Quarto de menina simples: decoração para quarto de bebê e mais!

Quarto de menina simples: decoração para quarto de bebê e mais!

Da dúvida sobre decoração para quarto de menina? Confira estilos de quarto simples para crianças e bebês, e dicas de decoração!


Veja inspirações para decorar um quarto de menina simples com charme!

Quarto feminino rosa

Decorar um quarto de menina não é uma tarefa difícil, mas requer alguns cuidados para harmonizar adequadamente o ambiente, escolher bem as cores, planejar corretamente o tamanho dos móveis e garantir que os enfeites não sejam nem poucos, nem excessivos.

O processo de decoração pode ser muito divertido, desde que algumas dicas sejam seguidas para evitar aborrecimento. A decoração de um ambiente é determinante para a sensação que ele irá passar, e os quartos são os cômodos onde buscamos conforto para uma boa noite de sono. Com a sua menina, não será diferente. Por isso, garanta que ela se sinta confortável para dormir bem.

Existem diversos tipos diferentes de decoração para quarto de menina. A seguir, confira dicas para escolher os melhores móveis e enfeites, tudo isso sem precisar de muito esforço ou longas horas pensando no melhor jeito de garantir que tudo fique no lugar certo.

Estilos de decoração para quarto de menina simples

Um quarto de menina pode ser decorado de muitas maneiras diferentes. Existem vários estilos de acordo com cada casa e preferência: mais delicados, pequenos, planejados... são várias possibilidades para decorar o quarto dos sonhos. Conheça algumas e nunca mais fique na dúvida sobre a decoração.

Quarto de menina simples

Quarto infantil simples

Uma decoração simples não precisa ser sinônimo de algo sem sofisticação. Na hora de decidir fatores como a disposição dos móveis, as cores das roupas de cama, cortinas e tapetes, é sempre possível optar por modelos elegantes, sem precisar de muita informação.

Uma boa dica para uma decoração simples e, ao mesmo tempo, elegante, é fazer uso de uma estante com divisórias quadradas, que pode ficar próxima ao canto da parede. Ali, a menina poderá guardar seus brinquedos, deixando o quarto sempre organizado. Para o momento dos estudos, é sempre bom ter uma escrivaninha com poucas gavetas - onde ela poderá guardar seu material escolar.

Quarto de menina pequeno

Quarto infantil pequeno com criança em foco

Se o quarto da sua menina é pequeno, nada melhor do que investir em tons pastéis nas paredes. Evite paredes completamente brancas: dê preferência a tons de rosa claro, lilás, azul claro e outros tons pastéis.

Sempre que possível, prefira prateleiras e armários na parede, que permitirão manter o quarto organizado sem tomar muito espaço. Ter um espelho - que pode estar na porta do guarda roupa - faz o quarto parecer maior.

Um bom modelo de cama para quartos pequenos é a cama baú, que permite guardar edredons, cobertores ou qualquer outra coisa sem tomar muito espaço.

Não se esqueça de sempre deixar o ambiente bem iluminado: isso também faz o quarto parecer maior do que é.

Quarto de menina planejado

Quarto planejado infantil

Usar móveis planejados na decoração do quarto pode ser uma ótima maneira de economizar espaço e, ao mesmo tempo, garantir que tudo fique no lugar certo.

Os móveis planejados costumam aproveitar bastante o espaço. É possível colocar o armário na mesma parede da cama, com um espaço no meio para ela, por exemplo. Além disso, os armários planejados, por serem colocados no alto da parede, podem ser úteis para guardar cobertores, travesseiros ou coisas que a sua menina não costuma usar muito.

Se você mora em um apartamento ou quer encontrar o melhor jeito de ter bastante móveis sem tomar muito espaço, vale considerar um quarto planejado.

Quarto de menina moderno

Quarto de menina moderno

Se você quer um quarto de menina moderno, invista em papéis de parede e quadros para a decoração. Almofadas divertidas sobre a cama também são uma ótima maneira de deixar o ambiente mais despojado.

Tenha luminárias no estilo "pisca-pisca" na parede, principalmente ao redor dos quadros. Você também pode optar por um painel com fotos variadas. Use as luzinhas ao redor dele: isso deixa qualquer decoração mais bonita.

Para um ar mais moderno, evite escolher tudo na cor rosa. Opte por detalhes nas cores cinza, azul marinho ou roxo, por exemplo. Quando usadas na medida certa, elas podem contrastar com os tons mais claros, deixando o ambiente harmônico.

Quarto de menina romântico

Quarto de menina romântico

Decorações mais românticas costumam ser a primeira opção de decoração para quarto de menina. As decorações nesse estilo são bem variadas, mas geralmente usam tons pastéis. A predominância do rosa é certa.

O ar romântico pode ser dado com a ajuda de espelhos com molduras retrô na parede, quadrinhos delicados, roupas de cama fofas e com bastante detalhes e tapetes felpudos. Para um ar elegante, você também pode optar por um belo lustre no teto. Complemente com puffs ou com uma poltrona retrô.

Não se esqueça de cortinas leves e bem clarinhas. Elas são importantes para complementar o estilo romântico.

Decoração para quarto de bebê menina simples

O quarto de um bebê sempre remete a um ambiente de conforto e ternura. Decorações fofinhas são ideais para garantir o conforto que o seu bebê precisa.

Um bom enxoval aliado às cores corretas pode fazer toda a diferença. A seguir, confira dicas para decoração de quarto de bebê.

Melhores cores para o quarto de menina simples

Quarto de bebê feminino

As cores do ambiente podem impactar muito as sensações que ele passa para quem o visita. O quarto é um cômodo cujas cores da decoração devem ser muito bem analisadas, já que é lá onde o seu bebê terá sua noite de soninho.

Ter branco na decoração para o quarto do bebê é sempre uma boa pedida, mas evite a cor em excesso. Pinte ao menos uma das paredes de outra cor, e opte por papéis de parede.

As melhores cores para quarto de menina são os tons pastéis: lilás, rosa, verde, azul e amarelo pastel são sempre uma boa pedida para garantir que o ambiente seja sempre confortável.

Uma boa opção: decoração temática

Quarto com decoração temática

A decoração temática sempre é uma boa pedida para quartos infantis. Escolha um personagem fofo para o quartinho da sua menina e invista em papéis de parede, quadrinhos e roupas de cama no mesmo tema.

Evite excessos. Se a roupa de cama já é temática, prefira um papel de parede mais discreto. O equilíbrio é fundamental para evitar que o quarto fique poluído visualmente.

Alguns bons temas para quarto de menina são unicórnios, jardim encantado, princesas, balões, girafas, flores ou ursinhos. Todos eles combinam muito bem com cores clarinhas.

Enxoval do bebê combinando com a decoração do quarto

Enxoval de bebê

Ter o enxoval do bebê combinando com a decoração do quarto também pode trazer muito mais beleza para a decoração.

Quando estiver escolhendo as toalhas de banco, cobertores, edredons, mantas e fronhas para a sua menina, confira se os tons desses itens podem ser combinados com o tema escolhido para a decoração, ou com as cores.

Existe uma boa quantidade de enxoval para bebê em tons pastéis. Por isso, se você optar por essas cores, é mais fácil garantir que a decoração combine com os produtos escolhidos. Se você quiser itens mais escuros, não tem problema: é possível escolher os sobretons das cores já usadas no quarto.

Monte um espaço aconchegante para o bebê e para a mamãe

Mãe e bebê em um quarto

O quarto da sua bebê deve ser aconchegante. É lá que ela aprenderá a passar as noites dormindo sem a mãe ao lado - e também é lá onde ela será amamentada.

Para garantir o conforto na hora da amamentação, escolha uma poltrona confortável para ficar ao lado da cama da bebê. Poltronas do tipo são encontradas facilmente em lojas de móveis.

Além disso, é importante garantir que a bebê fique confortável e quentinha na cama ou no bercinho. Um bom travesseiro, que respeite o tamanho da bebê, aliado a mantas quentinhas pode promover uma boa noite de sono.

Decoração montessoriana

Quarto com decoração montessoriana

A decoração montessoriana leva o nome da médica Maria Montessori. Através de seus estudos, ela desenvolveu a teoria de que crianças colocadas em ambientes com vários estímulos se desenvolvem melhor.

Esse tipo de decoração tem como finalidade garantir que os sentidos como a audição, visão, tato e olfato das crianças sejam estimulados desde os primeiros anos de vida. Os quartos montessorianos tendem a ser bem coloridos, com várias opções de brinquedos - como quebra-cabeças - e estampas divertidas.

Decorar no estilo montessoriano é uma opção que vale a pena ser considerada para o quarto da sua menina.

Como decorar quarto de menina simples

Decorar um quarto de menina é bem mais fácil do que parece. São várias opções de estampas e temas que podem ser explorados, além de enfeites muito bonitos.

Se você ainda está na dúvida a respeito da melhor decoração, confira mais dicas logo abaixo.

Bolinhas, nuvens e estrelinhas

Quarto com luminárias em bolinhas

Almofadas, lençóis e paredes com decorações de bolinhas, nuvens e estrelas costumam deixar o ambiente divertido e aconchegante para a sua menina.

Essas estampas permitem variar bastante as cores do ambiente: bolinhas podem ser encontradas em todas as cores; nuvens podem ser adicionadas a um fundo azul pastel, lilás ou até rosa. A mesma variedade é válida para as estrelinhas.

Você pode aproveitar essas decorações para brincar com o ambiente. Se usar nuvens, por exemplo, compre um papel de parede temático para simular o céu em uma das paredes. São várias opções para brincar com a imaginação.

Você conhece os amigurumis?

Amigurumis

Os amigurumis são bonecos feitos de crochê ou tricô, que podem ser uma ótima opção para decorar o ambiente.

Os temas dos bonecos são variados, e você pode encomendar um personagem específico diretamente para um artesão especializado na técnica. Cada um deles custa por volta de R$ 60, mas o preço costuma variar dependendo da localidade, do tamanho, personagem escolhido e técnica.

Na hora de decorar usando os bichinhos, vale usar a imaginação: use espaços como prateleiras, mesinhas ou a cabeceira da cama para dar um ar muito mais criativo ao quarto de sua menina.

Artesanatos delicados

Boneca de pano

Outra boa opção de enfeite para a decoração do quarto de sua menina é usar artesanatos delicados. Bonecas de pano, crochê, tricô, feltro, ursinhos de pelúcia e caixinhas organizadoras são uma ótima maneira de manter o quarto bonito.

Mantas de crochê também podem dar um ar delicado e romântico para o ambiente. Certifique-se de que a quantidade de enfeites seja suficiente para deixar o quarto mais bonito, mas sem exageros. Evite repetir muitas vezes o mesmo enfeite.

Espelho decorado

Espelho decorado

A decoração das bordas do espelho pode trazer um toque especial para a decoração do quarto de sua menina.

Para um estilo mais romântico, delicado e retrô, escolha bordas ornamentais, que imitam espelhos antigos. Já, se você quer um quarto mais moderno, bordas bem quadradas, estampadas ou com cores marcantes ajudam a dar um toque especial para o cômodo.

Para complementar a decoração do espelho em um quarto moderno, use quadrinhos na mesma parede e brinque com as formas geométricas.

Iluminação aconchegante

Iluminação em formato de estrela

Outro fator determinante para garantir que o quarto de sua menina seja um ambiente aconchegante é a iluminação.

Durante o dia, o ideal é que a janela possa trazer bastante luz ao ambiente. No entanto, prefira cortinas do tipo blackout, que quando fechadas no início da manhã podem bloquear bastante a luz externa.

Crianças não costumam gostar de dormir no breu total. Por isso, lembre-se de adquirir uma luminária que deve ficar próxima à cama. Luzes na borda de espelhos e quadrinhos também podem melhorar a iluminação, sem deixa-la exagerada.

Evite o excesso de luz branca, que pode cansar as vistas.

Estampas na roupa de cama

Roupa de cama colorida

Roupas de cama estampadas podem compor a decoração de maneira inteligente, sem que você tenha que gastar muito para deixar o quarto de sua menina mais divertido.

Os tipos de estampas que podem ser escolhidos são praticamente infinitos: personagens, ursinhos, estrelas, corações, flores, paisagens... são muitos tipos diferentes.

Edredons, cobertores e travesseiros podem ter a mesma estampa ou cores que combinem com a imagem estampada. Vale usar a criatividade para compor o conjunto. É possível encontrar roupas de cama estampadas na internet ou em lojas de cama, mesa e banho.

Almofadas fofinhas

Almofadas fofinhas

Almofadas de pelúcia, plush ou tricô podem trazer um ar fofo ao ambiente, além de garantir o conforto na hora de tirar uma soneca ou sentar na poltrona.

São vários modelos disponíveis no mercado, com preços que variam, mas não costumam ser muito caros. Na hora de escolher a cor, vale optar por tons neutros ou sobretons da decoração. Se o quarto for rosa, opte por almofadas nas cores branco, bege, lilás ou rosa em outras tonalidades.

Embora costumem ser detalhes, as almofadas podem fazer toda a diferença na decoração.

Tapete para trazer mais aconchego

Criança deitada em tapete

A opção mais aconchegante de tapete consiste em modelos feitos de pelúcia. No entanto, existem crianças que são alérgicas a esse tipo de tecido.

Se esse é o caso de sua menina, escolha modelos feitos em crochê ou plush. Ambos costumam ser bem usados em quartos. O segundo é ideal para quem costuma andar sem sapatos em casa ou deixar no chão, já que ele é bem macio.

O preço do tapete vai depender de seu tamanho. Por serem artesanais, os modelos em crochê costumam ser mais caros. Tons claros tendem a contribuir para que o ambiente pareça maior.

Luminárias com formatos divertidos

Cabana com luminária

Quando o assunto é luminária, existem muitos modelos incríveis disponíveis no mercado, nos mais diversos formatos: corações, flores, nuvens, borboletas, unicórnios... todos eles podem ser uma ótima opção para complementar os acessórios do quarto.

Alguns bons locais para posicionar a luminária são na escrivaninha, mesa de estudos ou em um móvel ao lado da cama. Na hora de escolher a lâmpada, prefira cores aconchegantes. Se o ar seco é um problema constante, você pode optar por modelos que já vêm com umidificador embutido, que funciona sempre que a luminária estiver acesa.

Os preços das luminárias costumam variar bastante, mas é possível encontrar bons modelos a preços acessíveis em sites específicos.

Dicas para decorar quarto de menina simples

Quarto feminino infantil decorado

Existem dicas especiais que podem ser seguidas caso você queira melhorar ainda mais a decoração do quarto de sua filha.

Fatores como estilo, faixa etária e preferências devem sempre ser levados em consideração para evitar frustrações. Confira alguns tópicos decisivos para fazer a melhor escolha.

Durante o dia aproveite a iluminação natural

Não existe nada melhor do que aproveitar a iluminação natural do quarto durante o dia. Deixar a janela aberta e com uma cortina leve pode ajudar o ambiente a manter-se sempre arejado e claro.

Posicione os móveis de modo que nenhum deles fique completamente contra a luz, mas também evite que a luz solar alcance toda a extensão da cama ou da mesa de estudos - o que pode trazer certo desconforto. Sempre que possível, tenha um espelho que possa refletir a luz externa, iluminando ainda mais o ambiente.

Conheça o estilo dela

Considere sempre as preferências de sua filha durante o preparo da decoração de seu quartinho. Fatores como cores favoritas, atividades que ela gosta de fazer e personagens que a criança tende a preferir são fundamentais para que a decoração saia conforme o esperado.

Não se esqueça de que é a criança que passará a maior parte do tempo no quarto. Por isso, embora a sua opinião deva ser importante, a dela também deve ser considerada. Isso evitará frustrações e fará com que a criança sinta que o ambiente realmente lhe pertence.

Experimente mostrar fotos de quartos diferentes para que ela escolha bem o estilo que mais gosta. Depois, use a imagem como inspiração.

Decore o quarto de acordo com a faixa etária

Pré-adolescentes e adolescentes não gostam de ambiente infantilizados. Por isso, fatores como as cores, os enfeites e até a distribuição dos móveis devem ser levados em consideração para compor um ambiente mais despojado e maduro.

Dependendo da faixa etária, evite usar rosa o tempo todo. Deixe que a menina tenha a liberdade para escolher outras cores que irão complementar os tons escolhidos para as paredes, por exemplo.

Para meninas mais velhas, escolha enfeites e decorações que não se resumam a personagens infantis. Brinque com formas geométricas, quadros com frases e espelhos. Uma penteadeira também pode ser uma boa opção.

Papel de parede lavável pode ser uma boa pedida

Ninguém merece um papel de parede sujo, ou que fique encardido com o tempo. Por isso, escolher um modelo que seja lavável pode ajudar muito na hora de manter o quarto limpo, sem que seja necessário gastar dinheiro comprando um novo.

A dica é começar a limpeza sempre a seco. Depois, use água morna com algumas gotas de detergente neutro e uma esponja macia para retirar a sujeira. É importante finalizar a limpeza secando o papel de parede com um pano limpo e completamente seco. Isso porque manter o adesivo úmido pode estragá-lo ou fazer com que seja mais fácil de rasgá-lo.

Você também pode usar uma borracha para tirar manchas do papel de parede.

Otimize o espaço

A principal dica para decorar um cômodo é sempre otimizar o espaço. Evite ter muitos móveis no chão, e opte por armários que tenham várias prateleiras - o que ajuda a guardar mais itens dentro deles.

Caixas organizadoras para brinquedos e materiais escolares são uma ótima maneira de evitar que eles fiquem espalhados pelo quarto. Ao invés de mesas de cabeceira, experimente comprar uma cabeceira que já venha com compartimentos onde alguns itens possam ser guardados. Tudo isso ajuda a aproveitar bem o espaço do ambiente.

Aposte na personalização da decoração

Por fim, aposte sempre na personalização do quarto. Sempre que possível, deixe que sua filha escolha enfeites que remetam a boas sensações e momentos.

Você também pode usar um odorizador de ambiente com a fragrância preferida de sua menina, dando um toque especial ao ambiente - que, mais do que nunca, ficará com "a cara" dela.

Fotos de viagens, amigos e família em um cantinho especial também podem fazer toda a diferença.

Quarto de menina simples: um espaço cheio de carinho e amor!

Quarto feminino rosa moderno

O quarto de uma criança deve ser o local onde ela pode se divertir e aprender. Desde os primeiros anos de vida, é lá que ela terá momentos de descanso e aconchego.

Por isso, é imprescindível que a decoração do cômodo expresse amor, carinho e conforto. Evite móveis muito rústicos, ou cores neutras em excesso.

Agora que você já tem todas as dicas para a decoração de um quarto de menina, já pode começar a planejar e listar os itens que faltam para compor o quarto dos sonhos de sua pequena. Cada detalhe conta na hora de garantir conforto e acalento.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Os 10 Melhores Alarmes para Motos de 2022: Positron, Taramps e muito mais!

Está em busca de um bom alarme para sua moto? Aprenda a como escolher o melhor alarme e também confira quais são os 10 melhores alarmes para moto de 2022!


As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

As 10 Melhores Cafeteiras Expresso de 2022: Nespresso, Oster e muito mais!

Quer adquirir uma cafeteira expresso para fazer um café delicioso e não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cafeteiras e como escolher a sua!


As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

As 10 Melhores Bicicletas Aro 16 de 2022: Caloi, Nathor e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor bicicleta aro 16? Veja dicas de como escolher o modelo ideal para seu filho e uma seleção com 10 melhores bicicletas do mercado!


Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Mouse Hyperx é bom? Lista com os 6 melhores modelos de 2022!

Saiba como escolher o melhor mouse HyperX por meio das dicas e do ranking com os 6 melhores modelos do mercado. No fim, faça um investimento que compensa!


Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Os 10 Melhores Cobertores de 2022: de casal, queen e muito mais!

Procurando o melhor cobertor de 2022? Confira neste artigo dicas imperdíveis sobre como escolher o ideal e um ranking com os 10 melhores produtos do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação