Câmbio automático: como funcionam as marchas e a troca de óleo?

Câmbio automático: como funcionam as marchas e a troca de óleo?

Você já ouviu falar em câmbio automático? Confira neste artigo as vantagens, como funcionam as marchas e principais dicas para dirigir este tipo de carro!


Saiba mais sobre o câmbio automático

Câmbio automático

Um carro é, atualmente, um bem quase essencial, sendo motivo de felicidade ao fazer uma viagem, funcionando como transporte para ir e voltar do trabalho e auxiliando em situações de emergência. Tendo em mente a importância do automóvel, fazer uma boa decisão no ato da compra é fundamental, a fim de possuir um veículo que te traga conforto e segurança.

Portanto, não deixe de considerar a opção de um carro com câmbio automático após conferir as vantagens que ele possui. Os carros que possuem câmbio automático realizam as trocas de marcha automaticamente, de acordo com a necessidade, pois conseguem identificar rapidamente a relação do motor com a velocidade.

Diante disso, conheça mais sobre as vantagens, marchas e cuidados do carro com câmbio automático.

Vantagens e dicas do câmbio automático:

Câmbio automático

O câmbio automático traz mais comodidade para o motorista durante a direção, agregando pontos positivos ao veículo. Estar ciente sobre os benefícios dessa funcionalidade pode ajudar você a decidir se deseja um carro automático. Então, fique por dentro de informações importantes ao continuar lendo.

Segurança

Um ponto importante e que ainda é motivo de dúvidas por parte dos motoristas é quanto à segurança do carro automático. Contudo, ao contrário do que muitos pensam, o veículo com câmbio automático é seguro, ainda mais quando está devidamente revisado e sendo conduzido por alguém que domina as funções dele.

Além disso, ao utilizar um veículo de câmbio automático, não há o perigo do motor morrer por conta da perca de potência ou de alguma confusão com as marchas, uma vez que são trocadas automaticamente.

Uma dica para garantir mais segurança é manter o pé esquerdo no local de descanso, com a finalidade de evitar esquecer que não há pedal para embreagem ou colocar um pé no acelerador e o outro no freio

Consumo de combustível

O carro automático possui, no geral, uma estrutura mais complexa, haja vista que quando o câmbio é utilizado, acaba desperdiçando um pouco da energia mecânica que foi transferida pelo motor ao conversor de torque.

Também há vezes em que o câmbio acaba não fazendo a melhor escolha de marcha, resultando em mais aceleração e desperdício do combustível. Essas situações colaboram cerca de 15% de gastos a mais. No entanto, não se desespere, saiba que há medidas para evitar gastos excessivos, como deixar a rotação do veículo abaixo dos 3000 rpm.

Conforto

Caso você esteja procurando conforto, recomenda-se dar preferência aos automóveis com conversor de torque e CVT, ao invés daqueles que possuem câmbio de dupla embreagem. Assim, o conversor de torque proporciona trocas de marcha mais suaves e lentas, sendo também mais durável.

O câmbio CVT, semelhante ao automático por trocar as marchas sem o auxílio do motorista e anteriormente conhecido por ruídos e vibrações, evoluiu muito com o passar dos anos, ao passo em que hoje os automóveis com esse sistema são reconhecidos pelo conforto e suavidade.

Desvalorização

Atualmente, a compra de carros zero-quilômetro com câmbio automático vem superando aqueles que são manuais, revelando que a preferência do mercado não está mais no antigo sistema de marchas. Com isso, carros que são manuais tenderão a desvalorizar, ao passo que o automático possui grandes chances de ter preços de revenda mais elevados.

Por conta disso, algumas linhas, como a Cronos, estão parando de lançar a opção manual. A valorização que um automóvel automático possui é de até 20% a mais em relação a mesma versão manual.

Manutenção

Um carro automático deve ser sempre revisado por um profissional especializado, além de precisar estar em ordem quanto à troca de fluídos.

Uma dica é estar atento à cor do fluído e caso esteja muito escura, significa que foi contaminado e já não possui suas propriedades originais, resultando em baixo rendimento e abalos leves na hora de trocar as marchas. Desse modo, não deixe de realizar revisões e trocas de filtro e fluídos, a fim de garantir um bom funcionamento e evitar prejuízos no futuro

Quais são e como funcionam as marchas?

Câmbio automático

Entender quais são e como funcionam as marchas de um carro com sistema de câmbio automático é de suma importância para conseguir conduzir esse tipo de veículo. Destaca-se que cada uma das letras possui um significado em português, ou seja, a letra P indica estacionar, N é o neutro ou ponto-morto, R é a marcha ré e D é dirigir. Confira a seguir algumas informações sobre as marchas do cambio automático:

Marcha P

A marcha P deve ser utilizada sempre que o veículo estiver parado, como em uma vaga de estacionamento, pois sua função é a de impedir que o veículo se movimente por travar as rodas. Isso ocorre porque, quando o motor é desligado, a pressão do sistema hidráulico é interrompida, desacopla-se o câmbio e um pino é responsável por impedir a movimentação das rodas.

Assim, ao estacionar em uma vaga, acione o freio de mão e coloque a marcha na posição P. Para sair, coloque a marcha em D e, após isso, solte o freio de mão.

Marcha N

Em carros que possuem o sistema de câmbio manual, o ponto-morto, correspondente à marcha N do câmbio automático, é utilizado em semáforos para evitar o desgaste da embreagem.

Contudo, apresentando as funcionalidades do carro automático, a letra N (neutro) é utilizada na hora de fazer manutenções no veículo, uma vez que libera a movimentação das rodas com o motor desligado, auxiliando, por exemplo, no processo de rebocar o automóvel.

Marcha R

A marcha R está associada à ré. Para utilizá-la o carro precisa estar parado, pois acionar a ré com o veículo automático em movimento ocasiona um tranco muito forte no câmbio, resultando em prejuízos futuros.

Portanto, com o automóvel parado, mova a manopla do câmbio para a opção R, e ao começar a andar o carro irá seguir na direção contrária.

O significado de R vem de reverse, que pode ser traduzido com ré

Marcha 2

Em um carro automático, mover a opção de marcha para 2 significa que o sistema só realizará trocas entre a primeira e a segunda marcha.

Com base nisso, convém apresentar a função dessas marchas. A primeira marcha é bastante utilizada para subir ladeiras íngremes e sair do veículo, por ser a mais forte e não dar tanta velocidade. Já a segunda marcha, também considerada forte, é usada para fazer conversões, em lombadas e para subidas e descidas.

Marcha 3

Mover a alavanca para a marcha 3 limita as trocas de marcha entre as três primeiras.

A terceira marcha caracteriza-se por ser utilizada em subidas leves, sendo recomendada para tráfegos entre 30 e 45 km/hora

Marcha L

A letra L representa a marcha mais forte e é recomendada para dar força, auxiliando no momento de subir rampas e durante descidas. Outro ponto é que a marcha L também costuma ser usada como freio-motor, uma vez que assim, o motorista irá reduzir os desgastes nos componentes do sistema de freios e disco.

Desse modo, ao selecionar L, o automóvel estará em uma marcha forte e o motor irá ajudar a frear.

Marcha D

A opção de marcha D, que significa dirigir, é a mais utilizada pelo motorista, tendo em vista que é utilizada para que o carro possa se movimentar.

Com a marcha D, o condutor precisará apenas acelerar e frear durante o trajeto.

Troca de óleo do câmbio automático

Homem trocando óleo de carro

Deixar de realizar a troca de óleo dum carro automático pode ocasionar a aparição de problemas e prejuízos o futuro. Para evitar isso, realizar a troca de óleo corretamente e no tempo certo é de suma importância. Veja abaixo dicas para manter a saúde do seu câmbio automático,

Como saber quando o óleo está bom

Uma dúvida comum pode ser a de como detectar se o óleo do carro automático está bom. Para isso, é necessário analisar com atenção a tonalidade e o aspecto do óleo.

O óleo deve possuir tonalidade avermelhada, sem alterações nesse tom, não deve conter resíduos, os quais podem ser nítidos e fáceis de identificar, e também não pode apresentar cheiro semelhante ao de algo queimado.

Caso o óleo esteja de acordo com as características descritas, fique tranquilo, tendo em vista que está em boa qualidade e só precisará ser trocado quando atingir o tempo limite.

Quando trocar o óleo

Muitos dizem que o óleo deve ser trocado a uma certa quantidade de quilômetros rodados, mesmo que demore anos para atingir tal limite. No entanto, o ponto que mais precisa ser levado em consideração é o tempo em que o óleo está no veículo.

Diante disso, aconselha-se realizar a troca a cada 4 anos, porque os óleos possuem uma certa “data de validade”, a qual diz que o líquido se degrada ou se contamina em cerca de quatro anos, e nesse mesmo período roda-se aproximadamente 60.000 quilômetros.

Danos causados pela falta de troca de óleo

Realizar as trocas de óleo no período correto ajuda a manter o câmbio automático e seus componentes seguros. Paralelo a isso, negligenciar as trocas pode ocasionar sérios danos e prejuízos posteriores.

Um dos principais danos é com relação às marchas, que podem apresentar trancos e movimentos bruscos na hora de realizar as trocas. Além disso, outros problemas estão relacionados ao aquecimento excessivo no câmbio automático e à patinação do veículo.

Então, não deixe de realizar as trocas de óleo, no período certo, a fim de evitar frustrações e prejuízos.

Dicas sobre o câmbio automático para o motorista

Câmbio automático

Caso você tenha um carro automático ou esteja planejando comprar um, é essencial que você esteja ciente de algumas informações para evitar situações desagradáveis e frustrações na hora de conduzir o veículo. Logo, confira os tópicos apresentados abaixo e fique por dentro de dicas relacionadas ao câmbio automático.

Mantenha o pé no freio

Como você já deve saber, o carro automático não possui embreagem, tendo apenas dois pedais, sendo eles o do acelerador e o do freio. Desse modo, recomenda-se colocar o pé direito no pedal do acelerador e o pé esquerdo no freio.

Contudo, caso esteja habituado os modelos manuais, tente se adaptar a utilizar cada pé para um pedal, pois, por estar habituado a pisar até o final na embreagem pode acabar fazendo o mesmo com um carro de câmbio automático, resultando em freadas bruscas.

Não confie no apenas no P

É comum que muitos motoristas esqueçam de acionar o freio de mão por se acostumarem a apenas selecionar a opção P, visto que ela trava o câmbio, impedindo que o carro se movimente. Entretanto, tal costume é prejudicial para o câmbio, pois a trava mecânica não foi feita para segurar o peso do veículo, dê preferência sempre ao freio de mão para evitar prejuízos com manutenção no futuro.

Quando for parar, por exemplo, em uma ladeira, o correto é puxar o freio de mão, mover para função N, soltar o freio de mão e, após ter certeza de que o carro está parado apenas com o freio de mão, acionar P.

No trânsito, posso colocar em N quando parar?

Uma das atitudes mais comuns entre os motoristas, é a de colocar o câmbio em N em semáforos e congestionamentos, com a finalidade de economizar combustível, mas ao contrário do que muitos pensam, essa prática não traz benefícios e nem malefícios.

O recomendado para fazer em semáforos é manter o câmbio na posição D e com o pé no freio, fazendo isso, você irá manter o sistema hidráulico pressurizado e poderá arrancar mais rapidamente.

Quando usar o modo manual?

Há câmbios automáticos que permitem a seleção manual das marchas, possibilitando que você realize as trocas de marcha de acordo com a necessidade, sendo muito útil em situações de ultrapassagens.

Em alguns modelos acontece, quando o condutor realiza a troca de maneira manual e em D, de a transmissão retornar para o modo automático após uns segundos. Nos modelos borboleta, se você não quiser esperar para que o sistema volte ao modo automático, é preciso apenas apertar “+”.

Cuidado em ladeiras

Para estacionar um carro de câmbio automático em uma ladeira, é necessário seguir alguns passos, tendo em vista que não os seguir pode fazer com que o peso do carro fique sob o mecanismo de câmbio, ao invés de ficar sob o freio de mão.

Caso você esteja de frente ou de ré em uma ladeira, e pretende estacionar, mantenha o pé no freio com o carro parado e coloque o câmbio em N, puxe o freio de mão, tire o pé do freio e pise-o novamente e, após isso, coloque o câmbio em P e desligue o automóvel.

Desse modo, seguir esses passos ajuda a preservar a integridade da caixa de marchas.

Aproveite as dicas e dirija confortavelmente!

Motorista dirigindo carro com câmbio automático

Chegou-se ao fim desse artigo, onde você conheceu sobre os benefícios de adquirir um carro automático, suas funcionalidades, funções das marchas e conferiu dicas valiosas. Com isso, caso você esteja pensado em comprar um veículo, não deixe de considerar a opção dele possuir um câmbio automático.

Ademais, caso você tenha um carro automático, não se esqueça de fazer as trocas de óleo, bem como manutenções, no período correto, a fim de evitar inconvenientes e prejuízos no futuro.

Para que esteja seguro de que está apto para conduzir um automóvel de câmbio automático, preze por dar as primeiras voltas em locais pouco movimentados e estar auxiliado por alguém com mais experiência, antes de começar a sair para locais mais longínquos sozinho.

Dominar bem as funções do câmbio, representadas por letras e números, também é algo de suma importância para uma boa direção do automóvel.

Autor deste artigo

Olá! Sou paulista apaixonada por São Paulo e amante da natureza. Escrever, para mim, é paz, é espalhar conhecimento e estar em constante aprendizado, por isso, amo o que faço! Fazer parte da equipe Portal Vida Livre está sendo incrível! Obrigada a todos, redatora Daniela Marques

Últimos posts


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Os 10 Monitores com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Samsung, AOC, LG e muito mais!

Neste artigo, saiba como escolher o melhor monitor com bom custo-benefício para você. Conheça as dicas essenciais de escolha e os 10 melhores modelos de 2024.


Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Os 16 Melhores Monitores de 2024: Dell, LG, Samsung e mais!

Escolher um bom monitor é essencial para o cotidiano. Veja neste artigo os melhores modelos do mercado e dicas para escolher o que mais combina com você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Acessórios para moto