Planta crista de galo: como cuidar, seu uso medicinal e mais!

Planta crista de galo: como cuidar, seu uso medicinal e mais!

Neste artigo, apresentamos os cuidados da planta crista de galo, dicas de plantio e seus diversos usos como na decoração e na medicina. Confira a seguir!


Você conhece a planta crista de galo?

Crista de galo rosa

Popularmente conhecida como Crista de Galo, a Celosia Cristata é uma planta nativa do continente asiático, mais especificamente da Índia. Ela chama muita atenção principalmente por suas flores de tons vibrantes e variados, e por sua aparência que se assemelha a cabeça de um galo.

Devido a sua beleza e a sua altura, que pode variar de 30cm até 80cm, elas são ótimas plantas para o jardim, até mesmo para decorar os mais variados ambientes da sua casa ou de seu escritório além de serem ótimas para arranjos por manterem a sua coloração mesmo após cortadas.

Além disso a Crista de Galo ainda possui qualidades e benefícios que vão além dos decorativos e que você verá no decorrer deste artigo.

Informações básicas da crista de galo

Crista de galo vermelho

Nome CientíficoCelosia cristata
Outros NomesCrista de Galo, Celosia, Amaranto, Suspiro
OrigemÍndia
Porte30cm à 80m
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoVerão
ClimaEquatorial, Mediterrâneo, Temperado, Tropical, Subtropical

A Celosia Cristata é uma planta nativa do continente asiático, mais especificamente da Índia, inicialmente ela teve origem nas Américas, mas com o tempo foi se extinguindo, não antes que religiosos asiáticos, chineses e indianos, por apreciarem sua beleza passassem a cultivá-las em torno de seus templos fazendo com que hoje elas sejam consideradas plantas nativas de seu território.

Essas plantas podem te acompanhar durante toda a vida e sua beleza aparece principalmente no final verão e pode perdurar até o final do outono, período em que costumam florescer. Elas têm preferência por climas tropicais e Temperados, somando isso ao seu cultivo que é considerado fácil faz com que esta seja uma ótima planta para você cultivar também.

Como plantar a crista de galo:

Jardinagem plantando

Bom, você já sabe que as Crista de Galo é uma planta fácil de cultivar, e se você quiser ver elas crescerem fortes e irradiando beleza, leia as dicas a seguir e comece seu cultivo da melhor maneira possível.

A propagação da crista de galo

As mudas da Celosia Cristata são frágeis e por isso o ideal é que sua propagação seja feita através de sementes, enterrando-as cerca de 0,5cm abaixo do solo, com temperatura próxima a 23°, mantendo espaçamento de pelo menos 15cm entre uma semente e outra, sua germinação deve acontecer em no máximo 3 semanas. 

Tenha extremo cuidado na hora de manusear as mudas da crista de galo e utilize materiais de boa qualidade para te dar mais precisão e evitar acidentes durante esta atividade. 

No caso das mudinhas, elas devem ser cultivadas em recipientes seguindo os mesmos parâmetros especificados anteriormente, sobre forte luz solar, mas evitando fortes ventos e quando tiverem alcançado aproximadamente 10cm devem ser transplantadas para seus locais definitivos.

Por ser uma planta que floresce no final do verão o ideal é que o plantio da Crista de Galo seja feito no final da primavera.

Temperatura da crista de galo

A Crista de Galo é o tipo de planta que prefere climas da linha equatorial, entre 20° e 35°, temperatura predominante na maior parte do Brasil. Além disso, elas também possuem bastante resistência ao calor e aos períodos de seca.

Por serem plantas que preferem climas tropicais, deve-se evitar plantá-las em local que receba muita humidade ou que acumule água. Manter o solo encharcado pode acabar matando sua plantinha.

Luminosidade da crista de galo

Um ponto importante que ajuda as flores a crescerem mais bonitas é a luminosidade que elas recebem, com a Crista de Galo não é diferente. Procure mantê-la o máximo possível sob a luz natural, de preferência recebendo luz solar direta, cerca de 16 horas por dia é o ideal.

Essa luminosidade irá trabalhar de forma a intensificar a sua coloração, mas não apenas isso, irá ajudar no crescimento e fortalecimento de suas raízes.

Solo ideal pra crista de galo

Para que o cultivo da sua Crista de Galo seja mais eficiente o ideal é que o solo seja rico com matéria orgânica, fértil, textura leve e que seja drenável, a melhor maneira de identificar isso é através da cor do solo, quanto mais escuro mais fértil e melhor irá atender essas qualidades.

O solo é o principal responsável por fornecer os nutrientes necessários para que o crescimento do sistema radicular e foliar da planta e assim permitindo uma boa produção de flores.

Vasos para crista de galo

Toda planta precisa de um local para o seu plantio e caso você não tenha um jardim terá que escolher um vaso para poder plantar e cultivar suas plantas. Existem tantas opções, formas e tamanhos que fica difícil procurar um específico.

E bom, não é bem assim... Os vasos para a Crista de Galo não possuem tantas características específicas, sendo que tenha pelo menos 15cm de altura e furos suficientes para uma boa drenagem, pois a planta é bastante sensível à umidade.

Como cuidar da planta crista de galo

Cuidados com a terra da crista de galo

Agora que você já sabe a maneira ideal de realizar o plantio, veja como cuidar da sua Crista de Galo corretamente, fertilização, rega, florescimento, como cuidar das raízes podres:

Frequência e tipo de fertilização

A adubação ideal da Celosia Cristata se dá por meio de compostos orgânico, sendo alguns deles: condicionador de solo, adubo orgânico, húmus de minhoca e esterco animal, além nutrirem eles também ajudarão na retenção da água sem afogar sua planta, como você pode confirmar em Os 10 Melhores Adubos para Flores.

Outras fontes de nutrientes que também ajudarão no crescimento de sua Crista de Galo são: casca de ovo (fonte de cálcio), cinzas de churrasqueira peneirada (fonte de potássio), fosfato natural (fonte de fósforo), Adubo NPK.

A fertilização deve ser feita a cada 30 dias afim de suprir os nutrientes que sua plantinha necessita.

A rega da crista de galo

Por ser uma planta de climas temperado e tropical, a Crista de Galo não requer tantas regas durante o dia, mas ainda assim não tem um número exato de vezes que você deve regá-la ou da quantia de água a ser usada.

Para saber o momento ideal de regar sua Celosia você deve estar atento ao solo em que ela está plantada. Primeiro que se deve evitar deixá-lo secar e a rega deve ser suficiente para umedecer bem o solo sem encharcá-lo.

Floração

As Celosias são plantas de florescimento anual, suas flores desabrocham principalmente no final do verão, mas se plantada incorretamente podem florescer em outras épocas do ano, reduzindo seu brilho, vitalidade e beleza.

A Crista de Galo leva entre 60 e 90 dias para florescer após seu plantio, sendo assim, o ideal é que ela seja planta durante a primavera afim de que ela floresça durante o verão até meados de outono.

Como cuidar de lesmas na crista de galo

Antes de mais nada, nunca coloque sal em sua Crista de Galo ou no solo. O sal pode salinizar o solo e matar suas plantinhas.

A fertilização e rega adequada do solo por si só é uma maneira eficiente de evitar lesmas e caracóis, mas caso isso não seja suficiente existem lesmicidas e inseticida que podem ajudar a evitar esses bichos e prejudicar menos suas plantas.

Você também pode colocar um pouco de cal sobre a terra, além de ser uma fonte de cálcio irá prevenir a aparição de alguns bichos.

Caso as lesmas já tenham invadido o terreno das suas plantas as opções que recomendamos são as armadilhas de leite ou de cerveja. essas duas bebidas são altamente atrativas para as lesmas, dessa forma você molhar um pano com uma das bebidas e deixar próximo à cultura infectada durante a noite, ao amanhecer você retira a armadilha com as lesmas e pode eliminá-las da forma que achar conveniente.

Como cuidar de ácaros-aranha na crista de galo

Os Ácaros-aranhas são pequenas aranhas que bebem da seiva das plantas. Quando há uma infestação desses insetos podem até mesmo levar suas plantinhas a morte.

Para que isso não aconteça com a sua Crista de Galo o ideal e mais eficiente é limpar sua planta regularmente, limpe-a com água apenas e deverá ser o suficiente.

Caso limpar a planta não tenha sido suficiente, tente uma mistura caseira: ferva 500ml de água com uma colher de sopa de canela em pó, uma colher de sopa de cravo em pó e duas colheres de sopa de tempero italiano; após esfriar acrescente duas colheres de alho fresco amassado e deixe esfriar completamente. Após isso coe em coador de café e acrescente um jato de detergente. Coloque a mistura em um frasco com borrifador para usar em suas plantas.

Como cuidar da podridão das raizes

O apodrecimento da raiz da Crista de Galo acontece na maioria dos casos pelo excesso de água. Para que isso não aconteça é recomendado o uso de terra para crescimento, rega adequada, vaso adequado e outros pontos que já abordamos anteriormente. Mas caso sua planta já esteja com as raízes apodrecendo vamos ensinar como você pode salvá-la.

Primeiro corte as folhas que estejam mortas para que esta não prejudique na recuperação da sua planta e faça o mesmo com as ramificações da raiz, aquelas que que estão pretas. Feito isso, troque o vaso, terra, adubo e procure deixar sua planta sobre a luz do sol constantemente, ainda que as Celosias sejam plantas tropicais elas precisam de água então não deixe a terra secar.

No demais, seja paciente e cuide bem dela!

Como cuidar de fungos

Se a sua Crista de Galo for cultivada adequadamente, tendo uma boa drenagem, adubação, rega e luz solar, é improvável que apareçam fungos e mofos, mas caso você deixe sua planta muito encharcada isso poderá ser um problema.

Para se livrar dos fungos você deve passar uma escovinha molhada em água e sabão de coco em toda a planta, se alguma folha estiver muito infectada o ideal é cortá-la para evitar o reaparecimento. Após isso, passe um pano úmido sobre a sua Celosia para tirar sabão que ficou.

Se o fungo se instalou no solo ou substrato o ideal é que além de limpar sua planta, você também limpe a raiz (dessa vez sem sabão), limpe bem o vaso e troque a terra e o fertilizante.

Características e curiosidades da crista de galo

Crista de galo amarelo e vermelho no jardim

A Crista de Galo é uma planta bem versátil, linda para o jardim e para uso em decorações, além de resistente para o uso em arranjos, mas elas possuem outras qualidades que talvez você não saiba. Confira abaixo:

Uso medicinal da crista de galo

Muitas pessoas tem optado pela medicina alternativa e para parte dessas pessoas um grande remédio natural tem sido a Celosia Cristata. Elas são ótimas para o trato diurético, além de possuir efeitos antimetastático e imunoestimulante.

Não apenas isso, em algumas culturas a Crista de Galo é utilizada para tratar de cataratas, derrame ocular, hipermetropia, astigmatismo, miopia e até mesmo para aliviar o envenenamento por picada de cobra.

A morfologia da planta crista de galo

A Celosia Cristata é uma planta que atrai os cultivadores principalmente pelas suas cores vibrantes e pela sua facilidade de cultivo.

Ela é uma planta herbácea, ou seja, seu caule não é lenhoso, mas apenas uma haste fina e reta. Algumas delas podem possuir um crescimento anormal em sua ponta produzindo um tecido contorcido, esta condição é chama de cresting.

Suas folhas são longas e elípticas, apresentando inflorescências terminais, sendo elas: brancas, vermelhas, róseas e até mesmo híbridas.

As flores duram cerca de 60 dias e podem produzir até 1500 sementes por grama.

Uso como decoração

A Crista de Galo é uma planta muito bonita e se bem cuidada pode durar muitos anos em sua casa. Não atoa é uma ótima escolha para decorar ambientes, principalmente externos ou que recebam bastante luz do sol.

Além disso elas possuem grande resistência e mantém suas cores vibrantes mesmo após serem cortadas, sendo assim uma ótima decoração para os mais variados eventos.

A crista de galo na alimentação

A Cristata é uma planta não tóxica que além de não apresentarem riscos aos seus pets ainda podem servir como alimento, isso mesmo.

Em países da África, América do Sul e Ásia é possível encontrar o cultivo das Cristas de Galo como de vegetais, sendo que na Nigéria é o vegetal mais consumido. Suas folhas ficam excelentes em sopas e ensopados e suas sementes, vendidas como pseudocereais, são ótimas fontes de óleo comestível natural.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da planta crista de galo

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar das plantas cristas de galo, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive a crista de galo e tenha uma planta medicinal direito do jardim!

Crista de galo

A Crista de Galo é uma planta incrível, além de resistente e forte ainda é muito linda, com cores vibrantes e variadas, além de serem fáceis de cultivar. Não apenas isso, ela ainda possui propriedades medicinais e é uma opção para se colocar a mesa durante o jantar, ou até mesmo no café da manhã com suas "sementes-cereal".

Agora que você já sabe como plantar e cuidar compartilhe essa publicação para que mais pessoas também saibam como cultivar suas plantinhas.

Autor deste artigo

Escrever é voar nas asas da imaginação, conciliando os ventos da criatividade com o bater de asas das técnicas de escrita.

Últimos posts


Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Os 10 Melhores Fornos para Pizza de 2024: a lenha, elétrico, a gás e muito mais!

Pensando em adquirir um forno para pizza? Confira no artigo a seguir seus tipos, preços, funções extras, onde comprar e como limpá-los.


Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Os 10 Melhores Aromatizadores de Ambiente de 2024: elétrico, automático e mais!

Quem não ama ter a casa sempre perfumada? Veja neste artigo as melhores opções de aromatizadores de ambiente disponíveis no mercado, seus preços e onde comprar!


As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

As 10 Melhores Araras de Roupas de 2024: de chão, de parede e muito mais!

Quer comprar uma arara de roupas? Confira neste artigo uma lista com as 10 melhores de 2024, além de dicas para escolher o modelo ideal para você!


As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

As 10 melhores pipoqueiras elétricas de 2024: com bico direcionado, clássica e mais!

Pensando em comprar uma pipoqueira elétrica? Confira neste artigo os melhores modelos de pipoqueiras de 2024 e veja como escolher qual combina mais com você!


Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Os 10 melhores licores do mundo em 2024: Amarula, Frangelico, Cointreau e mais!

Está em busca de um excelente licor? Confira a lista com os 10 melhores licores do mundo que separamos para você e como escolher o licor ideal!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Treinos