Churrasco para 50 pessoas: carne, maionese, salada, farofa e mais!

Churrasco para 50 pessoas: carne, maionese, salada, farofa e mais!

Em dúvida de como realizar um churrasco para 50 pessoas? Confira aqui dicas para o churrasco perfeito e qual a quantidade ideal de carne e acompanhamentos.


Saiba como organizar um churrasco para 50 pessoas!

Amigos fazendo churrasco

Um churrasco é sempre bem-vindo, quer seja no final da tarde como em um almoço com a família! O mais importante é estar em harmonia confraternizando e saboreando uma refeição muito apetitosa. É interessante detalhar que, sempre que for fazer um churrasco para um número X de pessoas, é imprescindível um cálculo para evitar desperdícios ou até a vergonha de faltar comida e muitos saírem decepcionados.

Portanto, se você quer evitar esses constrangimentos, continue lendo nosso artigo que, sem dúvidas, te trará dicas valiosas de como organizar, sugestões de pratos para veganos e vegetarianos, assim como a quantidade de carvão e carnes que serão necessários, e muito mais. Confira!

Como organizar a preparação do churrasco para 50 pessoas

Pessoa oferecendo carne de churrasco para convidados

É necessário que o primeiro passo para essa organização seja parar e pensar nos convidados que irão. Eles serão cruciais para que você compreenda como deve investir nas carnes, assim como nos acompanhamentos do seu churrasco.

Além disso, se houver veganos ou pessoas que não podem comer carnes por prescrições médicas, sempre é bom pesquisar outras saídas como pratos específicos que não deixam cair a qualidade do sabor. Tudo isso é importante, e você confere essas e outras dicas na próxima seção!

Tempo de duração do churrasco

Uma coisa é certa: quanto mais tempo durar o churrasco, mais você terá que providenciar carnes e entretenimento. Portanto, já defina qual será essa duração, lembrando que isso dificilmente será exato, já que podem ocorrer atrasos e imprevistos, porém é interessante você ter uma média.

Isso também é importante porque, se por acaso der o horário de encerramento e as pessoas continuarem pedindo carnes, você pode fácil e sutilmente dizer que já acabou o horário do churrasco, e assim conseguirá evitar constrangimentos.

Quem irá no churrasco?

Como já dissemos anteriormente, pensar em quem vai estar presente também é uma estratégia e tanto para garantir o sucesso do seu churrasco. Isso porque, pensando nos seus convidados, você consegue ter um panorama das carnes que são preferência dessas pessoas, assim como na quantidade de bebidas.

Pensando nisso você terá a certeza de o que fazer e garantirá o menor número de erros na hora de organizar o seu churrasco.

Quantas e quais bebidas comprar?

Quando se fala em bebida, há o porém de que a sede, ao contrário da fome, é mais difícil de ser saciada. Por conta disso, opte por rever os seus convidados e analisar se a grande maioria gosta de cerveja, podendo ser a opção principal, sendo calculada de, em média 6 latinhas por pessoa.

Também analise se haverá crianças que certamente beberão água, refrigerante ou suco, optando por cerca de 2 litros para cada 5 pessoas, e invista nessas opções baseadas em quem você sabe que irão preferi-las. Também não esqueça que água é uma bebida praticamente universal e pode ser pedida por todos e a qualquer momento.

Há também algumas pessoas que optarão por caipirinha, que apesar de menos popular que a cerveja, ainda é bastante preferida. Portanto, em média, peça 1 litro de cachaça para cada 20 pessoas.

O que fazer para veganos e vegetarianos?

Se você pretende oferecer um churrasco, pense bem se pretende chamar alguém que você sabe que é vegano ou vegetariano, pois você terá que fazer algumas opções bastante variadas para incluí-los, como o churrasco vegano, por exemplo.

A primeira opção que você pode investir são os espetinhos que têm variações entre: a carne de soja, legumes, kafta vegano e brócolis com abobrinha. Além disso, existem os hambúrgueres que podem ser feitos de lentilha e quinoa, couve flor, cogumelo, feijão preto, palmito e muito mais.

A quantidade pode ser baseada apenas nas pessoas que curtem esse tipo de churrasco diferenciado, mas sempre opte por 10 ou mais que a média, pois pode ocorrer de as outras pessoas se sentirem curiosas e quererem experimentar.

Quais carnes comprar?

O cálculo das carnes é o principal e o que menos pode dar errado já que são as estrelas do churrasco. É interessante que você opte pelas carnes mais “famosas” como: picanha; alcatra; maminha e fraldinha. Essas são as carnes que dificilmente são rejeitadas e agradam a grande maioria dos que adoram um bom churrasco.

Tendo a base firmada em 50 pessoas, e após de analisá-las e saber com certeza quem comparecerá, é interessante ponderar que, uma pessoa come cerca de 500 gramas de carne. Com base nessa média, calcule cerca de 7,5 quilos de linguiça, 5 quilos de frango e 12,5 quilos de carne vermelha.

Todos comem os pratos servidos?

Também é importante saber as preferências de grande parte dos seus convidados. Um exemplo: a grande maioria detesta cebola ou os demais não curtem sabores ácidos. Saber essas informações é crucial já que você precisará dessa base para identificar aquilo que é prioridade na lista de pratos prediletos da maioria dos que comparecerão.

Ao ter esse resultado em mãos, priorize o que é preferido entre eles e compre em maior número, tendo a certeza que é um prato querido por todos, evitando assim, as chances de desperdício ou até rejeição.

Quantidade de carvão

O carvão também é um dos itens indispensáveis e que, sem dúvidas, não pode nem sonhar em faltar durante seu churrasco. Por conta disso, recomenda-se que a cada 1kg de carne se compre 1 a 1,5kg de carvão.

Tendo como base que o churrasco que está organizando é para cerca de 50 pessoas, e a quantidade de carne está entre 12kg, você pode tranquilamente contar com 14kg de carvão. Caso ainda tenha dúvidas para calcular essa média, calcule aproximadamente 450g por pessoa.

Uso de descartáveis

Ninguém merece e quer que após a bela e deliciosa churrascada, ainda ter uma pilha de louça para lavar. Certamente você quer evitar esse trabalho e para economizar tempo da louça pós e durante o churrasco é recomendado que você compre descartáveis como: copos, pratinhos e até talheres se preferir.

Além disso, você vai evitar sujeiras maiores ou até o constrangimento de não ter talheres ou pratos suficientes para todos. Por conta disso aposte de comprar em cerca de 80 peças para cada tipo, para garantir que não falte.

Lembre-se de escolher a musica para seu churrasco

Churrasco com certeza pede músicas animadas. Nada de músicas depressivas ou tristonhas que só trarão muito desânimo para seu ajuntamento. Opte sempre pelas canções alegres que você pode facilmente encontrar em playlists prontas no Spotify ou até mesmo no Youtube.

MPB, pagode e sertanejo são os mais cotados quando o assunto é música para churrasco, mas você também pode personalizar as músicas de acordo com o gosto da maioria dos seus convidados para que possa agradar a todos conforme cada um mais gosta.

Pense no ambiente

O ambiente ideal para que se possa fazer um churrasco para 50 pessoas, é certamente um lugar amplo e de preferência ao ar livre. Claro, que isso não é via de regra, mas se estiver na sua possibilidade escolher, opte por esse tipo de lugar.

Além do mais, também sempre é bom pensar na quantidade necessárias de mesas e cadeiras para que ninguém fique de pé ou tenha que ser obrigado a se sentar no chão, causando muito constrangimento para você. Calcule o número de famílias, para que as mesas estejam completas e para que todos fiquem confortáveis.

Como fazer os cálculos

Carne de churrasco

Cada cálculo precisa ser o mais preciso possível, já que é minimamente impossível que se saiba exatamente o valor exato antes do dia. Isso, porque sempre alguém falta, ou um ou mais convidados não previstos aparecem por terem sido convidados por terceiros. De qualquer forma, esteja preparado para um pouco mais da média, que nada faltará.

Para saber mais sobre como calcular as porções corretas, continue lendo a próxima parte.

Quantos quilos de carne

Como dissemos, a carne pode ser calculada com base nas pessoas que confirmaram a ida ao seu churrasco. Se, em média, 50 pessoas deram a confirmação, calcule sempre 10 ou 15 pessoas a mais para garantir o sucesso e para evitar surpresas desagradáveis caso apareçam sem cálculo prévio.

Usando essa estratégia, para em torno de 65 pessoas, calcula-se em média que você deve comprar 16kg de carne, pois cada pessoa consumirá cerca de 450g. Ainda mais, porque não terá apenas a opção da carne, mas também dos acompanhamentos que ajudarão para que os convidados não foquem apenas no churrasco.

Quantidade de maionese

O cálculo para a deliciosa salada de maionese é, em média, 200g por pessoa. Sempre devemos lembrar que isso também irá variar de acordo com as preferências dos seus convidados, já que muitos podem rejeitar por não gostarem desse acompanhamento, por isso, lembre-se sempre de questionar antes os gostos de cada um.

Se, por exemplo, todos os convidados gostam da maionese, compre 5kg de batatas e 2,50kg de maionese, além dos outros ingredientes necessários que são opcionais para o tempero da sua receita. Sem dúvidas, você conseguirá fazer uma bela maionese de acompanhamento que enlouquecerá seus amigos e familiares.

Quantidade de salada

Outro acompanhamento indispensável e que combina muito bem com o churrasco, é a salada de alface. O cálculo pode confundir, mas é muito simples: conte quatro pés de alface para cinco convidados e ficará fácil de saber a conclusão dessa conta.

Além do mais, a dica principal ainda é válida: verifique se todos os seus convidados são fãs de salada de alface, para que assim você possa evitar desperdícios. Você pode também misturar a salada de alface com a de maionese para que fique visualmente mais bonito e também renda mais, caprichando bem no tempero escolhido.

Quantidade de farofa

A queridinha do churrasco, sem dúvidas, é a farofa que também é praticamente casada com o churrasco em termos de combinação. Em um cenário em que você saiba que todas as 50 pessoas convidadas sejam adoradoras da farofa, as médias de cada pessoa são bastante variadas já que há alguns que preferem pouco e outros que preferem muito.

Ainda assim, temos o valor dessa média de 90 g de farofa por pessoa. Para o cálculo envolvendo 50 no total, podemos concluir que 4kg de farinha de mandioca já se faz suficiente, tendo em vista que a farofa será temperada com outros ingredientes essenciais como: linguiça calabresa, cebola, milho, etc.

Quantidade de molho

O molho de churrasco, ou mais conhecido como vinagrete, também é o outro par perfeito das carnes dispostas em churrasco. Para o preparo, você pode utilizar 15 tomates grandes e 220ml de vinagre, variando as quantidades de ingredientes a mais necessários para o tempero do molho. Você pode optar por colocar: pimentões; cebolas; cheiro verde e/ou coentro.

Esse é um prato coringa porque fica bom com tudo, e que é dificilmente rejeitado já que é prático e muito saboroso, mas que preferencialmente é comido juntamente com a carne de churrasco.

Quantidade de pão de alho

O pão de alho é saborosíssimo e, salvo exceção as pessoas que não gostam de alho, a grande maioria curte em demasia o sabor desse pão como acompanhamento em churrasco. Além do mais, é prático, gostoso, simples (ou seja, não é caro) e muito saboroso.

Fácil de fazer, esse prato dificilmente é saboreado uma vez só e pode ser requerido mais de uma vez por cada convidado seu. Tendo em mente que estamos trabalhando com o valor de 50 pessoas, você deve optar por, no mínimo, 100 pãezinhos e 200g de alho amassado para o seu preparo. Você também pode optar por comprar os pães prontos que vendem no mercado e apenas colocá-los para assar na churrasqueira

Quantidade de arroz e feijão

Não é muito comum, mas pode ocorrer de seus convidados não dispensarem a presença do arroz e do feijão durante o seu churrasco. Um arroz bem-feitinho certamente chamará a atenção e o paladar para que cada pessoa não negue experimentar ao menos, um pouco.

Tendo como base que todos os seus convidados gostem e prefiram churrasco com arroz, você deve preparar, no mínimo, 5kg, já que isso alimenta em média 55 pessoas. Obviamente, isso irá variar de acordo com a fome e a quantidade que cada um come.

Já o feijão, por ser mais pesado, dificilmente é cotado em churrasco, mas você pode deixar como opção e calcular 50g de feijão por pessoa, ou seja, 2 quilos e meio no mínimo para garantir.

Conheça os melhores tipos de churrasqueiras para seu churrasco

Agora que você já sabe quando de comida fazer, e o que preparar, que tal dar uma conferida em nosso artigo sobre tipos de churrasqueiras, que variam diante do calibre do churrasco que você planeja? Se tiver um tempo sobrando, dê uma lida abaixo.

As 12 Melhores Churrasqueiras a Gás de 2022: Fischer, Cuisinart e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2540

Não sabe qual a melhor churrasqueira a gás para o seu churrasco? Confira aqui as dicas de como escolher e um ranking com as 12 melhores churrasqueiras a gás!

As 10 melhores churrasqueiras de fogão de 2022: Ramos, Panelux e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/147

Procurando por uma churrasqueira de fogão? Confira neste artigo os melhores produtos, como escolher o ideal para você e muitas dicas de uso!

As 10 melhores churrasqueiras a carvão de 2022: da Mor, Tramontina e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/952

Quem não gosta de churrasco, né? Neste artigo, confira dicas para escolher uma boa churrasqueira e conheça os melhores modelos do mercado.

Churrasco para 50 pessoas: é melhor sobrar do que faltar!

Amigos fazendo churrasco

Com base nas informações e dicas passadas neste artigo, creio que você tenha um pouco mais de clareza sobre como fazer seu churrasco e como organizar a quantidade dos alimentos e as porções necessárias para que você possa fazer sucesso.

Tenha em mente que o ideal é sobrar a faltar, já que a falta causará a você muitos constrangimentos e vergonhas que podem te levar a ser o primeiro e último churrasco que se arriscará em fazer. Mas não se preocupe, se seguir as dicas e passos aqui mencionados, sem sombra de dúvidas garantirá o melhor churrasco que ficará com sabor de bis.

Autor deste artigo

Miriele Veloso é redatora, escritora e revisora de 20 anos de idade. Formada em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo, é amante da escrita. Gosta de escrever sobre diversos assuntos e possui paixão pela sua profissão.

Últimos posts


Os 12 Melhores Aspiradores de Pó de 2024: WAP, Electrolux, Karcher e Muito Mais!

Os 12 Melhores Aspiradores de Pó de 2024: WAP, Electrolux, Karcher e Muito Mais!

Em busca do aspirador de pó ideal para o seu lar? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores aspiradores de pó de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 18 Melhores Celulares de 128GB de 2024: Apple, Samsung, Xiaomi e mais!

Os 18 Melhores Celulares de 128GB de 2024: Apple, Samsung, Xiaomi e mais!

Precisando de um celular de 128GB para armazenar mais arquivos, fotos e vídeos? Então veja em nosso artigo os 18 melhores modelos, como escolher e onde comprar!


Os 15 Melhores Celulares com Câmera Boa de 2024: da Apple, Samsung, Motorola e mais!

Os 15 Melhores Celulares com Câmera Boa de 2024: da Apple, Samsung, Motorola e mais!

Em dúvida sobre qual é o melhor celular para tirar foto? Veja os 15 melhores celulares com câmera boa de 2024 e saiba como escolher o modelo ideal para você!


Os 10 Melhores Celulares de até 2000 reais de 2024: Samsung, Xiaomi e muito mais!

Os 10 Melhores Celulares de até 2000 reais de 2024: Samsung, Xiaomi e muito mais!

Procurando um celular de qualidade por até 2000 reais? Leia este artigo e tire todas as suas dúvidas sobre como escolher e veja um ranking com os 10 melhores!


Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Os 15 Melhores Fones de Ouvido Bluetooth de 2024: Apple, Sony, Philips e muito mais!

Está procurando o melhor fone de ouvido Bluetooth? Veja o nosso ranking com os 15 melhores fones de ouvido Bluetooth de 2024 e escolha o melhor para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas