O que é gravame do DETRAN: como dar baixa, principais tipos e mais!

O que é gravame do DETRAN: como dar baixa, principais tipos e mais!

Você sabe como funciona o gravame do DETRAN? Confira neste artigos os tipos de gravame, como dar baixa e as principais informações sobre este documento.


O que é gravame do veículo?

Chave e documento de carro

Com a grande quantidade de documentação que precisa estar certa com o veículo, é normal se preocupar quando encontra-se um nome de documento que você não conhece, mas calma. O gravame é somente para veículos comprados em um financiamento.

Imagine que você comprou um carro financiado e ele está alienado a um contrato de financiamento, nesse caso o proprietário atual não poderá se desfazer do veículo ou realizar qualquer tipo de transação sem que avise a financiadora.

Para vender este carro seria necessário entrar em contato com a financiadora que analisaria seu pedido e aprovaria ou não a venda do veículo. O gravame é uma medida de segurança para que se evitem problemas entre ambos os lados.

Entretanto, quando o veículo está alienado, é necessário o aviso ao DETRAN para que este esteja ciente da situação. Confira a seguir como funciona todo o processo do documento com o DETRAN.

Sobre o gravame do DETRAN

Pessoas negociando

Depois de todo o financiamento aprovado e liberado, precisa-se registrar uma restrição na placa do veículo no Departamento de Trânsito, dessa forma ninguém pode negociar o veículo sem autorização da financiadora.

Para que você entenda alguns detalhes do procedimento do DETRAN nesses casos, confira abaixo alguns pontos relevantes.

Como dar baixa no gravame?

Quem avisa ao DETRAN quanto a necessidade do registro do gravame é a própria financiadora, assim como ela também pode avisar que o gravame pode ter baixa, tudo dependerá do seu contrato.

Antes de tudo, vale ressaltar que enquanto você não quitar sua dívida com a financiadora, seu gravame não poderá ter baixa. Já que pedir baixa do documento significa para o DETRAN que você já não deve mais nada ao banco.

Depois que suas dívidas estiverem quitadas, você avisará a financiadora e ela falará ao DETRAN para dar baixa no gravame. Com isso, você será total dono do veículo e poderá negociar da forma que quiser.

Por que o gravame existe?

O gravame existe com uma medida de segurança dentro da negociação entre cliente e financiadora. Algumas pessoas deixam de pagar sua dívida e repassam o veículo sem avisar ao comprador.

Se o novo comprador pagar pelo veículo e tentar trocar o documento de propriedade, o DETRAN avisará que esse veículo não pode passar para o nome de outra pessoa, pois possui gravame em outro nome. Por isso, vá atrás dessa informação antes de decidir qualquer coisa.

É possível fazer consulta de um gravame? Como saber se existe?

É possível sim, depois que ele entra no banco de dados do DETRAN você pode consultá-lo de qualquer lugar. Para saber se o gravame existe, você precisará de dois dados: o número da placa e o número do RENAVAM.

Com isso, você acessa o portal do DETRAN do seu estado e faz uma pesquisa rápida que te dará a resposta que precisa.

Procedimento

Depois que a baixa do gravame foi autorizada pela financiadora, chegou a hora de iniciar o processo de baixa junto ao Departamento de Trânsito.

Para pessoas físicas, o proprietário deverá ir ao DETRAN do seu estado com o DUT (Recibo de compra e venda do veículo), cópias e originais dos seus documentos e um comprovante de residência, também com cópia.

Para pessoa jurídica, além de todo o procedimento acima, o proprietário deverá adicionar o contrato social da empresa e o cartão CNPJ, você conseguirá o documento na Receita Federal. Ao final do processo, você receberá um novo documento CRV e CRLV informando "sem restrições" na área de observações.

Financiamento

Caso seu interesse seja apenas negociar o veículo, não existe a necessidade de um novo. O funcionário do Departamento de Trânsito consulta a base de dados SNG e libera a transferência.

Lembre-se que o procedimento acima só poderá ocorrer com a quitação do financiamento e aprovação do banco. Entretanto, você poderá fazer o repasse do financiamento, basta apenas ambas as partes se dirigirem à financiadora e iniciarem o processo.

Principais gravames do DETRAN

Documento de carro

Você viu até agora a existência e necessidade do gravame, entretanto, ele não é apenas um documento que atende uma única restrição. Para atender as mais variadas restrições, dividiu-as em diferentes modalidades.

Confira abaixo os três tipos de gravames.

Alienação Fiduciária

O tipo mais comum de gravame, a alienação fiduciária é quando alguém atrasa o financiamento do veículo e o tem como garantia, por isso a financiadora autoriza a apreensão do carro.

Quando um carro é financiado, nessa modalidade, o banco paga o valor total à concessionária e vira a cobradora das parcelas. Essa restrição busca garantir que o comprador cumpra com o contrato.

Reserva do domínio

A reserva de domínio não tem o intermediário, o banco, no meio da transação. Este tipo de modalidade acontece quando a transação é feita entre comprador e vendedor diretamente.

Aqui, o vendedor continua como proprietário até a quitação do negócio. Entretanto, dá-se entrada no processo de transferência de posse do veículo. Quando tudo for quitado, a restrição de transferência é retirada.

Arrendamento mercantil

Quando um carro é alugado por um determinado tempo e o motorista pode comprá-lo por um preço especificado, pelo vendedor, no fim do contrato. Esse tipo de transação chama-se leasing e pode ser feita através do tipo de gravame Arrendamento Mercantil.

É nesse momento que o banco é acionado e, durante o pagamento do contrato, o veículo torna-se posse do banco e só é liberado com o gravame retirado quando o contrato foi quitado.

Dúvidas sobre o gravame

Pessoa checando documento

Após tantas informações sobre esse documento, desconhecido por muitas pessoas, surgem naturalmente algumas dúvidas sobre o gravame. Abaixo você encontrará as dúvidas mais frequentes acerca do assunto.

Com IPVA vencido, é possível dar baixa no gravame?

A sua dívida de IPVA não influencia em nada o seu gravame. No momento em que o financiamento foi quitado, independente do IPVA, você poderá dar baixa no gravame. O único problema é que o próximo dono do veículo, em caso de venda ou repasse, receberá todas as dívidas do automóvel. Por isso, é importante saber sobre esse detalhe durante a transação.

Como saber se existe o número?

O número do gravame consta no seu CRV, além disso você poderá usar o site do DETRAN do seu estado para conferir a existência desse número. Essa consulta é altamente recomendável para quem deseja adquirir um veículo e não sabe da existência deste documento. Também é indicada para quem não sabe os débitos do veículo e precisa ter certeza de ainda existe gravame.

E se o gravame permanecer?

Se o proprietário já possui a quitação do financiamento e a financiadora já liberou a baixa do documento, depois que o processo for concluído o gravame não deverá existir. Se ainda existe na base de dados do DETRAN, busque o Departamento de Trânsito com toda a documentação em mãos e peça para que o problema seja visto e solucionado.

Confira no Detran se o veículo não possui gravame na hora de comprá-lo!

Pessoa mexendo em notebook

Como visto neste artigo, o gravame existe e é uma documentação importante em transações de venda e repasse de carros usados e seminovos. A compra de carro financiado é algo extremamente comum no Brasil e, por isso, é preciso seguir algumas regras para proteger ambas as partes.

Existem três tipos de gravame, que dependerá da sua modalidade de transação, cobrindo o máximo possível de restrições em busca de uma verdadeira segurança do início ao fim do contrato.

Além disso, deve-se frisar que, antes de concluir qualquer transação de compra ou repasse de veículos, você deve sempre conferir no DETRAN se o automóvel possui gravame. Aproveite as ferramentas disponíveis para evitar futuras dores de cabeça.

Autor deste artigo

Sou técnica agrícola e também redatora freelancer, Ghostwriter, gerente de projetos, arquiteta e redatora em uma agência de publicidade há mais de 1 ano, o que me deixa sempre perto de criações, além de ter experiência em criação de artigos e legendas para social media.
Amo a natureza e a variedade de assuntos, sempre gosto de aprender coisa nova!

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo