Slime: saiba como fazer slime simples e caseiro, os tipos e muito mais!

Slime: saiba como fazer slime simples e caseiro, os tipos e muito mais!

Neste artigo, apresentamos receitas de slime caseiro, como fazer com diferentes ingredientes e dicas para não errar na produção da massinha. Confira!


Descubra tipos incríveis de slimes caseiros!

Criança fazendo slime

Você já ouviu falar de slimes? Se tem uma criança na família, pode ter ouvido falar dele e já ter colocado a mão na massa. Slime é sinônimo de amoeba, uma massa de modelar caseira que ganhou cores, texturas e brilho com muitas variedades e receitas! Fabricado pela primeira vez em 1976 pela Mattel, a massinha gelatinosa e pegajosa tem sido uma febre entre as crianças.

Afinal, a substância mágica que apesar de parecer fazer uma bagunça, não gruda na mão e não faz muita sujeira, o que são pontos positivos para a criançada brincar bastante sem estressar as mamães.

Ainda por cima, slimes caseiros são 100% personalizáveis, dando a possibilidade de inserir glitter, tintas de diversas cores, corantes, confetes, tudo o que você imaginar na receita! O que faz a alegria das crianças mais criativas. Descubra a seguir, os diversos tipos de slimes para fazer, suas receitas, ingredientes e passo a passo para preparar slimes incríveis.

Receitas simples e fáceis para fazer slime:

O slime é uma massa caseira muito fácil de fazer, existem diversas receitas que podem ser preparadas pelas crianças. Separamos abaixo várias delas para você libertar a imaginação e colocar a mão na massa.

Como fazer slime fluffy

Slime com bolinhas

Ingredientes:
1 xícara de chá de cola branca;
1 xícara de chá de espuma de barbear;
Água boricada;
Ingrediente opcional: Corante e enfeites.

Modo de preparo: Ponha em um pote de plástico a cola branca e a espuma de barbear, misture bem até ficar homogêneo. Misture depois a água boricada aos poucos e vá mexendo até dar o ponto de soltar do pote e não grudar na mão. Para colorir o seu slime fluffy, você pode utilizar: guache, corante líquido ou em gel.

Dica: o corante alimentício em gel costuma deixar o slime mais mole, então coloque aos poucos.

Como fazer slime com pasta de dente

Slime branco

Ingredientes:
Shampoo;
Pasta de dente.

Modo de preparo: Acrescente um pouco de Shampoo branco em um pote de plástico. Faça a escolha de um shampoo com consistência espessa. Adicione cerca de duas colheres. Coloque em pequena quantidade a pasta de dente, cerca de ¼ da quantidade de shampoo ou uma colher de chá.

Misture os dois produtos com uma colher e mexa até que fique homogêneo, com a mesma cor e textura. Congele a massa por aproximadamente dez minutos e ao retirar do congelador modele a slime até que fique macia novamente, mas caso ainda estiver líquida, retorne o pote ao congelador por aproximadamente 40 minutos.

Essa receita é uma das mais famosas dos brasileiros. Os ingredientes são facilmente encontrados em qualquer casa e não precisa de muito cuidado na hora de produzir a massa, ideal para serem feitas até por crianças, desde que estejam sob monitoração de algum adulto.

Como fazer slime clear

Slime transparente

Ingredientes:
Cola transparente;
Água;
Água boricada.

Modo de preparo: Coloque a cola transparente e a água em um pote e misture. Em seguida, adicione a água boricada, mexa aos poucos até misturar bem. Na slime clear transparente, geralmente precisa-se utilizar a misturinha de bicarbonato de sódio e água, mas com cautela para não exagerar, pois se colocar muito a massa pode ficar dura.

Como fazer slime com detergente

Slime amarela

Ingredientes:
Amido de milho;
Detergente;
Ingrediente opcional: Corante alimentício;
Ingrediente opcional: Purpurina.

Modo de preparo: Adicione 1½ colher de sopa de detergente em um pote plástico. Adicione uma pequena quantidade de purpurina ou corante alimentício para dar cor e brilho a massa. Acrescente 2 colheres de sopa de amido de milho no poste e misture a massa. O amido de milho com o detergente irão ajudar a deixar a slime mais grossa.

Misture a massa por aproximadamente vinte segundos e finalize a mistura à mão até que fique homogênea.

Como fazer slime crunchy

Slime crunchy

Ingredientes para fazer o Slime Crunchy:
Cola branca ou transparente;
Água boricada;
Acessórios crocantes: bolinhas de isopor, massa de eva com flocos, miçangas, pérolas e outros;

Modo de preparo: Coloque a cola branca em um pote e acrescente aos poucos a água boricada ou o ativador de preferência. Mexa bem esta mistura, até se tornar homogênea e adicione ingredientes crocantes. É possivel usar bolinhas de isopor, massa de eva em flocos, pérolas, arroz e outros.

Como fazer slime fácil com 2 ingredientes

Slime rosa

Ingredientes:
Cola branca;
Água boricada.

Modo de preparo: Coloque a cola branca em um pote e acrescente aos poucos a água boricada ou o ativador de preferência. Mexa bem esta mistura, até se tornar homogênea. Cuide para não colocar muita água boricada (ou ativador), pois ela pode endurecer demais a massa. O ponto do slime é quando ele começa a soltar do pote e não grudar na mão.

Esta receita é uma das mais simples de fazer! Apenas dois ingredientes são o suficiente para fazer um slime incrível que não gruda na mão. A única dica é optar por cola branca de boa qualidade, que não tenha muita água em sua composição, pois isso tornará a slime muito mole e pegajosa.

Como fazer slime magnetic

Slime preto

Ingredientes:
Cola branca;
Amido líquido;
Pó de ferro;
Superímã;
Ingrediente opcional: Corante.

Modo de preparo: Misture 2 colheres de sopa de óxido de ferro em pó em 1/4 de xícara de amido líquido. Continue mexendo até que a mistura esteja lisa. Adicione 1/4 xícara de cola. Você pode misturar a massa com as mãos ou usar luvas descartáveis se não quiser que o pó de óxido de ferro entre nas mãos.

Você pode brincar com a slime magnético da mesma forma que faria com slime normal, além disso, ele é atraído por ímãs e é viscoso o suficiente para criar bolhas.

Como fazer slime sem cola

Slime rosa com glitter

Os ingredientes e receita para esse slime são os mesmos do slime com detergente. Veja:

Ingredientes:
Amido de milho;
Detergente;
Ingrediente opcional: Corante alimentício;
Ingrediente opcional: Purpurina.

Modo de preparo: Adicione ½ colher de sopa de detergente em um pote plástico. Adicione uma pequena quantidade de purpurina ou corante alimentício para dar cor e brilho à massa. Acrescente duas colheres de sopa de amido de milho no pote e misture a massa.

Como fazer slime que brilha no escuro

Slimes verde e laranja neon

Ingredientes:
Cola neon;
Água boricada.

Modo de preparo: Faça uma slime base misturando a cola e a água boricada em um pote plástico de acordo com a sua preferência de consistência, porém, utilizando uma cola neon da cor. A cola neon já tem cor, por isso não há necessidade de adicionar corante ou tinta guache. Para ver o brilho da slime basta ativar utilizando uma luz negra

O que é essencial saber para fazer slime?

Pote com slime roxa

A maneira de criação e escolha dos ingredientes é o que faz tudo ser bem mais extraordinário do que somente comprar o produto pronto. Fazendo sua própria slime, você pode estimular a sua imaginação e escolher os enfeites, as cores, colocar glitter e texturas da maneira que preferir. Você ja sabe das coisas essenciais para fazer slime? Veja abaixo.

O que é ativador?

O slime, no momento de sua criação, é composto principalmente por produtos de consistência muito líquida, por isso, deve-se tomar cuidado na hora de adicionar água em suas receitas. Para resolver o problema e conseguir chegar na textura correta é necessário o uso de um ativador, que irá deixá-lo macio e com consistência suficiente para que se possa brincar.

O ativador é um dos principais ingredientes na preparação da slime, é uma substância que torna a massa menos viscosa e com a consistência ideal. A falta do ativador torna a massa muito liquida e assim muitas das vezes pode ocorrer a perda de todo o material utilizado.

As melhores e piores condições para fazer slime

Evite fazer o slime em dias muito quentes, pois assim ele pode ficar muito mole e acabar derretendo. Dias muito frios também não são recomendados, pois podem fazer com que a massa endureça muito rápido.

As melhores condições são realizar a slime em um local bem ventilado e sem temperaturas extremas. Para conservar a massa, deixe-a reservada em um pote plástico com tampas enquanto não usa.

O que fazer se ficar muito pegajosa?

Se você acabou errando na quantia de água boricada e o slime ficou muito duro, utilize um pouco de pasta de dente listrada ou branca e misture tudo em um pote plástico para amaciar a massa e o slime voltar ao ponto ideal.

Não se esqueça de deixar o slime em um pote com tampa para manter ele bem conservado.

O que fazer se o slime ficar muito duro?

Caso o slime não apresente o ponto, mesmo com a água boricada, faça uma mistura com um pouco de bicarbonato de sódio e água. Para fazer a mistura, coloque em uma garrafinha ou vasilhame, de preferência acrescentando uma colher de chá de bicarbonato de sódio a um copo de água. Mexa bem e acrescente aos poucos até obter os pontos desejados.

Essa mistura pode ser usada para todos os tipos de slime.

Dicas especiais para brincadeira:

Ingredientes para slime

Que tal deixar a brincadeira mais divertida e segura? Separamos abaixo algumas dicas para você manter o slime por mais tempo, como o que fazer quando a massa ficar dura ou mole demais, além de dicas de descarte e cuidados que deve se ter com as crianças nesse momento.

Dicas de segurança

O que determina a segurança dessa "massa elástica" são os ingredientes de sua fórmula. Em uma pesquisa foram obtidos diversos resultados de receitas, em que a maioria utiliza produtos mistos, como cola, tintura, glitter, produtos de higiene pessoal (pó para pés, creme de barbear, sabonete líquido, shampoo e condicionador), água com ácido bórico, bicarbonato de sódio e bórax (borato de sódio). Alguns deles apresentam riscos à saúde.

É sempre importante lembrar de que a pele das crianças é mais delicada, fazendo com que elas sejam mais suscetíveis a alergias ou até inflamações. Além disso, as crianças que apresentaram dermatite de contato ou dermatite atópica requerem cuidados adicionais.

Faça com que as crianças usem luvas na hora de manusear os slimes, também é uma boa opção para quem tem alergia a algum componente da massinha.

Cuidados para fazer seu slime durar mais

Água boricada e cola branca estão em grande parte das receitas de slime, esses ingredientes reagem e com o tempo acabam solidificando deixando a massa um pouco mais dura.

Para que sua massa fique muito bem protegida e não estrague rapidamente, utilize potes de plástico com tampa para armazenar seu slime, assim evitando que fique duro ou que sujeiras ou algo indesejado acabem grudando nele.

Descubra qual o melhor momento para descartar seu slime

Seu slime endureceu ou você enjoou? É necessário descartá-lo de forma segura para você e o meio ambiente. O melhor momento de descarte do slime é após três dias de sua criação, e a massa pode ser descartada no lixo comum em pequenas quantidades, mas caso tenha uma grande quantidade de slime que tenha sido feito com água boricada, entre em contato com o centro de limpeza da sua cidade para um descarte seguro.

A slime à base de cola levará anos para se decompor na natureza, pois com o tempo, ele produzirá resíduos de plástico prejudiciais ao meio ambiente. Portanto, seja consciente e não jogue a massinha de qualquer jeito. Procure as melhores opções de descarte e orientações quanto ao destino do lixo que você está jogando.

O que fazer se o slime ficou duro por ficar sem proteção?

Se o slime ficou muito duro e não serve mais para brincar, coloque a massa em um pote plástico e adicione um pouco de pasta de dente branca para amaciar a substância e misture bem até amolecer a massa. Passar hidratante no slime também é uma boa opção, pois isso tornará a massa mais macia e hidratada.

Caso o slime fique muito grudento ou mole demais, acrescente creme de barbear de sua preferência e coloque-o em um pote plástico, misture até que fique no ponto ideal para brincar.

Lembre-se de armazenar o slime em potes de plástico bem fechados sempre, pois assim dificilmente a massinha irá endurecer. Cobrir a substância com um plástico filme de PVC também é outra dica para que o slime não resseque. Jamais deixe a massa ao ar livre e em contato com a ventilação externa.

Agora que você já conhece as receitas de slime, que tal botar a mão na massa?

Coração de slime

Aprendemos juntos como preparar vários tipos de slime, desde as mais simples até as mais elaboradas! Escolha a mais prática para fazer e vamos em frente. Não se esqueça que o grande segredo para fazer um slime é o equilíbrio entre as quantidades de ingredientes. Essas dosagens são muito importantes para criar um slime perfeito e no ponto!

Um ponto indispensável é que durante o preparo da receita, a massa seja misturada com a água e o bicarbonato de sódio para ajustá-la quando ficar mole demais.

Agora com o slime preparado, só falta convidar as crianças para a brincadeira! A diversão está garantida para um final de semana bem legal, além de ser uma atividade terapêutica. E então, vamos embarcar juntos nessa?

Autor deste artigo

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos