Os 10 Melhores Processadores de Celular de 2022: Xiaomi, Samsung e muito mais!

Os 10 Melhores Processadores de Celular de 2022: Xiaomi, Samsung e muito mais!

O processador é uma peça fundamental para o bom funcionamento do celular. Neste artigo, veja dicas de como escolher, quantidade de núcleos e marcas populares.


Qual o melhor processador de celular de 2022?

Processador

Os processadores são componentes fundamentais num celular, apesar da maioria das pessoas não prestar atenção nesse detalhe. Eles são como o “cérebro” do seu celular, sendo capazes de processar inúmeras informações e executar diversas tarefas.

Assim, quanto mais potente ele for, melhor será seu desempenho. Além disso, é a partir do processador que o seu celular consegue suportar determinada quantidade de câmeras ou qualidade de fotos. Outra vantagem que ele traz são gráficos em maior resolução e fluídos, algo essencial se você é fã de games ou gosta de editar fotografias.

Nesse sentido, escolher qual é o melhor processador pode ser algo complicado, uma vez que há modelos variados disponíveis no mercado. Por isso, pensando em facilitar sua vida, o artigo a seguir traz dicas de como escolher o melhor para você, que vão desde a velocidade até o número de transistores, os 10 melhores processadores, suas características e pontos positivos.

Como escolher o melhor processador de celular

Na hora de comprar um celular novo, é muito comum que os consumidores levem em consideração o design do aparelho e a qualidade de sua câmera. Verificar tais pontos não é errado, contudo, prestar atenção no tipo de processador que vem equipado no smartphone também é um fator crucial, uma vez que isso afeta diretamente a qualidade do aparelho em processar jogos e fotos, entre outros programas.

Assim, o processador, também chamado de SoC (System on a Chip, em inglês, e sistema em um chip, em português), é responsável por lidar com a execução de tarefas, sejam elas mais leves ou pesadas. Por isso, eles vêm equipados com núcleos que vão de 1 a 8, sendo que quanto maior o número, ele poderá realizar mais atividades ao mesmo tempo e de maneira mais rápida.

Outro ponto para se prestar atenção é na GPU do processador, responsável por processar informações gráficas e de imagens 3D. Dessa maneira, principalmente se você curte jogar jogos e assistir filmes ou vídeos no Youtube, atentar-se para a qualidade desse componente é fundamental.

Além disso, conferir as especificações do processador e pesquisar por reviews dele em blogs ou canais no Youtube é uma ótima solução, uma vez que muitos usuários testam a capacidade dele na vida real e conferem se ele entrega o que promete, algo que te ajuda a ter certeza de que está adquirindo um produto que supra todas as suas demandas.

Os 10 melhores processadores de celular de 2022

Decidir qual o melhor processador para você pode ser uma decisão complicada, uma vez que há diversos modelos bons no mercado. Por isso, confira a seguir nossas recomendações dos 10 melhores processadores, suas características e pontos positivos que te ajudarão a escolher o modelo ideal para você.

Google Tensor

A Google certamente é uma das empresas mais conhecidas mundialmente, chamando ainda mais atenção por estar se adentrando cada vez mais no mercado voltado para celulares. Um exemplo disso é o desenvolvimento do seu primeiro processador, o Google Tensor, que está disponível nos dispositivos Pixel 6 e Pixel 6 Pro, fabricados por ela mesma. Sendo ideal para quem precisa de um processador veloz.

Logo quando foi anunciado, esse SoC chamou a atenção por sua fórmula inovadora: esse chipset octa-core, diferentemente dos demais, conta com 2 núcleos supergrandes Córtex-1 de 2,8 GHz, dois núcleos grandes Cortex-A76 de 2,25 GHz, e quatro núcleos pequenos Córtex-A55 de 1,8 GHz.

Assim, esse processador promete entregar muito mais velocidade ao realizar tarefas mais pesadas como, por exemplo, jogar jogos, e mais economia de bateria em momentos em que o dispositivo estiver ocioso. Vale ressaltar também que a litografia dele é de 5 nanômetros, uma das menores e mais eficientes disponíveis no mercado atualmente.

O Google Tensor também vem equipado com GPU Mali-G78 MP20 que conta com 24 núcleos, o que garante gráficos fluidos e livre de travamentos até mesmo ao executar jogos pesados. Além disso, esse chipset ainda obteve alta pontuação no teste Wild Life, que mede a velocidade de renderização de cenas de jogos em tempo real.

Outro ponto positivo desse SoC é que ele oferece suporte para gravações em 4K, com 2160p., gravações com 60 FPS e 240 FPS no caso do slow motion. Além disso, através de sua inteligência artificial ele tem reconhecimento facial e possui suporte para Modo HDR, que proporciona maior equilíbrio entre as zonas claras e escuras da foto.

Em relação à memória RAM, ele é compatível com a LPDDR5, um modelo extremamente rápido que conta com taxa de transferência de 6.400MB/s, podendo transferir cerca de dez filmes em HD com velocidade de 51,2GB por minuto, e capacidade de até 16GB.

Mediatek MT6762 Helio P22

O processador MT6762 Helio P22 surpreendeu muitas pessoas na época que foi lançado, uma vez que foi o primeiro modelo produzido pela Mediatek pensado para celulares intermediários, visto que antes a marca era totalmente voltada para os top de linha. Assim, ele está presente numa grande variedade de celulares, tais como o Samsung Galaxy A10S, o Moto E6 Plus, o LG K12 Max, entre outros, o que dá bastante liberdade de escolha caso você opte por um aparelho com esse SoC.

Ele fez história por ser um dos primeiros modelos a ter litografia mais refinada, pois enquanto seus antecessores contavam com 16 nanômetros, o Helio P22 foi produzido com 12 nanômetros, o que garante maior desempenho e menor consumo de energia. Isso é possível também graças ao fato dele ser octa-core, contando com oito núcleos Cortex-A53 que funcionam com velocidade máxima de até 2,2GHz.

Outro ponto positivo desse chipset é sua GPU PowerVR GE8320, que entrega gráficos em alta qualidade e pode alcançar até 650MHz. Em relação à câmera, ele é compatível com sensor único de até 21MP ou câmera simples no formato 13MP mais 8MP.

Além disso, graças a esse SoC foi possível melhorar o sistema de estabilização eletrônica, garantindo fotos menos tremidas, e ainda possuindo zoom que proporciona menor perda de qualidade da imagem e foco automático mais rápido, o que facilita sua vida na hora de tirar as fotografias.

O Helio P22 é compatível tanto com a memória RAM LPDDR3 quanto a LPDDR4X e conta com conectividade 4G LTE com possibilidade para dupla conexão de rede. Fora isso, sua inteligência artificial Mediatek Neuro Pilot otimiza e melhora a qualidade de recursos como reconhecimento facial e biométrico, além de também possuir um machine learning, uma ferramenta que torna o processador capaz de aprender com os hábitos do usuário, melhorando o desempenho dos apps gradualmente conforme o uso.

Unisoc Tiger T616

Esse é mais um modelo de processador feito pela empresa Unisoc, sendo voltado celulares intermediários e de entradas, o que o torna uma boa opção para quem prefere um modelo com preço mais acessível. Assim, caso você se interesse por esse modelo, ele pode ser encontrado em produtos como, por exemplo, o Realme C25Y, o Oppo Realme C35, o Realme Pad Mini, entre outros.

O Unisoc Tiger T616 é construído com arquitetura ARM, o que é vantajoso pois garante uma eficiência energética e não exigem soluções térmicas muito potentes. Outro ponto positivo é o fato dele ser octa-core, contando com um núcleo supergrande e potente, o Cortex-A75 que alcança velocidades de até 2 GHz, garantindo potência para realizar tarefas pesadas.

Os outros seis núcleos são do tipo Cortex-A55 com velocidade máxima de até 1,8 GHz, o que ajuda a economizar energia em momentos em que o celular está ocioso. Em relação à memória RAM, esse SoC possui suporte para LPDDR4x, um modelo mais rápido que os anteriores, tendo taxa de transferência de 4.266 Mb/s, contando com tamanho máximo de 6GB e ainda ajudando a reduzir mais 10% do consumo de energia.

Já sua GPU é a Mali G57MP1, uma linha de processadores gráficos que entregam alta performance, conseguindo renderizar imagens a até 4K, além de trabalhar com realidade aumentada e realidade virtual. Fora isso, ela também conta com capacidade de machine learning 60% mais rápida, o que permite que a GPU aprenda com os hábitos do usuário.

Além disso, a Mali G57MP1 também tem velocidade máxima de até 750 MHz. Esse chipset também possui suporte para câmera duplas, podendo ser duas de até 16MP, ou câmera única de até 48MP, com resolução máxima de 2160 x 1080 em ambos os casos. Fora isso, ele captura vídeos em 1K em até 30FPS.

Esse processador também tem conectividade 4G LTE Cat.7, Bluetooth 5.0 e velocidade de download de 300Mpbs e upload de 150Mbps.

Unisoc SC9863A

A Unisoc é uma empresa chinesa, sendo uma veterana na produção de componentes para celulares, apesar de ser pouco popular no mercado brasileiro, todavia, ela lançou seu processador SC9863A, que equipa smartphones de entrada ou intermediário, sendo, desse modo, ideal para quem quer esse tipo de aparelho. Um exemplo disso sendo os modelos Galaxy A03 Core, da Samsung, e o Realme C11.

Assim, o Unisoc SC9863A conta com 8 núcleos, sendo quatro Cortex A-55 voltados para a velocidade, pois alcançam até 1,6GHz, e quatro Cortex A-55 que são mais lentos, contando com 1,2GHz de velocidade e ajudando a economizar bateria, o que garante mais autonomia e liberdade ao usar celulares equipados com esse processador.

Dessa maneira, esse modelo é indicado para quem busca um processador capaz de rodar jogos mais leves e executar funções mais simples como, por exemplo, assistir vídeos em streaming, navegar na internet, entre outros. Ele vem equipado com GPU PowerVR GE8322 MP2, um tipo intermediário que garante eficiência energética.

Além disso, essa GPU dá suporte a até 21 megapixels de resolução das fotos, sejam eles em um único sensor ou dividido em duas câmeras, e também suporta dois chips de operadoras, sendo assim prático para quem irá utilizar o aparelho para trabalhar.

Em relação à inteligência artificial, a PowerVR GE8322 MP2 usa esse recurso para validar transações, reconhecimento facial em álbuns de fotos, entre outros. Esse processador também tem litografia de 28 nanômetros.

Outro ponto positivo é que o Unisoc SC9863A oferece suporte para três tipos de memória RAM: a LPDDR3, que conseguem reproduzir vídeos em até 1080p. e transferir dados a até 1600MB/s, a LPDDR4, que oferece suporte de 16GB a 32GB, além de ter taxa de transferência dupla, e a LPDDR4X, capaz de transferir dados a até 4.266MB/s e RAM de até 8GB.

Mediatek Dimensity 810 5G

A Mediatek é uma empresa taiwanesa que começou a produzir componentes eletrônicos para celulares. Atualmente, ela é considerada uma das maiores fabricantes de processadores do mundo, oferecendo produtos de excelente qualidade e que são uma ótima aquisição para quem valoriza preços baixos.

Um dos modelos mais modernos produzidos pela marca é o Dimensity 810, que está presente em modelos como o Realme 9 5G, Xiaomi POCO M4 Pro 5G, entre outros, e que possui litografia de 6 nanômetros, sendo assim um dos menores disponíveis no mercado, o que garante maior desempenho e menor gasto de bateria, ainda esquentando menos.

Isso é possível graças ao fato dele ser octa-core, contando com 2 núcleos Cortex-A76, que são mais potentes e possuem velocidade máxima de até 2,4GHz, e outros 6 núcleos Cotex-A55, responsáveis pela economia energética.

Além disso, esse processador tem conectividade 5G NSA e 5G SA, que permite operar em maior velocidade. Uma característica extra é sua rapidez em fazer downloads, contando com frequência de 2,77GHz. Ele também garante suporte Full HD+ e taxa de atualização de até 120Hz, o que previne imagens travadas.

O Dimensity 810 ainda é compatível com até duas câmeras de 64MP e inteligência artificial responsável por diminuir o ruído em fotos com pouca luz e ainda fazer ajustes necessários na câmera de acordo com o ambiente. Outro ponto positivo é sua GPU Mali-G57, capaz de renderizar gráficos até 4K e 8K de resolução. Ela também conta com núcleos que vão até 6 e tem velocidade de machine learning 60% mais rápida que os modelos anteriores.

Essa GPU ainda traz suporte para memória RAM LPDDR4x, que conta com alta densidade de memória, e armazenamento UFS 2.2, que funciona como o SSD de um computador, ajudando a abrir apps mais rapidamente, além de ter velocidade de leitura de 860MB/s e 255MB/s de gravação, garantindo assim rapidez e ótimo desempenho.

Qualcomm Snapdragon 662

Essa é mais uma das opções de processadores oferecidas pela fabricante Qualcomm. O Snapdragon 662 geralmente é encontrado em celulares intermediários como, por exemplo, o Moto G30, Moto G9 Power, Realme i7, etc., sendo assim ideal para quem busca um bom processador porém sem gastar muito.

Dessa forma, o SD662 é um modelo intermediário, contando com 8 núcleos no total e contando com a tecnologia big.LITTLE. Assim, os núcleos desse modelo dividem-se em 4 Cortex-A73, que apresenta alta performance e maior consumo de energia, e quatro Cortex-A53, que tem suporte para 64bits e é mais econômico, garantindo mais autonomia para a bateria, o que ajuda a equilibrar seu desempenho.

Outro ponto positivo desse novo processador é sua melhoria em sistemas de geolocalização, o que, na prática, permite que ele se conecte a até 7 satélites simultaneamente, algo que ajuda a ter mais precisão ao usar apps e melhora a experiência do usuário.

Em relação às fotos, o Snapdragon 662 é compatível com câmeras triplas e, devido sua inteligência artificial, é capaz de ajustar as condições da câmera de acordo com o ambiente, possui melhor foco, entre outras melhorias. Além disso, conta com o ISP Spectra 340T, que possui suporte para fotografias com qualidade DSLR, ainda diminuindo o ruído.

Outra característica é sua transição suave entre as câmeras, permitindo o registro de fotos em formato HIEF, pensado para armazenar 1 foto ou uma sequência de imagens, manter a maior qualidade possível delas e sem deixar o arquivo pesado. Sua inteligência artificial melhora também traz mais agilidade ao realizar reconhecimento facial por voz, entre outros.

Fora isso, o SoC da Qualcomm vem equipado com modem X11 LTE, que garante velocidade de até 390Mbps ao fazer download e até 150Mbps na hora do upload. Ele também possui litografia de 11 nanômetros e arquitetura Kyro 260.

Qualcomm SDM678 Snapdragon 678

A Qualcomm é uma empresa norte-americana que tem se destacado cada vez mais no mercado, ideal para quem quer um processador de ótima qualidade, sendo considerada uma das maiores fabricantes de processadores para celulares e disponibilizando chips para diversas empresas como, por exemplo, Motorola, Samsung, Lenovo, entre outros.

O processador SDM678 Snapdragon 678 é um modelo encontrado voltado para celulares intermediários. Por isso, ele é encontrado em modelos como o Xiaomi Redmi Note 10, Moto G Stylus 2021, etc. Dessa forma, ele é um upgrade do chip Snapdragon 675, apresentando melhor processamento de fotos, vídeos, jogos e ainda contando com inteligência artificial mais avançada.

Dessa maneira, o Snapdragon 678 é fabricado com litografia de 11 nanômetros e conta com velocidade de download entre 600Mbps e 150Mbps, garantindo mais rapidez. Fora isso, o chip possui CPU Kyro 460, equipado com 2 núcleos de alta performance capazes de chegar a 2,2GHz, e outros seis núcleos que funcionam a 1,7Ghz. Assim, graças a essas características, o processador consegue ser mais rápido para rodar jogos, ouvir músicas e navegar na internet.

Esse processador também conta com GPU Adreno 612, o que garante renderização de gráficos em alta qualidade e com maior rapidez, garantindo alta taxa de quadros por segundo, podendo alcançar 60FPS e ainda possuindo mecanismos que evitam a diminuição do FPS. Por isso, esse processador é ótimo para quem gosta de baixar jogos, assistir vídeos em plataformas de streaming, etc.

Em relação à fotografia, o Snapdragon 678 utiliza inteligência artificial para melhorar captura de fotos em ambientes escuros, autofoco a laser e o Modo Retrato, que agora possui mapeamento de profundidade. Esse modelo tem câmera tripla compatível com até 48MP, suporte para dual-câmera com resolução de até 16MP, gravações 4K com 30FPS. Além disso, com o SD 678 você ainda pode gravar vídeos em câmera lenta e com zoom óptico de até 5x.

Kirin 980

O Kirin 980 é um processador usado em smartphones avançados e intermediários da marca Huawei, uma empresa chinesa que, atualmente, vem despontando no mercado de tecnologia devido aos seus celulares equipados com boas câmeras. Assim, o Kirin 9000 é considerado um dos mais poderosos SoC e está presente em celulares Huawei Nova 5T, Honor 20, Huawei P30 Pro, entre outros. Sendo, ainda, ideal para quem prioriza o custo-benefício.

Assim, ele conta com conectividade 4G e litografia de 7 nanômetros, o que faz com que ele ocupe menos espaço dentro dos smartphones, seja mais potente e apresente alta eficiência energética, fazendo com que a bateria do celular dure muito mais.

Ele contém 15,3 trilhões de transistores, o que garante capacidade de realizar mais operações por segundo. Além disso, o Kirin 980 vem equipado com CPU de oito núcleos, sendo dois Cortex-A76 de velocidade de 2,6GHz, dois núcleos de 1,92GHz e quatro Cortex-A55 com 1,8GHz, o que torna possível realizar 20% mais de operações por ciclo e consumir menos 32% de bateria.

Em relação aos gráficos, esse processador contém GPU Mali-G76 com 18 núcleos, que gasta 20% menos de bateria do que sua versão anterior e que possui melhor desempenho em inteligência artificial. Assim, ele consegue ajustar a câmera de acordo com o ambiente, ser mais rápido no reconhecimento facial e de voz, entre outros.

Outro ponto positivo é seu processador de rede, também chamado de NPU, que contém 2 núcleos grandes e IPS duplo (processador de sinal de imagem), que são responsáveis pelo monitoramento, por gerenciar tráfego de informações, inspecionar criptografias, entre outros.

Fora isso, o Kirin 980 tem a versão mais moderna, o 9000E, que conta com 22 núcleos e suporta downloads de, pelo menos, 6Gbps. Em ambos modelos, o IPS quad-core de sexta geração garante melhor processamento de imagem, maiores taxas de transferência de vídeo e diminuição do ruído nas gravações, o que garante muito mais nitidez à elas.

Exynos 9825

Apesar do tipo de processador poder variar de acordo com a localização, o Exynos 9825 irá equipar o Galaxy Note 10 nos Estados Unidos, sendo assim um dos primeiros processadores desenvolvidos pela própria fabricante sul-coreana. Assim, devido ao uso da Extreme Ultraviolet (EUV), um comprimento de onda menor, esse novo modelo conta com litografia de 7 nanômetros, sendo o primeiro do tipo a ser produzido. Ademais, é uma excelente opção para quem quer um aparelho com equilíbrio entre custo e desempenho.

Assim, graças a essa melhora, o Exynos 9825 ocupa menos espaço no celular e possui 50% a mais de eficiência energética, ou seja, gasta bem menos bateria para funcionar, sem contar seu rendimento 20% superior aos modelos anteriores.

Outro diferencial é sua GPU Mali-G76 MP12, que promete entregar melhor desempenho gráfico e mais rapidez ao executar tarefas, principalmente em relação a jogos. Assim, esse processador permite gravar vídeos em 4K, com 150 fps, ou 8K, com 30 fps, além de usar processamento neural (NPU) para fazer ajustes na foto da melhor forma possível e também processar HDR10+ em 4K.

Fora isso, ele também conta com 8 núcleos, sendo quatro Cortex-A55, dois de quarta geração e dois Cortex-A75, garantindo maior desempenho ao realizar várias tarefas, melhoramento da inteligência artificial e ainda aguentam reproduzir conteúdo Full HD, além de poderem chegar a velocidade de 3,30GHz.

Além disso, para quem gosta de fotos, ele oferece diferentes tipos de lentes, que são compatíveis com sensores de até 22 megapixels, e bom processamento de imagem, exposição, foco, entre outros.

Outra boa característica do Exynos 9825 é seu sistema que previne queda de conexão e interferências, ainda tendo também velocidade de download de 2Gbps, graças ao modem LTE downlink Shannon 5000. Em relação à conectividade, para conseguir tecnologia 5G, o celular também deverá ter Exynos Modem 5100, uma vez que o modelo 9825 não conta com essa facilidade.

Apple A14 Bionic

Desde o primeiro ano em que foi lançado o primeiro processador da Apple, a marca já evoluiu e fez muitas melhorias. A prova disso é o processador A14 Bionic, projetado exclusivamente para os produtos da marca, o que faz com que ele funcione melhor em conjunto com o software. Assim, atualmente, ele é considerado um dos mais potentes do mundo e está presente em produtos como o iPhone 13 e iPad Air de 4ª geração.

O grande diferencial desse processador é que ele foi um dos primeiros fabricados com tecnologia de 5 nanômetros no mundo, o que garante maior desempenho e menos gasto de bateria. Dessa maneira, o A14 Bionic conta com 6 núcleos, sendo 4 voltados para eficiência energética, chamados de Icestorm, e 2 voltados para alto desempenho, chamados de Firestorm.

Esse modelo também vem equipado com a Apple Neural Engine, um processador criado para otimizar a execução de tarefas complexas que precisam de inteligência artificial como, por exemplo, reconhecimento facial, de voz, programas de realidade aumentada, entre outros, e pode chegar a frequência de até 3GHz, sendo assim um dos mais rápidos disponíveis no mercado.

Outro diferencial é que esse modelo traz GPU de 16 núcleos e conta com 11,8 bilhões de transistores, sendo capaz de realizar 11 trilhões de operações por segundo, o que, segundo a Apple, é 80% maior que o modelo anterior, o A13 Bionic. Além disso, graças à melhora de chipset, a função Deep Fusion foi melhorada.

Com isso, as câmeras combinam mais rapidamente a exposição da paisagem e, dessa maneira, entregam fotos com maior qualidade de luz, cor e contraste. Fora isso, graças ao novo processador, você pode gravar em tempo real em até 60 fps e utilizar o Apple ProRAW, que, aproveitando-se do alto processamento gráfico do A14 Bionic, mantém características das fotos RAW, preservando assim sua qualidade e mais informações capturadas pelo sensor.

Como saber se o processador de celular tem tudo o que você precisa?

Depois de conferir os 10 melhores processadores para celular, veja a seguir mais informações sobre a quantidade de núcleos de cada um, a frequência deles e a litografia, algo que te ajudará a escolher um modelo potente e que atenda às suas expectativas.

Confira a quantidade de núcleos do processador de celular

Pessoa mexendo no celular

Os núcleos do processador são como processadores independentes mas que trabalham para otimizar e permitir que o celular realize mais tarefas. Assim, a maioria dos CPU (Central Processing Unit, em inglês) se configura com a arquitetura big.LITTLE, que combina núcleos mais potentes com outros mais econômicos. Dessa maneira, eles se revezam, usando o mais rápido para tarefas mais complexas e os menos rápidos em momentos em que o celular está executando apps mais simples.

Além disso, o GPU também possui um componente fundamental, que são seus núcleos. Ele pode vir equipado com núcleos que vão do 1 ao 8, responsáveis por processar informações em paralelo, o que significa que, quanto maior o número de cores, mais satisfatório será seu desempenho e mais capaz de rodar apps mais pesados ele será.

Outro ponto importante para entender sobre esse assunto é ter em mente que a velocidade (clock) também é medida em GHz, que permite a execução de várias tarefas ao mesmo tempo. Por isso, confira abaixo mais detalhes sobre cada tipo.

  • Single-core: possui apenas 1 núcleo, sendo uma das tecnologias mais antigas e lentas disponíveis atualmente, quase não estando presente nos processadores atuais. Geralmente eles dividem demandas e não possuem alta capacidade de processamento. Você pode encontrar single-core em aparelhos como LG Optimus L4 II;
  • Dual-core: contam com 2 núcleos e estão presentes em celulares mais velhos como, por exemplo, iPhone 4s, Samsung Galaxy SII, entre outros;
  • Quad-core: tem 4 núcleos e é mais encontrado nos aparelhos, diferentemente dos modelos anteriores. São ideais para o uso cotidiano do celular e para usuários que não costumam jogar muitos jogos ou usar vários apps ao mesmo tempo. O quad-core é encontrado no Samsung Galaxy J4, Motorola Moto E5, entre outros;
  • Octa-core: possui 8 núcleos, sendo um dos mais potentes encontrados no mercado. Indicado para quem usa apps pesados, trabalha pelo celular ou joga muitos jogos. Ele equipa celulares como o Galaxy Note 8, LG Q6 Plus, Moto G6 Play, entre outros.

Veja a frequência do processador de celular

Processador de celular

É comum observar unidades de medida de frequência, o que pode deixar muitos consumidores confusos. Assim, elas podem vir em MGz, megahertz, ou GHz, gigahertz, e indicam a capacidade de processamento dele, ou seja, quantas instruções ele pode executar em determinado período de tempo.

Dessa maneira, quanto maior for essa medida, maior será sua velocidade. Por isso, para quem busca um processador para jogar jogos pesados ou usar diversos apps, o ideal é dar preferência para os que possuem velocidade medida em GHz, visto que 1GHz corresponde a 100 MGz e, portanto, é mais rápida. Já para usos mais simples, a frequência MGz é o suficiente.

Veja a litografia do processador de celular

Pessoa mexendo no celular

Apesar de o processador não ser a única coisa que define se um celular é bom ou não, saber sobre suas especificações e características é fundamental, uma vez que isso exerce muita influência no desempenho do aparelho.

Assim, para quem deseja um chipset veloz, outro ponto importante para se levar em consideração é a litografia. Ela tem relação com a forma com que os circuitos são construídos e indica o espaço entre um transistor e outro e é medida em nanômetros.

Assim, quanto menor ela for, mais transistores você conseguirá colocar no processador, o que aumenta sua capacidade. Além disso, o tamanho tão pequeno dos transistores traz outras vantagens como, por exemplo, ocupar menos espaço no celular e ainda aumenta a eficiência energética, fazendo com que a bateria dure mais tempo e que o celular não esquente conforme o uso.

Compre um celular com o melhor processador e facilite seu dia-a-dia!

Celular

Apesar do design do celular ser fundamental, observar as características do processador é um fator decisivo, uma vez que isso influenciará o desempenho do aparelho e, consequentemente, pode tornar seu dia a dia mais prático.

Dessa forma, devido ao fato de existirem muitos processadores de diferentes modelos disponíveis no mercado, saber identificar qual é o melhor para você é fundamental para fazer uma boa escolha. Por isso, não deixe de considerar a quantidade de núcleos e a litografia, visto que isso garantirá maior velocidade no processamento de informações, tornando possível executar apps mais pesados e mais tarefas simultaneamente.

Assim, depois de ler o artigo acima, você já conhece alguns pontos fundamentais e determinantes em um bom processador, o que torna sua vida muito mais simples. Fora isso, também não deixe de considerar nossas recomendações dos 10 melhores processadores para celular, que equipam aparelhos de diversas marcas e possuem ótimo desempenho.

Autor deste artigo

Curso Letras, gosto muito de ler sobre assuntos diversos e de descobrir novos lugares para viajar.

Palavras-chave relacionadas


Componentes Eletrônicos

Artigos relacionados


Os 10 melhores SSDs de 2022: Kingston, Sandisk, Samsung e muito mais!

Os 10 melhores SSDs de 2022: Kingston, Sandisk, Samsung e muito mais!

Quer um SSD que carregue rápido programas e jogos no notebook ou PC? Veja aqui dicas de como escolher e um ranking com os 10 melhores para achar a opção ideal!


As 10 melhores memórias RAM de 2022: da Corsair, Kingston e mais!

As 10 melhores memórias RAM de 2022: da Corsair, Kingston e mais!

Está montando um computador ou melhorando o seu? Veja neste artigo os melhores modelos de memórias RAM e dicas de como escolher a melhor para seu computador!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2022: ASUS, Gigabyte e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2022: ASUS, Gigabyte e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2022!


Os 10 melhores HDs externos de 2022: Seagate, Toshiba e muito mais!

Os 10 melhores HDs externos de 2022: Seagate, Toshiba e muito mais!

Escolher um bom HD externo não é uma tarefa fácil. Veja os 10 melhores do mercado atual e saiba como escolher a opção que mais atende ao que você precisa!


As 10 Melhores Fontes para PC de 2022: Thermaltake, Corsair e muito mais!

As 10 Melhores Fontes para PC de 2022: Thermaltake, Corsair e muito mais!

Precisa de uma fonte para PC? Neste artigo, confira quais características buscar para comprar a ideal e as 10 melhores opções do mercado de 2022!


Últimos posts


Moto E20 é bom? Veja a ficha técnica, avaliações e muito mais!

Moto E20 é bom? Veja a ficha técnica, avaliações e muito mais!

Para saber mais sobre o Moto E20, confira no artigo de hoje as especificações técnicas, avaliações, vantagens, desvantagens e muito mais. Confira!


As 10 Melhores Cadeiras Ergonômicas de 2022: Thunder X3, Roxtor e mais!

As 10 Melhores Cadeiras Ergonômicas de 2022: Thunder X3, Roxtor e mais!

Precisando de uma cadeira ergonômica para o seu home office, mas não sabe qual comprar? Veja neste artigo as 10 melhores cadeiras de 2022 e como escolher a sua!


Linha Moto E é boa? Lista com os 8 melhores modelos de 2022!

Linha Moto E é boa? Lista com os 8 melhores modelos de 2022!

Em dúvida sobre qual aparelho Motorola adquirir? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores modelos da Linha Moto E, como escolher o ideal e onde comprar!


As 10 Melhores Tintas a Óleo para Tela De 2022: Gato Preto, Lefranc & Bourgeois E Muito Mais!

As 10 Melhores Tintas a Óleo para Tela De 2022: Gato Preto, Lefranc & Bourgeois E Muito Mais!

Confira agora um ranking contendo as 10 melhores tintas a óleo para tela do mercado em 2022. Saiba também como escolher a melhor opção do produto para você!


Os 10 Melhores Guarda-sóis de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Os 10 Melhores Guarda-sóis de 2022: Mor, Belfix e muito mais!

Quer tomar sol com toda segurança? Veja neste artigo dicas de como escolher o guarda-sol ideal e um ranking com as 10 melhores opções do mercado!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Treinos Alimentação Celulares