Gazânia: como cuidar, plantar, outras espécies da flor e muito mais!

Gazânia: como cuidar, plantar, outras espécies da flor e muito mais!

Já ouviu falar em Gazânia? Confira aqui dicas de cuidados e plantio, diferentes tipos da flor e suas características.


Você conhece a Gazânia?

Flor Gazânia amarela com listas vermelhas

As gazânias são reconhecidas por sua variedade e combinação de cores intensas capazes de trazer uma energia vibrante para qualquer jardim. Nativa da África do Sul, essa planta também é conhecida como margarida africana. É uma planta fácil de ser cultivada, com baixa manutenção e ótima para iluminar espaços externos com acesso à luz solar direta.

As Gazânias são muito populares pois são realmente simples de serem cultivadas, pois florescem facilmente e não sofrem muitos problemas com pragas. O cultivo de gazânias pode fazer com que o seu jardim pareça profissionalmente paisagístico sem que você precise ter todo o trabalho de extra de cuidados.

Se interessou? Confira a seguir mais informações sobre essa bela flor e instruções de como cultivá-la!

Informações básicas da Gazânia

Várias gazânias amarelas


Nome CientíficoGazania rigens
Outros NomesGazânia
OrigemÁfrica do Sul
Porte15~20 cm
Ciclo de VidaPerene e anual
FloraçãoPrimavera e Verão
ClimaEquatorial, Mediterrâneo, Subtropical, Temperado e Tropical


As gazânias fazem parte da família Asteraceae, que é considerada uma das maiores famílias de plantas com flores, sendo normalmente denominada de "família das margaridas". Na maioria das regiões, a Gazânia é cultivada como uma planta anual, vindo a florescer somente em determinadas épocas de temporada. Isso acontece porque essa flor requer climas mais quentes para ser cultivada como uma planta perene, como é o caso do Brasil.

Além disso, essas plantas são tão fáceis de cultivar que podem até crescer como ervas daninhas em alguns climas, sendo inclusive invasivas caso não sejam manejadas de maneira correta. Mas caso você queira gazânias crescendo por todo o seu jardim, a combinação de diferentes cores das variedades de Gazânia com certeza darão um toque vivo ao seu espaço.

Como cuidar da Gazânia

Gazânia plantada em regador e ferramentas de jardinagem ao lado

Quando se trata da manutenção, cultivo e plantio de gazânias, não há muito com o que se preocupar. Pode-se dizer que essas plantas podem muito bem cuidar de si mesmas, sobretudo quando já estabelecidas e adultas. Um ponto importante com que você precisa ter cuidado é o frio extremo, pois são flores frágeis.

No entanto, essa facilidade não implica que a planta deva ser tratada sem cuidados. É importante reconhecer as condições ideais para posicionar sua Gazânia para que ela possa florescer por mais tempo e preservar sua longevidade. Para saber mais sobre como cuidar dessas flores, leia abaixo:

Como regar a Gazânia

A rega é a parte mais importante dos cuidados com a Gazânia. Essa planta é originada de penhascos rochosos das montanhas da África do Sul, dessa forma, está acostumada aos climas áridos e secos, por isso é bastante tolerante à seca por longos períodos. Lembre-se de que pode ser melhor esquecer de regá-la do que regar mais que o necessário, pois a rega excessiva causa a podridão das raízes e também aumenta as chances de aparecimento de fungos.

Além disso, a Gazânia consegue sobreviver apenas de chuvas naturais, mas você pode regá-la moderadamente a cada poucas semanas, principalmente quando o tempo estiver muito quente e seco. Você também pode se certificar de deixar o solo secar entre as regas.

Dicas de fertilização para Gazânia

Em seu habitat natural, a Gazânia cresce em solos de baixa fertilidade, em penhascos rochosos. Por isso, composto e fertilizante suplementares não são necessários e pode em alguns casos até prejudicá-la, fazendo mais mal do que bem.

Esse tipo de planta é eficiente em usar nutrientes disponíveis em seu ambiente e está acostumada a solos mais pobres. No entanto, caso você veja necessidade, você pode realizar uma aplicação semestral de fertilizante de liberação controlada, fertilizante este que você pode conferir em nossa lista com os Melhores Adubos para Flores de 2022.

Como fazer a podagem da Gazânia

A Gazânia deve ser podada durante o final do inverno ou no início da primavera, removendo as flores e plantas mortas ou murchas. Isso irá encorajar a planta a gerar um novo crescimento e também evita que a Gazânia desperdice energia para dedicar ao cultivo de novas flores.

Você pode utilizar uma tesoura de jardim e é importante realizar essa tarefa com cuidado. Certifique-se de não cortar os brotos novos. Se você podar a planta corretamente, ela deve começar a florescer ainda no meio da primavera. A partir de então, não será necessário fazer nada até que a planta termine de florir.

Floração da Gazânia

As cores mais comuns da floração da Gazânia são combinações de tons vermelhos, laranjas, amarelos, rosas e brancos. Normalmente, a Gazânia floresce no início do verão e continua a florescer durante os meses de outono na maioria dos climas adaptáveis.

Apesar disso, existem condições ideais que a fazem florescer durante toda a temporada como perene, que são o caso de regiões de climas quentes. Em outros ambientes de climas mais frios e temperados, a Gazânia cresce como anual, no entanto, as flores podem durar uma boa parte da temporada.

Pestes e doenças da Gazânia

A Gazânia normalmente não apresenta problemas quanto às infestações de pragas e doenças quando cultivada em condições adequadas. No entanto, você deve se atentar durante o inverno e inspecioná-la regularmente em busca de pulgões e cochonilhas.

A planta também pode ser vítima de percevejos que são fáceis de detectar, que podem ser retirados a dedo imediatamente para evitar uma propagação maior. Em caso de aparecimento de pulgões e cochonilhas, borrife ou limpe as folhas com uma mistura de água e detergente. Para casos mais graves, você pode aplicar inseticidas ecológicos que sejam adequados.

Como plantar a Gazânia

Pessoa segurando terra com muda de gazânia atrás

Se você possui em casa vasos comuns para plantas, sementeiras, um canteiro no seu quintal ou mesmo uma faixa de terra na sua calçada e pretende preencher de cores e flores, as variedades de Gazânia são ótimas opções.

Você pode cultivar uma Gazânia a partir da semente ou de mudas por estaquia e a tarefa pode ser realizada dentro de casa no final do inverno ou diretamente no jardim em ambientes externos no início da primavera. Veja a seguir mais sobre esses dois métodos de plantio da Gazânia:

Plantio da Gazânia por sementes

Para a plantação a partir de sementes, você deve colocá-las numa profundidade de 0,5 cm em relação à superfície do solo. No início da germinação, a planta gosta de condições úmidas, mas é tolerante à seca depois de já estabelecida.

Para ambientes externos, você precisa manter o solo uniformemente úmido e manter longe da luz solar direta. Assim que as mudas germinarem, leve para um local bem iluminado. Certifique-se de que o recipiente tem espaço suficiente para o crescimento das raízes.

Em ambientes internos, certifique-se de que a planta recebe luz solar suficiente. Você pode aplicar um pouco de matéria orgânica nos primeiros 15 a 20 centímetros do solo. Mantenha o solo uniformemente úmido. Você também pode fertilizar levemente nessa etapa, mas cuidado para não fertilizar em excesso. Fique atento às ervas daninhas e retire-as conforme aparecem.

Plantio através de estaquia

Outra forma de plantar a Gazânia é através de mudas. Retire sua muda através de cortes dos ramos basais. Cada estaca basal precisa conter de três a cinco brotos para que possam crescer adequadamente. Em seguida, plante-os em vasos ou recipientes com solo adequado para envasamento.

Você pode manter as mudas dentro de casa em um local com boa iluminação. Certifique-se de regar sempre que perceber o solo seco ao toque. Plante os ramos em vasos com solo úmido e mantenha os vasos em um local bem iluminado, mas sem luz solar direta, até o enraizamento dos ramos. Assim que suas mudas se desenvolverem, você pode transplantá-las no jardim ou para outros vasos maiores.

Que solo usar para Gazânia?

A Gazânia é bastante resistente e pode tolerar quase qualquer tipo e condição de solo. Nesse caso, você não precisa de muito esforço para preparar seu solo para o plantio e manutenção.

Esse tipo de planta prefere solos pobres e bem drenados. O melhor solo para essas condições é o arenoso, para que as raízes não fiquem suscetíveis a saturação de água. Vale lembrar que a Gazânia não tolera ser regada em excesso.

Preferivelmente, as gazânias não devem ser plantadas em solos ricos em húmus ou mesmo estrume. O pH ideal do solo para uma boa saúde da planta é de ligeiramente ácido a neutro. Apesar disso, essas plantas podem sobreviver em solos com o pH de moderadamente ácido a ligeiramente alcalino.

Qual temperatura e umidade é boa para Gazânia?

A Gazânia é uma planta de clima subtropical temperado, portanto gosta de climas quentes e se desenvolve bem em temperaturas acima de 18ºC. Para crescer como planta perene é necessário que seja cultivada em climas mais quentes, mas, apesar disso, ela funciona bem quando adaptada a outros climas e nesse caso floresce de maneira anual. No entanto, não suporta baixas temperaturas e geadas.

Em relação à umidade, quando o ambiente estiver úmido em excesso isso pode ser prejudicial e favorecer o surgimento de doenças na sua Gazânia, então fique de olho.

Luminosidade para Gazânia

A Gazânia prospera quando está posicionada em local com boa iluminação e pleno sol ou luz direta. Essas condições são necessárias sobretudo quando a planta está adulta para que aconteça o florescimento total.

A sombra da manhã ou da tarde pode fazer com que as flores fiquem fechadas por uma parte do dia, o que é normal. Essas condições também podem fazer com que a planta cresça além de sua altura normal de 15 a 25 centímetros.

Tipos de Gazânia

As gazânias apresentam uma variedade de cores e combinações. Alguns tipos possuem apenas uma cor, enquanto outros apresentam uma mescla de cores. Você pode cultivar uma variedade de tipos de gazânia com cores diferentes, trazendo um belo efeito para a sua casa ou para o seu jardim. As cores brilhantes das flores certamente darão um toque de bem-vindo. Confira abaixo os principais tipos:

Gazânia Sundrop

Flor Gazânia Sundrop

Essa variedade da Gazânia é monocromática e possui cores amarelas brilhantes que lembram ouro. Essas flores normalmente são menores que as flores de outras gazânias, mas compensam seu pequeno tamanho pela vibração e beleza das pétalas de suas flores.

Dentro de sua folhagem há ainda um outro tom mais escuro, dando um toque essencial de cor que ajuda a criar um visual contrastante que certamente chama bastante a atenção.

Gazânia Daybreak

Flor Gazânia Daybreak rosa com laranja

A Gazânia Daybreak tem um aspecto único de belas cores desbotadas. No centro, as cores são mais escuras e tendem à nuances mais claras ao redor ou até mesmo cores diferentes. A Gazânia Daybreak pode conter flores de coloração variada como rosa, vermelha, laranja e combinações entre essas cores.

Essa variedade é uma das únicas entre as gazânias que são resistentes a geadas leves, enquanto a maioria não consegue. A altura da planta como o tamanho de suas flores podem variar até um crescimento médio.

Gazânia Creamsicle

Flor Gazânia Creamsicle

Diferente de outras variedades de Gazânia que têm flores coloridas e vibrantes, a Gazânia Creamsicle apresenta um branco suave para atenuar o tom de outras gazânias quando posicionadas juntas.

Você pode encontrar essa variedade inteiramente branca ou flores com tons adicionados de amarelo. O tamanho dessas flores, no entanto, pode não ser tão grande quanto outras variedades, sendo uma das menores entre as outras gazânias. A Gazânia Cramsicle é a que mais lembra uma margarida.

Gazânia Chansonette

Várias flores de Gazânia Chansonette laranja

Essa variedade de Gazânia também apresenta cores como vermelho, rosa e laranja. No entanto, se diferencia pela sua capacidade de espalhamento na cobertura do solo ou no vaso que está posicionada, enquanto a maioria das gazânias concentra seu potencial de energia na altura.

A Gazânia Chansonette também é reconhecida por ser adequada para climas que permitem uma floração anual ou que apresentam temporadas de épocas de cultivo mais curtas. As flores dessa variedade costumam florescer antes que outras gazânias.

Gazânia Tiger Stripe

Muitas flores de Gazânia Tiger Stripe rosa

A Gazânia Tiger Stripe é considera uma das variedades mais bonitas entre as outras da espécie. As cores variam de um vermelho ou rosa forte que se misturam em pétalas brancas ou amarelas de modo a formar listras verticais. As cores dessa Gazânia dão um toque de cor que com certeza brilhará em seu jardim. Essa variedade é considerada a mais perene nas zonas de clima temperado entre as outras disponíveis.

Gazânia Sunbather's Sunset

Flor Gazânia Sunbather's Sunset

Essa Gazânia apresenta cores vermelhas nas pétalas que se destacam contra centros amarelos. Apesar das cores não serem tão vibrantes como outras variedades de Gazânia, o contraste de vermelho e amarelo traz um aspecto bastante atraente para essas flores.

Uma característica diferente dessa Gazânia é que as flores permanecem abertas durante até tarde do dia mesmo após o sol se pôr. Essa variedade também traz a vantagem de que você pode posicioná-la numa área mais sombreada, apesar de ser preferível uma boa iluminação com o sol direto.

Gazânia Talent Mix

Jardim cheio de Gazânia Talent Mix

Essa espécie de Gazânia é composta por uma variedade e combinação de cores que formam uma porção colorida de flores. O que chama atenção na aparência dessa planta é também a folhagem prateada que se destaca nas cores intensas das pétalas.

Essa variedade também tem a altura considerada bastante baixa em relação às outras gazânias. Quanto às flores, normalmente apresentam tamanho médio. A Gazânia Talent Mix é uma ótima escolha para contrastar o seu jardim.

Gazânia Kiss Bronze Star

Flor Gazânia Kiss Bronze Star

A Gazânia Kiss Bronze Star apresenta flores com diferentes tons de laranja e sua folhagem forma uma espécie de olho e anéis de bronze com bordas pretas no centro das flores.

Essa variedade floresce mais cedo em relação a maioria das outras gazânias e brilha mesmo em climas mais frios. Mas, assim como outras gazânias, também se dá melhor ao pleno sol. Essa variedade é fácil de ser cultivada a partir de sementes.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da gazânia

Neste artigo apresentamos informações e dicas de como cuidar e plantar a flor gazânia, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Tenha um jardim colorido com as Gazânias!

Várias gazânias laranja

Gostou da Gazânia? Por ser uma planta versátil e adaptável você pode usá-la em várias disposições. E, como seu crescimento se dá de maneira compacta e agradável, você pode plantá-la ou posicioná-la em canteiros em volta de uma passarela ou mesmo ao redor do quintal. Experimente também plantá-la em um jardim de pedras para trazer um belo contraste.

As gazânias vão bem em qualquer recipiente e podem ser inclusive penduradas em cestos. Além disso, as abelhas, borboletas e outros polinizadores adoram as gazânias e portanto trazem um ótimo aspecto de jardim de borboletas.

Agora que você aprendeu como cuidar dessa linda flor, aproveite a versatilidade da Gâzania para decorar e trazer cor para o seu espaço e comece já a cultivá-la!

Autor deste artigo

Entusiasta do solo e do saber geográfico.

Últimos posts


UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

UPDF: O Melhor Editor de PDF IA e 6 Razões Pelas Quais Você Deve Experimentá-lo!

Procurando um software com muitos serviços para a edição de seus documentos? Confira neste artigo informações sobre UPDF, todas as vantagens e ferramentas!


O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G71 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Quer saber se o Moto G71 é bom? Neste artigo, veja a ficha técnica do celular da Motorola, vantagens, desvantagens, indicações de usuário e muito mais!


As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 32 polegadas de 2024: LG, Samsung, AOC e muito mais!

Está pensando em comprar uma TV de 32 polegadas e não sabe por onde começar? Venha conferir as 10 melhores opções do mercado e como escolher o produto ideal!


As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

As 10 Melhores TVs de 43 polegadas de 2024: Samsung, Philips, LG e muito mais!

Em dúvida sobre qual TV de 43 polegadas comprar? Veja neste artigo dicas de como escolher o melhor modelo e um ranking com os 10 melhores produtos atuais!


As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

As 10 Melhores TV Box de 2024: da Apple, Xiaomi, Roku e mais!

Está em busca da melhor TV Box de 2024? Neste artigo, mostraremos quais são os melhores aparelhos para repaginar sua TV e como escolher a opção ideal para você!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Moda Artigos Esportivos