Pretinho caseiro: descubra como fazer e deixar o seu pneu brilhando!

Pretinho caseiro: descubra como fazer e deixar o seu pneu brilhando!

Quer ter rodas como novas gastando pouco? Veja 7 receitas de pretinho caseiro e bons produtos para ter pneus brilhantes aqui.


O que é o pretinho do pneu?

passar pretinho caseiro no pneu

Se você gosta de manter seu carro limpo e encerado, mas os pneus parecem gastos e envelhecidos. Saiba que há um jeito fácil e barato de fazer as rodas do seu automóvel reluzir como novas. Basta polir com um pretinho caseiro ou produtos específicos para isso.

O pretinho caseiro ou pronto é uma substância que faz as rodas de um veículo ficar com brilho surpreendente. Assim, não só os pneus ficam impressionantes como ganham melhor proteção na estrada. Neste texto, estão receitas e dicas de pretinho caseiro ou pronto que preservam as rodas limpas e reluzentes por um longo tempo. Então, confira!

Como fazer pretinho caseiro

pretinho caseiro sendo passado no pneu

Fazer uma limpeza e passar um pretinho caseiro deixa os pneus incrivelmente mais bonitos e estáveis. Embora existam produtos prontos, é possível também optar por soluções simples como você verá agora. Então, continue lendo, pois na sequência estão 7 receitas de pretinho caseiro para fazer sem gastar muito.

Receita de pretinho caseiro com glicerina

Uma das receitas mais utilizadas de pretinho caseiro é com glicerina. A montagem consiste simplesmente em misturar água e glicerina em partes iguais. Esse método possui variações como a composição de 1/3 de glicerina e 2/3 de água. Também pode ser usada a água destilada, em vez da natural.

Da forma tradicional já é possível obter ótimos resultados e um líquido de longa duração com uma boa relação custo-benefício. Contudo, com as variações há um desempenho melhor. Quanto à aplicação, o ideal é pulverizar a mistura, pois pincelar esse produto caseiro diretamente sobre as rodas gera diferenças de tons perceptíveis.

Receita fácil de pretinho caseiro

Um dos jeitos mais simples e rápidos de oferecer uma cor preta reavivada e marcante aos pneus do seu carro é jogar Coca-Cola ou borra de café sobre eles. No entanto, aqui é importante fazer uma ressalva. Essa forma com o tempo gera uma cobertura meio esbranquiçada no local.

Portanto, esse tipo de pretinho caseiro não é muito recomendado. De qualquer maneira, caso decida utilizá-lo, num momento que esteja com pressa o uso é descomplicado. Basta apenas limpar as rodas e passar a Coca-Cola ou a borra de café até o escurecimento dos pneus aparecer e esperar secar.

Receita de pretinho caseiro com groselha

A groselha serve tanto na forma de fruta como aquele produto do supermercado que confeita sobremesas. Caso na sua casa tenha a fruta, você terá de fazer um suco bem concentrado, sem acrescentar açúcar. Depois junte com um pouco de álcool, na mesma quantidade em que fez o suco.

Se quiser utilizar a groselha vendida no comércio, o processo de preparação é idêntico. Álcool e groselha misturados em partes iguais. Esse pretinho caseiro pode ser borrifado ou pincelado sobre o pneu. No final, as rodas ficarão mais escurecidas e com um brilho levemente arroxeado.

Receita de pretinho caseiro com tinta xadrez e cera

Esta receita oferece uma das fórmulas de pretinho caseiro que mais duram. O xadrez líquido se trata de uma tinta amplamente utilizada em materiais de construção. Ele combina desde com cimento até com as borrachas dos pneus. Aquela cera líquida com a qual você limpa seu carro também se adapta bem às rodas.

Então, realizar a união do corante xadrez com cera líquida automotiva produz um pretinho caseiro quase perfeito. Apenas 50 ml de cada ingrediente são suficientes. Use uma esponja ou pincel na aplicação. Assim, dentro possível, as rodas permaneceram com um visual renovado e sensacional.

Receita de pretinho caseiro com cola branca

O pretinho caseiro com cola branca tem a vantagem de ser durável e mais barato que a receita com tinta xadrez. Nessa composição vão os seguintes ingredientes: 100 ml de água, 50 ml de açúcar e 50 ml de cola branca (aquela que é usada nas escolas). Um copo descartável possui 100 ml, então a medição será mais fácil com esse item.

Para preparar o pretinho misture a metade da água com todo o açúcar e reserve. Logo após, mexa a água restante com a cola branca. Por fim, junte tudo até ficar totalmente homogêneo. A aplicação com uma escova de dente deixará o resultado melhor. Também é possível guardar as sobras para utilizar em outra ocasião.

Receita de pretinho caseiro com nugget

Na hipótese de haver cera para engraxar sapatos na sua casa, a famosa nugget, também pode usá-la como pretinho caseiro. O processo é o mesmo do polimento de calçado. No entanto, é um pouco mais trabalhoso, pois pneu não é liso. Contudo, no final as rodas estarão hidratadas com um leve brilho.

Conheça alguns pretinhos prontos

solução pretinho

O lado bom de montar um pretinho caseiro com componentes que se tem em casa é que custa pouco. Por outro lado, leva mais tempo a preparação e os resultados não permanecem tanto com as soluções oferecidas no comércio. Portanto, a seguir você verá alguns dos pretinhos prontos mais populares do mercado e de baixo custo.

Limpa pneu Pérola

Assim como uma das receitas de pretinho caseiro, esse produto é fabricado com glicerina, porém com aditivos como o silicone. Dessa maneira, quando você passa esse produto as rodas ficam reluzentes com um brilho acetinado. Geralmente, o Limpa pneu Pérola vem numa embalagem de 500 ml e graças a isso, demora a acabar.

Para passar não tem muito segredo, é possível só utilizar uma esponja ou pincel. Ele ainda tem a vantagem de secar rápido. Além do mais, não atrai insetos como as receitas caseiras que incluem alimentos na preparação. Como se adapta a qualquer tipo de borracha ele pode ser aplicado nos tapetes do carro também.

Limpa pneu Monza

Entre os produtos populares que deixam as rodas de um carro embelezadas e com baixo custo está o Limpa pneu Monza. Ele funciona parecido com o Peróla. Isso quer dizer que tem secagem rápida e conserva os pneus. Além disso, quando você utilizar esse produto a roda não apresentará um aspecto grudento.

O brilho que ele oferece é natural. Portanto, as rodas preservam o aspecto de quando você compra pneus novos. Diferente do que acontece com as receitas de pretinho caseiro em que geralmente a roda parece muitas vezes estar molhada. Fora isso, permanece mais tempo e também é simples de aplicar com esponja e pincel.

Pneu pretinho Cockpit

Da mesma forma que os outros produtos o Pneu pretinho Cockpit deixa as rodas de um veículo como novas. Entretanto, sem deixá-las com um visual ressecado. Como ele conserva e protege peças de borracha serve para ser aplicado em outros locais. Oferece um bom acabamento.

Sempre que o pneu do seu carro estiver com um visual envelhecido, basta colocar um pouco do Pneu pretinho Cockpit em uma esponja e passar sobre a superfície. Assim, em questões de minutos é possível “dar uma cara nova” às rodas do seu automóvel com uma opção barata.

Dicas e curiosidades sobre o pretinho de pneu

pneu com pretinho caseiro

Sabia que o modo como um pretinho é passado afeta o resultado obtido? Aplicar essa substância não corresponde a nenhum grande desafio. Entretanto, certos descuidos no uso fazem com que as rodas percam a boa aparência mais rápido do que o desejado. Então, confira na sequência algumas dicas para obter melhor efeito com pretinho.

Onde comprar e quanto custa o pretinho?

É possível encontrar pretinhos prontos em alguns supermercados, lojas especializadas em produtos automotivos e, evidentemente, na Internet. A faixa de preço varia, no entanto, na média o custo oscila entre R$ 10 a R$ 50. A quantidade da embalagem, normalmente, consiste no principal fator que influencia o preço.

Saiba como aplicar o pretinho no pneu

O modo de utilização dependerá do pretinho caseiro ou pronto escolhido. Apesar disso, pode se dizer que borrifar o pretinho feito com produtos domésticos oferece vasta cobertura. Já o pretinho comprado pronto fornece desempenho superior aplicados com esponjas.

Por outro lado, o desperdício se torna maior com uso do borrifador e da esponja. Sendo assim, se o que você deseja é não gastar muito produto, a solução ideal consiste em usar um pincel. Após a aplicação de qualquer um dos métodos é importante aguardar a secagem total do pneu, antes de cair novamente na estrada.

Limpe e seque bem o pneu antes de passar o pretinho

Até pode parecer óbvio esse lembrete. No entanto, nem sempre as rodas deixam à mostra toda a sujeira que está empregada nelas. Então, toda vez que você for passar um pretinho caseiro ou pronto lave as rodas muito bem. Água e sabão ajudam bastante, porém o melhor efeito é da escova.

Escovar todas as partes elimina qualquer lixo que atrapalhe a aderência. Inclusive, existem alguns escovões no mercado adequadas à lavagem de rodas. Contudo, na falta de um deles, a tradicional escova de náilon serve. Depois, da limpeza seque, pois a umidade interfere na adesão, principalmente do pretinho pronto.

Cuidado ao aplicar pretinho em excesso

Se a quantidade de pretinho pronto ou caseiro não for mensurada e o produto for colocado em maior quantia que o necessário, isso será ruim. O primeiro motivo consiste no aspecto de algumas gotas escorrerem e lambuzar toda a roda produzindo um visual desagradável. Afinal, a intenção é deixar o pneu mais bonito.

Fora isso, caso esse excesso pingue nas bandas de rodagem, dependendo da situação, isso comprometerá o funcionamento dos pneus. Na pior das situações, as rodas se tornam escorregadias, principalmente, ao fazer curvas. Então, se você nunca usou um pretinho, tenha cuidado.

Durabilidade do pretinho no pneu

Quanto tempo o pretinho pronto e caseiro permanece no pneu? A resposta depende do quanto o veículo circula, a temperatura do local onde fica estacionado, o tipo de estrada por onde trafega e outros fatores. Na hipótese de um automóvel percorrer poucas ruas com ótimas condições a duração será longa.

Então, nesse exemplo, a permanência do pretinho pronto na média fica em um ano. Já o pretinho caseiro varia conforme a receita. A fórmula com tinta xadrez e cera pode alcançar cerca de 6 meses. Apesar disso, geralmente nenhuma opção caseira chega a um ano sem que seja necessário reforçar a aplicação.

Pretinho ajuda na preservação do pneu?

Ao passar um pretinho pronto em cima de um pneu uma camada é criada. Esse revestimento atua como uma barreira contra sujeira, poeira e terra. Embora o aspecto estético seja importante, esses produtos também contribuem para manter as rodas de um veículo em bom estado.

Além disso, os ingredientes dos pretinhos pronto são próprios para conservar borracha. As soluções caseiras geralmente não interferem na qualidade das rodas, embora haja uma ressalva quanto ao fato de o cheiro dos alimentos atrair moscas e insetos. Apesar disso, não são um risco para a borracha.

Pretinho caseiro ou pronto?

O pretinho ideal para suas rodas consiste na opção que mais satisfaz você. Caso seu interesse seja em dar um brilho marcante e molhado ao visual dos pneus gastando pouco ou quase nada, um pretinho caseiro é uma boa escolha. Por outro lado, se rodas renovadas com um aspecto natural lhe agrada mais, opte pelo pretinho pronto.

A necessidade de retoques também se torna um fator decisivo. Afinal, quem já possui o hábito de fazer limpeza frequentemente no automóvel, não se incomodará tanto com as aplicações repetitivas do pretinho caseiro. No entanto, quando a ideia de não fazer manutenção nas rodas por até um ano anima mais, a solução é o produto pronto.

O que não passar no lugar do pretinho?

Evite usar querosene como pretinho, pois resseca e desgasta o pneu rapidamente. Borracha combinada com alta temperatura e uma substância inflamável não é nada positivo para as rodas do seu carro. Além disso, esse produto não dá brilho e nem protege. Portanto, se trata de uma das piores receitas caseiras de pretinho.

Por outro lado, produtos prontos que possuem na composição petróleo em excesso não trabalham pela boa preservação dos pneus do seu automóvel. O petróleo aumenta a deterioração de peças de borracha. Consequentemente, você terá de fazer a troca de rodas por desgaste antes do necessário.

Além do pretinho, não se esqueça de verificar a saúde do pneu

Não adianta passar pretinho caseiro ou pronto e o pneu não durar muito. A qualidade das viagens se torna superior quando as rodas estão com a calibragem e o balanceamento apropriados ao veículo. As revisões garantem a segurança com melhor desempenho do automóvel.

Após a revisão das rodas aplicar um pretinho deixará as rodas perfeitas. Afinal, o carro manterá a estabilidade, a beleza e a conservação. Caso um pneu esteja desgastado ou careca e seja coberto com pretinho caseiro ou pronto a aparência melhorará, porém ainda será perigoso trafegar com ele nessas condições.

Deixe os pneus do seu carro ainda mais bonitos com o pretinho caseiro!

pneu brilhante

As rodas do seu carro são uma das peças que mais sofrem agressões externas. Por isso, é interessante conceder um pouco de cuidado a elas. Como você viu, não há necessidade de despender muito dinheiro com isso. Existem receitas caseiras ou produtos prontos que dão resultado numa excelente relação custo-benefício.

Desse modo, escolha a opção mais acessível a você. Limpe as rodas e aplique o produto. Fique de olho para verificar quando uma nova revisão tanto do polimento quanto da qualidade dos pneus é necessária. Apenas essas etapas são suficientes para que os pneus do seu veículo pareçam bem cuidados!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Os 10 melhores iluminadores de 2022: Ruby Rose, Oceáne e muito mais!

Procura algo que realce seus traços e garante aquele brilho lindo na pele? Confira neste artigo os melhores iluminadores e como encontrar o perfeito para você!


As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

As 10 melhores espreguiçadeiras de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Você está em busca de relaxamento ao ar livre? A resposta está nas espreguiçadeiras. Conheça neste artigo os principais modelos do mercado e dicas de compra!


As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

As 10 melhores poltronas para leitura de 2022: reclinável, redonda e muito mais!

Buscando a poltrona para leitura perfeita? Confira neste artigo as dez melhores poltronas para leitura, como escolher a mais confortável, preços e onde comprar!


Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Os 10 melhores shampoos sem sal de 2022: Truss, Granado e muito mais!

Procura por um cabelo dos sonhos com muito brilho, força e maciez? Então veja neste artigo os melhores shampoos sem sal do mercado e dicas para comprar o ideal!


Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Os 10 melhores fixadores de cabelo em 2022: CHARMING, Karina e muito mais!

Em busca do melhor fixador para o cabelo? Confira neste artigo as principais opções do mercado e dicas infalíveis para escolher o melhor produto.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Limpeza Produtos de cozinha Ar e ventilação Cabelo Higiene e saúde