Você conhece a Cica revoluta?

Cycas revoluta, também conhecida como cica revoluta ou palmeira-sagu, é uma planta considerada pré-histórica, pois desde os tempos antigos, até os dias de hoje, não houve mudanças em sua morfologia e algumas já passam dos 100 anos de idade. Algumas de suas características são caule robusto e folhas verdes compridas, muito semelhantes as folhas da palmeira.
Nos tópicos a seguir, você conhecerá várias dicas de cultivo e muitas curiosidades interessantes sobre essa incrível planta. Confira o artigo completo!
Informações básicas da Cica revoluta

Nome Científico | Cycas revoluta |
Outros Nomes | Cica, Sagu-de-Jardim, Palmeira-sagu |
Origem | Ásia, Indonésia, Japão |
Porte | 3.0~3.6 metros |
Ciclo de Vida | Perene |
Floração | Primavera, Verão |
Clima | Equatorial, Tropical, Subtropical |
A cica revoluta é uma planta de jardim muito conhecida no Brasil, apesar de sua origem ser Asiática. Sua aparência é muito semelhante à da palmeira, por isso, ela também é conhecida com palmeira-sagu. O segundo nome "sagu", vem da aparência das sementes que brotam na planta fêmea.
O clima ideal para o crescimento da cica é o tropical e equatorial, pois a planta se adapta melhor a altas temperaturas, outro ponto, é que seu ciclo de vida é perene, o que significa que ela é bastante duradoura.
Uma última característica interessante, é que a cica revoluta tem crescimento demorado, ou seja, ela pode passar até 15 anos crescendo e chegar até mais de 3 metros de altura quando velha, ela também pode levar até 20 anos para florescer.
Cuidados com a Cica revoluta
Falaremos nos tópicos a seguir sobre todos os cuidados necessários para se cultivar uma cica revoluta, qual a terra ideal, a frequência de rega e muito mais. Se você quer ter uma planta linda e saldável, você está no lugar certo. Acompanhe as dicas!
■Temperatura e umidade para Cica revoluta
A planta cica revoluta precisa de temperaturas medianas para se manter saldável, o ideal é entre 20ºC e 24ºC, mas ao anoitecer, quando as temperaturas tendem a cair, pode suportar até 18ºC. Deixar a planta exposta à baixas temperaturas, pode ser prejudicial a ela, pois a cica não se adapta bem ao frio.
Então, se você a tem plantada em vaso, e as temperaturas ficarem abaixo de 15ºC, a dica é levá-la para dentro de casa, para que ela fique mais bem aquecida, agora, se ela estiver fixada no jardim, o melhor é usar cobertores próprios para plantas, isso vai amenizar o impacto do frio sobre ela.
■Solo para Cica revoluta
A cica revoluta, em geral, não precisa de um solo perfeito para crescer saldável, mas prefere solos com boa drenagem e que não deixe suas raízes encharcadas. O melhor a fazer quando for plantar a sua cica é misturar ao solo algum componente que drene bem o excesso de água, como perlites, turfeiras, vermiculados, ou até areia por exemplo.
Entretanto, se você pretende plantar a sua em um vaso, a dica é comprar um substrato próprio para isso, pois eles fazem com que a terra fique mais fofinha e macia, ideal para plantas nessa condição.
■Iluminação para Cica revoluta
A espécie da cica revoluta, costuma adorar os raios do sol, principalmente os primeiros e os últimos do dia, que são os mais brandos. Ela cresce mais rápido e forte quando é exposta ao sol, direta ou indiretamente. Se essa planta ficar por muito tempo em um ambiente escuro, ela pode murchar e morrer, por isso, luz é essencial para sua planta sempre estar linda e vigorosa.
■Irrigação da Cica revoluta
A rega da cica revoluta deve acontecer regularmente, pelo menos uma vez por semana, com água abundante se for recém-plantada. Já se a planta estiver bem estabelecida e enraizada no solo, a rega vai depender da estação. Na primavera e verão, quando a terra costuma secar bem por conta do sol, regue sempre que necessário, ao ver qualquer sinal de ressecamento, despeje bastante água.
Nas estação mais frias como outono e inverno, a rega deve acontecer a cada 15 dias no máximo, regue somente se a terra estiver totalmente seca, para fazer a verificação, pegue um palito de madeira e introduza na terra, se ele sair completamente seco, está na hora de regar.
■A adubação da Cica revoluta
A adubação da cica rovoluta é de extrema importância, tanto pelo seu crescimento, quanto pela sua aparência, plantas bem adubadas possuem uma linda cor verde brilhante. Nas estações de crescimento que são: primavera e verão, adube com fertilizantes de palma de lenta absorção, uma vez no mês, e certifique-se de que o adubo tenha altos níveis de nitrogênio, componente ideal para a espécie.
Para fazer a adubação, você deve depositar o fertilizante ao redor da base da planta, deixando um espaço de 20 centímetros de distância do tronco, logo em seguida, regue-a com água abundante. Interrompa a alimentação somente nas estações de outono e inverno.
■Propagação da Cica revoluta
Há duas maneiras de propagar um cica revoluta, a maneira mais fácil é retirar um filhote da planta. Procure pequenos deslocamentos na base e com as mãos, remova-os com cuidado para obter todo o caule, você pode utilizar uma faca se preferir. Depois, lave a extremidade cortada e retire todas as raízes, coloque a estaca em um local sombreado e deixe por 7 dias.
Em seguida, plante à estaca em um vaso ou no jardim e regue abundantemente para impulsionar seu crescimento. O segundo modo é mais difícil, para propagar dessa forma, você precisará possuir uma planta macho e uma fêmea da espécie, depois, esperar que a fêmea dê sementes alaranjadas e se certificar de que elas estão polinizadas.
Se estiverem, pegue uma semente e plante em seu quintal ou vaso, se depois de uns 6 meses não tiver criado raiz, é porque a semente não estava polinizada o suficiente e o processo precisará ser refeito.
■Poda da Cica revoluta
Outro fator muito importante para a saúde da cica revoluta é a poda. A poda deve ocorrer quando a planta estiver com ramos em excesso ou quando as folhas estiverem mortas, você também pode remover as flores da planta, que são aqueles cones centrais, para impulsionar o crescimento.
Quando for realizar a poda, utilize luvas de proteção e uma tesoura de poda limpa, para evitar doenças na planta, retire todas as folhas marrons que pareçam mortas o mais próximo possível da base e nunca retire apenas as folhinhas amarelas de um ramo, pois isso pode estressar muito a planta.
■Onde colocar a Cica revoluta dentro de casa?
Se você tem uma cica revoluta plantada em vaso, já pode ter tido dúvidas sobre qual o melhor local para deixá-la. Como ela é uma planta tropical, o melhor é posicioná-la em um lugar que seja próximo a uma janela, para ela pegar bastante luz solar, e nas horas de sol intenso, que são das 10h às 16h, você pode colocar um cortina leve entre a planta e a janela, para que o sol não a atinja diretamente.
Problemas comuns da Cica revoluta

Agora que você já conhece tudo sobre o cultivo da cica revoluta, vamos apresentar os problemas mais comuns que atingem a planta. Falaremos sobre as folhas amareladas, as queimaduras e as terríveis pragas e doenças. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a solucionar esses problemas.
■As folhas amarelas
Os problemas de folhas amareladas na cica revoluta, podem ocorrer por alguns fatores: tempo natural da folha, falta de adubo rico em nitrogênio ou pragas. O primeiro fator pode ser resolvido pela poda, retire, desde a base, os ramos de folhas amarelas, isso vai estimular o crescimento de novas folhas.
O segundo, pode ser resolvido adicionando à terra componentes ricos em nitrogênio, como borra de café usada, resquícios de grama cortada, pois a grama morta libera muito nitrogênio, e por último, chá de urtiga. O terceiro fator necessita de mais atenção, procure em sua planta pragas como cochonilha, por exemplo, e retire todas elas, se precisar, trate com sprays naturais de óleos inseticidas.
■Queimaduras
As queimaduras na cica revoluta, podem ocorrer quando a planta é cultivada em ambiente de pouca luz e é colocada repentinamente sobre o sol. Também pode ocorrer em dias de sol intenso, pois os raios diretamente sobre a superfície da planta podem causa danos as folhas.
O melhor a fazer para acabar com as queimaduras é evitar deixar a planta receber sol intenso, e retirar todas as folhas mortas dando espaço para folhas novas e verdes.
■Fungos, vírus e bactérias
As doenças causadas por fungos que atingem a cica revoluta podem acontecer devido a poluição do solo, alguma sujeira ou dejeto contaminado que foi descartado no solo e infectou a planta. Também por excesso de rega e pouca drenagem, que faz com que a planta comece a apodrecer desde as raízes.
Se isso ocorrer, evite molhar muito o solo e verifique se a os componentes que foram utilizados no preparo da terra então dando conta de drenar bem a água do solo. Para ajudar a combater os fungos, uma dica é encharcar um algodão com álcool ou vinagre e passar no local afetado.
■Insetos
Os insetos que geralmente costumam atacar a cica revoluta são os cochonilha-farinhenta, os percevejos da escala, os insetos da escama cicadácea asiáticos, os ácaros e os pulgões. Para tentar evitar essas pragas, procure manter sempre o solo úmido e a alimentação da planta em dia.
Caso ela já tenha sido afetada, retire todas as pragas utilizando lenços à base de álcool e sabonetes de pesticidas, em seguida, borrife óleos inseticidas naturais para os insetos não voltarem a atacar.
Características da Cica revoluta

Já falamos sobre tudo o que é necessário para se cultivar uma cica revoluta, desde a temperatura ideal até o melhor solo para se obter um crescimento saldável. Nesta parte seguinte do nosso artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as características dessa linda planta de jardim. Vamos lá?
■Morfologia da Cica revoluta
Começaremos pela morfologia da cica revoluta. Ela é composta por vários ramos finos que se assemelham a uma palmeira. Mas, diferente da palmeira, ela tem um tronco curto e grosso, que vai se esticando com o tempo, dando mais altura para a planta. Esse processo é muito longo e demorado e pode levar mais de 100 anos para uma cica revoluta atingir 7 metros de altura.
Por isso, ela é considerada uma planta de grande valor no mercado, quanto mais velha for, mais cara será. Outra curiosidade, é que a cica é da espécie diótica, ou seja, ela possui dois tipos diferentes de planta, a feminina e a masculina.
■A Cica revoluta é uma planta venenosa
A cica revoluta possui um alto teor de toxicidade, podendo levar pequenos animais a óbito. A sua ingestão pode causar vômito, diarreia, falta de apetite e problemas no fígado. Se o seu animalzinho ou filho pequeno, chegar a ingerir a planta, ou você perceber neles qualquer um dos sintomas acima, procure ajuda médica imediatamente.
A melhor coisa a fazer para evitar esse tipo de incidente, é construir um cercadinho em volta da planta, se ela estiver no jardim, ou levá-la para um lugar mais restrito, se ela estiver fixada em um vaso.
■Cica revoluta para ornamentação
Na ornamentação, a cica revoluta ganha destaque. Por ser grande e chamativa, ela é ideal para decorar jardins gramados espaçados, dando um destaque para o vazio do lugar. Se colocá-la em um jardim que já está repleto de outras plantas, ela não chamará tanto a atenção, mas ficará linda da mesma forma, ornando bem com o restante das espécies.
Sem contar, que a cica tem uma alta resistência, o que significa que você não terá muito trabalho para mantê-la saldável. Uma última característica, se tratando de ornamentação, é enfatizar que a planta se adapta muito bem a vasos, sendo perfeita para decorar vários ambientes internos.
■As diferenças da Cica revoluta masculina e feminina
Como já mencionamos anteriormente, a cica revoluta é considerada uma planta diótica, possuindo dois sexos diferentes: o masculino e o feminino. A cica revoluta macho, produz um cone de pólen no centro do caule. Já a cica revoluta fêmea, produz sementes reprodutivas, da cor alaranjada, na base do caule.
Essas diferenças na espécie, é o que se caracteriza como a reprodução da planta, o macho solta o pólen de seu cone e esse pólen chega até as sementes da fêmea que ficam polinizadas. Uma vez polinizadas e plantadas, elas começam a criar raízes, esse processo pode demorar até 6 meses.
Cultive uma Cica revoluta em sua casa!
Chegamos ao final de mais um artigo repleto de dicas e curiosidades, para você plantar uma cica revoluta na sua casa sem se preocupar. Use sua criatividade para repaginar ambientes e deixá-los ainda mais bonitos e chamativos, e se surgir qualquer dúvida, é só voltar aqui no portal e dar uma olhadinha em nosso artigo novamente.
Para deixar sua planta ainda mais bonita e melhorar o aspecto do ambiente, coloque uns cascalhos de árvore próximo a base da planta, ou pequenas britas brancas, isso dará um charme a mais na decoração do espaço.
Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto de fazer um pouco de tudo e estou sempre atrás de novos hobbies, todas as atividades feitas ao ar livre e em contato com a natureza ajudam a revigorar nossa alma e a trazer um bem estar. Por isso embarque nessa jornada cheia de dicas práticas comigo, para você levar uma vida tranquila e sem apuros.