Os 10 Melhores Notebooks para Programar de 2024: Macbook, Dell, Acer, Lenovo e mais!

Os 10 Melhores Notebooks para Programar de 2024: Macbook, Dell, Acer, Lenovo e mais!

Buscando um bom notebook para programar? Confira neste artigo as melhores dicas de como escolher e o ranking dos 10 melhores notebooks para programar de 2024!


Qual é o melhor notebook para programar de 2024?

Pessoa programando em macbook

O melhor notebook para programar pode tornar a codificação um processo muito mais fácil, não importando se você é um desenvolvedor profissional ou alguém que gosta de codificar por hobby. Nesse sentido, para que você possa programá-lo em seu máximo desempenho, é necessário ter o melhor notebook, isto é, um computador que tenha potência suficiente para rodar seus programas sem travar ou apresentar lentidão.

Além disso, para os programadores que tem trabalho híbrido em que misturam o trabalho em casa com as idas ao escritório, o notebook para programar pode ser extremamente útil. Desse modo, tendo um bom notebook para programar, você conseguirá ter uma experiência mais produtiva. No entanto, existem tantos modelos de notebook para programar disponíveis no mercado que fica até difícil saber como escolher qual o mais adequado para você.

Por esse motivo, neste artigo, você encontrará ótimas informações sobre o armazenamento, o processador, a placa de vídeo, entre outros, tudo elaborado por entusiastas em produtos tecnológicos que fizeram uma curadoria das informações que estão disponibilizadas pelas próprias marcas líderes em notebook. Além de saber quais são os 10 melhores notebooks para programar, para que assim, você decida qual é o que mais te agradará!

Veja os Notebooks para Programar em Destaque do Ranking:

  • Acer Nitro 5 — Notebook para programar com 1 TB de espaço

  • Acer Aspire 3 — Notebook com ótima tecnologia de conexão e autonomia de bateria

Como escolher o melhor notebook para programar?

Para escolher o melhor notebook para programação, é necessário estar a par de diversos fatores que irão ajudar o modelo ideal que irá atender as suas necessidades. Saiba abaixo as melhores dicas para você levar em consideração, incluindo o melhor sistema operacional e outros. Confira!

Escolha um notebook com o melhor sistema operacional para você

Um sistema operacional atua como uma interface entre o usuário de um computador e o hardware do computador. O objetivo de um sistema operacional é fornecer um ambiente no qual um usuário possa executar programas de maneira conveniente e eficiente. Dentre os mais famosos, é necessário analisar o que o Windows, Linux e macOS tem a oferecer.

Linux: seguro e estável

Programação em notebook

Para iniciantes, o Linux é a melhor opção de sistema operacional de notebooks para programação. A principal vantagem de usar o Linux é que os iniciantes podem testá-lo gratuitamente, pois é de código aberto. O Linux é também considerado o sistema operacional mais eficiente e notável para o desenvolvimento de software.

Além disso, esse sistema operacional é altamente estável, já que as atualizações nunca interromperão sua árvore de trabalho. O Linux permite que você criptografe sua unidade, sendo também altamente eficiente com segurança de rede também.

Outras vantagens do Linux incluem um sistema operacional rápido, eficiente e leve, além de códigos-fonte e scripts que rodam mais rápido no Linux, por isso, é o melhor sistema operacional para programadores. Por fim, o Linux instala módulos e pacotes complicados com muita facilidade. Em comparação com a maioria das linguagens de programação, é mais rápido e fácil de usar.

MacOS: intuitivo e amigável

Macbook Pro

O Mac OS vem da gigante de tecnologia Apple, é o segundo sistema operacional mais usado no mundo. Dentre os principais benefícios desse sistema para programadores está em instalar pacotes, ferramentas de desenvolvimento e aplicativos é fácil. Somado a isso, o Mac OS vem com um punhado de recursos exclusivos, como Siri, DaVinci Resolve (um estúdio visual para edição de filmes) e um sistema de navegação intuitivo.

Além disso, para desenvolvedores que estão trabalhando em software para produtos Apple, os Macbooks são a melhor escolha. Dispositivos, arquivos e dados são prontamente sincronizados com os servidores em nuvem da Apple para fácil compartilhamento e armazenamento.

O MacOS é um sistema que está programado para multitarefa, já que execução de várias tarefas juntas e a transição fácil entre elas é um recurso intrínseco deste sistema operacional. Por fim, outro benefício desse sistema operacional está na eficiência do suporte técnico. A Apple oferece suporte técnico imediato com diversas opções se você enfrentar algum problema.

Windows: adaptável e compatível

Programação em notebook

O Windows é o sistema operacional mais versátil que vem com uma ampla gama de softwares utilitários. As versões anteriores do Windows foram substituídas pelo Windows 10. É um equívoco grave que os sistemas operacionais Windows são vulneráveis a vírus, já que sua proteção antivírus integrada é robusta e defensiva, sendo este um dos pontos benéficos para quem busca o melhor sistema operacional para programação.

O Windows 10 é muito mais barato em comparação com o novo Mac, apresentando o melhor custo-benefício para quem busca um equilíbrio entre preço e aplicativos disponíveis. Além disso, o Windows oferece suporte a uma ampla variedade de componentes de hardware e software para desenvolvimento.

Em comparação com o Mac, o Windows tem uma duração de bateria mais longa. Para programadores que personalizam e atualizam seus sistemas regularmente, o Windows é a melhor escolha.

Opte pelo notebook com processador mais adequado para o seu trabalho

O processador, também conhecido como CPU, como é mencionado pela Dell, marca de renome quando o assunto é notebook, fornece as instruções e o poder de processamento que o computador precisa para realizar seu trabalho. Quanto mais poderoso e atualizado seu processador, mais rápido seu computador pode concluir suas tarefas de programação. Assim, temos:

Para programar sites e sistemas: Intel Core i5 ou Ryzen 5

Programação em notebook

O processador i5 de 8ª geração é uma excelente versão para programação porque são extremamente eficientes por um custo baixo, além de possuírem ótima capacidades de processamento. O processador i5 é ideal para codificação caso queira melhor rendimento para tarefas de produtividade de jogos e negócios. Estes são processadores de alto alcance que podem tornar qualquer computador eficiente e rápido. Veja mais informações sobre os 10 melhores notebooks i5 de 2024 para entender melhor e comparar com o modelo Ryzen a seguir.

O Ryzen 5 de 3ª geração é um excelente processador para entusiastas de programação que prezam por mais espaço no computador, pois são bastante compactos. Após um simples overclocking com um clique, ele oferece quase o mesmo desempenho que modelos como i4 Core, tudo isso por um excelente preço.

Sendo assim, os processadores Ryzen 5 geralmente são um pouco menos poderosos que os processadores i5. Eles têm uma velocidade de clock de até 4,4 GHz, em comparação com os 4,6 GHz do i5, mas contam com o dobro de threads. Além disso, o AMD Ryzen 5 também se destaca graças a um consumo de energia muito baixo.

Para programar aplicativos e jogos: Intel Core i7, Ryzen 7 ou M1

Programação em notebook

Os processadores i7 da 10ª geração são ideais para programação porque são avançados e possuem capacidades de processamento mais aprimoradas. Notebooks i7 são ideais para codificação e você poderá implantá-los em tarefas de produtividade de jogos e negócios. Além destes, os processadores i9 são ideais para jogos e codificação de ponta, devido o maior poder de processamento, perfeitos para codificação hard-core.

Já o Ryzen 7 é um excelente processador para programação porque contém 8 núcleos de CPU e sua frequência é suficiente para programadores; e você pode fazer overclock neste processador Ryzen de até 4,2 GHz para fazer tipos de tarefas de desenvolvimento de jogos. O Ryzen 9, do processador i9 é um CPU não-HEDT será ideal para atender às suas necessidades de codificação avançadas.

Considerado como um dos mais rápidos, o processador M1 é bastante eficiente em termos de energia, usando metade da energia (ou menos) de chips Intel semelhantes. Se você precisar executar o emulador do Android ou fazer alguma edição pesada de fotos ou vídeos ao longo do desenvolvimento da Web, ele será muito mais eficiente e você não precisará utilizar um extensor.

Confira se a quantidade de RAM do notebook é adequada

Programação em notebook

Ao escolher o melhor notebook para programar, um aspecto que não deve ser deixado de lado é a quantidade ideal de memória RAM que acompanhe todas as suas tarefas sem travamentos e boa eficiência. Como é salientado pela Dell, a quantidade de RAM que você tem e a arquitetura de memória do seu sistema irá determinar quantos programas podem ser executados ao mesmo tempo. Desse modo, temos: 

  • 8 GB: para a maioria dos programadores (exceto aqueles que trabalham em projetos grandes e complexos), a memória RAM de 8 GB para executar seu sistema operacional corretamente será suficiente para a programação;
  • 16GBcaso o usuário queira rodar Java, aplicativos e jogos mais pesados, o ideal para a programação é um notebook de 16GB RAM;
  • 32 GB: para aqueles que jogam títulos de jogos modernos e desejam sistemas de jogos sólidos, 32 GB de RAM é a melhor aposta.

Há ainda casos em que o usuário poderá colocar extensores de memória RAM que poderão fazer melhorias para o melhor notebook para programar.

Para programações complexas, prefira um notebook com placa de vídeo dedicada

Programação em notebook

De acordo com a Dell, a placa de vídeo determina a nitidez das imagens, assim como também o brilho das cores e a precisão dos movimentos na tela. E no caso da dedicada (off-board) irá ajudar pessoas que buscam o melhor notebook para programar que consiga executar atividades de alta complexidade ou programação 3D, pois ela irá garantir um processamento gráfico superior ao de uma placa integrada comum.

Esse tipo de placa não irá comprometer a memória RAM do notebook justamente por ter uma memória própria, a partir de 2 GB. Sendo assim, a notebooks com placa dedicada irão garantir um processamento gráfico muito melhor do que uma placa integrada comum.

Garanta velocidade do notebook com um armazenamento em SSD

Programação em notebook

Quando for comprar seu notebook para programar, não deixe de conferir qual o tipo de armazenamento. De acordo com a Dell, temos três diferentes: HD, HD híbrido ou SSD. Isso porque dependendo da sua escolha você terá um notebook mais rápido ou não, e poderá ou não ter problemas com lentidão ou travamentos. Vamos conferir cada um deles agora!

  • HD: um HD mesmo moderno consegue ler dados com menor velocidade e o carregamento do sistema e programas é muito perceptível em comparação ao SSD. Também não é tão durável, pois como possui partes mecânicas, quedas acidentais ou vibrações podem causar muitos danos e até serem fatais para o disco magnético. Mas se optar por esse, escolha um que tenha entre 500GB e 1TB de memória, pois tem melhor desempenho;
  • HD híbrido: um disco rígido híbrido (SSHD) é uma unidade de armazenamento que combina a grande capacidade de armazenamento de um disco rígido com a velocidade de leitura/gravação mais rápida de um SSD. Ele monitora constantemente os dados que estão sendo recuperados do armazenamento e determina automaticamente quais dados você mais abre, colocando os arquivos que você usa com mais frequência no SSD;
  • SSD: uma unidade SSD pode ler/gravar com velocidade muito mais rápida do que uma unidade de disco rígido. A unidade de SSD não tem muito espaço para armazenamento, com 256GB já é mais do que suficiente para armazenar os seus aplicativos favoritos. O SSD pode ainda ser ainda mais rápido, desde que seu notebook tenha compatibilidade. Portanto, notebooks com SSD oferecem claros benefícios para a programação, principalmente em relação à velocidade e fluxo de arquivos pesados.

Como você pode ver, comprar o melhor notebook para programar com SSD é uma ótima opção para acelerar seu desempenho, mas uma boa saída é comprar uma unidade com menor espaço de armazenamento para guardar o sistema operacional e programas mais utilizados.

Analise o tamanho e a resolução da tela do notebook para programar

Notebook com tela em branco

O tamanho e a resolução do melhor notebook para programar são outros fatores importantes para a sua escolha, podendo garantir mais conforto e visibilidade e facilitar o transporte. É recomendado comprar um laptop com tela de 15 polegadas apenas por conveniência. Se você está procurando algo portátil, opte por uma tela de 13 ou 14 polegadas. Além disso, considere também comprar um monitor para programar extra para o uso em escritório, uma vez que múltiplas telas auxiliam a velocidade de programação.

A resolução da tela também é importante. Os desenvolvedores de jogos e softwares devem optar por uma tela full HD e, quanto maior a resolução, melhor será a visualização de suas atividades, facilitando a leitura e escrita dos códigos. Invista em notebook com resoluções entre 1080p, 1440p e 4k.

Há ainda tecnologias adicionais que poderão trazer mais benefícios enquanto você estiver programando, como a antirreflexo, que garante maior visibilidade em ambientes iluminados. Já a tela IPS ajuda a não ter perda de resolução em outros ângulos. Para jogos, AMOLED e Liquid Retina XDR são interessantes, pois garantem uma excelente resolução.

Verifique a taxa de atualização da tela do notebook para programar

Notebook na mesa

A taxa de atualização de uma tela é o número de vezes por segundo que a imagem é atualizada na tela. Por exemplo, uma tela de 60Hz atualizará a tela 60 vezes por segundo. No geral, a taxa de atualização determina a suavidade do movimento na tela.

Para jogos casuais, 60Hz é aceitável quando combinado com chips gráficos de baixo custo, como a linha Nvidia GeForce MX, a GeForce GTX 1650 ou 1650 Ti e a AMD Radeon RX 5500M e inferior. Essas placas geralmente podem manter entre 30fps e 60fps em resolução full HD nos jogos atuais.

Quanto maior a taxa de atualização, maior a aparência das imagens e a resolução da tela será mais agradável aos olhos. Portanto, a taxa de atualização de 120 Hz é ideal para quem tem fadiga ocular ou cansaço na vista.

Confira se o notebook conta com teclado numérico

Teclado numérico

Especialmente para pessoas que trabalham com programação, ter um teclado ergonômico é essencial para manter conforto e mais eficiência. Sendo assim, para o padrão brasileiro, é recomendável escolher o teclado com o padrão ABNT (ou ABNT 2), pois haverá disponível a tecla "ç" e acentos. Confira nas avaliações se é um modelo bom e confortável para digitar.

Outra característica que você deverá se certificar se estiver buscando um teclado para programar é a parte numérica dedicada no canto direito, pois ela facilitará muito durante a programação, já que garante uma melhor visualização.

Veja também se o seu teclado possui sistema de retroiluminação para ambientes escuros ou um leitor digital caso você esteja trabalhando com arquivos ou programas confidenciais, estando disponíveis em aparelhos como Apple, Dell e Samsung.

Veja o tamanho e o peso do notebook para programar

Notebook com tela em branco

Uma tela grande com alta resolução também é preferível para programadores, pois significa que trabalhar no laptop será mais confortável. Uma tela de proporção 16:10, que vem com um número crescente de laptops, também pode fazer a diferença, pois é mais alta do que a proporção widescreen padrão de 16:9.

Isso significa que você pode ver mais do seu código na tela sem necessidade de rolar a tela muito para cima e para baixo. Já o peso ideal deve ser menor do que 2 kg para quem precisa transportar o notebook, pois irá garantir mais conforto caso você trabalhe fora e necessita se locomover o seu notebook para programar.

Saiba a autonomia de bateria do notebook

Notebook indicando a bateria fraca

Se você é um programador que costuma se locomover com muita frequência, um notebook com boa bateria é fundamental. O mercado disponibiliza modelos com duração de até 9 horas de uso seguidas, sendo um ótimo valor para quem trabalha fora de casa.

Há ainda modelos que apresentam autonomia de até 21 horas, mas apenas para resolução de programas mais leves. Sendo assim, não deixe de verificar a avaliação dos consumidores de um determinado notebook e pesquise dicas dos programadores a respeito da duração de bateria.

Confira todas as conexões do notebook para programar

Programação em notebook

As conexões de fio do notebook para programar devem estar disponíveis para a aplicação de acessórios extras, como mouse, webcam e fone de ouvido, bem como as entradas para USB ou HDMI e o Ethernet, Cartão SD e micro SD. Vamos conferir!

  • Mouse: O mouse faz parte dos periféricos do seu computador e é a parte que permite interagir com os objetos que aparecem na tela através de um cursor que podemos ver no monitor.
  • Webcam: Ela pode servir como scanner, câmera de segurança e é um acessório que serve pras suas conversas por vídeo, ela também pode ter funções como leitura de código de barras.
  • Fone de ouvido: Ele é um acessório que permite que os usuários ouçam canções, vejam vídeos e conversem pela Webcam sem que ninguém mais ouça.
  • USB: É uma entrada para auxiliar a conexão com celulares, tablets, pen drives e outros dispositivos.
  • HDMI: Entrada que serve para conectar pelo cabo HDMI itens como projetores, aparelhos de som e outros dispositivos de som e imagens.
  • Ethernet: Uma entrada que é utilizada para conferir uma internet mais estável com cabo de rede.
  • Cartão SD: É um cartão de memória, uma espécie de pen drive dos dispositivos móveis, que permite a leitura de vídeos, imagens, música e outros arquivos armazenados.
  • MicroSD: Ele é um tipo de memória flash utilizada no formato de cartões e são amplamente usados hoje para armazenar dados em celulares e câmeras digitais e tem esse nome por ter um quarto do tamanho de um cartão SD normal.

Sabendo a quantidade de entradas ideal para o seu trabalho de programação, você encontrará facilmente o melhor notebook para programar.

Verifique se há assistência técnica para o seu modelo de notebook

Técnico arrumando notebook para programar.

Todo notebook para programar vêm com um determinado tempo de garantia, e na maioria das vezes é de 1 ano, que é dado pelo fabricante. Geralmente, a assistência técnica vem informada quando você adquire seu notebook, junto com o certificado de garantia e o manual de instruções, mas você poderá encontrar tudo isso também no site do fabricante.

Nesse caso, se porventura nesse tempo da garantia seu notebook para programar quebrar ou apresentar algum defeito, o recomendado é recorrer ao suporte técnico que fará o conserto sem cobrar nada por isso. Nesse sentido, caso necessite deste recurso, basta entrar em contato com a assistência técnica por meio de um telefone ou do e-mail, levando o notebook na loja de suporte técnico mais próximo da sua casa.

Saiba escolher notebook para programar com bom custo-benefício

Mulher com notebook para programar.

Na hora de se decidir pelo melhor computador para programar é lógico que você vai querer um notebook com custo-benefício, diversas vantagens e muita qualidade. Nesse sentido, para começar, é bom que olhe todas as especificações e características dele, para conseguir juntar um pouco de seus benefícios com um bom preço.

Veja se o notebook para programar tem design leve e ultrafino, se pesa e ocupa pouco espaço, pois isso vai influenciar caso você precise levá-lo para os mais diversos lugares. Observe a quantidade de entradas que ele tem, pois quanto mais melhor para se conectar a outros equipamentos sem se preocupar.

Procure saber sobre seu desempenho, espaço e memória RAM, que são detalhes importantes, pois quanto mais versátil seu notebook for, mais caro ele fica e conseguir um com bom custo-benefício é melhor ainda.

Os 10 melhores notebooks para programar de 2024

Agora que você já sabe os principais fatores que devem ser considerados antes de escolher o melhor notebook para programação, confira abaixo o nosso ranking com os 10 melhores produtos e fique a par de informações como marca, sistema operacional e conexão.

Notebook ASUS M515DA-BR1213W

Aumento de produtividade com bom processador

O Asus Ryzen 5 Windows é um ótimo notebook para programar para pessoas que buscam por um produto que ofereça uma experiência de visualização ampla e envolvente, e que seja capaz de aumentar a sua produtividade no dia a dia. Este notebook da ASUS vem equipado com um processador de última geração AMD Ryzen 5 5600X, e conta com 8 GB de memória RAM, um conjunto de especificações técnicas que possibilitam um desempenho sem igual para o modelo.

Além disso, o usuário conta com o modelo com placa gráfica ‎AMD Radeon Vega 8, que possibilitam a reprodução de imagens com alto nível de detalhamento na tela grande do seu notebook. Um diferencial deste modelo de notebook da ASUS é que sua tela grande de 15.6 polegadas conta com a tecnologia NanoEdge com moldura fina e um revestimento antirreflexo.

Esta característica oferece um maior campo de visão do conteúdo exibido na tela que, juntamente da resolução Full HD, permitem um amplo ângulo de visão e uma reprodução de cores extraordinária, com imagens vívidas e bem saturadas. Outro benefício do modelo é sua extrema leveza, pesando apenas 1,8 quilos apesar da tela grande. O modelo conta ainda com um lindo acabamento que adiciona elegância e dinamismo para o produto da ASUS.

Prós:

 Eficiente para realizar edição de imagens e fotos

 Produto muito funcional

 Tem um design muito bonito

Contras:

 Não é recomendado para jogos muito pesados

 Tela inclina pouco para trás

Tela 15.6" FULL HD
Vídeo ‎AMD Radeon Vega 8
Memória RAM 8 GB
Sistema OP Windows 11 Home
Armazenament 256 GB SSD
Bateria 4 Horas
Conexões Wi-Fi, USB, HDMI
Processador AMD Ryzen 5 5600X

Acer Aspire 3

Notebook para programar habilitado para upgrade com resolução e gravação de áudio e vídeo em 720p

Contando com um design premium e uma tampa em metal protetora, o notebook para programar Acer Aspire 3 i5 Windows é o modelo indicado principalmente para quem busca um modelo para iniciar alguns códigos de programação. Esse modelo de notebook conta com um sistema operacional  Windows 11 Home, o melhor para quem busca evoluir rapidamente em programação.

O notebook para programação da Acer Aspire 3 conta com um processador Intel Core i5 – 1135G7 Quad Core, além de uma tela de alta resolução Tela 15.6” com resolução Full HD, que garante uma melhor visualização dos elementos da tela, facilitando assim para o programador, o que tudo indica ser um excelente notebook para programação.

Outros benefícios que esse notebook para programação da Aspire conta são com os modelos convenientemente portáteis e elegantes para acompanhar as tarefas do trabalho e do dia a dia, facilitando assim seu transporte para onde o programador desejar. O processador de última geração Intel Quad Core da 10ª garante espaço para a criação, edição e compartilhamento de arquivos sem a maior dificuldade, muito bom para quem quer trabalhar com programação.

teclado ergonômico desse notebook para programação segue o padrão ABNT 2, permitindo que se trabalhe com maior facilidade e além disso, com SSD 256 GB, o programador poderá ler e gravar arquivos de codificação de forma muito mais rápida e prática do que em um HD tradicional, garantindo em poucos segundos após a inicialização do sistema operacional o total acesso aos arquivos e funcionalidades disponíveis tudo em apenas 14 segundos.

Prós:

 Processador Intel Quad Core ultra veloz

 Leitura e gravação rápida dos arquivos de codificação 

 Acesso dos arquivos em apenas 14 segundos

Contras:

 Não recomendado para quem abre muitas abas 

 Bateria nível mediano

Tela 15,6” FULL HD
Vídeo Intel Iris X Graphics
Memória RAM 8GB
Sistema OP Windows 11 Home
Armazenament 256GB SSD
Bateria 4 Horas
Conexões Wi-Fi, USB, HDMI
Processador Intel Core i5

Asus VivoBook

Som de excelente qualidade e tecnologia ASUS IceCool

O Asus VivoBook é o melhor notebook para programar se você procura um modelo para usar por um longo período de tempo, uma vez que ele possui telas com revestimento antirreflexo e ainda conta com caixas de som grandes que possuem graves mais impactantes, seja para aqueles que trabalham com edição de vídeos e também gravando conteúdos para plataformas como Youtube ou como para aulas online.

Um ponto positivo que esse notebook possui em detrimento aos demais é que ele possui a tecnologia ASUS IceCool que mantém o apoio de mão frio para manter o desempenho do notebook bem como torna o aparelho mais confortável para trabalhar de modo a permitir que suas tarefas rendam mais e seu dia seja mais produtivo. O design também é muito elegante e sofisticado sendo que o computador é feito em cinza escuro.

Além disso, é importante ressaltar também que o teclado é ergonômico com curso de 1,8mm para que você não tenha dores enquanto estiver usando o notebook e, dessa forma, consiga fazer seu trabalho de forma melhor e com mais qualidade. O processador tem alta performance e desempenho, sendo assim, trata-se de um aparelho bastante rápido e que faz toda a diferença no seu dia a dia.

Prós:

 Wi-Fi AC ultra rápido 

 Tecnologia antirreflexo

 Modelo elegante e leve

Contras:

 Bateria de nível mediano

 Armazenamento razoável

Tela 15,6" FULL HD
Vídeo Intel Iris Xe Graphics
Memória RAM 8 GB
Sistema OP Windows 11
Armazenament 256GB SSD
Bateria 4 Horas
Conexões Wi-Fi, USB, HDMI
Processador Intel Core i5

Lenovo Notebook ideapad Gaming 3i

A partir de R$ 4.210,52

Design leve, prático e com recursos técnicos acima da média

Caso você esteja pensando em adquirir um novo notebook com tela grande e não abre mão de um design com muito estilo e originalidade, esse modelo de notebook da linha ideapad Gaming pode oferecer uma combinação ideal entre performance e estilo, se tornando um equipamento que se destaca com o seu design único, peso extremamente leve e configuração robusta, além de uma tela grande com ótima visualização de 15,6 polegadas.

Para entregar um bom desempenho, esse modelo acompanha um processador Intel Core i5 de 11ª geração, capaz de entregar uma performance muito boa para a maior parte dos programas, jogos e aplicativos mais atuais que podem ter uma ótima visualização por conta da tela grande. Além disso, para otimizar sua capacidade processamento durante as tarefas mais pesadas, seus 8GB de memória RAM com padrão DDR4 com certeza darão conta do recado.

Em relação a qualidade gráfica, a sua placa de vídeo integrada é feita para operar com mais eficiência nos processadores Intel, portanto, a combinação com o processador i5 garante que o núcleo de processamento trabalhe de forma integrada com a placa gráfica e possa suprir a necessidade de processamento para rodar gráficos mias pesados.

Prós:

 Com tela de 15.6'' Full HD antirreflexo para melhor definição de imagem e cores

 Boa variedade de portas para conexão

 Design ultrafino e muito elegante

Contras:

 Por ter design ultraleve, não é muito resistente a danos físicos

 Sistema Linux pode não suportar o download de alguns programas

Tela 15.6" FULL HD
Vídeo ‎NVIDIA GeForce GTX 1650
Memória RAM 8GB
Sistema OP Linux
Armazenament 512GB SSD
Bateria Até 3 horas
Conexões Wi-Fi, USB, HDMI
Processador ‎Intel Core i5

Acer Aspire 5

A partir de R$ 3.399,00

Notebook versátil com interface intuitiva

Para quem procura um notebook para programar com boa autonomia e velocidade, o Acer Aspire 5 é uma ótima indicação. Este notebook é para pessoas que precisam de um aparelho capaz de realizar comandos com velocidade , pois ele conta com armazenamento interno feito em SSD.

Esta característica permite que a leitura e a gravação das informações seja feita em questão de segundos após o início do notebook. O usuário pode ainda optar por melhorar o HDD ou SSD através de um upgrade, basta instalar as novas peças nos slots disponibilizados dentro do notebook.

Outro diferencial do modelo é sua bateria potente com ótima autonomia, que tem duração de até 10 horas. Dessa forma, você pode realizar suas tarefas de onde estiver sem se preocupar. Além disso, o notebook Aspire 5 tem uma conectividade efetiva, com a tecnologia wireless 802.11 que mantém uma conexão de internet mais rápida e estável quando comparada às tradicionais tecnologias sem fio.

O modelo vem com o sistema operacional Linux, que garante um visual mais moderno, intuitivo e de fácil navegação, bem como preço mais em conta. Uma vantagem deste sistema operacional é que o usuário pode optar por personalizar sua interface de acordo com suas necessidades e preferência.

Prós:

 Bom para estudos e jogos leves

 Processador de 11ª geração

 Velocidade extraordinária

Contras:

 Processador não é o i7

 Armazenamento em SSD de somente 256 GB 

Tela 15,6" FULL HD
Vídeo AMD Radeon Graphics
Memória RAM 8GB
Sistema OP Linux
Armazenament 256GB SSD
Bateria 5 Horas
Conexões Wi-Fi, USB, HDMI
Processador AMD Ryzen 7

Notebook Lenovo Gamer Legion

Tecnologia de última geração e imagens com alta resolução

Notável pelas suas imagens de alta definição e ultra realistas, o notebook para programar Lenovo Gamer Legion é indicado inicialmente para gamers, mas também são recomendados para os programadores devido a sua tecnologia de ponta, contando com configurações de última geração o que o torna próprio para programação.

O processador da décima geração da Intel Core i7 placa gráfica dedicada ajuda a rodar os aplicativos pesados com maior precisão, conferindo um excelente desempenho para programadores que utilizarem esse notebook para programação. Além disso, o notebook conta com uma certificação Dolby que garante um sistema ultra definido para o som e imagem com uma capacidade de upgrade o que ajuda o programador a ter uma imagem mais definida.

memória RAM de até 8GB desse notebook para programação garante que o produto da Lenovo permita a utilização de diversos arquivos e aplicativos para atender todas as necessidades do programador, e com isso o torna muito abrangente. Contando também com a tecnologia de armazenamento SSD M.2 PCLe NVMe 10 vezes mais rápido do que outras versões e permitindo ainda um upgrade de até 1TB.

tela infinita 15,6 Full HD WVA Antirreflexo permite que o usuário utilize o notebook para programação Legion 5i com uma melhor visualização. Outra tecnologia elogiada pelos consumidores é a da Ray Tracing (placa NVIDIA) que possibilita uma melhor reprodução das imagens que estão em alta definição. O notebook Legion 5i também dispõe de um sistema de resfriamento otimizado para evitar que o sistema sobreaqueça!

Prós:

 Processador rápido e eficiente

 Design ergonômico

 Ray Tracing para uma melhor produção de imagens 

Contras:

 Carregamento de velocidade mediana

 Recomendado para programadores mais avançados

Tela 15.6" FULL HD
Vídeo ‎NVIDIA
Memória RAM 8GB
Sistema OP Windows 11
Armazenament 512GB SSD
Bateria 4 Horas
Conexões Bluetooth, USB, Ethernet
Processador Intel Core i7

DELL Notebook Gamer G15-i1000-D20P

Projetado para atender as necessidades dos programadores mais exigentes

Este notebook para programar é feito para todo usuário que quer investir um pouco mais para desenvolver todos os tipos de projetos com uma máquina de boa eficiência. Desse modo, temos um modelo com design mais neutro e profissional que irão agradar seus clientes, mas mantendo a potência que encontraríamos em modelos gamers, assim, é ótimo para trabalhar com programações e ainda jogar nos momentos de entretenimento.

Temos então a 10ª geração de Intel Core i5, um dos mais recentes processadores e oferece desempenho superior, oferecendo maior produtividade e performance aprimorada para realizar multitarefas. Ademais, serve bem para trabalhar em projetos que exigem maior capacidade gráfica. Este notebook para programar, ainda, tem um excelente armazenamento que trará maior rapidez na execução de tarefas e para você baixar os mais diversos tipos de aplicativos e programas para seu trabalho ou projetos.

O design térmico, por sua vez, utiliza tecnologias aplicadas e testadas em Alienware incorpora uma entrada de ar dupla na parte superior do teclado e na parte inferior do G15. Esse ar é então expelido pelas quatro saídas localizadas nas laterais e na traseira para maximizar o fluxo de ar sobre os tubos de cobre, proporcionando a refrigeração e a dissipação de calor ideais, desse modo, você não precisará parar de trabalhar em suas programações por conta de travamentos. 

Prós:

 Alta performance de processamento

 Possibilidade de fazer upgrades

 Resfriamento e ventilação otimizados

 Com gráficos poderosos

Contras:

 Modelo pesado

Tela 15.6" FULL HD
Vídeo Dedicado
Memória RAM 8GB
Sistema OP Linux
Armazenament 512GB SSD
Bateria 2 horas
Conexões HDMI, USB, Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth
Processador Intel Core i5

Notebook Lenovo Ultrafino IdeaPad

Bom custo-benefício: desempenho responsivo e processador de excelente eficiência para todas as suas programações

O notebook Lenovo IdeaPad 3i é uma excelente opção para quem busca um modelo com bom custo-benefício e que, ao mesmo tempo, tenha uma excelente qualidade que permita que você faça todas as suas programações necessárias. Assim, temos um design moderno e fino que permite que você leve para a sua empresa sem maiores problemas. Ademais, combina desempenho responsivo em um chassi fino e compacto de 17,9 mm.

O que favorece a multitarefa onde você estiver. Além disso, é possível fazer upgrade na memória RAM, o que permite um tempo de vida muito maior. Também temos uma câmera 720p para que você faça todas as suas reuniões com os clientes e conta com um obturador de privacidade para para afastar os olhos curiosos, bem como Smart Noise Cancelling para eliminar o ruído de fundo.

Este notebook para programar também conta com os processadores da série AMD Ryzen™ 7000, assim, você poderá utilizar seus programas pesados sem travamentos ou dores de cabeça. Temos também uma tela com moldura super estreita e alto-falantes Dolby Audio®, juntamente com longas horas de duração da bateria e carga rápida para que todas as suas atividades de programação sejam feitas com bom desempenho

Prós:

 Carregamento rápido

 Possibilidade de upgrades

 Resolução Full HD

 Flip to Start: liga assim que você abre a tampa

Contras:

 Mouse um pouco duro

Tela 15.6" FULL HD
Vídeo Integrado
Memória RAM 8GB
Sistema OP Windows 11
Armazenament 256GB SSD
Bateria 10 Horas
Conexões Bluetooth, USB, Ethernet
Processador AMD R Series

Acer Nitro 5

A partir de R$ 5.699,00

Equilíbrio entre custo e qualidade: notebook com alta velocidade de gravação e leitura com tela Full HD para melhor visualização do programa

O notebook para programar da Acer é indicado para programadores que buscam espaço de sobra e muita velocidade ao mesmo tempo em um produto com alto desempenho e bom preço justo. Por ser equipado com um suporte de 1 TB para SSD, já dá indícios de que é voltado para a programação, resultando em uma velocidade de gravação e leitura muito mais veloz do que um HD comum.

Somado ao sistema operacional Windows 11, este notebook para programar abrirá em menos de 14 segundos os aplicativos de programação, que por ser muito veloz é mais um motivo para ser usado por profissionais. O notebook conta ainda com uma tela Full HD 15.6'' Endless OS, sendo uma tela com uma tecnologia de ponta, dando assim uma melhor visualização dos elementos ao programador.

memória RAM de 8 GB permite que esse notebook para programação salve muitos arquivos e a instalação de aplicativos. Outro ponto bastante elogiado pelos consumidores está na qualidade do som dada pelas tecnologias de áudio DTS x: Ultra Áudio e Acer True Harmony, garantindo som surround (sons nos jogos e aplicativos tornaram-se imersivos).

tela é de frequência 144hz, contando também com uma placa de vídeo GTX 1650 que tem memória de 4GB. Além disso, o notebook para programação vem com uma memória RAM em dual channel 1 x 16 com slot vazio expansível até 32 GB. Sendo assim, esse notebook que é mais que indicado para programadores tem um teclado ergonômico com luz LED que facilita a visão durante sua programação.

Prós:

 Excelente qualidade de som 

 Luz LED para facilitar durante a programação

 Velocidade de gravação ultra veloz

 Memória com expansão

Contras:

 Modelo não conta com processador i7

Tela 15,6” FULL HD
Vídeo NVIDIA GTX 1650
Memória RAM 8GB
Sistema OP ‎Windows 11
Armazenament 1TB SSD
Bateria 7 Horas
Conexões ‎USB Type C, HDMI, Thunderbolt
Processador Intel Core i5

Macbook Air (M2)

O melhor notebook para programar com o processamento mais rápido do mercado

Contando com o chip M2 o notebook para programar da Apple, ficou escandalosamente mais rápido e potente. Ele é indicado para profissionais da área de computação, pois possui CPU de oito núcleos e dá conta de tarefas complexas e pesadas em instantes e com processamento de até 2,8 vezes mais rápido que a geração anterior e tudo isso com uma economia de energia inacreditável.

Com a GPU de oito núcleos no chip M2 esse notebook para programar tem o processador gráfico mais avançado que a Apple já criou. Com ela você terá gráficos integrados absurdamente rápidos com potência gráfica cinco vezes superior. O aprendizado de máquina traz um aumento brutal na velocidade de automação de tarefas, como análise de vídeo, reconhecimento de voz e processamento da imagem.

Com eficiência térmica, esse notebook para programação, possui um resfriamento ativo que garante um desempenho muito rápido. Com uma bateria que tem até 18 horas de autonomia, vem com armazenamento SSD de até 256 GB e com até 3,3 GB/s de velocidade de leitura sequencial. Além de ser ultrafino e leve, ganhou superpoderes e leva a um novo nível as apps e os jogos com gráficos mais exigentes.

Acelera as tarefas de aprendizagem automática com o Neural Engine 16 core. Tudo num design silencioso, sem ventoinha, e com a maior autonomia de sempre. Com sua tela retina brilhante as imagens ganham um nível surpreendente de detalhes e realismos e os textos ficam muito mais nítidos. Para completar, sua câmera Facetime HD aproveita ao máximo o processador de imagem e seus microfones com qualidade de estúdio!

Prós:

 Processador que garante velocidade

 Detalhes de imagem ultra realistas

 Permite a abertura de diversos apps

 Material robusto e bastante resistente 

 Câmera de altíssima qualidade Facetime HD

Contras:

 Preço mais elevado do que os outros modelos

Tela 13,6" Liquid Retina
Vídeo Integrado
Memória RAM 8GB
Sistema OP MacOS
Armazenament 256GB SSD
Bateria 18 Horas
Conexões Wi-Fi, USB, Bluetooth, etc.
Processador Chip M2

Outras informações sobre notebook para programar

Após escolher o notebook para programar de sua preferência, confira abaixo algumas dicas e informações adicionais que poderão te ajudar a deixar a experiência e trabalho de programação ainda mais eficiente, como o melhor tipo de computador para programação.

Diferença entre notebook para programar e notebook convencional

Notebook para programar.

Se fossemos fazer uma pequena analogia, com você trabalhando como marceneiro e não com notebook para programar: mesmo sendo um excelente profissional da marcenaria, você não teria o mesmo desempenho se não usasse as melhores ferramentas, pois elas ajudariam muito mais na execução do trabalho.

Com o notebook para programar não é diferente, pois se você quer ser um bom programador, modelos básicos ou convencionais irão te ajudar, mas não serão o suficiente, pois suas especificações podem não condizer com a programação.

Os modelos de notebooks para programar, que vão desde os intermediários aos mais avançados e que tem todas as especificações necessárias para uma boa programação, vão te ajudar muito mais, principalmente no ganho de tempo. Por isso, se for para investir em uma boa ferramenta, escolha o notebook certo. Para mais opções de notebooks no geral, veja nosso artigo sobre os Melhores Notebooks de 2024.

Notebook i3 serve para programar?

notebook

Caso você seja um iniciante no ramo da programação, talvez um notebook com processador i3 seja uma ótima alternativa, principalmente para quem quer um modelo com preço mais acessível. No entanto, é necessário levar em consideração quais atividades serão realizadas para que você não acabe com uma máquina que trave muito e só gere dor de cabeça.

Nesse sentido, caso você mexa em programas mais leves como desenvolvimento web, ainda serve, mas grande parte dos programas mais usados para programar exigem um computador mais potente como i5, então veja com atenção o uso para escolher uma máquina ideal a suas necessidades.

Para programar é melhor um computador desktop ou um notebook?

Homem programando em desktop e notebook

A especificação de laptop ou computador ideal para desenvolvedores, que são programadores ou designers, varia de acordo com a área. Laptops para programação não são diferentes de um laptop normal. O que o diferencia são os recursos de ponta, como RAM, processador, memória da placa gráfica, armazenamento e outros.

Pode-se dizer que os computadores desktop geralmente oferecem uma melhor relação preço/desempenho do que os laptops, mas eles não têm a portabilidade que os laptops têm. E se você é um programador, não precisa dos mesmos recursos encontrados no PC, então pode ser melhor escolher um laptop porque ele lhe dará muita portabilidade e garantir ainda sim os melhores aplicativos para programação.

Quais são as melhores distribuições Linux para programar?

Homem programando em desktop e notebook

Os sistemas operacionais baseados em Linux são os mais procurados e mais adequados para desenvolvedores e programadores. Você poderá escolher Debian GNU/Linux, Ubuntu Linux, openSUSE, Fedora, Pop! e muito mais.

No entanto, a maioria dos desenvolvedores usa diferentes distribuições Linux para fazer seu trabalho rapidamente e criar algo novo, mas da mesma forma, ao escolher uma distribuição Linux para programação ou desenvolvimento de software, algumas das outras preocupações são compatibilidade, potência, estabilidade e flexibilidade.

Quais são os melhores acessórios para um notebook de programador?

Notebook com periféricos em volta

Os melhores acessórios para um notebook de programador poderá variar de acordo com as suas necessidades extras. No entanto, é importante que o seu notebook contenha alguns acessórios básicos, como um teclado e mouse sem fio para tornar o trabalho mais prático, assim como Hub USB, fones de ouvido e câmera web.

Se sua meta é aumentar produtividade, você poderá usar uma máquina adequada ao tipo de tarefa que executa. Existem diferentes tipos de desenvolvimento, e várias ferramentas são necessárias para cada especialização. Portanto, não existe uma abordagem única para comprar uma máquina de desenvolvimento.

Veja também outros modelos de notebooks

Depois de conferir neste artigo todas as informações para saber como escolher o melhor notebook para programar, as características e modelos, seguido de um ranking dos 10 melhores do mercado, veja também os artigos abaixo onde apresentamos mais variedades de notebooks para trabalho, com bom custo-benefício e os notebooks de até 4 mil reais.

Os 12 Melhores Notebooks para Trabalho de 2024: Dell, Samsung e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2200

Um bom notebook para trabalho é essencial para a produtividade! Veja os 12 Melhores Notebooks para Trabalho de 2024 e como escolher a melhor opção para você!

Os 10 Melhores Notebooks Intermediários de 2024: Lenovo, Acer e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2262

Está procurando o melhor notebook para suas tarefas? Confira nossas dicas para hora da escolha e veja a lista dos 10 melhores notebooks intermediários de 2024!

Os 10 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2161

É possível escolher um bom notebook com até R$4.000,00! Acompanhe nosso artigo e veja dicas importantes de como escolher e a lista dos 10 melhores.

Tenha eficiência e conforto na hora do trabalho com o melhor notebook para programar!

Programação em notebook

Escolher o melhor notebook para programação não é uma tarefa fácil. Primeiramente, você deverá saber quais são os seus objetivos como programador para encontrar um aparelho que atenda as suas necessidades. Além da imensa potência, o melhor laptop para programação precisa ter a velocidade e o armazenamento ideais também para compilar código.

No entanto, sabendo de algumas dicas e informações, você poderá encontrar um notebook que auxiliem nos seus objetivos. Utilize o nosso artigo para ficar a par de todas as nossas dicas de como escolher o melhor notebook para programar e não deixe de utilizar o nosso ranking dos 10 modelos mais requisitados do mercado para facilitar na sua busca!

Autor deste artigo

Escritora e revisora formada em Letras pela Universidade de São Paulo.

Palavras-chave relacionadas


Computadores

Artigos relacionados


Os 10 Melhores Notebooks Gamers de até 3500 reais de 2024: ASUS, Lenovo e Muito Mais!

Os 10 Melhores Notebooks Gamers de até 3500 reais de 2024: ASUS, Lenovo e Muito Mais!

Em busca do melhor notebook gamer de até 3500 reais? Neste artigo, confira dicas de como escolher e as 10 melhores opções de 2024 nessa faixa de preço!


Os 10 Melhores Computadores All in One de 2024: Apple, Dell, Strong Tech e mais!

Os 10 Melhores Computadores All in One de 2024: Apple, Dell, Strong Tech e mais!

Computadores All in One podem oferecer muita praticidade para sua rotina de trabalho. Confira as dicas de como escolher e os 10 melhores computadores atuais!


Os 10 Melhores PCs para Jogar Warzone de 2024: OnGaming®, ITX e Muito Mais!

Os 10 Melhores PCs para Jogar Warzone de 2024: OnGaming®, ITX e Muito Mais!

Procurando um PC para jogar Warzone? Conheça neste artigo todas as informações que você deve saber para comprar o PC ideal e as melhores opções do mercado!


Os 10 Melhores Notebooks Touch Screen de 2024: Dell, Asus e mais!

Os 10 Melhores Notebooks Touch Screen de 2024: Dell, Asus e mais!

Quer comprar um notebook touchscreen e não sabe qual? Confira este artigo para saber como escolher o ideal para você e conhecer os 10 melhores modelos de 2024!


Os 17 Melhores Notebooks com Melhor Bateria de 2024: Samsung, Lenovo e muito mais!

Os 17 Melhores Notebooks com Melhor Bateria de 2024: Samsung, Lenovo e muito mais!

Em dúvida sobre qual é o melhor notebook com boa bateria? Veja dicas de como escolher o aparelho ideal e 17 ótimos laptops recentes disponíveis no mercado.


Últimos posts


As 10 Melhores Máquinas de Bordar de 2024: Janome, Singer e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Bordar de 2024: Janome, Singer e muito mais!

Procurando a melhor máquina de bordar? Confira neste artigo informações sobre como escolher esse item e os melhores modelos do mercado em 2024!


Os 10 Melhores Nobreaks de 2024: Intelbras, Ragtech, TS Shara e mais!

Os 10 Melhores Nobreaks de 2024: Intelbras, Ragtech, TS Shara e mais!

Precisando de ajuda na hora de escolher o melhor nobreak? Confira neste artigo os 10 melhores modelos de nobreak disponíveis no mercado e como escolher o seu!


As 10 Melhores Câmeras Semi Profissionais em 2024: Canon, Nikon e mais!

As 10 Melhores Câmeras Semi Profissionais em 2024: Canon, Nikon e mais!

Procurando a melhor câmera semi profissional? Neste artigo confira muitas informações sobre como escolher este produto e veja um ranking com as 10 melhores!


As 10 Melhores Câmeras Canon de 2024: EOS R10, SL3 e muito mais!

As 10 Melhores Câmeras Canon de 2024: EOS R10, SL3 e muito mais!

Procurando uma boa câmera Canon? Neste artigo, veja um ranking com as 10 melhores opções de câmera Canon, além de dicas de como escolher o tipo ideal para você!


Gigantes digitais: Entenda o que há por trás dos aplicativos mais procurados

Gigantes digitais: Entenda o que há por trás dos aplicativos mais procurados

Você já se perguntou quais são os aplicativos mais usados da atualidade no Brasil e no mundo? Veja o nosso artigo com a lista dos mais populares e o porquê.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Celulares DIY Doces e sobremesas Cuidados automotivos