Aros de bicicleta: tamanho, tipos, como escolher e muito mais!

Aros de bicicleta: tamanho, tipos, como escolher e muito mais!

Os aros de bicicleta são peças fundamentais para o seu desempenho. Por isso, confira neste artigo a sua variedade e como escolher o melhor aro para a sua bike.


Conheça os diferentes aros de bicicleta

Bicicleta em uma parque

Os aros de bicicleta são detalhes importantes para quem busca um bom bike. Independente da finalidade da bicicleta, ter um bom aro em suas rodas faz toda a diferença. Porém, no momento de escolher quais os aros de bicicleta, entre os vários modelos para você pedalar bem, é de extrema importância ter conhecimento sobre o que cada um deles pode oferecer.

Seja para você encarar aquelas single tracks ou até mesmo para pedalar pela cidade tranquilo, acertar na hora de escolher o par de aros irá fazer uma enorme diferença para você conseguir encarar qualquer obstáculo na bicicleta. Portanto, confira neste artigo tudo sobre aros de bicicleta e acabe agora com as suas dúvidas sobre esse tema.

Como escolher o melhor aro de bicicleta

Uma mulher olhando através da roda de uma bicicleta

O aro da bicicleta costuma influenciar em diversos quesitos, desde perder ou ganhar velocidade, até mesmo evitar lesões e desconforto naquela região delicada. Diferentes dos quadros de bicicletas, que para serem decididos precisam ser avaliados a altura do ciclista, os aros precisam ser escolhidos de acordo com a sua utilização, entre outros fatores. Confira como escolher de fato o melhor aro para a sua bike!

Qual será o uso da bicicleta?

O uso da bicicleta é um dos principais fatores que precisam ser levados em conta. Afinal, será através do uso que saberemos se o aro vai resistir muito tempo e se ele melhora a performance do ciclista.

Afinal de contas, você pretende usar a bicicleta diariamente? É uma bicicleta de trabalho ou para lazer? Tudo isso, junto com o local que você pretende passar com ela deve ser levado em consideração antes de escolher o aro da bicicleta.

Por onde pretende passar?

Outro fator essencial é o local onde você vai passar com a sua bicicleta. É importante ter definido os locais onde você vai passar com a sua bike, pois isso vai evitar prejuízos. Portanto, se você pretende andar em trilhas de bicicleta, não compre um aro voltado para o uso em ambiente urbano, e vice-versa. É essencial ter bem definida a função da sua bicicleta e onde você pretende usá-la.

Por tabela de idade

Também existe a medição seguindo uma tabela de idade. Geralmente, essa tabela é mais específica para as crianças, que costumam variar bastante de tipo de aro a depender da idade. Já para os adultos, o aro recomendado é de 26 a diante. Porém, também pode existir uma certa variedade a depender da estatura e de alguns outros aspectos.

Calcular a dimensão do cavalo

É importante saber que a estatura da pessoa não é o único tipo de cálculo que precisa fazer no momento de escolher um aro ou uma bike completa. Afinal de contas, pessoas que possuem a mesma estatura conseguem demonstrar diferentes capacidades em função do seu corpo, por exemplo.

Para que você compre o melhor aro e tenha a bike perfeita para você, será preciso calcular também a dimensão de seu cavalo. O cavalo nada mais é que o nome que damos as partes da perna que você senta no assento da bicicleta. Tendo o resultado desses cálculos nas suas mãos, será possível realizar certas adequações mais particulares para cada tipo de bicicleta.

Tipos de aros de bicicleta

Outra característica importante dos aros das bikes são os seus variados tipos. Existe uma quantidade enorme de tipo de aro de bicicleta, e é necessário conhecer cada um para saber qual é o melhor para o seu tipo de bicicleta. Confira então os principais tipos de aros de bicicleta!

Aro de raio

Aros de raio coloridos de bicicleta

Também conhecido como aro de raio personalizado, é o aro mais comum que existe. Normalmente, usamos 32 ou 36 em uma roda de bike, mas nesse tipo de aro podemos personalizar com mais, fazendo uma furação e encaixe certo entre o aro e o cubo.

Aliás, com a ajuda da quantidade dos raios, as rodas da bicicleta acabam ficando mais firmes e, como consequência, consegue suportar bem melhor o impacto do solo e o peso de quem pedala. Como apontamos, esse é o tipo de aro que mais se faz presente na rotina dos ciclistas, principalmente daqueles que curtem tudo do seu jeito e gostam de se arriscar montando a própria bicicleta.

Aro de liga leve

Talvez um dos mais populares, pois todo mundo já ouviu falar tipo aro de liga leve. Isso porque esse modelo é bastante usado nos veículos motorizados, como os carros e as motos, porém não significa que os ciclistas também não podem aproveitar as vantagens desse tipo de aro, não é?

Esse tipo de aro são os mais difíceis de serem encontrados e segue o mesmo caminho do aro de raio, ou seja, a personalização. Mesmo assim, vamos falar um pouco sobre esse tipo tão raro. Como seu próprio nome já indica, esse aro é leve, muito leve. Ele é composto somente por alumínio e silício basicamente, e isso garante uma maior leveza nas rodas. Geralmente, os dois compostos juntos acabam proporcionando uma maior leveza e também resistência para as bicicletas.

Eles são feitos voltados para os solos com pavimentação, ou seja, são direcionados para pedaladas em rodovias. Aliás, esse é um excelente tipo de aro para quem geralmente tem mais pressa para chegar ao destino. Afinal de contas, ele proporciona um maior conforto para a pedalada e rende uma maior velocidade.

Aro clincher

Esse tipo de aro são os famosos pneus que possuem câmara de ar. A manutenção deles é bastante simples e mais econômica, uma vez que se tiver um furo, basta remendar ele ou até mesmo trocar a câmara, não sendo necessário a troca de sapatas do freio.

Graças a sua característica, esse tipo de aro suporta as pressões menores que os pneus tubulares, por exemplo, o que significa uma maior área em contato do chão com a banda de rodagem, mais esforço e atrito no pedal.

Aros tubeless

Diferente dos aros clincher, os aros do tipo tubeless não precisam de uma câmara de ar para funcionar. Nesse modelo, os pneus são presos no aro de forma direta, e é vedado para segurar o ar sem a precisão de um câmara para isso.

Ele é bastante usado pelos ciclistas que estão em busca de uma alta performance na pedalada e não querem perder muito tempo no pedal. Um desses motivos é o peso da bicicleta, pois quase meio quilo é poupado pela ausência da câmara de ar nos dois pneus.

Além disso, a libragem é bem menor, e isso também auxilia para manter a bicicleta mais leve e aumentar dessa maneira a performance. Essa libragem menor também acaba dando uma vantagem na tração nos terrenos de barro ou arenosos, já que ele aumenta mais o contato das rodas com o solo.

Outro importante fator que acaba levando os ciclistas a escolherem o aro tubeless é o tempo e a praticidade que acabam sendo bastante economizados. Mesmo que os pneus furem na pedalada, você não tem que parar para remendar ou trocar, já que um selante para o pneu evita que o ar escape e isso permite que você continue pedalando sem nenhum problema.

Aros para pneus tubulares

Nesse tipo de aro, a câmara de ar é embutida dentro do corpo dos pneus e são colados diretamente nas rodas. Por isso a sua manutenção acaba sendo mais trabalhosa e até mesmo demorada. Por exemplo, em uma pedalada nas ruas de sua cidade, se o seu pneu furar, o tempo de espera para secagem da cola e o manuseio com o sistema é bem maior do que somente trocar a câmara, além de precisar o pneu sobressalente.

A sua principal vantagem se encontra no fato desse aro garantir uma menor área de contato na banda de rodagem por suportar as maiores pressões. Isso tem como consequência uma maior velocidade e maior maciez, além do peso da roda e pneu ser menor quando comparado a outros modelos.

Por isso, esses tipos de pneus são mais indicados em provas, pois em qualquer um fazem a diferença. Apesar de serem raros em comparação ao clincher, os aros tubulares são regra em velódromos por questão de segurança. Quando furam, acabam levando minutos para murchar, e isso diminui os perigos do acidente.

Materiais de aros de bicicleta

Outro importante detalhe para um aro de bicicleta é o material que foi usado para confeccionar a peça. O material importante para saber a durabilidade e qualidade do aro, além de indicar muito onde ele deve ser usado. Confira alguns desses materiais de aros de bicicleta!

Aro de aço

Um homem verificando a pressão nas rodas de uma bicicleta

O aço, com certeza, é o material que mais dominou o mercado dos aros por várias décadas. Para falar a verdade, ainda são muito encontradas nas bicicletas de entrada. Eles são feitos com liga de aço carbono e alguns outros metais, ficando mais pesados que os materiais mais sofisticados. Por outro lado, sempre são os mais baratos, usados em boa parte das bicicletas de aro 26 para baixo custo. O seu uso é mais indicado para os passeios na cidade, mas não impede de enfrentar uma trilha em terra batida de leve.

Aro de alumínio

Um grande número de rodas de bicicleta com aros de alumínios pendurados no teto

O aro de alumínio vem com uma proposta diferente do aro de aço. A proposta dele é pegar mais forte na pedalada, e um pouco leve no seu material. Logo quando começou a ser usada nas bicicletas, o aro de alumínio era um item que custava bem caro. Mas, atualmente, é possível sim ter excelentes aros de bicicleta de alumínio com preços em conta, principalmente nas medidas 26”, 27.5”, 29” e 700c, sem pesar muito no bolso.

Esse tipo de aro ocupa boa parte das modalidades de ciclismo, por isso, é bastante recomendado para os passeios mais longos e algumas trilhas leves, moderadas ou pesadas. É um material bastante resistente à corrosão e possui um valor bem baixo nos seus modelos iniciais, sem perder o rendimento e a sua segurança.

Aro de fibra de carbono

Roda de bicicleta passando por uma trilha

O aro de fibra de carbono é para quem procura menos peso possível nas suas bicicletas. Ele é confeccionado com tramas de pequenas fibras de carbono que são misturadas à resina e algumas outras substâncias.

O carbono acaba figurando sempre nas peças das grandes linhas no mundo das bicicletas. Ele é muito procurado pelos ciclistas mais exigentes e aqueles mais profissionais, já que o peso influencia de forma direta na performance.

Esse aro pode ser utilizado nas trilhas de alto nível também mais moderadas. Além disso, competidores de mountain bike, provas em road bikes e treinos de ciclismo também são perfeitas para essa bicicleta.

Aro titânio

Uma bicicleta preta em um fundo branco

O aro de titânio é um aro bem difícil de ser encontrado, muito por conta do seu custo benefício. O material é difícil de ser achado por um preço barato, muito por conta da sua qualidade. É um material bastante resistente e que proporciona ao ciclista mais força e conforto, aumentando cada vez mais a performance do mesmo, que consegue pedalar mais rápido e sem fazer tanta força.

Tamanhos dos aros de bicicleta

Mais um detalhe essencial para a sua bicicleta são os tamanhos dos seus aros. Essa característica influencia diretamente no desempenho e em outras questões envolvendo a sua pedalada diária. Portanto, confira agora os principais tamanhos dos aros de bicicleta.

Aro 26

O aro 26 é, com certeza, o mais usado na maioria das bicicletas em todo o mundo. O aro 26 consegue oferecer bastante agilidade e um peso reduzido quando comparado a aros maiores. Além disso, o aro 26 pode ser usado pelo mais variado público, com diferentes estaturas e pesos. O seu preço é acessível e se encontra facilmente em qualquer loja de bicicleta.

O aro 26 é um dos mais resistentes por ter um diâmetro compacto e isso é o ''que deixa a bicicleta mais “na mão”, pois é utilizado nas bikes que possuem uma distância pequena entre os eixos. Você também não vai ter dificuldades em achar aros 26 no mercado e seus respectivos produtos, como raios, câmaras, pneus, suspensão e quadro.

Aro 27.5

Costumam dizer que o meio termo junta o melhor e pior dos dois lados, mas não parece o caso do aro 27.5. Esse tamanho vem ganhando cada vez mais destaque por chegar próximo do aro 29, mas possuindo ainda algumas semelhanças ao aro 26. Por ser maior que o aro 26, ele acaba ganhando um pouco mais de área de contato junto ao solo, e isso acaba lhe oferecendo bem mais estabilidade e tração.

Isso é perfeito para altas velocidades em terra e também em curvas. Ele também mantém com mais facilidade a velocidade em comparação ao aro 26. Isso acaba fazendo o pedal render mais mesmo com menos giro na pedivela. Toda a distância entre os eixos de um aro 27,5 é um pouco maior em comparação ao aro 26, e isso não impede ela de ser uma bicicleta ágil nas curvas fechadas e nas trilhas.

Aro 29

Desde sempre a aro 29 sempre foi a preferida e mais almejada entre os aros de bicicleta. Se você reparar nas bicicletas hoje em dia, mais reparar que existem diversas bicicletas com a roda bem grande, e esse tamanho influencia diretamente na pedalada sim.

Uma bicicleta que tem o aro 29 tende a possuir algumas arrancadas mais lentas, pela questão do diâmetro, mas logo que ela embala, vai precisar de muito freio para parar. Contendo uma maior área de contato com o chão, e assim gerando maior aderência, estabilidade, ângulo de ataque pequeno frente ao obstáculo, os aros 29 também passam tranquilos pelos buracos que seriam horríveis em uma bike de aro 26.

Aro 700C

Esse aro sempre roda na mesma de sempre, e são as bicicletas de estrada que utilizam a muitos anos o 700C. Esse aro na verdade é a mesma coisa que o aro 29”, mas ele possui uma largura interna bem mais estreita. O aro 700C traz bem menos peso e também uma certa fragilidade, até porque eles são feitos com a intenção de ter mais velocidade.

Eles são os mais indicados para as estradas, tendo como exceção os ciclocross, que vão a pedras e lama com o auxílio dos pneus largos e com os cravos. Servem também para agilidade, leveza e treinos em asfalto.

Escolha o melhor aro de bicicleta para você e divirta-se!

Um ciclista andando de bicicleta e o foco nas rodas e aro da bicicleta

Bom, agora que você já conhece os tamanhos e tipos de aro de bicicleta, basta apenas escolher a sua e se divertir. Lembre-se que independente da finalidade da bicicleta, ela significa liberdade e diversão à vontade. Portanto, escolha a sua e prepare-se para grandes aventuras!

Autor deste artigo

Um redator de 21 anos, 3 anos de experiência como copywriter e apaixonado por cultura, esportes e ciências.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo