Flor dama da noite, você sabia que ela dá frutos?
A dama da noite é uma flor muito conhecida por seu perfume intenso, que é exalado no período noturno, porém há muito mais sobre essa planta do que apenas o seu aroma. Existem mais de um tipo de flores que carregam o nome "dama da noite", sendo essa uma nomenclatura geral para designar todas as plantas que florescem durante a noite.
Outra informação pouco conhecida é que uma das espécies de dama da noite é a planta que dá uma fruta bastante apreciada, apesar de ser mais rara no Brasil país – a pitaya!
Com isso, acompanhe nesse artigo um pouco mais sobre as diferentes espécies de flor dama da noite, curiosidades, informações sobre as frutas e como cultivar em casa a Hylocereus undatus, produtora da pitaya.
Informações básicas da Hylocereus undatus
Nome científico | Hylocereus undatus |
Outros nomes | Dama da noite, rainha da noite, pitaya, pitaya-branca,
fruta-dragão |
Origem | América |
Porte | 3~6 metros |
Ciclo de vida | Perene |
Floração | Janeiro e fevereiro |
Clima | Tropical, subtropical e equatorial |
A Hylocereus undatus, mais conhecida como rainha da noite ou dama da noite, é uma planta originária das Américas, sendo ideal para o cultivo no Brasil, uma vez que se desenvolve melhor em climas mais quentes.
Famosa pelo forte aroma de sua flor, a dama da noite da espécie Hylocereus undatus tem sua floração apenas no verão, em especial nos meses de janeiro e fevereiro. De porte grande, seu tamanho pode chegar até seis metros e seu ciclo de vida é perene, ou seja, costuma durar mais de dois anos ou ciclos sazonais.
A sua aparência é de um cacto gigante, com ramos que crescem para baixo quando cultivada em locais altos. Como suas folhas retém bastante líquido, a rega desta planta é feita em poucas frequências, sendo a planta ideal para cultivar em locais secos e quentes.
Conheça os tipos de dama da noite:
A Hylocereus undatus é uma das espécies de flores popularmente chamadas de dama da noite, porém existem outros diversos tipos dessa fascinante planta. Veja abaixo mais informações sobre cada uma delas.
■Hylocereus undatus
A Hylocereus undatus é um tipo de dama da noite que vale a pena cultivar não apenas pela sua flor, mas também por ser a planta que produz a fruta pitaya, ou, como conhecida em alguns lugares, fruta-dragão. Os frutos costumam aparecer nos meses de inverno.
As flores apresentam uma coloração branca com um miolo amarelo, o que concedeu a planta o apelido de pitaya-branca. Como esperado, suas flores abrem apenas no período noturno e têm por volta de 25 centímetros de circunferência.
Essa planta pertence à família dos cactos, o que faz dela uma bela peça ornamental mesmo quando não está florescendo. É uma planta bastante resistente também, não necessitando de muitas regas e cuidados para se manter saudável e viva.
■Cestrum nocturnum
Diferentemente da Hylocereus, a Cestrum nocturnum é uma espécie de dama da noite que entra na categoria dos arbustos. De porte médio, seu tamanho varia entre 1,5 metros e 4 metros. O clima ideal para essa planta é o tropical, e a exposição ao Sol é essencial para o seu desenvolvimento.
As flores são pequenas e múltiplas, de cor branca ou amarelada e seu perfume é bastante pungente, desenvolvido para atrair animais polinizadores. A floração ocorre por volta de quatro vezes ao ano, sempre no período noturno, durante a primavera e o verão.
■Selenicereus anthonyanus
A Selenicerus anthonyanus, mais conhecida como cacto sianinha, é um tipo de cactácea bastante peculiar. Seus ramos são achatados e em forma de zig-zag, que ficam pendentes, fazendo dela uma planta perfeita para se colocar em lugares mais altos.
A beleza de seus ramos forma um conjunto primoroso com as flores de pétalas brancas no centro, e rosas ou vermelhas no exterior, suas pétalas chegam a até 15 centímetros de comprimento. O cacto sianinha necessita de bastante luminosidade para poder florescer.
■Epiphyllum oxypetalum
A Epiphyllum oxypetalum é mais um tipo de planta com floração noturna da família dos cactos. Também chamada de cacto orquídea ou flor-da-lua, essa dama da noite apresenta flores de cor branca e ramos que se assemelham a folhas.
O tamanho desse cacto é grande, variando entre 2 e 6 metros de altura. Suas flores também são consideradas grandes, podem chegar até 25 centímetros. A floração ocorre duas vezes ao ano, sempre no início da lua cheia.
Curiosidades da flor da noite
Agora que você já conhece um pouco mais sobre os diferentes tipos de dama da noite, confira abaixo mais informações e curiosidades sobre a espécie Hylocereus undatus, a produtora da fruta pitaya.
■Florescimento noturno
Como vimos anteriormente, o florescimento noturno é a principal característica das flores dama da noite. Amantes desse tipo de planta passam noites em claro com a expectativa de presenciar a floração, uma vez que durante o dia é provável que a flor já tenha murchado.
Isso ocorre porque os polinizadores dessa planta são animais de hábitos noturnos, como morcegos e mariposas, o que explica também o intenso perfume das flores, muito característico desse tipo de planta, feito para atraí-los.
■Significado da flor dama da noite
Por conta de suas diversas características marcantes e exóticas, a dama da noite desperta a curiosidade de muitos e ganha significados especiais para aqueles que acreditam no poder das plantas.
Segundo algumas lendas, a dama da noite possui o poder de realizar desejos. O pedido deve ser feito na época de sua floração para que seja atendido. Encontramos aí mais um motivo para cultivar essa linda planta e acompanhar o seu florescimento.
■Pitaya: fruto da flor da noite
A pitaya é uma fruta considerada exótica no Brasil, possuindo um alto valor de mercado. De sabor adocicado, cada vez mais a pitaya tem sido incluída na dieta dos brasileiros e passa a ser muito admirada na culinária. A variedade produzida pela Hylocereus undatus possui o exterior de cor rosa, com suas características escamas, e o interior branco.
Seu consumo traz diversos benefícios para a saúde, como diminuição da pressão, da retenção de líquidos e o controle glicêmico. Além disso, a fruta ainda possui diversas vitaminas e minerais essenciais para nós.
■Flor da noite no paisagismo
Por conta de sua inegável beleza, a flor da noite é largamente cultivada como uma planta ornamental, tendo o poder de mudar qualquer ambiente. Por ser uma planta de porte grande, idealmente ela é cultivada em ambientes externos, onde pode crescer e cumprir sua função polinizadora.
A dama da noite é ideal em projetos de paisagismo, onde pode ser combinada com outras plantas, especialmente em jardins de pedra. Também pode ser cultivada sozinha em vasos, tendo seus ramos conduzidos como trepadeiras.
■Toxicidade da dama da noite
A variedade Hylocereus undatus não apresenta traços de toxicidade, portanto não há necessidade de preocupação ao consumir seu fruto, a pitaya, assim como deixá-la próxima a animais de estimação que podem acabar consumindo partes da planta.
Entretanto, se for cultivar a espécie Cestrum nocturnum, tenha cuidado! Se ingerida, pode causar vômitos e náuseas, alucinações, secura da mucosa, entre outros. A planta inteira é tóxica, porém suas folhas e frutos são onde as toxinas se encontram em maior concentração. Cultive essa espécie em lugares altos, longe dos alcances das crianças e animais.
Como plantar a flor da noite
A dama da noite é, de fato, uma planta fascinante. Se você se interessou e deseja ter seu próprio exemplar em casa, confira abaixo dicas para o cultivo de Hylocereus undatus!
■Como fazer a flor dama da noite florescer
Para garantir que sua planta floresça, é necessário prestar todos os cuidados e ter certeza que ela esteja sempre saudável. Uma das questões mais fundamentais para o florescimento da dama da noite é manter uma iluminação apropriada. Em segundo lugar, a adubação é um passo que não pode ser esquecido.
Abaixo, você conhecerá mais sobre as condições ideais para a Hylocereus undatus. Seguindo esses passos, será possível aproveitar a beleza e o aroma dessa flor noturna sem maiores problemas. Lembrando que o período de floração da dama da noite é durante o verão.
■Local em que você vai plantar a flor da noite
A flor da noite pode ser plantada tanto em vasos quanto no solo. Caso opte pelo cultivo em vasos, o ideal é deixá-la suspensa, uma vez que é provável que os ramos fiquem caídos. O vaso deve ter espaço suficiente para acomodar a planta. Tenha em mente que seu tamanho é grande e pode chegar a 6 metros.
Para o plantio em jardins ou canteiros, escolha um local que esteja bem iluminado, mas não necessariamente recebendo sol direto. Faça uma abertura de cerca de 60 centímetros para acomodar a muda e, caso deseje plantar mais de uma, deixe um espaço grande entre os pés.
■Rega ideal para a flor dama da noite
Por ser um tipo de cacto, a Hylocereus undatus está adaptada à climas mais secos, não necessitando de muita água. Se encharcar a planta, ela pode acabar apodrecendo e isso levará a sua morte.
O ideal é observar o estado do solo. Se estiver seco na superfície, a rega deve ser feita. Não deixe o local ficar seco demais, pois a falta de água pode comprometer a floração e o aparecimento de frutos.
■Luz ideal para a flor dama da noite
A iluminação é um fator muito importante para o desenvolvimento da dama da noite. Por ser uma planta nativa de locais com clima tropical, a planta necessita de bastante iluminação. O recomendado é que a planta esteja em contato com a luz por volta de dez horas por dia.
O Sol não precisa estar batendo diretamente sobre sua pitaya, a luz indireta deve ser suficiente. Inclusive, Sol direto em excesso pode ser prejudicial. A temperatura ideal para a Hylocereus undatus é entre 18ºC e 26ºC.
■Utilize areia úmida ou geomanta
O solo perfeito para a Hylocereus undatus deve ser de textura leve e com boa capacidade de drenagem. Assim sendo, se optar pelo cultivo em vasos, escolha um que tenha furos na parte de baixo.
Para garantir que a drenagem ocorra corretamente, use uma camada de geomanta no fundo do vaso, seguido por uma camada de areia úmida. O substrato deve ser colocado normalmente por cima da areia.
■Utilize pendentes para ajudar a flor da noite
Como dito anteriormente, uma das formas de plantar a dama da noite em vasos é deixando-a pendente. Isso fará com que os ramos possam crescer mais livremente para baixo, como ocorre na natureza.
Para tanto, é interessante que se adquira um recipiente que se possa pendurar na parede, no teto ou em muros também. A planta costuma crescer em regiões montanhosas ou em rochas na natureza, portanto, ficar pendente é ideal para o crescimento da sua planta, além de ficar muito linda na decoração e paisagismo. Não se esqueça de deixar a planta exposta a luz e ao Sol.
■Tipos de adubo para a flor da noite
A adubação é um grande aliado para o desenvolvimento de sua dama da noite, garantindo o nascimento de flores na época adequada. O NPK, um tipo popular de adubo, é bastante indicado para a Hylocereus undatus, pois é rico em fósforo, como você pode conferir em os Melhores Adubos para Flores.
O NPK pode ser intercalado com outros tipos de adubo, deixando o primeiro para o período próximo a floração. Os preparados prontos para cactos podem ser usados em conjunto com um substrato rico em materiais orgânicos. A planta não precisa ser adubada com frequência, uma vez por mês é o suficiente. Tome cuidado com excessos também, uso inadequado de fertilizante pode prejudicar facilmente a saúde da sua planta.
■A flor da noite precisa de muito sol para crescer
Apesar de não necessitar de Sol direto o tempo todo, o plantio da rainha da noite não é recomendado em ambientes fechados, uma vez que a luz filtrada pode não ser o suficiente para o florescimento ocorrer.
Mesmo que a planta esteja saudável, seu ciclo pode não se completar se houver falta de Sol, fazendo que as flores e frutos não apareçam. Entretanto, uma vez que a luz bate na flor já desabrochada, ela começa a murchar. Isso ocorre devido à característica noturna da flor e é natural, portanto, não tire a planta do Sol.
■Muda da flor da noite
A flor dama da noite pode ser plantada através de sementes, porém o desenvolvimento da planta é lento e mais difícil, podendo demorar até três anos para surgir frutos. Por esse motivo, a melhor forma de se cultivar a Hylocereus undatus é através de mudas.
Após a planta ter se desenvolvido, sua propagação é possível através de estacas. Basta cortar um ramo do cacto e replantá-lo na areia. Quando estiver desenvolvido, é só fazer o replantio no local definitivo.
■Conheça o ciclo de vida da flor da noite
O ciclo de vida da Hylocereus undatus é perene, o que significa que ela passa por mais de um ciclo sazonal. Aos três anos é quando a planta atinge seu ápice produtivo de frutos. O ciclo se encerra no mês de junho, quando os frutos param de nascer.
A floração se inicia no verão, sendo mais provável de ocorrer nos meses de janeiro e fevereiro, mas podendo ocorrer mais cedo, em novembro.
■Poda da dama da noite
Uma parte importante dos cuidados com sua planta é a poda. Isso faz com que a dama da noite possa crescer mais em tamanho e em quantidade de ramos. Da mesma forma, a poda favorece a floração e o desenvolvimento de frutos.
Com isso, pode os ramos que nascem nas laterais da planta regularmente. Além de fortalecer a planta, isso a deixará com um aspecto mais bonito e cheio. Os ramos podados podem ser usados para a propagação por estaquia, por exemplo.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas damas da noite
Neste artigo apresentamos diversas informações e dicas de como cuidar de flores damas da noite, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Enfeite o seu lar e aproveite os frutos da dama da noite!
Como vimos, há mais de um tipo de dama da noite, deixando mais simples encontrar uma espécie que se adapte as suas possibilidades e interesses. Seguindo as dicas, o cultivo da flor dama da noite será muito mais agradável e prazeroso, assim como as chances de presenciar a floração serão muito maiores.
Além disso, caso decida cultivar a espécie Hylocereus undatus, não apenas você poderá desfrutar do belo fenômeno de floração noturna, como também terá todos os benefícios de uma planta frutífera e poderá usufruir da colheita da pitaya. Por ser da família dos cactos, a planta é bastante resistente e crescerá bem mesmo sob cuidados escassos. Não precisando de muitas regas por semana, a dama da noite é perfeita para jardineiros que busca praticidade! Apenas cultive-a em um local bem iluminado para que a sua flor desabroche.
Agora que você já tem todas as informações sobre a dama da noite, seus diferentes tipos e como cultivá-las, considere ter uma em casa. Você irá se surpreender com a beleza e fragrância dessa linda flor!
Formada em Letras pela USP, sou uma apaixonada pela leitura e pela escrita. Busco estar sempre em contato com a natureza e amo viajar.