Quais árvores dão flores o ano todo? Descubra algumas espécies e mais!

Quais árvores dão flores o ano todo? Descubra algumas espécies e mais!

Sabia que existem algumas árvores que dão flores o ano todo? Confira aqui quais são elas e garanta a beleza de seu jardim.


Conheça quais são as árvores que dão flores o ano todo!

Árvores floridas

A maioria das árvores dá flores somente na primavera, mas existem algumas espécies que florescem o ano todo. Se você é apaixonado por flores coloridas, com certeza vai gostar de ter uma delas em sua casa. Com flores diversas e cores vibrantes, elas embelezam qualquer quintal ou jardim.

Plantando uma ou mais dessas árvores em sua casa, você pode desfrutar da beleza delas mesmo em épocas como o inverno e até o outono - quando as flores das demais espécies tendem a cair.

A seguir, confira quais são as árvores que dão flores o ano todo e escolha a que mais gostar para plantar em seu jardim.

Espécies de árvores que dão flores o ano todo

As espécies de árvores que dão flores o ano todo existem em grande número, embora seus nomes sejam pouco conhecidos. Confira quais são elas e veja algumas curiosidades sobre essa diversidade de árvores.

Eastern Redbud

Árvore Eastern Redbud

A Eastern Redbud (Cercis canadensis), cujo nome se traduz por redbud oriental, é uma árvore pequena, nativa da América do Norte, que exibe belas flores em tons de roxo, que contrastam com qualquer folhagem.

Essa árvore é bem fácil de plantar: basta cultivá-la em um local com bastante Sol, mas que também tenha meia-sombra em algumas partes do dia. O solo deve ser bem drenado e fertilizado, não existe nenhum cuidado extra além do que já é dado para a maioria das árvores.

As flores da Eastern Redbud são ricas em pólen, o que atrai abelhas. Ela não é uma planta tóxica. Além disso, ela também produz frutos ao longo do ano.

Southern Magnolia

Árvore Southern Magnolia

Que tal plantar uma Southern Magnolia (Magnolia granflora) em seu jardim? Também conhecida como magnólia-branca e magnólia-perene, a árvore integra o grupo daquelas cujas flores nascem o ano todo.

As flores da Southern Magnolia impressionam de tão bonitas. Na cor branca, elas possuem um miolo amarelo e se distribuem entre as folhas da árvore, com certa distância uma da outra. A vantagem dessa árvore é que ela não costuma ser muito grande, o que permite plantá-la mesmo em quintais menores.

Para plantar a sua magnólia, prefira locais onde há meia-sombra ou onde, mesmo havendo luz do Sol direta, ele não seja muito forte.

Flowering Dogwood

Árvore Flowering Dogwood

A Flowering Dogwood (Cornus florida) é uma árvore cujas flores brancas crescem em enorme quantidade. A aparência delas faz com que a árvore pareça sempre estar coberta por neve.

Além das flores brancas, também existem outros tipos de Flowering Dogwood, cujas flores são rosa em um tom mais escuro e, no caso da segunda, rosa claro. Assim como as demais, ela deve ser plantada em meia-sombra ou Sol pleno, caso ele não seja muito forte.

Para um bom plantio, o solo deve ser bem drenado. Essa árvore costuma demorar bastante para crescer e, durante épocas mais secas, ela pode precisar de bastante rega. No entanto, depois de crescida, os cuidados tendem a diminuir.

Forsythia

Árvore Forsythia

Se você gosta de amarelo, vai amar ter uma Forsythia em seu jardim. As flores dessa árvore, em um tom brilhante da cor, nascem em enormes quantidades. Sem dúvida, ela é capaz de capturar a atenção de qualquer um - e contrasta com o restante da folhagem.

Conhecida no Brasil como sino dourado, essa árvore é bem comum na Europa e na Ásia. Ela pode chegar a, no máximo, 3 metros de altura. Sua plantação deve ser feita sob Sol pleno ou meia-sombra, em solo fértil e bem drenado. Vale enriquecer a terra com matéria orgânica e regar com frequência.

Hyperion Dogwood

Flores de Hyperion Dogwood

A árvore Hyperion Dogwood faz parte do time das árvores que produzem flores brancas. Seu porte é pequeno e, assim como no caso da Flowering Dogwood, ela sempre parece estar coberta por neve.

O solo para o plantio da Hyperion Dogwood deve ser bem drenado, mas nunca seco. A terra deve ser fértil e rica em matéria orgânica. A iluminação é a mesma que para as demais árvores já listadas, e a Hyperion Dogwood tende a se desenvolver melhor em locais onde capta a luz solar matinal.

Tree Hydrangea

Árvore Tree Hydrangea

A Hydrangea (Hydrangea paniculata) é uma árvore do grupo das hortênsias que cresce bastante rápido. Suas flores podem ser vermelhas ou brancas, e crescem em uma forma que se assemelha a cachos de uva. Seu plantio deve ser feito durante a primavera ou no outono. O solo deve ser bem enriquecido com adubo, principalmente se ele for seco. Já, se ele for demasiadamente úmido, é necessário drená-lo.

Essa árvore tende a gostar do Sol da manhã, mas prefere um local onde também haja sombra, sobretudo durante a tarde. Sol muito forte pode ser prejudicial para o seu desenvolvimento.

Flowering Cherry

Árvore cerejeira

A Flowering Cherry (Prunus cerasus), conhecida no Brasil como cerejeira, é uma árvore cujas flores crescem ainda mais durante a primavera, mas que costuma exibir flores menores e frutos ao longo de outras épocas do ano.

As flores da cerejeira crescem em lindos tons de rosa. Elas podem embelezar qualquer jardim, mas seu crescimento requer paciência, já que as árvores desse tipo demoram no mínimo 5 anos para se desenvolverem. A parte boa é que a cerejeira não tem muitas exigências para crescer bem: basta que o solo esteja fértil e haja meia-sombra.

Smoke Tree

Árvore Smoke Tree

O nome da Smoke Tree tem tudo a ver com as flores que essa árvore produz, que crescem em cores como laranja, rosa, roxo e amarelo. De fato, as flores parecem serem feitas de fumaça, esse aspecto se dá devido às suas pétalas, o que faz com que a árvore chame bastante atenção.

Essa árvore costuma durar bastante, e seu plantio é bem fácil. A árvore cresce melhor sob Sol pleno, com solo bem drenado (mas não seco) e fértil.

Rhododendron

Árvore Rhododendron

O Rhododendron é um gênero de arbustos vindos da Ásia, que produzem flores ao longo de várias épocas do ano e podem dar mais vida para o seu jardim. As suas flores crescem nas cores rosa, roxo, branco e vermelho, e o arbusto pode ficar bem grande e cheio. Sem dúvida, ele se destaca em meio às demais folhagens.

O Rhododendron se adapta a qualquer temperatura, exceto pelo frio ou calor extremo. O solo para o plantio dessa planta deve ser bem drenado e fértil, com pH ácido. Para a iluminação, permita luz do Sol indireta.

Flowering Almond

Árvore Flowering Almond

A Flowering Almond (Prunus glandulosa) é uma árvore anã nativa da China. Suas flores são cor de rosa com algumas partes brancas, o que traz a ela um belo visual.

A árvore se assemelha muito a cerejeira, mas difere dela pelo tamanho. Sua plantação pode ser feita sob Sol pleno, Sol parcial ou sombra. O solo deve ser fértil e rico em matéria orgânica, sem excesso ou falta de irrigação. Devido à sua beleza, essa árvore tende a fazer parte de jardins e outras paisagens, com finalidade ornamental.

Saucer Magnolia

Árvore Saucer Magnolia

A Saucer Magnolia (Magnolia X soulageana), conhecida no Brasil como magnólia pires, é uma árvore com flores que nascem em tons de branco, rosa ou roxo. As suas flores costumam crescer em grande quantidade, enchendo completamente a árvore.

Para cultivar a magnólia, basta plantá-la em um local com meia-sombra e com solo drenado e fértil. Depois, é só aguardar o crescimento da planta para que ela comece a dar suas flores. Sem dúvida, essa árvore pode deixar qualquer jardim mais bonito.

Pink Trumpet Tree

Árvore Pink Trumpet Tree

A Pink Trumpet Tree (Handroanthus impetiginosus) nada mais é do que o tão popular ipê-roxo. Muito comum no Brasil (assim como o ipê amarelo), essa árvore é responsável por embelezar as ruas e os jardins durante várias épocas do ano.

Suas flores exibem tons de violeta bem marcantes, que contrastam com o verde escuro das folhas. Para o cultivo, basta evitar que o solo fique encharcado e manter a planta em um ambiente arejado, sob Sol pleno. Essa árvore atinge grandes alturas e, por isso, deve ser plantada em locais com bastante espaço.

Smokebush

Árvore Smokebush

A smokebush (Cotinus coggygria) é uma árvore ideal para quem gosta de cores menos chamativas, mas que ainda assim embelezam demais o jardim. Com flores em tons de vermelho, roxo escuro e branco, ela se assemelha bastante a Smoke Tree, já que suas flores também parecem terem sido feitas de fumaça.

Essa árvore se desenvolve bem em condições de Sol pleno, e não há grande necessidade de fertilizar o solo. A rega deve ser suficiente para impedir que a terra fique seca demais, sobretudo em períodos nos quais não há muita chuva.

Ninebark

Árvore Ninebark

A Ninebark (Physocarpus opulifolius) é nativa da América do Norte e exibe flores em tons de roxo, rosa e banco. Sua manutenção não é difícil: basta plantá-la em um local de Sol pleno, com solo bem drenado, úmido e com pH neutro.

No geral, a Ninebark é uma árvore muito tolerante. Poucas são as condições climáticas que prejudiquem a planta. Durante o crescimento, ela precisa de regas frequentes. Mantê-la em boas condições é suficiente para que ela cresça de maneira satisfatória.

Sweetshrub

Árvore Sweetshrub

Embora as flores da Sweetshrub (Calycanthus floridus) sejam muito bonitas, a árvore costuma chamar ainda mais atenção devido ao seu perfume, que mistura toques doces e cítricos. As suas flores podem ser vermelhas, brancas ou amarelas, e contrastam bem com as folhas em tons de verde escuro.

A Sweetshrub costuma preferir ambientes onde haja Sol pleno pela manhã e sombra parcial ao longo do dia. O mínimo de iluminação que a árvore precisa é de 4 horas. O solo para o seu plantio deve ser rico em matéria orgânica e bem drenado.

Abelia

Árvore Abelia

A Abelia (Linnaea x grandiflora) exibe flores bastante exóticas, em tons de marrom, cor de laranja e branco. O interessante é que as flores em diferentes cores crescem na mesma árvore - e essa combinação a torna única em meio às demais espécies do jardim.

Na verdade, a Abelia é mais um arbusto do que uma árvore, costuma chegar a cerca de 3 metros de altura. Suas características tornam essa planta ideal para cercas e muros. Seu cultivo deve ser feito sob Sol pleno e em solo fértil. As regas devem ser frequentes, mas a Abelia não costuma dar muito trabalho, já que se adapta bem tanto a climas quentes quanto frios.

Buttonbush

Flores de Buttonbush

A Buttonbush (Cephalanthis occidentalis), também conhecida como salgueiro de botão, é uma planta em forma de arbusto que produz flores brancas, cujo formato se assemelha demais aos populares dentes de leão.

As flores costumam crescer em grande quantidade e contrastam com as folhas em tons de verde claro. Essa planta costuma atrair pássaros, que consomem suas sementes, e abelhas em grande quantidade. Por isso, não é raro vê-la plantada em locais onde há a prática de apicultura.

O solo para o plantio da Buttonbush deve ser sempre úmido. Ela é uma planta que se desenvolve melhor sob Sol pleno, mas que não é prejudicada caso esteja em meia-sombra.

Azalea

Árvore Azalea

A Azalea (Rhododendrom simsii) é uma planta muito conhecida no Brasil. Ela foi declarada símboolo da cidade de São Paulo por Jânio Quadros, quando este era prefeito da cidade, na década de 1950.

As flores da Azalea exibem lindos tons de rosa choque, rosa claro, violeta, cor de laranja e branco. Por crescer em forma de arbusto, a Azalea não atinge grandes alturas. Para crescer adequadamente, a planta precisa de um mínimo de 4 horas de Sol direto, mas não se desenvolve bem em ambientes com muito vento.

O solo para o plantio da Azalea deve ser bem drenado e, de preferência, conter cerca de 3% de matéria orgânica.

Seven-Son Flower

Árvore Seven-Son Flower

A Seven-son Flower (Heptacodium miconioides) é uma árvore que exibe flores em tons de vermelho ou branco. Nativa da China, ela chega a no máximo 4 metros, o que a torna uma árvore média.

Esse tipo de árvore não suporta temperaturas extrema, sejam elas quentes ou frias. Ela não é uma planta que exige muitos cuidados para o cultivo: basta que o solo seja mantido úmido até que o seu crescimento esteja completo. Se o clima estiver muito seco, vale regar a planta ocasionalmente.

Crape Myrtle

Árvore Crape Myrtle

A Crape Myrtle (Lagerstroemia) é uma árcore cujas flores exibem tons marcantes de vermelho cereja, violeta, rosa claro e branco. Ela não é muito grande, e pode ser uma ótima planta para trazer cores ao seu jardim.

A Crape Myrtle deve ser cultivada a pleno Sol, de preferência no final do outono até o começo da primavera. É necessário regar a árvore até que ela tenha se estabelecido no solo, que deve ser bem drenado, mas úmido. Geralmente a rega não é mais necessária após o primeiro ano de crescimento. Para induzir o crescimento de mais flores, vale realizar podas periódicas.

Chaste Tree

Árvore Chaste Tree

O Chaste Tree (Vitex agnus-castus) é um arbusto que exibe flores em tons de violeta, que crescem em ramos na vertical. Seu extrato costuma ser usado como chá para tratar sintomas de tensão pré-menstrual.

Para o plantio, a planta precisa de Sol pleno e solo muito bem drenado. Ao contrário de muitas outras plantas, é melhor não plantar esse arbusto em solo rico em matéria orgânica. Ele também não precisa de muita água, o que é ideal para quem não dispõe de tempo suficiente para manter cuidados frequentes.

Higan Cherry

Árvore Higan Cherry

A Higan Cherry (Prunus subhirtella) é mais uma do time das cerejeiras. Conhecida como cerejeira-pendente, essa árvore é de porte médio e exibe belas flores em tons de rosa. Sua beleza é capaz de chamar atenção em qualquer jardim. O solo para o seu plantio deve ser bem drenado e fértil, e ela costuma se desenvolver melhor em locais com Sol pleno ou meia-sombra.

Para os cuidados com a sua Higan Cherry, basta manter regas frequentes até que ela esteja bem estabelecida. Depois, regue somente durante períodos de seca. Para saber a melhor época, basta observar o aspecto das flores.

Japanese Horse Chestnut

Flores de Japanese Horse Chestnut

O Japanese Horse Chestnut (Aescullus turbinata) é conhecido no Brasil como castanheiro-da-Índia. Ele pode chegar a até 30m de altura, sendo considerado uma árvore de porte grande.

Se você dispõe de espaço para plantar essa árvore, vale a pena tentar. Com flores em tons de branco e amarelo, a árvore também produz castanhas que podem ser usadas para ajudar a combater inflamações e problemas de circulação.

Para plantar o seu castanheiro-da-Índia, escolha um solo de média umidade, que seja bem drenado e rico em matéria orgânica. O castanheiro se desenvolve bem sob pleno Sol, desde que haja períodos de meia-sombra ao longo do dia. É importante regar as mudas que ainda estão crescendo durante períodos de seca.

Shrub Rose

Árvores roseiras

A Shrub Rose (Rosoideae rosales) nada mais é do que a roseira. As cores de suas flores são muito variadas, mas as mais conhecidas são em tons de rosa (o nome da cor vem justamente da flor), vermelho, branco, amarelo e cor de laranja.

De origem asiática que data de cerca de 5.000 anos, a rosa é considerada uma das flores mais bonitas. As Shrub Roses não são difíceis de cuidar: basta que elas sejam plantadas durante a primavera ou outono. O solo deve ser bem drenado e fértil.

As roseiras preferem ambientes de Sol pleno ou meia-sombra, e precisam de uma quantidade moderada de água para se desenvolverem. Durante o crescimento, regue de 2 a 3 vezes por semana.

Flowering Crabapple

Árvore Flowering Crabapple

A Crabapple exibe belas flores em rons de rosa e branco. Ela deve ser plantada em um local que recebe ao menos 6 horas diárias de Sol, em um solo rico em matéria orgânica e que seja bem drenado.

Durante o primeiro ano de crescimento é necessário regar a Crabapple regularmente. Depois, ela não precisará de água a não ser que esteja enfrentando um período de seca. Essas características fazem dela uma árvore muito fácil de cuidar.

American Fringe Tree

Árvore American Fringe Tree

A American Fringe Tree (Chionanthus virginicus), também conhecida como Jasmim-da-virgínia, exibe flores brancas de um aspecto bem marcante. Ela é uma árvore anã e, por isso, pode ser plantada em locais sem muito espaço, como quintais.

Assim como a maioria das árvores, a Fringe Tree prefere locais de Sol pleno ou meia-sombra. O solo para plantio deve ser rico em matéria orgânica e bem úmido. Durante o crescimento da árvore, que costuma ocorrer nos primeiros dois anos, ela deve precisar de regas mais frequentes.

Japanese Tree Lilac

Árvore Japanese Tree Lilac

A Japanese Tree Lilac (Syringa reticulata) é nativa do leste da ásia e costuma ser cultivada sobretudo na Europa e em alguns locais da América do Norte. Essa árvore pode chegar a até 9 metros de altura, e ela exibe flores brancas bem pequenas, que crescem juntas, formando pequenos "blocos" que se espalham por toda a sua extensão.

O solo para o plantio da Japanese Tree Lilac deve ser bem drenado, mas mesmo assim úmido, e também deve ser fértil. Ela é uma árvore bem resistente à poluição, o que facilita seu cultivo em áreas urbanas. Para desenvolvimento adequado, prefira plantar a árvore sob Sol pleno, mas ela também se desenvolve bem em meia-sombra.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas árvores

Neste artigo apresentamos informações sobre quais árvores dão flores o ano todo, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha uma destas árvores em seu jardim!

Árvore florida

Agora que você já conhece tantas árvores que costumam ter belas flores durante o ano inteiro, nada mais justo do que plantar a sua, não é mesmo? Na hora do plantio, lembre-se de checar o pH do solo e, além disso, se há espaço suficiente para que a árvore se desenvolva bem (principalmente no caso de árvores de porte grande).

Você pode plantar tipos diferentes de árvores para garantir que o seu jardim fique bem florido e bastante colorido. Algumas árvores atraem também pássaros e abelhas, o que pode contribuir para que o seu jardim fique ainda mais belo e se desenvolva de maneira satisfatória. Não se esqueça de realizar a poda periódica de algumas espécies, o que leva a um crescimento mais saudável.

Você pode encontrar mudas da maioria das árvores citadas pela internet ou em lojas especializadas em produtos de jardinagem.

Autor deste artigo

Ariane é estudante de filosofia e redatora freelancer, unindo sua paixão pela escrita nos estudos e na profissão.

Últimos posts


As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

As 11 Melhores Impressoras Tanque de Tinta de 2024: Canon, Epson e mais!

À procura da melhor impressora tanque de tinta? Neste artigo, confira como escolher o modelo perfeito para você e quais são os 11 melhores modelos do mercado.


As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

As 10 Melhores TV Samsung de 2024: Smart, QLED e muito mais!

Está buscando uma nova televisão Samsung? Neste artigo, apresentamos dicas de como escolher e as 10 melhores opções para você encontrar a TV perfeita. Confira!


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas