Cores de parede para sala: tons de tintas, para sala de jantar e mais!

Cores de parede para sala: tons de tintas, para sala de jantar e mais!

Veja dicas de como escolher a melhor cor de parede para sala e técnicas de como deixá-la ainda mais deslumbrante!


Quais melhores cores de parede para sala?

rolo de pintura com tinta amarela contra parede

A sala de estar e a sala de jantar são os principais cômodos da casa, onde as pessoas se reúnem diariamente, não só para as refeições mas também para estarem na presença de seus entes queridos em qualquer momento do dia.

Temos algumas dicas de cores para aqueles que desejam dar um toque especial nesses ambientes e deixá-los mais aconchegantes e acolhedores para receber os amigos e a família, ou até mesmo para descansarem após um dia exaustivo.

Certas cores provocam determinados sentimentos e podem até mesmo mudar a percepção do tempo, estratégia muito utilizada em estabelecimentos comerciais para fazer com que as pessoas queiram ficar no local por mais ou menos tempo. Esses conhecimentos também podem ser aplicados em casa, confira a seguir!

Sugestão de cores de tintas

A seguir te explicaremos o impacto de cada cor no ambiente, mas lembre-se de que são apenas dicas caso você queira chegar em determinado resultado, leve sempre em consideração o seu gosto pessoal para deixar seu cantinho favorito da casa com a sua cara.

Branco, porque o básico nunca falha

parede branca

O branco é frequentemente associado à pureza, calma, limpeza, paz e simplicidade. É uma cor utilizada principalmente em ambientes com inspiração na arquitetura minimalista e dá uma sensação de maior espaço no cômodo.

Ao escolher o branco para a sala de estar ou sala de jantar, saiba que você terá um leque de opções na escolha dos móveis e decorações extras, sem se preocupar se o ambiente ficará pesado ou visualmente poluído. Outro ponto positivo de pintar a parede da sala de branco é que você poderá escolher estofados em cores vibrantes e chamativos também, se for do seu gosto.

Tons de azul

parede azul

A cor azul está relacionada à sensação de tranquilidade, harmonia e serenidade. Sendo a cor mais rara da natureza, ela quase não pode ser vista em plantas e animais, podendo ser apreciada normalmente no céu e no oceano. Por este motivo o azul era um pigmento raro de ser encontrado na antiguidade, sendo visto apenas na nobreza, em sua tonalidade azul marinho.

Por um outro lado, azul é um tom frio frequentemente relacionado à tristeza e à melancolia em pinturas e desenhos animados, por isso, tome cuidado ao escolher um tom muito escuro e invista nos mais suaves, principalmente se você quiser fazer salas monocromáticas.

Tons de roxo

parede de sala roxa

O roxo é frequentemente associado com espiritualidade, misticismo, calma e introspecção. Assim como o azul, o roxo é uma cor ligada à nobreza e ao luxo: no Japão, por exemplo, apenas os monges budistas de mais alto nível poderiam utilizá-lo. Por não ser uma cor muito utilizada na pintura de paredes de salas, pode surpreender positivamente as suas visitas.

Caso você queira deixar o ambiente com um toque de glamour e sofisticação, aposte na mistura com o prateado ou dourado. No entanto, se o intuito for deixar o ambiente mais leve, é melhor não optar por essa cor para a sala, as cores branca e a cinza certamente te ajudarão a chegar neste resultado.

Tons de cinza

parede de sala cinza

O cinza é um tom que exala mais neutralidade do que todos os outros, já que não tranquiliza e nem anima, pelo contrário, ele serve para amenizar as outras cores que você deseja utilizar no ambiente. Exalando elegância, ele te dá total liberdade para combiná-lo com diversas cores para atingir o resultado procurado, seja ele simples, impactante, divertido ou acolhedor.

O cinza é o coringa das cores, por isso, não tenha medo de usá-lo, seja qual for sua tonalidade. O visual ficará mais moderno com tons escuros e mais industrial com tons mais claros.

Tons de bege

parede de sala bege

O bege faz parte da cartela de tons neutros junto com o branco, cinza e até mesmo preto. Ele transmite sensações de serenidade, calma e leveza, frequentemente escolhido por pessoas que desejam ter um cômodo clássico e aconchegante ao mesmo tempo.

Ao escolher o bege, você poderá investir em uma decoração mais abusada caso queira que o ambiente apresente um contraste de cores. No entanto, lembre-se de que o ideal será escolher apenas tons de bege e marrom nos móveis para compor um mesmo cômodo, pois uma mistura muito drástica de cores fortes com bege deixará a sala com um aspecto de bagunça.

Tons de rosa

parede de sala rosa

O rosa em seus tons mais suaves é a cor escolhida por aqueles que buscam um cômodo que exale uma sensação de romantismo, delicadeza e suavidade. Já a cor rosa em um tom mais forte para parede de sala é relacionado à sensualidade e sedução. Escolha o que mais represente a sua personalidade e invista no rosa: é uma cor única e muito bonita.

Tons suaves de rosa podem ser combinados com o dourado para deixar o ambiente elegante e sofisticado, ou até mesmo com tons de bege ou marrom para combinar com um estilo mais clássico. Quando for pintar a sua parede com um rosa mais vibrante, escolha móveis em cores neutras e brancas para combinar.

Tons de amarelo

parede de sala amarelo

A cor amarela está relacionada à luz, alegria e ternura, e é indicada para ambientes mais fechados para trazer a sensação de iluminação.

As tonalidades mais suaves do amarelo são altamente recomendadas tanto para salas de jantar quanto para salas de estar, já que deixam o ambiente aconchegante, por serem tons de uma cor quente. Tons mais vivos do amarelo não são utilizados nesse tipo de ambiente por causarem ansiedade, justamente o efeito contrário do que estamos buscando para uma sala.

Invista em cores em tons pastéis, que também são uma grande tendência!

Sugestão de cores de tintas para sala de jantar

A sala de jantar é o ambiente em que nos juntamos com a família diariamente tanto para realizar as refeições quanto para conversar e contar como foi o nosso dia, e por isso ela deve ser aconchegante. A seguir, mostraremos algumas cores não convencionais que funcionam nesse cômodo ao adicioná-las com cuidado.

Vermelho

sala de jantar vermelha

O vermelho é uma cor quente relacionada a emoções como raiva, ira, paixão, poder ou guerra. Usar os tons ideais de vermelho deixará seu ambiente sofisticado ao mesmo tempo que aconchegante.

É uma cor muito usada em sua forma mais vibrante em restaurantes fast food por estimular o apetite, sendo possível utilizar essa sensação a seu favor ao adicioná-la em uma sala de jantar, desde que em tonalidades suaves, para não causar inquietação e ansiedade.

Laranja

sala de jantar laranja

O laranja é uma cor quente relacionada à prosperidade, à vitalidade e ao sucesso, e por despertar o apetite, assim como o vermelho, é ideal para salas de jantar. Mas é necessário tomar cuidado ao escolhê-la, pois seus tons vibrantes causam agitação. Assim, a dica é focar em tons mais suaves e apostar em decorações com a paleta outono suave, caracterizada por tons mais opacos das outras cores.

Azul claro

tintas para sala de jantar

Falamos anteriormente que o azul é associado à realeza, porém os tons mais suaves de sua paleta trazem a sensação de frescor e tranquilidade. Para evitar que sua sala de jantar se pareça com um consultório médico ao utilizar esses tons, aposte em decorações mais escuras com tons de cinza chumbo: essa combinação deixará o ambiente sofisticado, porém sem perder a essência inicial do cômodo.

Preto

sala de jantar preta

É isso mesmo que você leu, o preto pode ser utilizado em salas de jantar e o resultado é melhor do que se pode imaginar! Por ser uma cor forte, muitas vezes relacionada com luto, força e modernidade, é necessário tomar cuidado ao utilizar no ambiente para que ele não fique muito carregado, o ideal é pintar apenas uma das paredes com a cor. Invista em decorações prateadas para deixar o cômodo sofisticado.

Dicas de cores e pinturas para animar o ambiente

Nem sempre o ambiente precisa ser luxuoso e sofisticado, algumas pessoas possuem a essência alegre e querem transparecer isso em suas casas. Por esse motivo trouxemos algumas dicas de cores e pinturas para deixar seu ambiente bem animado.

Opte por tons médios

parede  de cor

Caso você queira deixar o ambiente animado com algumas cores a dica é apostar em tons médios. Tons mais suaves de qualquer paleta de cores são utilizados para outros fins e tons mais vibrantes causarão um efeito desagradável para a ocasião.

Restaurantes de fast food, por exemplo, utilizam a estratégia de tons que estimulam o apetite e, ao mesmo tempo, causam ansiedade e inquietação, justamente para os clientes não desejarem permanecer por mais tempo que o necessário. Como esse não é o efeito esperado num cômodo de sua casa, aposte em tons médios.

Tons de verde

parede sala de jantar e estar

O verde é a cor da vitalidade, da esperança e da liberdade, frequentemente escolhido para compor ambientes clássicos, combinando muito bem com tons de bege e marrom.

Para dar um tom de alegria no cômodo, nossa dica é escolher tons mais semelhantes ao turquesa e investir em decorações coloridas. Não tenha medo de combinar: a parede verde é um coringa para a decoração com móveis coloridos. Misture com acessórios de laranja e até mesmo da paleta de cores roxas para compor o ambiente, sua criatividade é infinita e o visual ficará sensacional!

Pinturas de flores

sala com papel de parede florido

Que tal sair do monótono e investir em pinturas florais nas paredes? Transforme ambientes convencionais em cômodos com personalidades deslumbrantes! Há diversas opções no mercado para todos os gostos e você pode escolher entre a praticidade de um papel de parede florido ou até mesmo contratar um pintor para decorar a parede.

Não tenha medo de brincar com os tons, lembre-se de que a natureza é ampla e há uma infinidade de flores para se inspirar. Sua sala com certeza ficará com uma nova energia.

Em dúvida de como deixar seu ambiente amplo? Invista nestas dicas:

Há algumas técnicas que permitem que um ambiente pareça maior, entre elas a escolha das cores, a iluminação correta e o uso de espelhos em lugares apropriados. Amplie seu cômodo sem precisar de nenhuma reforma com as dicas de pintura que daremos logo a seguir.

Utilize dois tons de cores

parede azul e branca sala de estar

Para deixar sua sala com um aspecto mais amplo, invista em tons claros e neutros como o bege e o branco. Há uma técnica específica para alongar um cômodo em altura ou em comprimento, que consiste em pintar ou não determinadas paredes para atingir o resultado esperado.

Você também pode usar o mesmo tom tanto para as paredes quanto para o teto para ampliar um ambiente, sendo o branco a cor mais indicada para este efeito. Para alongar o ambiente, utilize um tom mais escuro do que o teto para pintar as paredes. Paredes bicolores fazem muito sucesso na decoração, misture suas cores favoritas e invista na inovação!

Utilize tons claros e frios

cor de parede clara e fria para alongar

As cores frias têm o poder de alongar um ambiente, além de trazerem consigo uma sensação de tranquilidade, no entanto, seu uso excessivo pode deixar um aspecto de frieza e insensibilidade. Ao usá-la com cuidado, você conseguirá alcançar o efeito desejado e sua sala ou quaisquer outros cômodos terão um aspecto de amplitude.

Aposte nesses tons para expandir visualmente seu cômodo, eles são facilmente combinados com qualquer tipo de decoração.

Evite estampas e desenhos nas paredes

parede tom médio

Estampas, assim como desenhos nas paredes, devem ser evitados caso você deseje uma sala com um aspecto de ampliação, pois eles fazem com que o ambiente fique mais compacto.

Caso você insista em ter imagens decorativas mas mesmo assim não queira abrir mão de um ambiente amplo, você pode comprar alguns quadros para decorar as paredes, há diversas opções para todos os gostos.

Conheça produtos e equipamentos voltados para pintura

Neste artigo apresentamos as melhores cores de parede para sala, assim como outras informações importantes. Agora que o assunto é pintura, que tal dar uma olhada em alguns de nossos artigos sobre produtos neste tema? Se tiver um tempo sobrando, de uma conferida abaixo!

As 10 melhores pistolas de pintura elétrica de 2022: da Vonder, Intech Machine e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1070

Economize tempo e dinheiro na pintura de sua casa com uma pistola elétrica! Confira neste artigo as melhores pistolas do mercado e como escolher o modelo ideal!

As 10 Melhores Tintas Coral em 2022: Branco, Cinza, Azul, Verde e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2913

Quer mudar o visual da casa e não sabe como escolher a tinta? Confira dicas de como escolher a ideal e ainda um ranking com as 10 melhores tintas da Coral!

As 10 Melhores Tintas Antimofo De 2022: Coral, Suvinil E Muito Mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2459

Está em dúvida sobre qual tinta antimofo comprar? Leia aqui tudo que você precisa saber para fazer uma ótima compra, e as 10 melhores tintas antimofos de 2022!

As melhores dicas para pintar sua sala, estão aqui!

moça pintando parede

As cores influenciam diretamente aqueles que estão num determinado ambiente, seja em seus comportamentos ou em suas emoções, por isso, escolhê-las bem é essencial para alcançar o resultado desejado. Hoje nós aprendemos como cada cor se comunica com o mundo e as diferentes sensações que elas podem causar juntas ou separadas.

Lembre-se de ouvir o seu coração ao decorar um cômodo, afinal, não adianta de nada uma sala luxuosa e sofisticada se você não se sente confortável nela. Caso você tenha se interessado pelo assunto, não deixe de nos acompanhar, pois sempre traremos dicas sobre casa e decoração para você se inspirar cada vez mais.

Autor deste artigo

Estudante de psicologia apaixonada por viagens e descobrir novos lugares para visitar.

Últimos posts


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Avaliações do Samsung Galaxy S23+: Preço, ficha técnica e mais!

Considerando comprar um Samsung Galaxy S23+? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, vantagens e desvantagens e comparações com outros modelo!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos