Mochilão pela Europa: saiba quanto custa, dicas de roteiro e mais!

Mochilão pela Europa: saiba quanto custa, dicas de roteiro e mais!

Neste artigo, apresentamos como planejar um mochilão pela Europa. Veja recomendação de roteiros, lugares para visitar e dicas importantes de viagem.


Já pensou em fazer um mochilão pela Europa?

Mulher com mochilão observando a paisagem

Quem nunca pensou ou se imaginou realizando o tão sonhado mochilão pela Europa? Esse sonho é comum aos amantes de viagem. Se você realmente está ponderando realizar esse desejo, é importante seguir algumas dicas e pontos cruciais para garantir o sucesso da sua aventura.

Definir rotas; planejar; pesquisar o custo; ficar atento às vacinas e documentações exigidas; entre muitos outros pontos, são fatores decisivos para prestar atenção antes de encarar. Além de que você não quer que nada dê errado, priorizando o sucesso da sua experiência.

Se você não quer perder nenhum detalhe importante da sua programação e anseia garantir o êxito do seu passeio, é importante que confira esse artigo até o final. Vamos te esclarecer tudo sobre como fazer um mochilão pela Europa.

Como planejar o seu mochilão pela Europa?

Homem vendo a paisagem com mochilão

Para planejar um mochilão muitos fatores devem ser analisados, como por exemplo: quais cidades você vai passar, onde pretende se hospedar, qual a melhor época do ano, entre outros. Confira algumas dicas para realizar um mochilão inesquecível:

Descubra a melhor época para o seu mochilão

Se você quer que sua aventura seja mais agradável em termos de facilidade, escolha as estações mais quentes, pertencentes ao verão. Essa estação, na Europa, é muito mais aproveitável por conta dos dias serem mais longos, anoitecendo por volta das 22h.

Fugir do frio não é só uma questão de preferência, mas sim de saber ponderar que, no inverno, as temperaturas na Europa chegam a atingirem graus negativos, impedindo de realizar muitos passeios, por conta das travas nas ruas e rodovias que ficam lotadas de neve.

Além disso, é importante tomar cuidado com as roupas que você levará caso queira encarar o inverno durante sua viagem, pois para quem não está acostumado, casacos considerados quentes no inverno brasileiro podem nem fazer cócegas no frio Europeu.

Quanto custa fazer um mochilão pela Europa?

Valores são pontos delicados de se discutir, porque o que pode ser caro para uns, é barato para outros. Também há as variações das escolhas de hotéis, assim como alimentação, transportes locais, etc.
Mas considerando o básico, tendo uma reserva entre R$ 5,000 à R$ 8,000, você garante a sua viagem de mochilão pela Europa.

Sempre pesquise bastante antes de fechar com a primeira hospedagem ou transporte, porque há muitas agências que se aproveitam dos turistas para arrancar dinheiro a mais sem necessidade. Pondere todas as situações.

Por fim, não é nada bom que durante a sua viagem você acabe ficando sem dinheiro por falta de organização, não é? Portanto, invista em cartões de crédito, para garantir seu passeio sem situações desagradáveis.

Verifique a previsão do tempo

No período de tempo que você planeja estar viajando, é crucial você contar com a colaboração do tempo, nada impede que você se surpreenda negativamente com um tempo chuvoso ou com uma ventania em demasia.

Quando dizemos para que você planeje tudo, estamos considerando esses pontos que podem detonar ou arrasar a sua viagem. Portanto, pesquise com antecedência a previsão para os dias, principalmente aqueles os quais você planeja ficar em um lugar aberto ou que necessite de uma condição específica do tempo.

Claro que é importante realçar que você, nem sempre, conseguirá controlar todas as situações, mas tudo aquilo que está nas suas mãos é importante que você não hesite em tentar organizar com sabedoria.

Vacinas obrigatórias na localidade da viagem

Alguns países da Europa exigem que turistas e estrangeiros tomem alguma vacinas específicas antes de adentrarem no país. Ficar de olho nessas vacinas é essencial para que você não sofra com barragens nos aeroportos do local.

Uma das vacinas obrigatórias é a da febre amarela, pois é uma doença que tem alta taxa de infecção aqui no Brasil. Após a tomada da imunização, você deve emitir o certificado de Profilaxia (Certificado Internacional de Vacina) para mostrar quando pedido, normalmente no momento da imigração.

Também é importante realçar que, para quem pretende viajar para o sul ou norte da Europa, é pedido que se tome as vacinas de hepatite A e B; tétano e difteria. Elas não são obrigatórias, mas altamente recomendadas pelos governos locais.

Além disso, por estarmos atravessando uma pandemia, com certeza eles também estão exigindo o comprovante de que você esteja 100% imunizado contra a Covid-19. Portanto, não deixe de tomar essas vacinas.

Planeje onde vai dormir e comer

Esse tópico parece óbvio, mas até isso é importante enfatizar. Aliás, se não cumprido ele pode detonar a sua viagem e te causar uma dor de cabeça muito grande. É interessante que você pesquise bem as regiões, e opte por hotéis ou locais próximos às suas atividades já agendadas.

O local também precisa ter a opção de ser fácil acesso para restaurantes ou até mesmo, no próprio local, garantir a alimentação com planos de pensão completa ou meia. Tudo isso deve ser ponderado, além de entender bem os preços mais em conta para você.

Escolha países/cidades próximos

É notável que você faça questão de escolher países que estejam na mesma região, pela simplicidade da locomoção, assim como o aproveitamento das cidades que você quer conhecer. Não se decepcione ao perceber que muitas das vezes, você será obrigada a abrir mão de alguns lugares por ficarem em regiões opostas geograficamente, isso é normal, e é o que faz com que muitas pessoas retornem para fazer o 2°mochilão.

Além de se tornar mais confortável no quesito da mobilidade, você escolher lugares próximos te dá mais liberdade para curtir por um tempo maior as regiões as quais escolheu, evitando de deixar de aproveitar todas as oportunidades que cada cidade pode te proporcionar, pela pressa em ir para outra região oposta ou muito distante.

Fique atento à documentação necessária

Antes de se aventurar a enfrentar uma imigração, é necessário estar ciente das documentações exigidas, pois esse é um dos pontos principais na hora de se organizar uma viagem ao exterior.

Em relação aos documentos necessários, é importante realçar que há alguns países que possuem uma aliança com o Brasil (Tratado de Shengen) e por conta disso, não exigem o visto europeu. Alguns desses países são: Alemanha; Dinamarca; França; Grécia; Portugal; etc.

Não se esqueça também de acessar o site da Polícia Federal e solicitar a retirada do seu passaporte.

Saiba os vistos necessários

Se o país a qual você escolheu para fazer seu mochilão (ou alguns dos países elegidos) não fazem parte do Tratado de Shengen, o qual falamos anteriormente, é imprescindível que você garanta o visto de turismo. Mas, não se preocupe, pois ele só é exigido quando a sua viagem ultrapassa 90 dias.

Ao chegar na imigração, você será inspecionado e certamente pedirão um comprovante de renda suficiente durante a sua viagem, assim como sua passagem de retorno já comprada. Além disso, você terá que demonstrar onde ficará hospedada com o registro da quantidade de dias, tudo impressos em um comprovante.

Dicas para fazer o mochilão pela Europa

Menina andando com mochila pela montanha

Garanta sua viagem com as dicas de planejamento; pesquisa; transporte público local; saber o que levar ou não; aluguéis de carros e muito mais. Todas essas dicas certamente alimentarão a sua fome de informação para a busca da viagem tranquila.

Para conferir mais sobre essas dicas, continue lendo a próxima seção.

Decida o motivo da viagem: romântica, baladeira ou cultural?

A primeira coisa que você deve refletir é sobre o estilo da sua viagem. Você deve considerar aquilo que é o seu objetivo na hora do passeio, assim como, pensar nas pessoas que irão com você.

Se a viagem for por motivos de comemoração, é certeza que você preferirá passar pelas cidades mais baladeiras, que festejam muito e te darão o que está procurando. Agora, se a motivação dessa viagem for um passeio romântico e aconchegante, não limite seus planejamentos em cidades muito agitadas. Invista na escolha de lugares mais paradisíacos, calmos, e claro, românticos.

Mas, se você for um ativista da cultura e quer desbravar as cidades em busca de muito agrego cultural e social, opte pelas cidades mais intensas em memorias históricas, onde os museus possuem presença forte. Ter essa escolha em mente, não é um simples acaso, mas sim completamente necessário. Você precisa traçar a rota certeira que corrobore com a sua intenção.

Compre passagens e ingressos com antecedência

Decidido o estilo da sua viagem e a rota do seu mochilão, o próximo passo é garantir os ingressos dos eventos que você quer participar, assim também como comprar as passagens já definidas. A antecedência te ajudará a evitar constrangimentos e imprevistos indesejados, que você pode ocasionalmente vir a passar, arruinando a sua alegria.

Hoje em dia, pela internet, nós facilmente conseguimos essa proeza em garantir a compra à distância, sem precisar se preocupar com muita coisa. Abuse dessas dicas para se informar sobre datas, horários e melhores preços e certamente sua viagem será um sucesso.

Pesquise passagens em diversos sites

A vastidão de opções dispostas na internet te ajuda a pesquisar os melhores preços e opções. Tome cuidado em visar somente o mais barato, pois as vezes, o barato sai caro e custa muito perceber que a empresa a qual você confiou não garantiu o que você queria da forma esperava.

Por isso, pesquise bastante antes, e veja indicações dos melhores lugares em sites de recomendações ou aqueles que analisam a empresa no ranking das melhores qualificadas. Isso te trará uma luz para não comprar e nem garantir àquilo que mais para frente te fará se arrepender.

Use a função "múltiplos destinos" para compras as passagens

Uma dica importante antes de comprar suas passagens, é que ao invés de garantir várias delas, você use a função de “múltiplos destinos”. Lá, você consegue selecionar onde você quer ir, e a companhia aérea te indica os voos mais próximos daqueles locais, para que você possa ter a facilidade de ter vários destinos impressos em uma passagem só.

Veja possibilidade de fazer um pacote de viagem

Fechar um pacote de viagem não só te trará conforto em realizar seu mochilão com quase tudo garantido, como te trará mais tranquilidade em ter o apoio de uma agência, caso seja necessário cobrir algum problema que possa vir a acontecer.

Pesquise bastante antes, e veja quais são as melhores opções de acordo com o seu objetivo, disponibilidade e rota. Tudo isso corroborados com o melhor preço te trarão muita paz na hora da escolha de uma viagem tranquila e segura.

Quer gastar menos? Hospede-se em um hostel!

Bem sabemos que a pesquisa por hospedagens pode ser uma facada no coração, pelo impacto dos preços altos dos hotéis. Mas, você pode economizar se optar por hostel. Eles são mais baratos, porém não contam com a exclusividade de um quarto de hotel. São compartilhados com outras pessoas tanto o quarto, quanto o banheiro.

Todavia, é uma boa escolha para quem não se importa com luxos durante a viagem, e só procura um lugar mais tranquilo para dormir e descansar. Lembre-se: é necessário que você faça uma análise sobre suas prioridades e optar por aquilo que é mais importante para você.

Utilize o transporte público local

É muito viável que ao escolher passear pelas cidades europeias, você opte por utilizar o transporte público local, que além de te fazer passar pela experiência diferente, ainda te possibilita conforto e mobilidade, tendo em vista que os metrôs da Europa, em sua grande maioria, são interligados e acessíveis para se transitar por todo o país.

Além disso, o poder aquisitivo lá é maior, considerando que o valor do transporte público não é um absurdo, é uma boa opção para quem necessita ou apenas quer acessibilidade.

Faça amizade com os locais

Para se propor a uma atividade tão fascinante como o mochilão, além do preparo monetário, é necessária uma grande carga de coragem e capacidade social comunicativa. A comunicação é importante pois você não poderá ter acanhamento de falar com as pessoas, fazer amizade e se comunicar com quem não conhece.

Conhecer a língua é fundamental, mas não é ponto crucial, pois muitos enfrentam as situações e de um jeito ou outro conseguem se entender. De qualquer forma, a dica valiosa é sobre fazer amizades, e garantir a comunicação eficiente até para troca de experiências.

Leve na mala somente o necessário

Se você pretende realizar um mochilão pela Europa, é evidente que você não pode carregar muita coisa consigo, exatamente por se tratar de uma viagem andante e agitada. Só leve com você aquilo que realmente for necessário, descartando as roupas em excesso ou os itens que fogem do básico para se viver.

Acredite, levar uma mala muito pesada, além de trazer desconforto na viagem por estar carregando um peso grande, ainda fará com que você se desespere e queira finalizar o mais rápido possível o passeio, pelo fato da bagagem não estar te proporcionando o devido aproveitamento dos eventos e atividades que certamente surgirão pelo caminho.

Muitas vezes, a melhor opção para um mochilão é uma... mochila! Por isso, confira nosso artigo sobre as 10 melhores mochilas de viagem e saiba mais sobre como escolher a ideal para você!

Caso queira alugar um carro, veja o que é necessário

Como já falamos anteriormente, a intenção de viajar necessita de uma reflexão até em como você se movimentará, ou seja, sua mobilidade em conforto e segurança. Apesar do transporte público ser uma ótima opção, há muitas pessoas que preferem o conforte de um carro, em que você possa decidir a hora e onde parar, assim como uma mudança repentina nos planos porque viu um barzinho interessante à beira estrada.

Caso você queira, é possível que se alugue um carro, para isso, pesquise antes sobre onde as agências se localizam e agende uma visita para que o aluguel possa ser realizado. Não é muito caro, porém você deve garantir na sua programação financeira em torno de no mínimo R$ 67, podendo chegar até o alto valor de R$ 400, variando o modelo e o tamanho.

Conte com a ajuda de um agente de turismo

Qualquer que seja o estilo da sua viagem (romântica, cultural ou festeira), contratar um agente de turismo não é, em hipótese alguma, um mau negócio. Ele te guiará para os principais locais e pontos de visita mais procurados, e garantirá um passeio mais agradável com histórias sobre os locais ou informativos importantes.

O agente ainda, te ajudará no fator da língua, caso você sinta dificuldade e te dará todo o apoio necessário caso algum imprevisto aconteça. Além de tudo isso, contratar um agente de turismo, te relaxará e fará com que você se preocupe menos com a parte burocrática e aproveite mais cada detalhe da sua viagem.

Saiba como trocar dinheiro

Na hora de se planejar financeiramente, você precisará ter noções sobre as conversões entre o real e a moeda local para onde você irá. Muitas vezes, essa conversão é garantida através de sites, mas para trocar dinheiro é necessário que você tenha conhecimento sobre as casas de câmbios e como funciona todo esse processo.

Pesquise bastante antes para se assegurar de que não está sendo enganado, e também para evitar dificuldades na hora do perrengue de pagar e perceber que não tem dinheiro suficiente.

Faça um seguro saúde

Quando pensamos em realizar um passeio ou viagem, dificilmente pensamos nos imprevistos que podem ocorrer. Mas, infelizmente, coisas assim podem acontecer e requer de nós que evitemos de que as coisas deem muito errado. Pensando nisso, é interessante que você faça um seguro de saúde.

Esse seguro garante que, se algo acontecer com você, você tenha total direito de receber atendimento em um hospital da Europa e assim prezar pela sua saúde e conforto. Pense nisso e invista, pois, ninguém está livre de acordar indisposto, ou sofrer algum acidente durante o tão sonhado mochilão.

Vá para os países mais baratos

Os gastos irão variar de acordo com os países os quais você escolher. Há alguns países (normalmente os mais conhecidos ou visitados) que serão bem mais caros que os outros, porém se você não tem necessidade e nem a intenção de conhece-los, é muito valioso que você vá para países relativamente mais baratos.

Mas não pense que esses países são ruins ou inferiores, pois são muito bonitos também, porém não pesam todo seu orçamento na hora de se planejar economicamente. Alguns desses: Espanha; Portugal; Budapeste; Rússia; etc.

Fique conectado na Europa: opções de chip para ter internet

Chip de celular

Existe algo que poucas pessoas param para pensar, mas que quando chegam ao destino percebem que se esqueceram totalmente de um detalhe importante: se manter conectado pela Internet.

Hoje em dia é impossível se imaginar sem conexão ao sairmos nas ruas, quem dirá se estivermos fora do nosso país? Portanto, não deixe de garantir chips que disponibilizam internet e conexão mesmo que em um país europeu.

Vodafone

A Vodafone é uma empresa de telefonia móvel pertencente à Portugal, ela é responsável por grande parte da internet dos celulares da região sul europeu. Em 2017 a Vodafone em Portugal assinou um acordo com a NOS para compartilhar as fibras óticas conseguindo chegar em aproximadamente 4,4 milhões de casas com internet na ordem de 1 GB por segundo.

Aqui no Brasil vende através de algumas redes o chip por aproximadamente r$ 300. Portanto, é uma excelente opção para que você não fique sem internet na Europa

MVNOs

A MVNO é uma operadora móvel um pouco desconhecida no Brasil, mas muito utilizada nos países europeus. Apesar de ter chego aqui no nosso país em 2011 ela demorou para se consolidar, porém hoje oferece uma das melhores internets da Europa. Você pode garantir o seu chip pela internet e ter a certeza de que ela não lhe deixará na mão caso você viaje para lá.

Movistar

Apesar de ser da Argentina, o chip Movistar, também é um dos excelentes no ramo da telefonia móvel e da internet com os dados móveis. Você pode comprar através da internet e receber em casa, garantindo assim que você não fique sem internet enquanto estiver realizando seu mochilão pela Europa.

Roteiro de mochilão pela Europa de 20 dias

Caso você tenha dificuldades em organizar o roteiro do seu mochilão pela Europa, nós fizemos uma sugestão de 20 dias de viagem que já garantirá uma grande experiência desta aventura de turistar por alguns países europeus.

Organizar um passeio tão importante, não é uma tarefa muito fácil, até porque sabemos que a ansiedade te faz querer abraçar o mundo com as mãos e muitas das vezes, pede mais do que você pode.

Mas, confira a nossa sugestão a seguir e se baseie para que você possa formular o seu mochilão com sucesso.

Paris - França: 2 dias

Paris - França

Para iniciar essa aventura, você pode muito bem desembarcar no aeroporto de Paris na França e curtir dois dias de grandes passeios por essa cidade glamorosa. Além de um passeio agradável com as pessoas das quais você ama, ou até mesmo sozinho, você pode conhecer a torre Eiffel; o museu do Louvre; catedral de Notre Dame; o Arco do Triunfo; e muitas outras atrações.

Já se você quiser curtir um ambiente de compras e garantir boas opções de roupas na sua volta para o Brasil, não deixe de ir até a galeria Lafayette, ou até o shopping Beaugrenelle considerado um dos melhores shoppings de Paris.

Claro, que o tempo não te permitirá conhecer todos estes pontos, afinal reservamos apenas dois dias do mochilão para ficarmos na França, em Paris. Mas com certeza a experiência será inesquecível.

Versalhes - França: 2 dias

Versalhes - França

Após o passeio, recomendamos mais dois dias em Versalhes, uma cidade relativamente perto de Paris. Lá você terá ainda mais opções de pontos turísticos, tais como: Palácio de Versalhes; Galeria dos Espelhos, Petit Trianon, entre muitos outros.

Para quem tem interesse cultural, o Palácio de Versalhes é importante por conta de ter sido um centro de poder político durante revolução francesa. Além disso, ele é adornado com pedras preciosas oferecendo uma ótima opção para os turistas tirarem fotos.

Bruxelas - Bélgica: 2 dia

Bruxelas - Bélgica

Saindo de Versalhes, você pode aproveitar e ir direto para Bruxelas. Um lugar muito cobiçado pela arquitetura medieval e a pluricultura da natureza. Além de se encantar com as lindas paisagens do local, você pode facilmente aumentar sua gama de conhecimento cultural, pois há alguns pontos turísticos excelentes para essa finalidade, como: Atomiun; Mini Europe; Maneken Pis; Montes de Arts; etc.

Além disso, Bruxelas também têm ótimas referências de restaurantes importantíssimos, como: Bruxelles ma Belle; Daguitstap Brussel; etc. Sem dúvidas serão dois dias agradáveis para que você possa conhecer alguns dos vários pontos turísticos muito importantes dessa cidade na Bélgica.

Amsterdam - Holanda: 2 dias

Amsterdam - Holanda

Você certamente se encantará com a beleza e com a alegria dessa cidade holandesa. Amsterdam conta com outras belíssimas paisagens além de ser mais uma cidade europeia muito cobiçada pelos estrangeiros.

Você pode se maravilhar com o Museu Van Gogh, ou até para os amantes de literatura, com a casa de Anne Frank que também se localiza nos Países baixos na província de Holanda do Norte.

Para os amantes da natureza, é imperdível que você conheça Vondelpark. Um parque muito atraente e confortável para caminhar, refletir ou fazer um piquenique agradável.

Berlim - Alemanha: 3 dias

Berlim - Alemanha

Quem nunca sonhou em conhecer Berlim, na Alemanha? Você não pode perder a oportunidade de passar por lá e conhecer as principais atrações desse lugar incrível. Além de conhecer o Museu de Pergamón, você pode visitar a ilha dos Museus ou até dar uma passadinha por East Side Gallery.

Como o período estimado é de cerca de 3 dias nesse lugar, sobra tempo para que você vejao Portão de Brandemburgo e tire muitas fotos para exibir nas suas redes sociais.

Munique - Alemanha: 3 dias

Munique - Roma

Ainda dentro da Alemanha, você pode garantir sua passagem e visitação por Munique, onde há varias e importantes atrações para se deliciar e conferir. Opte, em um dia de sol, em passear pelo Englischer Garten, um parque muito agradável e relaxante.

Não se esqueça de aproveitar os principais restaurantes gastronômicos do local, como: The Golden Bar; Bar Centrale; Haxbauer; entre outras variadas opções imperdíveis.

Roma - Itália: 3 dias

Roma - Itália

Impossível falar em Roma e não pensar e imaginar o tão famoso Coliseu, um anfiteatro que possui a arquitetura da antiga Roma. Além desse local, temos a Basílica de São Pedro, uma igreja de Michelangelo.

Para os mais religiosos, ou curiosos, é possível que você também visite os museus do Vaticano, além do fórum Romano. Certamente você não se arrependerá de passar alguns dias nessa cidade tão grandiosa e cheia de significado.

Lisboa - Portugal: 1 dia

Lisboa - Portugal

Portugal é um país muito aconchegante para os brasileiros, exatamente pela ligação que temos com o país em questão. Optar por passear pelo menos 1 dia em Lisboa, é uma opção agradável e intensa.

Você poderá conhecer a Torre de Belém, um monumento com bastante história e arquitetura; o Castelo de São Jorge; ou até o Mosteiro de Jerônimos que é uma igreja com arquitetura fantástica.

Faça suas malas e aproveite ao máximo o mochilão na Europa!

Duas pessoas comemorando o mochilão

Tendo em vista o conteúdo desse artigo, já podemos observar que você certamente não se arrependerá de fazer um mochilão pela Europa. Também, depois destas dicas, certamente você não ficará tão perdido, e terá um norte para seguir enquanto planeja a sua viagem com antecedência.

Viajar é sempre muito bom e muito intenso, portanto, não se prenda às amarras do medo ou da incerteza. Pode ser assustador, mas é excelente concluir a missão e ver o quanto de boas lembranças você garantiu para si e para os seus familiares e amigos.

Siga as dicas e planeje o mochilão dos seus sonhos!

Autor deste artigo

Miriele Veloso é redatora, escritora e revisora de 20 anos de idade. Formada em Letras pela Universidade Cidade de São Paulo, é amante da escrita. Gosta de escrever sobre diversos assuntos e possui paixão pela sua profissão.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos