Lugares para viajar sozinho e relaxar: no Brasil, no exterior e mais!

Lugares para viajar sozinho e relaxar: no Brasil, no exterior e mais!

Já pensou em viajar sozinho? Veja aqui os melhores lugares do Brasil e do exterior para viajar sozinho, e dicas de viagem.


Por que viajar sozinho? Saiba mais

Mulher viajando sozinha sentada à margem de rio com grande mochila nas costas

Viajar sozinho pode ser um desafio para muitos, ainda mais quando se fala na escolha do destino e na total autonomia do viajante. No entanto, poder realizar uma viagem sozinho possui muitos pontos positivos e normalmente representa um marco na vida de muitas pessoas, pois é um momento que demonstra independência pessoal.

Ao viajar sozinho, é fundamental saber o máximo de informações sobre o destino, como os pontos turísticos a serem visitados, os melhores restaurantes da região, locais seguros para ficar, etc. Desta forma, o viajante estará mais seguro e terá uma estadia mais proveitosa no destino escolhido.

Neste artigo, iremos te apresentar opções de lugares ideais para realizar uma viagem sozinho. Reunimos opções dentro e fora do Brasil para que você possa escolher o destino que mais se encaixa com o seu perfil de turista. Confira a seguir.

Melhores lugares do Brasil para viajar sozinho e relaxar

O Brasil é riquíssimo em diferentes opções de destinos turísticos ideais para uma viagem solo. Com suas diferentes regiões e climas, há uma imensa variedade de locais seguros e belos que valem a pena serem visitados desacompanhados. Confira abaixo as opções:

Aquiraz

Praia de Porto das Dunas em Aquiraz

Localizado na região nordeste, mais especificamente no estado do Ceará, o município de Aquiraz é composto por praias paradisíacas, tornando bela a paisagem do local. É um destino ideal para aqueles viajantes que adoram o calor e curtem ambientes com praia e piscina.

Se você deseja se divertir, é possível aproveitar o Beach Park, um parque aquático temático muito requisitado pelos viajantes. Para os amantes de praia, é possível realizar o passeio de buggy para explorar as mais diferentes praias da região: Porto das Dunas, Prainha, Praia do Japão, etc. Além disso, não deixe de visitar o centro histórico de Aquiraz, com a possibilidade de visitar o Museu Sacro e o Mercado das Artes.

Cabo de Santo Agostinho

Também adorado pelos amantes de praia e calor, Cabo de Santo Agostinho é um município pertencente ao estado de Pernambuco, na região nordeste brasileira. É um destino repleto de praias compostas por belíssimas paisagens naturais. Devido à calma do local, é recomendado para viajar sozinho, tendo em vista que é um local seguro.

Dentre as atrações, é possível visitar a variedade de praias da região: Praia do Cabo de Santo Agostinho, Praia das Calhetas, Praia do Paiva, entre outras. Além destas opções, há também a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, considerada um museu conservado do século XVI.

Canoas

O município de Canoas está localizado no Rio Grande do Sul, região sul do Brasil. É um destino indicado para quem curte climas mais amenos ou até mesmo com invernos rigorosos, dependendo do período do ano em que o viajante escolher viajar. Caso escolha um mês de inverno, leve casacos extras, pois é um destino de baixas temperaturas.

Entre as opções de atrações turísticas, Canoas possui o Parque Getúlio Vargas, ideal para quem gosta de estar ao ar livre. O destino também conta com opções de museus: Museu Municipal Hugo de Simões, Museu de Ciência Natural e Arquivo Histórico e Museu de Canoas. É possível também admirar a arquitetura da região com obras arquitetônicas como a Antiga Estação de Trem Canoas e a Paróquia São Luis Gonzaga.

Florianópolis

Vista aérea de Florianópolis, onde se vê o mar, praias, montanhas e a cidade

Florianópolis é a capital do estado de Santa Catarina, localizado na região sul do Brasil. É um destino ideal para viajar sozinho, dada a sua segurança e opções turísticas. Além disso, Florianópolis é um local que agrada diferentes perfis de turistas: aqueles que adoram praia, amantes de um clima frio, pessoas que preferem relaxar ou se divertir.

Entre as praias, há diversas alternativas, entre elas a Praia da Lagoinha do Leste e a Praia de Jurerê. Para aqueles que curtem a natureza, é possível realizar a visitação ao Projeto TAMAR, voltado para a preservação das tartarugas marinhas. Existem também opções de museus na região como o Palácio Cruz e Sousa e o Museu de Arte de Santa Catarina.

Ouro Preto

Igreja de São Francisco de Assis em Ouro Preto

Localizado no coração de Minas Gerais, Ouro Preto é uma cidade histórica e muito escolhida por viajantes solo, devido à sua segurança e hospitalidade do local. Foi sede da Inconfidência Mineira no século XVIII e abriga uma imensidão de pontos turísticos históricos que valem a pena serem explorados pelos visitantes.

No destino é possível visitar o Museu da Inconfidência, a Casa dos Contos e o Museu da Mineralogia. Além disso, vale a pena conhecer a arquitetura das Igrejas do período barroco, como a Igreja de São Francisco de Assis e a Basílica de Nossa Senhora do Pilar. É possível saber mais da cidade visitando o Centro Histórico de Ouro Preto.

Guarapari

Praia vazia em Guarapari

Se você deseja viajar sozinho para um local litorâneo e seguro na região sudeste, Guarapari pode ser o destino ideal. Localizado no estado do Espírito Santo, é um destino para aqueles turistas que adoram praia e desejam um lugar relaxante para a sua estadia. Entre as suas praias, Guarapari possui a Praia dos Namorados, Praia do Morro, Praia Vermelha, entre outras.

Além das praias, o município possui um parque aquático muito visitado pelos turistas, conhecido como Acquamania. Os visitantes podem também aproveitar o centro da cidade, com diversas opções de bares e restaurantes.

Bonito

Bonito está localizado no estado do Mato Grosso do Sul, na região do centro-oeste brasileiro. O nome do município não é à toa: a região possui uma bela paisagem, com rios, cavernas e uma grande diversidade de espécies, sendo ideal para quem gosta de estar imerso na natureza e curte o ecoturismo, ou turismo de aventura.

Entre as atrações turísticas da região é possível conhecer a Gruta da Lagoa Azul, o Parque Nacional da Serra da Bodoquena, a Estância Mimosa, o Parque Ecológico Rio Formoso, entre outras opções ecoturísticas.

Caldas Novas

Caldas Novas é um município de Goiás, localizado na região centro-oeste do Brasil. É um destino turístico seguro e muito visitado por pessoas que gostam de belas cachoeiras e curtem parques aquáticos temáticos.

Caso a sua opção seja Caldas Novas, você poderá conhecer diferentes parques aquáticos: diRoma Acqua Park, Water Park, Náutico Praia Clube, entre outros. Além do mais, é possível visitar outros pontos turísticos da região: o Jardim Japonês, o Parque Estadual Serra de Caldas e o Monumento das Águas.

Melhores lugares para viajar sozinho e relaxar no exterior

Fora do Brasil as opções são infindáveis, no entanto, é necessário escolher cuidadosamente o local ideal para a sua viagem sozinho, baseando-se na preferência do local e na personalidade do viajante. Veja a seguir os diferentes destinos que podem agradar os variados perfis de turistas:

Colônia do Sacramento

Basílica do Santíssimo Sacramento e vegetação em Colônia do Sacramento

Localizada no Uruguai, a Colônia do Sacramento é ideal para viajantes que estão em busca de um destino histórico e tranquilo. É uma cidade fundada no período colonial, considerada um patrimônio histórico mundial, com uma rica arquitetura deste período.

Com belas praias e vastas paisagens naturais, a cidade conta com pontos turísticos ao ar livre, como o Barrio Histórico e a Rampa, onde é possível ver o Rio da Prata. Além disso, é possível admirar a arquitetura da região no Farol de Colonia del Sacramento e a Plaza del Toros.

Por estar localizado na região sul da América Latina, é um destino indicado para pessoas que gostam de climas mais frios. Se você é uma pessoa que está em busca de um destino mais próximo do Brasil, que tenha uma temperatura mais baixa e que tenha como foco o turismo histórico, a Colônia do Sacramento é para você.

Viena

Rathaus (Prefeitura) de Viena

A capital da Áustria é um lugar riquíssimo para quem deseja aproveitar uma viagem sozinho. Localizada no continente europeu, Viena é um ótimo destino para os amantes de óperas e arquitetura. O viajante poderá conhecer o Palácio Schönbrunn para apreciar a bela arquitetura, o jardim e o zoológico no seu interior. Além disso, poderá participar de concertos de música clássica, como o da Igreja de Santa Ana.

Caso o viajante esteja procurando diversão e adrenalina, vale a pena conhecer o Parque Prater Donauturm, com diversos brinquedos e atrações. Viena possui um clima ameno ao longo do ano, chegando a temperaturas baixas nos períodos de inverno. Programe-se para ir em um período em que o clima esteja mais agradável para você.

Zurique

Ponte e prédios históricos em Zurique ao entardecer

Localizada no coração da Suíça, Zurique é um destino recomendável para pessoas que tenham interesse em conhecer uma cidade antiga e com uma imensa variedade de museus. O viajante poderá visitar o Museu de Belas Artes e o Museu Nacional Suíço.

Outro ponto turístico muito requisitado é o Museu da FIFA, para conhecer mais sobre o futebol. Zurique também é conhecida por sua agitação noturna na região de Zurique West, com bares, restaurantes e baladas. O idioma oficial da cidade é o alemão e os melhores períodos para viajar são fora das épocas de inverno, pois esta estação costuma ser rigorosa e pode atrapalhar a viagem do turista com a neve, por exemplo.

Cusco

Rua e prédios de pedra em Cusco

A América Latina é muito desejada por viajantes solos, seja pelo baixo custo das viagens ou pelas belas paisagens que esses destinos podem oferecer. Cusco é uma cidade localizada no Peru, país fronteiriço ao Brasil e com uma diversidade de atrações para o viajante aproveitar ao máximo.

Em Cusco, será possível conhecer diferentes pontos turísticos naturais: o Parque Ecológico de Saqsaywaman, o Moray e o Vale Sagrado dos Incas. Por estar na região dos Andes, o turista também pode ir conhecer as Montanhas Coloridas, uma das maiores atrações para quem visita o Peru.

O visitante poderá conhecer o Centro Histórico de Cusco, a Plaza de Armas e o Mercado Central de San Pedro. É um destino ideal para viajantes que gostam de estar em meio à natureza e preferem climas mais frios.

Oslo

Oslo vista de cima ao anoitecer

Oslo, a capital da Noruega, é um destino histórico e tranquilo, repleto de museus e pontos turísticos. É um destino ideal para pessoas que curtem temperaturas mais baixas e que gostam de viajar para cidades grandes.

Entre as atrações, o turista poderá visitar o Museu Norueguês da História Cultural, o Palácio Real de Oslo e o Museu do Navio Viking. Por estar localizada na região litorânea da Noruega, a cidade possui opções de passeios de cruzeiros e barcos. Aos amantes de ópera é possível conhecer a Oslo Opera House, em que acontecem diversas atrações musicais e artísticas, sendo considerada um grande centro cultural.

Hanói

Mausoléu de Ho Chi Minh em Hanói

Localizada no continente asiático, Hanói é a capital do Vietnã e é uma opção de destino interessante para quem se interessa pela história e cultura da Ásia. Há uma bela variedade arquitetônica em Hanói, como o Templo da Literatura, a Cidade Imperial de Thang Long e a St.Joseph's Cathedral of Hanoi.

O visitante poderá também apreciar as apresentações de teatro que ocorrem na Thang Long Water Puppet Theater. É possível também realizar excursões de barco para conhecer mais da beleza natural que a cidade possui.

Córdoba

Mesquita-Catedral em Córdoba

Localizada na Argentina, Córdoba é uma província conhecida pela rica arquitetura do período colonial espanhol. O destino é ideal para aquelas pessoas que curtem admirar arquitetura, gostam de museus e ambientes naturais. É uma região segura, recomendada para viagens solos.

É possível conhecer a Catedral de Córdoba, o Museo Emilio Caraffa e o Museu Superior de Belas Artes. Além disso, o turista pode apreciar as paisagens naturais do destino visitando o Parque Sarmiento e até mesmo o Zoológico de Córdoba. Por estar localizada na região sul da América Latina, a Argentina possui climas mais frios ao longo do ano.

Sevilha

Parque María Luisa em Sevilha

A Espanha é um país muito requisitado por turistas que realizam viagens sozinhos, seja pela sua beleza única ou pela variedade de atrações. Sevilha, cidade localizada na região sul espanhola, é conhecida pela sua bela arquitetura e dança flamenca.

O turista pode conhecer pontos turísticos famosos da região: a Plaza de España, o Parque de María Luisa e a Catedral de Sevilha. Um dos locais mais visitados é o bairro Triana, com ótimas opções de restaurantes e festivais de dança flamenca.

A temperatura da região é amena ao longo do ano, com invernos que não chegam a temperaturas negativas e verões secos e quentes. O turista deve escolher, com base na preferência pessoal, a melhor estação do ano para visitar a região.

Redding

Rio Sacramento em Redding

Cidade estadunidense localizada no Estado da California, Redding é conhecida pela tranquilidade e belezas naturais. É indicada para viajantes que desejam um destino calmo e relaxante com variedade de ambientes naturais. O turista poderá estar imerso à natureza conhecendo o Lago Whiskeytown, o Jardim Botânica Mc Connell, o Sacramento River Trail e o Clear Creek.

Outro ponto turístico interessante é o Sundial Bridge, a ponte relógio da região. Além disso, é possível também conhecer o Turtle Bay Exploration Park, com área arborizada e museu. O clima da Califórnia é ameno, com invernos não muito rigorosos e verões quentes e áridos.

Bangkok

Wat Arun em Bangkok à noite

Bangkok é a capital da Tailândia, país localizado no Sudeste Asiático. É ideal para viajantes que curtem climas quentes e úmidos e para aqueles que adoram vida urbana agitada e passeios em meio à natureza. Lá é possível conhecer o The Grand Palace, residência dos antigos reis do país, que possui uma bela arquitetura característica da região.

A Tailândia é marcada também por suas comidas típicas, então não deixe de visitar a variedade de restaurantes e feiras com pratos locais diversos. O turista também poderá visitar o National Museum e o Museu Bangkok, que abrigam a diversidade da história tailandesa.

Paris

Catedral de Notre Dame em Paris à noite

Uma cidade linda e histórica, Paris é a capital da França e encanta muitos turistas que além de descansar pretendem conhecer a agitação da cidade francesa. O ponto turístico mais conhecido é a Torre Eiffel, onde é possível tirar belas fotos.

Outra atração é o Museu do Louvre, construído no século XIX e que abriga diversas obras famosas no mundo das artes, como a Monalisa. Além disso, o viajante poderá aproveitar a vida noturna nos bares e restaurantes da capital parisiense. A França é conhecida também por sua culinária, tendo como referência os pães e vinhos, por isso, não deixe de experimentar quando estiver em Paris.

The Coastline of Wales

Pedras no oceano no País de Gales

O litoral do País de Gales é um lugar ideal para viajantes que pretendem relaxar sozinhos em um lugar tranquilo. Localizado na Europa, é um destino com temperaturas mais baixas e amenas ao longo do ano.

O viajante poderá visitar as mais diversas praias da região, que comportam todo o litoral do país: a Newgale Campsite, a Rest Bay Beach e a Tenby Castle Beach. É possível conhecer as paisagens também com excursões de barco.

Parque Nacional Glacier

Lago e montanhas no Parque Nacional de Glacier

Localizado no Estado de Montana, nos Estados Unidos, o Parque Nacional Glacier é um excelente opção de destino para os turistas que adoram estar em meio à natureza. O local é ideal para pessoas que preferem climas mais frios e pontos turísticos naturais.

Entre as atrações, o Parque Nacional Glacier oferece a Caminhada do Sol entre as montanhas do local (Going to the Sun Road), trilhas entre a natureza, visitas aos lagos locais, etc. É um local recomendado para pessoas que desejam relaxar e estejam em busca de ecoturismo.

Bélgica

Centro de Bruxelas à noite

A Bélgica é um país europeu muito requisitado por viajantes devido à sua arquitetura e cultura únicas. Localizado na Europa, possui climas amenos ao longo do ano e os principais idiomas do país são o alemão e o francês.

Os visitantes poderão conhecer os belos castelos turísticos: Grand Palace de Bruxelas, o Gravensteen e o Palácio Real de Bruxelas. Além disso, poderão visitar os Museus Reais de Belas Artes da Bélgica.

Irlanda

Ponte ao entardecer em Dublin

A Irlanda é um país visitado por quem deseja conhecer uma cultura única e aproveitar para praticar a língua inglesa. É famosa por suas festas do Saint Patrick's Day (Dia de São Patrício), que é comemorada em 17 de março e atrai turistas de todo o mundo. O país é muito famoso por seus castelos construídos no tempo medieval, como o Castelo de Blarney, o Kilmainham Gaol e o Castelo de Cashel.

É possível também apreciar a paisagem natural do país, visitando as Falésias de Moher e o Phoenix Park. Caso o destino escolhido seja a capital do país (Dublin), é possível aproveitar a noite noturna da cidade mais populosa do país irlandês. Aproveite para visitar bares e restaurantes locais.

Buffalo

Prédios e rio vistos ao longe em Buffalo

Buffalo é uma cidade localizada no estado de Nova York, com diversas atrações para quem deseja visitar um destino tranquilo e conhecer o espírito nova-iorquino. É conhecida pela sua bela arquitetura construída na era industrial do início do século XX.

O viajante poderá conhecer os museus locais: Buffalo Museum of Science, Theodore Roosevelt Inaugural National e a Albright-Knox Art Gallery. Há também uma variedade de atrações naturais na cidade: Woodlawn Beach State Park, The Buffalo Zoo, Buffalo and Erie County Botanical.

Existe também a possibilidade de visitar clubes esportivos e noturnos existentes na cidade. As temperaturas são amenas ao longo do ano, podendo chegar a temperaturas negativas em alguns momentos.

Utah

Parque Nacional de Bryce Canyon em Utah

Localizado no Oeste americano, Utah é uma cidade turística com paisagens que encantam qualquer um. Com uma paisagem rochosa, há diversos pontos que merecem ser visitados: Parque Nacional dos Arcos, Parque Nacional de Bryce Canyon e o Parque Nacional de Zion.

Outras localidades ideais para caminhada são The Narrows e o Angels Landing e outra atração é o parque de patinação Deer Valley. As temperaturas em Utah podem chegar a 38ºC ao longo do verão, ideal para viajantes que gostam de climas mais quentes.

Marrocos

Palácio El Badi no Marrocos

Se você deseja conhecer o continente africano, vale a pena visitar o Marrocos. O país possui arquitetura e natureza peculiares, ideal para quem se interessa em conhecer uma cultura diversificada. O visitante poderá conhecer a Jemaa el-Fna, a principal praça da região, e o Jardim Majorelle, que é um famoso jardim botânico.

O país é famoso também por seus belos palácios, como o Palácio El Badi e o Palácio da Bahia. As atrações culturais marroquinas incluem a visitação às montanhas Jbel Toubkal e as Cascatas de Ouzoud. Com o clima seco, as temperaturas são amenas ao longo do ano, podendo chegar a 32ºC durante o verão.

Berlim

Berliner Dom (Catedral de Berlim)

A capital alemã é ideal para ser visitada por quem deseja ir para uma cidade grande e segura no coração da Europa. Entre as principais atrações turísticas, Berlim se destaca na arquitetura e turismo histórico, visto que a Alemanha tem uma importância histórica no cenário mundial.

O viajante poderá conhecer as principais obras arquitetônicas locais: o Portão de Brander, o Palácio do Reichstag e o Berliner Dom. Além disso, existem opções de museus que valem a pena visitar: Museu Pergamon, Memorial do Holocausto e o Museu Island. Outro ponto muito visitado na cidade é o Memorial do Muro de Berlim, dada a sua representatividade na história mundial.

Assim como a maioria das cidades grandes, Berlim possui uma vida noturna agitada. Vale a pena conhecer os diferentes tipos de restaurantes, pubs e bares da capital alemã durante a noite.

Croácia

Parque Nacional dos Lagos de Plitvice na Croácia

Localizado na Europa, a Croácia é uma ótima opção para quem deseja realizar uma viagem tranquila e sozinho. É um país rico em biodiversidade, com belas paisagens e arquitetura únicas. O clima do país é ameno ao longo do ano, podendo chegar a temperaturas negativas durante o inverno e tempo seco durante o verão.

Durante a viagem, será possível conhecer o Palácio de Diocleciano, um patrimônio histórico arquitetônico construído durante o Império Romano. Outro patrimônio arquitetônico do país é a Arena de Pula, também construída no período imperial romano. Alguns dos pontos naturais que valem a pena serem visitados são o Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Zlatni Rat e Pakleni Islands.

Whitehorse

Miles Canyon em Whitehorse

Localizado no norte do Canadá, Whitehorse é uma cidade considerada tranquila e com predomínio do turismo natural. O destino é ideal para quem adora estar em meio à natureza e tem preferência por climas frios. Entre os pontos turísticos naturais, é possível visitar o Miles Canyon e o Schwatka Lake.

Na região, há ainda diversas atrações com foco em aventura na neve, como o Mount Sima e o Muktuk Adventures, em que o visitante poderá praticar o esqui e escalada. Além disso, é possível realizar excursões para o Ártico e para acampamentos para observação da Aurora Boreal durante a noite.

Escolha seu lugar favorito para viajar sozinho e relaxe!

Mulher viajando sozinha no exterior tirando fotos do alto de montanha

Com este artigo tivemos o objetivo de te apresentar variados destinos recomendados para pessoas que desejam realizar viagens sozinhas. Selecionamos localidades voltadas para turistas que desejam relaxar, se aventurar e descobrir novas culturas. Cada local possui a sua própria peculiaridade e se encaixa com diferentes perfis de turistas.

Planejar uma viagem pode não ser a parte mais fácil do processo, entretanto, com as diversas dicas de opções turísticas dentro e fora do Brasil contidas neste artigo, é possível idealizar melhor a viagem solo dos seus sonhos. Esperamos que este texto tenha te ajudado a escolher o destino ideal para a realização da sua viagem sozinho. Desde já, desejamos uma boa viagem!

Autor deste artigo

Tenho 20 anos, sou estudante de Ciências Sociais e adoro estar ao ar livre em contato com a natureza.

Últimos posts


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo