Hypoestes: como cuidar da planta, características e muito mais!

Hypoestes: como cuidar da planta, características e muito mais!

Você sabia que a hypoestes tem um período de dormência? Venha conferir outras curiosidades, dicas de cultivo e características da planta.


Já ouviu falar em hypoestes?

Vasos de Hypoestes

A hypoestes phyllostachya, conhecida popularmente como confete ou face-sardenta, é uma planta de aparência diferenciada. Geralmente, o que mais chama atenção nas outras plantas são as flores, que costumam ser lindas e coloridas. Mas com a hypoestes é ao contrário, o seu valor ornamental está nas suas folhas, que não são verdes e comuns como às outras, e sim, cheias de manchinhas.

Suas sardas são salpicadas nas folhas verdes, dando um destaque lindo. Essa espécie de planta é originária da Ilha de Madagascar e pode ser encontrada em outros pontos da África, com sorte podemos cultivá-la aqui no Brasil também, já que nosso país tem um clima tropical ideal para ela. A seguir, falaremos mais características sobre a hypoestes!

Informações básicas da hypoestes

Hypoestes verde e roxa


Nome CientíficoHypoestes phyllostachya
Outros NomesConfete, Face sardenta
OrigemÁfrica, Madagascar
Porte0,3 - 0,4 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoInício de outono
ClimaEquatorial, Tropical, Subtropical


A Hypoestes phyllostachya é popularmente conhecida como planta confete, pois sua folhagem é coberta de pontinhos, que podem aparecer nas cores branco, rosa, vermelho e até roxo. Ela possui uma aparência única se destacando em meio a outras plantas. Além da folhagem belíssima, ela também possui flores, que são um tanto sutis, mas muito bonitas.

A África é o continente de origem da hypoestes, portanto, o clima ideal para cultivá-la é o equatorial, tropical e subtropical, que são climas onde as altas temperaturas e os dias ensolarados predominam. Essa planta tem baixa estatura, podendo medir de 30 a 40 centímetros de comprimento e seu ciclo de vida é perene, o que significa que é bastante duradoura.

Como cuidar da hypoestes

Plantando hypoestes e outras plantas em pequeno vaso

Nesta parte do artigo, falaremos sobre os cuidados que se deve ter ao cultivar uma hypoestes phyllostachya, qual o solo ideal para cultivo, a frequência de rega e alimentação, e algumas curiosidades. Confira a seguir!

Iluminação para hypoestes

Começaremos pela iluminação. A hypoestes phyllostachya precisa de uma luz brilhante e indireta para crescer robusta, e ao mesmo tempo, manter suas cores vivas e lindas. Coloque sua planta próximo a um lugar que entre luz solar, e com uma cortina, tape a passagem da luz direta sobre ela, assim ela absorverá a luminosidade em um grau menor de intensidade, fazendo com que suas cores permaneçam vivas.

Se a planta for cultivada sendo diretamente exposta a luz solar, ela acabará ficando opaca e sem vida. Por outro lado, se for privada de luz, terá cores vivas e crescerá rapidamente.

Qual solo usar para hypoestes?

A hypoestes phyllostachya é uma planta que necessita de um solo rico, úmido e uniforme para crescer saldável. Misture à terra um pouco de envasamento orgânico para ter um solo rico, em seguida adicione um pouco de perlita ou pedra-pomes para deixar a terra com aspecto arenoso, pois o ideal para essa planta, é um solo de drenagem rápida.

Uma base muito encharcada e compacta pode apodrecer a raiz da planta, por tanto um substrato que ajude na drenagem do solo é essencial. Tanto a perlita, quanto a pedra-pomes podem ser facilmente encontradas em sites online ou lojas físicas.

Rega da hypoestes

A rega da hypoestes phyllostachya deve acontecer com frequência, com exceção do inverno, onde a rega deve ser diminuída. Quando o solo estiver seco entre 0,6 e 1,27 centímetros de profundidade, é hora de regar sua planta para mantê-la saudável. A planta em vaso, pode precisar de uma frequência maior, pois em espaços menores a terra tende a secar mais rapidamente.

Cuidado para não regar em demasia, as raízes da hypoestes podem apodrecer com o excesso de água, e se ela acabar secando muito, o que geralmente acontece nas estações quentes, regue com água fresca (não muito gelada) que ela voltará ao normal com todo o seu vigor.

Temperatura e umidade ideais para hypoestes

A temperatura ideal para a planta hypoestes phyllostachya deve ser entre 21ºC e 26ºC graus, ela gosta do calor e de lugares úmidos. Para se obter uma planta saudável, a mantenha sempre úmida, se você a cultivar em vaso, coloque próximo a ela uma bacia com água ou um umidificador de ar, quando o tempo estiver seco.

Cuidado para o umidificador não ficar muito perto da superfície da planta, pois ela pode acabar sufocando. A planta cultivada fora de casa, em um jardim por exemplo, suportará mais tempo úmida em dias secos, mas caso precise de mais umidade, pode borrifar um pouco de água sobre a planta em uma distância segura para não a ferir, o importante é tentar deixar o ar envolta dela mais propício.

Fertilização para hypoestes


A hypoestes phyllostachya é uma planta muito faminta e que necessita de muitos nutrientes. Ela deve ser alimentada pelo menos uma vez por mês com compostos orgânicos de boa qualidade e procedência, principalmente nas estações quentes de crescimento. Busque por adubos ricos em nutrientes, que a sustentem bem.

Se sua planta estiver fixada em um vaso, compre adubos próprios para plantas domésticas, do contrário, pode se utilizar adubo comum.

Como podar a hypoestes

A poda da hypoestes phyllostachya é extremamente importante, pois essa planta tende a ficar pernuda com o tempo, o que significa, que ela ficará alta e flexível, podendo se quebrar com ventos fortes, e não só isso, a planta pernuda é mais propensa a pragas e doenças, e tem dificuldade para crescer forte e saldável.

Para fazer a poda é simples, pegue uma tesoura de poda ou uma tesoura comum limpa, e corte as duas folhas superiores na extremidade de cada haste. Com esse processo, você irá ajudar a sua planta a crescer robusta e forte.

Como propagar a hypoestes

Se você tem vontade de fazer uma mudinha da sua hypoestes phyllostachya mas não sabe como, esse tópico é para você. Para fazer a reprodução da planta por caule, você vai precisar de uma faca limpa e de alguns processos, comece cortando a ponta de uma hastes, ela deve ter entre 10 e 12 centímetros de comprimento.

Em seguida remova as folhas da ponta e a coloque em um copo de água ou em uma mistura de envasamento grosso. Mantenha o corte sempre úmido e espere brotar raízes. Quando elas atingirem cerca de 7 a 18 centímetros, plante a muda em solo propício, o mesmo mostrado nos tópicos anteriores, e pronto, sua planta crescerá linda e saldável.

Doenças e pragas comuns na hypoestes

As pragas e doenças estão presentes em variadas espécies de plantas, incluindo a hypoestes phyllostachya. As que mais a atingem são as moscas brancas e negras, o cochonilhas, o tripes e os pulgões. Já as doenças mais comuns são a podridão da raiz, a ferrugem e o oídio.

Para acabar com as pragas, uma dica é fazer uma solução de água e sabão e limpar suavemente as folhas infectadas, retirando assim, todos os insetos. Quanto as doenças, o jeito mais fácil é manter o solo sempre drenado, para evitar a podridão das raízes e caso precise, recorra a produtos específicos para tratar as doenças mais sérias.

As características da hypoestes

folhas da hypoestes

Até aqui, já tratamos de todos os assuntos referentes ao cultivo da hypoestes phyllostachya. Nesta próxima parte do artigo, você vai conhecer mais sobre essa linda planta, desde a sua morfologia até a textura de suas folhas. Vamos nessa?

A hypoestes tem um caule não lenhoso


A hypoestes phyllostachya é considerada uma planta herbácea, portanto, ela não apresenta um caule lenhoso, ou seja, seu caule não possui lignina, componente que dá ao caule o aspecto de madeira dura. Seu caule é flexível e fino, podendo ser quebrado com facilidade, enquanto suas folhas apresentam sardas que podem apresentar diferentes cores.

A morfologia da hypoestes

A planta hypoestes phyllostachya apresenta um caule fino e flexível, não muito alto, elas são características domésticas, o que significa, que podem ser plantadas em vasos e cultivadas dentro de casa sem problemas. As folhas da planta quase parecem pintadas, cheias de manchinhas coloridas ou brancas, elas são pequenas e têm uma textura delicada.

Já as suas flores, são lindas e aparecem bem no início do crescimento da planta, mas para ela continuar seu processo de crescimento, é necessário que as flores sejam removidas assim que brotarem, do contrário, a planta entra em um estado de hibernação.

Folhagem da hypoestes

A folhagem da hypoestes phyllostachya é muito peculiar e diferente das outras plantas, tem uma beleza única, pois é toda cheia de manchinhas, dando a impressão que foi salpicada de tinta. As cores dessa planta podem variar entre branco, rosa e existem algumas espécies que são vermelhas.

Outra característica interessante, é que a folhas da hypoestes podem apresentar manchinhas de apenas uma coloração, ou ter todas de uma vez, deixando a planta com pintinhas coloridas em todas as folhas. Cuidado com o sol direto na planta, pois ela pode acabar ficando apagada e fosca.

As flores da hypoestes

As flores da hypoestes phyllostachya são lindas e podem ter a coloração rosa ou lilás, elas começam a aparecer entre o final do verão e início do outono, mas geralmente não são muito apreciadas pelas pessoas que possuem a planta. Isso porque, assim que as flores brotam, a planta entra em um estado de dormência, onde ela vai perdendo sua aparência vigorosa e começa a morrer aos poucos.

Então se você quiser ter sua hypoestes por mais tempo, precisa retirar todos os botões que começarem a nascer.

A textura delicada da hypoestes

A textura da hypoestes phyllostachya é delicada e macia, como já mencionamos anteriormente, ela possui várias folhas, uma bem próxima a outra, todas pequenas e compactas. A parte mais apreciada da planta são suas folhas, pela aparência diferenciada que alegra qualquer ambiente, ela é perfeita para dar um destaque em sua coleção ou para dar uma animada naquele ambiente mais pastel.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar de sua hypoestes

Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar de uma Hypoestes, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma hypoestes em sua casa!

vaso de hypoestes vermelhas para decoração

Cultivar uma hypoestes phyllostachya é uma delícia, pois além da sua aparência encantadora, ela ainda é fácil de cuidar, se adapta bem em qualquer ambiente, seja em vaso ou no jardim, e você também pode usá-la na decoração da sua casa ou escritório.

Outra curiosidade incrível sobre essa planta, é o fato de ela ser purificadora de ar. Isso mesmo! Ela limpa e purifica o ar, fazendo você respirar um ar mais limpo.

Acredito que o nosso artigo tenha inspirado você a querer ter uma hypoestes, você também pode inspirar outras pessoas com ela, faça algumas mudinhas e dê de presente para aquela pessoa especial, se tiver qualquer dúvida sobre cuidados, é só dar uma espiadinha aqui novamente. Espero que possamos nos reencontrar em um próximo artigo, aproveite e confira mais dicas de jardinagem em nosso portal!

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto muito de ler e escrever, sou formada em Letras e apaixonada pela área. A leitura me proporciona bem estar e tranquilidade, é um dos meu hobbies favoritos.

Últimos posts


O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G53 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Em busca de um celular intermediário mais acessível? Conheça neste artigo tudo sobre o Moto G53, o intermediário com tecnologia 5G da Motorola!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Os 22 melhores Headsets Gamers para 2024: Corsair, Logitech e mais!

Em busca do headset ideal para jogar seus games favoritos? Neste artigo, apresentamos os 22 melhores headsets gamers para 2024, como escolher e onde comprar!


Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Os 12 Melhores Notebooks de até 4.000 reais de 2024: Dell, Lenovo e muito mais!

Em busca do melhor notebbok para o seu orçamento? Neste artigo, apresentamos os 12 melhores notebooks até 4000 reais de 2024, como escolher e onde comprar!


Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Notebook Samsung é Bom? Lista com os 10 melhores modelos de 2024!

Ainda não sabe qual notebook Samsung escolher? Confira neste artigo os melhores notebook Samsung, suas características e como escolher o modelo ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Doces e sobremesas Moda Artigos Esportivos