Flores vermelhas: conheça os tipos, significados e muito mais!

Flores vermelhas: conheça os tipos, significados e muito mais!

Aprenda tudo sobre as principais flores vermelhas para a decoração do seu lar ou para presentear uma pessoa querida, suas características e significados.


Conheça as flores vermelhas para decorar o seu lar!

Campo de flores vermelhas

Não é atoa que a coloração vermelha é uma das favoritas em quem procura flores ornamentais para incrementar o paisagismo do seu jardim e do seu lar. A cor vermelha é ícone representativo e tradicional do amor, perfeito para agir além dessa simbologia, como ornamentação do seu espaço, ou até mesmo como um mimo para alguém especial.

Existe uma infinidade de flores que felizmente desabrocham em tom vermelho, encantando os olhares do publico que a deseja, um simples arranjo dessas flores tornam a beleza do lugar estonteante, dando o toque especial e marcante que você procura para o seu espaço.

Continue lendo, para saber mais sobre inúmeras espécies de plantas que selecionamos para te proporcionar o tom vermelho desejado no seu lar, jardim, arranjo ou ambiente em geral.

Tipos de flores vermelhas e seus significados

Além do incrível poder ornamental, flores vermelhas em casa são purificadoras de energia poderosas, acredita-se que elas têm o poder de afastar o mal olhado e a apatia, proporcionando segurança e boas energias para o seu lar, sendo uma perfeita opção de presente para uma pessoa querida.

Vale lembrar que a maioria dessas espécies são amante do sol pleno e luz direta para o seu desenvolvimento ideal, assim como boa drenagem do solo e irrigação constante, confira a seguir:

Hibisco

Hibisco vermelho

O hibisco tem uma flor extremamente feminina e delicada exaltando ainda mais sua beleza exótica, é muito famosa no paisagismo principalmente por apresentar desenvolvimento rápido e sua floração se estender pelo ano todo.

Além de sua beleza e valor ornamental, o hibisco tem alto valor medicinal e proporciona diversos benefícios para a saúde em geral (antioxidante – diurético – calmante – entre outros), o maior índice de consumo dessa planta está em forma de chá, sendo uma flor comestível.

Begônia

Begônia vermelha

Uma das simbologias mais conhecidas da begônia é a representação de fertilidade e jovialidade, sendo uma flor vista por muitas pessoas como declaração de gratidão, principalmente ao presentear. Com certeza a begônia vermelha será destaque em seu jardim, por conta de suas flores vistosas e cheias no decorrer do florescimento.

Quanto à iluminação, o ideal é a exposição indireta a luz solar, ou direta nos horários mais amenos do dia (8 às 10 horas da manhã). Escolha o lugar ideal para a sua plantinha, que disponha de espaço e iluminação adequados, para que a sua begônia possa se desenvolver e florescer plenamente durante a maior parte do ano.

Dália

Dália vermelha

A floração incrível dessa planta fala por si só quando o quesito é a beleza ornamental de plantas, com variedades de flores podendo chegar até a 30 cm de largura, a dália vermelha é surreal em demonstração de beleza e delicadeza, sua simbologia baseia-se em compromisso, celebrando acontecimentos de seguimento de um caminho único.

Por ser uma herbácea de porte médio, canteiros de dália vermelha incrementam ainda mais o seu jardim, tanto um toque mais que decorativo, e totalmente especial e ornamental ao espaço.

Rosa

Rosa vermelha

A queridinha das flores vermelhas e dos presentes apaixonados, a rosa possui uma infinidade de espécies e variedades, sendo a rosa tradicional vermelha uma das favoritas no mercado ornamental. Além de belíssima, possui aroma muito atraente e agradável, podendo ser cultivada em vasos ou canteiros imensos e cheios.

É uma das flores vermelhas de mais fácil cultivo, possuindo floração longa e chamativa atraindo muitos olhares de admiração. O buquê de rosas é um presente muito tradicional e romântico para expressar o sentimento amoroso.

Cravo

Cravo vermelho

Gracioso e de beleza única e individual, o cravo é uma opção menos intensa e expressiva de demonstrar sentimento quando comparado a rosa, por causa de seus tons em vermelhos mais sutis, perfeito para presentear e demonstrar admiração por uma pessoa querida.

É uma planta de fácil cultivo e pode se adaptar a diversos tipos de ambientes e climas sem que sofra grandes injúrias, desde que mantida a pelo menos 4 horas de luz solar direta diariamente, podendo também ser nos horários da manhã, onde a irradiação solar é mais leve, ou em sol pleno direto em horários mais intensos do dia.

Tulipa

Tulipa vermelha

As tulipas em geral representam o renascimento, e a tulipa vermelha é muito utilizada em eventos e decorações para simbolizar o amor eterno. Seu nome é originário do turco, pelo significado se basear na palavra “turbante”, adereço usado pelos homens turcos que se assemelham a forma das tulipas.

Por ser uma das primeiras espécies de flores a desabrochar na primavera, recebe o carinhoso apelido de “mensageira da primavera”. A tulipa em especial prefere lugares frescos e com luz solar indireta, lembre-se de ter cuidado com encharcamento do solo na rega, para que não ocorra podridão das raízes e morte da planta.

Antúrio

O antúrio é uma flor de clima tropical e de valor altamente ornamental e decorativo, seu formato lembra um coração, e quando apresentados na coloração vermelha os antúrios representam hospitalidade e felicidade. Uma tradição muito comum é alocar os antúrios vermelhos próximos aos cômodos de entradas nas casas, como forma de boas – vindas.

Além de ter uma beleza estonteante, sendo alvo de decoração envolvendo plantas, o antúrio vermelho é muito simples em questão de cuidados, sendo uma planta ideal para iniciantes na jardinagem, por possuir fácil adaptação a diversos ambientes em que é exposta.

Amarílis

Amarílis vermelha

Assim como a origem grega do seu nome, a Amarílis representa além de beleza estonteante, determinação e orgulho. O orgulho e a força em torno de sua simbologia se dão por decorrência da altura e robustez da planta. E uma flor muito frequente em vasos e arranjos para presentear, e também em jardins e canteiros.

É recomendável o plantio no outono, para que haja a floração na primavera. É uma espécie muito versátil e se adapta em diversas regiões, nas mais frias e também nas regiões mais quentes, o que se torna um ponto forte em questão econômica, tendo em vista que a Amarílis pode ser cultivada em todo o território do nosso país.

Clerodendro

Com sua beleza delicada em torno de suas pequenas pétalas e inflorescência geral, o clerodendro–vermelho é uma espécie trepadeira muito utilizada na ornamentação de muros. Quando as flores estão adormecidas no inverno os ramos verdes se estender pela superfície na qual a planta está alocada, causando um efeito visual decorativo fantástico.

O clerodendro-vermelho prefere climas tropicais, não sendo resistente a climas frios, mesmo com essa peculiaridade, a planta se desenvolve bem no ambiente que está mesmo sendo pouco fértil, o que a torna uma espécie de cultivo facilitado.

Cravina

A cravina é uma planta totalmente ornamental e utilizada na fabricação de buquês e arranjos florais, isso, pois sua beleza feminina e delicada se destaca por conta das bordas da inflorescência possuírem efeito serrilhado, criando uma implicação visual totalmente exótica com a coloração vermelha.

Quando cultivada em regiões mais quentes e de clima tropical, a cravina floresce na maior parte do ano obtendo a produtividade desejada no paisagismo, já quando cultivada em regiões de clima mais ameno o florescimento ocorre no final da primavera.

Ciclame

Ciclame vermelho

Por ter uma aparência totalmente delicada e de beleza diferenciada, a Ciclame é muito procurada para pequenos arranjos ou canteiros de plantas rasteiras, sendo também muito recomendada para paisagismo de interiores, devendo sempre se atentar ao local onde a planta irá ficar por ser tóxica e apresentar risco a crianças e animais domésticos quando ingeridas.

É considerada uma planta de meia-sombra por se adaptar melhor em climas mais amenos, porém a luz indireta na maior parte do dia é indispensável para o seu florescimento, ela pode ser exposta a luz solar direta nos horários menos quentes, entre 8h e 10h.

Flor dama da noite vermelha

A dama da noite é uma planta muito conhecida por conta do perfume extremamente marcante que exala de suas flores, agradando a maioria das pessoas que buscam o toque especial do perfume das flores em seu jardim, se a finalidade é essa, a Flor dama da noite é a opção ideal.

A dama da noite vermelha é uma espécie muito buscada por conta de sua coloração exótica e diferenciada quando comparada a tradicional, sua encantadora inflorescência é desabrochada em torno de um miolo levemente amarelo, com pétalas ovaladas e pontas mais finas. Essa variedade exige um pouco mais de cuidados do que a comum, sendo uma espécie rara.

Orquídea

Orquídea vermelha

As orquídeas em si já são um espetáculo em questão ornamental e paisagística, e com as variedades de orquídeas vermelhas não poderia ser diferente. Com sua forma exótica e única, essas flores dão um toque especial a qualquer ambiente ou arranjo. Além de apresentar simbologia representando força e coragem.

Diferente da maioria das espécies de orquídeas que devem ser cultivadas a meia sombra, a orquídea vermelha necessita de luz solar direta, podendo ser exposta diretamente ao sol para que obtenha sucesso em sua produtividade e desenvolvimento pleno.

Lírio

O lírio é uma planta rica em significados, e o principal deles é a sua fama de afastar malefícios e energias negativas, sendo muito cultivado em residências por esse motivo. Outros significados se baseiam no símbolo de proteção, inteligência e respeito que a planta proporciona, sendo ideal para presentear em arranjos.

O lírio vermelho é uma excelente opção romântica e afetuosa de se expressar, por conta de suas cores quentes ele pode substituir o papel das rosas vermelhas nesses presentes para a pessoa amada.

Girassol vermelho

Girassol vermelho

O girassol vermelho é uma esplêndida variedade originada a partir do melhoramento genético de plantas no girassol amarelo tradicional, conseguindo ser ainda mais exótico e marcante em sua beleza. Ideal para alegrar o ambiente, proporcionando energia revigorada em uma peça central ou arranjo em sua sala, mudando a energia do seu ambiente agradando os convidados.

Por ser uma planta de rápido desenvolvimento, é ideal para quem busca resultado acelerado de ornamentação em seu jardim, um canteiro de girassóis vermelhos ou mesclados com os amarelos serão a sensação do ambiente, embelezando ainda mais o seu espaço e proporcionando um incrível efeito paisagístico.

Caliandra

Caliandra vermelha

Muito conhecida por ser fortemente cultivada em bonsais, a caliandra esbanja beleza em qualquer forma ou local que esteja sendo impossível passar despercebida. O destaque das flores vermelhas se da pela forma de pompom da inflorescência, formada por pequenos estames felpudos e super finos unidos em uma coroa arredondada.

É uma espécie muito utilizada em áreas rurais, embora recentemente centros urbanos estão fazendo arborização com essa espécie por conta das soluções ambientais proporcionadas pela mesma.

Pentas

Pentas vermelhas

Popularmente conhecida como show-de-estrelas, a pentas é uma planta herbácea de porte médio, as flores lembram pequenas estrelas formando uma inflorescência surreal em beleza. As pentas vermelhas são extremamente marcantes onde estão alocadas, sendo em jardins, vasos, arranjos, não tem como não se encantar com tamanha delicadeza.

O cultivo é simples e fácil, dando a ela sol pleno e irrigação constante sua planta estará sempre com desenvolvimento íntegro e floração magnífica!

Camélia

Com sua florada magnificamente bela, a Camélia encanta aos olhos de todos que amam apreciar a beleza de uma flor vermelha, além disso, a Camélia vermelha apresenta o significado de reconhecimento, sendo um presente de prestígio para quem a recebe.

Embora a planta não tolere temperaturas muito altas, ela pode ser cultivada tanto em meia sombra como em sol pleno, sendo resistente a geadas e climas de temperaturas baixas ou neve. O tipo de solo ideal deve ser fértil e ácido, a irrigação merece atenção especial, tendo em vista que a Camélia é apreciadora de solos úmidos para seu desenvolvimento ideal.

Amaranto

Amaranto vermelho

Uma planta de fácil cultivo e tolerante a diversos tipos de ambiente, a amaranto pode resistir a solos com deficiência nutricional sem que prejudique grandemente seu desenvolvimento, porém o ideal é cultivá-la em solos ricos em matéria orgânica. Suas flores são bem pequenas e dispostas numa inflorescência com milhares delas, que dão um caimento único para a planta.

Por conta desse caimento e do contraste entre o vermelho da inflorescência e o verde vivo do restante da planta, obtêm-se alto poder ornamental e paisagístico.

Azáleia

Azálea vermelha

Por representar basicamente um símbolo de ornamentação e decoração, as azaleias necessitam alguns cuidados especiais para manter suas belas e vistosas flores, devendo sempre mantê-las em local com temperatura estável e expostas e luminosidade solar indireta, a irrigação deve ser diária, tendo em vista que o solo deve estar sempre úmido porém não encharcado.

Uma dica de irrigação é utilizar água na chuva, por conta do pH (de 4 a 5) ser o ideal para a planta. Todos esses cuidados valem muito a pena quando a linda florada vermelha da sua azaléia está estonteantemente bela em seu jardim, não é mesmo?

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas flores

Neste artigo apresentamos informações sobre flores vermelhas e seus significados, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

Os 10 melhores adubos para flores de 2022: em spray, orgânicos e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2025

Está pensando em comprar um adubo para as suas flores e não sabe por onde começar? Venha conferir as melhores opções e dicas de como escolher o melhor produto!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Presenteie alguém querido com flores vermelhas!

Buquê com flores vermelhas

Presentear quem se ama com um buquê de flores vermelhas ao contrário do que se imagina, pode ir muito mais além do que apresentar um buquê de rosas, embora seja a forma mais tradicional e predominante de se elaborar um buquê, o leque de possibilidades para ser explorado nas flores vermelhas é imenso, conforme foi apresentado nesse artigo!

Diante das inúmeras possibilidades aqui descritas, escolha a flor vermelha que mais lhe agrada, quanto ao significado, aos formatos das flores e plantas, aos tons de vermelho, a simbologia e adaptação. A escolha da espécie ideal para o seu buquê vai tornar o presente único e personalizado, tornando essa ideia uma excelente forma de agradar e surpreender a pessoa amada.

Autor deste artigo

Engenheira Agrônoma, amante da escrita e do estilo de vida em contato com a natureza.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos