Glicínia: cuidados, cores, decoração e mais sobre esta planta!

Glicínia: cuidados, cores, decoração e mais sobre esta planta!

Já pensou em ter uma planta trepadeira? Veja neste artigo como cultivar e usar para decoração a glicínia, suas diferentes espécies e muito mais!


Glicínia: trepadeira ornamental de flores pendentes

Treliça de glicínias

As glicínias são trepadeiras que florescem na primavera, suas flores podem variar suas tonalidades exuberantes, ao terminar de abrir seus brotos principais, em meados de julho, é indicado a hora de podá-las para que continuem bonitas, saudáveis e estonteantes.

Além de lindas e perfumadas, as glicínias podem fazer parte da sua decoração, pois elas crescem em um formato de cascatas o que permite a possibilidade de ficarem penduradas em uma pérgula ou até em arcos, a planta é de longa duração e a velocidade de crescimento é moderada, mas podendo invadir frestas e buracos.

Apesar de lindas os cultivadores de glicínias precisam de cuidados extras com ela, pois a flor é composta por duas substâncias tóxicas tanto para animais como para humanos, a lectina e a wisteria, quando consumidas podem causar diarreia, náuseas e até mesmo a morte, dependendo da quantidade ingerida.

Como cuidar da glicínia

Lindas flores e ferramentas de jardinagem no gramado

Em seguida daremos dicas indispensáveis para que você nunca erre no cultivo, como a iluminação, temperatura e a umidade certa dessa bela espécie em sua casa, com toda praticidade e cuidado, para que elas permaneçam lindas e saudáveis.

Iluminação para glicínia

As glicínias precisam ser plantadas no sol, mesmo crescendo com sombra parcial, para que elas cresçam plenamente precisam com certeza de uma exposição total à luz direta, para que atinja toda sua capacidade de crescimento.

A espécie deve ficar localizada sempre em ar livre para crescer em local iluminado, ventilado e com espaço extra. O espaço não pode ser coberto, pois pode dificultar na hora de ficar locomovendo de lugar, além de poder machucá-las em algum momento.

Temperatura ideal para glicínia

Com o nome científico de Wisterias, essas flores gostam de climas frios como regiões subtropicais ou mediterrâneas, também é possível ser cultivada em regiões quentes, mas seu crescimento pode ser afetado pela alta temperatura da região em questão.

Mesmo gostando de iluminação direta na maior parte do tempo, não podemos confundir com a temperatura, já que esse erro pode prejudicar efetivamente o crescimento da trepadeira até chegar em sua fase adulta, podendo demorar mais de dois anos.

Umidade ideal para glicínia

A umidade da espécie wisterias devem ser regulares, ainda mais quando são apenas mudas, isso ajuda as raízes a se adaptarem melhor no local. Seu solo precisa de pelo menos uma polegada de água por semana, podendo ser também da chuva.

O ideal é observar o sempre o solo, sentir a umidade e a necessidade de água, se estiver seco faça molhe a planta, caso ainda esteja úmida repita a verificação no dia seguinte, lembrando que para o bem da saúde da planta ela precisa estar sempre em solo úmido.

Solo ideal para glicínia

O solo precisa ser fértil e úmido, porém esse tipo de planta gosta de solo que também esteja drenado e devem conter vários nutrientes como o nitrogênio, os nutrientes podem ser sempre repostos ao longo do plantio.

Caso o solo esteja danificado devemos sempre recuperar esse terreno para começar o cultivo, podemos usar o composto já pronto comprado em algum estabelecimento de jardinagem ou enriquecer a terra com farinha de ossos ou até mesmo triturando cascas de ovos.

A rega ideal para glicínia

No começo da vida dessa planta, quando é apenas uma muda que acaba de ser plantada, deve regá-la todos os dias para mantê-la sempre úmida, a fim de firmar as raízes em seu novo buraco, que deve ter entre 5 e 7 centímetros de diâmetro.

Conforme a planta vai crescendo a rega se mantém sempre diária, a não ser que a trepadeira esteja ao ar livre e chova, se assim for só confirme de que a flor tenha atingido o nível de uma polegada de água, quando checada complete a água ou espere o outro dia.

Floração da glicínia

A glicínia demora cerca de dois anos para atingir a fase adulta e só depois floresce, mas depende muito do clima da região podendo demorar mais se a temperatura do local for muito alta. Fora isso ela floresce assim que termina o frio, em meados do final de setembro, na primavera é quando você consegue apreciar suas cores, elas podem ter muitas colorações as mais comuns são: ser azuis, brancas, rosas e até lilás.

Manutenção da glicínia

Antes da fase adulta sua manutenção é simples, deixar sempre a terra úmida, mas nunca encharcada, manter o solo sempre saudável e em dia com seus nutrientes, em épocas de muito calor cobrir o solo com folhas para que a terra não tenha perigo de secar.

Assim que acabar o período de florescimento, no inverno, devemos sempre podar seus galhos acima de seus nós, para que assim fique pronta para florescer novamente, sem grandes percalços no caminho.

Pragas e doenças da glicínia

Os grandes medos de todos os cultivadores são as pragas e as doenças que podem atacar suas plantas, e assim estragar todo o trabalho que tivemos para criá-la com saúde, mesmo tomando cuidado podem acontecer. As pragas e as doenças mais comuns de atingirem a glicínia são: pulgões, besouros japoneses, doenças virais, manchas foliares, crown gall, cochonilhas entre outros.

Na maioria das vezes conseguimos conter os avanços desses parasitas com receitas caseiras!

Propagação da glicínia

As wisterias são plantas exuberantes, volumosas e extremamente espaçosas, por isso temos que plantá-las em um local espaçoso, pois elas podem roubar o espaço de outras plantas, assim prejudicando o crescimento de sua vizinha com suas raízes.

Ela pode ser plantada perto demais de casas, muros e garagem podendo assim tomar até a fachada toda do local, lembrando que seus caules e galhos são tão resistentes que é possível subir nelas. Mas se sua intenção é decorar seu muro com flores, essa é a planta certa!

Cultivo da glicínia em vaso

Com a sua propagação que chega até ser rude, fazemos a pergunta, será possível plantar elas em vasos? A resposta é sim, porém esse vaso precisa acompanhar o crescimento das suas raízes, é possível que precise trocar de vaso algumas vezes.

Um bom truque é criar uma estrutura para ela em seu vaso e conforme ela for crescendo se enrolará nessa estrutura e assim podendo cobrir estruturas como arcos e caramanchões, trazendo uma atmosfera romântica e nobre no local escolhido.

Espécies de glicínia de acordo com a região e a floração

Agora que já sabemos um pouco mais sobre os cuidados e sobre o cultivo dessa espécie tão bonita e nobre, está na hora de conhecermos seus diferentes tipos, a família Wisteria Sinensis possui mais de cem gêneros diferentes e podem chegar até trinta metros dependendo de seu exemplar. Confira algumas delas.

Wisteria chinesa

Tanto a glicínia chinesa quanto as japonesas devem ser cultivadas com cuidado, pois não são nativas, mas são muito invasivas e podem chegar de vinte a trinta metros de diâmetros, isso sem contar a região que será plantada, já que isso influencia diretamente em seu desenvolvimento.

Essas duas espécies tendem a ter dois tipos mais comuns a primeira é a Honbeni, que se destaca pelas flores rosas, quando está acabando seu tempo de flora e a outra é a Alba que dão lindas flores brancas no final de sua estação.

Wisteria floribunda

Em lugares frios a espécie floribunda, tem uma cor azul ou violeta, e pode chegar até nove metros, quando adulta, como é uma planta que pode viver cerca de cem anos, com o passar do tempo ela pode chegar a um aspecto muito resistente, com seus caules e ramos.

Wisteria liana

A espécie liana tem uma folhagem diferenciada, já que são maiores do que os outros exemplares. Suas folhagens acompanham o tamanho de seus cachos, assim mesclando-se entre eles, trazendo um visual mais tropical e feliz com sua cor esverdeada entre suas flores.

Wisteria japonesa

A japonesa é a menos decorativa, pois demora cerca de anos para florescer, mas isso não a desqualifica de forma alguma, o que acontece é que ela não suporta a mesma quantidade de frio que as demais, portanto precisa de mais paciência na hora de cultivá-la.

Wisteria shrubby

A shrubby, é uma das espécies mais raras da família, pois ela não fica pendente como as outras, ela forma somente arbustos, mas o que a torna realmente especial é a quantidade de folhagem e sua coloração azul-violeta que tingem suas flores.

Glicínia de grãos grandes

As de grãos grandes reúnem duas habilidades que faltam nas duas espécies de cima, a primeira é que suas flores ficam mais pendentes como se estivessem se mostrando para o mundo e a segunda é que a mais resistente ao frio do que todas as outras.

Características e decoração com a planta glicínia

Glicínias de flores roxas

Até aqui já aprendemos muitas coisas sobre essa espécie de planta incrível, agora chegou a vez de mostrar o que ela pode fazer pela decoração do seu lar, depois disso é só deixar a criatividade levar você.

As glicinias podem causar um aspecto diferente em seu lar, ela pode trazer um ar de sofisticação e nobreza ao seu jardim, além de seu perfume inconfundível e sua beleza inigualável, podem transformar seu jardim em um cenário digno de conto de fadas. Ela pode alcançar tamanhos incríveis, que podem cobrir fachadas de casas e muros de garagem, por exemplo.

Forma da glicínia

A maioria de seus exemplares são trepadeiras, isso significa que ela pode “subir” em estruturas, como arcos, muros, paredes e outras estruturas, isso combinado com seu grande poder de expansão, pode sem um lindo muro de flores e folhagens no auge de sua floração.

Sua forma também pode ser somente de arbusto como é o caso da Wisteria shrubby, mas isso não atrapalha seu encanto, pois se você não procura uma trepadeira, esse é o gênero certo para você que irá se encantar com seus cachos de cor azul-violeta.

Significado da glicínia

As glicínias têm um significado muito bonito, ela é considerada a flor da ternura, e no Japão é usada em casamentos, por despertar romantismo e criar uma atmosfera digna de conto de fadas! Era usada pelos romanos e gregos para preservar o amor de casais.

Na religião budista, seus cachos floridos são pendurados nas cabeças em sinal de respeito e sinceridade, além de cheirosa e linda seus significados vão além da forma física, tendo histórico tanto em casamentos quanto em religiões.

A glicínia é tóxica para crianças

Apesar de sua exuberância e fragrância inconfundível a planta carrega traços tóxicos, tanto para animais como para seres humanos, existe um cuidado a mais que devemos ter quando existem crianças perto da trepadeira ornamental.

A parte tóxica fica concentrada na semente e em suas vagens, então se tiverem crianças perto dessa flor, recomendamos que assim que terminar a floração retire todas as sementes e vagens. Caso tenha uma emergência leve a criança para órgãos especializados.

Uso da glicínia na decoração

Como já havíamos falado, a glicínia além de ter um significado direto para casais ela pode decorar um casamento encantador! Com arcos cobertos por ela, levando o casal para um lugar mágico enquanto fazem seus votos de casamento, por exemplo.

Mas não é só isso, a planta pode decorar quintas, muros e até mesmo fachadas de casa, são muito resistentes e lindas, na floração aumentará o nível de exuberância de qualquer ambiente que ela esteja presente, para os jardineiros ela traz um ar de nobreza e romantismo na medida certa.

Cores da flor da glicínia

A glicínia tem cachos cheios de flores que podem ser de muitas cores, como: brancas, rosas, azuis, lilás e claro azul-violeta. Suas cores são lindas e vibrantes e combinam com qualquer ambiente, tendo assim um exemplar para cada gosto e para qualquer tipo de decoração do mais moderno ao mais romântico.

Esse pode ser um ótimo momento para usar as cores a seu favor e a favor da sua casa! As glicínias podem ser aquele ponto harmônico de cor que faltava em algum ambiente especial da sua casa, por exemplo, também é possível usar em ambientes de trabalho, como centros relaxantes e yoga as cores mais indicadas nesse cenário é branco e azul, pois essa cor passa calma e vitalidade, além de que as cores vivas das folhas trarão um toque a mais na decoração.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas glicínias

Neste artigo apresentamos informações gerais sobre as glicínias, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive glicínias em seu jardim: um significado e muitas belezas!

A entrada de uma casa com uma árvore com flores de glicínia

Como pudemos ver nesse artigo, a glicínia é uma planta muito exuberante que pode ser cultivada para decoração, dando um toque de requinte em qualquer ambiente, sua fragrância é forte e inconfundível podendo assim trazer um perfume natural em seu lar.

O cultivo da trepadeira ornamental é bastante simples e pode ser feito por cultivadores iniciantes, mas lembre-se que precisa ter paciência para esperar a floração que demora entre dois e três anos, escolha lugares que tenham bastante espaço e crie estruturas para que ela tenha para onde crescer, não se esqueça que ela pode invadir o espaço de outras plantas.

Com todas as dicas passadas nesse artigo, você já está pronto para escolher sua espécie favorita e começar seu próprio cultivo de glicínia! Escolha a que mais combina com você, coloque a mão na massa e desfrute desta linda planta e seu perfume aí mesmo do seu lar!

Autor deste artigo

Jornalista, design e fotógrafa, sempre que possível fujo para a natureza para recarregar a criatividade e a energia.

“Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”
Antoine Lavoisier

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto