Comida francesa: saiba pratos típicos, como são feitos e mais!

Comida francesa: saiba pratos típicos, como são feitos e mais!

A gastronomia francesa é considerada por muitos como uma das melhores do mundo. Neste artigo, conheça os principais pratos doces e salgados do país!


A culinária da França

Chef francesa

A gastronomia francesa é considerada por muitos uma das melhores do mundo e é consumida em diversos países, até já virou patrimônio cultural e imaterial da humanidade. A culinária francesa é responsável por uma importante fatia do prestígio internacional do país no restante do mundo, é berço da alta culinária e sinônimo de cozinha de excelência.

A gastronomia do país europeu vai muito além dos famosos pratos como, coq au vin ou escargot possuindo uma grande variedade de pratos que agradam os mais diversos paladares. Nesse artigo, vamos passear e conhecer um pouco dos sabores da cozinha francesa. Confira!

As comidas típicas da França

A cozinha francesa possui tantas riquezas, que poderíamos escrever um artigo apenas com curiosidades sobre ela, porém, vamos conhecer apenas algumas comidas francesas que compõem a deliciosa culinária desse país. Nesse artigo separamos alguns pratos que farão você amar a tradicional cozinha francesa. Veja!

Magret de canard

Prato Magret de canard

O Magret du canard é uma receita originária do sudoeste da França na cidade de Gers, é um dos clássicos da culinária francesa e é uma opção de prato principal para admiradores de carnes de sabor marcante e de gosto único e acentuado, uma vez que o cozimento é feito na grelha ou em frigideiras usando a própria gordura do magret.

O cozimento feito na grelha ou na panela é geralmente servido mal passado, como acompanhamento legumes como batatas são excelentes opções, além disso, o peito de pato macio e suculento harmoniza muito bem com uma boa taça de vinho.

Moules frites

Prato Moules frites

O Moules Frites é um prato de origem belga que faz parte da identidade nacional sendo muito popular no norte da França, em uma região que possui mais de 600 km de litoral. A Normandia apresenta uma grande variedade de receitas à base de peixes, crustáceos e frutos-do-mar, uma delas, a Moules Frites, é feita com mexilhões e batatas fritas.

Existem diversas formas de cozinhar os mexilhões, as mais famosas são “moules marinière” onde os mexilhões são cozidos no vinho, cebola, salsa e manteiga; “moules nature” os mexilhões são cozidos no vapor com manteiga, aipo e alho-poró) “moules parquées” receita belga onde os mexilhões são servidos crus com molho de mostarda, vinagre e cortados em água. Para acompanhar essa ótima receita, Pinot Blanc e cerveja lager são boas pedidas.

Boeuf bourguignon

Prato Boeuf bourguignon

Original da região da Borgonha, é um prato tradicionalmente consumido no domingo pelas famílias O boeuf de bourguignon é um clássico da cozinha francesa, a carne é a grande protagonista do prato. Tradicionalmente os ingredientes presentes nessa receita são: cebolas, cogumelos e bacon, porém as possibilidades de acompanhamento são inúmeras de modo que não existe uma regra especificando o que pode ou que não pode estar presente no prato

Para preparar essa receita é necessário que em uma panela a carne seja cozida, ela deve ser cortada em cubos com 3 a 4cm junto com o molho bourguignon, que é feito com vinho tinto, cebola, bacon e alho. Depois deixe cozinhando por um bom tempo, em fogo baixo, para garantir que a carne absorva o vinho e com isso fique macia a ponto de dissolver na boca. O boeuf de bourguignon é um ótimo prato para um dia frio.

Raclette

Prato Raclette

A raclette é um prato típico da Suíça, a receita desse prato atrai os amantes de queijo e é muito semelhante ao preparo do fondue. O modo tradicional de preparo consta em raspar pedaços do queijo raclette sobre batatas assadas ou cozidas.

Essa é uma receita que conta com muito queijo derretido e se adapta aos mais variados tipos de ingredientes como, cogumelos, pedaços de filé mignon e diferentes tipos de pães, colocando um sabor único a qualquer refeição.

Pot au feu

Prato Pot au feu

O Pot-au-feu é um típico prato da culinária francesa, é um tradicional guisado feito à base de carne de vaca ou de cordeiro e de legumes como cenoura, batatas, alho-poró, nabos, aipo e cebola.

O modo de preparo consiste em cozinhar todas as carnes e legumes juntos lentamente, em seguida o “pot au feu” pode ser servido de duas maneiras: como sopa ou como prato principal.

Soufflé au fromage

Prato Soufflé au fromage

O Soufflé au fromage é um prato delicadíssimo de muito sabor que tem como o protagonista dessa receita o queijo, um dos alimentos mais queridos em todo o mundo. Existem várias versões para essa receita que leva os mais variados tipos de queijo como, gorgonzola, parmesão gruyère, queijo brie, mussarela e cottage.

Porém o suflê possui três regras, que independente da versão precisam ser respeitadas, a primeira é bater as claras dos ovos em ponto de neve; a segunda é misturar com muita delicadeza as claras batidas para não destruir a textura e por fim resistir a tentação de ficar abrindo o forno toda a hora para evitar que o suflê não cresça. No fim você irá saborear uma receita delicadíssima e de sabor inconfundível.

Tartiflette

Prato Tartiflette

O Tartiflette é uma comida caseira ideal para dias de clima frio, esse prato se originou na região dos alpes franceses. Os ingredientes para o preparo desse prato são batatas, cebolas,  pimenta, bacon, um pouco de vinho branco e o grande protagonista da receita: o queijo reblochon, um queijo típico da região da Sabóia. Ele cobre o prato que vai ao forno para gratinar e traz uma consistência cremosa para a comida.

O Tartiflette é bastante gorduroso e pesado, sendo uma opção ideal para degustar em dias de baixas temperaturas, quando nosso corpo pede por uma refeição mais substanciosa.

Ratatouille

Prato Ratatouille

O Ratatouille é uma clássica receita francesa, famosa em todo o mundo depois da animação da Pixar que leva o mesmo nome do prato. Essa receita leva diferentes ingredientes e pode ser servida quente, fria e até como um ensopado, que se assemelha a um guisado composto por legumes como, berinjela, abobrinha, tomate, cenoura, pimentão, cebola.

Geralmente é servido como acompanhamento de carne ou peixe, mas também pode ser servido como prato principal, acompanhado de arroz, batata ou pão. O ratatouille é um prato simples de se fazer e que não requer muitas habilidades na cozinha.

Confit de canard

Prato Confit de canard

O Confit de canard é uma das mais tradicionais receitas da cozinha francesa e um prato típico do sudoeste da França, é feita usando a coxa do pato que é uma carne de gosto único. O preparo desta receita consiste em cozinhar lentamente a carne temperada na sua própria gordura, o resultado desse processo faz com que a carne fique extremamente macia, úmida e com um sabor único.

Para acompanhar essa receita, batatas sautées ou legumes grelhados são ótimas opções.

Soupe à l’oignon

Prato Soupe à l’oignon

Nos dias frios de inverno, não há nada melhor do que a sopa de cebola francesa para aquecer os corações. Essa receita é um clássico da culinária francesa e que pode ser feita tranquilamente em casa.

Para preparar a soupe à l’oignon é preciso ter em mãos cebola, manteiga, vinho, queijo gruyère, caldo caseiro e torradinhas para acompanhar a sopa. O preparo consiste em dourar as cebolas picadas na manteiga depois disso deve ser fervida por 30 minutos, após esse período basta servir e se deliciar com essa iguaria.

Coq au vin

Prato Coq au vin

O coq au vin  (frango ao vinho) é uma receita típica da culinária francesa. A protagonista deste prato é a carne do galo ou frango refogada em vinho tinto ou branco por um longo período para garantir que a carne fique extremamente macia.

Os acompanhamentos tradicionais desta receita são as cebolas, bacon, cogumelos parisienses e cenouras. Existem diversas versões desse prato, mas independente da versão o coq au vin possui um sabor marcante e sofisticado.

Cassoulet

Prato Cassoulet

O Cassoulet é uma comida típica francesa. Existem diversas formas de se preparar o cassoulet, mas a mais famosa delas é feita basicamente com feijão-branco seco cozido por um longo tempo, para quando servido estar derretendo na boca, acompanhado por uma carne que pode ser salsichas, linguiça, bacon e até mesmo carne de cordeiro.

Além disso, como acompanhamento na receita você pode encontrar versões que tenham tomate, cenoura e aipo. Dentre as versões mais famosas estão o “cassoulet de Castelnaudary” feito com carne de ganso, o “cassoulet de Carcassonne” feito com perdiz-vermelha, O cassoulet de Toulouse contém carne de pato, linguiça, cenoura e cebola sendo coberto com farinha de rosca antes de ir ao forno. Independentemente da escolha, você irá saborear um prato delicioso.

Flamiche

Prato Flamiche

Se um dia a quiche e a pizza se unissem poderíamos dizer que o descendente dessa união seria o flamiche, que é um tipo de torta de massa folhada fina, mas que também pode ser feita usando massa de pão. Além disso, a receita conta com cobertura de alho-poró e creme.

Essa receita faz parte da cozinha tradicional belga e do norte da França, é uma receita leve e perfeita para piqueniques e almoços em família.

Croque monsieur

Prato Croque monsieur

O Croque monsieur é um tipo de sanduíche feito com pão de forma, presunto e queijo, que pode ser do tipo emmental, comté, etc. A crocância e o molho bechamel faz do croque monsieur um clássico da culinária francesa.

O interior do sanduíche é extremamente cremoso, enquanto a parte exterior possui uma casquinha muito crocante. Ele pode ser feito grelhado na frigideira, no forno ou até mesmo nas famosas sanduicheiras. É uma opção de lanche rápida muito popular nos restaurantes franceses.

Salade Niçoise

Prato Salade Niçoise

A salade de niçoise é uma típica salada originária da cidade de Nice, o prato pode ser servido como uma salada composta, sendo ela o prato principal ou uma entrada. Existem muitas variações e adaptações para essa receita. o modo de preparo tradicional inclui tomates, ovos cozidos, azeitonas Niçoise e anchovas ou atum.

Além disso, é comum ser temperada com azeite ou em algumas outras versões se utiliza o vinagrete, mas independente do formato da receita a salada niçoise são populares em todo o mundo.

La bouillabaisse marseillaise

Prato Buillabaisse marseillaise

A bouillabaisse marseillaise é uma típica receita da culinária francesa, especialmente da região de Marselha. Trata-se de uma sopa ou guisado de peixe acompanhada de batatas, ervas aromáticas e pão torrado com alho. É importante frisar que a bouillabaisse é feita com peixe fresco, cozido em um caldo à base de água ou vinho branco e temperado com alho azeite e açafrão.

Tradicionalmente o prato é servido em duas etapas: a sopa, junto com o pão torrado, depois disso é servido o peixe e as batatas, entretanto dependendo do gosto da pessoa o prato ao invés de ser servido em duas etapas pode ser servido em um prato fundo.

Croissant

Croissants

O croissant provavelmente é a receita francesa mais conhecida em todo o mundo, sendo provavelmente a receita mais popular da cozinha francesa. O croissant é feito em formato de meia lua, a massa é um dos segredos dessa receita composta por diversas camadas finas o que garante maciez e sabor para o pão, que pode ter recheio doce ou salgado.

Ainda sim, existem pessoas que gostam tanto da massa que consomem a receita apenas com um pouco de manteiga, sendo o croissant um tipo de prato que permite explorar a criatividade na hora de rechear, por isso pode ser uma opção que se adapta aos diversos momentos do dia.

Sobremesas típicas da culinária francesa

Não é segredo nenhum que quando se pensa em doces logo vem à mente os franceses, que são quase imbatíveis nessa arte. Com uma tradição secular na confeitaria, a França é referência mundial quando o assunto é doce. Veremos a seguir algumas doces típicos da cozinha francesa. Confira!

Chocolate soufflé

Prato Chocolate soufflé

Essa sobremesa agrada os mais diversos tipos de paladar, é uma receita muito tradicional não só na França mas em todo o mundo. O termo “Soufflé” pode ser traduzido para o português como “sopro”, em referência à sua leveza.

A base desta receita é feita com claras de ovos, açúcar e manteiga, o que dá a leveza para o chocolate soufflé, que é servido quente e possui uma massa cremosa e aerada com um sabor de chocolate único. Além disso, para acompanhar essa sobremesa, calda quente de chocolate é uma ótima pedida.

Tarte Tatin

Prato Tarte Tatin

A Tarte Tatin é uma torta de maçã e caramelo com uma peculiaridade especial de ser feita ao contrário das tortas convencionais, o recheio é colocado debaixo da massa, de modo que a Tarte Tatin combina a acidez das maçãs com a doçura do caramelo e a crocância da massa fininha, propiciando uma combinação única de dar água na boca.

É uma das sobremesas queridinhas da culinária francesa e para acompanhar esse prato o sorvete é uma boa opção.

Paris-Brest

Doce Paris-Brest

Famoso doce típico da culinária francesa, a sobremesa foi criada em 1909 para homenagear uma competição de ciclismo de mesmo nome. Mas nem só nome ficam as homenagens, tanto é que o prato foi imaginado a partir do formato de uma roda de bicicleta, em que o aro seria o disco “massa choux” (a massa das bombas) e o pneu pelo creme de mousseline, um tipo de creme de confeiteiro leve e amanteigado enriquecido por praline.

O Paris-Brest é uma delícia que conquista os paladares de amantes da gastronomia de todo o mundo, tanto pela beleza do prato quanto pelo seu gosto único.

Crèpe

Doce Crèpe

O crepe é uma panqueca feita com uma massa super fina à base de leite, farinha e ovos, que geralmente possui a forma redonda. Além disso, o clássico da culinária francesa é servido com algum recheio ou geleia que pode ser doce ou salgada, o que aumenta as possibilidades de combinações possíveis.

Uma das mais populares versões do crepe é o “crepe suzette” que é feito com bastante manteiga, açúcar flambado com licor e raspas de laranja. Sendo essa sobremesa uma das comidas mais populares da França, com vários restaurantes especializados em crepes ao redor do mundo.

Mont Blanc

Prato Mont Blanc

O Mont Blanc é uma sobremesa clássica da cozinha francesa. O doce é feito com castanhas portuguesas misturadas ao leite, açúcar, chocolate e rum. É servido com chantilly e pode ser decorado com pedaços de marron glacê ou chocolate.

Existem várias versões para essa receita, porém a apresentação tradicional é caracterizada pela forma de uma montanha branca, semelhante aos Alpes franceses, a fronteira natural entre França e Itália, é dessa característica que vem o nome dessa típica receita francesa.

Crème brûlée

Doce Crème brûlée

O Créme Brulée é uma sobremesa feita com creme de leite, ovos, baunilha e açúcar queimado usando um maçarico ou similar para formar uma crosta sobre o doce. Geralmente o prato é servido gelado. Existem variações desta receita, em que o creme brulée pode ser feito usando bebidas à base de soja ou leite de coco.

Independente da versão da receita, a típica sobremesa francesa possui um sabor único e marcante, pois o leve toque de baunilha com uma crosta de açúcar por cima consegue conquistar os mais variados paladares.

Kouglof

Doce Kouglof

O Kouglof é um tipo de bolo que cresce com base em um fermento biológico dissolvido no leite. A aparência característica do prato é devido ao seu molde, que lhe confere uma forma alta e vazada. No meio da sobremesa pode ser tanto salgado como doce, na versão salgada o bolo é preparado usando bacon e nozes, sendo degustado como um aperitivo.

Na versão doce a receita é preparada usando passas embebidas no rum ou kirsch (um tipo de aguardente) e amêndoas, baunilha, raspas de limão e uvas passas. Geralmente essa forma da receita é degustada no café da manhã, porém não se resume a um bolo do dia a dia, uma vez que é uma especialidade presente em celebrações como o Natal e festas de casamento.

Ispahan

Doce Ispahan

O Ispahan é um tipo de doce muito parecido com os famosos Macarrons, porém essa sobremesa tem suas próprias características. A sobremesa é feita com um creme com pétalas de rosas com lichia e framboesa, cuja combinação desses ingredientes criam um contraste devido à acidez dos ingredientes que dão um gosto único para esse doce.

Além disso, O Ispahan é conhecido como o doce dos apaixonados e é muito apreciado em casamentos e também em jantares românticos.

Canelés

Doce Canelés

O Cannelés de Bordeaux é um doce original da cidade de Bordeaux, mas que é muito popular em toda a França. O cannelé é um bolinho que em sua receita leva baunilha e rum, o que confere um sabor único a essa típica sobremesa francesa.

Segundo especialistas um bom canelé deve ser crocante e macio por dentro, além disso deve ter cerca de cinco centímetros de altura e cinco centímetros de diâmetro sendo um bolinho delicioso com leve crocância, é muito úmido e agrada a maioria.

Flottante

Doce Flottante

A Flottante que também pode receber o nome de “îles flottantes” é uma sobremesa clássica da culinária francesa que tem como uma de suas características mais marcantes ser uma sobremesa leve. No Brasil esse prato é conhecido como “Ovos de Neve” ou “Ovos Nevados”.

As protagonistas desta receita são as claras, que podem ser batidas à mão ou na batedeira, depois disso elas são cozidas no leite rapidamente, algo em torno de 2 minutos, logo após essa etapa é preparado o creme que é geralmente acompanhado com caramelo. Em algumas versões desse prato ainda é acrescentado raspas de laranja ou de limão. Normalmente a Flottante é servida gelada.

Éclair au chocolat

Doce Éclair au chocolat

O Éclair au chocolat é um tradicional doce da cozinha francesa feito com massa choux e com recheio cremoso e cobertura de chocolate. É um dos doces que mais se destaca nas padarias ao redor do mundo. No Brasil o Éclair au chocolat é muito popular, porém com o nome de "bomba de chocolate", é uma receita deliciosa e fácil de preparar.

Os ingredientes necessários são: manteiga, chocolate, chantilly, água, farinha, leite, ovos, sal e açúcar. Além do tradicional recheio é possível encontrar versões dessa receita com, creme chantilly, creme de castanhas, com café, à base de frutas cortadas em cubos pequenos, ou também pode ser feito com um creme aromatizado de pistache ou de baunilha. Independente da versão da receita, o Éclair au chocolat é uma ótima sobremesa que possui um sabor único.

Bugnes Lyonnaises

Bugnes Lyonnaises

O Bugnes Lyonnaises é uma receita tradicional da região de Lyon, passada de geração em geração. Apesar de ser um prato típico da região existem outras versões do Bugnes, como os “Stéphanoises bugnes”, que são mais avermelhados e mais macios. Eles são feitos de uma massa mais espessa.

Os ingredientes para preparar o Bugnes Lyonnaises são: farinha, fermento, manteiga, açúcar, rum e ovos. O preparo consiste em misturar o fermento e a farinha e após esse processo é acrescentado o açúcar, ovos, manteiga e o rum, é necessário deixar o prato repousar por 3 horas em temperatura ambiente para garantir a qualidade da massa.

O próximo passo é fritar a massa a uma temperatura de 170°C, é recomendável usar óleo neutro como o de girassol e para garantir o aspecto característico do Bugnes Lyonnaises o ideal é que a massa frite por cerca de 1 minuto de cada lado, com isso ele terá o tradicional aspecto amarelo, liso e crocante. Depois disso é só se deliciar com essa iguaria da cidade de Lyon.

Petit fours

Doces Petit fours

O Petit fours é uma sobremesa típica da culinária francesa, são deliciosos biscoitos amanteigados de massa e fina de tamanho pequeno. pode ser doce ou salgado. Além de permitir uma série de combinações possíveis como, chocolate, pistache, framboesa, avelã, limão, café, cupuaçu, maracujá, entre outras combinações possíveis, já que o petits fours se adaptou a culinária local de vários países, sendo feito com ingredientes locais.

Além disso, existem três tipos de petit fours: “o secs” feito com massa seca semelhante ao famoso Suspiro, “o glacés” que recebem acabamento com açúcar confeiteiros e “o salés” que é feito com recheio salgado, como carne, queijo e embutidos como salsicha. O Petit fours é um prato ideal para todos os tipos de ocasiões, seja em uma festa, um evento ou uma pequena reunião para receber os amigos em uma tarde.

Macarons

Macarons

O Macaron é um tipo de biscoito pequeno, redondo, macio com um formato arredondado. É feito assado e tem um gosto único, capaz de conquistar os mais variados paladares. É um doce muito popular na culinária francesa, mas sua popularidade se estende por todo o mundo. É muito comum em festas, casamentos e eventos em geral.

Existem diversas versões de macarons, em algumas receitas podem incluir recheios de creme ou chocolate, mas todos têm em comum o preparo da massa que é como uma massa de merengue (massa de suspiro), amêndoas trituradas, açúcar de confeiteiro, açúcar comum e claras de ovos, com a quantidade de amêndoas igual à quantidade de açúcar de confeiteiro, essa medida na França recebe o nome de "tant pour tant".

Madeleine

Doce Madeleine

O Madeleine é um clássico da cozinha francesa, são um tipo de bolo pequeno de um tamanho semelhante a um biscoito, sendo muito comum que as pessoas comam mais de um! Nos mercados da França existem diversas opções de madeleines desde os industrializados até a versão caseira do doce.

Geralmente, eles são assadas em um tipo de forma parecido com uma concha alongada. Os madeleines são leves, fofinhos e possuem uma crosta fina dourada. Os ingredientes presentes nessa receita são: manteiga, farinha, leite, fermento em pó, ovos, açúcar, raspas de limão ou baunilha para dar um aroma especial ao doce.

Clafoutis

Doce Clafoutis

Clafoutis é uma clássica sobremesa francesa, é uma torta que é tradicionalmente composta de cerejas do tipo (Cereja de Montmorency), a receita surgiu na região de Limousin, na França. Os principais ingredientes são, além das cerejas, açúcar, farinha, leite e ovos. Algumas variações incluem manteiga ou creme na composição da receita.

Geralmente, o clafoutis é polvilhado com açúcar de confeiteiro e servido com chantilly. Podendo ser servido tanto quente como frio, a depender do gosto da pessoa. Existem algumas variações da receita que também possui origem na região de Limousin, em que não são usadas cerejas, mas sim outras frutas como, maçã, pera, damasco ou ameixa que recebe o nome de “flaugnarde” ou “flognarde”

Profiterole

Doce Profiterole

Profiterole é uma iguaria da cozinha francesa que dá vontade de comer com os olhos. Este doce é feito a partir de uma massa conhecida em francês como choux, é a mesma utilizada no preparo da éclair au chocolat, que no Brasil é popularmente conhecida como bomba de chocolate.

O recheio dessa sobremesa permite explorar a nossa criatividade, uma vez que creme, chocolate, sorvetes e caldas ou qualquer outro ingrediente da sua preferência são acompanhamentos possíveis para essa receita, fazendo com que essa sobremesa se adapte aos mais variados gostos.

Mendiants

Doce Mendiants

Mendiants são doces típicos da culinária francesa. A receita tradicional é composta por um disco de chocolate, muito parecido com uma moeda acompanhada de frutas como, avelãs, figos, amêndoas e passas.

Conforme a tradição, cada um dos ingredientes representa um representante das ordens monásticas, uma vez que a cor de cada uma das frutas lembra as vestes dos religiosos: as nozes (agostinhos); as amêndoas (carmelitas); os figos secos (franciscanos); e as passas de uva (dominicanos). A sobremesa é preparada com chocolate ao leite ou amargo.

Apesar de ser uma receita tradicional, existem variações do doce, em que é acrescentado outras frutas como, pistaches e nozes. Independente da versão, os Mendiants são uma ótima sobremesa durante todo o ano.

Prove uma destas maravilhosas comidas típicas da França!

Restaurante franceses

Vimos nesse artigo um pequeno recorte de pratos típicos da culinária francesa, que é extremamente rica e capaz de aguçar a nossa fome. Aposto que nesse artigo você conseguiu se apaixonar um pouco mais pela cozinha francesa.

Agora basta você colocar o avental ou visitar os muitos restaurantes de comida francesa na sua cidade e se deliciar diante dessa riqueza de sabores, seja com pratos doces ou salgados, a gastronomia francesa consegue agradar a todos. Caso você tenha gostado do nosso especial da culinária francesa, não deixe de mostrar aos seus amigos nas redes sociais como também contar nos comentários qual a sua receita favorita!

Autor deste artigo

Estudante de Letras, gosto de escrever e pesquisar sobre os mais variados tipos de assuntos.

Últimos posts


Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Review do iPad Mini 6: ficha técnica, comparações do iPad 9, Air 4 e muito mais!

Interessado em comprar o iPad Mini 6? Confira neste artigo a ficha técnica do aparelho, avaliações, design, indicações de uso e comparação com outros iPads!


Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Review do Moto Tab G70: ficha técnica, vantagens e mais!

Interessado em conhecer o Moto Tab G70? Confira neste artigo as especificações técnicas do aparelho, suas vantagens, desvantagens e para quem é mais indicado!


Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Os 8 Melhores Notebook Acer de 2024: Aspire, Spin e mais!

Em busca do notebook ideal da marca Acer? Neste artigo, apresentamos os 8 melhores notebooks Acer para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

Os 10 Melhores Grills de 2024: da Britânia, Arno e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

As 10 Melhores Geladeiras Pequenas de 2024: da Samsung, LG e muito mais!

Está precisando adquirir uma geladeira que caiba numa cozinha pequena e no seu bolso? Veja neste artigo, os melhores modelo desse item imprescindível!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Pneus e rodas