Cica revoluta: os cuidados, como tratar as folhas amarelas e mais!

Cica revoluta: os cuidados, como tratar as folhas amarelas e mais!

Você sabia que a Cica revoluta é tão duradoura que pode chegar até 100 anos? Conheça sobre o cultivo, curiosidades e como tratar as folhas amareladas da planta!


Você conhece a Cica revoluta?

Cica revoluta em vasos

Cycas revoluta, também conhecida como cica revoluta ou palmeira-sagu, é uma planta considerada pré-histórica, pois desde os tempos antigos, até os dias de hoje, não houve mudanças em sua morfologia e algumas já passam dos 100 anos de idade. Algumas de suas características são caule robusto e folhas verdes compridas, muito semelhantes as folhas da palmeira.

Nos tópicos a seguir, você conhecerá várias dicas de cultivo e muitas curiosidades interessantes sobre essa incrível planta. Confira o artigo completo!

Informações básicas da Cica revoluta

Cica revoluta no quintal


Nome CientíficoCycas revoluta
Outros NomesCica, Sagu-de-Jardim, Palmeira-sagu
OrigemÁsia, Indonésia, Japão
Porte3.0~3.6 metros
Ciclo de VidaPerene
FloraçãoPrimavera, Verão
ClimaEquatorial, Tropical, Subtropical


A cica revoluta é uma planta de jardim muito conhecida no Brasil, apesar de sua origem ser Asiática. Sua aparência é muito semelhante à da palmeira, por isso, ela também é conhecida com palmeira-sagu. O segundo nome "sagu", vem da aparência das sementes que brotam na planta fêmea.

O clima ideal para o crescimento da cica é o tropical e equatorial, pois a planta se adapta melhor a altas temperaturas, outro ponto, é que seu ciclo de vida é perene, o que significa que ela é bastante duradoura.

Uma última característica interessante, é que a cica revoluta tem crescimento demorado, ou seja, ela pode passar até 15 anos crescendo e chegar até mais de 3 metros de altura quando velha, ela também pode levar até 20 anos para florescer.

Cuidados com a Cica revoluta

Falaremos nos tópicos a seguir sobre todos os cuidados necessários para se cultivar uma cica revoluta, qual a terra ideal, a frequência de rega e muito mais. Se você quer ter uma planta linda e saldável, você está no lugar certo. Acompanhe as dicas!

Temperatura e umidade para Cica revoluta

A planta cica revoluta precisa de temperaturas medianas para se manter saldável, o ideal é entre 20ºC e 24ºC, mas ao anoitecer, quando as temperaturas tendem a cair, pode suportar até 18ºC. Deixar a planta exposta à baixas temperaturas, pode ser prejudicial a ela, pois a cica não se adapta bem ao frio.

Então, se você a tem plantada em vaso, e as temperaturas ficarem abaixo de 15ºC, a dica é levá-la para dentro de casa, para que ela fique mais bem aquecida, agora, se ela estiver fixada no jardim, o melhor é usar cobertores próprios para plantas, isso vai amenizar o impacto do frio sobre ela.

Solo para Cica revoluta

A cica revoluta, em geral, não precisa de um solo perfeito para crescer saldável, mas prefere solos com boa drenagem e que não deixe suas raízes encharcadas. O melhor a fazer quando for plantar a sua cica é misturar ao solo algum componente que drene bem o excesso de água, como perlites, turfeiras, vermiculados, ou até areia por exemplo.

Entretanto, se você pretende plantar a sua em um vaso, a dica é comprar um substrato próprio para isso, pois eles fazem com que a terra fique mais fofinha e macia, ideal para plantas nessa condição.

Iluminação para Cica revoluta

A espécie da cica revoluta, costuma adorar os raios do sol, principalmente os primeiros e os últimos do dia, que são os mais brandos. Ela cresce mais rápido e forte quando é exposta ao sol, direta ou indiretamente. Se essa planta ficar por muito tempo em um ambiente escuro, ela pode murchar e morrer, por isso, luz é essencial para sua planta sempre estar linda e vigorosa.

Irrigação da Cica revoluta

A rega da cica revoluta deve acontecer regularmente, pelo menos uma vez por semana, com água abundante se for recém-plantada. Já se a planta estiver bem estabelecida e enraizada no solo, a rega vai depender da estação. Na primavera e verão, quando a terra costuma secar bem por conta do sol, regue sempre que necessário, ao ver qualquer sinal de ressecamento, despeje bastante água.

Nas estação mais frias como outono e inverno, a rega deve acontecer a cada 15 dias no máximo, regue somente se a terra estiver totalmente seca, para fazer a verificação, pegue um palito de madeira e introduza na terra, se ele sair completamente seco, está na hora de regar.

A adubação da Cica revoluta

A adubação da cica rovoluta é de extrema importância, tanto pelo seu crescimento, quanto pela sua aparência, plantas bem adubadas possuem uma linda cor verde brilhante. Nas estações de crescimento que são: primavera e verão, adube com fertilizantes de palma de lenta absorção, uma vez no mês, e certifique-se de que o adubo tenha altos níveis de nitrogênio, componente ideal para a espécie.

Para fazer a adubação, você deve depositar o fertilizante ao redor da base da planta, deixando um espaço de 20 centímetros de distância do tronco, logo em seguida, regue-a com água abundante. Interrompa a alimentação somente nas estações de outono e inverno.

Propagação da Cica revoluta

Há duas maneiras de propagar um cica revoluta, a maneira mais fácil é retirar um filhote da planta. Procure pequenos deslocamentos na base e com as mãos, remova-os com cuidado para obter todo o caule, você pode utilizar uma faca se preferir. Depois, lave a extremidade cortada e retire todas as raízes, coloque a estaca em um local sombreado e deixe por 7 dias.

Em seguida, plante à estaca em um vaso ou no jardim e regue abundantemente para impulsionar seu crescimento. O segundo modo é mais difícil, para propagar dessa forma, você precisará possuir uma planta macho e uma fêmea da espécie, depois, esperar que a fêmea dê sementes alaranjadas e se certificar de que elas estão polinizadas.

Se estiverem, pegue uma semente e plante em seu quintal ou vaso, se depois de uns 6 meses não tiver criado raiz, é porque a semente não estava polinizada o suficiente e o processo precisará ser refeito.

Poda da Cica revoluta

Outro fator muito importante para a saúde da cica revoluta é a poda. A poda deve ocorrer quando a planta estiver com ramos em excesso ou quando as folhas estiverem mortas, você também pode remover as flores da planta, que são aqueles cones centrais, para impulsionar o crescimento.

Quando for realizar a poda, utilize luvas de proteção e uma tesoura de poda limpa, para evitar doenças na planta, retire todas as folhas marrons que pareçam mortas o mais próximo possível da base e nunca retire apenas as folhinhas amarelas de um ramo, pois isso pode estressar muito a planta.

Onde colocar a Cica revoluta dentro de casa?

Se você tem uma cica revoluta plantada em vaso, já pode ter tido dúvidas sobre qual o melhor local para deixá-la. Como ela é uma planta tropical, o melhor é posicioná-la em um lugar que seja próximo a uma janela, para ela pegar bastante luz solar, e nas horas de sol intenso, que são das 10h às 16h, você pode colocar um cortina leve entre a planta e a janela, para que o sol não a atinja diretamente.

Problemas comuns da Cica revoluta

Cica revoluta com folhas abertas

Agora que você já conhece tudo sobre o cultivo da cica revoluta, vamos apresentar os problemas mais comuns que atingem a planta. Falaremos sobre as folhas amareladas, as queimaduras e as terríveis pragas e doenças. Confira, a seguir, dicas que irão te ajudar a solucionar esses problemas.

As folhas amarelas

Os problemas de folhas amareladas na cica revoluta, podem ocorrer por alguns fatores: tempo natural da folha, falta de adubo rico em nitrogênio ou pragas. O primeiro fator pode ser resolvido pela poda, retire, desde a base, os ramos de folhas amarelas, isso vai estimular o crescimento de novas folhas.

O segundo, pode ser resolvido adicionando à terra componentes ricos em nitrogênio, como borra de café usada, resquícios de grama cortada, pois a grama morta libera muito nitrogênio, e por último, chá de urtiga. O terceiro fator necessita de mais atenção, procure em sua planta pragas como cochonilha, por exemplo, e retire todas elas, se precisar, trate com sprays naturais de óleos inseticidas.

Queimaduras

As queimaduras na cica revoluta, podem ocorrer quando a planta é cultivada em ambiente de pouca luz e é colocada repentinamente sobre o sol. Também pode ocorrer em dias de sol intenso, pois os raios diretamente sobre a superfície da planta podem causa danos as folhas.

O melhor a fazer para acabar com as queimaduras é evitar deixar a planta receber sol intenso, e retirar todas as folhas mortas dando espaço para folhas novas e verdes.

Fungos, vírus e bactérias

As doenças causadas por fungos que atingem a cica revoluta podem acontecer devido a poluição do solo, alguma sujeira ou dejeto contaminado que foi descartado no solo e infectou a planta. Também por excesso de rega e pouca drenagem, que faz com que a planta comece a apodrecer desde as raízes.

Se isso ocorrer, evite molhar muito o solo e verifique se a os componentes que foram utilizados no preparo da terra então dando conta de drenar bem a água do solo. Para ajudar a combater os fungos, uma dica é encharcar um algodão com álcool ou vinagre e passar no local afetado.

Insetos

Os insetos que geralmente costumam atacar a cica revoluta são os cochonilha-farinhenta, os percevejos da escala, os insetos da escama cicadácea asiáticos, os ácaros e os pulgões. Para tentar evitar essas pragas, procure manter sempre o solo úmido e a alimentação da planta em dia.

Caso ela já tenha sido afetada, retire todas as pragas utilizando lenços à base de álcool e sabonetes de pesticidas, em seguida, borrife óleos inseticidas naturais para os insetos não voltarem a atacar.

Características da Cica revoluta

folhas da Cica revoluta

Já falamos sobre tudo o que é necessário para se cultivar uma cica revoluta, desde a temperatura ideal até o melhor solo para se obter um crescimento saldável. Nesta parte seguinte do nosso artigo, você vai conhecer um pouco mais sobre as características dessa linda planta de jardim. Vamos lá?

Morfologia da Cica revoluta

Começaremos pela morfologia da cica revoluta. Ela é composta por vários ramos finos que se assemelham a uma palmeira. Mas, diferente da palmeira, ela tem um tronco curto e grosso, que vai se esticando com o tempo, dando mais altura para a planta. Esse processo é muito longo e demorado e pode levar mais de 100 anos para uma cica revoluta atingir 7 metros de altura.

Por isso, ela é considerada uma planta de grande valor no mercado, quanto mais velha for, mais cara será. Outra curiosidade, é que a cica é da espécie diótica, ou seja, ela possui dois tipos diferentes de planta, a feminina e a masculina.

A Cica revoluta é uma planta venenosa

A cica revoluta possui um alto teor de toxicidade, podendo levar pequenos animais a óbito. A sua ingestão pode causar vômito, diarreia, falta de apetite e problemas no fígado. Se o seu animalzinho ou filho pequeno, chegar a ingerir a planta, ou você perceber neles qualquer um dos sintomas acima, procure ajuda médica imediatamente.

A melhor coisa a fazer para evitar esse tipo de incidente, é construir um cercadinho em volta da planta, se ela estiver no jardim, ou levá-la para um lugar mais restrito, se ela estiver fixada em um vaso.

Cica revoluta para ornamentação

Na ornamentação, a cica revoluta ganha destaque. Por ser grande e chamativa, ela é ideal para decorar jardins gramados espaçados, dando um destaque para o vazio do lugar. Se colocá-la em um jardim que já está repleto de outras plantas, ela não chamará tanto a atenção, mas ficará linda da mesma forma, ornando bem com o restante das espécies.

Sem contar, que a cica tem uma alta resistência, o que significa que você não terá muito trabalho para mantê-la saldável. Uma última característica, se tratando de ornamentação, é enfatizar que a planta se adapta muito bem a vasos, sendo perfeita para decorar vários ambientes internos.

As diferenças da Cica revoluta masculina e feminina

Como já mencionamos anteriormente, a cica revoluta é considerada uma planta diótica, possuindo dois sexos diferentes: o masculino e o feminino. A cica revoluta macho, produz um cone de pólen no centro do caule. Já a cica revoluta fêmea, produz sementes reprodutivas, da cor alaranjada, na base do caule.

Essas diferenças na espécie, é o que se caracteriza como a reprodução da planta, o macho solta o pólen de seu cone e esse pólen chega até as sementes da fêmea que ficam polinizadas. Uma vez polinizadas e plantadas, elas começam a criar raízes, esse processo pode demorar até 6 meses.

Veja também os melhores equipamentos para cuidar da cica revoluta

Neste artigo apresentamos informações gerais e dicas de como cuidar da cica revoluta, e já que entramos nesse tema, também gostaríamos de apresentar alguns de nossos artigos de produtos de jardinagem, para que você cuide cada vez melhor de suas plantas. Confira abaixo!

As 10 melhores mangueiras de jardim de 2022: Flexzilla, Tramontina e muito mais!

https://portalvidalivre.com/articles/2088

Em busca de uma mangueira de jardim? Confira neste artigo as 10 melhores do mercado, juntamente com dicas de como escolher que vão auxiliar na sua compra!

Os 10 melhores kits de jardinagem de 2022: da Tramontina, NOLL e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1041

Pensando em comprar um kit de jardinagem e se aprimorar nessa atividade? Confira aqui os melhores modelos disponíveis no mercado e dicas de como escolher!

As 10 melhores tesouras de poda de 2022: Tramontina, Vonder e mais!

https://portalvidalivre.com/articles/1523

Você quer comprar uma tesoura para jardinagem mas não sabe qual escolher? Confira a seguir o ranking com os 10 melhores modelos de tesouras!

Cultive uma Cica revoluta em sua casa!

Chegamos ao final de mais um artigo repleto de dicas e curiosidades, para você plantar uma cica revoluta na sua casa sem se preocupar. Use sua criatividade para repaginar ambientes e deixá-los ainda mais bonitos e chamativos, e se surgir qualquer dúvida, é só voltar aqui no portal e dar uma olhadinha em nosso artigo novamente.

Para deixar sua planta ainda mais bonita e melhorar o aspecto do ambiente, coloque uns cascalhos de árvore próximo a base da planta, ou pequenas britas brancas, isso dará um charme a mais na decoração do espaço.

Autor deste artigo

Escrever é se comunicar pelas palavras, é dar informação a quem precisa, por isso amo o que faço. Gosto muito de ler e escrever, sou formada em Letras e apaixonada pela área. A leitura me proporciona bem estar e tranquilidade, é um dos meu hobbies favoritos.

Últimos posts


As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

As 10 Melhores TVs com Bom Custo-Benefício de 2024: LG, Samsung, Philips, TCL e mais!

Quer uma boa televisão sem estourar o orçamento? Neste artigo, apresentamos as 10 melhores TVs com bom custo-benefício de 2024, como escolher e onde comprar!


As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

As 10 Melhores Placas-Mãe de 2024: ASUS, Gigabyte, MSI e mais!

Está procurando uma placa-mãe para montar seu PC ou deixá-lo melhor? Confira aqui como escolher a sua e um ranking com as 10 melhores placas-mãe de 2024!


O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G24 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Pensando em comprar o Moto G24? Neste artigo, veja as especificações técnicas do celular da Motorola, vantagens, desvantagens e indicações de uso!


Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Os 10 Melhores Notebooks que Rodam Genshin Impact de 2024: Dell, Asus, Lenovo e Mais!

Procurando o melhor notebook para jogar Genshin Impact? Neste artigo, confira as 10 melhores opções de 2024 e dicas de como escolher!


O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

O Motorola Moto G14 é bom? Preço, ficha técnica e mais!

Gostaria de saber tudo sobre o Motorola Moto G14? Neste artigo, apresentamos uma descrição detalhada desse smartphone para facilitar a sua compra!


Palavras do momento

Palavras-chave do momento no PortalVidaLivre


DIY Cuidados automotivos Suplementos Doces e sobremesas Acessórios para moto