Banheiro planejado pequeno: simples, moderno, dicas de armários e mais!

Banheiro planejado pequeno: simples, moderno, dicas de armários e mais!

Pensando em reformar seu banheiro? Confira neste artigo dicas de como planejar decorações simples e modernas de banheiros pequenos!


Saiba como planejar um banheiro pequeno:

Banheiro em tons de cinza

Muitas vezes podemos ficar desapontados com nosso banheiro pequeno e não vemos uma solução para transformá-lo em um ambiente agradável e confortável. Mas, se esse é o seu caso, hoje iremos abordar na prática algumas dicas que podem deixar seu banheiro mais estiloso e bonito, deixando transparecer toda a sua personalidade.

Nem sempre um ambiente pequeno precisa ser esquecido ou se tornar o ponto mais baixo da casa ou apartamento. Investir em planejamento é fundamental, afinal, em um banheiro pequeno cada decisão se torna muito importante, já que serão os pequenos detalhes que deixarão o visual mais agradável.

Nesse texto você irá conferir sobre variadas escolhas, desde os lavabos até os armários e cores escolhidas. Vamos aprender a transformar seu banheiro?

Como planejar um banheiro pequeno e simples:

O banheiro deve acompanhar a decoração escolhida para a casa. Nesse caso, se você deseja deixá-lo neutro e simples, iremos citar algumas dicas para que seu planejamento se torne adequado ao objetivo, mesmo com um baixo investimento. Confira as dicas abaixo:

Armários compactos para banheiro pequeno e simples

Banheiro pequeno e simples com armários compactos

Armários compactos permitem que seus itens de higiene possam ser armazenados com facilidade, além de auxiliar no bom uso dos espaços disponíveis do banheiro. Outra vantagem é que os mesmos trazem elegância e podem ser adaptados de acordo com o layout do banheiro, visto que os armários compactos podem ser planejados para a área da pia ou até mesmo do vaso sanitário.

Existem diferentes modelos, desde as prateleiras até as gavetas. O importante é que todos seus itens fiquem fora da vista dos visitantes.

Lavabo e espelho

Banheiro claro e bem iluminado com lavabo e espelho

Os lavabos e espelhos escolhidos para o banheiro pequeno simples devem contrastar com o ambiente. O lavabo não deve ocupar muito espaço e o mesmo deve ser escolhido conforme os armários do ambiente, afinal, os lavabos não devem ser utilizados para armazenar nenhum item que foge da decoração escolhida.

Os espelhos fazem toda a diferença nos ambientes pequenos. Mas seu uso deve ser pensado com cautela, pois o mesmo irá refletir uma parte do local. Por isso, o ideal é não exagerar na quantidade e tamanho, colocando-o de forma estratégica, como acima do lavabo, por exemplo.

Cor branca e tons de destaque

Banheiro simples com parede laranja de contraste

A cor branca é muito neutra e combina perfeitamente com os banheiros simples. Porém, para que o seu ambiente não fique sem personalidade, a dica é utilizar um tom de destaque. A cor branca pode ser utilizada no teto e nas paredes que você não deseja destacar. Por outro lado, um tom forte pode ser levado até os pontos altos do local, como as paredes que você destinou às pequenas decorações.

Existem diversas opções e o ideal é que você escolha com base na sua personalidade. Se caso você resolver optar por paredes e piso em tons de branco, não se esqueça de ousar nos detalhes.

Armário ou prateleira

prateleira de toalhas

As prateleiras e os armários têm objetivos diferentes em um banheiro pequeno. Acontece que as prateleiras podem ser destinadas a armazenar objetos como vasos de flores e toalhas, por exemplo. Por outro lado, os armários devem ser destinados a itens de higiene. Por esse motivo, ambos se tornam indispensáveis, mas se você só puder escolher um deles, dê preferência ao seu estilo.

O ideal é que o banheiro pequeno não fique bagunçado. Por isso, é importante investir em mobílias que possam armazenar com delicadeza o que precisa ser guardado.

Luminárias pendentes

luminária pendente de banheiro simples

A iluminação é um fator essencial para a área da decoração. Com os banheiros isso não seria diferente. A dica é escolher uma luminária pendente, pois isso torna o ambiente mais aconchegante, além de ser um toque positivo para a beleza do local.

Você pode escolher de acordo com o restante da decoração do ambiente. O ideal é que a mesma não fuja do objetivo principal, que é o toque de simplicidade ao banheiro.

Como planejar um banheiro pequeno e moderno:

A decoração moderna traz conceitos diferentes e inusitados para os ambientes do imóvel. Para o banheiro pequeno, essa concepção pode ser formada com pequenos ajustes e diferenças. Vamos entender mais sobre o estilo?

Armários compactos para banheiro pequeno e moderno

armários modernos para banheiro

Os armários compactos são uma excelente pedida para os banheiros pequenos. No ambiente moderno, eles precisam estar conversando com as outras escolhas do local. O ideal é investir em mobílias requintadas, como as gavetas grandes e espaçosas. No caso das prateleiras, estas devem estar estrategicamente posicionadas para que não sejam o destaque do banheiro.

É importante armazenar todos os itens dentro dos armários escolhidos, pois, na decoração moderna, o minimalismo deve prevalecer.

Lavabo e espelho

lavabo de banheiro moderno

O lavabo dos banheiros pequenos e modernos deve condizer com a decoração escolhida. O ideal é fugir do simples e básico e apostar nas cubas com design diferentes, como as externas, por exemplo. Além disso, os espelhos devem acompanhar a ousadia do local. As formas geométricas ou as bordas de metais são uma excelente opção.

Na decoração moderna, o espelho pode ser um pouco maior, já que o mesmo tem uma grande importância em toda a decoração do ambiente.

Tons frios

Banheiro moderno cinza

Os tons frios chamam muita atenção nas decorações modernas. Existem diversas opções, e o ideal é se manter numa linha que traga harmonia para o ambiente. Geralmente, os tons de cinza e branco são muito usados. Você pode brincar com a paleta de cores escolhidas e trazer detalhes em tons frios que diferem do restante das paredes e dos pisos.

As mobílias podem ser um ponto alto, e estas podem facilmente se tornarem o destaque que você procura evidenciar, desde que as mesmas combinem com o restante da decoração escolhida. O ideal é que os tons escolhidos conversem entre si e não se sobressaiam entre um e outro.

Luz natural

Banheiro com janela

O banheiro pequeno moderno pode ficar mais elegante quando utilizado em contraste com a luz natural. Isso acontece porque, de certa forma, os tons frios escolhidos ficam ainda mais destacados quando a iluminação escolhida não traz tonalidades quentes ao ambiente.

Por esse motivo, se possível use e abuse das janelas, desde que as mesmas não atrapalhem seu conforto e privacidade. Uma dica também é apostar nas iluminações que ficam sutis e suaves.

Estilo minimalista

Banheiro minimalista

O banheiro pequeno moderno deve esbanjar elegância. Por isso, o ideal é não sobrecarregar o ambiente com diversos itens de higiene expostos na decoração. O estilo minimalista deve se fazer presente em cada canto do ambiente. Procure investir em peças únicas que possam transmitir a sua personalidade, pois nesse caso, o excesso pode realmente prejudicar a composição escolhida.

Sendo assim, evite as decorações complexas, formadas por diversos elementos. Isso foge do objetivo do modernismo e pode permitir que o banheiro fique com um ar bagunçado.

Dicas para banheiros planejados pequenos:

Agora vamos abordar dicas que fazem sentido para qualquer decoração escolhida. Abaixo você irá conferir alguns tópicos que devem ser considerados nas suas escolhas na hora de planejar seu banheiro pequeno. Acompanhe a seguir:

Utilize portas de vidro

Banheiro com box de vidro

O vidro traz charme e elegância aos ambientes. Mas, além disso, o mesmo também tem outra função importante, principalmente para os banheiros pequenos. As portas de vidro trazem amplitude ao local. Isso permite que o banheiro possa realmente parecer maior e muito mais adequado, seja para o visitante ou para o morador.

O box de vidro é uma excelente opção neste caso. Além do mesmo proteger o restante do banheiro da umidade do chuveiro, este também deixa o ambiente com uma sensação de ser maior.

Gavetas com compartimentos

armário de banheiro com compartilmento azul

Sabemos que muitos produtos devem ser armazenados no banheiro, desde os sabonetes até os itens indispensáveis, como os papéis higiênicos, por exemplo. Por esse motivo, é importante aderir a mobílias completas e espaçosas. Tudo deve ficar devidamente guardado e separado para que o morador consiga encontrar com facilidade seus pertences.

As gavetas com compartimento trazem mais versatilidade ao ambiente, já que em um único local será possível guardar diversos objetos e itens.

Armários com cesto de roupa

armário com cesto de roupa interna no banheiro

Os cestos de roupa realmente podem ocupar um espaço considerável no banheiro. Por esse motivo, o ideal é apostar nas ideias que conseguem encaixá-lo sem perder o espaço. Os armários que embutem o cesto de roupas fazem a diferença nesse aspecto. Além das roupas se manterem armazenadas de forma discreta, a opção também entrega mais elegância e organização ao ambiente.

Cada cantinho importa quando se trata do banheiro pequeno, e nesse caso, os cestos de roupa devem se manter conforme o objetivo da decoração, ocupando o menor espaço possível.

Nichos

nichos de banheiro com acessórios

Os nichos são detalhes que podem servir para os mais diversos objetivos. Nos banheiros pequenos estes podem facilmente serem indicados para armazenar itens comuns, como toalhas, por exemplo.

Muitas vezes o visitante não encontra alguns produtos e itens básicos no banheiro, e para que os mesmos não precisem mexer em coisas pessoais, os nichos podem auxiliar sem tomar muito espaço.

Além disso, a mobília também pode ser perfeita para as pequenas decorações, permitindo que a parede do local seja aproveitada devidamente.

Tenha uma planta

Lavabo com planta de decoração

Organizar um banheiro pequeno parece uma missão simples, mas geralmente isso pode se tornar ainda mais complicado ao longo das escolhas. Isso porque, a princípio, podemos tentar acrescentar diversos objetos e mobílias que no final ficam desproporcionais ao tamanho do local.

Por esse motivo, a planta é indispensável. Organizando o ambiente e prevendo com exatidão onde cada item será colocado, fica mais fácil entender a dimensão das mobílias, como também o que não deve ser inserido no ambiente. O ideal é que cada parede seja medida, para que a escolha dos móveis se adeque exatamente ao que o proprietário imaginou.

Vasos com a caixa na parede

Vaso com válvula de parede

Em um banheiro pequeno, cada espaço livre conta muito. Nesse caso, os vasos com a caixa na parede trazem um toque de elegância e sutileza ao ambiente, permitindo que o mesmo possa ocupar ainda menos espaço. Escolher o vaso adequado é uma das tarefas mais importantes quando vamos finalizar o nosso banheiro. O vaso é o toque final para que todos os itens escolhidos conversem entre si e fiquem elegantes.

Com a caixa na parede, a parede externa do seu ambiente pode ser aproveitada de outras formas, com nichos e decorações, por exemplo. Além disso, o vaso com caixa na parede também permite que os armários escolhidos se encaixem ainda melhor no ambiente, o que deixa o local mais harmonioso.

Posicionamento dos móveis

Banheiro pequeno com armários planejados

Você já deve imaginar o quanto as mobílias escolhidas vão fazer a diferença no layout do banheiro. Neste caso, o posicionamento deve estar de acordo com os principais itens que compõem o espaço. Normalmente os armários ficam perto da pia e do vaso sanitário. Por outro lado, os nichos e prateleiras escolhidas podem ficar nas paredes mais estratégicas.

O ideal é não utilizar cada pequeno espaço com mobílias, afinal, isso pode sobrecarregar um ambiente que já é pequeno. É importante que todas as mobílias se encaixem, e é fundamental escolher apenas o essencial. Dê preferência para mobílias que se posicionem sem que dificulte a passagem ou a abertura de gavetas e portas.

Economize nos acessórios

Banheiro pequeno e acessórios baratos

Economizar na decoração de um banheiro pequeno pode ser fácil a princípio. Mas, se você deseja seguir todas as nossas dicas à risca, você verá que alguns itens demandam um maior investimento, como o caso das mobílias, por exemplo. O importante é que você realmente planeje apenas o que cabe no seu orçamento, e principalmente no ambiente a qual estamos nos referindo.

Não há necessidade de escolher mobílias complexas e decorações extensas, como grandes quadros, por exemplo. Tente ser minimalista e aposte na qualidade do material, como também na sua praticidade no dia-a-dia.

Planeje o seu banheiro pequeno e tenha um espaço organizado!

Criança em um banheiro moderno

É importante destacarmos que você só terá um ambiente harmonioso e confortável se você realmente planejar o que ali será inserido. Pense nos mínimos detalhes e não deixe de seguir o estilo ao qual você pesquisou. O banheiro pequeno nem sempre irá se adequar a qualquer tipo de decoração, visto que algumas delas demandam mais espaço.

Mas, de qualquer forma, o ambiente ainda pode ficar muito luxuoso e elegante com as escolhas certas. Procure aproveitar cada espaço da maneira correta e não se permita exagerar nas decisões. Lembre-se que tanto você, como o convidado, ainda precisa se locomover no espaço e conseguir utilizar o mesmo de maneira confortável. Por esse motivo, planeje cada parede e procure observar cada dica que citamos acima.

Agora basta se inspirar nas dicas que demos e começar a reformular seu banheiro!


Autor deste artigo

Estudante de marketing e apaixonada pela escrita.
Adoro falar sobre a natureza e os mais diversos hobbies.
Quero melhorar o mundo através das palavras, e o aprendizado é o melhor caminho para isso!

Últimos posts


O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Samsung Galaxy M54 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Samsung Galaxy M54? Neste artigo, confira todas suas especificações técnicas, vantagens, desvantagens para saber se é o ideal!


Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Galaxy S21 FE VS S23: Vantagens, Desvantagens e Muito Mais!

Em busca do smartphone Galaxy S ideal? Neste artigo, apresentamos uma análise do Galaxy S21FE e o Galaxy S23. Compare as características e escolha o seu!


Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Os 10 Melhores Corretivos para Olheiras em 2024: Maybelline, Ruby Rose e mais!

Quer acabar com as olheiras, mas não sabe qual melhor corretivo comprar? Veja todas as dicas para escolher o ideal e um ranking com os melhores modelos de 2024!


Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Os 10 Melhores Botox Capilares de 2024: Portier, Forever Liss e muito mais!

Buscando o melhor tratamento para deixar os cabelos lindos e bem tratados? Neste artigo, apresentamos as melhores opções de botox capilar para você arrasar!


Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Os 10 Melhores Hidratantes Infantis de 2024: Johnson's, Mustela e muito mais!

Neste artigo, confira muitas dicas e informações a respeito de hidratantes infantis, as 10 melhores opções do mercado e como escolher o ideal para seu pequeno!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


Doces e sobremesas DIY Cuidados automotivos