a decoração.
■Quadros para decorar
Os quadros são opções muito versáteis para decoração, combinando com todo tipo de quarto. Você pode optar por quadros com fotos, imagens divertidas, personagens, pode inclusive pedir que a própria criança faça desenhos para serem expostos nas paredes.
E que tal a opção faça você mesmo? Você mesmo pode criar quadros únicos com molduras exclusivas, convidando a criança a participar do processo criativo, tenho certeza que será um momento divertido em família e uma lembrança agradável de se ter no quarto. Você também pode unir o útil ao agradável, então que tal incluir quadrinhos com frases motivacionais ou com as regras de organização do quarto, ou ainda com a agenda de estudos?
■Tecidos com diferentes padrões
Que tal abusar da variedade de tecidos? Outra opção tão versátil quanto os quadros são os tecidos que podem ser usados para forrar as paredes, compor cortinas, mantas e almofadas. As estampas não têm limites e, portanto, são uma brincadeira à parte. Essa é uma opção muito simples e barata, que inclusive pode ser mudada mais facilmente, muito conveniente para os indecisos ou para quem enjoa rápido do ambiente.
Dicas para montar um quarto de criança pequeno e barato
E para quem quer economizar ou possui um local menor, é possível criar um ambiente agradável, delicado e atrativo para uma criança? Nós podemos te mostrar que sim! Veja a seguir como aprimorar pequenos espaços.
■Use móveis funcionais
Móveis funcionais são uma excelente opção tanto para quem precisa otimizar espaços quanto para quem quer dar um toque mais moderno ao quarto, principalmente aqueles que agregam diversão e utilidade. Imagine que ao invés de ter uma cama e uma estante você possa ter uma cama com estante no mesmo espaço, ou uma cama com escrivaninha embaixo, ou ainda uma clássica cama baú...
Hoje existem opções muito criativas e divertidas, como camas que também são cabanas ou que possuem escorregadores ou lousas, quem sabe até um baú de brinquedos que também é uma cadeira ou ainda uma escrivaninha que também é penteadeira. Dessa forma você economiza espaço ao mesmo tempo que traz diversão e praticidade para vida dos pequenos.
Antes de escolher móveis funcionais, porém, é importante considerar a idade da criança, afinal a segurança e conforto devem ser postos em primeiro lugar. E se você quiser ir ainda mais longe na funcionalidade, pode procurar móveis que se transformam conforme as crianças crescem, por exemplo
■Aproveite cores claras
Utilizar uma decoração clara, principalmente nas paredes e no chão, faz com que as luzes se reflitam mais facilmente dando a impressão de amplitude. Outro truque para que o quarto pareça maior é utilizar uma parede de espelhos, que nem precisam ser inteiriços, você pode optar por uma combinação de formatos de acordo com o tema do quarto - que tal borboletas espelhadas ou grandes pingos de chuva?
Claro que as duas opções são apenas para criar a ilusão de um ambiente maior, não ajudam exatamente a otimizar o espaço, mas valem a pena para criar um ambiente mais visivelmente confortável.
■Use o espaço vertical
Caso não haja muito chão disponível, utilize a extensão das paredes, usando móveis suspensos ou mais altos para compensar o espaço horizontal. Se os móveis funcionais não forem uma opção, podem ser usadas prateleiras, nichos e armários suspensos. A ideia é utilizar a altura, seja para decorar ou para guardar itens, ou quem sabe ainda fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Não tem espaço para a bicicleta? Você pode pendurá-la na parede - é um pouco inusitado, mas tirá-la do chão vai dar mais liberdade para criança brincar e se locomover, e ainda será uma decoração muito original. O mesmo pode ocorrer com os bonés, brinquedos ou acessórios, que podem ser pendurados de forma criativa, aproveitando o espaço e aprimorando a decoração.
■Aposte em tapete de EVA
Já citamos os tapetes como itens de decoração e conforto, mas os tapetes de EVA são excelentes para quartos infantis, pois além de coloridos, decorativos e até educativos para as versões com letras e números, são bem acessíveis em valor e podem ser encontrados facilmente em lojas de utilitários ou brinquedos.
Esses tapetes são comumente vendidos por peças que se encaixam, ou seja, você pode ampliá-lo ou diminui-lo o quanto quiser. São também isolantes térmicos e, por serem emborrachados, evitam que a criança sofra escoriações por quedas. Além disso, são facilmente laváveis.
■Bicama para quartos compartilhados
Para quartos pequenos e compartilhados uma ótima opção são bicamas, que nada mais são do que uma cama com outra acoplada embaixo. As camas de baixo podem ficar ocultas na maior parte do tempo, liberando o chão para brincadeiras durante o dia e expostas de noite, na hora de dormir. Apesar de serem simples, é um conceito que otimiza espaço por meio de turnos, um pouco mais trabalhoso, mas muito funcional.
Beliches também são uma boa opção para quartos compartilhados, a cama de baixo pode inclusive se tornar uma cabana na hora da brincadeira, entretanto deve-se tomar o cuidado de escolher versões com grade para crianças menores.
Móveis que não podem faltar no quarto de criança
Como quarto de criança é mais um nicho para o mercado, surgem sempre mais e mais opções que podem deixar os pais um pouco confusos sobre o que é necessário ou não. Por isso, confira abaixo o que de fato é essencial na montagem de um quarto infantil para poder se concentrar, se assim preferir, apenas no necessário.
■Escrivaninha ou mesa de estudo
Uma mesa de estudo ou escrivaninha de proporção adequada ao tamanho da criança é fundamental. Ela auxiliará a criança não apenas em seus estudos, mas também em seus processos criativos e produtivos, sendo também um apoio para algumas brincadeiras.
Dê preferência para cadeiras confortáveis e com encosto, o uso prolongado de banquinhos pode deixar a criança dolorida e em posição desconfortável. Se possível escolha escrivaninhas com gavetas ou nichos que auxiliarão na organização do ambiente.
■Cama personalizada
A cama pode ser mais que um item de utilidade, pode também ser uma peça relevante de decoração, portanto, se possível combine a cor da cama com os demais móveis. Caso já tenha uma cama em casa e queira aproveitá-la, você pode fazer um envelopamento com a estampa ou cor que deseja. Isso também vale para móveis de segunda mão, você pode comprá-los por um preço acessível e depois customizá-los da forma que preferir.
Você também pode escolher modelos criativos com formatos específicos como de carro, casinha ou com cabana e escorregador, quem sabe até camas montessorianas, que promovem a autonomia do pequeno. Dependendo da idade da criança você pode escolher versões com cerca ou tela, por segurança.
■Guarda-roupa, estante e nicho
Guarda-roupa é um móvel definitivamente indispensável para organizar as roupas, toalhas, roupas de cama e até brinquedos da criança. Mesmo que o ambiente seja bem decorado, caso não esteja organizado, com um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar, pode se tornar desagradável.
Estantes e nichos são excelentes itens para armazenamento de brinquedos e para expô-los em forma de decoração. Para promover a independência da criança você pode optar por estantes baixas e com divisões para que os brinquedos sejam setorizados, facilitando a organização.
■Itens de segurança
Lembre-se de priorizar a segurança! Para que o quarto possa ajudar a promover o desenvolvimento e autonomia da criança ele precisa ser um ambiente estável em que ela possa permanecer livre de perigos sem a supervisão constante de um adulto.
Se atente para a maturidade da criança e opte por cercas, telas e travas se necessário. Evite móveis ou decorações pontiagudas, frágeis ou com peças pequenas que podem ser facilmente engolidas e prefira móveis baixos para o quanto de crianças pequenas. Tampe as tomadas sem uso e coloque as luminárias em lugares menos acessíveis.
Crie um quarto de criança que a mantenha entretida!
Depois de ver todas nossas dicas montar um quarto de criança ficou fácil, não? Comece pedindo a ajuda da criança para a escolha dos temas, cores e decorações. Lembre-se que há opções bem baratas e de bom gosto, além de que muitos itens decorativos podem ser feitos manualmente e, no caso dos móveis, você poderá comprá-los usados e reformá-los, se preferir.
Aproveite a participação das crianças nesse processo já que enquanto vocês criam juntos ainda podem conversar sobre o consumo consciente e sustentabilidade. Crie um ambiente acolhedor e divertido, deixe que o quarto aflore a imaginação dos pequeninos e ocupe sua mente promovendo um desenvolvimento saudável.
E não se esqueça, decore como se fosse uma criança, mas promova a segurança com a responsabilidade de um adulto. Agora é só mãozinhas e mãozonas à obra, divirtam-se!