Plantas para o Feng Shui: para banheiro, entrada da casa, quarto e mais!

Plantas para o Feng Shui: para banheiro, entrada da casa, quarto e mais!

Neste artigo, apresentamos tipos de plantas e seus significados de acordo com Feng Shui. Confira como cultivá-las em casa para atrair energia positiva!


Já ouviu falar em plantas para o Feng Shui?

Bambu da sorte no quarto para feng shui

O Feng Shui usa diferentes tipos de plantas que permitem curar desequilíbrios de energia e realçar áreas específicas, como o quarto, banheiro e entrada da casa.

As plantas são verdadeiros reservatórios de energia muito bem-vindos pelo Feng Shui para compensar e harmonizar os nossos lares. Elas fornecem ao meio ambiente energias puras e benéficas, simbolizando crescimento, vida e abundância.

Se cuidarmos bem delas, imediatamente nos darão beleza e vitalidade irradiando seu Yang para o meio ambiente, purificando o ar e aquecendo os espaços. Estão associadas ao elemento madeira no “wu xing”, que é o ciclo dos cinco elementos da natureza e devem ser equilibrados em cada ambiente para potencializar a boa fortuna, prosperidade e saúde de quem o habita.

Plantas com bom Feng Shui para a entrada da casa

As plantas, além de serem um acessório decorativo de nossas casas, também podem ser um ímã de boas energias, abundância e prosperidade, segundo o Feng Shui. E é por isso que deixamos aqui a lista de algumas espécies que são perfeitas para este fim e colocá-las na entrada da casa, confira:

Lavanda

Plantação de lavanda

A lavanda tem uma cor lilás pela qual todos se apaixonam, por isso é comum vê-la em ambientes elegantes e sofisticados, ela é considerada um excelente símbolo de abundância, prosperidade e boas energias.

Se você está procurando uma planta que deixe quem chega em casa de bom humor e que também contribua para limpar a energia de todos que entram em sua casa, escolha uma planta aromática, como a lavanda. Para que o efeito seja completo, pode colocá-las nos dois lados da entrada da casa (do lado de fora).

Rosas

Rosas em um regador de ferro

Quando falamos em plantas para a entrada da casa, uma das primeiras que vêm à cabeça são as rosas. Famosas por toda a sua beleza, elas são usadas em decorações para deixar o ambiente mais elegante e afetuoso.

A passagem deve ser sempre livre e não obstruída por nada, assim a energia flui em um ambiente de proteção agradável. Caso more em apartamento, e a sua porta da frente não der para a rua, coloque as rosas na porta do terraço ou no acesso mais próximo à porta da frente que tenha luz natural suficiente para elas.

Gerânio

Gerânios rosa

Os gerânios são plantas muito características do Feng Shui. Eles atraem fortuna e fama, e o melhor local para colocá-los é próximo à porta de entrada de casa, embora precisem receber luz solar por alguns minutos. Eles têm poderes mágicos em qualquer uma de suas variedades.

Cultive exemplares da cor vermelha para proteger sua família de situações de deterioração de seus afetos e valores, para afastar o mau-olhado ou atrair dinheiro e boa fortuna para o lar.

Os gerânios rosa são um símbolo de amor feliz, já o de cor branca pureza e novas vidas. Um gerânio branco é ótimo para casais que não podem ter filhos ou que querem mais bebês em casa.

Hera Inglesa

hera inglesa verde e branca

A hera inglesa é uma das melhores plantas para quem vive com sintomas de problemas respiratórios, como asma ou outras alergias. Essa planta, segundo estudos, é capaz de eliminar até 94% das partículas de fezes e outros resíduos orgânicos do ar e mais de 75% do mofo em questão de horas.

Pela sua capacidade de purificar o ar e por ter folhas arredondadas ou ovais e se espalhar de forma fluida, é uma das plantas mais fantásticas para melhorar a qualidade de vida dos moradores, segundo o Feng Shui.

Lírio-do-vale

Lirios do vale branco

Lírio-do-vale traz as lembranças mais felizes. É uma planta que traz calma e melhora o humor com seu cheiro atípico. Sendo indicado pelo Feng Shui para colocar logo na porta de entrada, pois já tranquiliza quem chega estressado em casa após um longo e pesado dia de trabalho, por exemplo.

O estímulo de emoções positivas revela que o lírio-do-vale é uma planta que promove a felicidade abundante, pois as flores perfumadas estão frequentemente associadas às boas lembranças.

Plantas com bom Feng Shui para o quarto

O quarto é, sem dúvida, o local onde se refugia para descansar e ficar relaxado, por isso é muito importante saber que pode utilizar e partilhar este espaço com as suas plantas sem prejudicar a sua saúde ou estado de espírito. Continue lendo e descubra como dar um toque original de cor e vida ao seu espaço de relaxamento.

Girassol

Campo de girassóis

O girassol simboliza o sol (porque se volta para ele) e por isso é objeto do Elemento Fogo, que em Feng Shui significa admiração e amor. Além de que você estará prestes a completar um processo de cura física, mental e espiritual.

A energia dessa flor é felicidade, vitalidade e otimismo, ter girassóis em casa significa ter felicidade constante. Eles também simbolizam longevidade, fé espiritual e boa sorte. Nada de ruim pode acontecer com você quando tem girassóis por perto.

Avenca

plantação de avenca

A avenca tem uma capacidade de neutralização de energias. Com suas folhas densas que podem atingir 30 ou 40 cm de altura, é uma planta muito especial que traz muitos benefícios para quem a cultiva. Ela pode absorver energias negativas e, quando no ambiente há a presença do ciúme, suas pequenas folhas murcham.

O seu poder também faz expulsar os pensamentos maldosos e o mau-olhado, além de absorverem energia negativa de todo o meio ambiente. Saiba, então, que quando elas murcham imediatamente, é um sinal de energia negativa e pesada de algumas pessoas invejosas.

Lírio-da-paz

Lirio da paz branco

O lírio da paz é uma das principais plantas para o quarto de acordo com o Feng Shui. Além de ser uma das plantas com maior capacidade de purificar o ar e ajudar a filtrar outros componentes prejudiciais à saúde, como o benzeno ou o tricloroetileno, é uma das plantas preferidas dos decoradores de interiores pela elegância e coloração exótica.

Além disso, o lírio-da-paz aumenta os níveis de umidade em ambientes secos e ajuda o ar que você respira durante as horas de sono, para evitar secar sua garganta e as passagens nasais.

Plantas com bom Feng Shui para o banheiro

Um ambiente que muitas vezes é esquecido pelos amantes das plantas: o banheiro. Mas a realidade é que esse é o local ideal para recebê-las, pois além de ser um espaço que tem bastante umidade, é um dos pontos que tem mais acúmulo de energia negativa na casa. Escolha a sua preferida:

Espada-de-São-Jorge

Varias espadas de São Jorge

Esta é uma das plantas que mais suportam e resistem à umidade e às condições de pouca luz presentes no banheiro. O melhor de tudo é que com a sua presença, você terá um suporte incrível para purificar o ar.

A Espada-de-São-Jorge é uma planta de origem muito poderosa, agindo como uma barreira das energias negativas, sendo ótimas para aumentar a vibração do ambiente, principalmente a do banheiro, como já vimos, por ser um ambiente de energia muito pesada da casa.

Suculenta

Coleção de suculentas


As plantas suculentas caracterizam-se por acumular água em seus caules, folhas ou raízes. Isso as torna plantas muito Yang e poderosas, além de fáceis de cuidar, pois não necessitam de grandes cuidados. São ótimas para serem colocadas no banheiro por conterem uma energia abundante.

O ideal é colocá-las mais próximas da janela ou em pontos que tenham mais luminosidade natural, assim ela se encarregará de transmutar diariamente toda a negatividade acumulada no banheiro.

Costela-de-Adão

plantação de costela de adão

De acordo com as afirmações do Feng Shui, uma grande quantidade de energia positiva vai literalmente pelo ralo abaixo do banheiro. Mas, assim como a Espada-de-São-Jorge e as Suculentas, essa planta pode ajudar significativamente a regular esse processo de perda de energia que é causada por esse dreno.

É uma planta cheia de energia positiva, perfeita porque não requer tantos cuidados e cresce facilmente em ambientes úmidos. É uma espécie que se desenvolve rapidamente e se dá muito bem em ambientes mais escuros, portanto sua localização no banheiro é perfeita.

Orquídeas

orquídeas brancas

Sem dúvida, as orquídeas são uma das flores mais bonitas, por isso sempre serão recomendadas para decorar qualquer ambiente da casa. Com a sua colocação, vão trazer muita cor e vida ao banheiro.

As orquídeas podem entrar em locais úmidos por se tratar de uma planta tropical, mas requer uma boa manutenção para que não se estrague. Além dela ajudar a manter seu banheiro com boa energia, contribui também para a concepção do seu espaço.

Bambu da sorte

vaso de bambu da sorte

Como já sabemos, os banheiros são geralmente locais que não têm muita luz natural, porque em sua maioria não têm janelas ou porque só têm uma que não é tão grande. Portanto, as plantas que estão ali não precisam de muitos cuidados e nem precisam de contato direto com o sol para crescer.

Por isso, o bambu é uma planta que cresce sem problemas nestas condições e, além disso, o Feng Shui recomenda fortemente a sua localização neste espaço, pois mantém assim uma energia adequada. O mais aconselhável é colocá-lo em um local onde se reflita no espelho.

Dicas essenciais para suas plantas de acordo com o Feng Shui

Vaso de suculentas

O Feng Shui utiliza diferentes tipos de plantas para uso externo e interno, de modo a permitir a cura de desequilíbrios energéticos e realçar áreas específicas. Tanto dentro como fora, eles são usados ​​para otimizar o fluxo de energia da casa e seu campo áurico. Confira a seguir algumas dicas essenciais para a prática correta do Feng Shui.

Atenção à saúde das plantas

As plantas saudáveis ​​têm um impacto positivo no seu ambiente, além de purificar o ar. Nunca mantenha as plantas em mau estado ou secas, pois o que elas vão te devolver é energia estagnada, morta, não proporcionando nenhum de seus benefícios à casa e seus moradores.

Uma vez que as plantas são os grandes potencializadores de energia, quanto mais belas e saudáveis elas estiverem, melhor para elas e para sua casa. Desta forma, você estará favorecendo a redução de alergias, resfriados, asma e gerando um maior grau de umidade.

Prefira plantas naturais e evite as artificiais

Para que sua casa receba a energia que as plantas naturais transmitem, evite flores secas e plantas artificiais de plástico, pois não fornecem energia total e estão relacionadas à energia morta. Se por algum motivo você não pode ter plantas naturais, como falta de luz, tempo, você pode optar por algumas artificiais.

Apesar delas não fornecerem energia, o Feng Shui aceita como um elemento para agregar ideia de natureza aos ambientes. O cérebro, quando as vê tão semelhantes à realidade, considera isso natural, produzindo um efeito positivo.

Mantenha os cuidados regulares das plantas

A hidratação das plantas de interior deve ser monitorada, evitando que sequem por falta da rega correta ou se afoguem devido ao excesso de água. Importante ter atenção aos fungos e pragas, como também é necessário sempre estar atento às manchas nas folhas ou à presença de sinais estranhos.

Manter as folhas limpas ajuda a prolongar a saúde do vegetal. As folhas das plantas de interior também ficam sujas e a poeira as torna opacas e sem vida. Os vasos mais indicados para plantas de interior são os de barro, eles são permeáveis ​​e promovem o crescimento.

Luz natural

Junto com a água, a luz é o elemento mais importante para que nossas plantas cresçam fortes e saudáveis, nenhuma planta vive muito tempo sem luz. É importante saber que a luz do sol natural que entra pela janela já não é tão forte quanto aquela do lado de fora, e a intensidade da luz diminui rapidamente quanto mais a planta se afasta da janela.

Uma simples mudança de posição, já pode reduzir a intensidade da luz e isso fará muita diferença no tempo de vida da planta. Também é importante prestar atenção à direção que a janela está voltada, e medir a intensidade da luz que entra. O fato de estar próximo à janela, não quer dizer que ela está tendo a luminosidade necessária para sobreviver.

Características do Feng Shui

pedras em equilíbrio

As plantas, como você já viu, são um excelente recurso do Feng Shui para criar harmonia por meio de sua energia positiva. Mas, o que mais você deve saber sobre eles? Aqui estão alguns detalhes que você deve ter em mente ao selecionar uma planta para sua casa.

O ciclo dos cinco elementos do Feng Shui

Um dos princípios básicos do Feng Shui prevê a combinação harmônica dos cinco elementos naturais fundamentais: fogo, água, terra, madeira e metal. A realização de um ambiente em que estes elementos estejam em equilíbrio permite-lhe atingir um estado de grande bem-estar: por exemplo, considerando algum elemento de madeira, como um caminho, ou a presença de velas nos pontos mais sugestivos de seu espaço.

Além dos cinco elementos fundamentais, para um Feng Shui perfeito também é necessário recriar o equilíbrio adequado entre as duas forças dominantes Yin (o princípio feminino) e Yang (o princípio masculino), através de arranjos, das cores e das formas dos elementos.

Uso de plantas

Se pretende ativar rapidamente a energia da sua casa, não opte por usar uma planta pequena. Mas caso não tenha encontrado outra opção, pode acompanhá-la com uma maior para compensar a energia, mesmo que de outro tipo mas com a mesma intenção.

Você pode brincar com os vasos de flores para criar harmonia. Se sua planta não tem flores, enfeitá-la com um vaso colorido ajudará você a encontrar esse equilíbrio, assim terá um efeito bastante positivo de purificar o ar e a boa energia da planta. E quanto mais saudável a planta estiver, melhor.

Disposição dos móveis

Na sala, pode-se colocar o vaso com a planta no rack ou na prateleira, ou até mesmo fixar na parede ou no teto, mas sempre considere a variedade e o tamanho do vaso. Uma opção interessante é usar um vaso no canto da sala, e se você tem espaço suficiente para decorar sua sala com plantas, use vasos de flores com espécies altas.

Para harmonizar quartos pequenos com plantas, evite espécies grandes que ocupam muito espaço. Uma opção muito boa para quem tem o espaço limitado, é colocá-las numa altura média para serem mais visuais, em pedestais, suportes ou móveis auxiliares, junto com luminárias ou abajures, por exemplo.

Veja também produtos para os cuidados das plantas

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de plantas para o Feng Shui, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Harmonize a sua casa com as melhores plantas para o Feng Shui!

Suculentas para feng shui

Feng Shui é estar no lugar certo e nos proteger de agentes externos que podem nos fazer sentir mal. Dentro de casa elas são ativadoras de energia, lá fora, atuam como uma barreira para proteger o oásis que é sua casa. Uma coisa é certa: as plantas podem fazer muito bem à você e à sua casa com as boas energias que elas carregam.

Além de todas as espécies mencionadas neste artigo, existem inúmeras outras plantas que protegem sua casa e que também são usadas desde a porta de entrada até a área de serviço. Você só precisa decidir quais você mais se identifica e encontrar os lugares de Feng Shui ideais para elas serem felizes e atraírem muita energia positiva para seus ambientes.

E aí, o que você achou desses exemplos de plantas que protegem sua casa? Com essas dicas de Feng Shui, você já sabe como harmonizar a casa. Experimente e deixe a energia positiva fluir!

Autor deste artigo

Comunicadora digital, que adora ler e escrever sobre diversos assuntos. Amante de tudo que envolve natureza, turismo e bem-estar.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo