As 10 Melhores Máquinas de Lavar Roupa de 2024: de 17kg, 16kg, 11kg, 8kg e mais!

As 10 Melhores Máquinas de Lavar Roupa de 2024: de 17kg, 16kg, 11kg, 8kg e mais!

Está a procura de uma boa máquina de lavar? Descubra neste artigo, as melhores opções do mercado e encontre a melhor máquina para lavar as suas roupas!


Descubra a melhor máquina de lavar roupa para sua casa!

Uma máquina de lavar de cor branca na lavanderia.

Uma tarefa de casa bem cansativa, mas muito necessário para a higiene e conforto, assim como a aparência das pessoas é a lavagem das roupas já utilizadas. Ficar no tanque esfregando roupa por roupa é muito cansativa, ainda mais se sua casa tem uma família grande. Por isso, as máquinas de lavar roupas são tão importantes para praticidade da atividade.

Dito isso, ainda é um pouco confuso saber qual é a melhor máquina para suas necessidades. Afinal, alguns precisão de algo mais potente e outros só de um auxílio para deixar a atividade mais fácil. Assim, entender o que é o que na ficha técnica do produto pode ser um pouco confuso, por isso aqui te ajudaremos a entender o necessário.

Neste artigo, explicaremos os pontos mais importantes que vão influenciar sua escolha para além do preço, tudo elaborado por entusiastas em produtos tecnológicos que fizeram uma curadoria das informações que estão disponibilizadas pelas próprias marcas líderes em máquinas de lavar. Além disso, também entregaremos um ranking com as 10 melhores. Confira!

Veja as Máquinas de Lavar Roupa em Destaque do Ranking:

Como escolher a melhor máquina de lavar roupa?

Nos próximos tópicos te daremos informações importantes sobre como escolher a melhor máquina de lavar e quais critérios você deve seguir para conquistar a máquina perfeita para o seu dia a dia. Veja mais a seguir!

Conheça os tipos de máquinas de lavar

máquina de lavar close up

A primeira coisa que você deve saber ao comprar sua máquina de lavar é conhecer os diferentes tipos que encontramos no mercado e ver qual delas é mais próxima suprir suas necessidades.

  • Tanquinho: o mais básico de todos, recomendado para aqueles que não tem muitas roupas para lavar, já que sua função é apenas lavar e enxaguar, deixando que você torça as roupas por conta própria. Vale notar que, normalmente, a entrada e saída de águas seja acionada manualmente. 
  • Máquina de lavar: de preços mais intermediários, esta é uma tecnologia irá lavar e centrifugar suas roupas, permitindo que você já as coloque no varal sem nenhuma perda de tempo. Assim, se pode ligar a máquina e deixá-la sozinha até o final. Entretanto, é bom saber que devido a centrifugação, peças mais delicadas podem acabar danificadas, então saiba o que colocar lá dentro.
  • Máquina de lavar e secar: para aqueles que desejam um processo completo, seja por uma maior praticidade ou por falta de espaço para um varal. Este é um produto, além de lavar suas roupas, ele também as secas. Sua desvantagem é o preço mais elevado, além do consumo de energia maior para a secagem das roupas. Caso tenha interesse, dê uma olhada nas melhores máquinas lava e seca!

Escolha o tipo de abertura da máquina de lavar roupa

O design de uma máquina de lavar vai delimitar as funções que o aparelho é capaz de efetuar. No entanto, podem ser divididas em dois tipos: as máquinas de abertura superior que são mais compactas, veja a seguir quais são as suas diferenças.

Máquina de lavar roupa com abertura frontal

Os modelos de abertura frontal, também chamados de front load, são consideradoso os mais modernos disponíveis hoje, já que costuma ser desenvolvido em um design mais tecnológico e inovador, além de oferecer maior economia de água e sabão que o de costume para lavar a mesma quantidade de roupas em comparação a uma máquina de abertura superior.

Isso acontece porque a roupa não precisará ser submersa para ser totalmente lavada nestes tipos de aparelhos. Então se você procura comprar uma máquina mais compacta, com ótimo aproveitamento de espaço da sua lavanderia, além de um modelo econômico, não deixe de conferir nosso artigo com as 10 melhores máquinas de lavar frontais de 2024.

Máquina de lavar roupa com abertura superior

A máquina tradicional de abertura superior, chamadas de top load, é equipado com um motor mais forte e consegue exercer um maior atrito entre as roupas, já que também há mais água em seu compartimento, conseguindo assim remover as sujeiras mais difíceis. São as máquinas de lavar mais clássicas também, que muitas pessoas já estão acostumadas.

Uma vantagem dessas máquinas é que alguns modelos deste tipo oferecem opção de ciclo com aquecimento da água, garantindo remoção das manchas com mais facilidade. Então se você trabalha em um ambiente que suja mais as roupas e procura comprar um dispositivo com lavagem mais pesada, escolha adquirir um deste!

Escolha a capacidade de quilos da máquina de lavar roupa de acordo com a quantidade de roupas

Indivíduo colocando uma peça de roupa verde dentro da máquina de lavar.

As máquinas de lavar podem oferecer diferentes capacidades para atender as mais variadas necessidades dos usuários. Veja a seguir algumas atribuições e recomendações referentes aos seus tipos, tendo como base informações da própria Consul

  • Máquina de Lavar Roupa 8kg: é destinado a pessoas que moram sozinhas e que tenham pouca roupa para lavar ou morem em até 3 pessoas. Elas gastam em torno de 70 litros por ciclo de lavagem e são equipadas normalmente com 3 ou 4 níveis de água.
  • Máquina de Lavar Roupa 10kg: indicada para famílias pequenas de até 4 pessoas ou para aqueles que não tem uma demanda tão alta de lavagem de roupas, estes equipamentos podem oferecer até 5 ciclos de lavagens e gastam em torno de 160 litros por ciclo de funcionamento.
  • Máquina de Lavar Roupa 12kg: considerado o modelo mais convencional e vendido com maior frequência, estes modelos atendem as exigências mais comuns e medianas no processo de lavagem. Indicado para famílias de mais de 4 pessoas, elas gastam de 130 a 150 litros de água por ciclo e podem possuir até 16 diferentes níveis de lavagem.
  • Máquina de Lavar Roupa 15kg: perfeito para famílias grandes ou para pessoas que buscam lavar edredons e outras roupas de cama em casa, essas máquinas podem gastar até 200 litros de água por lavagem e variados níveis de ciclo para atender as exigências mais rígidas.

Esteja atento aos ciclos de lavagem e programas da máquina de lavar roupa para cada tecido

Máquina de lavar roupa moderna com a porta aberta e cheia de roupa.

Todos nós temos aquela peça de roupa super delicada que cuidamos com muito carinho e ficamos apreensivos quando precisamos colocar ela para lavar em uma máquina, por isso, conhecer os ciclos de lavagem da máquina de lavar e programas para cada tecido é essencial para não se ter nenhuma peça danificada.

As máquinas de lavar vendidas atualmente no mercado podem apresentar diversas funções de lavagens, tais como: com água quente (para tecidos como jeans), a frio (para tecidos como algodão e linho), a vapor (para tecidos como seda poliéster, cetim e lã), ciclo edredom, ciclo tênis, pausa de ciclo e enxágue antialérgico ou duplo.

Porém, têm alguns tecidos que nunca devem ser lavados na máquina e sim na mão, sendo eles: veludo, couro, camurça, paetês/bordados, crochê/tricô e renda. Portanto, na hora da compra opte por máquinas de lavar que tenham ciclos e programas de lavagens específicos para determinados tipos de tecidos, especialmente aqueles que você usa mais, favorecendo eficiência da limpeza e na preservação de suas peças de roupas.

Verifique o material do cesto da máquina de lavar roupa

O cesto em que as roupas vão ficar durante a lavagem também tem um impacto na eficiência da máquina. De acordo com a marca Consul, esta que tem um enorme renome no ramo de eletrodomésticos, encontramos dois tipos de cestos nas máquinas de lavar: inox e plástico.

  • Inox: elas duram mais, tem maior resistência e custo alto, além de que evitam acúmulo de bactérias, fazendo as chances das roupas acabarem com mau cheiro ou bactérias serem menores.
  • Plástico: ela encontra os problemas que a de inox consegue evitar devido ao seu material, entretanto elas são mais baratas, entrando nos bolsos mais econômicos.

Verifique se a máquina de lavar roupa economiza água e energia

Close-up do painel de uma máquina de lavar moderno.

O consumo de energia elétrica e água é um fator preocupante para muitas pessoas hoje em dia seja por questões ambientais ou mesmo financeiras, então várias empresas já estão integrando produtos com propostas mais ecológicas, sustentáveis e econômicas em seus catálogos.

Uma máquina de lavar mesmo pode ficar funcionando por horas principalmente por ser um eletrodoméstico que tem ciclos longos, o mesmo vale para o consumo de água, grandes máquinas consomem vários litros e acabam prejudicando o meio ambiente, assim como encarecendo as contas no fim do mês.

Por isso, algumas marcas investem em modelos com economia de água e de energia, possuindo ciclos de lavagem rápida, deixando as roupas limpas em menos tempo. À vista disso, opte por comprar máquinas de lavar que contenham mecanismos de economia de energia e água para um maior custo-benefício, e também produtos com selo Procel A, que garante eficiência energética.

Verifique o RPM da máquina de lavar roupa

máquina de lavar roupa com fundo azul

A sigla RPM significa rotação por minuto e esta especificação diz a respeito do número de vezes que a máquina rotaciona para centrifugar as roupas após a lavagem, isto é, quanto maior for o indicador, mais seca as suas roupas sairão da máquina.

No mercado podemos encontrar modelos mais modernos que oferecem RPM de 400 a 1500, e recomendamos como valor base a rotação de 800 como um indicador ideal para uma centrifugação eficiente. Então sempre escolha verificar esta característica antes de comprar a melhor máquina de lavar.

Procure as dimensões certas da máquina de lavar roupa para sua casa

Homem tirando roupa da máquina de lavar.

A dimensão de uma máquina de lavar se refere ao tamanho da máquina em centímetros. Quando vamos comprar uma máquina precisamos analisar bem sua dimensão, principalmente se a lavanderia ou lugar que ela vai ocupar não for muito extenso, do contrário, corremos o risco de comprar uma máquina que preenche todos os requisitos de funcionalidade, mas que não cabe em nossa casa.

Por isso, antes de qualquer coisa, meça bem o lugar onde a máquina vai ficar, para comprar uma que se encaixe perfeitamente nesse espaço, utilizando uma trena para facilitar o processo se necessário, e então, durante a compra, esteja bem atento às dimensões de cada máquina para adquirir uma do tamanho certo.

Verfique a voltagem da máquina de lavar roupa

Homem ligando a máquina de lavar.

A maioria dos aparelhos que transformam energia em calor ou que precisam de grandes descargas de energia para uma melhor funcionamento geralmente utilizam voltagem 220V, pois a potência os tornam mais eficientes e precisam de menos tempo para terminar a função em grande quantidade. No entanto, sempre verifique se a tomada da sua casa é adequada para essa voltagem, pois ainda existem lavanderias com 110V de tomada.

Caso for comprar uma máquina de 110V, escolha um modelo menor, com capacidade de peso abaixo de 10 Kg também, pois mais que isso, a máquina não apresentará uma eficiência muito boa por causa da potência mais baixa e a demora para terminar de lavar ou secar as roupas.

Prefira máquinas de lavar roupa com nível de ruído baixo

Máquina de lavar na lavanderia com parede de tijolos de cor branca.

Viver constantemente com ruídos pode ser estressante, pois o silêncio é um dos fatores que auxilia na calma e bem estra físico e emocional, por isso, quando você adquirir uma máquina de lavar prefira as com baixo ruído, assim, você vai poder lavar suas roupas a qualquer hora do dia, sem se preocupar com barulhos indesejados.

Quem mora em apartamento com condomínio sabe o quanto ruídos altos e constantes são detestados pelos outros moradores e como isso pode gerar estresse para o autor do incomodo, investir em aparelhos silenciosos é a melhor forma de evitar problemas desagradáveis e dores de cabeça futuras.

Veja se a máquina de lavar roupa possui aquecimento de água

Assim como comentamos anteriormente, a função de lavagem com aquecimento de água é um recurso presente em alguns modelos de máquinas com abertura superior. Com ele, você pode contar com a limpeza mais profunda e remoção de manchas mais difíceis de tirar com a água fria, então se você procura comprar um equipamento versátil e eficiente, escolha adquirir um eletrodoméstico com essa funcionalidade.

No mercado, é possível encontrar dispositivos com diversas opções de temperatura que variam de 20 até 40 graus para você optar, pensando sempre de acordo com o tipo de roupa a ser lavada.

Confira as funções extras da máquina de lavar roupa

Existem diversos modelos de máquinas de lavar e o mercado oferece as mais variadas funcionalidades, além de recursos extras que fazem toda a diferença no seu dia a dia para trazer mais praticidade à sua rotina. Veja abaixo as suas funções:

  • Centrífuga: é a característica mais comum presente nas máquinas de lavar. Com uma rotação bem rápida, ela extrai o excesso de água das roupas e fazem com que as mesmas possam secar mais rápido, ideal para quem não quer perder muito tempo esperando que as roupas estejam prontas para o uso novamente.
  • Esterilização: ajuda a remover bactérias e sujeiras pequenas dos tecidos. Algumas máquinas vêm com essa tecnologia contam com partículas de prata que ajudam a remover os microrganismos das roupas, perfeito para a lavagem das roupas de bebês e recém-nascidos.
  • Adiar lavagem: permite que você programe a lavagem das roupas para um outro horário. Já pensou que em colocar a sua máquina para funcionar de madrugada ou na hora mais conveniente de acordo com a sua rotina? Ela é ideal para quem não quer mais ficar acordando cedo somente para colocar o dispositivo para funcionar.
  • Tira manchas: utilizando recursos de água quente, esta função possibilita remover as manchas presentes no tecido, ideal para quem quer lavar roupas de crianças ou trabalha em um ambiente em que as suas vestimentas acabam se sujando com mais frequência.
  • Lava rápido: permite que você programe uma lavagem em menos tempo, geralmente a partir de 30 minutos, perfeito para atender as demandas de alguns dias mais corridos da sua rotina.
  • Passa-fácil: mais presente em máquinas de lava e seca, esta função faz com que as roupas saiam da máquina limpas e menos amassadas, ideal para quem busca comprar um aparelho eficiente e não queira perder muito tempo passando os tecidos.
  • Lavagem por tipo de sujeira: este recurso possibilita regular a lavagem de acordo com o nível de sujeira das roupas, assim você consegue acionar uma limpeza mais pesada para limpar itens realmente sujos, ideal para quem procura comprar um dispositivo que atenda a diferentes tipos de necessidade.

Já algumas mencionadas pela Consul e que podem se encontradas não somente em suas máquinas, mas de outras marcas são: 

  • Dosagem econômica: para saber a medida ideal de sabão em pó para cada lavagem.
  • Ciclo edredom: lava seu edredom com qualidade.
  • Ciclo tênis: para lavar seus tênis, principalmente quem faz exercícios.
  • Mais secas: ciclo que permite que suas roupas sequem mais rápidos. 
  • Limpeza pesada: para roupas maiores ou com difíceis manchas. 
  • 16 ciclos de lavagem: uma boa variedade de lavagem de roupas, desde delicadas até mais pesadas. 

As 10 melhores máquinas de lavar roupa em 2024

A seguir, confira as 10 opções que separamos para a recomendação das melhores máquinas de lavar de 2024. Saiba as suas principais vantagens, características e para que tipo de usuário cada uma delas é mais indicada.

Máquina NA-F160B6WA - Panasonic

Possui função de reutilização da água e tira manchas


A lavadora Panasonic NA-F160B6WA possui 3 tipos de movimentos diferentes da água o que ajuda na remoção das manchas mais difíceis, sem danificar as roupas, também tem ação antibacteriana com o programa Antibactéria AG Partículas, ele libera partículas de prata durante o enxágue eliminando 99,9% das bactérias causadoras do mau cheiro. Um produto completo que fará a diferença no seu lar, ideal para quem precisa lavar roupas de bebê com muita eficiência.

Este modelo é também perfeito para quem possui roupas com manchas de difícil remoção e quer economizar água, pois a sua Função Vanish garante 20% mais desempenho na limpeza das roupas, e a Função Reuso de Água possibilita a reutilização da água avisando antes de entrar no processo de centrifugação, assim você pode utilizar a água da máquina para lavar a calçada ou o carro por exemplo.

Além disso, segundo a tabela Inmetro de consumo e eficiência energética para máquinas de lavar automáticas com abertura superior, este modelo é considerado um dos tops do mercado em relação a economia de energia, então se você procura comprar um produto sustentável para gastar menos nas suas contas ao final do mês, escolha adqurir um deste modelo!

Prós:

 Aprovado em testes antibacterianos

 Com três movimentos de água

 Com opção de reuso de água

Contras:

 Não recomendado para apartamentos

 Pode realizar vibrações

Funções Lava e centrífuga
Capacidade 16kg
Tensão 110V e 220V
Velocidade 590 rotações por minuto
Dimensões 75 x 75 x 120cm
Peso 44kg
Abertura Superior
Selo A

Lava e Seca Samsung WD11T504DBX

Com lavagem desenvolvida com uma inteligência artificial 3 em 1


A lavadora Lava e Seca Samsung WD11T504DBX possui inteligência artificial, o que a torna um eletrodoméstico com eficiência energética, além de silenciosa. Com as suas funções de lavar, secar e esterilizar a seco, ela possui a tecnologia exclusiva Ecobubble que produz bolhas de sabão capazes de obter uma penetração de até 40 vezes do sabão no tecido, perfeito para quem busca uma lavagem extremamente profunda nas suas roupas.

Eliminando até 99,9% das bactérias e micróbios que causam problemas respiratórios com seu jato de vapor, esta lavadora é ideal para quem que mora em apartamento e leva uma rotina muito agitada, visando poupar tempo e trabalho nas tarefas, para ter as roupas além de limpas, totalmente secas e esterilizadas. O seu design é totalmente elegante e combina com qualquer arranjo de móveis.

Ela ainda possibilita você de programar o horário da lavagem ou até mesmo saber o consumo de energia pelo celular com o app SmartThings disponível para smartphones e relógios Samsung. Seu design é voltado para a economia, por isso ela economiza energia e até 40% do consumo de água comparado com outras máquinas de mesma proporção.

Prós:

 Modelo econômico

 Tecnologia de lavagem Ecobubble

 Economia máxima de água

Contras:

 Preço elevado

 Instalação não-intuitiva

    Funções Lava, seca e esteriliza a seco
    Capacidade Lavagem: 11kg/ Secagem: 7kg
    Tensão 110V e 220V
    Velocidade 1.400 rotações por minuto
    Dimensões 74,48 x 74,48 x 74,48cm
    Peso 70kg
    Abertura Frontal
    Selo A

    Lavadora BWK16AB - Brastemp

    Muito prática e versátil, esta lavadora remove mais de 40 tipos de manchas com eficiência


    A Lavadora Brastemp BWK16AB tem capacidade de 16kg e conta com a função lava e centrífuga, ideal para quem mora com uma família de até quatro pessoas e busca comprar um aparelho eficiente e funcional para a sua rotina. Com a sua velocidade de rotação por minuto de 750, você vai poder retirar as roupas quase já secas para agilizar a tarefa. Ela ainda tem painel de controle digital e 12 ciclos contando com lavagem, enxágue e centrifugação.


    Ela se destaca por economizar tempo, espaço, água, energia e consumo em produtos de limpeza. Seu cesto resistente possui toda modernidade do acabamento inox no interior da sua lavadora. E além disso, você pode lavar cama, banho, jeans, casaco e até Edredom podendo ser lavado sem preocupação e sem esforço.


    Possui um design criado especialmente para remover as manchas mais difíceis. Sua performance permite a remoção de mais de 40 manchas, incluindo gordura e canetinha, com o ciclo Tira-Manchas Advanced, e para melhor preservar as roupas a lavadora possui o ciclo Antibolinhas que evita o desgaste do tecido e mantém as roupas com aparência de novas por mais tempo.

    Prós:

     Anti-desbotamento

     Ideal para lavagem de tecidos delicados

     Ciclo anti-bolinhas

    Contras:

     Ruído de lavagem alto

    Funções Lava e centrífuga, opção tira manchas
    Capacidade 16kg
    Tensão 110V
    Velocidade 750 rotações por minuto
    Dimensões ‎75 x 71 x 111 cm
    Peso 48kg
    Abertura Superior
    Selo A

    Lava e Seca VC5 AIDD - LG

    Conta com Inteligência artificial AI DD e ciclo de lavagem rápida


    Lava e Seca LG Smart VC5 possui tecnologia AI DD, uma inteligência artificial que detecta tanto o peso da roupa, quanto a textura avisando a máquina o ciclo certo para utilizar, protegendo até 18% dos tecidos, ideal para quem procura comprar uma máquina que distingue as roupas e ofereça bom desempenho para lavagens de peças mais delicadas.

    Também possui lavagem a vapor Steam que eliminam até 99,9% dos agentes alergênicos e ciclo de lavagem rápida em 14 minutos para roupas levemente sujas, elas contam com o recurso de secagem para ficarem limpas em secas em apenas 44 minutos no total, perfeito para quem leva uma rotina agitada e busque economia de tempo.

    A Lava e Seca LG Smart VC5 é ideal para quem precisa de agilidade, já que ela lava suas roupas em menos tempo e ainda esteriliza. Com a inteligência artificial você não vai precisar se preocupara em estragar alguma roupa de que gosta muito e que possui tecido delicado, ainda vai poder usufruir dela sempre que quiser, então se você sempre quis comprar um equipamento prático e com ótimas funcionalidades, além de pensada para pessoas com pouco tempo na rotina, escolha adquirir este produto!

    Prós:

     Possui função de higienização

     Com ciclo de lavagem e secagem ultra-rápido

     Possui inteligência artificial

    Contras:

     Ocupa espaço considerável para pouca capacidade

    Funções Lava e Seca Smart
    Capacidade Lavagem: 11kg/ Secagem: 7kg
    Tensão 110V e 220V
    Velocidade 1.400 rotações por minuto
    Dimensões 85 x 60 x 56,6cm
    Peso 71kg
    Abertura Frontal
    Selo A

    Máquina de Lavar Premium Care LEI18 - Electrolux

    Capacidade de 18 kg e com tecnologias modernas


    A Máquina de Lavar Premium Care LEI18, da marca Electrolux, é ideal para quem procura um aparelho com excelente capacidade e recursos práticos, visto que ela suporta até 18 kg de roupa e traz um display moderno com Time Control, mostrando em tempo real quanto o programa de lavagem vai durar, o que garante mais praticidade no cotidiano. 

    Ademais, com a exclusiva tecnologia Jet & Clean da marca, a máquina promete ser capaz de diluir até 100% do sabão e amaciante, o que ajuda a deixar o dispenser limpo para as próximas lavagens, além de contribuir para evitar as manchas de sabão nas roupas. 

    Já o Filtro Pega Fiapos, que fica localizado na lateral do cesto, ajuda a reter os fiapos que podem ficar nas roupas após a lavagem, além de promover um maior fluxo de água. Para durabilidade do produto, o seu cesto interno também é fabricado com aço inoxidável. 

    Você ainda pode contar com um sistema de lavagem rápida que otimiza o tempo de cada programa, cuidando das roupas sem deixar de lado uma alta performance. Por fim, ela traz um funcionamento silencioso e um design clássico que combina com qualquer lugar.

    Prós:

     Com cesto de aço inox

     Filtro Pega Fiapos 

     Sistema de lavagem rápida

    Contras:

     Não possui batedor central 

    Funções Lavagem rápida e centrifuga
    Capacidade 18kg
    Tensão 110 ou 220V
    Velocidade Não informada
    Dimensões ‎72.5 x 66.2 x 104.5 cm
    Peso 46kg
    Abertura Superior
    Selo A

    Máquina de Lavar ‎NA-F180P7TB - Panasonic

    Para economia de água e com painel digital


    Se você está procurando uma máquina de lavar que tenha grande capacidade e seja capaz de remover até mesmo as manchas mais difíceis, este modelo da Panasonic é uma ótima escolha, visto que ele traz 18 kg e o Sistema Ciclone, uma tecnologia que não precisa de agitador para promover uma lavagem totalmente eficiente para qualquer tecido. 

    Além disso, a máquina é uma das mais econômicas da categoria, visto que ela consegue economizar até 28 litros de água por lavagem, garantindo um consumo menor para o usuário. Já para a proteção da sua família, ela apresenta a tecnologia Antibacteria que elimina até 99,9% de vírus e alergênicos das roupas através de partículas de prata. 

    Para facilidade de controle, também é possível contar com um painel digital que apresenta todas as informações do processo, incluindo quanto tempo falta para a lavagem terminar. Ademais, com ele você pode personalizar o ciclo conforme a necessidade do tecido. 

    A máquina ainda oferece a função Smartsense que ajusta o nível de água conforme o peso da roupa, evitando o desperdício. O seu design também garante um recolhimento fácil da água para armazenamento e reuso, tudo isso com uma garantia de 1 ano do fabricante. 

    Prós:

     Excelente capacidade de 18 kg

     Elimina as bactérias e odores da roupa

     Ajuste automático do nível de água 

    Contras:

     Funciona apenas com água fria 

    Funções Lavagem rápida e centrifuga
    Capacidade 18kg
    Tensão 110 ou 220V
    Velocidade 590 rotações por minuto
    Dimensões ‎78 x 73 x 120 cm
    Peso 44kg
    Abertura Superior
    Selo A

    Máquina de Lavar NA-F120B1TA - Panasonic

    Modelo que é mais espaçoso e garante eficácia na lavagem


    A lavadora da Panasonic NA-F120B1TA possui uma tecnologia de movimento da água com três diferentes tipos, dispensando assim o Sistema Ciclone que está presente na maioria dos modelos e ocupa grande espaço interno. Todo esse espaço extra faz com que as roupas sejam lavadas de modo uniforme e com mais eficácia, removendo as manchas sem danificar o tecido, ideal para quem costuma guardar um volume maior de roupas para lavar tudo de uma vez, além de economizar energia.

    Ela também possui a tecnologia Antibactéria AG que liberam pequenas partículas de prata durante o enxágue, eliminando 99,9% das bactérias. O modelo ainda vem com Função Vanish potencializando a lavagem em até 20% a mais do que os dispositivos convencionais, Painel digital e iluminação em LED branco que te dá o controle total para programar suas lavagens de forma muito fácil e intuitiva.

    A lavadora da Panasonic Panasonic NA-F120B1TA é incrivelmente prática e econômica, segundo tabela Inmetro de consumo/eficiência energética, ela se qualifica como a mais econômica em água na categoria. Seus benefícios se enquadram nas especificidade de quem busca uma máquina eficaz, que não danifique tecidos e traga uma maior higienização as roupas.  

    Prós:

     Melhor eficiência energética

     Possui função vanish 20% mais eficiente

     Com sistema ciclone

     Iluminação LED

    Contras:

     Volume de som e aviso dos botões sem configuração

    Funções Lava e centrífuga
    Capacidade 12kg
    Tensão 127V e 220V
    Velocidade 700 rotações por minuto
    Dimensões 73,2 x 65,59 x 112,3cm
    Peso 40kg
    Abertura Superior
    Selo A

    Máquina Essential Care LES09 - Electrolux

    Bom custo-benefício: desenvolvido com um filtro específico para remoção dos fiapos e pelos


    A lavadora de roupas LES09 8,5 Kg Electrolux possui dosador econômico que evita desperdício e super dosagem do sabão, oferecendo melhor eficiência na lavagem e economia no uso de sabão, perfeito para quem não está muito acostumado com as tarefas domésticas e quer usar o sabão em excesso. Ademais, tem bom custo-benefício. 

    Outra vantagem em seu design é o filtro Pega Fiapos que previne os fiapos indesejados principalmente nas roupas escuras e a opção Reuso de Água que possibilita reutilizar a água da máquina para lavar o quintal ou o carro. Essa lavadora conta também com funções de programação inteligente que oferece ciclos de lavagem pré-configurados para os principais tipos, atendendo as necessidades diárias, como o ciclo rápido de 19 minutos, pensado para roupas pouco sujas.

    Não vem com regulagem de temperatura e nem ciclo de secagem. Ela é ideal para quem quer otimizar tempo na hora de lavar suas roupas. Seu um design inteligente combate as  manchas causadas pelo acumulo de sabão em pó e manchas indesejadas, pois o sabão é misturado com a água e adicionado aos poucos pela lateral do cesto.

    Prós:

     Com diluição inteligente 

     Dispenser com dosador

     Com filtros pega fiapo

     Programação de ciclos

    Contras:

     Pouca capacidade para lavar edredons

    Funções Lava e centrífuga
    Capacidade 8kg
    Tensão 110V e 220V
    Velocidade 750 rotações por minuto
    Dimensões 104 x 54 x 61cm
    Peso 30kg
    Abertura Superior
    Selo A

    Lava e Seca Smart VC4-CV5011TS4A - LG

    Com comando de voz e equilíbrio entre custo e qualidade


    Ideal para quem busca a máquina de lavar com o melhor equilíbrio entre custo e qualidade, o modelo VC4-CV5011TS4A, da marca LG, está disponível com um valor compatível com as suas características de primeira linha, garantindo um ótimo investimento ao consumidor. 

    Assim, você pode contar com tecnologias de última geração para tornar o seu cotidiano mais prático, a começar pelo sensor inteligente AIDD, que é capaz de reconhecer o tipo de tecido e escolher o melhor ciclo de lavagem, evitando danificar até mesmo as roupas delicadas.

    Já a tecnologia Steam é responsável por realizar uma lavagem a vapor, o que elimina até 99,9% dos agentes alergênicos, contribuindo para o bem-estar da sua família. Você ainda pode contar com uma conexão Wi-Fi e o aplicativo LG ThinQ exclusivo da marca, que traz controle de voz e diversos outros recursos para você utilizar a máquina com praticidade.

    Para deixar ainda melhor, o modelo conta com um acabamento extremamente resistente e porta de vidro temperado, além de trazer um cesto de aço inox para maior durabilidade, tudo isso com um motor Direct Drive que possui 10 anos de garantia do fabricante. 

    Prós:

     Acabamento resistente 

     Com lavagem a vapor 

     Sensor inteligente 

     Compatível com LG ThinQ

    Contras:

     Não possui pés de apoio 

    Funções Modo silencioso, lavagem rápida, secagem e mais
    Capacidade 11kg
    Tensão 110 ou 220V
    Velocidade 1400 rotações por minuto
    Dimensões ‎66 x 66 x 89 cm
    Peso 77kg
    Abertura Frontal
    Selo A

    Lava e Seca Smart WD17BV2S6BA - LG

    Melhor opção: com diversas tecnologias e grande capacidade


    Se você procura a melhor máquina de lavar do mercado, o modelo WD17BV2S6BA da LG é uma excelente escolha, visto que ele traz diversas tecnologias para tornar o seu cotidiano mais prático e eficiente. Sendo assim, é possível contar com a inovação 6 Motion que traz lavagens personalizadas para cada tipo de roupa e sem danificar os tecidos

    Além disso, você conta com uma conexão Wi-Fi e aplicativo LG ThinQ, através do qual é possível utilizar o Google Assistente para controlar a máquina por comando de voz. Já a tecnologia Steam é responsável por eliminar até 99,9% das bactérias utilizando vapor. 

    Enquanto isso, o TurboWash promete fazer ciclos de lavagem até 30 minutos mais rápidos que os tradicionais, enquanto a tecnologia TrueBalance garante um desempenho silencioso e sem vibração inclusive nas cargas mais pesadas, para maior harmônia do ambiente. 

    Outro dos seus pontos positivos é uma excelente capacidade de 17 kg, além de oferecer uma grande variedade de ciclos e funções, seja com água fria ou quente. Também capaz de secar, o produto traz uma garantia de 10 anos e um acabamento de primeira linha. 

    Prós:

     Com garantia de 10 anos

     Desempenho silencioso 

     Lavagem mais rápida e eficaz

     Não danifica os tecidos 

     Compatível com comando de voz 

    Contras:

     Leve odor de plástico na secagem 

    Funções Modo silencioso, lavagem rápida, secagem e mais
    Capacidade 17kg
    Tensão 110 ou 220V
    Velocidade 1400 rotações por minuto
    Dimensões ‎79 x 80 x 108 cm
    Peso 95kg
    Abertura Frontal
    Selo A

    Outras informações sobre a máquina de lavar roupa

    Nos próximos tópicos falaremos sobre alguns assuntos importantes que você deve saber antes de adquirir uma máquina. Desde dicas de como comprar até medidas que evite manutenção e futuros gastos. Veja abaixo todas essas informações.

    Quais são as melhores marcas de máquina de lavar roupa?

    Máquina de lavar moderna no banheiro.

    As melhores marcas da atualidade é a Consul, Brastemp, Electrolux e LG, isto, porque todas elas possuem diversas versões de máquinas de lavar roupa para cada tipo de usuário, desde a top de linha até as opções voltadas ao custo-benefício. Se você está procurando comprar uma nova máquina e quer escolher uma das melhores marcas, opte por uma delas do nosso ranking!

    Máquina de lavar roupa gasta muita energia?

    máquina de lavar com cesto

    Não, as lavadoras de roupa não costumam gastar muita energia. Isto, porque não é um eletrodoméstico que as pessoas costumam usar todos os dias.

    Em média, uma máquina de lavar roupa gasta em torno de 0,35 a 0,70 kWh (a depender da potência do aparelho) por ciclo de lavagem de 1h. Por mês, a média de gasto de kWh com máquina de lavar costuma ser em torno de 105kWh, isso multiplicado pela tarifa da região (levaremos em conta a de São Paulo, de R$0,89 por kWh), uma pessoa tem o gasto mensal médio por volta de R$93,45. Lembrando que esse valor varia para cada máquina, se ela possui opção de aquecimento de água, valor da potência e quantidade de lavagens realizadas no mês.

    Como lavar roupa gastando menos água?

    água da máquina de lavar

    Não é nenhum segredo que as máquinas de lavar gastam um volume considerável de água por ciclo de funcionamento. E pensando na sua economia mensal na conta, além de conceitos de sustentabilidade, separamos algumas dicas a seguir de como gastar menos água para poder lavar as suas roupas com mais tranquilidade.

    A primeira observação é evitar usar a máquina para lavar uma ou duas peças. O ideal é sempre buscar juntar uma quantidade maior de vestimentas ter uma boa ocupação da máquina e lavar tudo de uma só vez. Procurar ajustar o nível de água da máquina de acordo com a quantidade de roupa a ser lavada também é uma ótima forma de gastar menos água, além de buscar reutilizar a água da máquina para lavar outras áreas ou quintal da casa.

    Como instalar a máquina de lavar roupa?

    Homem de roupa azul instalando uma máquina de lavar em casa.

    A instalação da máquina de lavar geralmente é feita pela loja onde você adquiriu o produto, algumas vezes isso pode ter um custo extra, mas geralmente esse tipo de serviço não é cobrado do consumidor. No entanto, se você fez a compra online, pode ser que esse serviço não venha incluso, ou simplismente a máquina foi entregue mas ainda não pode ser instalado na sua casa. Nesse caso, siga essas instruções simples:

    1. Veja onde está a rosca de válvula de entrada de água, ela costuma estar na parte superior de trás da máquina;

    2. Encaixe a mangueira de entrada de água que vem com a máquina nesta rosca, e a outra extremidade na torneira onde sairá a água para abastecer a máquina;

    3. Na parte inferior da máquina, localize a saída de água (por onde deve sair a água da lavagem);

    4. Encaixe a mangueira de dreno de água que virá junto com a máquina nesta saída de água, e direcione a outra extremidade da mangueira num tanque da lavanderia ou lugar onde não terá problemas escoar a água da lavagem;

    5. Por último, ligue a máquina de lavar roupa na tomada.

    Uma outra opção para quem não quer ter problemas com a instalação são as máquinas portáteis, elas são menores e tem menos capacidade, mas são super versáteis, ótimas para transportar em viagens.

    Como realizar a limpeza da máquina de lavar roupa?

    Indivíduo com luvas e produto de limpeza, higienizando o interior da máquina de lavar.

    É importante fazer a limpeza damáquina de lavar periodicamente, pois isso evita com que acumule sujeira nos cantos da máquina e evita com que as roupas saiam com marcas pretas ou brancas de acúmulo do sabão em pó da máquina.

    Para fazer a limpeza é bastante simples: mergulhe um pano de limpeza em uma solução de água e detergente líquido e limpe a parte interna do aparelho. Renove o brilho da superfície da máquina com um pano macio e seco. Depois, com a máquina vazia, coloque uma xícara de vinagre branco ou água sanitária e faça um ciclo de limpeza. Sempre prefira o sabão líquido ao invés do em pó, pois ele penetra melhor nos tecidos e não deixa resíduos visíveis nas roupas nem na máquina.

    Qual a diferença entre tanquinho e máquina de lavar roupa?

    tanque de lavar roupa

    Ambos são máquinas de lavar, mas a sua principal diferença é que o tanquinho não possui a função de centrifugação, fazendo com que roupas precisem ser torcidas à mão após a lavagem, o que faz dele uma máquina semiautomática, diferente das máquinas de lavar que já possibilitam que você tire a sua roupa direto do cesto de lavagem para o varal, trazendo mais praticidade no seu dia a dia.

    Além disso, a máquina de lavar possui maior preocupação na performance e no cuidado durante a agitação das roupas, garantindo diferentes níveis de água, velocidade de centrifugação e outros atributos ajustáveis que oferecem uma lavagem mais profunda e meticulosa. O tanquinho é em comparação mais barato no fim.

    Pode lavar edredom na máquina de lavar roupa?

    Lavanderia com máquina de lavar organizada e decorada com vasos de plantas.

    Existem edredons que podem ser lavados somente a seco, então é sempre bom verificar na etiqueta do produto se ele é indicado para fazer as lavagens na máquina. Caso ele seja, é importante você saber que ele pode ser higienizado na sua própria caso tenha uma máquina de lavar a partir de 15 kg.

    O passo a passo a seguir é bem simples, primeiramente você vai precisar acomodar o seu edredom na máquina de forma que distribua o seu peso por igual em todo o cesto e selecionar o ciclo de lavagem dedicado a modalidade para evitar que danifique as suas costuras. Recomendamos utilizar sabão líquido para lavá-lo, pois evita o aparecimento de manchas ou deixem resíduos no seu tecido. E por fim, após concluído a lavagem e a sua centrifugação, você pode estender o seu edredom e esperar que ele seque totalmente para guardá-lo ou colocar para usar de novo.

    O que fazer se minha máquina de lavar estiver vazando água?

    máquina de lavar sendo concertada

    Caso sua máquina de lavar esteja vazando água é bom que você encontre rapidamente a causa do problema. Retire-a da tomada, feche o registro de água, desconecte as mangueiras e deite a máquina no chão para ver se não há algo de errado com as peças.

    Um dos casos mais comuns é mangueiras soltas ou danificadas. Neste caso é só trocar de mangueiras ou colocá-las de forma correta. Outro possibilidade é que o filtro esteja entupido, por isso faça a limpeza dela regularmente.

    Outra problema pode ser a bomba de água. Tente verificar se ela consegue expulsar água normalmente nos ciclos de lavagens, caso contrário a solução é chamar um profissional técnico.

    Como desentupir a máquina de lavar roupas?

    máquina de lavar sendo vista por dentro

    As máquinas de lavar roupa podem parar de jogar água fora algumas vezes e isso pode fazer parecer que estão entupidas, então primeiro confira se alguma peça pequena de roupa está presa na bomba de drenagem ou há um acúmulo de sujeira ou sabão no local, obstruindo a passagem de água.

    Caso esse não seja o problema, é mais aconselhado chamar um técnico para examinar a máquina, pois o defeito pode estar em alguma peça ou no próprio eletrodoméstico.

    Conheça também outros aparelhos relacionados a máquina de lavar roupas

    Agora que você conhece os melhores modelos de máquina de lavar roupas, que tal conhecer também outros modelos de máquina para facilitar a sua tarefa de lavar roupa? Não deixe de conferir a seguir, informações de como escolher o melhor modelo do mercado com ranking de top 10!

    As 10 Máquinas de Lavar com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Lavamax, Suggar e muito mais!

    https://portalvidalivre.com/articles/2582

    A seguir, veja como escolher a máquina de lavar ideal para as suas necessidades e confira o ranking com as 10 máquinas de lavar com o melhor custo-benefício.

    As 10 melhores secadoras de roupas de 2024: da Brastemp, Electrolux e mais!

    https://portalvidalivre.com/articles/945

    Já sabe qual secadora de roupas é ideal para você? Veja neste artigo dicas para escolher, os melhores modelos do mercado e informações deste eletrodoméstico!

    As 10 melhores centrífugas de roupas de 2024: da Britânia, Colormaq e mais!

    https://portalvidalivre.com/articles/1172

    Já pensou em ter uma centrífuga de roupas? Venha conhecer os 10 melhores modelos, dicas essenciais para escolher a mais adequada para você e onde comprar!

    Compre a máquina de lavar roupa mais indicada para o seu uso!

    Conceito de máquina de lavar inteligente.

    As máquinas de lavar são aparelhos muito úteis quando se trata de praticidade e agilidade, lavar as roupas é um afazer da rotina muito necessário e essencial, então nada melhor do que buscar meios mais práticos de realizá-lo.

    Há diversas marcas e modelos diferentes de máquinas no mercado, e ainda se tem a opção da compra pela internet que na maioria das vezes é bem mais em conta, o que torna a decisão da máquina ideal muito mais difícil. Por isso antes de adquirir a sua máquina pesquise preços, veja reviews e feedbacks de outros compradores e dê mais uma checada em nosso artigo se precisar.

    Autor deste artigo

    Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto muito de ler e escrever, sou formada em Letras e apaixonada pela área. A leitura me proporciona bem estar e tranquilidade, é um dos meu hobbies favoritos.

    Palavras-chave relacionadas


    Lavadora e secadora

    Artigos relacionados


    As 10 Melhores Secadoras de Roupas de 2024: da Brastemp, Electrolux e mais!

    As 10 Melhores Secadoras de Roupas de 2024: da Brastemp, Electrolux e mais!

    Em busca de uma secadora de roupas para facilitar a sua vida? Aqui você encontra os melhores modelos no nosso ranking e ainda aprende como escolher a melhor.


    As 7 Melhores Lava e Seca LG de 2024: ThinQ, Smart e muito mais!

    As 7 Melhores Lava e Seca LG de 2024: ThinQ, Smart e muito mais!

    Precisa acelerar a secagem das suas roupas? Aprenda a como escolher a melhor máquina lava e seca, e confira quais são as 7 melhores lava e seca LG de 2024!


    As 10 Máquinas de Lavar com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Midea, Brastemp e muito mais!

    As 10 Máquinas de Lavar com o Melhor Custo-Benefício de 2024: Midea, Brastemp e muito mais!

    A seguir, veja como escolher a máquina de lavar ideal para as suas necessidades e confira o ranking com as 10 máquinas de lavar com o melhor custo-benefício.


    Máquina de Lavar da Panasonic é Boa? Conheça as 08 melhores máquinas de lavar da Panasonic de 2024!

    Máquina de Lavar da Panasonic é Boa? Conheça as 08 melhores máquinas de lavar da Panasonic de 2024!

    Quer saber se a máquina de lavar da Panasonic é boa? Neste artigo, veja dicas de como escolher a opção certa e os 8 melhores modelos de 2024!


    As 10 Melhores Máquinas de Lavar Brastemp de 2024: top load, front load e muito mais!

    As 10 Melhores Máquinas de Lavar Brastemp de 2024: top load, front load e muito mais!

    Em busca da melhor máquina de lavar Brastemp? Acompanhe as dicas a seguir e o ranking com os 10 melhores produtos da categoria para saber como escolher a ideal.


    Últimos posts


    O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

    O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

    Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


    As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

    As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

    Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


    Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

    Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

    Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


    Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

    Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

    Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


    Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

    Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

    Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


    Palavras do momento

    Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


    DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos