Os 10 Melhores Aquecedores a Gás de 2024: da Rheem, Rinnai, Komeco e mais!

Os 10 Melhores Aquecedores a Gás de 2024: da Rheem, Rinnai, Komeco e mais!

Pensando em comprar um aquecedor a gás? Veja aqui os 10 melhores modelos de 2024 e dicas de como escolher o aquecedor que melhor atende suas necessidades.


Descubra qual o melhor aquecedor a gás para comprar em 2024!

Aquecedor a gás em fundo azul

Os aquecedores de água a gás vêm se tornando cada vez mais populares tanto em casas como em apartamentos, visto que são mais econômicos e eficientes do que os chuveiros elétricos tradicionais. Este equipamento garante um melhor controle de temperatura, sendo capaz de esquentar maiores quantidades de água de uma só vez.

É uma ótima opção para famílias que valorizam um banho quente, mas querem economizar na conta de energia. Além disso, o aquecedor a gás torna possível o uso de água aquecida também nas torneiras, garantindo maior conforto para sua casa. Existem diversos modelos de aquecedores a gás no mercado, então como escolher o ideal?

Pensando nisso, trouxemos neste artigo todas as dicas de como escolher, tudo elaborado por entusiastas em produtos tecnológicos que fizeram uma curadoria das informações que estão disponibilizadas pelas próprias marcas líderes em aquecedores, e separamos também um ranking com os 10 melhores modelos disponíveis no mercado. Confira!

Veja os Aquecedores a Gás em Destaque do Ranking:

  • Rheem RDB 36 — Melhor aquecedor a gás com sistema de segurança

  • Glp Komeco Ko — Melhor custo-benefício para aquecedor a gás

  • Therm 5600 F  Aquecedor a gás econômico e compatível com aquecimento solar

Como escolher o melhor aquecedor a gás?

O melhor aquecedor de água a gás é aquele que atende às expectativas da sua casa com a segurança necessária. Além disso, alguns modelos são mais recomendados conforme a quantidade de torneiras e duchas que possui, por exemplo. Confira a seguir como escolher um bom aquecedor a gás para a sua família.

Escolha aquecedor a gás com certificação do Inmetro

Aquecedor a gás

Os aquecedores de água a gás atuam com alguns elementos eventualmente perigosos, como fogo e gás. Por essa razão, é muito importante obter um produto que tenha passado por testes rigorosos para comprovar a segurança desse utensílio doméstico na sua casa.

De acordo com o Brics, o Inmetro é a corporação responsável pelos critérios técnicos de qualidade e segurança, assim como a fiscalização desses aparelhos. Dessa forma, os aquecedores de água a gás precisam obrigatoriamente possuir a certificação do Inmetro, então nunca compre esse tipo de produto sem essa certificação.

Verifique o tipo de gás do aquecedor a gás

Foco em mangueiras de gás do aquecedor

Há dois tipos de gases utilizados nas residências brasileiras, de acordo com a Rheem, temos o gás natural (GN) e o gás liquefeito de petróleo (GLP). É um ponto fundamental para verificar antes da compra, visto que um aquecedor incompatível com a sua casa acaba proporcionando muitos problemas. Assim:

  • GN: é o gás encanado, usado principalmente em apartamentos nos grandes centros urbanos;
  • GLP: é o popular gás de botijão, muito comum na maioria das casas em todo o país.

É possível realizar a conversão de um tipo de gás para o outro, mas esse processo necessita da ajuda de um profissional, além de custar um valor a mais. Sendo assim, não deixe de conferir se está comprando um produto compatível com o tipo de gás a que você tem acesso.

Confira o modo de funcionamento do aquecedor a gás

Aquecedor a gás

Na hora de escolher o melhor aquecedor a gás, você pode optar entre um modelo mecânico e um modelo digital. Este aspecto está relacionado com o controle da chama e do fluxo de água do aquecedor a gás e, por isso, afeta diretamente no valor e no desempenho do produto.

Esteja atento para não se confundir e adquirir um aquecedor a gás mecânico com visor digital acreditando que está optando por um modelo digital.

  • Mecânico: Este modelo de aquecedor a gás possui uma chama fixa, independente da quantidade de água que passa pelo equipamento. Por ter essa chama fixa, a temperatura também será a mesma, independente da quantidade de pontos de água que estão sendo utilizados;
  • Digital: De acordo com a Rheem, este modelo de aquecedor a gás possui um sistema de modulação automática que permite a regulagem da chama de acordo com a demanda de água. Dessa forma, o aquecimento acontece de forma mais eficiente e pode ser facilmente controlado de acordo com sua necessidade e uso.

Saiba escolher o tipo de exaustão ideal para sua residência

Aquecedor a gás

Existem dois tipos de exaustão nos aquecedores a gás, e é muito importante entender a diferença entre eles antes de adquirir o melhor produto para você. Este é o mecanismo que expulsa os gases queimados para fora do aquecimento, e pode ser feito de forma natural ou forçada. A forma de expulsão dos gases, a eficiência do processo e a segurança são os fatores que diferem entre os dois métodos.

  • Exaustão natural: Esta é a forma de expulsão de gases mais comum em aquecedores mecânicos. Ao serem aquecidos, os gases ficam mais leves que o ar e, portanto, conseguem sair de forma natural do aquecedor. Os gases são expelidos através de um duto ou chaminé.
  • Exaustão Forçada: Esta é a forma mais comum em aquecedores digitais. O aquecedor a gás com este tipo de exaustão usa um mecanismo de ventoinhas para tirar os gases do aquecedor através do duto. É uma forma mais eficiente e rápida de expulsar os gases, e garante maior segurança para o ambiente.

Escolha a capacidade do aquecedor a gás de acordo com a quantidade de torneiras e duchas da sua casa

Ducha aquecida a gás

Para garantir que o melhor aquecedor a gás consiga esquentar a quantidade de água que você precisa, é necessário analisar a capacidade em litros de cada modelo e comparar com a vazão de torneiras e duchas nas quais você vai utilizar. Este aspecto é muito relevante e, quanto maior for o número de banheiros da sua residência, maior deve ser a capacidade do aquecedor a gás. Alguns valores de referência para aquecedores a gás são:

  • 8 Litros: um banheiro com 1 ducha de 8 litros por minuto.
  • 12 Litros: até 1 torneira de 4 litros por minuto e 1 ducha de 8 litros por minuto.
  • 15 Litros: até 1 torneira de 4 litros por minuto e 1 ducha de 10 litros por minuto.
  • 18 Litros: até 2 torneiras de 4 litros por minuto, 1 ducha de 10 litros por minuto ou 2 duchas de 8 litros por minuto.
  • 20 Litros: até 2 duchas de 10 litros por minuto.
  • 26 Litros: até 2 duchas de 10 litros por minuto e 1 torneira de até 4 litros por minuto.
  • 32 Litros: até 3 duchas de 10 litros por minuto.
  • 42 Litros: até 4 duchas de 10 litros por minuto.

Escolha aquecedor a gás digital para controle de temperatura com precisão

Aquecedor a gás digital

Os aquecedores de água a gás costumam ser mecânicos ou digitais, entretanto, essa característica não tem relação ao display digital, o qual também pode ser encontrado em alguns modelos mecânicos. Esse atributo se refere ao fluxo de água e do controle da chama.

Os aparelhos digitais oferecem um controle preciso desses aspectos, sendo apenas necessário programar a temperatura que o próprio aquecedor modula a chama automaticamente para mantê-la. No entanto, é preciso ficar atento com a voltagem do utensílio digital.

Já os aquecedores com controle manual possuem a vantagem de operar com pilhas, isto é, os aparelhos mecânicos não necessitam de energia elétrica para esquentar a água. Portanto, é uma opção ideal para quem mora em áreas com picos frequentes de energia. Ainda assim, se você busca uma opção mais precisa, a digital é ideal para você.

Prefira aquecedor a gás com ignição automática que são fáceis de manusear

Aquecedor com ignição automática

Os aquecedores de água a gás mais ultrapassados precisam de uma fonte externa de fogo para poderem funcionar. Nessa situação, é necessário ligar o equipamento e encostar a chama no lugar de acendimento, sendo recomendado a utilização de palitos de fósforos ou acendedores, já que são mais seguros do que isqueiros.

No entanto, boa parte dos aparelhos atuais possuem dispositivos de ignição automática, evitando o uso de fogo e economizando o trabalho de acender o aquecedor, além de deixar o uso muito mais prático - e mais seguro. Sendo assim, sempre confira se a ignição é automática, pois isso é bastante importante.

Para segurança, prefira aquecedor a gás com exaustão forçada

Verificando se aquecedor possui exaustão forçada

Um fator importante nos aquecedores de água a gás é o seu tipo de exaustão, isto é, o mecanismo que expulsa os gases queimados para fora do aparelho. Os aquecedores contém duas formas de exaustão: forçada e natural.

  • Exaustão natural: é bem popular nos modelos mecânicos, na qual os gases são expulsos para fora através dos dutos, sem precisar da ajuda dos aparelhos de impulsão. No momento em que esquentam, os gases sobem naturalmente, visto que ficam mais leves do que o ar. Entretanto, esse tipo de exaustão é mais vulnerável à ação de obstáculos, como o vento, por exemplo;
  • Exaustão forçada: é muito comum nos aquecedores digitais, já que utilizam a eletricidade para movimentar uma ventoinha e liberar os gases pelo duto de uma forma muito mais segura e eficiente. Esse tipo de exaustão é muito indicada para lugares com muito vento ou andares altos. Então, se for o caso, opte por esse modelo de aquecedor.

Verifique o consumo máximo de gás no aquecedor a gás para economia

Profissional verificando consumo de gás

O consumo dos aquecedores a gás é comunicado pelos fabricantes em m³/h no gás GN e em kg/h no GLP. O valor representa a quantidade consumida conforme o uso da capacidade máxima. Nesse sentido, como é salientado pela Rheem, em metros cúbicos, a unidade do gás custa em média R$2,89. Desse modo, em um local em que mora quatro pessoas e cada uma delas tomando um banho diário.

O consumo chegará à 0,60m³, assim, em um mês, a conta da família considerando apenas o aquecedor a gás será de R$52,08. No entanto, é fundamental comparar entre produtos com a mesma capacidade. Depois de escolher a melhor capacidade para as suas necessidades, analise o consumo dos aquecedores e opte pelo modelo mais econômico. Caso deseje comparar equipamentos com capacidades diferentes, é indicado realizar um cálculo proporcional.

Verifique os recursos extras do aquecedor a gás

Aquecedor a gás

Antes de escolher o melhor aquecedor a gás para você, é interessante verificar se o aparelho conta com recursos extras. Estes recursos tornam o uso do aquecedor a gás prático, eficiente e seguro. Separamos a seguir algumas destas funcionalidades para você verificar antes de escolher o melhor aparelho.

  • Controle remoto: Um aquecedor a gás com este recurso é muito mais prático, pois o controle remoto permite que você controle o produto à distância.
  • Filtro: Com este recurso é possível filtrar partículas sólidas que vêm com a água, preservando o aquecedor a gás e aumentando sua durabilidade.
  • Sensor de chama: Para garantir sua segurança, esta função desliga o gás automaticamente caso a chama esteja apagada, evitando o vazamento de gás.
  • Termostato de segurança: Este recurso também é ideal para garantir a segurança da sua casa. Com este recurso, o aquecedor a gás desliga automaticamente caso a temperatura se eleve demais.
  • Chama auto-modulante: A chama é ajustada de forma automática para manter a temperatura que você deseja, garantindo um controle prático e eficiente.
  • Timer de segurança: Após determinado tempo de uso, o aquecedor a gás que possui esta função se desliga de forma automática.
  • Painel touchscreen: Este recurso permite que você configure o aquecedor com toques no aparelho, o que torna o manuseio e programação do aquecedor a gás muito mais fácil.
  • Memória de temperatura: O aquecedor a gás grava a última temperatura utilizada, de forma que você configure o aparelho mais rapidamente.
  • Controle de vazão: Esta função controla a quantidade de vazão gás do aquecedor.
  • Função solar: Esta função identifica a temperatura da água e só ativa o aquecimento se for necessário. É ideal para casas que tenham um sistema de aquecedor solar.

Saiba como escolher um aquecedor a gás com bom custo-benefício

Aquecedor a gás

Para escolher o melhor aquecedor a gás com bom custo-benefício, o primeiro aspecto que você deve considerar é o preço total do produto. No entanto, além deste fator, é importante estar atento a algumas outras características do produto que afetarão diretamente a conta final.

Portanto, antes de adquirir o melhor aquecedor a gás, verifique se o produto possui um modo econômico, qual a durabilidade e qualidade do aquecedor a gás, opções de controle de temperatura entre inverno e verão, entre outros fatores. Considerar todas as especificações do produto é muito importante para você optar pelo modelo ideal e com melhor custo-benefício.

Melhores marcas de aquecedor a gás

Uma forma de certificar que você está escolhendo o melhor aquecedor de gás é observar a marca do produto. Existem diversas marcas com grande reconhecimento no mercado que com certeza apresentarão muita qualidade. A seguir, falaremos um pouco sobre cada uma delas.

Rinnai

A Rinnai foi fundada no Brasil em 1975, no estado de São Paulo. A marca conta com uma moderna planta industrial e busca produzir uma linha de produtos e componentes diversificada e moderna. Uma das principais preocupações da Rinnai é garantir para seus consumidores equipamentos a gás seguros e, para isso, a empresa utiliza engenharia de precisão e testes de segurança diversificados.

O investimento no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, buscando sempre aumentar o conforto, a praticidade e a modernidade dos itens produzidos é outro aspecto diferencial da marca.

Komeco

A Komeco é uma marca 100% brasileira que está há mais de 30 anos desenvolvendo soluções tecnológicas para seus consumidores. Esta empresa foca em impulsionar a sustentabilidade e melhorar a qualidade de vida dos usuários de seus produtos.

A Komeco atua nos ramos de geração de energia solar fotovoltaica, aquecimento solar de água, aquecimento a gás, bombas e pressurizadores, além de aparelhos de climatização. A empresa está em constante evolução e investe na implantação e ampliação de sua estrutura de produção, seguindo um rigoroso controle de qualidade no processo de fabricação de seus produtos.

Bosch

Aquecedor a gás

A Bosch é uma marca com mais de 65 anos de história no Brasil, e teve suas origens na Alemanha. A marca faz parte do Grupo Bosch, líder mundial no fornecimento de tecnologia e serviços, que atua em quatros setores de negócios: Solução para Mobilidade, Tecnologia Industrial, Bens de Consumo e Energia e Tecnologia Predial.

Os aquecedores a gás da Bosch são produtos inteligentes e eficientes. A marca traz para seus consumidores soluções customizadas para climatização interna e aquecimento doméstico de água. Além disso, os produtos apresentam tecnologia de ponta, muita conectividade, facilidade de uso e um design atraente para combinar com a sua casa.

Lorenzetti

A Lorenzetti possui mais de 95 anos de trajetória no Brasil, marcada pela constante inovação, ética e pioneirismo da empresa. A marca é uma das líderes no segmento de duchas, chuveiros, torneiras elétricas e aquecedores de água a gás no Brasil.

A empresa possui cinco fábricas no Brasil e realiza distribuição nacional e internacional de seus produtos. Seu objetivo é sempre oferecer para seus consumidores produtos de qualidade, com design elegante e inovador, desenvolvidos com a mais alta tecnologia e consciência ambiental.

Os 10 melhores aquecedores a gás em 2024

Existe uma variedade de modelos de aquecedores de água a gás disponíveis no mercado, desde os mais tradicionais e mecânicos, como também os digitais que possuem muitas funções extras. A escolha final vai depender da sua necessidade e do seu orçamento. Veja abaixo os melhores modelos de aquecedores a gás para a sua residência.

Aquecedor Gás Digital, Rheem

Com sistemas de segurança e vazão de 15 litros


Se você está procurando um aquecedor a gás compacto, mas com as principais tecnologias do mercado, este modelo da Rheem possui uma vazão de 15 litros por minuto, sendo ideal para uma ducha e uma torneira simultaneamente ou para duas duchas de 7 litros. 

Além disso, ele conta com exaustão forçada e chama modulante, além de trazer ignição automática e 8 sistemas de segurança para garantir a proteção do usuário. Para deixar melhor, o modelo possui a função automática de restart em caso de queda de energia. 

Ademais, para maior praticidade no dia a dia, você pode ajustar a temperatura da água através de um Display Touch extremamente fácil de usar. O aparelho também ajusta o fluxo de água automaticamente conforme a demanda de uso ou estação do ano.

Com uma alta durabilidade, o modelo possui uma estrutura resistente e traz a função solar, além de apresentar um funcionamento bivolt e uma chaminé de 60 mm para a melhor distribuição do gás, tudo isso com classificação energética A para maior economia. 

Prós:

 Classificação energética A

 Display Touch fácil de usar

 Função de restart 

Contras:

 Vazão intermediária 

 Sem informações sobre a garantia 

Funções Chama modulante, função solar e restart
Capacidade 15 litros
Gás GN
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informado
Ignição Automática
Dimensão ‎15 x 34.5 x 54 cm

Aquecedor Gás Mecânico, Rheem

Com exaustão natural e 5 sistemas de segurança 


Se você está buscando um aquecedor a gás mais tradicional e que seja capaz de manter a temperatura sempre estável na sua residência, este modelo da Rheem é do tipo mecânico e possui uma exaustão natural, funcionando com gás GLP e apresentando uma vazão de 7 litros, tendo sido desenvolvido para trabalhar com baixa pressão de água.

Além disso, ele possui acendimento automático sem chama piloto e traz um corte de gás automático em caso de baixo fluxo de água ou superaquecimento. Para o máximo de proteção, ele também possui sensor de segurança bimetálico para apagar a chama. 

A sua válvula de sobrepressão é outro mecanismo que garante segurança ao abrir a válvula e aliviar a pressão quando necessário. Com sensor de fluxo, o modelo inicia o funcionamento do aquecedor com a passagem de água, o que garante praticidade.

O usuário também pode regular a vazão de água e gás através de um controle manual, lembrando-se que o aquecedor funciona com duas pilhas e dispensa o uso de tomadas, sendo mais versátil, tudo isso com classificação A no INMETRO e garantia de 3 anos. 

Prós:

 Com sensor de fluxo 

 Classificação A no INMETRO 

 Válvula de sobrepressão 

Contras:

 Não possui recursos tecnológicos 

 Estrutura um pouco pesada

Funções Sensor de ionização, válvula de alívio de pressão e mais
Capacidade 7 litros
Gás GLP
Tipo Mecânico
Exaustão Natural
Consumo máx. Não informada
Ignição Automática
Dimensão ‎12 x 31 x 44 cm

Aquecedor a Gás Therm 5600, Bosch

Com conexão Wi-Fi e design moderno 


Este aquecedor a gás da marca Bosch é ideal para quem busca facilidade no controle das funções, visto que ele possui conexão Wi-Fi, o que permite que o usuário configure com o máximo de praticidade os seus recursos no cotidiano, incluindo a faixa de temperatura e o controle de água, bastando utilizar um dispositivo compatível, como smartphones. 

Além disso, para tornar o seu uso mais cômodo, o modelo ajusta automaticamente a sua potência e mantém a água sempre aquecida na temperatura programada. Ele também é preparado para ser integrado a aquecedores solares, o que garante mais economia. 

O seu design moderno é outro ponto positivo do aparelho, uma vez que ele é inspirado nos modelos premiados europeus e traz mais discrição para a sua casa. O aquecedor é digital e possui exaustação forçada, alto padrão de segurança e funcionamento bivolt automático.

Lembre-se também que a sua vazão é de 23 litros por minuto, o que garante um uso mais versátil no dia a dia, atendendo bem até duas duchas. Para a sua segurança, o modelo é aprovado pelo INMETRO, sendo que a marca oferece uma garantia de 36 meses. 

Prós:

 Boa vazão de 23 litros por minuto 

 Modelo aprovado pelo INMETRO

 Função de memória de temperatura 

Contras:

 Aplicativo de controle apenas para Android 

 Consumo máximo não informado 

Funções Função solar, memória de temperatura, sensor de chama e mais
Capacidade 23 litros
Gás GLP
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informada
Ignição Automática
Dimensão ‎18 x 36.3 x 57.3 cm

Aquecedor de Água a Gás E15, Rinnai

Com timer de segurança e compatível com até duas duchas 


Indicado para quem procura um modelo que tenha alta durabilidade e bom desempenho, o Aquecedor de Água a Gás E15, da marca Rinnai, está disponível com um valor acessível e sem deixar de lado um excelente funcionamento, sendo um bom investimento para o consumidor economizar.

Assim, indicado para instalação residencial, ele traz mais conforto, segurança e qualidade para a hora do banho, sendo compatível com até 2 duchas de 8 litros ou 1 de 15 litros, visto que ele apresenta uma vazão total de até 15 litros por minuto. 

Além disso, ele possui um funcionamento com gás natural e exaustão forçada, além de trazer um acendimento automático com chama auto-modulante. Já para a segurança, ele oferece identificação digital de códigos de erro e possui sistemas de proteção integrados.

Você também pode contar com um timer digital de segurança, bem como aproveitar um controle de temperatura para escolher a intensidade do aquecimento. Tudo isso com uma classificação energética A e com funcionamento bivolt automático. 

Prós:

 Controle digital de temperatura

 Sistemas de proteção integrados

 Acendimento automático

Contras:

 Consumo máximo não informado 

 Disponível somente para GN

Funções Chama modulante e timer de segurança
Capacidade 15 litros
Gás GN
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informado
Ignição Automático
Dimensão 72 x 40 x 20 cm

Aquecedor de Água Gás REUE171FEHBL3, Rinnai

Com módulo controlador via Wi-Fi e funcionamento eficaz


Se você busca um aquecedor a gás moderno e eficiente para a sua casa, este modelo da Rinnai é uma ótima escolha, visto que ele traz uma boa capacidade de 17 litros, sendo suficiente para duas duchas de 8 litros ou uma ducha de até 15 litros, e possui funções tecnológicas que tornam o seu uso mais prático, como um display digital integrado. 

Além disso, o aparelho é compatível com módulo controlador via Wi-Fi, por isso o usuário encontra mais facilidade para configurar os seus recursos no cotidiano. O produto também traz tensão bivolt, o que torna a sua instalação mais prática e seu uso mais seguro. 

Com exaustação forçada e ignição automática, o aquecedor funciona com gás GLP e possui uma classificação de energia A, o que garante mais economia. Você também pode contar com função solar, chama modulante e diversos sistemas de segurança integrados. 

A identificação digital de códigos de erro é outro fator que contribui para tornar o seu uso mais seguro, bem como o timer de segurança de 60 minutos. Para maior durabilidade e resistência, você ainda conta com um trocador de calor com o sistema Coil-Less

Prós:

 Trocador de calor com sistema Coil-Less

 Timer de segurança de 60 minutos 

 Classificação de energia A

Contras:

 Consumo máximo não informado 

 Poucas informações sobre a instalação 

Funções Chama modulante, sistema de segurança, função solar e mais
Capacidade 17 litros
Gás GLP
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informada
Ignição Automática
Dimensão ‎67 x 23.5 x 43.5 cm

Aquecedor de Água a Gás LZ 2000DE-I, Lorenzetti

Muito seguro e com design moderno 


Se você procura um aquecedor a gás com ótima qualidade e bom preço, o modelo LZ 2000DE-I, da marca Lorenzetti, é uma opção moderna e que garante uma excelente utilização em até duas duchas e um misturador ao mesmo tempo, por ser desenvolvido com alta tecnologia. 

Desse modo, o seu sistema digital permite que a temperatura seja programada de acordo com a intensidade desejada pelo usuário, sendo que o aquecedor traz chama modulante e uma vazão de água de até 20 litros por minuto, funcionando com gás GN ou GLP.

Com um sistema de exaustação forçada, a exaustão dos gases queimados é realizada por uma ventoinha interna, o que torna o aparelho mais seguro, pois ele evita o retorno dos gases de combustão para o ambiente em caso de correntes de vento. Com termostato de segurança, o aquecedor também é desligado em caso de superaquecimento. 

O seu sensor de chama ainda corta o gás na ausência de chama, evitando vazamentos. Por fim, você conta com um design compacto e moderno para compor o ambiente de instalação, tudo isso com uma garantia de 3 anos do fabricante. 

Prós:

 Com termostato de segurança

 Sensor de chama corta gás

 Sistema de exaustão forçada

Contras:

 Sem informações sobre o consumo

Funções Chama modulante, termostato de segurança e evita vazamentos
Capacidade 20 litros
Gás GLP e GN
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informado
Ignição Automática
Dimensão ‎17 x 34 x 52.5 cm

Aquecedor de Água Gás M20 REU-M200, Rinnai

Exaustão natural e com sensor de chama 


Indicado para quem procura um aquecedor a gás para áreas de serviço ou para o uso em banheiros, este modelo da marca Rinnai possui uma vazão de 20 litros por minuto, sendo capaz de atender duas duchas de 10 litros ao mesmo tempo ou torneiras em geral. 

Além disso, um dos seus diferenciais é a exaustão natural, em que o gás é distribuído sem o auxílio de ventoinha, o que gera uma maior economia de energia. Dessa forma, o item funciona através de pilhas, não necessitando ser conectado a qualquer rede elétrica. 

O seu funcionamento também se dá através de gás GLP, aquele que normalmente é usado em cozinhas e pode ser adquirido com facilidade no mercado na forma de botijões, sendo indicado para andares térreos e para quem possui um uso intermediário do aquecedor.  

Já para a sua segurança, o modelo possui sistemas de proteção integrados e um sensor de chama, funcionado apenas quando é ativado, com um acendimento automático. Por fim, você conta com 2 anos de garantia do fabricante e com um design neutro na cor branca.

Prós:

 Com 2 anos de garantia

 Design neutro

 Sistemas de proteção integrados

 Funcionamento com pilhas 

Contras:

 Não indicado para apartamentos 

Funções Sensor de chama
Capacidade 20 litros
Gás GLP
Tipo Digital
Exaustão Natural
Consumo máx. Não informado
Ignição Automática
Dimensão ‎29 x 48 x 79 cm

Aquecedor Rinnai REU-E150 FEH (E15) GN

Bom custo-benefício: máxima segurança e com alta capacidade de fornecimento 


O Rinnai REU-E150 FEH é o aparelho ideal para os usuários que buscam o melhor que o mercado pode oferecer por um bom preço acessível e custo-benefício. Desse modo, temos um aquecedor a gás com alta durabilidade, tudo isso por conta da sua construção e acabamento de qualidade. Além disso, é do tipo com funcionamento digital, assim, é feito para quem prioriza praticidade durante o uso.

Temos, ainda, 15 litros, sendo um aquecedor de água a gás confiável e eficiente para uso em todo o Brasil. Os dados de vazão dos aparelhos correspondem ao desempenho em condições apropriadas de instalação hidráulica, com pressurização adequada e 20ºC, portanto podendo haver variações. Além disso, tem um design discreto e elegante.

Tendo o dobro da capacidade através de um simples sistema. Este aquecedor a gás também conta com o selo CONPET de eficiência energética, isso significa que este dispositivo foi desenvolvido a partir de tecnologias que diminuem o consumo do material sem comprometer o funcionamento do equipamento. Por fim, é um modelo compacto e que permite uma fácil locomoção e instalação, além de ser bivolt por cabeamento.

Prós:

 Controlador digital

 Sistema de alimentação bivolt 

 Excelente durabilidade: construção e acabamento de qualidade

 Marca de renome 

Contras:

 O serviço de instalação do aparelho não está incluso no preço do produto

Funções Chama modulante, termostato de segurança e sensor de chama
Capacidade Não informado
Gás GN
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informado
Ignição Automática
Dimensão ‎14,5 x 35 x 59 cm;

Aquecedor De Água A Gás Komeco

Equilíbrio entre custo e qualidade: com estrutura resistente 


Ideal para quem procura o aquecedor a gás com o melhor equilíbrio entre custo e qualidade, o modelo ko 26d, da marca Komeco, está disponível com um valor justo e sem abrir mão de um funcionamento eficiente, sendo indicado para o uso de uma ducha de 26 litros por minuto, além de ser um modelo bivolt.

Dessa forma, é possível manter a água da sua casa sempre aquecida de forma prática, uma vez que o aquecedor possui um painel digital touch screen que permite ajustar as faixas de temperatura conforme a sua necessidade, entre 35 e 65 graus. 

Para maior praticidade de instalação, o modelo ainda traz uma chave seletora de tensão, além de diversos sistemas de segurança que garantem a sua proteção no cotidiano, como detector de existência de chama no aparelho e proteção contra superaquecimento. 

Outra das suas vantagens é uma estrutura super resistente em cobre Free Oxygen, um metal com alta durabilidade. Por fim, ele conta com o sistema Coil-Less que aumenta a absorção de calor do aparelho, o que contribui simultaneamente para a sua durabilidade.  

Prós:

 Estrutura em cobre Free Oxygen 

 Sistema Coil-Less para absorção de calor

 Detector de chama e superaquecimento 

 Com painel touch screen 

Contras:

 Não indicado para casas com grande fluxo de uso 

Funções Detecção de chama, proteção contra superaquecimento e mais
Capacidade 16 litros
Gás GLP
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informado
Ignição Automática
Dimensão ‎67 x 39 x 23 cm

Aquecedor de Água a Gás E33, Rinnai

Melhor opção: alta eficiência e com sistemas de segurança


Se você está procurando o melhor aquecedor a gás do mercado que ofereça melhor qualidade, este modelo da Rinnai é uma excelente escolha, visto que ele traz um funcionamento totalmente eficiente para garantir o máximo de conforto e segurança para a hora do banho, apresentando uma modulação de chama, exaustão forçada e controle digital de temperatura. 

Além disso, ele conta com sistemas de segurança integrados para proteger o aparelho contra danos e evitar outros imprevistos, sendo extremamente seguro. Outra das suas vantagens é uma vazão de 32,5 litros por minuto, seja em gás natural ou GLP.

Para ajustar a temperatura conforme a sua necessidade, é possível escolher entre as faixas Standard de 32 a 50 graus ou Top de 35 a 60 graus. Ademais, o aquecedor possui função solar para maior versatilidade e é bivolt, o que garante mais praticidade na instalação. 

Por fim, o modelo ainda oferece identificação digital de códigos de erro para proporcionar o máximo de segurança e durabilidade ao aparelho, bem como timer de segurança, tudo isso com um design moderno e discreto com dimensões compactas e acabamento resistente. 

Prós:

 Compatível com GN e GLP 

 Identificação digital de códigos de erro

 Com timer de segurança 

 Oferece identificação digital de códigos de erro

 Controle digital de temperatura 

Contras:

 Disponível somente em uma cor 

Funções Chama modulante, sistema de segurança, função solar e mais
Capacidade 32,5 litros
Gás GN ou GLP
Tipo Digital
Exaustão Forçada
Consumo máx. Não informado
Ignição Automática
Dimensão 35 x 70 x 17 cm

Outras informações sobre aquecedores a gás

É fundamental entender qual o melhor aquecedor de água a gás é o ideal para o lugar em que deseja instalar, seja em uma casa ou em apartamentos, visto que o modelo certo precisa estar de acordo com as suas necessidades e o seu estilo de vida. Conheça algumas outras informações sobre os aquecedores a gás.

Quais as maiores vantagens do aquecedor a gás?

Aquecedor a gás

O aquecedor a gás traz diversos benefícios e, por isso, adquirir o melhor aquecedor a gás é um ótimo investimento. O primeiro fator relevante que este aparelho oferece é a economia de luz e diminuição na sua conta, pois o uso de água aquecida com o aparelho não usa energia elétrica.

Além disso, a vazão de água dos chuveiros compatíveis com aquecimento de água a gás é maior, proporcionando maior conforto no banho. O aquecedor a gás torna possível que você obtenha diversos pontos de água quente na sua casa, como em chuveiros e torneiras. O produto apresenta um ótimo nível de segurança e boa durabilidade, com tempo de vida útil de, em média, 15 anos.

Como funcionam os aquecedores de água a gás?

Mulher ajustando aquecedor a gás

Os aquecedores de água a gás operam através de uma câmara de combustão que, no momento em que for acionada, aquece um tubo metálico, também chamado de serpentina, o qual a água atravessa e esquenta. Além disso, esse aparelho geralmente possui um sistema de exaustão que elimina os gases queimados do ambiente.

No geral, esse equipamento utiliza o gás para que a chama fique acesa e aqueça a água, sendo muito útil para relaxar em um banho quente ou evitar a água fria ao usar uma torneira, seja para lavar o rosto ou até mesmo lavar a louça.

Diferença entre aquecedor elétrico e a gás

Aquecedor a gás

O aquecedor a gás utiliza gás natural ou GLP ao invés de energia, como nos aquecedores elétricos e, por isso, é uma ótima escolha para quem quer economizar na conta de luz. Para este sistema de aquecimento, é necessário instalar uma tubulação para água fria, para água quente e para o gás usado pelo aquecedor.

Este modelo pode funcionar através do sistema de passagem ou por acumulação. Por outro lado, o aquecedor de água elétrico, que utiliza a eletricidade para obter a temperatura desejada, pode também funcionar através de passagem ou de acumulação, podendo ser instalado mais facilmente por não exigir tubulação específica.


Confira dicas de seguranças do aquecedor a gás

Controlando vazão

Os aquecedores a gás são aparelhos muito eficientes e com sistemas de segurança próprios, mas é importante estar atento a algumas dicas para garantir o uso adequado do produto e evitar acidentes. Você deve sempre ler o manual do fabricante antes de realizar a instalação e uso do aparelho, para ter certeza de que está fazendo tudo corretamente.

É essencial também garantir que o ambiente de instalação do aparelho seja adequado, tenha espaço suficiente e boa ventilação. Se o aparelho possuir filtro, é importante realizar a limpeza regular desta peça. Não cubra ou coloque artigos como toalhas, roupas e acessórios em cima do aquecedor a gás, para não correr o risco de bloquear a passagem do gás nem causar superaquecimento no aparelho.

Evite deixar que crianças se aproximem do aparelho e não armazene produtos inflamáveis próximos ao aquecedor a gás. Estes são apenas alguns dos cuidados recomendados que você deve ter para garantir o uso seguro do seu aparelho.

Como realizar a limpeza do aquecedor a gás?

Painel touchscreen de aquecedor a gás

É importante realizar uma limpeza regular no melhor aquecedor a gás para garantir o bom funcionamento do aparelho e evitar danos. Para realizar a limpeza externa do produto, você pode utilizar um pano úmido e sabão neutro. Não utilize produtos inflamáveis nem esponjas abrasivas.

Os aquecedores a gás que possuem filtros de água precisam de cuidado especial, pois a peça deve ser limpa a cada 6 meses. Para isso, desligue a energia do aquecedor e o fornecimento de água, drenando a água reservada em seguida. Depois, basta desconectar o filtro de água para remover os resíduos de sujeira em água corrente e com o auxílio de uma escova macia.

O filtro de ar também pode ser limpo com o uso de um aspirador de pó para a sujeira superficial e com água e escova para sujeira mais profunda. Para isso, basta fazer o mesmo processo de desligar e retirar o filtro.

Conheça os acessórios para instalação do aquecedor a gás

Verificando termostato de segurança

A instalação do melhor aquecedor a gás demanda uma série de acessórios adequados que garantem a proteção ou ajudam a potencializar o funcionamento do aparelho. Por isso, é interessante que você conheça alguns dos acessórios para instalação do aquecedor a gás mais relevantes disponíveis no mercado. Falaremos sobre eles a seguir.

  • Tubulações flexíveis: Este acessório pode ser utilizado para realizar a ligação do gás ao aquecedor de forma segura. Por ser flexível, possui a vantagem de se adequar a diferentes posições, além de possuir boa resistência à pressão e altas temperaturas.
  • Duto de saída: Este componente pode ser utilizado na chaminé do aquecedor a gás. Ele realiza a saída de ventilação de forma simples e mais segura.
  • Aro de arremate: Este acessório é utilizado como acabamento na instalação de dutos, ocultando o furo feito na parede para a passagem do mesmo.
  • Chaminé ou chapéu T: Este acessório é utilizado para guiar os gases que são expulsos durante o aquecimento da água para fora do ambiente. O chapéu T ajuda a fechar a extremidade da chaminé, bloqueando o retorno dos gases e fornecendo maior segurança.

Como instalar o aquecedor a gás?

Profissional instalando aquecedor a gás

Para instalar um aquecedor de água a gás, é preciso de 3 condições específicas: 2 pontos de água que é por onde vai passar a água quente e a fria; 1 ponto de gás, por onde o gás entra no equipamento e 1 ponto de saída para o duto do exaustor, que é o local onde os gases queimados são retirados do ambiente.

Em relação a apartamentos que possuem um sistema de gás encanado, é possível que essa estrutura já tenha sido instalada em um lugar adequado, como a área de serviço, por exemplo. No entanto, se você mora em uma casa e vai elaborar a instalação, lembre-se que o processo deve ser feito por um profissional e em um ambiente ventilado.

Certifique o local para instalar o aquecedor a gás

Aquecedor a gás

Além de adquirir o melhor aquecedor a gás, é muito importante que você escolha o local adequado para instalar o seu produto. É muito importante que o local escolhido possua ventilação permanente e adequada e, por isso, ambientes como áreas de serviço ou externas são recomendados.

A distância entre a janela e o aparelho deve ser de, no mínimo, 40 cm, evitando retorno dos ventos e gases expelidos. Caso o aquecedor seja instalado em ambiente externo, certifique-se de que ele está protegido contra adversidades climáticas, como chuva e sol intenso.

Veja também artigos sobre chuveiros e banheiros

Agora que você conhece as melhores opções de aquecedores a gás que esquentam sua casa e água, que tal conhecer outros aparelhos, como chuveiros, aquecedores de toalhas e exaustores de banheiro? Confira as dicas de como obter os melhores, com ranking de top 10 para ajudar!

Os 10 Melhores Chuveiros Com Pressurizador de 2024: Lorenzetti, Hydra E Muito Mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2718

Em busca do melhor chuveiro com pressurizador? Conheça agora o top 10 de melhores modelos de 2023! Além de dicas de como escolher o perfeito para o seu lar!

Os 10 melhores aquecedores de toalha para banheiro de 2024: Inovar Metais, Flape e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1816

Apresentaremos neste artigo dicas úteis e opções que te ajudarão na escolha do melhor aquecedor de toalha para banheiro que existe no mercado. Confira!

Os 10 melhores exaustores silenciosos para banheiro de 2024: Ventokit, Ventisol e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1475

Exaustores são essenciais em muitos banheiros, mas o barulho pode incomodar, por isso, veja neste artigo os melhores exaustores silenciosos e como escolher!

Mantenha a água do seu lar sempre quentinha!

Aquecedor a gás em foco

Antes de obter o seu aquecedor de água a gás, é muito necessário estar alerta com algumas dicas básicas de uso e segurança, desse modo vai evitar qualquer chance de acidente e aprimorar a durabilidade do seu equipamento ao máximo.

Por essa razão, sempre procure um profissional especializado para a instalação, não tampe as passagens de ar, faça uma manutenção periódica, economize gás ao regular a temperatura conforme o clima do ambiente, evite usar a temperatura máxima de modo desnecessário e sempre use pilhas de boa qualidade.

Com todas essas orientações, é possível usar o aquecedor de água a gás sem nenhuma preocupação. Portanto, escolha o modelo que melhor atenda às necessidades da sua família e mantenha a água do seu lar sempre quentinha!

Autor deste artigo

Produtora Audiovisual, escritora e roteirista.

Palavras-chave relacionadas


Banheiro

Artigos relacionados


Os 10 Melhores Vasos Sanitários de 2024: Lorenzetti, Deca e muito mais!

Os 10 Melhores Vasos Sanitários de 2024: Lorenzetti, Deca e muito mais!

Procurando um vaso sanitário com caixa resistente e confortável? Neste artigo você encontra as melhores opções no nosso ranking e aprende como escolher.


As 10 Melhores Cadeiras de Banho para Idoso em 2024: Dellamed, Jaguaribe e mais!

As 10 Melhores Cadeiras de Banho para Idoso em 2024: Dellamed, Jaguaribe e mais!

Precisando de uma cadeira de banho para idoso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cadeiras de banho e como escolher o modelo ideal!


Os 10 Melhores Chuveiros Com Pressurizador de 2024: Lorenzetti, Hydra E Muito Mais!

Os 10 Melhores Chuveiros Com Pressurizador de 2024: Lorenzetti, Hydra E Muito Mais!

Em busca do melhor chuveiro com pressurizador? Conheça agora o top 10 de melhores modelos de 2024! Além de dicas de como escolher o perfeito para o seu lar!


Os 10 Melhores Lixos de Banheiro de 2024: Automático, com Pedal e muito mais!

Os 10 Melhores Lixos de Banheiro de 2024: Automático, com Pedal e muito mais!

Procurando um modelo de lixo de banheiro para a sua casa? Conheça neste artigo os melhores lixos de banheiro do mercado e saiba como escolher o modelo ideal!


As 10 Melhores Marcas de Toalhas de Banho em 2024: Buettner, Buddemeyer, Lepper e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Toalhas de Banho em 2024: Buettner, Buddemeyer, Lepper e Mais!

Procurando a melhor marca de toalha de banho do mercado? Confira neste artigo uma lista com as melhores opções de 2024 e dicas sobre como escolher o ideal!


Últimos posts


O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto E22 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto E22 é o celular certo para você? Neste artigo, veja as especificações técnicas do aparelho, vantagens, indicações de uso e muito mais!


Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Gestão de negócios aplicada ao Recursos Humanos

Descubra como a gestão de negócios otimiza o departamento de Recursos Humanos, melhorando processos e estratégias empresariais.


Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Os 16 Melhores Notebooks i7 de 2024: Dell, Samsung, Acer e mais!

Quer comprar o melhor notebook i7 para você? Confira neste artigo as dicas necessárias para escolher o modelo ideal e os 16 melhores produtos do mercado.


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Os 10 Melhores PCs Gamers Completos de 2024: Chip7 Informática, Mancer e mais!

Procurando o melhor PC gamer completo? Neste artigo confira muitas informações desse produto para escolher o ideal e veja um ranking com os 10 melhores!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Decoração Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos