Cozinha de conceito aberto: simples, com ilha, integrada à sala e mais!

Cozinha de conceito aberto: simples, com ilha, integrada à sala e mais!

Você já conhece a cozinha de conceito aberto? Neste artigo, descubra o que é, como decorar a sua cozinha nesse estilo, quanto custa e outras dicas.


Cozinha de conceito aberto: uma tendência atemporal!

cozinha e conceito aberto com sala ampliada

A cozinha é considerada o coração da casa pelos brasileiros, por isso, muitos arquitetos ao desenhar um projeto, planejar uma reforma ou a decoração, ficam na dúvida sobre decidir entre uma cozinha conceito aberto ou fechado.

Mas a verdade é que a cozinha conceito aberto tem sido cada vez mais adotada pela cultura brasileira e provavelmente você a conhece pelo nome de cozinha americana. Isso acontece porque existem muitas vantagens em ter um espaço aberto dentro de casa, desde mais facilidade no fluxo de pessoas, como mais conexão entre a família ou moradores da casa.

Nesse artigo, vamos explicar tudo sobre a cozinha conceito aberto, quanto custa, por onde começar, além de dicas de decoração e mobília.

Sobre a cozinha de conceito aberto

cozinha de conceito aberto com móveis de madeira

Se você já visitou uma casa recém-construída ou reformada, provavelmente já viu uma cozinha conceito aberto. Esse modelo de arquitetura também é conhecido como cozinha americana, mas já é tão comum na cultura brasileira, que os profissionais preferem o nome alternativo: cozinha conceito aberto ou então cozinha integrada.

Entenda os principais conceitos dessa arquitetura, quanto custa e por onde começar a reforma a seguir.

O que é uma cozinha de conceito aberto?

A cozinha conceito aberto nada mais é do que esse ambiente da sua casa integrado a outro cômodo. Geralmente, pode ser a sala de estar ou de jantar, a área de serviço, ou uma varanda gourmet. Há ainda alguns exemplos que conectam todos esses cômodos em um. Porém os quartos e banheiros continuam isolados.

Basicamente, é uma cozinha sem tantas portas e paredes. Dessa forma, quem está cozinhando não fica isolado do restante da casa. Essa integração tem sido adotada tanto em apartamentos luxuosos, quanto em lares menores, que precisam ser enxutos. Inclusive é uma ótima alternativa para quem mora sozinho, já que assistir televisão enquanto cozinha se torna viável.

Custa caro fazer uma cozinha de conceito aberto?

Na teoria, a cozinha em conceito aberto é mais barata para construir, já que não exige o levantamento de paredes e muitas estruturas para portas. Mas por ela ser mais espaçosa e integrada com outros cômodos, é necessário fazer um planejamento de móveis e decoração. Muitas vezes é preciso encomendar a produção de mobílias específicas, como uma bancada grande e armários específicos.

Antes de tomar uma decisão, consulte um profissional de decoração de interiores ou um arquiteto, para que, juntos, vocês possam ver quais são as possibilidades para os ornamentos, mobília, piso e revestimento. Dessa forma, será mais garantido que o projeto dos seus sonhos saia do papel e se torne realidade.

Por onde começar uma cozinha de conceito aberto?

Se você já se decidiu em ter uma cozinha conceito aberto, o primeiro passo para um projeto de brilhar os olhos é definir um estilo decorativo. Geralmente, a cozinha e o outro cômodo integrado seguem a mesma proposta, mas também é possível escolher estilos diferentes, desde que não haja desarmonia.

Se você preferir seguir por dois ou mais estilos diferentes, uma boa dica é delimitar os espaços, seja com luminárias, móveis ou cores diferentes, mas que pertençam à mesma paleta ou estilo decorativo. Confira a seguir algumas dicas de decoração.

Como planejar uma cozinha de conceito aberto

Como a cozinha aberta vai estar integrada com outro ambiente da casa, a decoração e disposição de móveis precisa ser coerente. Até mesmo os pequenos detalhes podem auxiliar nessa delimitação de espaço, basta usar a criatividade e ousar. Mas se você ainda não tem certeza em como definir a ornamentação dos espaços, nós temos algumas dicas para cada tipo de cozinha, confira a seguir.

Integrada à sala de estar

cozinha de conceito aberto com sala de estar

Os layouts de design de cozinha integrada a sala de estar se tornaram populares entre as pessoas que preferem passar mais tempo com a família, organizar reuniões ou cuidar das crianças enquanto cozinham.

Para começar o projeto de decoração, você pode escolher uma paleta monocromática, para que a integração tenha um ar natural. Dê uma atenção especial aos armários de madeira, porque geralmente eles vêm com cores que ornam bem com tons monocromáticos, sem tornar o ambiente monótono.

Para garantir um visual bem organizado, delimitado e amplo, você pode investir em objetos que deem noção de espaços alternativos, como um tapete grande para a sala de estar, cortinas ou móveis de aparência marcante para definir estrategicamente as diferentes áreas. Um item bem comum são as ilhas de centro e iremos falar mais sobre ela em breve.

Integrada à sala de jantar

cozinha de conceito aberto com sala de jantar

Ter uma cozinha integrada à sua sala de jantar pode ser um grande desafio, principalmente se você não quiser que os espaços se confundam facilmente. Para resolver esse problema, você pode recorrer a painéis, portais ou outros elementos decorativos para elevar visualmente os espaços da sua sala de jantar, porém mantendo a mesma paleta de cores.

Uma outra recomendação é manter um espaço considerável entre a ilha da sua cozinha (se você tiver uma) e a mesa de jantar. Mesmo que o conceito seja integrado, você deve separar o espaço para cozinhar dos seus convidados, para que um não atrapalhe o outro durante o processo.

Com ilha

cozinha de conceito aberto com ilha

A ilha é um elemento importante nas cozinhas abertas e geralmente ela é a grande estrela desse cômodo, sendo praticamente impossível pensar em um projeto sem ela. Existem diversos modelos, desde os que contêm pia e fogão cooktop, até os que têm apenas o tampo para o preparo dos alimentos. E claro, também há as opções que reúnem todas essas funções. O ideal é que você leve em consideração o espaço disponível e a praticidade na hora de escolher o seu modelo.

Para garantir que elas sejam as protagonistas da cozinha, escolha revestimentos diferentes, tanto para as laterais como para o tampo. Um bom exemplo são os porcelanatos que reproduzem pedras naturais e nobres, como o mármore. Além da sofisticação, geralmente elas têm armários embutidos, o que auxilia na organização, já que os utensílios culinários ficam fora da vista das visitas.

Simples

cozinha de conceito aberto simples

Ao contrário do que possa parecer, não é preciso gastar muita grana para garantir uma cozinha americana. Geralmente o primeiro layout que vem ao imaginário são aqueles projetos luxuosos que vemos em filmes de Hollywood, novelas e capas de revistas. Mas, atualmente, é sim possível ter esse modelo de cozinha em um imóvel mais simples.

O fogão não precisa necessariamente ser um cooktop de última geração, muito menos o restante dos eletrodomésticos. Apenas invista em uma coifa potente para não passar sufoco com calor, fumaça, odores e gordura em outros cômodos do lar.

Para reduzir o orçamento, você também pode investir em armários e bancadas de alvenaria, que é uma alternativa mais barata que a madeira, mas igualmente resistente. Quanto à decoração, use itens que já estejam disponíveis na sua casa, como copos e taças de vidro, louças de porcelana e até mesmo seus eletrodomésticos.

Grande

cozinha de conceito aberto grande

Quem pensa que quanto maior o espaço disponível na sua cozinha aberta, mais fácil será para decorar está completamente errado. Isso porque as possibilidades de decoração aumentam muito mais, o que faz com que você corra o risco de acabar misturando muitos estilos em um só lugar e acabar bagunçando a ornamentação.

Lembre-se que o primeiro passo sempre é definir um layout para a cozinha, de modo que ela combine com o cômodo ao qual ela está integrada. Faça um bom planejamento de cores e estilos que combinem com o espaço como um todo. Caso não sinta segurança para isso, você pode estudar a possibilidade de contratar um arquiteto ou designer de interiores para que o serviço seja realizado com um toque profissional.

O lado bom das cozinhas grandes é a possibilidade de investir em uma bancada bastante espaçosa e aumentar o número de cadeiras na mesa. Mas claro, não esqueça de deixar espaços livres para a circulação de pessoas na cozinha, para garantir a praticidade no dia a dia e o conforto dos seus convidados.

Pequena

cozinha de conceito aberto pequena

A falta de espaço dentro de casa é justamente uma das justificativas para se adotar o modelo de cozinha aberta. Uma dica fundamental para preservar ainda mais o espaço é escolher armários suspensos, assim como compartilhamentos embutidos. Desse jeito, a circulação de pessoas não será comprometida.

Quanto à decoração, o recomendado é seguir o ditado “menos é mais”. Até porque quanto menos objetos e móveis estiverem presentes na cozinha, maior será a sensação de amplitude. É importante manter em mente que você precisa de espaço para servir a comida e se movimentar dentro do cômodo, por isso, compre uma menor quantidade de eletrodomésticos e itens decorativos.

Moderna

cozinha de conceito aberto moderna

O estilo moderno é o mais almejado para as cozinhas integradas. O predominante nesse layout são os móveis sofisticados e os objetos de design excêntricos. Inclusive, a mobília planejada é bastante usada na decoração moderna, embora essa seja a opção mais cara.

Mas se o seu sonho de consumo é uma cozinha integrada moderna, você pode colocar todos os gastos em uma planilha e organizar o seu orçamento. Além disso, um bom arquiteto com certeza poderá te ajudar a escolher produtos e materiais com o melhor custo-benefício.

Como decorar uma cozinha de conceito aberto

cozinha de conceito aberto com sala

Existem alguns macetes para que o espaço da cozinha conceito aberto seja melhor aproveitado e vamos compartilhá-los agora com você. Confira os tópicos a seguir.

Invista em móveis planejados

Os móveis planejados possuem uma grande vantagem na hora de projetar a sua cozinha integrada, devido ao fato deles serem feitos sob medida. Isso permite que o espaço seja milimetricamente pensado, o que auxilia na organização. Afinal, sabemos que você não quer que a primeira coisa que uma visita repare na sua casa seja uma pia de louça suja ou uma montanha de panelas secando no escorredor.

A organização é um fator muito importante para cozinhas abertas. Por isso, para que o ambiente esteja sempre impecável, o ideal é que você “esconda” os seus utensílios de cozinha em armários. Quando eles são planejados, você tem uma noção das dimensões ideais para guardar inclusive os seus eletrodomésticos menores, como airfryer, batedeira e liquidificador.

Otimize espaços de armazenamento

Para otimizar ainda mais o armazenamento, você pode investir em organizadores para a sua cozinha de conceito aberto. Sempre invista em organizadores que trabalham com itens do mesmo material, combinem entre si em termos funcionais e até mesmo decorativos.

Alguns exemplos são os organizadores de gaveta, potes etiquetados para os alimentos não perecíveis (arroz, macarrão, feijão, açúcar, sal, etc), armários e prateleiras para temperos, pratos, copos e eletrodomésticos de uso contínuo na cozinha.

Procure uma coifa potente

Um dos maiores empecilhos da cozinha aberta são os odores se espalharem pela sua casa, já que não há paredes entre a cozinha. Até mesmo se a sua casa tenha uma boa circulação de ar, o ideal é que você equipe a cozinha com uma coifa bastante potente.

O tamanho da coifa deve ser proporcional ao de seu fogão. Para fogões de 4 bocas, as coifas de 60 centímetros são as mais indicadas. Já os fogões ou cooktops de até 6 bocas necessitam de uma coifa maior. Se você morar em um prédio, consulte o síndico para afirmar se a estrutura do imóvel é compatível com a instalação. Sempre consulte um engenheiro ou arquiteto para se certificar antes de fazer qualquer mudança na estrutura.

Integre a decoração da cozinha com o outro cômodo

Seja a sala de jantar, de estar, área de serviço ou uma varanda gourmet, a decoração da sua cozinha sempre deve conversar com a dos demais cômodos integrados. Antes de investir em uma cozinha conceito aberto, considere que você provavelmente terá que fazer uma redecoração no resto da casa. Uma ótima alternativa é usar o mesmo piso na cozinha e no outro cômodo que for integrado a ela, use cores de revestimento que ornem e alinhe a iluminação dos dois ambientes.

Compre uma lava-louças

Como a organização da louça pode ser um grande problema ao se ter uma cozinha conceito aberto, é recomendado que você invista em uma lava-louças para que não seja necessário passar horas do dia lavando a louça e limpando a pia.

Esse aparelho se torna um grande aliado, principalmente nos dias de receber visitas em casa. É possível, por exemplo, que você coloque os pratos sujos dentro da lava-louças enquanto você for preparando uma refeição e servindo os seus convidados.

Bar vertical para cozinhas de conceito aberto

A sua cozinha conceito aberto ainda pode contar com um bar vertical, para um drink com seus amigos ou um momento descontraído nas reuniões familiares. Existem ilhas que já vêm com esse móvel, mas você pode comprar um bar de parede também. Escolha a opção que se adapta ao espaço.

Pense no revestimento

Os revestimentos da sua cozinha aberta, além de compor a parte estética, devem facilitar a limpeza do local. O porcelanato é a melhor alternativa, devido à durabilidade, resistência e facilidade da manutenção. Existem diversos modelos, o que facilita a procura de um que combine com o estilo de decoração escolhido. Aposte em modelos com a mesma textura, mas com cores diferentes, para delimitar o espaço. Você pode usar esse material também nas paredes, bancada e ilha.

Vantagens da cozinha de conceito aberto

cozinha de conceito aberto grande

A cozinha de conceito aberto possui diversas vantagens, como a facilidade de socialização, mais amplitude e luminosidade e ser totalmente atemporal. Confira os detalhes na nossa lista a seguir.

Favorece a socialização

O conceito aberto facilita para quem está na cozinha, conversar com pessoas na sala ou outros cômodos. Esse fator melhora o convívio familiar, pois os pais podem monitorar e interagir com os filhos que estão na sala assistindo televisão, ou conversar com os convidados enquanto preparam o jantar. Além disso, a casa fica mais dinâmica e participativa.

Mais amplitude e luminosidade

A ausência de paredes dá a sensação de continuidade, sendo assim, os ambientes parecem maiores e até mesmo os menores espaços podem ser aproveitados. E para melhorar, a luz natural e artificial consegue se difundir pela casa, principalmente se você for abençoado com uma boa iluminação, o que pode ser um grande diferencial para o seu imóvel.

Não sai de moda

Praticidade e sofisticação nunca saem de moda. A cozinha conceito aberto surgiu há um bom tempo, mas continua se reinventando com o passar dos anos. O seu layout é único e versátil, dificilmente sairá de moda se for planejado corretamente.

Desvantagens da cozinha de conceito aberto

cozinha de conceito aberta moderna

Como nada nesse mundo é completamente perfeito, com a cozinha aberta não seria diferente. Esse modelo de arquitetura tem algumas desvantagens, mas elas podem ser contornadas facilmente. Veja os detalhes logo abaixo.

Odores e sons

A ausência de paredes na cozinha integrada acaba tornando mais fácil que os odores e sons produzidos nela se espalhem pelo resto da casa. Mas, felizmente, o odor pode ser resolvido com a instalação de uma coifa ou exaustor. Já os sons, podem acabar atrapalhando a rotina dos moradores em outros cômodos, mas o barulho de panelas, talheres, e coifa só duram por algumas horas.

Tem que estar sempre organizada

Por estar integrada a um cômodo social, a cozinha aberta tem que estar sempre arrumada para causar uma boa impressão. Se essa for uma preocupação sua, você provavelmente terá que limpar a cozinha várias vezes. Você pode encarar isso como um desafio, se não é uma pessoa organizada. Mas caso você conte com o auxílio de uma empregada doméstica, por exemplo, esse não será um grande problema.

Menos espaço para armários

Os armários em cozinhas abertas podem comprometer a circulação, portanto, o ideal é investir em armários suspensos ou prateleiras, de modo que eles fiquem acima da área de circulação e não atrapalhem. Evite comprar eletrodomésticos que ocupem o espaço dos armários de cozinha, como processadores, batedeiras, panelas elétricas, entre outros.

Aproveite as dicas e tenha uma cozinha de conceito aberto!

cozinha de conceito aberto rustico

A cozinha conceito aberto é uma ótima alternativa, seja para casas simples, sofisticadas, grandes ou pequenas. Mesmo se você não tiver o privilégio de morar em uma casa muito espaçosa, as possibilidades de disposição dos móveis são incontáveis. Além disso, ficará mais fácil decorar a cozinha e o cômodo integrado para que eles conversem entre si.

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de ter uma cozinha conceito aberto, dê uma olhada na nossa categoria de casa e decoração para conferir outras dicas para deixar a sua casa ainda mais a sua cara!

Autor deste artigo

Jornalista, podcaster, social media e redator. Sou carioca, taurino e vegano. Apaixonado pela natureza, pelos animais e por música.

Últimos posts


Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Os 16 Melhores Presentes para Amigo Secreto de 2022: Mochila, livros e muito mais!

Quer surpreender com o melhor presente para amigo secreto? Veja neste artigo dicas de como escolher o ideal e um ranking com as 16 melhores opções do mercado!


As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

As 10 Melhores Máquinas de Estampar Camisetas de 2022: Pelegrin, Sun Special e muito mais!

Em dúvida sobre qual é a melhor máquina de estampar camisetas? Veja dicas de como escolher a máquina ideal e uma seleção com os 10 melhores modelos de 2022!


Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Os 10 Melhores Fones com Cancelamento de Ruído: Soundcore, JBL e mais!

Procurando um fone com cancelamento de ruído? Confira nosso artigo com as melhores dicas de como escolher o seu e os 10 melhores modelos disponíveis!


Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Os 10 iPhones com Melhores Câmeras em 2022: iPhone 13 Pro, iPhone SE e mais!

Quer a qualidade Apple para registrar momentos incríveis? Neste artigo, apresentamos os 10 iPhones com melhores câmeras em 2022, como escolher e onde comprar!


Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Os 20 Melhores Notebooks de 2022: Samsung, Dell e mais!

Em dúvida sobre qual é o notebook ideal para o que você precisa? Veja os 20 melhores modelos de 2022 e dicas de como escolher a opção mais adequada ao seu uso!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Perfume Alimentação Saúde sexual Treinos Sapatos