Cadeira adutora e abdutora: para que serve, exercícios e mais!

Cadeira adutora e abdutora: para que serve, exercícios e mais!

Quer ter mais equilíbrio nas pernas e corridas? Então, veja aqui como fazer a cadeira adutora e abdutora, e seus benefícios para o corpo.


Você já ouviu falar em cadeira adutora?

Mulher treinando na cadeira adutora e abdutora

Existem alguns músculos que são mais conhecidos e exercitados como acontece no caso dos glúteos, quadríceps e bíceps que ficam na coxa. Por outro lado, há os que são menos populares, mas que também são importantes. Esse é o caso dos músculos adutores e abdutores, que são responsáveis pelos movimentos e equilíbrio das pernas.

Embora praticamente qualquer pessoa possa fazer exercícios para trabalhá-los, a cadeira adutora e abdutora são os principais treinos que efetivamente fornecem resultados. Uma vez que a execução é correta você consegue ter maior equilíbrio no corpo e consequentemente, corre menos risco de sofrer lesões.

Para alcançar essa meta, é importante conhecer o funcionamento, a prática, os cuidados e os benefícios da cadeira adutora e abdutora. Então, continue lendo, porque é exatamente isso que você descobrirá agora neste texto.

Funcionamento da cadeira adutora

Mulher treinando na cadeira adutora

Na academia a máquina da cadeira adutora é específica para trabalhar os adutores, porém é muito fácil sobrecarregar e causar desconforto nesses músculos quando a postura é inadequada. Realizar os exercícios da maneira certa, além de evitar esses incômodos permite que você chegue aos resultados mais facilmente. Por isso, veja as dicas a seguir:

Execução correta e músculos trabalhados na cadeira adutora

Para encontrar a postura correta na cadeira adutora, é necessário diferenciar os músculos abdutores dos músculos adutores. Embora estes nomes se refiram aos músculos do quadril, o abdutor e adutor são definidos pelos tipos de movimento que realizam.

Os abdutores realizam movimentos laterais afastando-se do eixo vertical do corpo e os adutores aproximam. Por este motivo, é comum chamar os adutores de músculos da abertura das pernas e os abdutores de fechamento das pernas. Outro fato interessante é que eles também existem nos braços, pescoço, ombros e dedos.

Como fazer o exercício cadeira adutora

Para iniciar o exercício, após configurar a carga indicada pelo instrutor, você deve se sentar na cadeira adutora. Colocar as pernas abertas e dobradas para fora do aparelho, em um ângulo de 90º. As almofadas da máquina devem ficar bem na altura dos joelhos. A partir daí, você já pode começar as movimentações.

É importante que você separe as pernas o máximo possível enquanto empurra as faixas que estão do lado de fora das suas pernas. Em seguida, retorne lentamente à posição inicial até que as pernas se juntem novamente. É importante sempre ficar atento a postura durante todo o exercício.

Importância e benefícios da cadeira adutora em seu treino

O fortalecimento desses músculos com a cadeira adutora ajuda a reduzir risco de lesões, aumenta a eficiência em corridas realizadas principalmente por atletas e melhora a capacidade física para prática dos demais esportes, além de produzir um bem estar geral.

Nos casos mais graves, ter adutores enfraquecidos provoca um aumento da transferência e rotação interna da perna, dando a sensação de que as pernas estão no "formato de X". Isso produz um esforço maior nas laterais da patela e favorece o deslocamento dessa região.

Como usar a cadeira adutora em meu treino?

O levantamento de terra sumô ou agachamento são outros exercícios que trabalham esse local, porém não são suficientes para criar um fortalecimento adequado. É necessário mais movimentações para trabalhar tanto os adutores quanto os abdutores.

A cadeira adutora deve ser feita no final de uma sessão de treino. Ela não envolve muitos músculos e é uma atividade bastante controlada. Somente em situações especiais é que é recomendado a prática do exercício no começo.

Funcionamento da cadeira abdutora

Mulher treinando na cadeira abdutora

Quando você treina os músculos de fechamento das pernas com a cadeira abdutora, além de ganhar mais firmeza no corpo também trabalha indiretamente o bumbum, mas para isso é necessário que você faça os exercícios corretamente e tome cuidados importantes conforme será descrito na sequência:

Execução correta e músculos trabalhados na cadeira abdutora

Os abdutores são o grupo de músculos responsáveis por fazer sua perna se levantar lateralmente, afastando-se do outro membro. Eles estão localizados na parte externa da coxa e dos glúteos e os mais importantes são o glúteo mínimo, o glúteo médio e o músculo piramidal.

Durante a execução da cadeira abdutora, você deve segurar o suporte das alças para evitar que outras partes do corpo sejam solicitadas ao fazer movimento. Além disso, é importante não mover as costas, elas devem permanecer imóveis durante todo o treino e apoiadas no encosto.

Como fazer o exercício cadeira abdutora

Os exercícios da cadeira abdutora seguem a mesma técnica apresentada no treinamento da cadeira adutora. No entanto, para fazer o exercício, você deve se sentar no aparelho e colocar as pernas dobradas num ângulo de 90º e juntas, ao invés de separadas. As almofadas devem ficar na altura do joelho.

Nesta posição, comece o exercício abrindo e fechando as pernas o máximo possível. Geralmente, é necessário fazer 3 séries com 15 repetições e colocando um tempo de descanso de 30 segundos a 1 minuto. No entanto, você deve seguir as orientações do instrutor da academia.

Cuidados ao fazer exercícios na cadeira abdutora

Você deve tomar cuidado para não se machucar e para treinar os adutores e abdutores da forma certa. Existem alguns erros que você deve evitar ao fazer tanto ambos exercícios como não selecionar bem o peso na máquina. Se você configurar a carga abaixo do adequado, isso não gera resultado, mas o excesso pode lesionar.

Além disso, se movimentar abruptamente ou rápido demais é ruim. Segure a carga brevemente e retorne à postura lenta e suavemente para evitar lesões. Enquanto isso respire corretamente, expire pela boca durante o esforço e inspire pelo nariz em repouso e não prenda a respiração.

Importância e benefícios da cadeira abdutora em seu treino

Ter abdutores fortes ajuda a estabilizar a pelve, fornece maior estabilidade a todo o corpo e evita certos tipos de lesões. Além disso, o treino deles aumenta a sua flexibilidade para saltar, correr ou realizar qualquer atividade que envolva a abertura e fechamento das pernas.

Músculos fracos causam problemas de postura e de saúde, além de tornar ineficaz o treinamento em diferentes modalidades esportivas. Nenhuma parte do corpo funciona isoladamente, então quando os abdutores estão fracos, outros músculos têm que trabalhar mais para compensar.

Qual a diferença entre adutora e abdutora?

Sempre que você iniciar o treino com as pernas abertas estará fazendo a cadeira adutora, do contrário, será a abdutora. A diferença é sutil, porém tem efeito no seu corpo, portanto é importante considerar exercitar tanto músculos adutores como abdutores.

Esses exercícios ajudam os membros inferiores a avançarem corretamente e a manterem o equilíbrio tanto em corridas como em outros tipos de treino. Mantendo sempre os cuidados ao treinar, você poderá ter certeza de que está fortalecendo esses músculos com perfeição!

Conheça também equipamentos e suplementos para o seus treinos

No artigo de hoje nós apresentamos a cadeira adutora e abdutora, dois aparelhos de exercício eficientes para exercitar suas pernas. Ainda dentro do assunto de exercícios físicos, gostaríamos de recomendar alguns artigos de produtos relacionados, como estações de exercício, bicicletas ergonômicas e suplementos como whey protein. Se tiver um tempo sobrando, não deixe de dar uma lida!

As 10 melhores estações de musculação em 2022: Kikos, Podiumfit e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1598

Está pensando em comprar uma estação de musculação e não sabe por onde começar? Então entre e dê uma olhada nas 10 melhores opções e como escolher uma!

As 10 melhores bicicletas ergométricas de 2022: spinning, vertical, horizontal e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1442

Quer ter uma bicicleta ergométrica, mas não sabe qual modelo escolher? Descubra neste artigo as melhores bicicletas ergométricas do mercado e como escolher uma!

Os 11 Melhores Whey Protein de 2022: da Atlhetica Nutrition, Dux Nutrition e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1072

Em busca de um whey protein para agregar ainda mais à sua rotina de treinos? Veja aqui os 11 melhores suplementos do mercado e dicas de como escolher o ideal!

Faça exercícios na cadeira adutora para ganhar mais equilíbrio na corrida!

Mulher treinando abdutores e adutores

Como vimos, exercícios tanto na cadeira adutora quanto na abdutora são extremamente importantes para a rotina de treinamento físico, com eles você garante para o seu corpo músculos fortes e bem treinados, sem contar os benefícios estéticos. Não deixe de incluir esses exercícios no seu treino de inferiores.

Fazer exercícios na cadeira adutora e abdutora também trará mais dinamismo para sua rotina de treino, ajudará a evitar lesões e fará você ter mais equilíbrio no seu dia-a-dia, mas principalmente nas corridas.

Então, agora que você já sabe da importância da prática dessa atividade, não perca tempo e comece agora!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G73 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G73? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares Gamers Baratos de 2024: Xiaomi, Asus, Samsung e muito mais!

Está à procura de um smartphone para jogar muito gastando pouco? Neste artigo, apresentamos os 10 melhores celulares gamers baratos e dicas de como escolher!


Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Os 10 Melhores Carrinhos Guarda-Chuva de 2024: Multikids Baby, Chicco e Muito Mais!

Tem um bebê a caminho? Neste artigo, confira muitas dicas para escolher um bom carrinho guarda-chuva e informações sobre os 10 melhores carrinhos do mercado!


Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Os 10 Melhores Repetidores de Sinal WiFi de 2024: da Intelbras, Xiaomi, TP-Link e muito mais!

Veja aqui um guia básico para encontrar um bom repetidor de sinal Wi-Fi, uma seleção de ótimos modelos para todos os orçamentos e onde comprar!


Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Os 10 Melhores Celulares para Jogar Roblox de 2024: Xiaomi, Samsung e Mais!

Procurando o melhor celular para jogar Roblox? Neste artigo, descubra dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos