Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Plantas com significado espiritual: veja quais são e sua simbologia!

Veja aqui as opções de plantas para purificar o ar, recarregar energias e evitar o mau-olhado! Conheça ainda, dicas de cuidados com as plantas espirituais.


Conheça as melhores plantas com significados espirituais para ter em casa!

suculenta vermelha espiritual

Você sabia que existem plantas que além de lindas podem ser utilizadas para proporcionar o bem-estar mental e físico e ainda impedir maus-olhados, além de dar aquela energizada por onde estiverem? Saiba que ao colocar algumas dessas formosuras naturais em sua casa você vai sentir perfumes incríveis e emitir boas vibrações. Isso porque algumas plantas têm habilidades para atrair energias positivas e nos causar sensação de bem-estar.

Além disso, as plantas são fontes de Prana, energia vital que transpassa o Universo, englobando a nós, humanos, é claro! Em sânscrito, Prana significa "energia absoluta", sendo o princípio de energia ou força, o princípio ativo da vida ou força vital.

Nesse sentido, selecionamos nesse artigo uma lista das plantas que ajudam a melhorar nosso astral, afastar a inveja, o mau-olhado e as energias pesadas dos ambientes. Confira!

Principais plantas usadas na proteção espiritual

Todas as plantas conseguem transmutar energias, porém algumas ficaram mais famosas especificamente por isso, como a arruda, a guiné, a espada de São Jorge, a sálvia e a pimenteira.

Entretanto, antes de adquirir a muda de uma delas, verifique se ela terá as condições necessárias para sua sobrevivência, pois, se em geral cultivar plantas demanda atenção e cuidados, quando se trata de plantas espirituais é fundamental que cuidemos delas de forma adequada pois só assim elas irão vibrar positivamente.

Confira mais informações sobre elas abaixo:

Arruda

Arruda

Essa planta é famosa por proporcionar proteção contra o mau-olhado. A crença vem da religião de matriz africana umbanda, que usa a Arruda em rituais de defumação e banhos de descarrego para afastar energias ruins.

Um dos cuidados fundamentais para que sua planta tenha uma boa saúde é deixá-la com exposição de sol constante, seja contínua ou durante algumas horas do dia, pois a arruda não se adapta bem a ambientes escuros. Entretanto, é bom lembrar que também se acredita que ela morre quando cultivada em locais carregados e com más energias.

Guiné

Guiné

A Guiné tem função purificadora é pode ser considerada uma "arma" poderosa contra tudo que há de ruim, ela tem o poder de criar um "campo de força" nos ambientes protegendo-os assim das más energias.

É uma planta rústica, resistente e não requer muitos cuidados, o segredo é mantê-la sempre úmida. Outra dica também é deixá-la próxima às portas de entrada, porque assim ela poderá filtrar as energias negativas.

Espada de São Jorge

Várias mudas de espada de São Jorge

Africana de origem, a Espada de São Jorge também é conhecida como planta de proteção contra o mau-olhado. Ela é ótima para ambientes internos, sendo que no inverno necessita de rega uma vez a cada dez dias, e, no verão, regá-la uma vez por semana já é o suficiente.

Devido a suas folhas pontudas, a planta é associada ao poder de cortar as energias negativas, a inveja, olho-gordo e mau-olhado. Ela ainda atrai coragem e prosperidade, e ajuda a purificar o ar, pois, de acordo com pesquisas cientificas ela "filtra" poluentes e absorve elementos tóxicos do ambiente.

Sálvia

Vários pezinhos de sálvia

A Sálvia é uma planta conhecida por remover energias associadas ao estresse, depressão e outras forças negativas. Além disso, ela ainda tem propriedades antibacteriana, antifúngica, antisséptica, antiespasmódica, adstringente, é carminativa e diurética, e tem efeitos estrogênicos.

Além de ter um cheio maravilhoso é a Sálvia é uma planta fácil de se cultivar em casa, pois ela se dá bem em climas com temperatura amena e precisa de luz solar direta apenas por algumas horas do dia. E você ainda pode utilizá-la na cozinha!

Pimenteira

Pimenteira

A Pimenteira é famosa por ter poderes de absorver energias negativas e pensamentos ruins, repelir os maus fluidos e proteger a casa de pessoas invejosas. Possui cores exuberantes de verde, amarelo, laranja, vermelho e tem aromas fortes. Para mantê-la saudável em casa a planta requer alguns cuidados, como por exemplo regas constantes e luminosidade adequada.

Plantas que atraem boa energia espiritual:

Enquanto algumas pessoas passam a se exercitar melhor para se manterem saudáveis e em harmonia com o corpo e mente, outras encontram por meio do cultivo de plantas uma forma de reencontrar o equilíbrio físico e mental.

Além da beleza, cuidar de plantas também pode ser uma terapia, pois suas plantinhas podem impedir o surgimento de inúmeras doenças da mente. Atualmente problemas relacionados a depressão e ansiedade estão cada vez mais comuns e o contato com a natureza nos promove uma sensação de paz e bem-estar, resultando, nesse sentido, na melhora do seu estado emocional.

Algumas plantas além de manterem essa conexão atraem boa energia espiritual, como Bambu da Sorte, Girassol, Cacto, Samambaia e Lírio da Paz. Quer saber mais sobre elas? Veja a seguir!

Bambu da sorte

Três bambus da sorte

O Bambu da Sorte atrai boa sorte, boas energias, afasta a inveja, mau-olhado e as energias ruins. A planta também proporciona sensação de bem-estar e tranquilidade. Um símbolo da sorte no Feng Shui, é conhecida por aumentar a flexibilidade mental, crescimento espiritual, a boa saúde, felicidade e riqueza. É uma planta de baixa manutenção e pode ser mantida em qualquer canto da sala, pois requer iluminação suave ou muito baixa.

Girassol

Vaso com várias flores de girassol

O simbolismo do girassol e o seu significado espiritual variam entre ser um símbolo do sol ao amor - representa o sol devido às suas pétalas amarelas e forma redonda, que se assemelha ao sol em alguns aspectos, além de, é claro, ser guiada por ele.

A planta pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo, é resistente, mas alguns cuidados mínimos precisam ser tomados para que ela cresça sem problemas, sendo alguns deles iluminação, irrigação, poda, temperatura e fertilização.

Cacto

Vaso com cacto ao sol

Famosos como os guardiões da casa, os cactos simbolizam proteção e segurança. A planta tem esse significado porque purifica os ambientes já que armazena água em seu caule. Os cactos também atuam como barreiras para os raios gama emitidos por computadores e aparelhos de televisão, absorvendo desse modo essas energias.

Para que seu cacto tenha uma boa saúde é necessário regá-lo com uma cera frequência, sim! Mesmo os cactos sendo plantas que sobrevivem bem em lugares secos e com muito sol, eles necessitam de rega.

Samambaia

Vaso com samambaia

A Samambaia é uma planta que estimula a área da prosperidade e, devido a sua característica de crescer para baixo, deve ser usada com sabedoria. Essa planta, além de absorver energias negativas, também limpa e purifica ambientes, mas atenção: ela deve ser colocada do lado de fora da casa para ter a negatividade neutralizada, em ambientes fechados o efeito pode ser contrário.

No que diz respeito aos cuidados necessários, as Samambaias gostam de solo úmido e sol fraco. Quando regá-las, escorra a água que ficar no prato.

Lírio-da-paz

Lírio da paz

O Lírio da paz é uma planta que atrai paz e pureza para a casa e também tem o poder de eliminar pensamentos negativos, más energias e ondas eletromagnéticas que vêm de aparelhos eletroeletrônicos e celulares. Para mantê-lo saudável, procure manter à terra sempre úmida, mas saiba que Lírios não são plantas exigentes quanto à irrigação: ela pode ser feita em média de 2 a 3 vezes por semana.

Plantas não recomendadas para trazer boa energia:

Muito se sabe que as plantas são elementos fundamentais na hora de energizar um ambiente, e cada espécie tem um poder único para atender às necessidades humanas. Por isso, é necessário estudar o significado das plantas e a energia que elas transmitem antes de usá-las, afinal, elas podem não transmitir boas vibração para no ambiente, pois nem toda planta desempenha bem esse papel.

Algumas espécies, ao contrário de realizar um papel positivo, podem prejudicar a energia da sua casa. Dentre elas podemos apontar, por exemplo, o Cravo do Mato, a Jiboia, a Hortência e o Agave. Veja mais sobre eles:

Cravo-do-mato

Três mudinhas de cravo-do-mato em latas pintadas de branco com bolinhas coloridas

O Cravo do Mato, também conhecido como Bromélia, é uma planta muito energética e, apesar de não ser precisamente fonte de negatividade, pode trazer agitação e inquietação excessiva. Se ainda assim optar por colocá-la em um ambiente interno, opte por pequenas quantidades e, de preferência, com outra planta que traga equilíbrio.

Para garantir que suas bromélias cresçam saudáveis é necessário ter alguns cuidados como observar a temperatura e a umidade do ar e evitar os pesticidas e fungicidas.

Jiboia

Close up em folhas de jiboia

A jiboia por si só não é prejudicial, entretanto, ela deve ser cultivada de forma correta, em vasos ou na terra. Essa planta é uma espécie de trepadeira e cresce muito facilmente e, se cultivada em água ou em vasos suspensos, ficando pendurada, consegue roubar a determinação das pessoas e trazer problemas financeiros para quem convive no ambiente.

A Jiboia é uma planta tóxica, então se deve ter cuidado se na sua casa tem gatos, cachorros ou crianças pequenas.

Hortência

Hortências com flores lilás e amarelo

Embora sejam flores lindas, infelizmente, de acordo com Feng Shui, as Hortênsias representam solidão e introspeção, por isso, devem ser evitadas na decoração da casa, principalmente se você estiver à procura de um bom relacionamento entre as pessoas que vivem nela.

Apesar da planta não atrair energias negativas, ela pode fazer mal à saúde, pois suas flores e folhas apresentam hidrangina, substância que se ingerida pode provocar vômitos, cólicas, diarreias e até convulsões.

Agave

Grande agave

As Agaves são plantas com características pontiagudas ou com espinhos que dissipam a energia através de suas pontas e atraem energias de indiferença e discórdia. Planta suculenta e de origem mexicana, a Agave é capaz de drenar a energia do ambiente e sua presença em casa pode gerar mal-estar entre todos os que habitam o lar.

Entretanto, é uma excelente opção para colocar no jardim, terraço ou varanda, pois, desse modo, absorvem a energia negativa e assumem o papel de proteger a casa.

Dicas de cuidado com sua planta espiritual

Mulher segurando plantinha com terra nas mãos e olhando para ela

Enfrentar com sabedoria as questões energéticas de um ambiente pode ser uma saída para que a sua vida se torne mais harmoniosa. Já vimos aqui que as plantas podem auxiliar muito nesse quesito, porém elas requerem atenção.

Confira a seguir algumas dicas e cuidados que você deve ter com sua planta espiritual:

Ouça sua intuição

Pode até soar estranho, mas na verdade são as plantas que nos escolhem! Nesse sentido, quando for numa floricultura, feira ou loja especializada, use a sua intuição. Isso mesmo! Pense naquilo que deseja profundamente e certamente o seu olhar será atraido por determinada planta.

Além disso, mantenha sua percepção aguçada para perceber energias de outras pessoas ao entrar em algum ambiente, afinal, quem nunca ouviu aquele ditado "Olho seca-pimenteira"? Segundo a sabedoria popular, seca-pimenteira tem origem no candomblé e se refere ao olho grande de pessoas invejosas. Por isso atente-se! Ouça a sua intuição sempre!

Não esqueça da rega e do sol

Não existe uma regra definitiva de como cuidar das plantas, por isso, ao escolher a espécie que deseja é importante saber quais as regras de luminosidade e de rega.

Cada espécie tem suas necessidades específicas de incidência de sol, rega, adubação, entre outras coisas, mas existem regras gerais básicas que podem ser seguidas para garantir a saúde delas. Por isso, ao adquirir sua planta não esqueça as suas necessidades e regras. Planta não é um objeto, é um ser vivo., precisa ser cuidada!

Recarregue as energias da planta

Você gostaria de ter plantas em casa, mas não sabe como equilibrar a sua energia? Aqui uma dica: as plantas podem ser temperamentais, mas com cuidado e paciência você pode proporcionar a elas bem-estar a saúde.

No geral, para que uma planta tenha energia positiva suficiente você precisa ajudá-las a se recarregar e uma forma de fazer isso é mudando-as de lugar conforme a luminosidade, temperatura e umidade. Já quando falamos sobre os cuidados das plantas espirituais, também se faz necessário trocá-las de lugar periodicamente para que assim a energia não fique parada em apenas um local.

Cuide e proteja seu ambiente com as plantas espirituais!

Pessoa meditando de costas num ambiente cheio de plantas

Agora que já sabemos que as plantas melhoram a nossa qualidade de vida, além de ajudarem a manter a umidade do ar e aumentar as energias positivas, nos dias em que estiver triste ou se o estresse bater, tenha certeza que a presença das plantas vai te ajudar a relaxar!

As plantas são seres fundamentais para a preservação da vida na Terra, e, como todo ser vivo, emanam energia para o espaço onde estão. As plantas espirituais conseguem intervir nas vibrações do local, atuando como verdadeiros filtros energéticos.

Aqui você pôde conferir algumas espécies de plantas, seus benefícios, significados espirituais e muitas dicas! E agora que você já sabe disso tudo, não espere mais para adquiri a sua!

Autor deste artigo

Nômade digital.
Produz textos para blogs e outras ferramentas de marketing e conteúdo.
Tem interesse em viagens, turismo, plantas, jardinagem e mídias sociais.

Artigos relacionados


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!


Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Tumbérgia: como cuidar, os tipos como arbustiva, azul e muito mais!

Você sabia que a tumbérgia tem formato de trombeta? Descubra neste artigo demais curiosidades, espécies e como cultivá-la!


Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Filodendro: os tipos, características e mais desta planta!

Sabia que o Filodendro é uma planta venenosa? Veja neste artigo, oito espécies, dicas de cuidados e curiosidades, desta planta que possui folhagens exuberantes!


Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Quaresmeira: dicas de como cuidar, como ter em vaso e muito mais!

Você sabia que a flor da quaresmeira é símbolo do amor incondicional? Conheça neste artigo, dicas de cuidados e características dessa espécie nativa do Brasil!


Tipos de jasmim: descubra espécies da cor branca e muito mais!

Tipos de jasmim: descubra espécies da cor branca e muito mais!

Você sabia que o jasmim branco possui diversos tipos? Descubra neste artigo os principais tipos, curiosidades e dicas de cuidado dessa linda planta!


Últimos posts


Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

Melhor grill de 2021: qual é, os tipos, como escolher, utilizar e mais!

O grill facilita a rotina e nos deixa mais saudáveis - veja aqui os melhores modelos, características, informações, como escolher o ideal para você e como usar!


Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Melhores sanduicheiras de 2021: como escolher, modelos grills e mais!

Está procurando uma sanduicheira? Neste artigo, confira informações sobre elas, como escolher a melhor e quais são os melhores modelos de 2021!


Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Melhores binóculos de 2021: como escolher, melhores marcas e mais!

Veja aqui os melhores binóculos de 2021, como escolher o mais adequado para você, principais marcas, vantagens e desvantagens e mais curiosidades.


Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Economizar água: por que economizar, dicas de como e muito mais!

Neste artigo, apresentamos uma lista de atitudes sustentáveis que você pode tomar dentro de casa para economizar água. Confira as dicas!


Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Como plantar maracujá: em vaso, usando as sementes, mudas e mais!

Você sabia que é possível plantar maracujá em vaso e dispor dessa fruta deliciosa em casa, e ainda fazer sucos, doces e muito mais? Saiba mais abaixo!