Plantas para banheiro: pequenos, para decorar, cuidados e mais

Plantas para banheiro: pequenos, para decorar, cuidados e mais

Veja aqui os tipos de plantas para decorar o banheiro e dicas de como escolher as espécies. Confira também os cuidados gerais!


Conheça as plantas para banheiro

Planta destacada em um banheiro branco

Decorar o banheiro pode ser uma tarefa difícil para algumas pessoas, ainda mais quando falamos de uma decoração mais simples e natural. Uma boa maneira para manter este cômodo harmonioso é a utilização de plantas, que além de manterem o ambiente visualmente bonito e elegante, também realizam o papel de absorver a água, algo que é benéfico para elas e para o local como um todo, visto que o banheiro tende a ser úmido .

Outra vantagem de investir nas plantas é a coloração verde comum a quase todas, tendo em vista que esta cor nos transmite a sensação de tranquilidade e frescor. Neste artigo, iremos te apresentar dicas de como escolher plantas para o seu banheiro e os cuidados necessários para manter o ambiente equilibrado.

Tipos de plantas para banheiro

Existem diversos tipos de plantas que podem deixar o seu banheiro visualmente mais belo. Descubra agora quais são as espécies de plantas mais recomendadas para decorar corretamente o banheiro e tornar este ambiente mais harmonioso.

Orquídeas

Orquídea

As orquídeas são uma das mais requisitadas pelos brasileiros, e as exigências biológicas deste tipo de planta combinam com o ambiente do banheiro. São de origem tropical, e por isso, gostam de luz forte e indireta, sendo recomendado então que elas permaneçam próximo à janela do banheiro.

Além disso, não necessitam de rega constante, uma vez que preferem o solo seco; no entanto, gostam da umidade, que já é automaticamente proporcionada pelo próprio ambiente.

Jiboia

Jibóia

A jiboia é uma planta reconhecida por ser considerada bonita e simples na hora de cuidar. É uma planta trepadeira composta por diversas folhas e que, com toda certeza, irá deixar o seu banheiro com um toque de elegância e modernidade. Uma das vantagens de investir em uma planta tipo jiboia é a sua praticidade com relação aos cuidados, pois ela se desenvolve em qualquer nível de umidade e luminosidade.

Antúrios

Antúrio

Os antúrios são plantas de pequeno porte e que são mais conhecidos na coloração vermelha, apesar de existirem outras variações. São plantas que combinam muito com o banheiro, não somente pela sua beleza natural, mas também por suas características biológicas que fazem jus a este ambiente da casa.

É importante saber que os antúrios gostam de solo úmido e luminosidade indireta, portanto, fique atento para regar a sua planta constantemente e não a deixar exposta ao sol.

Bambu

Bambu

O bambu é uma planta diferenciada para se ter em casa, e que deixa o banheiro com um aspecto moderno e sério. É uma planta que requer cuidados simples, como as regas semanais. Além disso, gosta de solo úmido, por isso, fique atento à qualidade do solo. Esta planta é ideal para banheiros em que a luminosidade natural é baixa, pois é uma espécie que prefere baixa luminosidade ou luz solar indireta.

Costela-de-Adão

Costela de Adão

Muito encontrada nas residências brasileiras, a costela-de-adão é uma planta popular e que pode ser utilizada para a decoração do banheiro. Com suas folhas largas, é recomendado o uso para banheiros mais espaçosos ou maiores.

É uma planta que cresce em baixa luminosidade, por isso, não é recomendado deixá-la em ambientes com luz solar direta. Além do mais, a costela-de-adão necessita de irrigação somente uma ou duas vezes por semana.

Lírio da Paz

Lírio da Paz

É uma planta tropical e também muito popular no Brasil. É ideal para banheiros em que há luz direta do sol, pois é uma planta que gosta de luminosidade e este é um fator importante para que ela possa florescer. Além disso, o solo do lírio da paz deve estar sempre úmido, mas não muito molhado. Se o seu banheiro for úmido e com grande luminosidade, esta planta crescerá adequadamente.

Suculentas

Suculenta

As suculentas são plantas populares, baratas e normalmente são encontradas facilmente, e suas características as tornam ideais para serem utilizadas como parte da decoração do banheiro. Estas plantas necessitam de luminosidade, por isso são recomendadas para ambientes em que haja luz direta do sol.

É recomendável girar a planta de lugar, para que ela receba luz do sol por completo. Regue as suculentas com uma menor frequência, porém com uma maior quantidade de água.

Peperômia

Peperômia

A peperômia é uma planta simples de cuidar e que colabora para deixar o ambiente do banheiro mais aconchegante. É uma planta com características tropicais, e que necessita da luz indireta do sol, ou seja, é recomendada para banheiros onde a luminosidade seja menor.

Não necessita de água frequentemente, e deve ser regada diariamente somente nos dias mais quentes. Esta bela planta exige um solo mais úmido, então fique atento à qualidade do solo.

Samambaia

Samambaia

São plantas que crescem com facilidade, mas requerem alguns cuidados para permanecerem saudáveis. As samambaias são comumente utilizadas penduradas, então podem ser utilizadas em banheiros que sejam menos largos. Estas plantas preferem ambientes em que haja luminosidade indireta e que tenha predominância de umidade.

Por ser uma planta nativa de ambientes úmidos, certifique que o solo esteja sempre nesta condição. Devem ser regadas diariamente, usando preferencialmente um spray, mas sem encharcá-las.

Plantas para banheiro pequeno

Caso o seu banheiro seja pequeno e você queira decorá-lo com plantas, não se preocupe. Existem diversas plantas específicas que combinam com este tipo de banheiro. Confira as opções para deixar o seu cômodo ainda mais bonito:

Aloe Vera

Aloe Vera

Também conhecida como Babosa, é um tipo de planta ideal para banheiros pequenos devido ao seu baixo porte. É uma planta que não requer cuidados muito específicos, considerada simples de cultivar e criar. A Aloe Vera prefere luminosidade direta, podendo florescer quando deixada diretamente sob a luz do sol.

Além de deixar o seu banheiro mais belo, esta planta também possui propriedades cosméticas e medicinais, podendo ser utilizada como bactericida e hidratante.

Planta-mosaico

Planta mosaico

A Planta-mosaico é uma espécie que requer grande umidade, por isso é uma boa sugestão mantê-la no ambiente do banheiro. É uma planta de origem tropical, e por isso prefere a luz indireta do sol. Procure então mantê-la em locais de sombra no seu banheiro, evitando a luminosidade direta do sol. Algo que é fundamental é mantê-la sempre úmida, podendo ser pulverizada com água fresca diversas vezes ao dia.

Lavanda

Lavanda

Conhecida por seu perfume e coloração lilás, a Lavanda é uma bela opção para decorar e manter aromatizado banheiros pequenos. É uma planta que exige bastante luminosidade, preferindo a luz direta do sol. Por isso, certifique-se de que o seu banheiro receba grande luminosidade solar ao longo do dia.

Outro fator importante é manter a planta sempre úmida, principalmente nos primeiros estágios de crescimento. Procure também manter o solo com pH alcalino, pois isto estimulará a fragrância da Lavanda.

Chamaedorea

Chamaedorea

É uma planta muito preferida para ambientes internos devido a sua beleza e pouca necessidade de luminosidade. Prefere baixa luminosidade, então procure mantê-la em banheiros onde não haja luz direta do sol.

A Chamaedorea exige equilíbrio com relação a quantidade de água, não sendo necessário irrigar demais a planta; mas também, não a deixe totalmente seca. Mantenha a planta em solos mais neutros, e fertilize periodicamente, exceto no período de inverno.

Dinheiro-em-penca

Dinheiro-em-penca

Conhecida também como “planta tostão”, a Dinheiro-em-penca é uma outra opção para pequenos banheiros. É uma planta que prefere baixa luminosidade, ideal para banheiros em que haja luz do sol indireta. Mantenha a irrigação desta planta equilibrada, sem encharcá-la com água.

É importante manter o solo da planta rico em nutrientes, por isso, realize a adubação e fertilização corretamente. Por desenvolver folhas que se arrastam, pode ser necessário podá-la.

Violeta

Violeta

Conhecida por suas belas pétalas de coloração lilás, as Violetas são uma opção acertada para os banheiros pequenos. Além de lindas, a principal vantagem é a simplicidade na hora de cuidar e o pequeno porte da planta.

São plantas que preferem iluminação indireta do sol, pois a luz solar direta pode danificar suas flores. As Violetas necessitam de água, por isso mantenha o solo sempre úmido. Fique atento para manter sempre o solo adubado.

Comigo-ninguém-pode

Com suas belas e largas folhas, a planta Comigo-ninguém-pode é popularmente conhecida por seus poderes místicos contra a energia negativa do ambiente. É uma planta ideal para banheiros, uma vez que adora ambientes úmidos.

Durante os estágios de crescimento, a planta prefere luz do sol indireta, sendo necessária luz direta somente nos meses de inverno. É importante manter a planta úmida, mas não encharcada. Certifique-se também de fertilizá-la pelo menos uma vez ao mês.

Bromélias

Bromélia

Uma bela opção colorida e de pequeno porte e que deixará o seu banheiro com uma decoração moderna: são as Bromélias. Elas crescem sob a luz indireta, por isso, é ideal para banheiros em que haja pouca iluminação solar.

Mantenha a sua planta úmida, regando regularmente; no entanto, reduza a rega durante os períodos de inverno. É importante fertilizar a planta regularmente, principalmente durante o período de crescimento.

Como escolher plantas para o banheiro

Planta em um banheiro moderno

Já vimos os benefícios de se ter plantas no banheiro, e já apresentamos os tipos de plantas para banheiros mais e menos espaços. Vamos te mostrar em seguida, como escolher as plantas ideias para o seu cômodo.

Escolha plantas que necessitem de pouca luz

Como já mostramos, grande parte das plantas apresentadas preferem ambientes com pouca luminosidade e luz do sol indireta. Sendo assim, é importante ficar atento ao tipo de planta a ser adquirida, e dar preferência para plantas que necessitam de pouca luz.

Usualmente, os banheiros possuem janelas menores do que os outros cômodos da casa, além de ser um ambiente interno. Desta forma, escolher espécies que precisem de menos iluminação solar é uma forma de garantir uma melhor adaptabilidade da planta ao ambiente e garantir a sua longa vida.

Escolha plantas que desenvolvam bem a umidade

O banheiro costuma ser um cômodo úmido, devido ao uso frequente de água no seu interior. Dessa forma, ao escolher uma planta para decorar este ambiente, fique atento para a umidade exigida pela espécie.

Algumas plantas, como as de origem tropical, costumam preferir solos e ambientes mais úmidos, então, pense em investir em plantas com estas características para o seu banheiro. Além disso, é importante saber se a planta é resistente à umidade, tendo em vista que o chuveiro costuma deixar o ambiente muito úmido diariamente.

Dê preferência a plantas somente de folhagens

Ao escolher plantas que possuem somente folhagens, você estará poupando um grande tempo com relação aos cuidados exigidos. Caso a planta escolhida possua muitas flores, você deverá dedicar um maior tempo com limpeza de pétalas e a presença de insetos polinizadores indesejáveis, como as abelhas, por exemplo.

Por isso, ao escolher uma planta para o seu banheiro, dê preferência para aquelas que possuam somente folhagens.

Dicas de como cuidar de plantas para banheiro

Planta e objetos de higiene

Após escolher corretamente a sua planta, será necessário seguir alguns cuidados básicos para mantê-la saudável e com uma vida duradoura. Confira alguns dos cuidados que você deve ter com a sua planta para banheiro.

Lembre-se de regar, podar e adubar a planta corretamente

Estes cuidados são os básicos para manter a planta viva e saudável. Saiba quais são as necessidades de irrigação da sua planta (se prefere água diariamente ou não) e qual a quantidade ideal para a espécie. Além disso, as plantas necessitam de adubo para retirar os nutrientes essenciais para se manterem vivas, por isso, invista em um bom adubo e certifique-se de adubar a sua planta mensalmente.

Por fim, manter as plantas corretamente podadas é essencial para retirar pequenos galhos ou folhas secas indesejadas, além de manter a planta com um tamanho ideal para o banheiro.

Mantenha a janela do banheiro aberta

Plantas precisam de oxigênio para realizar corretamente o seu metabolismo e se manterem vivas. Sendo assim, procure manter a janela do seu banheiro aberta para que haja regularmente a entrada e saída de oxigênio, promovendo a circulação do ar.

Além disso, ao manter a janela aberta você auxilia no processo de não formação de fungos, uma vez que o banheiro é um ambiente úmido e propício ao aparecimento destes microrganismos.

Opte por vasos de cerâmica para a sua planta

Os vasos de cerâmica são ideais para garantir a temperatura e umidade que a sua planta necessita. São popularmente conhecidos como vasos de barro, e podem ser adquiridos a um bom preço em diferentes floriculturas ou locais de venda de utensílios de jardinagem.

A única desvantagem existente ao utilizar vasos de cerâmica é que este material absorve certa quantidade de água, sendo necessário regar a planta um pouco mais do que o habitual.

Veja também produtos para banheiro

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre plantas que podem ser utilizadas para decoração no banheiro. Agora que entramos nesse assunto, que tal conhecer alguns de nossos artigos sobre produtos relacionados ao banheiro? Se tiver um tempo sobrando, não deixe de conferir abaixo!

Os 10 melhores vasos sanitários de 2022: da Tubrax, Deca mais!

https://portalvidalivre.com/articles/933

Pensando em reformar o seu banheiro? Veja aqui tudo que você precisa saber para escolher o vaso ideal, os 10 modelos disponíveis no mercado e seus preços!

Os 10 Melhores Chuveiros Com Pressurizador De 2022: Lorenzetti, Hydra E Muito Mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2718

Em busca do melhor chuveiro com pressurizador? Conheça agora o top 10 de melhores modelos de 2022! Além de dicas de como escolher o perfeito para o seu lar!

Os 10 Melhores Ralos para Banheiro de 2022: linear, invisível e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2204

Deseja encontrar um bom ralo para o seu banheiro? Veja este artigo sobre os 10 melhores ralos do ano e saiba como fazer a escolha certa e uma boa compra!

Aproveite as dicas e deixe seu banheiro lindo e renovado!

Plantas na janela do banheiro

Neste artigo, lhe apresentamos diferentes dicas: como escolher plantas para banheiro (seja o cômodo grande ou pequeno), as características das diversas plantas, e como cuidar de plantas dentro do banheiro.

Nada melhor do que colocar a mão na massa agora: aproveite todas estas dicas e se inspire para tornar o seu banheiro mais bonito, decorando-o com plantas. O primeiro passo a tomar é se certificar-se do tamanho do banheiro; em seguida, se há entrada ou não de iluminação solar. A partir disso, você será capaz de avaliar qual é o melhor tipo de planta para o seu ambiente, assim como decidir qual planta você deseja.

Por fim, defina o local ideal no seu banheiro em que a espécie irá ficar. Esperamos que este artigo possa ajudar com uma melhor decoração para o seu banheiro.

Autor deste artigo

Tenho 20 anos, sou estudante de Ciências Sociais e adoro estar ao ar livre em contato com a natureza.

Últimos posts


As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

As 10 Melhores Impressoras 3D com Bom Custo-Benefício de 2022: Flashforge, Creality e muito mais!

Está em busca de uma excelente impressora 3D, mas não quer gastar muito? Conheça agora os modelos com bom custo-benefício e saiba como escolher o modelo ideal!


Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Como limpar aliança de prata: que ficou preta, dicas e muito mais!

Você sabe como limpar acessórios feitos de prata? Veja neste artigo passo a passo para lustrar, dicas e formas de manter sua peça brilhando.


Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Treino com halteres: para iniciantes, intermediário e muito mais!

Existe uma série de exercícios que podem ser aprimorados com os halteres, sejam treinos para membros inferiores ou superiores. Confira alguns deles aqui!


Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Treino ABCD: divisão de treinos, dicas, exemplos e muito mais!

Já ouviu falar em treino ABCD para fazer na academia e auxiliar na hipertrofia? Confira esse artigo para saber como funciona, dicas, vantagens e desvantagens.


Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Motos custom: as mais baratas e as melhores que se pode encontrar!

Neste artigo, saiba as novidades das motos custom e confira os diferentes modelos para ter uma em sua garagem, suas características e vantagens.


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação