Peixe espada: dicas de como pescar, curiosidades e muito mais!

Peixe espada: dicas de como pescar, curiosidades e muito mais!

Procura dicas para reconhecer o peixe espada, estratégias de pesca e curiosidades desse predador poderoso? Confira aqui!


Você conhece o peixe espada?

Peixe espada

Ele parece voar ao abocanhar presa, é forte, rápido e, às vezes, surpreendentemente enorme. Essas características do peixe espada podem parecer assustadoras, mas esses detalhes apenas tornam a pesca dessa espécie mais emocionante. Porém, por esses fatores, é importante ter o equipamento adequado, habilidades e técnica para fisgar esse peixe.

Ele também possui um ótimo valor comercial, graças aos nutrientes que fornece para uma alimentação saudável e também pelas deliciosas combinações que faz com outros alimentos. Embora seja facilmente encontrado em todo o litoral brasileiro, não é qualquer um que consegue capturar um peixe espada. Apesar disso, com as dicas que serão passadas a seguir tornaremos esse desafio mais fácil para você. Confira!

Informações sobre o peixe espada

Cabeça e cauda de um peixe espada

Algumas vezes, o peixe espada é incorretamente confundido com o espadarte, mas é simples reconhecer o espada pelo seu formato. Na maioria das vezes ele possui tamanho médio, entretanto, isso só engana pescadores desavisados sobre a potência que tem para atacar as iscas. Para saber mais, confira algumas informações sobre esse grande predador:

Origem do seu nome

Semelhante a uma espada, o corpo desse peixe tem formato longo; a parte mais próxima à cabeça é grossa e vai afinando até a cauda. Ele ainda fica com uma cor prateada sob a luz do sol e, por essas características, o peixe espada é chamado assim. Outros nomes populares são guaravira, peixe-fita, catana e embira. Cientificamente é conhecido como Trichiurus lepturus.

Características do peixe

Não possui escamas, mas tem uma grande barbatana dorsal ao longo do corpo e duas pequenas na região do peito. Na claridade, aparecem reflexos num tom azul claro e prateado. O maxilar inferior do peixe espada é maior e os dentes são afiados, longos e pontiagudos, ligeiramente curvados para dentro. Embora o comprimento médio seja de 80cm, pode chegar a medir 4 metros e pesar 4 quilos.

Algumas vezes é confundido com o peixe espadarte (Xiphias gladius) devido ao maxilar superior deste também lembrar uma espada achatada. Assim, enquanto o nome peixe espada diz respeito ao corpo dele, o nome espadarte já faz referência ao "bico" do Xiphias gladius.

Hábitos do peixe espada

Costuma caçar à noite e durante o dia fica nas profundidades entre 100 a 400 metros no fundo mar. À tarde, o peixe espada vai à superfície e este é o melhor momento para pescá-lo. Ele faz parte das espécies que gostam das águas salgadas do Oceano Atlântico, por isso, em qualquer região costeira do Brasil é possível pescar alguns espécimes, principalmente porque eles se movem em cardumes.

Iscas para peixe espada

Iscas brancas em grande quantidade atraem facilmente o peixe espada. As melhores são as manjubas (petingas) inteiras, com escamas e tudo. Mas há outras que funcionam bem como bifes de tainha, sardinha, etc. Na falta desses tipos de iscas, camarões e caranguejos não serão desperdiçados se o peixe espada estiver por perto. Ao pescar, coloque as iscas em "tirinhas" penduradas no gancho.

Dicas de pesca de peixe espada

Pessoa segurando vara com molinete

Esse peixe é habilidoso em perseguir presas, agarrar iscas e frustrar pescadores despreparados. Por outro lado, os esportistas da pesca preparados sabem onde, quando, com que equipamento e cuidados para vencer esse desafio. A seguir, confira as melhores dicas!

Qual a melhor época para pescar peixe espada?

Embora em qualquer período do ano se encontre o peixe espada, ele aparece mais entre os meses de dezembro e abril. Não gosta de águas frias, por isso, surge mais quando as águas do litoral brasileiro estão quentes.

Em relação ao estado do mar e ao clima, os melhores dias serão aqueles em que se verifique uma mudança brusca do tempo. Dias nublados e também seguidos de fortes chuvas costumam ser produtivos. Em termos de horas, ao nascer e ao pôr do sol são as melhores, devido a diferentes elementos que agitam o mar e atraem um grande número de peixes iscas.

Saiba quais equipamentos usar para pescar peixe espada

O peixe espada é um predador poderoso e requer equipamento médio pesado na pesca como:

- Linhas de 10 a 20 libras: é conveniente usar um cabo de aço. Se você pescar um peixe fita com fio de náilon, ele consegue cortar a linha com os dentes e se libertar.

- Anzol Maruseigo de 4/0 a 6/0 ou Garateia de 1/0 a 2/0: como o peixe espada tem boca larga e dentes afiados, recomenda-se o uso de anzóis bem maiores que os usados para os peixes comuns.

- Boias: ele é muito mais ativo à noite do que de dia, além de ser atraído por qualquer brilho. Então, é aconselhável tentar pescar esse peixe após o pôr-do-sol. Coloque luz química na boia ou compre flutuador luminoso para não perder o "espetáculo". Também é aconselhável usar uma boia ponderada, do tipo cenoura, que permita lançar a isca um pouco mais longe.

- Carretilha ou molinete para 100 metros de linha com 0,40mm de diâmetro: embora o espada se aproxime da costa para encurralar manjubas, é difícil apanhá-lo quando está muito perto. Ele ataca a isca com mais frequência quando está em águas mais afastadas da beira do mar. Portanto, o carretel ideal é o que permite fazer longos lançamentos e ter maior contato com a isca e, consequentemente, com o peixe.

Método infalível para pescar o peixe espada

Pesca ao spinning é a técnica que mais funciona para pescar o espada. A uma determinada distância, jogue a isca e mova de forma semelhante a como faria um peixinho ou outra criatura do mar. Puxe a isca com pequenos toques na vara. Tente simular um peixe nadando em ziguezague. A recuperação deve ser feita de forma lenta e progressiva, para que o peixe espada tenha tempo de observar a isca e tentar pegá-la.

Outra maneira de pescar esse predador é ao corrico. Neste caso, o pescador joga a linha de pesca na água e move o barco, arrastando uma isca artificial e bem chamativa na parte de trás do veículo. Embora menos usada, essa técnica também tem êxito.

Isca natural ou artificial?

Podem ser naturais ou artificiais como as conhecidas rapalas (imitações de peixes). É conveniente que a isca seja leve para fazer lançamentos longos, Além de permitir atingir as melhores áreas como entre rochas, por exemplo. Se optar por isca artificial, use plugs de meia água e metal jigs prateadas que parecem sardinhas.

Faça um chicote caseiro para pescá-lo

Um chicote caseiro e simples para pegar o peixe espada pode ser feito com uma linha na vertical com vários ganchos pendurados nas laterais e que, inclusive, podem ser de diferentes tamanhos. Esse chicote consiste em uma ótima estratégia. Afinal, quanto mais iscas tiverem, maior será o apetite do peixe espada.

Para montar o chicote caseiro, você vai precisar de 30 cm de cabo de aço de 50 libras ou mais, 3 anzóis Maruseigo 22, Girador 3/0 e 1 luva. Para a montagem, pendure os anzóis ao cabo de aço com nós reforçados e, ao terminar, prenda o girador na ponta com a luva para dar acabamento.

Vara de pesca ou rede?

É melhor uma vara de pesca que permita jogar a isca um pouco longe. Também é recomendado usar uma vara feita de fibra de carbono, de comprimento não muito longo, mas de grande resistência, tendo em conta o tamanho da presa a ser capturada. Além disso, deve ser leve e não pode atrapalhar os movimentos do braço ao puxar o peixe espada quando morder a isca.

Onde pescar o peixe espada

Nas baías, canais, praias e próximo de ilhas, se você ver cardumes de manjubas e sardinhas agitados, o peixe espada deve estar por perto. Os melhores locais para pescá-lo são em foz de rios, lagoas, fossos e cursos de água doce, bem como nos quebra-mares e praias, e sem esquecer o exterior e interior do grande comércio e marinas.

Cuidados durante a pesca

Ao recolher a isca você verá a voracidade com que o peixe espada a devora, por isso, cuidado com o dedo! É aconselhável usar alicate boca grip e luvas de pesca que também protegem dos espinhos das barbatanas. Segure com força parte depois da cabeça ao retirar o anzol da boca dele. Além disso, mantenha o seu corpo afastado, pois ele consegue atacar com a cauda.

Curiosidades sobre o peixe espada

Peixe espada enrolado

Esse peixe um predador que intimida, sua carne é um alimento nutritivo e saboroso e a pesca é uma enorme diversão. Veja esses e outros detalhes sobre o peixe espada nesta seção:

O peixe tem grandes valores comerciais e esportivos

O peixe espada aparece com frequência em vários mercados, graças ao seu preço em conta, sabor delicioso e valor nutricional. Ele também é amplamente comercializado no Brasil, portanto tem relevância comercial e alimentar no país.

Já quando pensamos na pesca esportiva, pela agressividade, resistência e força desse animal, pescar o peixe espada é um enorme desafio nessa atividade. Assim, capturá-lo exige equipamentos robustos, além de habilidades e conhecimentos valorizados entre os pescadores.

Peixe espada é um predador voraz

Ele persegue as presas com teimosia e grande potência, sendo capaz de saltar fora da água e atacar cardumes engolindo tudo que encontra pela frente - em dias extremos, até a própria espécie vira comida. O peixe espada não larga a isca com facilidade, mas é um desafio segurá-lo: ele usa a cauda como âncora, destrói equipamento inadequado e, por vezes, consegue se livrar da captura.

Peixe espada na alimentação

Filé de peixe espada sobre madeira com temperos ao redor

Como já dissemos, o peixe espada é um peixe interessante de ser consumido e pode ser um alimento importante numa dieta saudável, pois fornece proteínas de qualidade e outros nutrientes essenciais. Frito, grelhado ou assado, combina com diferentes tipos de alimentos, como você verá na sequência:

Valor nutricional do peixe espada

Um filete de peixe espada de 100 gramas tem 188 calorias, 15 gramas de gordura e 13,5 de proteína. Esses valores influenciam no ganho de peso, porém fornecem mais energia a quem consome. Além disso, esse peixe é rico em ômega-3, selênio e vitamina D, elementos que melhoram o coração e a imunidade, evitam envelhecimento precoce, diminuem o risco de câncer e outras doenças, etc.

Melhores combinações de alimentos

A carne do peixe espada é branca e tem um sabor suave. O preparo pode ser feito de várias maneiras e combinado, principalmente, com:

- Arroz: esse alimento tem a vantagem de ir bem com esse peixe acompanhado também de outras iguarias.

- Vegetais: se você quiser simplicidade, o espinafre cozido na manteiga é uma boa opção. O feijão-fradinho, a couve de Bruxelas ou a couve-flor com molho bechamel são ótimos complementos se você fritar o peixe espada com alho. Ainda é possível assar junto com legumes como cenoura, nabo ou aipo. Já a abobrinha e pimentão fornecem uma bela mistura quando você grelha esse peixe.

- Batata: combina sempre, independente do modo que você decidir cozinhar seu pescado. Uma receita diferente e simples consiste em montar um purê e incluir pedaços do peixe espada.

- Molhos: dão um sabor diferente ao seu prato. Entre os mais conhecidos para acompanhar esse pescado está o molho de manteiga.

Participe do desafio de pescar um peixe espada!

Vários peixes espadas recém pescados em balde com água e gelo

A pesca desse peixe pode ser desafiadora, mas o resultado é sempre muito bom, seja pela conquista em pescá-lo, seja pelo seu sabor ao ser preparado. No final da tarde, na costa mais próxima, você deve encontrá-lo, então não deixe de ir atrás dele!

E lembre-se, ele gosta de iscas brancas, embora considere tudo que se mexe, de tamanho menor, como alimento. Além disso, é importante levar equipamentos que resistam a possíveis ataques, pois esse peixe não é nada fraco! Mantenha a paciência até o peixe espada morder a isca, mas seja firme e esperto quando for retirá-lo do anzol.

Agora você já sabe onde encontrar, como reconhecer, atrair e fisgar o seu peixe espada. Já comece a reservar um tempo agora mesmo e aproveite a diversão de pescá-lo!

Autor deste artigo

É bom viver... Eu me interesso por tudo que faça a vida ser melhor.
A principal delas é a escrita que oferece muita alegria com poucos recursos.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

O Moto G52 é bom? Confira se é tudo o que espera!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G52? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos