A orquídea oncidium: origens e características
As orquídeas do gênero oncidium são algumas das plantas mais desejadas pelos cultivadores brasileiros devido a suas características, como as cores vibrantes, a beleza de suas flores, o charme natural da planta e também o perfume nas florações de algumas de suas espécies.
Essas plantas da família Orchidaceae são nativas do continente americano, com distribuição desde os Estados Unidos até a Argentina, sendo amplamente cultivadas no Brasil. Aqui, elas são popularmente conhecidas como chuva de ouro, devido à coloração amarela intensa de suas flores.
Em relação ao número de espécies validadas, estima-se que existam mais de 300 já conhecidas e centenas de híbridos. Dentre elas, as mais conhecidas são as Oncidium varicosum e Oncidium flexuosum, as híbridas Oncidium Aloha 'Iwanaga' e Oncidium Sharry Baby (Também conhecida como orquídea chocolate), entre outras.
Como cuidar das orquídeas oncidium
As orquídeas oncidium são muito populares entre os amantes de orquídeas e seu cultivo é relativamente simples com os cuidados adequados. Confira a seguir a descrição de alguns cuidados essenciais:
■Luminosidade para orquídeas oncidium
A luminosidade é um importante fator para que a Oncidium cresça e se desenvolva de forma correta.
Na fase crescimento, a orquídea necessita de luz solar direta por algumas horas durante o dia. Após essa fase, quando a planta começa a florescer, é necessário mover a planta para um local semi-sombreado ou semi-ensolarado, evitando a luz do sol direta principalmente nos horários mais quentes. O sol do início da manhã e do fim de tarde ajudam a planta a florescer.
Uma dica importante é verificar a coloração das folhas, se elas estiverem mais amareladas a planta está tomando muito sol, caso elas estejam verdes escuras a planta precisa de mais sol. Outra dica é usar a tela de sombreamento em alguns casos.
■Irrigação das orquídeas oncidium
A rega adequada é um dos fatores essenciais para que a planta não morra. Em relação à irrigação, as orquídeas oncidium requerem mais água durante o crescimento e no início do florescimento da planta. Após este estágio, é melhor fornecer uma quantidade menor de água.
A irrigação deve ser feita de 1 a 2 vezes por dia, sempre verificando a umidade do local. A dica é sempre observar se o substrato está muito seco, nesse caso deve-se regar sua orquídea de novo. Outro ponto importante é não deixar o substrato encharcado de água. As plantas com raízes mais grossas precisam de menor número de regas.
■Umidade adequada para as orquídeas oncidium
A umidade relativa do ar é fundamental para manter as orquídeas saudáveis e livres de pragas. A baixa umidade deixa a planta fraca e a umidade elevada pode deixar a planta suscetível a pragas. As orquídeas oncidium necessitam de um nível de umidade do ar entre 30 a 60%.
Uma forma de verificar a umidade do ar na sua cidade é consultar algum site de previsão do tempo ou um aparelho que cheque a umidade. Caso você necessite aumentar a umidade, você pode utilizar bandejas umidificadoras, que são recipientes largos e rasos, com pedriscos, areia ou brita e uma lâmina de água abaixo da orquídea. Outra alternativa é a utilização de umidificadores de ar.
■Plante orquídeas oncidium em troncos de árvores
Uma característica importante das orquídeas oncidium é que elas são epífitas, o que quer dizer que elas utilizam outras plantas maiores como estrutura, sendo encontradas principalmente penduradas em árvores.
Você pode plantar as orquídeas oncidium em árvores ou troncos de árvores, sendo necessário seguir as seguintes dicas: escolha troncos livres de pragas e rugosos, para facilitar a fixação da orquídea; amarre-a delicadamente com um barbante; coloque-a em local protegido da luz solar direta, mas ainda iluminada.
■Temperatura para orquídeas oncidium
A temperatura ideal para o crescimento das orquídeas oncidium é outro fator em que essas plantas se destacam. Isso ocorre porque elas preferem os climas medianos ou pouco quentes, com temperaturas variando de 13º a 29ºC.
As temperaturas que essas plantas preferem são aquelas de noites mais frias e dias mais quentes. Caso as temperaturas estejam acima desses valores, é necessário fornecer uma maior umidade para que a planta possa sobreviver. Ela também pode se adaptar a temperaturas baixas.
■Adubação para orquídeas oncidium
A adubação é um assunto que levanta dúvidas aos cultivadores. Existem os adubos orgânicos e os químicos. A orquídea oncidium aceita bem os dois tipos. Porém a adubação química é mais recomendada pelos especialistas por ser mais simples, não apresentar mal cheiro e ter um maior controle dos nutrientes utilizados.
Essa planta necessita de micro e macro nutrientes para cada etapa de vida. Existem adubos específicos para orquídeas no mercado, uma dica é utilizar fertilizantes NPK mais equilibrados para manutenção e com mais fósforo para floração.
A frequência da adubação pode ser semanal ou de 1 a 2 vezes no mês, de acordo com o crescimento da planta. Nunca utilizar muito adubo: isso pode queimar as folhas!
Para adubar melhor suas orquídeas, não deixe de conferir os 10 Melhores Adubos para Flores de 2022.
■Método de transplante das orquídeas oncidium
Em relação ao replantio, este deve ser realizado no período de crescimento da orquídea, quando ocorre a formação dos brotos e folhas. O procedimento é cortar a haste floral rente à base, retirar as raízes do vaso e cortar as partes secas. No novo vaso, coloque um substrato poroso e acrescente pedaços de carvão e casca de pinheiro.
Uma dica é não separar os brotos, pois isso faz com que a planta cresça com várias frentes, o que dá um visual mais bonito. Outra é não transplantar essa planta após a compra, pois a orquídea sofre com a adaptação a um novo habitat e se ainda tiver o stress da mudança de vaso ela terá dificuldades para sobreviver.
Tipos de orquídeas oncidium mais populares
Como abordado anteriormente, o gênero de orquídeas oncidium possui um número imenso de espécies e híbridos. Sendo assim, conheça abaixo os tipos mais populares.
■Oncidium sphacelatum
A orquídea sphacelatum é originária do México, de vários países da América Central e da Venezuela. Ela apresenta longas hastes florais, suas pétalas possuem textura cerosa e possuem manchas arredondadas em tons de castanho em um fundo amarelo de base (característica que deu origem ao seu nome). A floração dela costuma ocorrer no inverno.
Essa é uma planta que em seu habitat gosta de bastante iluminação indireta, sendo assim um ponto importante para o seu cultivo. A sphacelatum gosta de um ambiente com bastante umidade e a rega deve ser feita sempre que o substrato se encontrar seco, evitando encharcá-lo.
■Oncidium flexuosum
A orquídea flexuosum é nativa de 4 países na América do Sul, sendo um deles o Brasil. Ela ocorre em vários estados brasileiros, principalmente nas regiões sul e sudeste. Essa planta é conhecida pelo nome de dama dançante por suas folhas lembrarem uma bailarina dançando.
O cultivo dessa espécie deve ser realizado em um ambiente com bastante umidade no ar, acima de 60%, e sem excesso nas regas para que o substrato não fique encharcado. A exposição solar deve ser indireta, e o que pode auxiliar é a utilização de uma tela de sombreamento ou pergolado.
■Oncidium sharry baby
A oncidium sharry baby, também conhecida como orquídea chocolate, é uma das espécies mais populares, sendo extremante atraente para as pessoas que querem começar a cultivar orquídeas. Um dos fatores que tornam essa planta desejada é o aroma adocicado que exala de suas flores, que lembra o do chocolate branco. Além disso, a planta é muito bela e florida, lembrando bailarinas com saias brancas.
Essa planta pode florescer em qualquer estação e mais de uma vez por ano, quando submetida aos cuidados adequados. Assim como outras espécies de seu gênero, a orquídea necessita de ambientes iluminados indiretamente, e a umidade do ar deve ser controlada com a utilização de vasos com fonte de água próxima.
■Oncidium leucochilum
A orquídea leucochilum é uma espécie nativa do México, Guatemala e Honduras, sendo encontrada em locais com mais de 2.000 metros de altitude. É uma espécie bastante utilizada comercialmente para obtenção de plantas híbridas, uma vez que apresenta características ornamentais muito desejadas.
■Oncidium brunleesianum
Esta planta é natural de vários estados brasileiros, como Minas Gerais, Espirito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina. É uma planta de tamanho pequeno e numerosas flores, que também é conhecida como “dama dançante”.
Ela cresce em ambientes úmidos, como a florestas tropicais, em altitudes que variam de 50 a 1.200 metros. Para o seu cultivo dê preferências a ambientes úmidos, com meia sombra e rega frequente.
■Oncidium floridanum
Planta também conhecida pelo nome de "orquídea da Flórida", por ser nativa do estado da Flórida nos Estados Unidos. Essa orquídea epífita cresce em áreas quentes e úmidas, como pântanos, bosques e montanhas baixas.
Uma curiosidade é que essa planta tem status de espécie ameaçada no Parque Nacional de Everglades, nos Estados Unidos.
■Oncidium longipes
Essa espécie epífita de pequeno porte se desenvolve em florestas de média altitude, sendo nativa do Brasil, Paraguai, Argentina e outros países da América do Sul. Como característica essa planta apresenta folhas longas, sendo seu nome advindo dessa particularidade.
As cores de destaque para essa planta são o amarelo, com tons de marrom e alaranjado. Ela gosta de clima quente e requer muita luminosidade para se desenvolver. A floração ocorre na primavera e o tamanho aproximado da planta é de 18 cm.
■Oncidium sarcodes
Oncidium sarcodes é nativa de alguns estados do sudeste e sul do Brasil. Apresenta como característica longas hastes com mais de 150 flores, sendo estas grandes, amarelas e com máculas castanho-avermelhadas.
A floração dessa planta ocorre pelo período de 20 dias em média, e acontece principalmente na primavera e no verão. A luminosidade ideal para crescimento dela é meia sombra e a rega deve ser realizada sempre que o substrato estiver seco.
■Oncidium croesus
Oncidium croesus é uma espécie nativa do Brasil, do estado do Rio de Janeiro. O significado do seu nome é "exuberante", devido a grande quantidade de flores de pequeno tamanho em sua floração.
Diferente de outras orquídeas, a oncidium croesus se desenvolve em terra ácida com pH 5 e ambiente seco com alta luminosidade. A rega deve ser feita moderadamente na primavera e no verão, e poucas vezes no inverno.
■Oncidium forbesii
Esta também é uma planta nativa do Brasil, encontrada no estado de Minas Gerais em áreas quentes e úmidas, como bosques e montanhas baixas. A oncidium forbesii apresenta uma variedade de cores, mas a principal são as flores de várias tonalidades de marrom e mancha amarela no centro.
No seu habitat natural floresce nos meses de janeiro e fevereiro, e para o seu cultivo tem preferência pelo ambiente com ar úmido e com boa luminosidade. Em relação à rega, as mesmas dicas devem ser seguidas: manter a umidade e evitar o acúmulo de água.
■Oncidium Harrisonianum
A orquídea Harrisonianum é uma planta nativa do Brasil, de Minas gerais. Seu nome é derivado do nome do orquidólogo britânico responsável pela descoberta da espécie em 1830. Ela se desenvolve em locais com grande variação de temperatura, indo do frio ao calor.
A característica dessa planta são suas flores que variam nas cores amarelo alaranjado, manchas laranjas e amarelos intensos. O cultivo deve ser realizado em locais com muita claridade ou com sombra moderada. O florescimento acontece nos meses de janeiro a fevereiro, porém no hemisfério norte é no outono e no inverno.
■Oncidium Incurvum
A orquídea oncidium incurvum é natural do México e apreciada em vários países. Ela se desenvolve em locais com grande variação de calor e frio, com dias amenos e noites frias. Seu nome se dá à grande quantidade de flores diminutas que ficam em formato arqueado. As flores dessa planta possuem várias tonalidades de púrpura ao branco.
Ela cresce em condições de clima frio e quente com luminosidade moderada. A rega deve ser feita antes que o substrato seque e diminuída no inverno.
Dicas e curiosidades da cultivação das orquídeas oncidium
Agora que já falamos das principais condições para o cultivo e também sobre as principais espécies de orquídeas oncidium, vamos abordar algumas dicas especiais e curiosidades do cultivo desse gênero tão desejado. Confira!
■Não passe fungicidas à base de cobre nas orquídeas oncidium
Uma dica importante no controle de pragas das orquídeas oncidium é a não utilização das soluções fungicidas à base de cobre, porque esse produto é fitotóxico para planta. Esse efeito ocorre devido à concentração do íon e também pelo pH ácido da solução de sulfato de cobre.
Uma alternativa para utilização desse fungicida é a adição de cal virgem ou hidratada, com isso a solução acida do sulfato de cobre é neutralizada e o produto fica pouco fitotóxico. A vantagem do uso dessa solução é que eles são pouquíssimos agressivos à nossa saúde e ao meio ambiente.
■A melhor época de plantio é na primavera
Outra dica muito importante é considerar as estações para o plantio da sua orquídea oncidium. A melhor estação é a primavera, pois é o fim da estação seca e também tem um calor fresco, que favorece o crescimento das plantas.
Como dito anteriormente, a umidade relativa do ar é fundamental para o bom crescimento das orquídeas oncidium.
■Outras dicas importantes
Algumas dicas importantes para o cultivador são manter a orquídea em local com boa ventilação, no intuito de evitar ataques de fungos, e cortar as hastes florais quando acabar a floração, uma vez que estas não irão produzir mais flores.
Veja também os melhores equipamentos para cuidar de suas orquídeas oncidium
Neste artigo apresentamos dicas de como cuidar e escolher orquídeas oncidium, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!
As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!
https://portalvidalivre.com/articles/2088Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!
Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1041Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!
As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!
https://portalvidalivre.com/articles/1523Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!
Aproveite as dicas e cultive uma orquídea oncidium!
Em resumo, o cultivo das orquídeas oncidium tem sido amplamente popularizado por ser uma atividade bastante gratificante, sendo considerado por muitos uma terapia para acalmar a mente e relaxar. As orquídeas oncidium são fáceis de cultivar com os cuidados adequados e bastante generosas nas suas florações.
Essas plantas apresentam uma riqueza de variedades de cores, formas e aromas que são capazes de enfeitar qualquer ambiente. Assim, são consideradas plantas de destaque e chamam muita atenção.
Por fim, fica a dica de iniciar o seu cultivo de orquídea oncidium e se divertir com a experiência maravilhosa que é ter uma dessas em sua casa!
Apenas uma pessoa que tem prazer em aprender coisas novas e escrever. Amo as atividades ao ar livre, curtir o momento e apreciar as belas coisas que a natureza nos proporciona. Praticante de esportes e amante das artes!