Como envelhecer madeira: métodos com betume, soda cáustica e mais!

Como envelhecer madeira: métodos com betume, soda cáustica e mais!

Não sabe como envelhecer seus móveis? Confira a seguir como envelhecer madeira com betume, vinagre de maçã e muito mais!


Saiba como envelhecer a madeira:

Madeira em vários tons

Você quer deixar sua casa com um aspecto mais rústico e aconchegante, mas não sabe como? Saiba que existem diversas maneiras de deixar seus móveis com a aparência de envelhecido. Por isso, pensando nessa dificuldade que escrevemos este artigo.

Ao longo deste texto você verá que não é nada difícil envelhecer uma madeira, e sim, muito simples, logo os materiais a serem usados são de fácil acesso. Você aprenderá também que existem quatro maneiras de envelhecer madeira, sendo através do uso do betume, do vinagre de maçã, do stain e da soda cáustica.

Além disso, falaremos a você quais materiais usar, como deve ser o processo e em quais madeiras utilizar em cada um desses produtos. Ao terminar de ler este texto, você sairá pronto para mudar a aparência das suas madeiras. Confira a seguir o passo a passo e boa leitura!

Como envelhecer madeira com betume:

Esse método de envelhecimento de madeira com betume é ótimo para quem quer fazer algo rápido e prático. A seguir, confira quais materiais usar, como fazer e como fica o resultado final do trabalho.

Materiais

Sendo muito prático de usar, já que pode ser comprado pronto, o betume é uma resina espessa e escura. Esse material, embora seja muito conhecido pelos artesãos, também é uma tinta asfáltica. Além de ser usado para o envelhecimento de madeiras, também é utilizado para a proteção das mesmas, quando expostas ao tempo. Além do betume, você precisará de um pincel, uma lixa n°0 e um par de luvas.

Aparência

A madeira, quando exposta ao sol e a chuva por longo tempo, pode ter sua qualidade e aparência prejudicada. Usando o betume, após seco, a madeira ficará com um aspecto brilhante, como se fosse um taco encerado. Ao usá-lo, a madeira pode ficar com um aspecto acinzentado, marrom escuro ou claro. Tudo vai depender do tipo da madeira. Se você quiser diminuir o brilho, passe uma camada de verniz fosco.

Processo

Para aplicar o betume sobre a madeira e deixá-la com um aspecto envelhecido, primeiramente, você precisará lixar a madeira com a lixa n°0. Logo em seguida, colocar as luvas para que o betume não manche suas mãos, pois esse produto fixa com muita facilidade.

Em um local aberto ou que esteja forrado com jornais, com o auxílio do pincel comece a passar o betume sobre a madeira. Lembre-se de sempre passar o pincel na mesma direção e não parar na metade, caso contrário sua madeira ficará com marcas de emenda. Depois, é só esperar secar e sua peça estará pronta.

Em quais madeiras funcionam com betume:

O betume pode ser usado em muitos tipos de madeiras. Mas, fique atento, de acordo com o tipo da madeira o resultado final poderá ser diferente, ou seja, a tonalidade do marrom não será a mesma. Isso acontece devido algumas madeiras serem mais clara ou escuras do que outras espécies, fazendo com que fiquem escuras. Sendo assim, o betume pode ser usado em madeiras de compensado, MDF, pinus e sequoia.

Como envelhecer madeira com vinagre de maçã:

Vinagre de maçã

Além do betume você pode envelhecer sua madeira com vinagre de maçã. Confira a seguir o passo a passo de como fazer, quais materiais usar e em quais madeiras aplicar.

Materiais

Envelhecer madeira com vinagre de maçã não é difícil, pelo contrário, é algo rápido e prático de ser feito. Tudo que você precisará é de vinagre, uma palha de aço, uma vasilha velha, pincel e uma lixa n°0. Sendo o vinagre, a palha de aço e a vasilha algo que você tem em casa. Com essa mistura você poderá envelhecer desde a madeira de mesas e até mesmo seu armário.

Aparência

Ao contrário do betume que pode deixar seu móvel com uma tonalidade desde o marrom claro até o escuro, com o vinagre é diferente. A sua madeira ficará com um tom acinzentado, dando assim a aparência de mais desgastada. Caso a madeira seja das que absorvem muito o líquido, o resultado será um móvel mais escuro. Então, antes de começar a pintar, faça o teste em um pedaço da madeira.

Processo

Em uma vasilha coloque a palha de aço e despeje o vinagre de maçã por cima até que cubra a palha por completo. Então, deixe a mistura descansar por um dia. Devido o vinagre ser uma substância ácida, o vinagre de maçã irá corroer a palha de aço de modo que a mesma fique enferrujada.

Este ferrugem que ficará no vinagre é o que irá envelhecer a sua madeira. Depois disso, lixe a madeira e passe o líquido com o auxílio de um pincel. Em seguida, com um pano, retire os pedaços de palha e a peça estará finalizada.

Em quais madeiras funcionam com vinagre de maçã

O vinagre de maçã funciona melhor em certos tipos de madeira, logo esse tipo de tintura é mais eficaz em madeiras coníferas do que em madeiras de lei. Isto quer dizer que as madeiras coníferas são as mais comuns e absorvem melhor o líquido, enquanto as madeiras de lei são nobres e que por durarem mais, são resistentes ao vinagre. Funciona também no cedro, na nogueira e no carvalho branco.

Como envelhecer madeira com stain e tinta:

O stain é uma resina muito usada para proteger madeiras da umidade. Sendo assim, aprenda a seguir como usar esse produto junto com a tinta para deixar sua madeira envelhecida.

Materiais

O stain é um produto que já vem pronto, sendo muito prático de ser usado. Primeiramente, antes de começar o processo de envelhecimento da madeira, você precisa separar os materiais. Para realizar esse trabalho você precisará de um pincel, uma lixa n°0, um par de luvas, um pote de stain e um vidro de tinta para madeira. Todos esses materiais podem ser encontrados em lojas de materiais para construção.

Aparência

A aparência de uma madeira pintada com stain pode variar de tonalidade. Isso acontece devido algumas absorverem o material mais do que outras. Por isso, se você quiser um tom de madeira mais escuro, passe duas demão de tinta e só depois aplique o stain. Porém, a tonalidade pode variar de acordo com o tipo da madeira, o ipê poderá ficar mais escuro, a peroba mais clara e o caramuru ficará avermelhado.

Processo

Lixe a madeira com a lixa n°0, caso a madeira seja muito áspera ou tenha resíduos de tinta. Logo em seguida, usando luvas, aplique uma demão de tinta para madeira na cor marrom. Somente quando a tinta estiver seca, você poderá aplicar com o pincel o stain sobre a madeira.

Espere secar. Após isso, caso tenha ficado em um tom de marrom claro e você queira um tom de madeira envelhecida mais escuro, aplique mais uma demão de stain na madeira.

Em quais madeiras funcionam com stain e tinta

A tinta é um material que funciona em qualquer tipo de madeira. Mas, para que você obtenha o resultado esperado, antes de comprar, saiba qual é o tipo de madeira do seu móvel. Quando estiver na loja de construção, peça uma tinta própria para sua madeira, assim não correrá o risco de comprar a errada. O stain, assim como a tinta, também pode ser usado em qualquer espécie de madeira.

Como envelhecer madeira com soda cáustica:

Soda cáustica

Sim, é possível envelhecer madeira usando soda cáustica. Para aprender a usar esse método, continue lendo este artigo e veja o passo a passo e em quais madeiras usar este material.

Materiais

Para envelhecer a madeira através desse método, você precisará de materiais que são fáceis de serem encontrados. Assim como nos tipos de envelhecimento de madeira que você viu anteriormente, aqui você necessitará praticamente dos mesmos materiais.

Sendo um pincel, uma lixa n°0, um par de luvas, com exceção de uma vasilha, água e a soda cáustica. Lembrando que o tanto de soda cáustica a ser usada vai depender do tamanho da madeira.

Aparência

Uma das causas que leva a madeira a ficar com a aparência envelhecida, acontece devido a sua oxidação. Logo, com o passar do tempo, a exposição ao oxigênio e aos raios ultravioleta do sol faz com que a madeira fique mais clara ou mais escura - dependendo da espécie.

Sendo assim, esse método de envelhecimento usando a soda cáustica, acelera o envelhecimento da madeira. Vale lembrar também que a tonalidade irá variar de acordo com cada espécie de madeira.

Processo

Em uma vasilha misture a soda cáustica com a água. Fique misturando até que a substância ácida vire uma pasta que dê para ser aplicada com o pincel. Logo em seguida, lixe a madeira com a lixa n°0. Coloque as luvas para que a mistura pastosa não danifique suas mãos.

Então, comece a passar a pasta na madeira. Logo em seguida, a deixe exposta ao sol durante 6 horas. Na sequência, retire o excesso da pasta e a madeira estará pronta. Vale lembrar que quanto mais tempo a madeira ficar exposta ao sol, mais ela ficará com a aparência envelhecida.

Em quais madeiras funcionam com soda cáustica

A soda cáustica, por ser um produto altamente corrosivo, é capaz de corroer madeiras e deixá-las com um aspecto de velhas dentro de poucas horas. Porém, existem madeiras que são mais resistentes à ação do tempo, ou seja, que demoram mais tempo para envelhecer naturalmente. Sendo assim, essas madeiras são as mais indicadas para usar esse produto. O ipê, a andiroba, o mogno e o jatobá, são algumas dessas madeiras.

Dicas gerais para todos os métodos:

Preservando madeira

Agora que você já sabe como usar cada um dos produtos citados nos tópicos anteriores, você precisa de algumas dicas gerais para realizar cada um desses métodos. Usando essas dicas, você deixará sua madeira mais bonita ao final do processo de envelhecimento.

Faça em local aberto

Independente do material que você use, cada um dos que foram apresentados aqui deixará o ambiente sujo. Para que o chão da sua casa não fique manchado, aconselhamos que você faça esse trabalho em um local aberto. Além de que, ao estar em um local aberto e arejado, facilitará que a madeira seque mais rápido, logo terá mais incidência dos raios do sol.

Faça pequeno teste na madeira

Como você pôde aprender ao longo deste texto, dependendo da espécie da madeira a tonalidade do marrom pode ficar desde o mais claro até o escuro, ou até mesmo acinzentado. Para saber qual vai ser o tom de marrom que sua madeira ficará e quantas demão serão necessárias aplicar do produto, faça um teste antes. Em um canto da madeira passe o produto e espere secar, após isso você já terá a madeira envelhecida.

Lixar a madeira antes

É muito importante fazer a escolha certa da lixa para que a madeira fique com um bom acabamento. Para isso, saiba que existem lixas mais grossas (com valores baixos) e as mais finas (com valores altos). Isto é importante, pois a lixa grossa ajuda a remover todo tipo de resíduo, enquanto que a lixa mais fina vai garantir uma madeira lisa. E lembre-se, lixe sempre na mesma direção para garantir uma superfície mais bonita.

É possível colorir a madeira

Em muitos casos, antes de fazer o processo de envelhecimento da madeira, será necessário pintar. Madeiras como a peroba, pinus e o cedro, são exemplos de madeira que precisam ser pintadas antes, caso você queira que elas fiquem com um aspecto de envelhecida mais escuro.

Todas essas madeiras possuem seu interior mais claro. Além disso, não esqueça de escolher a tinta adequada para pintar a sua madeira, caso contrário, você não alcançará o resultado final desejado.

Traga um estilo rústico para sua casa com os métodos para envelhecer madeira!

Envelhecendo madeira

Ao longo deste artigo você aprendeu que é possível deixar seus móveis com o estilo “vintage”, ou seja, com uma aparência envelhecida. Para isso, foi apresentado a você quatro maneiras de envelhecer madeira. Maneiras essas, que usaram materiais de fácil acesso.

A primeira delas que você aprendeu foi envelhecer madeira com betume. Um material que já vem pronto e você precisa apenas de um pincel para a aplicação. Bem como, você descobriu que é possível usar materiais que têm em sua casa para esse processo. Sendo o vinagre de maçã com a palha de aço e a soda cáustica, um dos materiais.

Além disso, você leu dicas gerais que podem ser aplicadas em todos os métodos citados acima, desde qual o local mais adequado para fazer esse trabalho até como lixar a madeira. Sendo assim, agora você está preparado para trazer esse estilo rústico para a sua casa!

Autor deste artigo

Atualmente sou estudante de Psicologia e nas horas vagas amo cuidar de plantas, caminhar ao ar livre e ver o pôr do sol.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Cabelo