Bicicleta Rockrider ST520: informações, características e mais!

Bicicleta Rockrider ST520: informações, características e mais!

Procurando uma Mountain Bike nova sem gastar muito? Conheça aqui a Rockrider ST 520, veja informações gerais, ficha técnica e suas vantagens!


Rockrider ST520: a mountain bike do momento

Produzida pela Decathlon, a Rockrider ST520 faz parte da linha de mountain bikes lançada pela empresa no ano passado, que apresenta uma proposta simples aos ciclistas: entregar aos mountain bikers uma bicicleta mais sofisticada, capaz de enfrentar qualquer tipo de trilha ou trajetos em estradas de terra com bom custo benefício.

Equipada com suspensão da Rockshox Xc30, pneus do modelo Small Block fabricado pela Kenda, aros Alexrims MD-21 de Folha Dupla e freios a disco hidráulicos da Shimano Acera, esse modelo apresenta fabricação de qualidade, coisa que poucas outras bicicletas nessa mesma faixa de preço oferecem aos ciclistas.

Então, se você já pedala e quer uma Mountain Bike com um pé no nível intermediário com um bom custo benefício, pretende participar de competições iniciantes ou até mesmo viajar na garupa de uma bike, veja mais a seguir e entenda porque a Rockrider ST520 deve ser considerada fortemente como a sua próxima aquisição.

Informações gerais sobre o Rockrider ST520

A seguir, conheça os principais detalhes que compõem a criação da Rockrider ST520 e saiba qual o modelo ideal para você comprar, com base no tamanho e peso de cada bicicleta, para não adquirir uma bike a que o corpo não se adapte. Além disso, saiba também como funciona a garantia oferecida pela Decathlon para todas as peças.

Material e peso

A Rockrider ST520 tem seu quadro feito totalmente em alumínio 6061 T4T6, mesmo material utilizado em outras peças, como o guidão e seu suporte, canote e os braços da pedivela. Enquanto isso, os pedais, do tipo plataforma, são construídos em plástico e, por fim, os aros, de folha dupla, tem raios de aço inoxidável.

Ao todo, a bicicleta chega a pesar 14,4kg, tornando-a um modelo pesado e robusto. Em subidas íngremes, principalmente em trilhas de terra ou cascalho, há a tendência dela levantar a parte dianteira durante o trajeto, pois os materiais usados nas rodas traseiras e no quadro da bicicleta são pesados, o que causa esse efeito.

Garantia

As bicicletas das marcas Rockrider são produtos concebidos para proporcionar qualidade e segurança ao usuário, por isso, a Decathlon oferece aos seus consumidores garantia vitalícia em diversas peças do modelo, desde que o uso tenha sido adequado. Isso dá maior tranquilidade ao ciclista, pois independente da data, qualquer problema está coberto pela empresa.

Dentre as partes do modelo Rockrider ST520 que estão dentro da garantia vitalícia incluem-se quadros, garfos rígidos (garfos sem suspensão), guidões e mesas (excluindo os de fibra de carbono) que equipam bicicletas de marcas Decathlon. Caso alguma dessa peça apresente defeito, basta dirigir-se até uma loja da Decathlon no Brasil, munido da Nota Fiscal de compra e o certificado de garantia.

Tamanhos

A Rockrider ST520 está disponível em quatro tamanhos diferentes, que se adaptam das pessoas mais baixas até as mais altas, beirando os 2 metros de altura. O modelo P/15,5" é o ideal se o ciclista mede de 1,60m a 1,70m, enquanto o M/17" é voltado para as pessoas que têm entre 1,70m e 1,80m de altura.

Já as bicicletas com quadros do tamanho G/19" são feitas para os consumidores que têm o seu tamanho na faixa de 1,77m a 1,84 m. Por fim, o GG/21", sendo o maior modelo disponível para a Rockrider ST520, abrange todos os ciclistas que medem até 1,95m de altura, sendo que 1,83m é o mínimo recomendado para a categoria.

Informações sobre a transmissão e suspensão da Rockrider ST520

A Shimano, marca mundialmente conhecida por conta de sua qualidade e produção de peças para bicicleta, é a responsável pelos mecanismos que compõem a transmissão da Rockrider ST520, oferecendo até 18V de marchas diferentes. Graças a suspensão de 100mm, o ciclista também tem maior estabilidade ao controlar a bike. Veja mais abaixo:

Transmissão de última geração

Composta pelo Câmbio Traseiro e Dianteiro, Cassete/Catraca, Pedivela e Eixo Central, Corrente e Passadores de Marcha, as peças que fazem parte da transmissão da Rockrider ST520 são de última geração, oferecendo ao ciclista um maior número de combinações para vencer os diferentes tipos de obstáculos que pode encontrar pelo caminho, ajustando o tamanho das engrenagens de acordo com cada trecho.

As peças da Shimano utilizadas na construção da bicicleta são excelentes e não devem nada a nenhum outro modelo, principalmente quando se trata de moutain bikes intermediárias. Os componentes, por exemplo, também são encontrados nos modelos rivais da mesma faixa de preço disponíveis no mercado brasileiro.

Suspensão de intermediária

Um dos principais pontos da Rockrider ST520, que as diferencia de outras bicicletas da mesma faixa de preço, está em sua suspensão, da ROCKSHOX, que pode ser encontrada principalmente nas bikes intermediárias, o que torna esse modelo um bom ponto entre as de entrada, mas também serve àqueles que, ao mesmo tempo, também procuram por algo mais avançado.

Apesar de não deixar a bicicleta apta para trajetos de mountain bikes mais avançados em trilhas técnicas, a suspensão presente nesse modelo da Rockrider é muito confortável para trilhas mais simples, com alguns obstáculos e estradas de terra. A suspensão oferece estabilidade tanto em velocidades mais baixas quanto mais altas, permitindo que também seja pilotada no trânsito da cidade.

Informações sobre as rodas e freio da Rockrider ST520

Mantendo a qualidade das outras peças, as rodas e freios da Rockrider ST520 também não deixam a desejar se comparadas aos outros modelos da mesma faixa de preço. Saiba mais a seguir sobre esses componentes, para quais situações eles são indicados e a melhor forma de aproveitar ao máximo a sua bicicleta.

Aro 29"

O aro 29", presente nesse modelo da Rockrider ST520, oferece ao ciclista melhor desempenho ao passar raízes e rochas no chão, em razão de sua circunferência maior, ocasionando uma maior área de contato com o solo do que os aros menores. Isso proporciona maior tração e estabilidade, aumentando também a aderência nas curvas.

Apesar de ter um arranque mais demorado, levando mais tempo para ganhar velocidade, as bicicletas de aro 29" são mais rápidas que as de 26", porém, também são mais pesadas. Por isso, para subir em lugares mais íngremes, será necessário que o ciclista tenha um preparo físico melhor e faça uma maior quantidade de esforço durante o trajeto.

Sobre o pneu

A Rockrider ST520 é equipada com pneus da Kenda, o que oferece boa durabilidade e grande performance aos usuários, atendendo a diversos perfis de atletas, sendo considerado equipamento de alta qualidade. A maior quantidade de cravos também garante ao ciclista a melhor aderência ao solo e suavidade no pavimento.

Apesar dos pneus poderem ser usados sem medo em qualquer tipo de terreno seco, sem dar muita preocupação ao dono, ele deve ser evitado em locais muito úmidos, como por exemplo lama e terra lisa, pois isso pode reduzir o seu tempo de vida, já que não são ideais para esse tipo de percurso e também pouco resistentes.

Sobre o freio

Os freios que equipam a Rockrider ST520 são os modelos MT200 da Shimano, presente em bikes de diferentes valores, o que o torna um produto com excelente custo x benefício. Sendo a empresa referência no mercado, oferece ao produtor precisão e alto poder de frenagem ao ciclista, até mesmo em alta velocidade, pois a suspensão auxilia e absorve grande quantidade de estresse.

Além disso, por se tratar de um disco hidráulico, é mais eficiente, suave e oferece maior precisão que os outros, possibilitando que a pessoa consiga frear com suavidade. Por isso, são ideais para os ciclistas que estão interessados em Moutain Bike, visto que essa categoria sempre exige mais dos freios do que dirigir em locais urbanos.

Vantagens da bicicleta Rockrider ST 520

Além de prestar atenção nas especificidades técnicas do modelo em que está interessado, também é importante analisar outros fatores, como conforto, durabilidade e formato da bicicleta que irá comprar. Por isso, a seguir, veja mais sobre como a Rockrider ST520 se sai nesses quesitos e porque é uma das melhores mountain bikes nessa faixa de preço.

Facilidade nas manobras

O guidão da Rockrider ST520 é incrivelmente largo, por isso, aos ciclistas que gostam de fazer diversas manobras enquanto pilotam as bicicletas, esse é um grande ponto positivo, já que através disso eles terão uma grande capacidade de manejar a mountain bike, fazendo movimentos que não seriam possíveis com acessórios menores.

Apesar de, devido ao tamanho do guidão, os braços do ciclista precisarem ficar travados em uma posição fixa enquanto ele pilota, esse modelo de bicicleta oferece facilidade para que ele faça as manobras com agilidade, sendo capaz de vencer o terreno difícil dos trajetos oferecidos pelo mountain bike sem muitas dificuldades.

Escolha o tamanho certo para você

A prevenção de lesões e dores, até mesmo problemas na coluna, é o principal motivo que o ciclista precisa prestar atenção enquanto escolhe o modelo ideal e o tamanho de sua bicicleta, além de que comprar um modelo que se adapte ao tamanho de seu corpo faz com que o pedal mais produtivo, sem problemas físicos a longo prazo.

Por isso, a Rockrider ST520 oferece ao consumidor uma enorme gama de modelos, oferecendo bicicletas que se adaptam desde as pessoas de baixa estatura até as mais altas, com quadros em diversos tamanhos, como: P/15,5" (1,60m-1,70m). M/17" (1,70m-1,80m), G/19" (1,77m-1,84m) e GG/21" (1,83m-1,95m). Basta escolher a que mais se encaixa com o seu perfil e começar a pedalar!

Suporta muitos impactos

Por se tratar de um modelo robusto, a Rockrider ST520 é equipada com quadro feito de alumínio 6061 T4T6, que apesar de não ser tão resistente quanto a 7005, presente em modelos mais caros, ainda é capaz de suportar com maestria os impactos a que a bike será exposta durante os trajetos, compartilhando o choque pelos pontos de estresse.

Além disso, a Decathlon também reforçou os pneus desse modelo de bicicleta, acrescentando um selante resistente a furos, o que, aliado ao aro 29", a torna uma excelente mountain bike para ciclistas interessados em deslocar por terrenos mais difíceis, repleto de obstáculos complicados pela pista, como raízes ou pedras.

Durante a pedalada

A Rockrider ST520 é uma bicicleta desenhada para ser confortável durante a pedalada, com uma posição elevada, assento ergonômico e outros detalhes que ajudarão o ciclista a se sentir mais à vontade enquanto estiver em cima dessa mountain bike, principalmente nos terrenos mais difíceis e com obstáculos pelo caminho.

Apesar da suspensão não ser recomendada para os trajetos mais avançados e em trilhas técnicas, ainda é confortável o suficiente para as demais situações e os pneus oferecem uma aderência bastante decente ao solo, o que torna esse modelo bastante confortável para o ciclista durante os trajetos realizados por ele.

Estabilidade em alta velocidade

Devido ao excelente desempenho da suspensão, que é capaz de suportar uma quantidade enorme de estresse, a Rockrider ST 520 oferece grande estabilidade ao ciclista em situações de alta velocidade, permitindo com que ele seja capaz de realizar ações, como curvas, sem deixá-lo cair durante a pedalada.

O ângulo de direção aberto, aliado com o suporte baixo, também auxilia a manter a sensação de estabilidade da mountain bike durante toda a sua condução, aliando o conforto de se pedalar com a segurança e tranquilidade de que o piloto estará a salvo durante o trajeto, o que a torna excelente para para qualquer tipo de perfil.

Compre uma Rockrider ST520: econômica e com ótimo desempenho!

Se você já pedala e está interessado em adquirir um modelo com pegada intermediária, ou está interessado em começar a pedalar na categoria de mountain bike agora, a Rockrider ST520 é o modelo ideal para o que está procurando!

Como você viu, ela oferece equipamentos de boa qualidade, acima do que os modelos na mesma faixa de preço oferecem, tornando-a uma compra com um excelente custo-benefício. Agora que você já tem todas as informações sobre essa bike, considere os prós e os contras e utilize o que te apresentamos aqui para decidir se essa será sua nova mountain bike!

Autor deste artigo

Entusiasta de Vídeo Game e grande fã de esportes.

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto