Melhor lua para pescar: saiba qual é, como descobrir e muito mais!

Melhor lua para pescar: saiba qual é, como descobrir e muito mais!

Como utilizar a fase da Lua para melhorar sua pesca? Veja nesse artigo algumas dicas que certamente vão melhorar sua pescaria!


Você sabia que a fase da Lua influencia na pesca?

Pesca na lua cheia

Como já é de conhecimento geral, o nosso mundo faz parte de um sistema de planetas que gravitam ao redor de uma estrela no espaço, e alguns desses, que compõem o nosso sistema solar, possuem satélites naturais. O nosso é a Lua! Ela gira em torno da Terra e de si mesma, e exerce força gravitacional sobre tudo que há por aqui.

É nos oceanos que essa força tem mais relevância. É ela que controla as marés e mantém o mar “sob controle”. Estudos também apontam a influência da Lua na agricultura, nos animais, e há quem diga que até mesmo nos humanos.

Mas afinal, por que estamos falando da Lua neste artigo voltado para pesca? O que este corpo celeste tem a ver com isso? Descubra a seguir.

Entenda o motivo da influência da Lua na maré

Entenda o motivo da influência da lua na maré

O que acontece é que a Lua afeta diretamente os nossos mares e oceanos. Isso se dá devido a sua força gravitacional, a rotatividade na terra, e a atração que esses corpos celestiais, Terra e Lua, exercem um sobre o outro. Veja mais sobre a influência da Lua na maré.

Influência da Lua, além das histórias de pescador

A expressão “história de pescador” é utilizada para classificar informações duvidosas. Muitas histórias de pescadores podem até não relatarem 100% da realidade, mas quando se trata da influência da Lua nos oceanos, certamente estamos falando de um fato. O único lugar que podemos notar a força gravitacional da Lua é nos mares e oceanos.

A atração da Terra para com seu satélite gera as marés. Você pode notar isso quando for à praia à noite: as marés sobem, e de dia, elas descem. É a Lua que causa esse efeito. Ela é responsável por manter os níveis da água em uma certa estabilidade. Sem ela, ocorreriam enchentes constantes no nosso planeta.

Fases da Lua e sua influência no mar

Confira a seguir como a as fases da Lua afetam a pesca, principalmente em alto mar. Veja também as mudanças na luminosidade, comportamento dos peixes e das marés, e os melhores dias para realizar essa atividade!

Lua nova

lua nova e a maré

A lua nova é a primeira fase da Lua. Ela nasce às seis da manhã e se põe às seis da tarde, e por isso é invisível durante a noite. Infelizmente, este não é o momento mais indicado para a pesca, pois os níveis de água estarão mais altos, e a luminosidade será péssima.

Os peixes estarão com o metabolismo mais calmo, se alimentando menos, e abrigados em águas mais profundas.

Lua crescente

Lua crescente e a maré

A segunda fase já traz mais iluminação. Ela nasce ao meio-dia e se põe à meia-noite. Nesta fase, os peixes já começam a se movimentar um pouco mais, alguns até sobem para a superfície. A maré não é muito intensa nesse período, e apesar de ainda não ser o melhor momento para realizar a pesca, é possível obter algum resultado.

As espécies mais prováveis de se encontrar durante esta fase são o atum, cavala verdadeira, e o marlim-azul.

Lua cheia

Pesca na lua cheia

Essa é a melhor fase da Lua e a mais indicada para realizar a pesca esportiva. Nessa fase, o satélite ilumina o céu durante doze horas, das seis da tarde até as seis da manhã. Os peixes se alimentam melhor e se movimentam mais devido a aceleração do metabolismo. É também nesta fase que eles estão mais próximos da superfície, sem contar que a iluminação noturna vai ser ótima.

Portanto, prepare-se para as suas melhores pescas durante as noites de lua cheia!

Lua minguante

pesca na lua minguante

Nessa fase lunar, o mar ainda está iluminado, mas não como em noites de lua cheia. A Lua nasce à meia-noite e se põe ao meio-dia. A pesca nessa fase ainda é indicada, os peixes estão comendo bem e movimentando perto da superfície. Procure realizar a pescaria onde a água se movimenta mais, como baías ou canais de pesca.

Durante as fases de lua cheia e minguante, é provável que você encontre a maioria das espécies que deseja. Isso nas pescas de praia!

Usando a Lua ao seu favor

Pesca noturna

Com essas dicas você pode "usar" a Lua ao seu favor, melhorar sua pesca e entender como o mar se comporta ao longo do mês. Mas mesmo assim é necessário estar atento a outros detalhes para fazer uma pescaria de sucesso. Veja alguns:

Defina quais peixes quer pescar

É importante você pesquisar e definir o que quer pescar, para ter mais garantia do sucesso da sua pesca. Com as informações, você já vai ter uma base de qual tipo de isca utilizar, como o peixe se movimenta, e outras noções de comportamento do animal. As temporadas de pesca também se alteram dependendo do peixe que você quer.

Para a pesca recreativa é importante definir se você quer peixes de água doce ou salgada, pois o sabor do animal varia de uma para outra. Então pesquise sua espécie favorita e seu habitat.

Conheça sobre a espécie

Peixes de água salgada são maiores e se movimentam mais. As melhores temporadas para pescaria são em épocas de calor, já que os peixes estarão mais perto da superfície. As espécies mais famosas que você pode encontrar são: sardinha, robalo e salmão. Utilize iscas de camarão, de preferência da região.

Peixes de água doce são menores. As espécies mais consumidas são a tilápia e o pirarucu, e você pode oferecer como isca minhocas ou coração de galinha. A temporada de pesca é entre o mês de março e abril.

Entenda como a fase da Lua pode afetar o comportamento do peixe

Não é comprovado cientificamente que a Lua afeta o comportamento dos peixes. Entretanto, alguns pescadores dizem notar algumas diferenças conforme as variações lunares. A teoria diz que os peixes ficam mais agitados em busca de alimentos nos momentos entre o poente e nascer da Lua, manhã e noite. Nota-se essa influência principalmente em peixes oceânicos.

Também é especulado que essa influência se dê pelo fato de que em algumas fases lunares, a iluminação é maior durante a noite, então facilitaria a caça dos peixes predadores.

Quais outros fatores podem influenciar na pescaria?

vara de pesca e rio

Como vimos, as fases da Lua exercem força gravitacional no mar e controlam as marés. Mas, além disso, alguns fatores climáticos também podem auxiliar, ou atrapalhar sua pesca. Conheça alguns, e se prepare para suas melhores pescarias!

Mudanças severas no tempo

Peixes são caçadores visuais. Então, se durante sua pesca começar uma chuva forte, é provável que eles se locomovam para um lugar mais tranquilo. Chuvas pesadas diminuem a visibilidade embaixo d’água e a deixam mais turbulenta para os peixes caçarem e se alimentarem.

Se você for um pescador iniciante, evite pescar em meio a chuvas fortes e temporais. Os animais se afastarão para águas mais tranquilas, então dê preferência à sua segurança!

Temperatura da água

A temperatura da água influencia o metabolismo dos peixes. Quanto mais fria a água estiver, menos o peixe se alimenta e se movimenta; e quanto mais quente, maior é a necessidade de calorias para manter o metabolismo funcionando. Com isso, nota-se um comportamento mais agitado em busca de alimento.

Isso significa que, quanto mais baixa a temperatura, menos propensos os peixes estão de subirem à superfície para se alimentarem. Se possível, escolha dias mais quentes para sua pesca, assim terá mais chances de conseguir bons resultados.

Pressão atmosférica

Há estudos sobre a influência que a pressão atmosférica exerce sobre os animais. Nos peixes, essa influência está sobre a alimentação. A pressão do lugar onde você pesca pode dizer se terá bons resultados ou não. Por isso é importante estar observando o comportamento dos peixes nas variações de pressão.

Existem relógios que são integrados com barômetros (medidor de pressão atmosférica), que podem te auxiliar a fazer essa tarefa. Note, em seus dias de melhores resultados, a pressão atmosférica do local, e assim você terá um parâmetro de dias ruins e dias bons para realizar sua pesca.

Velocidade do vento

O vento, dependendo da sua força e velocidade, pode ser um aliado ou um vilão para pescadores. Ele pode juntar na água, uma concentração de microrganismos que os peixes se alimentam, então observe e veja onde há uma maior movimentação, porque é lá que sua pesca se encontra! Em dias de sol, ele também ajuda a aumentar a temperatura da água, o que é positivo para os pescadores.

Em contrapartida, em dias frios, ele contribui para a queda da temperatura da água, e isso faz com que os peixes procurem um lugar mais coberto para se preservarem. Ele também influencia nas correntezas e turbulência do mar ou rio. Peixes preferem nadar em águas estabilizadas, então, se a maré estiver muito agitada, é provável que eles busquem lugares mais tranquilos.

Aqui, você encontra tudo sobre os efeitos da Lua em sua pescaria

Lua cheia e a maré

Pode-se dizer que a pesca bem-sucedida é resultado da união e colaboração de todos os fatores apresentados acima. Utilize essas dicas e tenha como base os resultados das suas pescas, para saber onde deve melhorar. Lembre-se de que os costumes dos peixes variam muito de região para região! Eles são animais que se adaptam muito bem ao seu ambiente e ecossistema.

E é importante definir o objetivo da sua pescaria, se é uma pesca de lazer ou profissional. Pescas profissionais precisam de mais detalhes e instrumentos para realizá-las, enquanto que na pesca esportiva, só é preciso estar atento ao tipo anzol que irá utilizar, pois neste tipo de pesca, o peixe deve voltar vivo ao mar. Portanto, tenha cuidado para não o machucar de maneira que ele não consiga sobreviver depois.

Por último, atente-se às fases da Lua para a pesca. O nosso satélite natural exerce uma influência muito grande sob as marés, e com conhecimento, nós podemos aproveitá-lo para ter uma boa pescaria. Não deixe de tentar pescar durante a Lua cheia, você verá uma grande diferença. Para mais informações sobre os melhores dias para pescar, confira também o calendário de pesca de 2022.

Autor deste artigo

Sou estudante de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade Federal do ABC. Amo jardinagem e rosas!

Últimos posts


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

As 10 Melhores Marcas de Tênis de 2024: Nike, Adidas, Puma e Mais!

Pensando em comprar um tênis novo, mas não sabe qual? Confira aqui como escolher a melhor opção para você e as 10 melhores marcas de tênis da atualidade!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos